Sabemos que ainda não tem. Falta provar que é impossível que venha a ter.criso escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:58 amConsciência. Coisa que uma calculadora, rudimentar ou astronômica, não tem.Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:06 amVocê continua não respondendo o que é essa coisa misteriosa que torna impossível que uma inteligência de silício se torne indistinguível de uma de carbono.
Você não explicou nada, apenas deu sua opinião.criso escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:58 amMeu Deus do Céu. Você só pode estar brincando. É sério isso?Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:06 amQual a interpretação de texto para o fato de que "Jesus" deu um ataque de pelanca e destruiu uma figueira só porque ela não tinha frutos fora de época?
Eu expliquei trocentas vezes no outro tópico que isso é uma alegoria sobre não frutificar.
E é óbvia. Não precisa nem saber hebraico, sânscrito, teologia, metafísica, para entender.
Por que você descarta a hipótese de que não seja uma alegoria e sim um sinal de que "Jesus" era um homem falível?
Daqui a pouco, vai dizer que a crucificação foi uma alegoria. Ou até, que horror!, vai dizer que Jesus não ressuscitou.
"Iniciados" acham que veem coisas que a limitada mente dos ateus materialistas não consegue ...
Escondeu ao falar por enigmas "para que não entendam". Como ele próprio deixa claro.criso escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:58 amComo escondeu, se pregava em público, abertamente, para todos?Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:06 amSe ele escondeu propositalmente, sequer lhes deu a escolha de rejeitar.
Ia quem quer, não ia quem não quer, o seguia quem o quisesse.
E não seguia quem não quisesse. Bem isso. Simples assim.
Exato. Cientistas, isoladamente, têm crenças religiosas. A comunidade científica, não.
As chaves já são, em si, fruto de imaginação. Sua ou de quem quer você tenha aceito como mestre.criso escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:58 amEu dei o significado dos nomes dos patriarcas do AT aqui.Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:06 amEssas "chaves e alegorias" são, em muitos casos, fruto da imaginação dos interpretadores.
Dei também chaves dentro da Bíblia, sem nem reconhecer a nada externo.
Dizer que é imaginação/invenção minha é o cúmulo da distorção e falácia deliberada.
Tudo, menos admitir que o erro possa ser seu.criso escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:58 amInfelizmente, é verdade mesmo. E, diferentemente do q vc pensa, isso não faz "me achar" ou sentir superior.Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:06 amBasicamente, você afirma que nós, neste fórum, que não concordamos com você, somos ignorantes e nossas objeções são inválidas.
Pelo contrário. Me faz lamentar as limitações e dificuldades, que acabam levantando uma barreira:
Entre as pessoas e suas próprias dimensões espirituais. É algo que me entristece.
Conhecer é uma coisa, não levar em consideração e se agarrar a outras interpretações é que é o problema.criso escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:58 amUai, vc acha que eu, sendo Rosacruz, vou negar as raízes desses mesmos mitos em várias culturas?
Pelo contrário, somos completamente favoráveis a esta postura, inclusive a incentivamos deliberadamente.
Buscamos reconhecer os mesmos traços e analogias em todas as mitologias, tradições, doutrinas, rituais etc.
Não precisa. Não vai mudar nada.criso escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:58 amEu trouxe várias demonstrações. Quer que eu faça um post só listando tudo?Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:06 amNão trouxe demonstrações, trouxe interpretações. Algo subjetivo e pessoal.
Já. Apenas não levei a sério nem considerei como "sabedoria dos antigos".
Estudar crendices e mitos de povos antigos é uma coisa, levá-los a sério é outra.
Chaves arbitrariamente escolhidas e arbitrariamente aplicadas.criso escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:58 amA interpretação literal é que é completamente arbitrária, ignorando as chaves fornecidas pelo próprio texto.Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 08 Agosto 2021 - 09:06 amVocê partiu desses significados, que podem até ser verdadeiros, para criar uma ficção. Uma interpretação arbitrária, com correlações arbitrárias.
Note bem, eu disse - "pelo próprio texto". Não estou falando de recorrer a arbitrariedades externas.