JungF escreveu: ↑Qua, 13 Novembro 2024 - 16:30 pm
Fernando Silva escreveu: ↑Qua, 13 Novembro 2024 - 09:30 am
JungF escreveu: ↑Ter, 12 Novembro 2024 - 16:09 pm
Mas, os fenômenos em que prepondera o elemento espiritual, esses, não podendo ser explicados unicamente por meio das leis da Natureza, escapam às investigações da Ciência. Tal a razão por que eles, mais do que os outros, apresentam os caracteres aparentes do maravilhoso. É, pois, nas leis que regem a vida espiritual que se pode encontrar a explicação dos milagres dessa categoria.
1) É preciso provar que a Ciência
nunca conseguirá explicar os fenômenos ditos espirituais. Não basta dizer que, até agora, não provou.
2) Antes de se falar em "leis que regem a vida espiritual", é preciso provar que existem tanto o mundo espiritual como essas supostas leis.
Citações:
"Milagres não são fenômenos que contrariam as leis da Natureza. Milagres são fenômenos que contrariam aquilo que sabemos das leis da Natureza".
"Não devemos explicar aquilo que não entendemos por meio de coisas que não vemos"
1 Não se está argumentando com a impossibilidade da Ciência vir a conhecer isto ou aquilo, mas sim ao fato de que a Ciência não se interessa por assuntos relacionados a espíritos e quejandos.
Então, sim: nunca os explicará. É certo, contudo, que dias virão em que tal matéria será tão recorrente e com tão farta possibilidade de evidências que a Ciência tomará a iniciativa.
Isso somente não aconteceria se houvesse total desinteresse da divindade pelo futuro, paz e felicidade de sua criação.
2 Sempre me surpreende que alguém, de razoável conhecimento e inteligência, jamais cogite seriamente na existência da alma. Até mesmo que não chegue a considerações sobre vida após a morte ou reencarnação, tudo bem, mas atribuir à matéria todos os prodigiosos acontecimentos que somente a inteligência, a imaginação e o amor podem produzir é pura indolência mental, ou o decadente Niilismo de que temos falado ultimamente..
1 E porque a ciencia nao de interessa por esses assuntos, pergunto eu?
Porque ja os examinou e o que viu nao a convenceu
Assim, o desinteresse nao é causa da ciencia nao se envolver, mas consequencia...
Como nao convenceu a ciencia, o que alegaram Pons & Fleischmann sobre a fusao a frio, após te-la examinado em detalhe.
Cientistas tendem a ser pessoas curiosas e investigativas. Então, não, essa acusacao de desinteresse e má-vontade nao cola pra mim.
E acha que só a ciencia é que tem essa suposta ma vontade?
Porque a historia, a criminologia, a justiça, a genealogia tambem nao dao credito a ideias assim?
(Nao perca seu tempo citando anedotas aqui: um ou outro caso onde investigadores recorreram a mediuns - isso siginifica tanto quanto siginifica para astrologia o fato de alguns estadistas recorrerem a astrologos... o que questiono é
porque isso ja nao é procedimento padrao nas policias, na justiça, para os historiadores e genealogistas em geral).
Seriam areas do conhecimento que teriam muito a ganhar se tudo isso que voce diz fosse verdade.
Entao porque nao é assim? Talvez porque, como no caso da ciencia, os "resultados" apontassem numa direcao pouco favoravel a essas ideias.
E são só os cientistas-materialistas-niilistas que estão de má-vontade e desinteresse, vejam só...
2 Puro apelo a emoção
3 Posso bem reverter a acusaçao e dizer que sao voces, espiritas, que estao de má-vontade.
É irritante essa sua postura "holier-than-thou" quando se referem a materia e materialistas,
Essa associação da materia a coisas inferiores, grosseiras, menos puras...
Ao contrario de você, nao preciso de supor uma realidade espiritual para apreciar a beleza de um belo ato, de um por-do-sol, de uma flor, de uma galaxia, uma musica.
Saber que dependem de atomos e reações quimicas nao diminui nada de minha apreciacao estetica por elas.
Ja voce, pareceria perder o interesse ou deixar de admira-las se nao houvesse nelas nada mais que materia.