Fórum de discussão sobre ateísmo, ceticismo, religiões, seitas, crenças e mitos, laicismo, política e economia, história, sociedade, comportamento e filosofia, ciência, origens e evolução
Aulete escreveu:(re.li.gi.ão)
sf.
1. Crença na existência de forças ou entidades sobre-humanas responsáveis pela criação, ordenação e sustentação do universo: Há religião em quase todas as sociedades humanas.
2. Forma particular que essa crença assume com base em cada uma das diversas doutrinas formuladas: Apesar de serem de religiões diferentes, casaram-se.
DE satizfaz 100% (1) + (2).
Mas não tem rituais,
Bom, no nosso (mamãe & me) tempo tinha.
Pena que não dá, ou pelo menos eu não sei como inserir tabela como no RéV.
| Parte inicial da Missa Católica | Palestra do(a) Presidente ou Convidado(a) com Preces |¹ | Comunhão | Passe |
| Água Benta | Água Fluidificada |
_________________________________________________________
¹ Ainda ressoa na m/mente: dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso, ao culpado o arrependimento
Segundo as mentes mais aclaradas, a Doutrina Espírita é uma Ciência e uma Filosofia, com consequências religiosas, pois seus postulados se apoiam em princípios que demonstram a existência de um Deus, (Carma-causa e efeito) que a tudo criou. Mas não tem rituais, vestimentas e aparatos sagrados, tampopuco céus e infernos.
Uma filosofia que defende a existência de deuses e de um mundo além da morte é uma religião.
Sessões mediúnicas ou mesmo apenas palestras não deixam de ser um ritual. E duvido que sejam improvisadas e aleatórias. Em vez disso, têm hora marcada, local apropriado, procedimentos tradicionais, alguém dirigindo os "trabalhos" etc.
O que seria o Umbral senão uma forma de inferno, ainda que temporário?
Sessões mediúnicas ou mesmo apenas palestras não deixam de ser um ritual. E duvido que sejam improvisadas e aleatórias. Em vez disso, têm hora marcada, local apropriado, procedimentos tradicionais, alguém dirigindo os "trabalhos" etc.
Só não pus no esboço de "tabela" por falta de comparação c/a Missa Católica ou mesmo os Cultos Cristãos em geral.
Toda 1 ritualística padronizada na prática.
E o trabalho regular, aberto a todos, do Centro, corresponde exatamente à Missa:
Sermão que pode ser do Padre, ou Diáconos imagino: no CE o(a) Presidente ou Convidado(a). O trecho base pros comentários pode provir do ESE — + comum na m/experiência — ou qq. outra obra das "canônicas" que são na prática as editadas pela FEB.
Com preces como na Missa Católica.
Comunhão eu comparo c/o Passe que se toma finalizando os trabalhos regulares da Casa.
Notar aliás que o ESE tem 1 CAPÍTULO INTEIRO (XXVIII) com... Preces.
O que seria o Umbral senão uma forma de inferno, ainda que temporário?
E NL, chumbado ≈ encima daí na altitude da Ionosfera 1 céu .tmp. Céu proper só no º final, quando já não precisam + reencarnarem (podem pra Missão Voluntária como foi o caso de JC) e
LE #113 escreveu:realizam a vida eterna no seio de Deus.
Editado pela última vez por Gorducho em Dom, 02 Novembro 2025 - 10:08 am, em um total de 1 vez.
Segundo as mentes mais aclaradas, a Doutrina Espírita é uma Ciência e uma Filosofia, com consequências religiosas, pois seus postulados se apoiam em princípios que demonstram a existência de um Deus, (Carma-causa e efeito) que a tudo criou. Mas não tem rituais, vestimentas e aparatos sagrados, tampopuco céus e infernos.
Uma filosofia que defende a existência de deuses e de um mundo além da morte é uma religião.
Sessões mediúnicas ou mesmo apenas palestras não deixam de ser um ritual. E duvido que sejam improvisadas e aleatórias. Em vez disso, têm hora marcada, local apropriado, procedimentos tradicionais, alguém dirigindo os "trabalhos" etc.
O que seria o Umbral senão uma forma de inferno, ainda que temporário?
Ia dizer o que voce e o Sr Gorducho colocaram.
So um adendo: umbral nao ta mais para purgatorio?
E tem ainda aquilo de nosso lar e cidades numa outra dimensao. Isso nao é paraiso nem inferno, mas tem uma "vibe" parecida, por falta de outro termo (no mínimo tem em comum nao serem fisicas e estarem "no céu" seja lá o que eles entendem por "céu").
E mais outro: curioso um espirita dizer que DE nao é religiao, mas fazer uso de versiculos de João e Salmos nesse topico e tambem de outras coisas do cristianismo e do NT. A ciencia nao recorre a fontes assim.
Sr. fenrir escreveu:umbral nao ta mais para purgatorio?
Umbral É 1 Purgatório
Sim.
O conceito de "inferno temporário", para purificar a alma dos pecados leves antes de ela poder entrar no céu, é um conceito antigo em várias religiões. Já existia antes mesmo de Cristo.
Foi discutido durante séculos até virar dogma no Concílio de Trento.
Segundo as mentes mais aclaradas, a Doutrina Espírita é uma Ciência e uma Filosofia, com consequências religiosas, pois seus postulados se apoiam em princípios que demonstram a existência de um Deus, (Carma-causa e efeito) que a tudo criou. Mas não tem rituais, vestimentas e aparatos sagrados, tampopuco céus e infernos.
Uma filosofia que defende a existência de deuses e de um mundo além da morte é uma religião.
Sessões mediúnicas ou mesmo apenas palestras não deixam de ser um ritual. E duvido que sejam improvisadas e aleatórias. Em vez disso, têm hora marcada, local apropriado, procedimentos tradicionais, alguém dirigindo os "trabalhos" etc.
O que seria o Umbral senão uma forma de inferno, ainda que temporário?
Não existe, em boa sinonímia, a palavra Religião no contexto da Filosofia enquanto ciência. As palestras e conferências científicas também tem horários predefinidos e praxes adequadas. Pessoas que ali se encontram têm um mote comum, pontos de vista, etc. Em sentido amplo, isto seria um ritual.
Toda a nossa vivência, em comum, obedece a certas normas que não podem ser transigidas. Seria Religião?
Meu caro, desculpe mas sua argumentação, neste caso, se baseia em estereótipos. Você é pessoa culta e inteligente, não deve percorrer tais caminhos.
Colega JungF escreveu:Não existe, em boa sinonímia, a palavra Religião no contexto da Filosofia enquanto ciência.
Mas quando reuniões são pra fazer Preces; tratar de supostas Revelações de seres invisíveis; e tratar de suposto(s) deus(es) que faria(m) e organizaria(m) o funcionamento do Universo; isso não é Filosofia enquanto Ciência. É Religião. Reunião/Culto Religioso.
Não existe, em boa sinonímia, a palavra Religião no contexto da Filosofia enquanto ciência. As palestras e conferências científicas também tem horários predefinidos e praxes adequadas. Pessoas que ali se encontram têm um mote comum, pontos de vista, etc. Em sentido amplo, isto seria um ritual.
Toda a nossa vivência, em comum, obedece a certas normas que não podem ser transigidas. Seria Religião?
Meu caro, desculpe mas sua argumentação, neste caso, se baseia em estereótipos. Você é pessoa culta e inteligente, não deve percorrer tais caminhos.
Se a coisa envolve deuses e outras entidades imateriais e fora do alcance da ciência, se fala de vida após a morte, se segue rituais para conseguir acesso a essas entidades imateriais, se tem dogmas que é preciso aceitar sem entender ou questionar, então é religião.
A ciência não tem dogmas inquestionáveis, tem apenas verdades provisórias que os cientistas vivem desafiando. Não existe "não vades além" na ciência, quando muito a admissão de que algo ainda está fora de nossa compreensão.
A vida em sociedade requer normas, sim, para que se torne organizada e previsível, permitindo planejamento, mas não são dogmas impostos por entidade imateriais e mudam conforme a nossa conveniência ou costume.
se segue rituais para conseguir acesso a essas entidades imateriais,
LM #203 escreveu:Toutefois l'évocation doit toujours être faite au nom de Dieu ; on peut la faire dans les termes suivants ou tous autres équivalents : Je prie Dieu tout-puissant de permettre à un bon Esprit de se communiquer à moi et de me faire écrire ; je prie aussi mon ange gardien de vouloir bien m'assister et d'écarter les mauvais Esprits.
se segue rituais para conseguir acesso a essas entidades imateriais,
LM #203 escreveu:Toutefois l'évocation doit toujours être faite au nom de Dieu ; on peut la faire dans les termes suivants ou tous autres équivalents : Je prie Dieu tout-puissant de permettre à un bon Esprit de se communiquer à moi et de me faire écrire ; je prie aussi mon ange gardien de vouloir bien m'assister et d'écarter les mauvais Esprits.
se segue rituais para conseguir acesso a essas entidades imateriais,
LM #203 escreveu:Toutefois l'évocation doit toujours être faite au nom de Dieu ; on peut la faire dans les termes suivants ou tous autres équivalents : Je prie Dieu tout-puissant de permettre à un bon Esprit de se communiquer à moi et de me faire écrire ; je prie aussi mon ange gardien de vouloir bien m'assister et d'écarter les mauvais Esprits.
Ou seja: uma oração.
Se não houvesse contato entre espíritos e os homens longe dos centros, e com pessoas que, em princípio nem sabem o que está ocorrendo. Não é necessário preces para que os espíritos se manifestem, e, mesmo com elas nem sempre surgem.
O ritual solene e sagrado de se lavar as mãos antes das refeições...
Ao Sr. @Gorducho: a prece que se faz antes de uma refeição ou antes de dormir, são rituais? Engraçado que são raros os que têm este costume. Imaginem num restaurante... todos se ajoelhando para uma prece. kkkk
Se não houvesse contato entre espíritos e os homens longe dos centros, e com pessoas que, em princípio nem sabem o que está ocorrendo. Não é necessário preces para que os espíritos se manifestem, e, mesmo com elas nem sempre surgem.
Isto se aplica a qualquer religião. As manifestações das entidades sobrenaturais não se limitam aos templos ou durante rituais. Ou a seguidores daquela religião. E as preces nem sempre são atendidas.
Ao Sr. @Gorducho: a prece que se faz antes de uma refeição ou antes de dormir, são rituais? Engraçado que são raros os que têm este costume. Imaginem num restaurante... todos se ajoelhando para uma prece. kkkk
Num templo, supõe-se que todos os presentes entendam o gesto. Num lugar público, há o risco de exposição ao ridículo ou até hostilidade.
De qualquer forma, agradecer pela refeição não envolve ajoelhar-se.