Esporte "profissional": uma religião criada pelo capitalismo

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Esporte "profissional": uma religião criada pelo capitalismo

Tutu

Mensagem por Tutu »

O fanatismo do brasileiro por futebol é DOENTIO e PERIGOSO

youtu.be/zfxGLfKjpoc

Eles realizam partidas nos próprios termos e o expectador tem nenhuma influência. O resultado da partida muda em nada na vida do expectador.
Os times são apenas empresas privadas com uma bandeira. A equipe pode mudar totalmente, mas o que importa para o torcedor é a bandeira (camisa).
Os jogadores são desprovidos de inteligência e tem baixa escolaridade, mas recebem salário altíssimo só para brincar de bola. É uma atividade econômica que não agrega valor e cria nenhum resultado durável.

Fazem malandragens como cair de propósito fingindo ser vítima de violência ou machucar um adversário poderoso para imobilizá-lo.

O torcedor funciona como guerreiro em guerra. O cérebro age como estivesse num campo de batalha. Por isso, é um ambiente muito hostil.
Gosta de heróis (mitos) e idolatram o jogador enquanto não trocar de time, e mesmo que tenha jogado no time do inimigo no passado.
O futebol profissional é como uma religião e tem as mesmas características de uma.

O cara tatuou a camisa do Flamengo no corpo.
Spoiler:
Imagem
A pior coisa que existe no Brasil é ter dois times na mesma cidade. Isso serve para dividir a população e gerar violência.

(...)

Existe uma previsão futura de que o futebol "profissional" será substituído futuramente pelo e-sport "profissional". Os caras virarão ídolos.
A nova geração não se importa com futebol e está entrando no mundo do e-sport.
Os brasileiros são muito fortes nessa área, apesar de não serem conhecidos pelo público geral.
O público geral não tem dinheiro para comprar computador para games da moda e assim não terão familiaridade para gostar de e-sport.
Mas aqueles que tem dinheiro conseguem comprar equipamento e entrar nessa área.

Re: Esporte "profissional": uma religião criada pelo capitalismo

Fernando Silva
Conselheiro

Mensagem por Fernando Silva »

Não vejo por que se estressar, criar inimizades, matar, morrer etc. por causa de um bando de barbados tentando chutar uma bola para dentro de uma rede.

Não entendo essa gente que vai ao jogo e depois, em casa, fica até tarde acompanhando mesas redondas sobre o que aconteceu durante a partida.

Ou que sai com os amigos e fica discutindo futebol.

Gorducho

Mensagem por Gorducho »

Sr. Fernando Silva escreveu:
Qua, 22 Janeiro 2025 - 10:02 am
No meu caso porque todo meu entorno de amizades o faz. E eu acompanho olhando junto pela companhia.
E às vezes escuto debates por distração e como sequencia do visto.
Mas me parece fenômeno mundial. China + Japão não sei :think: mas ao redor do globo em geral:
  • America - futebol americano, basquete, baseball;
  • Cricket - India, Pakistan...
  • EU, UK, cá do lado Argentina, Uruguay, Paraguay... - o futebol.
Então me parece 1 necessidade parametrizada no DNA humano :think:

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

Gorducho escreveu:
Qua, 22 Janeiro 2025 - 10:17 am
Sr. Fernando Silva escreveu:
Qua, 22 Janeiro 2025 - 10:02 am
No meu caso porque todo meu entorno de amizades o faz. E eu acompanho olhando junto pela companhia.
E às vezes escuto debates por distração e como sequencia do visto.
Mas me parece fenômeno mundial. China + Japão não sei :think: mas ao redor do globo em geral:
  • America - futebol americano, basquete, baseball;
  • Cricket - India, Pakistan...
  • EU, UK, cá do lado Argentina, Uruguay, Paraguay... - o futebol.
Então me parece 1 necessidade parametrizada no DNA humano :think:

Entra no território das paixões humanas.
É instintivo.
Em algumas pessoas, um fenômeno mais estridente e acentuado do que em outras.

Mas, como disse Gorducho, uma característica da natureza humana, presente no DNA.
Responder