Espiritismo -Temas genéricos

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: Espiritismo -Temas genéricos

JungF

Mensagem por JungF »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 24 Julho 2025 - 14:34 pm
fenrir escreveu:
Qui, 24 Julho 2025 - 09:54 am
É, para quem constatou a gravidade do problema do mal, disteismo é outra opção. Alem de cosmicismo, ateismo, agnosticismo, apateismo.

Vai ver que, ao menos em alguns livros santos, o verdadeiro diabo é o que é denominado deus.
O heresiarca Marcion considerava o IHVH do VT como sendo mau e por isso o rebaixou a categoria de um demiurgo. Tipo um Yaldabaoth
Os gnósticos acreditam em que Yaveh é um aeon, ou seja, uma das criaturas de Deus. Só que Yaveh também queria ter adoradores e daí criou a humanidade.
Mais tarde, o verdadeiro deus mandou Jesus para nos mostrar a verdade.
Mais tarde, o verdadeiro deus mandou Jesus para nos mostrar a verdade.
Puxa! Quem diria. kkk

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Tem essa Tese Colega, do eminente Espírita José Reis Chaves.
Javé é um Espírito protetor do povo hebreu que mais se manifesta no Velho Testamento, e que foi confundido com o próprio Deus, que jamais se manifestou diretamente na Bíblia e em lugar nenhum e a ninguém.
Até Moisés se enganou, temporariamente, quanto a Javé, [...]
Eu não me lembro onde o Kardec falou isso :think:

Fernando Silva
Conselheiro

Mensagem por Fernando Silva »

Gorducho escreveu:
Ter, 29 Julho 2025 - 13:59 pm
Tem essa Tese Colega, do eminente Espírita José Reis Chaves.
Javé é um Espírito protetor do povo hebreu que mais se manifesta no Velho Testamento, e que foi confundido com o próprio Deus, que jamais se manifestou diretamente na Bíblia e em lugar nenhum e a ninguém.
Até Moisés se enganou, temporariamente, quanto a Javé, [...]
Eu não me lembro onde o Kardec falou isso :think:
Segundo a Bíblia e outras fontes mitológicas, El era o deus supremo. Teve 70 filhos com Asherah e encarregou cada um de cuidar de um dos povos da Terra.
Yaveh foi designado protetor dos judeus.

Fernando Silva
Conselheiro

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Ter, 29 Julho 2025 - 12:53 pm
De igual modo a destruição ou o aparente caos no Universo são apenas medidas necessárias tendo em vista objetivos que nos escapam ao conhecimento. É graças a este caos aparente que hoje vivemos neste planeta sob a luz deste Sol. Não foi sempre assim.
Advogar o Caos para negar a perfeição do Grande Arquiteto é desconhecer os complexos mecanismos da evolução.
Com o risco de me repetir:
Declaração de fé.
Baseada em algo que, assumidamente, não entendemos, mas em que acreditamos para que as coisas façam sentido.

fenrir

Mensagem por fenrir »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 30 Julho 2025 - 09:15 am
JungF escreveu:
Ter, 29 Julho 2025 - 12:53 pm
De igual modo a destruição ou o aparente caos no Universo são apenas medidas necessárias tendo em vista objetivos que nos escapam ao conhecimento. É graças a este caos aparente que hoje vivemos neste planeta sob a luz deste Sol. Não foi sempre assim.
Advogar o Caos para negar a perfeição do Grande Arquiteto é desconhecer os complexos mecanismos da evolução.
Com o risco de me repetir:
Declaração de fé.
Baseada em algo que, assumidamente, não entendemos, mas em que acreditamos para que as coisas façam sentido.
Ele nem sequer nota o possivel paradoxo envolvido nisso:
se há objetivos que escapam ao nosso conhecimento (dado, suponho, nossa natureza), como, antes de mais nada, sequer poderiamos afirmar que existem tais objetivos?
Ora, pois se escapam a nós, sua existencia tambem escaparia e consequentemente deles não poderíamos afirmar coisa nenhuma, nem mesmo se existem.

Mas fé, espíritos e livros santos sempre tem respostas prontas para tais coisas: saɓem muito de divindade(s), embora afirmem o oposto disso...

Ha respostas e "respostas".
Busco as minhas em fontes mais confiaveis.

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Sr. Fernando Silva escreveu:
Qua, 30 Julho 2025 - 09:11 am
Segundo a Bíblia e outras fontes mitológicas, El era o deus supremo. Teve 70 filhos com Asherah e encarregou cada um de cuidar de um dos povos da Terra.
Yaveh foi designado protetor dos judeus.
Minha inquietação é Doutrinária – e eis que a Rubrica é dedicada ao Espiritismo, claro: não me lembro onde o Kardec falou isso :think:
E não percebi no artigo citação.
Responder