Eu sempre tive uma dúvida que me fazia pensar em fazer pesquisas, cálculos e esforços no sentido de saber quantos seres humanos já tiveram a experiência de nascer aqui no planeta Terra.
Quantas pessoas já nasceram e tiveram uma vida regular aqui no planeta?
No jargão de JungF e Gorducho, quantas almas já encarnaram aqui?
Eu adotava um ponto de início para essa contagem, uma vez que não fazia muito sentido (e nem condições para o cálculo) incluir parentes do
homo sapiens. E achava que podia considerar o tempo a partir da formação dos primeiros grupos sociais a partir do ano 3.500 A.C., na Idade Antiga, na Mesopotâmia.
Além disso, outro critério que eu queria incluir seria de pessoas acima dos 10 anos de idade, para não considerar crianças e altas taxas de mortalidade infantil no passado.
Com a chegada em massa dos ChatBots de Inteligência Artificial, achei que podia botar esses robôs para fazerem a tarefa para mim.
E recrutei o ChatGPT, a MetaAI e o You.com para calcularem esses números.
Nesse cálculo, teria que se ter o cuidado para não incluir indevidamente pessoas já contadas antes.
Por exemplo, ao se obter a população mundial em 1900, considerar apenas a diferença populacional para 1901, de forma a não somar gente que já entrou no cálculo anterior e que ainda está viva.
Fiquei muito surpreso com a ENORME discrepância entre os valores encontrados.
Talvez eu não tenha colocado a questão da melhor forma possível, levando os robôs a realizarem contas equivocadas.
Para começar o assunto gradualmente, eu pedi, inicialmente, o cálculo para a cidade de Londres, a partir da Revolução Industrial, por volta de 1800.
Percebi que o ChatGPT até se referiu ao contrário do que eu pedi, no meio de suas considerações.
Nesse ponto abaixo.
Eu pedi:
Nesse cálculo, devido a muitos casos de altas taxas de mortalidade infantil, deveriam ser incluídas apenas pessoas que passassem dos 10 anos de idade.
E no meio de sua resposta, ele escreveu:
Calcular o número total de pessoas nascidas em Londres desde a Revolução Industrial, considerando apenas aquelas que sobreviveram até os 10 anos de idade, seria um exercício complexo...
Mais adiante, ele considera justamente o inverso.