Leo Kruger escreveu: ↑Dom, 13 Julho 2025 - 12:50 pm
fenrir escreveu: ↑Dom, 13 Julho 2025 - 04:35 am
Não se trata de apelo a autoridade quando o expert fala de um assunto do qual entende.
Pela logica dessa gente, não se deveria aceitar o que um Médico diz sobre medicina e a merda vomitada por um ignorante qualquer que não sabe, nem nunca se importou de fato com o assunto, teria tanto valor quanto o que diz o medico.
Porque ha que se ter liberdade não é?
Liberdade de considerar qualquer merda em pé de igualdade com conhecimento legitimo em termos de importancia. Tipo as merdas que o Kennedy Jr diz e pensa.
Sim, todo mundo tem liberdade de ser retardado e estupido, mas essa liberdade deve ser tolhida quando essa estupidez tambe fode os demais.
Ah, e fake new é liberdade!
Expert é alguém com conhecimento técnico, prático ou acadêmico consolidado em determinada área, mas isso não o torna infalível, neutro ou acima de questionamento. Ser expert não significa estar certo, significa apenas ter maior probabilidade de acerto, desde que não haja viés, conflito de interesse ou narrativa política envolvida.
via chatgpt
as pessoas tem que ter liberdade de decisão e liberdade de expressão até pra falar merda. Se alguém tá sendo enganado, o papel de governo e profissionais é informar, educar, rebater com dados.... não censurar, punir ou calar, porque aí já não é ciência. Foi exatamente isso que vimos na pandemia: lockdowns indiscriminados, máscaras forçadas, vacinas obrigatórias e censura de médicos...em nome de “combater desinformação” toda a oposição política mundial conseguiu munição suficiente pra derrubar ministros da saúde e governos vigentes, a verdade era relativa, a OMS poupou Fauci por fins políticos, poupou a China por narrativa política....
O que era fake news e depois não era mais?
1. Teoria do laboratório de Wuhan (relatório do conrgesso americano e alemão apontando que foi mais provável)
2. Máscaras tem eficiência na proteção do vírus (depois viram que o impacto foi desprezível)
3. Lockdowns indiscriminados ajudavam (mentira)
4. Vacinas bloqueiam 100% a transmissão (mentira)
5. Perseguição a médicos dissidentes
6. Vacinas são seguras (vários aí com risco de trombose e clara evidência de problemas no miocardio pós uso da vacina)
E isso vale pro outro lado tambem
1. Bolsonaro omitiu dados de mortalidade, promoveu desinformação coom vacina
2. varios experts promovendo uso de ivermectina, cloroquina que nao tiveram nenhum impacto real
Vocês entendem que é quase impossível ter informações 100% livres de narrativas? Ai vocês querem que alguém controle a narrativa? Vocês acham que vai aparecer alguém sem influência capaz de administrar as informações e controlar o discurso? Vejam bem, eu não estou falando que nao devemos ouvir experts, mas sim filtrar tudo que é dito, inclusive por experts...
Ninguem aqui vai afirmar que um expert é
infalivel, nem mesmo no metier dele. Afinal, isto é um fórum cético.
No entanto, entre a opinião de um expert no assunto que o mesmo domina e a de um leigo, qual tem a maior probabilidade de estar certa?
Voce disse que há que filtrar o que um expert diz. E quem tem capacidade para tanto?
Certamente não vai ser uma tia do zap-zap, nem um zé-mané leigo qualquer, nem um politico, nem um pastor, nem polemista, nem influencer.
É no mínimo um par desse expert, quem terá capacidade de fazer isso.
Não é o que se viu na pandemia e nem o que se vê hoje. Pessoas leem bullshits numa rede social e põem-se a comentar e questionar profissionais versados naqueles assuntos,
como se estas pessoas estivessem em pé de igualdade com esses profissionais.
Gente que não sabe diferenciar vírus de bactéria opinando sobre COVID, gente que não sabe, nem nunca se importou em saber o que são anticorpos, sistema imunologico, patogenos, etc, etc.
E de repende essas pessoas que nunca se interessaram pelo assunto se tornam especialistas catedraticos no mesmo.
É no mínimo desrespeitoso com que estudou duro e chega mesmo a ser ultrajante.
E o que motivo esse interesse repentino por um tema com o qual nunca se importaram antes?
Coisas do tipo: ...mimimimi... não quero por máscara porque incomoda/é feia ...mimimimi... não consigo ficar mais que um dia em casa ou vou pirar ...mimimi... o pastor fulano vomitou que é do mal ...mimimi... o politico cicrano arrotou que tá errado
Como colocou o Fernando, os babacas do ICE que escondem o rosto hoje devem ser o mesmos que se recusaram a por a mascara quando da pandemia. Naquela época posaram de durões (COVID é só uma gripezinha). Porque não fazem isso agora e mostram o rosto?
E o cara que estudou anos a fio o assunto ainda tem que perder tempo e energia valiosos rebatendo, argumentando enquanto tenta fazer o trabalho dele e ainda por cima sendo vilanizado por isso....