Consciência e seus desdobramentos

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Consciência e seus desdobramentos

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Trago aqui duas abordagens distintas sobre a consciência que poderão servir como base para eventuais discussões sobre o tema.

PSICOLÓGICA

A consciência em si refere-se à excitabilidade do sistema nervoso central aos estímulos externos e internos sob o ponto de vista quantitativo e, também, à capacidade de integração harmoniosa destes estímulos internos e externos, passados e presentes, sob o ponto de vista qualitativo. A consciência em termos psicanalíticos é o conjunto de mecanismos psíquicos que se opõem à expressão das pulsões primárias. A primeira forma de consciência passa pelas interdições parentais recalcadas pela criança e consequente formação do superego.

A consciência reflete sempre a individualidade e unidade do ser humano e é obviamente lugar de todas as perceções, pensamentos e emoções do indivíduo. A cada conteúdo psíquico, a cada estado e processo psíquico, corresponde num momento um certo grau ou nível de consciência. Este nível de consciência pode modificar-se com o tempo, independentemente do conteúdo. Assim, reconhecemos modificações quantitativas da consciência.

Quanto à qualidade das vivências conscientes, embora sejam suscetíveis de transformação ilimitada, estão associadas às propriedades e capacidades individuais. O estudo da consciência demonstra que não existem funções mentais, sejam intelectuais, afetivas, mnémicas independentes do contexto geral da vida psíquica. A decomposição analítica da consciência em fenómenos particulares e individualizados realiza-se apenas por necessidade metodológica e existe para facilitar o estudo da atividade psíquica.

FILOSÓFICA

A consciência é a perceção imediata do sujeito daquilo que se passa, dentro ou fora dele. É talvez uma das maiores fontes de problemas de toda a filosofia, por ser ao mesmo tempo o facto mais básico e também o que traz mais dúvidas quanto ao que na realidade é. A consciência pode definir-se como o conhecimento que o Homem possui dos seus próprios pensamentos, sentimentos e atos.

Podem-se distinguir dois tipos de consciência, a consciência imediata e a refletida. A consciência imediata ou espontânea caracteriza-se por ser a que remete para a existência do Homem perante si mesmo, no momento em que pensa ou age. A consciência refletida ou secundária é a capacidade do Homem recuar perante os seus pensamentos, julgá-los e analisá-los.

A consciência possibilita ao Homem pensar o mundo que o rodeia e é nela que estão enraizados o sentimento de existência e o pensamento de morte, por exemplo. A consciência é a essência do ser humano e fonte de conhecimento e de verdade. De acordo com Descartes, e o seu princípio "penso, logo existo", a consciência surge como fundamento e modelo de todo o conhecimento. Através dela sabe-se que se existe e que se é, ou seja, uma coisa pensante, uma alma separada do corpo.
Para Espinosa, a consciência é a fonte de ilusões. Somos conscientes dos nossos desejos e representações, facto que torna a consciência um conhecimento incompleto, que mantém o Homem ignorante das causas que produzem conhecimento verdadeiro e total. Assim, a consciência não é de modo algum lugar de conhecimento verdadeiro, mas sim causadora de ilusões, especialmente da ilusão da liberdade.

Existe ainda a consciência moral que é a consciência que os seres humanos possuem e que os permite distinguir o que uma ação tem de moralmente prescrita ou proibida. Segundo Nietzsche, a consciência moral, a voz da consciência, é na realidade a expressão de sentimentos que não têm nada de moral.

Re: Consciência e seus desdobramentos

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Assunto sempre muito complexo e difícil.
E aberto a debates e tentativas de melhor compressão de seus conceitos.

Aproveitando o tema, eu fiz uma busca e encontrei dois tópicos paralelamente associados a esse aqui. Por eles abordarem o mesmo assunto entre si, eu fiz a fusão dos dois.
Esses tópicos quase iguais eram "Abordagem Fisicalista da Consciência" e "Explicação Fisicalista da Consciência". Eles agora são um tópico só.

Mas esse aqui deve permanecer separado, pois propõe um debate mais abrangente do assunto.

Como eu sempre digo, para saber a origem de cada postagem individualmente, basta observar o título de cada uma.
Elas todas são apresentadas em ordem cronológica de como foram postadas, havendo ou não alternância dos antigos tópicos de onde vieram.

Re: Consciência e seus desdobramentos

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Acho incrível a capacidade e a complexidade que o cérebro tem de absorver, processar e produzir informação. São cerca de 86 bilhões de neurônios capazes de realizar mais de 1.000 conexões sinápticas cada. São mais de 86 trilhões!! de sinapses ao todo que resultam em nossa memória, inteligência, raciocínio, linguagem, comportamento....

Se reduzirmos a questão ao nível das substâncias elementares, podemos dizer que o cérebro é a própria natureza reconhecendo e compreendendo a si mesma.
O cérebro é um conjunto de átomos reunidos formando células, neurônios e outros elementos e estruturas que são capazes de ter consiência, de pensar, de refletir, de analisar, de criar e de compreender os próprios elementos atômicos que o formam.
Responder