Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

(Edição em 31-03-2020: eu acrescentei, neste post, mais um artigo em que um dos acadêmicos citados na reportagem logo abaixo, resume formalmente os detalhes de suas prescrições em um site sobre o tema)

Fonte: https://www.dailymail.co.uk/news/articl ... onths.html
(Artigo traduzido do inglês para o português)

Acadêmicos dos EUA argumentam que um bloqueio de apenas cinco semanas, NÃO 18 meses, poderia acabar com a pandemia de coronavírus

Por Keith Griffith para Dailymail.com
17:23 GMT 18 de março de 2020 , Atualizada 20:20 GMT 18 de março de 2020
  • Novo artigo argumenta que bloqueios de quatro a cinco semanas podem acabar com a pandemia
  • Discorda do estudo do Imperial College que diz que o bloqueio deve durar 18 meses
  • Especialistas americanos dizem que estudo no Reino Unido ignora medidas importantes antes do bloqueio total
  • Eles argumentam que as restrições de viagem e o rastreamento de contatos podem acabar com os remanescentes
  • 'China e Coréia do Sul mostraram que é assim que acontece', diz o autor
  • Apesar do debate, ambos os lados concordam que são necessárias medidas fortes
  • Sintomas de coronavírus : o que são e você deve consultar um médico?


Um novo artigo acadêmico argumenta que um bloqueio de várias semanas pode ser suficiente para impedir a disseminação do coronavírus , desafiando diretamente a alegação do Imperial College London de que paralisações generalizadas podem precisar continuar por 18 meses até que uma vacina esteja disponível.

Em seu estudo divulgado na segunda-feira, o Imperial College emitiu a recomendação rígida, fazendo com que os governos dos EUA e do Reino Unido começassem a planejar paradas dramáticas e de longo prazo.

No entanto, um artigo acadêmico publicado na terça-feira pelo New England Complex Systems Institute argumenta que o modelo do Imperial College ignora outras intervenções importantes que poderiam ser implantadas após o encerramento de um bloqueio.

Em essência, os autores argumentam que um bloqueio de várias semanas pode ser suficiente para acabar com o vírus, desde que existam restrições de viagem, recursos generalizados de testes e protocolos de rastreamento de contatos para limitar os surtos subsequentes.

'Quando todo mundo fica trancado por duas semanas, se alguém desenvolver sintomas, as pessoas com eles podem ser isoladas. Ninguém mais pode ser infectado. Portanto, incluindo esses casos e alguns aleatórios, são necessárias quatro a cinco semanas para interromper o surto '', disse o co-autor do artigo, Yaneer Bar-Yam, em um tweet.

"A China e a Coréia do Sul mostraram que é assim que acontece", continuou ele.

De acordo com sua avaliação , os especialistas do Imperial College acreditam que o contato social pode precisar ser minimizado em toda a população até que a vacina esteja amplamente disponível - em até 18 meses.

"Prevemos que a transmissão se recuperará rapidamente se as intervenções forem relaxadas" antes que a vacina esteja disponível, escrevem os especialistas do Imperial College.

Em sua refutação, os acadêmicos como NECSI, um pequeno grupo de especialistas em Cambridge, Massachusetts, discordam.

"Suas conclusões de que haverá surtos ressurgentes estão erradas", escrevem os autores da NECSI. "Após algumas semanas de bloqueio, quase todas as pessoas infectadas são identificadas e seus contatos são isolados antes dos sintomas e não podem infectar outras pessoas."

Eles continuam: 'O surto pode ser completamente interrompido sem ressurgir como na China, onde novos casos foram reduzidos a um ontem, depois de excluir viajantes internacionais importados que estão em quarentena'.

Wuhan, cidade no centro da China onde o vírus foi detectado pela primeira vez no final de dezembro e que está trancado há semanas, relatou apenas um novo caso pelo segundo dia consecutivo na quarta-feira.

Os autores do NECSI argumentam que, com certas medidas em vigor, como proibições de reuniões em massa e restrições de viagens, seria possível relaxar um bloqueio de toda a população sem ressurgir o vírus.

Os autores do Imperial College não responderam imediatamente a uma pergunta do DailyMail.com, mas em seu estudo argumentaram que é muito cedo para dizer se a China conteve com sucesso a disseminação do coronavírus.

Eles escrevem: '[Enquanto] a experiência na China e agora na Coréia do Sul mostra que a supressão é possível a curto prazo, resta saber se é possível a longo prazo e se os custos sociais e econômicos das intervenções adotadas dessa maneira longe pode ser reduzido.

Enquanto os acadêmicos discordam sobre os passos que podem ser necessários para acabar com a pandemia, nenhum deles argumenta por considerar a situação de ânimo leve.

Ambos os lados concordam que, sem intervenção, a perda de vidas e o sofrimento humano seriam enormes, com os hospitais sendo sobrecarregados por pacientes críticos.

O estudo do Imperial College estimou que 2,2 milhões de americanos morreriam sem a imposição de estratégias de mitigação, como o distanciamento social.

Os autores do NECSI também instaram as autoridades a 'fazerem tudo' com estratégias de mitigação, mas a estarem preparados para ajustá-las a tempo, em vez de tentar modelar estatisticamente seus efeitos antes do tempo.

'Como a deterioração exponencial é altamente sensível às intervenções do governo e da ação social, simular seus efeitos é menos útil do que o conselho de "dar tudo de si" e refinar o esforço ao longo do tempo com rastreamento, teste e outros protocolos aprimorados, escreve os autores do NECSI.

Outro “artigo“ (excerto de texto, na realidade) acrescentado, retirado do site endcoronavirus.org:

A mais rápida e única maneira de parar o COVID-19 nos Estados Unidos é um bloqueio nacional de cinco semanas.

Nossas principais recomendações para governos:

1. Bloqueio Nacional

Em grande parte da Europa e América do Norte, o crescimento explosivo do COVID-19 significa que é necessário um forte bloqueio de 4-6 semanas para interromper o surto. Tais bloqueios podem ser politicamente difíceis de implementar e sempre implicam custos econômicos e sociais significativos no curto prazo. Mas seus efeitos são dramáticos e sua duração é curta. Dois meses depois que a China impôs seu bloqueio, a China praticamente eliminou a transmissão local de COVID-19. Wuhan agora está mais seguro que Londres ou Nova York, e a economia da China está no caminho da recuperação. Sem o estrito bloqueio da China, o dano econômico para a China do COVID-19 teria sido de magnitude maior.

Durante um forte bloqueio, as regiões menos afetadas pelo vírus podem ajudar a fornecer recursos para os necessitados. O bloqueio também oferece tempo para aumentar drasticamente o fornecimento de kits de teste COVID-19 e a capacidade de processá-los. Se o número de infecções for reduzido drasticamente usando o bloqueio e for iniciado um regime massivo de testes, o COVID-19 poderá ser controlado após cinco semanas sem medidas extremas de distanciamento social. Um forte bloqueio minimizaria tanto os danos aos indivíduos quanto à economia.

Veja o memorando de Chen Shen e Yaneer Bar-Yam: Por que um bloqueio de 5 semanas pode parar o COVID-19
O artigo de Yaneer no USA Today: precisamos de um bloqueio nacional imediato de cinco semanas para derrotar o coronavírus na América

2. Teste maciço, rastreamento de contatos e isolamento

Testes maciços para COVID-19 combinados com rastreamento e isolamento dos contatos de indivíduos infectados são a intervenção que causa a menor quantidade de dano econômico e ainda salva muitas vidas. Cingapura e Coréia mostraram que essa abordagem pode derrotar o COVID-19.

Os governos devem empregar as seguintes estratégias para interromper o COVID-19:

Rastreamento de contato: isole, monitore e teste todos os que estiveram em contato com um indivíduo infectado conhecido.

Teste sintomático genérico: teste todos os indivíduos na área geográfica de um indivíduo infectado para detectar sintomas do COVID-19, como febre.

Amostragem direcionada: teste aleatoriamente indivíduos em populações de alto risco, como prisões, asilos e dormitórios de estudantes.

Os países, especialmente na Ásia, que possuem os conhecimentos necessários devem ajudar o resto do mundo a se atualizar. As equipes de rastreamento de contatos devem ser treinadas e os países devem acelerar rapidamente os testes. Os países devem usar a capacidade de teste em instituições e corporações acadêmicas.

3. Restrinja a mobilidade, permitindo suprimentos essenciais e resposta médica

As viagens de áreas com surtos ativos devem ser interrompidas. Todo indivíduo deve passar por uma quarentena de 14 dias ao entrar em outras áreas. Nos casos em que surtos ativos estão ocorrendo, limitar a mobilidade a viagens essenciais permite que áreas com menos casos obtenham o controle de seus surtos mais rapidamente e com intervenções mais limitadas. A capacidade de recuperar mais rapidamente é importante para a recuperação econômica e para a capacidade de ajudar áreas mais afetadas.
Editado pela última vez por Huxley em Ter, 31 Março 2020 - 23:53 pm, em um total de 2 vezes.

Re: Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Quando todo mundo fica trancado por duas semanas, se alguém desenvolver sintomas, as pessoas com eles podem ser isoladas. Ninguém mais pode ser infectado. Portanto, incluindo esses casos e alguns aleatórios, são necessárias quatro a cinco semanas para interromper o surto '', disse o co-autor do artigo, Yaneer Bar-Yam, em um tweet.
É uma solução técnica, sem sensibilidade social, psicológica e econômica para perceber o quanto é difícil convencer e manter as pessoas em casa colaborando durante tanto tempo. Vai ter gente concluindo que é melhor pegar logo essa porcaria de vírus e que se dane a humanidade.

Re: Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Diretrizes da Família

Em áreas de maior risco, onde o governo não está tomando as medidas adequadas, proteger uma família ou grupo é um desafio. A propagação do fogo requer uma trilha de combustíveis. Da mesma forma, o contágio do COVID-19 requer uma cadeia de indivíduos suscetíveis. A solução é:

Reduzir o contato entre a família e outras pessoas e suprir necessidades essenciais, e à medida que o risco aumenta

Crie um espaço seguro que proteja aqueles que estão nele por acordo compartilhado para não estar em contato físico desprotegido com outras pessoas ou com superfícies que sejam tocadas por outras pessoas.

O espaço seguro também reduz o contágio, porque os que estão no espaço seguro não participam da transmissão da doença. Os membros de um espaço seguro podem combinar-se com outros para expandir cuidadosamente o espaço seguro ou criar novos.

Abaixo estão nossas diretrizes para famílias.Reduzindo o contato entre a família e outras pessoas:
Leia atentamente nossas diretrizes para indivíduos e compartilhe-as com membros da família. Discuta com eles como reduzir o contato com outras pessoas.

Altere as reuniões familiares para serem virtuais. O surto atual será derrotado ou se espalhará. No primeiro, daqui a alguns meses voltará ao normal. Neste último, serão necessárias ações diferentes.

Certifique-se de que você e seus familiares tenham os suprimentos necessários, incluindo medicamentos prescritos.

Considere membros vulneráveis ​​da família, incluindo idosos, mas também pessoas acima de 50 anos e pessoas com problemas de saúde crônicos, quanto ao risco de contato com outras pessoas. Reduza seu contato, forneça suporte que lhes permita ficar em casa e não ir a espaços públicos.

Considere mudar temporariamente as pessoas que estão em moradias coletivas (comunidades de aposentadoria, instalações de vida assistida etc.) para acomodações mais isoladas, incluindo casas particulares ou instalações para pequenos grupos.

Onde não for possível reduzir contatos, converse com os responsáveis ​​pelas instalações coletivas para aumentar o nível de precauções contra a transmissão.

Evite reuniões e locais públicos, incluindo eventos e restaurantes, especialmente aqueles em espaços confinados.

Criando espaços seguros sob condições de alto risco:

O principal objetivo de um espaço seguro é que um grupo de pessoas forme uma unidade solitária que reduz ao mínimo os contatos físicos com indivíduos externos enquanto é capaz de se sustentar e se sustentar.

Os indivíduos não precisam esperar por ações de segurança de cima para baixo, guiadas pelo governo. Na ausência de intervenção sistemática e agressiva, os espaços seguros de baixo para cima auto-organizados também ajudam os indivíduos. Ao aumentar progressivamente, as zonas seguras podem diminuir ou até parar os surtos locais.

Os espaços seguros podem começar pela família ou grupo de pessoas que compartilham uma única hospedagem. Múltiplas habitações podem ser combinadas, incluindo viagens entre elas (por exemplo, andando ou dirigindo), se protocolos seguros forem estabelecidos e respeitados. Para estabelecer com sucesso um Espaço Seguro, TODOS os participantes devem concordar com os princípios de minimizar o contato físico externo e aderir a ele. Também deve haver instruções claras sobre como agir e cooperar. Os membros do mesmo espaço seguro devem ser sinceros sobre o histórico de viagens e as condições de saúde e ser responsáveis ​​pela saúde um do outro.

Para que os indivíduos se comprometam com um espaço compartilhado, pode ser necessário fazer arranjos com o trabalho, escolas, família e amigos. Ficar em casa do trabalho com a aprovação de um empregador ou tirar uma licença, pode ser necessário.

O planejamento de um período prolongado de tempo (pelo menos uma ou mais semanas) em um espaço seguro deve ser feito com antecedência, incluindo a obtenção de suprimentos, mas, ao suprir as necessidades, tenha cautela extra, dada a exposição potencial às multidões. Estratégias de sobrevivência podem ser úteis nesse contexto. Saber planejar com antecedência as necessidades é fundamental, pois cada viagem para obtê-las envolve algum risco.

Sempre que possível, providencie entregas de itens, incluindo alimentos, para que as viagens ao supermercado sejam limitadas. Alguns cuidados devem ser tomados, pois qualquer item entregue deve ser manuseado por alguém. A menos que haja acordo com o fornecedor para usar luvas, é aconselhável lavar ou desinfetar itens em áreas de transmissão ativa.

Para atividades essenciais, incluindo compras, durante as quais é inevitável algum contato físico externo, os membros devem planejar com antecedência para agir com eficiência e minimizar a duração e extensão do contato. Sair e retornar ao espaço seguro envolve precauções. Use proteção pessoal apropriada, incluindo luvas ou itens descartáveis ​​(toalhas de papel) para agarrar ou manipular itens que não devem ser tocados, desinfetante ou álcool para uso nas mãos e máscaras. Retornar ao espaço requer lavagem ou desinfecção antes (preferencial) ou na entrada.

Promover a comunicação interna e o cuidado mútuo para manter os membros do espaço em relacionamentos positivos e mentalmente saudáveis. É essencial reconhecer que a emergência atual exige ações e sacrifícios extraordinários. Embora possa atenuar, não pode substituir a importância do apoio mútuo.

Os membros do espaço seguro devem obter informações sobre as ações a serem tomadas no caso de um ou mais membros mostrarem sintomas de infecção. As ações variam de acordo com países / estados / locais e também são dinâmicas. Os membros devem informar a todos no grupo os últimos planos de contingência e informações de contato. Caso um membro mostre sintomas típicos, outros devem agir rapidamente para ajudá-lo a fazer o teste e realizar o isolamento preventivo antes que os resultados sejam obtidos.

À medida que um surto avança, decisões difíceis surgirão inevitavelmente sobre a saída do espaço seguro para ajudar a família ou os amigos que não estão em um espaço seguro. Os indivíduos devem estar preparados para tomar essas decisões.

Em um momento de alto risco, haverá ações tomadas por engano que podem comprometer a segurança. Para evitar reação exagerada a um evento individual, é importante perceber que qualquer ato individual tem uma baixa probabilidade de dano. No entanto, quando várias ações são tomadas, o risco aumenta dramaticamente. Garantir que as lições sejam aprendidas é mais importante do que acusação, culpa ou punição.

Fonte: www.endcoronavirus.org (traduzido do inglês para o português pelo Google Tradutor).

Re: Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Contribuição do Huxley para o tópico.

Aproveite o máximo possível das atividades on-line para escapar de excesso de conectividade física social...

Reuniões on-line: Google Duo, Google Hangouts, Face Time, vídeo chamada do Facebook, vídeo chamada do WhatsApp

Entretenimento on-line: Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV (um ano de assinatura grátis para quem comprou dispositivo Apple a partir de certa data de setembro de 2019), Globo Play, Claro TV, YouTube (gratuito, mas com muitas propagandas), TED Talks (gratuito), jogos on-line, encontros virtuais com amigos e outros tipos de pessoas próximas. Vejam as condições excepcionais das produtoras de TV/séries para o período da quarentena do COVID-19. Eles adicionaram gratuitidades nesse período.

Suprimentos on-line: os aplicativos de entrega de comida como iFood e Rappi fazem entrega de mercadorias de supermercados e restaurantes. Sem falar que farmácias têm uma tradição bem antiga de atuar no delivery. Ademais, aproveitem o Mercado Livre, a OLX, as lojas on-line de tudo (Americanas, Amazon, Casas Bahia, Magazine Luiza) e as lojas físicas que fazem entrega pelo WhatsApp.

Pagamentos: internet banking e aplicativos de carteira digital que tem convênios com operadoras de telefonia, água, energia, etc. como o Recarga Pay. A única coisa que você não consegue fazer pela internet é sacar dinheiro, mas qualquer pessoa vendedora pode receber pagamento sem ter máquina de cartão, basta ver o caso do aplicativo Pic Pay. E também do PagSeguro, Mercado Pago, Pay Pal, etc.

Profissão on-line: se você é dono de pequeno negócio, considere mudar de ramo para a atividade cuja demanda explodiu na pandemia. Por exemplo, se você é pequeno comerciante de artigo de vestuários, tente vender luvas e máscaras. Se é um pequeno fabricante de cachaça, venda álcool para limpeza e busque autorização da Anvisa para rotular seus produtos. Se é motorista de aplicativo de transporte, tente transportar suprimentos (via Uber Eats, etc.), invés de pessoas. Se é um profissional liberal, virtualize ao máximo seus processos de consultoria.
Editado pela última vez por Huxley em Seg, 23 Março 2020 - 23:31 pm, em um total de 1 vez.

Re: Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Gigaview escreveu:
Seg, 23 Março 2020 - 22:16 pm
Quando todo mundo fica trancado por duas semanas, se alguém desenvolver sintomas, as pessoas com eles podem ser isoladas. Ninguém mais pode ser infectado. Portanto, incluindo esses casos e alguns aleatórios, são necessárias quatro a cinco semanas para interromper o surto '', disse o co-autor do artigo, Yaneer Bar-Yam, em um tweet.
É uma solução técnica, sem sensibilidade social, psicológica e econômica para perceber o quanto é difícil convencer e manter as pessoas em casa colaborando durante tanto tempo. Vai ter gente concluindo que é melhor pegar logo essa porcaria de vírus e que se dane a humanidade.
Se você acha que a pior coisa que pode acontecer a você é você morrer, então você é um psicopata. O pior que pode acontecer num caso assim é você e pessoas próximas a você morrerem. Sensibilidade social e direito de dizer “Dane-se a humanidade” não cabem na mesma frase.

Re: Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Huxley escreveu:
Seg, 23 Março 2020 - 22:49 pm
Gigaview escreveu:
Seg, 23 Março 2020 - 22:16 pm
Quando todo mundo fica trancado por duas semanas, se alguém desenvolver sintomas, as pessoas com eles podem ser isoladas. Ninguém mais pode ser infectado. Portanto, incluindo esses casos e alguns aleatórios, são necessárias quatro a cinco semanas para interromper o surto '', disse o co-autor do artigo, Yaneer Bar-Yam, em um tweet.
É uma solução técnica, sem sensibilidade social, psicológica e econômica para perceber o quanto é difícil convencer e manter as pessoas em casa colaborando durante tanto tempo. Vai ter gente concluindo que é melhor pegar logo essa porcaria de vírus e que se dane a humanidade.
Se você acha que a pior coisa que pode acontecer a você é você morrer, então você é um psicopata. O pior que pode acontecer num caso assim é você e pessoas próximas a você morrerem. Sensibilidade social e direito de dizer “Dane-se a humanidade” não cabem na mesma frase.
Concordo com você mas de outra forma, mais impessoal:
Se uma pessoa acha que a pior coisa que pode acontecer a ela é morrer, então ela é um psicopata. O pior que pode acontecer num caso assim é ela e pessoas próximas a ela morrerem. Sensibilidade social e direito de dizer “Dane-se a humanidade” não cabem na mesma frase.
Ainda assim a minha tese continua válida porque é difícil, senão impossível, convencer psicopatas.

O que tentei dizer é que soluções técnicas muitas vezes omitem aspectos ou análises que podem ter impactos imprevistos e/ou indesejados nos resultados. No caso, de ordem social, psicológica e econômica, dentre tantos outros possíveis.

Vou citar o clássico exemplo do projeto de consultoria encomendado pela Boeing à Rand Corp. nos EUA na década de 60.

Simplificadamente o problema era otimizar a produção de aeronaves propondo a mudança da localização das unidades de produção da Boeing para locais que pudessem minimizar custos de transporte de peças e insumos que vinham de fornecedores espalhados em todo território americano. Depois de quase 2 anos de estudo a solução técnica, matemática, foi apresentada e aprovada mas a implementação foi interrompida pela pressão dos sindicatos que protestaram contra a desativação de algumas unidades. Isso não constava nas equações.

Re: Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Gigaview escreveu:
Seg, 23 Março 2020 - 22:16 pm
Quando todo mundo fica trancado por duas semanas, se alguém desenvolver sintomas, as pessoas com eles podem ser isoladas. Ninguém mais pode ser infectado. Portanto, incluindo esses casos e alguns aleatórios, são necessárias quatro a cinco semanas para interromper o surto '', disse o co-autor do artigo, Yaneer Bar-Yam, em um tweet.
É uma solução técnica, sem sensibilidade social, psicológica e econômica para perceber o quanto é difícil convencer e manter as pessoas em casa colaborando durante tanto tempo. Vai ter gente concluindo que é melhor pegar logo essa porcaria de vírus e que se dane a humanidade.
Geralmente essas soluções funcionam só na teoria e não possuem muita viabilidade prática. Apenas 1/4 das pessoas com o vírus apresentam os sintomas. A imensa maioria simplesmente aparenta estar em condições saudáveis, por isso medidas do tipo "isolar quem apresenta os sintomas" não funcionam. Precisamos partir da premissa de que todos já estão infectados.

Além de que, não há como isolar 100% da população por 5 semanas. Mesmo que suponhamos que haja colaboração de todos e as pessoas concordem em manterem-se em isolamento total, serviços básicos precisam continuar funcionando para que pessoas tenham acesso a itens essenciais — comida, água, medicamentos, atendimento médico e emergencial, segurança pública, transporte e logística, etc.

Porém, também não tenho uma solução efetiva para conter a pandemia. E acredito que se fosse simples, a maioria dos países não estariam passando por todo esse caos. Tudo o que sei é que Coreia do Sul e Japão deram bons exemplos, e sequer precisaram de quarentena. Mas são outras culturas, não sabemos se as medidas deles funcionariam na realidade brasileira.

Re: Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Cinzu escreveu:
Ter, 24 Março 2020 - 09:22 am
Gigaview escreveu:
Seg, 23 Março 2020 - 22:16 pm
Quando todo mundo fica trancado por duas semanas, se alguém desenvolver sintomas, as pessoas com eles podem ser isoladas. Ninguém mais pode ser infectado. Portanto, incluindo esses casos e alguns aleatórios, são necessárias quatro a cinco semanas para interromper o surto '', disse o co-autor do artigo, Yaneer Bar-Yam, em um tweet.
É uma solução técnica, sem sensibilidade social, psicológica e econômica para perceber o quanto é difícil convencer e manter as pessoas em casa colaborando durante tanto tempo. Vai ter gente concluindo que é melhor pegar logo essa porcaria de vírus e que se dane a humanidade.
Geralmente essas soluções funcionam só na teoria e não possuem muita viabilidade prática. Apenas 1/4 das pessoas com o vírus apresentam os sintomas. A imensa maioria simplesmente aparenta estar em condições saudáveis, por isso medidas do tipo "isolar quem apresenta os sintomas" não funcionam. Precisamos partir da premissa de que todos já estão infectados.

Além de que, não há como isolar 100% da população por 5 semanas. Mesmo que suponhamos que haja colaboração de todos e as pessoas concordem em manterem-se em isolamento total, serviços básicos precisam continuar funcionando para que pessoas tenham acesso a itens essenciais — comida, água, medicamentos, atendimento médico e emergencial, segurança pública, transporte e logística, etc.

Porém, também não tenho uma solução efetiva para conter a pandemia. E acredito que se fosse simples, a maioria dos países não estariam passando por todo esse caos. Tudo o que sei é que Coreia do Sul e Japão deram bons exemplos, e sequer precisaram de quarentena. Mas são outras culturas, não sabemos se as medidas deles funcionariam na realidade brasileira.
A argumentação dos acadêmicos citados não é que 100% da população fique isolada nas suas unidades familiares em 100% do tempo, mas que 100% da população fique trancada segundo um protocolo sistemático, tal como aconteceu na China.

Também não há aí uma argumentação de “isolar apenas quem tem sintomas”, pois fica cristalinamente claro que os assintomáticos que são contatos dos infectados também devem ser monitorados, tal como aconteceu na Coreia do Sul.

Por fim, essas não são as medidas únicas, também foram citados as restrições de viagens e reuniões em massa depois do bloqueio. Os países não precisam ser Coreia do Sul ou China, mas um “dar tudo de si” de uma combinação de diferentes estratégias que já demonstraram sucesso.

Re: Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Re: Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

No post inicial, eu fiz uma edição tardia e acrescentei a descrição das prescrições dos acadêmicos citados na reportagem de abertura do tópico.

Re: Como acabar com uma pandemia em 4 ou 5 semanas

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Vejam esse Tweet a seguir e depois me digam se distanciamento social e lockdown não funcionam. Lembrando que o Vietnã não é um país desenvolvido:

https://twitter.com/yaneerbaryam/status ... 1584780290

Se até o Vietnã teve desempenho assim até o momento, então não há como o Brasil ou qualquer país de renda per capita semelhante não conseguir algo próximo, sem que isso se caracterize como uma certa incompetência das autoridades políticas.
Responder