Burocracia no Brasil

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Burocracia no Brasil

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

Tópico para abordar a enorme burocracia existente no serviço público do Brasil.

Talvez seja um dos motivos que mais contribuem para perpetuar o parasitismo estatal de funcionários públicos, que criam dificuldades para vender facilidades.

Re: Burocracia no Brasil

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

Começamos com o estapafúrdio valor exigido para o cidadão ter o direito de dirigir um veículo.

Enquanto nos EUA se gasta em torno de US$ 45,00 e se obtém o documento de habilitação NO MESMO DIA, no Brasil, esse valor salta para R$ 2.700,00 e demora meses para o documento sair.

Se a habilitação for para dirigir carro e moto, o valor é quase o dobro, mais de RS$ 4.200,00!

Por que pagamos TÃO CARO para poder Dirigir?!

Elementar

No Brasil, a habilitação pra dirigir um carro sai mais de 2.700 reais, enquanto isso, nos EUA custa apenas 45 dólares e fica pronta na hora!
Por que em outros países o processo é tão mais rápido e barato? E será que o Brasil poderia adotar um modelo mais simples?
É o que eu te conto nesse vídeo.

youtu.be/yH_Mgsao_Lo

@peekaboo1575
há 1 dia (editado)
A resposta é sempre a mesma, pagamos caro para poder sustentar esqueminhas de auto escolas, a vida de luxo dos políticos e a vida de lixo daqueles que vivem às custas de programas de esmola.

@marcosassis4398
há 1 dia
Aos 55 anos de idade fui morar nos Estados Unidos, NC, e precisava de habilitação. Cheguei às 10h e fiz a avaliação teórica e passei. A pessoa me perguntou se eu queria/poderia fazer a prática ás 14h do mesmo dia e confirmei. Entrei no meu carro com o avaliador ao meu lado. Ele me disse: "sei que você tem habilitação no seu país e estou aqui somente para ver se você conhece as regras e as aplica". demos uma voltinha de 10 min, cometi uns erros e ele me "ensinou" como devia fazer ao invés de punir. Voltamos para a central, ele tirou uma foto minha, imprimiu uma habilitação em papel e disse que eu receberia a plástica, definitiva, pelo correio. Paguei US$ 50 com dor no coração por ser um valor tão baixo, pela agilidade do processo e pela absoluta gentileza com que fui tratado. Uma imensa vergonha a tutela do estado brasileiro e a máquina de fazer dinheiro das auto-escolas e de seus sindicatos representantes.

@luisgustavosuzano
há 1 dia
Na Capital Federal da Argentina o custo é de R$ 130,00, e é super organizado, tem os mesmos exames. Quando vc é reprovado tem mais 2 oportunidades. No brasil é uma máfia.

@leonardoshoji380
há 1 dia
nos EUA, o governo serve ao povo. No Brasil, o povo serve o governo.

@samoises1976
há 1 dia
É o preço da burocracia, do lobby e da corrupção. Simples assim.

@gabbiejoe
há 1 dia
Comecei a tirar minha carteira A e B em Julho de 2023 e só consegui pegar a provisória em Março de 2024! Ao todo, foram R$5.200 reais, um valor tão absurdo que tive gastar tudo que havia juntado até então para comprar uma moto. É ridículo pensar que tem gente que busca justificar esse sistema, principalmente considerando todo o esquema do quebra que existe!
Responder