Bispo católico que negou comunhão a Biden renuncia após ser pego frequentando apps e bares gay.
https://www.bbc.com/news/technology-57909329
https://newsroom.ap.org/editorial-photo ... ce=youtube
Religiões - Escândalos, Crises e Decepções
- Fernando Silva
- Conselheiro
- Fernando Silva
- Conselheiro
Defesa do consumidor: médiuns cobram por carta psicografada do falecido e não entregam!
https://oglobo.globo.com/brasil/noticia ... olpe.ghtmlFraude no luto: sites vendem cartas psicografadas com prazo de entrega e são acusadas de golpe
Apesar de exibirem depoimentos que tentam atestar a veracidade do serviço, as plataformas acumulam denúncias e utilizam imagens de pessoas que não atuam como médiuns
Por Lívia Mendes* — Rio de Janeiro 18/01/2026
“Envie e receba mensagens e sinta a presença do seu ente falecido(a), por meio de uma carta psicografada”, prometem, com destaque, os sites Chamado Espiritual e Carta Viva. Com visual e funcionamento semelhantes, as plataformas anunciam uma suposta comunicação direta com pessoas mortas em até seis horas, mediante pagamento de R$ 89,90. Apesar de exibirem depoimentos que tentam atestar a veracidade do serviço, os sites acumulam denúncias de golpe e utilizam imagens de pessoas que não atuam como médiuns.
Ao acessar os serviços, o usuário é direcionado a um questionário com perguntas sobre o falecido — nome, grau de parentesco, causa e data da morte, além de informações pessoais sobre sua trajetória de vida. Após o preenchimento, os sites oferecem a escolha do médium responsável pelo suposto trabalho espiritual.
Quatro espíritas aparecem como disponíveis. Um deles, identificado como Anderlino, é descrito como médium com 12 anos de experiência e mais de cinco mil cartas psicografadas. Na verdade, a imagem é de Arthur Bugre, consultor e palestrante de 39 anos, de Minas Gerais, que registrou um boletim de ocorrência em fevereiro de 2025 denunciando o uso indevido de sua foto e de informações falsas tanto no Instagram quanto no site Chamado Espiritual.
— Entrei em contato com os responsáveis pelo site por e-mail e mensagens nas redes sociais, solicitando a retirada imediata da minha imagem e das informações falsas. No entanto, até o momento, não obtive retorno nem providências por parte deles. Ressalto que não tenho qualquer relação com esse site ou com a venda de cartas psicografadas, tampouco atuo como médium — afirmou o consultor ao GLOBO.
Bugre disse ainda que não sabia que sua imagem também era usada pelo Carta Viva, que recentemente mudou o nome para Carta Psicografada. “Esse povo é muito sem vergonha”, resumiu.
A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou o registro do boletim de ocorrência. No entanto, segundo a corporação, é necessário que haja a formalização da representação da vítima para a devida instauração de inquérito.
‘Médium Dona Benta’
A imagem da nutricionista Orleide Felix de Matos também aparece nos dois sites, associada à identidade da “Médium Dona Benta”. Em publicação feita em seu perfil no Instagram, em outubro de 2025, ela afirmou também já ter registrado queixa na polícia contra o Chamado Espiritual, sem que sua imagem deixasse de ser utilizada.
“Informo a todos que não faço esse tipo de tarefa e, como espírita, sei que toda ajuda vinda por meio da mediunidade deve ser exercida gratuitamente. Já que o BO não os fez mudar de conduta, vamos partir para a Justiça”, escreveu. O GLOBO tentou contato com Orleide, mas não obteve retorno.
Após a escolha do médium, os sites oferecem diferentes pacotes, com valores entre R$ 39,90 e R$ 89,90, conforme o prazo de entrega das cartas. Também há cobranças adicionais para serviços como “Áudio exclusivo do médium” com leitura da carta, “Carta extra” e até “Se reconectar com Deus”.
Na plataforma Reclame Aqui, vítimas relatam ter pago pelo serviço, mas afirmam não ter recebido retorno ou descrevem cartas genéricas, supostamente produzidas com o uso de inteligência artificial. Os relatos, vindos de diferentes estados do país, evidenciam o alcance do esquema.
“Efetuei uma compra com a empresa Chamado Espiritual, que parecia ser uma empresa séria pelas propagandas apresentadas. Eles diziam que o médium entraria em contato comigo em seis horas e faria uma carta psicografada por um ente querido já falecido. Infelizmente, é uma empresa enganosa porque nunca houve contato, tentei falar com eles e não retornaram”, escreveu uma pessoa de Itajaí (SC).
Outra pessoa, de Jaboticabal (SP), relatou: “Usei meus últimos centavos para ter acesso a essa carta e não tive meu pedido entregue. Isso não se faz com quem está passando por essa vulnerabilidade”.
De Mogi das Cruzes (SP), um terceiro usuário citou o site Carta Viva e afirmou ter recebido um conteúdo genérico: “Recebi após quatro dias a carta, porém ela era feita com inteligência artificial, isso me deixou destruída porque eu realmente acreditei que seria real”.
Responsabilização
Ambas as plataformas informam, na parte inferior do site e em letras miúdas, que o serviço é oferecido exclusivamente para fins de entretenimento, conforto emocional e reflexão espiritual e que, portanto, não garantem resultado específico. A reportagem entrou em contato com o site Carta Viva, que não respondeu. Já Chamado Espiritual e Canto do Céu não disponibilizam, em seu site, e-mail e telefone.
Para o advogado criminalista Jaime Fusco, contudo, o alerta não impede eventual responsabilização:
— Além de não os isentar de estelionato religioso, também os coloca na questão do crime contra o consumidor, que fala de informação adequada, clareza da oferta e publicidade enganosa. E temos todas essas violações identificadas.
Outro site que trabalha com oferta de cartas psicografadas é o Canto do Céu. Assim como nos demais casos, há depoimentos de supostos clientes sem possibilidade de verificação, além de queixas no Reclame Aqui.
“Fiz a compra do produto de carta psicografada pelo site Canto do Céu, porém, como outros diversos relatos aqui, não obtive nenhum retorno. Aguardei e sequer entraram em contato! Eles mexem com os sentimentos alheios”, escreveu uma vítima do Rio de Janeiro.
O pagamento dos serviços é intermediado por empresas como Kirvano e Perfect Pay. Em nota, a Perfect Pay informou que “atua exclusivamente como plataforma intermediadora de pagamentos”, sem ingerência sobre o conteúdo ou a validação dos produtos ofertados.
Fusco ressalta que, se provadas as infrações por parte das plataformas, as empresas responsáveis pelas transações também podem ser interpeladas judicialmente, uma vez que são beneficiadas com as vendas. A Kirvano não se pronunciou até o fechamento da reportagem.
‘Quem vive o luto não tem clareza’
Em meio à dor e à fragilidade emocional, vítimas relatam golpes aplicados também fora dessas plataformas. Buscando respostas após o assassinato do pai de seu filho, em julho de 2024, Bruna Tatieli Xavier, do Paraná, afirma ter sido enganada por uma mulher que se apresenta como médium, Luciana Schineider, proprietária do Instituto Céu Azul.
— Eu cliquei em um link que ficava no perfil dessa espírita e comecei a conversar com alguém. Essa pessoa me falou que tinha um valor simbólico de R$ 50 ou mais para ajudar a instituição e que em até três meses eu receberia minha carta — contou.
Segundo Bruna, foi oferecida a possibilidade de pagar um valor adicional para “furar a fila”:
— Eu tinha muitas perguntas, esses questionamentos que alguém que perde alguém de forma trágica fica se fazendo, e por isso resolvi ir atrás. Acreditei que fosse verdade. Isso me afetou muito. Quem está vivendo o luto e buscando respostas não tem clareza para enxergar os riscos de golpe.
Após pedir reembolso, ela foi bloqueada. Outros relatos confirmam o modus operandi: uma moradora de Goiás pagou R$ 35 pelo contato com um primo falecido e nunca recebeu a carta. No Espírito Santo, uma mulher aguardou 150 dias por uma resposta que jamais veio.
Procurada, Luciana Schineider não se pronunciou. Em seu Instagram, ela alega que as cartas estão atrasadas, mas que estão sendo feitas.
Sem ajuda dos bons espíritos
Vice-presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Carlos Campetti afirma que a cobrança por psicografia fere princípios básicos da doutrina:
— A FEB orienta que se deve dar de graça o que de graça recebemos. As pessoas que estabelecem preço para esse trabalho com toda segurança não contarão com assistência dos bons espíritos.
Campetti explica ainda que o contato espiritual ocorre de forma espontânea.
— Chico Xavier costumava dizer: “O telefone toca de lá para cá, não é daqui para lá”. Quem toma iniciativa é a espiritualidade, não o médium. Ele não sabe quem vai entrar em contato e nem quando. Não tem como encomendar carta — explicou.
Apesar dos golpes, médiuns como Fabrício Guerra Rolla (MG) e Mariele Pelegrin (SP) realizam o trabalho de forma gratuita, utilizando a internet para levar conforto a quem não pode ir a um centro físico. Eles ressaltam que a mediunidade é um serviço de acolhimento e que a comunicação depende exclusivamente da vontade dos espíritos, e nunca de uma transação financeira ou de pacotes de “entretenimento” vendidos em sites.