Gorducho escreveu: ↑Seg, 08 Setembro 2025 - 10:59 am
Sr. fenrir escreveu:Porque se não são iguais, aquelas coisas podem ser bem explicadas por essas diferencas... e isso não pode ser, não é mesmo?
Como já expliquei exaustivamente: PODE. Tanto que os Espíritos são Criados absoluta e completamente
=s até o último
ι das suas Essências (não sei se eles são feitos de FCU; acho que não

) e no entanto seguem trajetórias morais completamente
≠s.
Então se pra Espíritos vale, com MAIS razão vale pros cérebros que
NÃO SÃO TÃO
=s quanto os Espíritos.
Ora: só usar da Navalha e simplificar "Espírito" na equação.
Traduza "FCU" para mim, Sr Gorducho.
A doutrina pode afirmar que espiritos sao
criados absolutamente iguais ate o ultimo iota, como voce esclareceu aqui e antes.
O que temos discultido é a igualdade de cérebros e nao de espiritos.
Mas entendi perfeitamente seu ponto (ou ao menos penso ter entendido) se espiritos, que no ponto de partida, sao absolutamente iguais,
se diferenciam no decorrer do tempo, mais ainda cérebros, que ja se diferenciam bem na sua origem, como demonstro abaixo:
Quando um embriao, ainda com poucas celulas vai se formando, num dado momento, algumas comecariam a se diferenciar para
formar um encefalo rudimentar. Ora, todos os embrioes humanos (fora anomalias) se desenvolverao da mesma forma.
Porem mesmo nesse estagio primordial, aquele sistema nervoso rudimentar e distinto dos demais sistemas de outros embrioes,
pois o codigo genetico nao e o mesmo. Seria distinto mesmo num estagio onde consistisse de uma unica celula, porque o DNA
no nucleo daquela celula contem gens distintos dos do DNA no nucleo de celulas analogas de outros embrioes humanos.
Se ja sao distintos no inicio, mais ainda depois disso.
O JungF insiste na igualdade deles.
E eu mostro, ou ao menos tento mostrar, que o cerebro e um problema para o espiritismo por causa das duas razoes que coloquei no meus post de antes.
Do ponto de vista doutrinario, confrontando ciencia com a doutrina, o que escrevi procede ou nao?