Cinzu escreveu: ↑Dom, 26 Maio 2024 - 11:20 am
Sugestão para fusão de seções
Algumas seções tem como foco temas que são muito parecidos com as de outras e estão inter-relacionados. Além disso, algumas em específico são pouco movimentas e possuem pouquíssimas postagens.
Sim, a partir de um certo ponto, os assuntos passam a se entrelaçar uns com os outros.
Com isso, a minha sugestão é unir algumas seções parecidas e pouco movimentadas:
Ateísmo e Agnosticismo +
Religiões, Crenças e Mitos : será que faz sentido separar ateísmo de religião? Para mim, a discussão de um inevitavelmente se relaciona com a do outro.
Ceticismo +
Teorias da Conspiração : me parece contraditório um "clube cético" ter uma área exclusiva para discutir ceticismo e outra para teorias da conspiração. Eu vejo que as teorias da conspiração são analisadas do ponto de vista cético aqui no fórum. Inclusive, alguns dos tópicos criados em ceticismo não deixam de serem teorias da conspiração:
- "Medicina alternativa e pseudociências"
- "UFOs / OVNIs e outras coisas "extraterrestres""
Ciência, Tecnologia e Saúde +
Origens e Evolução : a origem e evolução é basicamente ciência. E considerando que a seção "Origens e Evolução" tem poucos tópicos, na minha opinião poderia ser integrada à Ciência, Tecnologia e Saúde.
Papo Furado +
Piadas e Brincadeiras : piadas e brincadeiras também não são papo furado? Por mim, poderia juntar.
A hierarquia do Sistema de Fórum PhpBB que usamos permite a criação de Categorias e Fóruns.
Está disposta como aparece na página principal.
Temos as Categorias:
Dentro da Categoria DEBATES, a principal área do fórum como um todo, temos os Fóruns a seguir, que são melhor entendidos como SubFóruns:
- Ciência, Tecnologia e Saúde
- História, Sociedade, Comportamento e Filosofia
- Laicismo, Política e Economia
- Religiões, Crenças e Mitos
Essa estrutura foi herdada do antigo Fórum do Clube Cético, que encerrou suas atividades no começo de 2020.
Desde lá, eu também já estranhava um pouco alguns assuntos ficarem juntos num SubFórum e separados de outros.
Mas assim ficou.
Eu também concordo com as sugestões de mudança apontadas.
Mas existe um pequeno problema no meio do caminho.
O fórum tem atualmente 731 tópicos e milhares de postagens.
E um Sistema de Gerenciamento antigo e sem muitos recursos.
No Painel de Controle, eu não encontrei onde fundir SubFóruns.
A solução seria através da fusão e mudança de lugar de tópicos individuais.
O que daria um trabalho gigantesco. Além de risco de erro em atividade manual, ainda mais em meio a inúmeras ações.
São apenas algumas sugestões. Se os moderadores acharem que alguma delas possa ser pertinente, deixo aqui a ideia. Na minha opinião, o fórum ficaria mais limpo e organizado se fosse mais sucinto.
Sim, as sugestões são pertinentes e resultaria num ambiente mais bem organizado.
Infelizmente, temos limitações.
Há algum tempo que NadaSei vem prometendo um novo Sistema de Fórum, desenvolvido por ele mesmo e que até fundiria os nossos tópicos aos do outro portal, o Religião É Veneno.
Mas essa nova implementação ainda não está disponível.
O que pode ser feito, atualmente, é o que já vem sendo feito nesse tópico:
Fusão de tópicos
Mudança de postagem entre tópicos
Remoção de tópico redundante
Organização a nível de tópicos e postagens
Essas ações estão disponíveis e as sugestões são bem-vindas.
Porém, mudanças que envolvam Categorias ou SubForuns, não são viáveis de serem feitas.
Até...
...aparecer um novo Sistema que substitua o que usamos atualmente.