Lembro da época em que Ahmadinejad (ctrl+c, ctrl+v no nome ) veio ao Brasil. Teve malucos protestando contra isso, mas as pessoas com a cabeça no lugar eram a favor de dialogar com todos, mesmo com ditadores. Diplomacia não se trata do interesse no modelo de governo do país e sim com relações comerciais e harmonia com os povos. Se quiser fazer acordo com o povo iraniano, não é possível sem passar pelo governo de lá.Agnoscetico escreveu: ↑Seg, 06 Setembro 2021 - 14:37 pmNão necessariamente. O Lula teve relações com Ahmadinejad, Chavez, etc, mas não aplicou nenhuma ditadura comunista como muitos alarmistas "profetizavam". Suspeito que ele se associou a eles mais pelo anti-americanismo do que por semelhanças ideológicas, já que Ahmadinejad faz parte do mundo islâmico que rejeita secularismo (coisa que a maior parte dos comunistas deve ta alinhada).
Lula seria um ditador no estilo próximo ao estado novo de Vargas. Os dois são iguais no populismo "pai dos pobres, mãe dos ricos".Agnoscetico escreveu: ↑Seg, 06 Setembro 2021 - 14:37 pmPor outro lado, a ditadura direitista militar brasileira teve associação com EUA democrático. Uma ldo não ta tendo muito moral pra falar do outro.
O Collor foi opositor do Lula, mas esse, tempos depois, dando uma de conciliador, recrutou (não sei palavra adequada) o Collor. Poderia te usado de revanchismo.
Lula pode querer implantar uma ditadura hoje? Como saber? Não dá pra ler pensamento, mas dessa vez ele pode ter guardado ressentimento e revanchismo por causa do impeachment da Dilma e prisão dele e ficar desconfiado da oposição. E o extremismo de cada lado pode alimentar isso.
Só não usa mais os "comunistas" como inimigo invisível. Mas usam termos vagos como "eles", "a elite", "a burguesia", etc. O pior é que com o crescimento do Psol e aliança dos dois, o inimigo invisível se torna o "homem hétero branco".