Manual de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Manual de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

JungF

Mensagem por JungF »

Devido à importância do assunto resolvi abrir este tópico por aqui:

Compartilhando
venho pedir encarecidamente a vocês um favorzinho.
Um grupo de professores montou um manual de Libras pras disciplinas de Ciências e Biologia nas escolas. Esse tipo de manual não existia antes e vai ajudar um monte de professores e alunos surdos, assim como a comunidade surda em geral.
Meu pedido é só pra vocês, se puderem, divulgar nas suas redes sociais pra que o máximo de pessoas interessadas tenham acesso a esse material.
Ele é 100% gratuito!
Agradeço desde já!!

Segue o link:
https://www.ufpi.br/arquivos_download/a ... 155142.pdf

Re: LIBRA - Biologiaa e Ciências

Fernando Silva
Conselheiro

Mensagem por Fernando Silva »

Nota: há pelo menos 200 línguas de sinais diferentes pelo mundo afora. Cada país tem a sua e a Libras é usada apenas no Brasil.

A língua mais usada é a ASL, de origem norte-americana, mas adotada em muitos países.

Um aplicativo que traduz de texto para Libras:
https://www.handtalk.me/br/aplicativo?_ ... M0NjI5MDY0

Re: Manual de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

Eu mudei o título do tópico para algo mais apropriado.

JungF

Mensagem por JungF »

Vocês perceberam que não se trata de um manual que ensina Libras, mas está voltada para a área de ciências e biologia; logo, um vocabulário mais especializado.
Aliás, perdoem a ignorância, mas a linguagem por gestos não poderia ser unificada, internacionalmente?
Deixa eu explicar; suponhamos que a palavra MORTE, fosse explicitada por uma cruz com os dedos indicadores.
Bastava que cada palavra ou ideia compusesse um manual internacional. Mais ou menos algo parecido com o Esperanto...

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

JungF escreveu:
Sex, 10 Janeiro 2025 - 13:50 pm
Vocês perceberam que não se trata de um manual que ensina Libras, mas está voltada para a área de ciências e biologia; logo, um vocabulário mais especializado.
Aliás, perdoem a ignorância, mas a linguagem por gestos não poderia ser unificada, internacionalmente?
Deixa eu explicar; suponhamos que a palavra MORTE, fosse explicitada por uma cruz com os dedos indicadores.
Bastava que cada palavra ou ideia compusesse um manual internacional. Mais ou menos algo parecido com o Esperanto...

Se o Esperanto, que seria uma linguagem para todas as pessoa, não vingou, apesar dos esforços, imagine uma linguagem lateral, sem visibilidade, voltada para pessoas com limitações justamente de comunicação!

Os diversos idiomas de LIBRAS existem assim como os idiomas falados. As nações são diferentes, as culturas são diferentes, as pessoas e os círculos sociais são diferentes.

Isso não funciona como uma mesa redonda:
— Vamos combinar que todos usarão a mesma linguagem de sinais.

Claro que não é assim.

Cada estado aqui no Brasil tem, inclusive, variações de "sotaque" ou "dialeto".
Imagine então a nível mundial!

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

Eu já convivi numa comunidade de surdos.
São pessoas muito acessíveis, solícitas, agradecidas e atenciosas.
Eles já aprendem os sinais na 1ª infância, no meio familiar, e muitas vezes nem é no padrão LIBRAS, mas numa forma rudimentar de mímica, que se consolida no desenvolvimento da criança.

Na época em que eu tive o contato bem estreito, 2001, não existia celular com tela de toque, vídeo chamada e essas facilidades.
Eles tinham muito ciúme do telefone de um modo geral, tanto o fixo, o orelhão e os celulares "tijolo".
Eu também via uma pontinha de inveja deles com as pessoas que se comunicavam por telefone. Afinal, era um aparelho inútil para um surdo.

Com a chegada dos celulares modernos, acho que isso melhorou muito.
Infelizmente, eu perdi o contato e mudei de cidade.
Nunca mais interagi com os queridos amigos daquele tempo.

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

Gabarito escreveu:
Sex, 10 Janeiro 2025 - 14:35 pm
Eles tinham muito ciúme do telefone de um modo geral, tanto o fixo, o orelhão e os celulares "tijolo".
Eu também via uma pontinha de inveja deles com as pessoas que se comunicavam por telefone. Afinal, era um aparelho inútil para um surdo.

Porém, eles têm uma enorme vantagem sobre os ouvintes.

Um dia, eu estava com alguns deles numa apresentação que se daria num palco de um auditório muito grande. E estava cheio de gente, ambiente muito barulhento.
A apresentação ainda não tinha começado e estava uma enorme balbúrdia.

Eu vi um deles se comunicando normalmente por sinais com outro amigo nosso, também surdo, que estava lá perto do palco, no meio de outras pessoas.
Nós estávamos no fundão do auditório.

Isso seria totalmente impossível para nós ouvintes, que dependemos da fala para nos comunicar. No meio do barulho, qualquer comunicação seria impossível, inaudível, incompreensível.
Mas lá estavam os dois surdos, a uma distância enorme, conversando calmamente, numa boa.
Basta um conseguir enxergar o outro e pronto! Pode conversar sem perturbação de barulho.
Só precisa ver os gestos do interlocutor, independente da distância e do barulho ao redor.

Imagem

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

Outras curiosidades.

Aparelhos como fones de ouvido e microfone são ítens meio misteriosos, fantásticos, mágicos, para eles.
Ficam maravilhados ao ver alguém usar um fone de ouvido e se entreter com isso.
E o microfone é também um aparelho especial.

Outro dia, nesse mesmo auditório que narrei o caso anterior, um deles passou por um microfone de pedestal do palco, no intervalo, e fez brincadeiras, como se estivesse falando nele.
É como se ele não entendesse direito a função do microfone, já que o som é algo desconhecido.
Estou falando de surdez profunda congênita, o caso dos meus amigos e amigas.

Foi uma experiência muito rica para mim conviver com aquela comunidade.
Eu fazia o papel de tradutor com o mundo ouvinte, em muitas situações.

JungF

Mensagem por JungF »

Gabarito escreveu:
Sex, 10 Janeiro 2025 - 14:30 pm
JungF escreveu:
Sex, 10 Janeiro 2025 - 13:50 pm

Se o Esperanto, que seria uma linguagem para todas as pessoa, não vingou, apesar dos esforços, imagine uma linguagem lateral, sem visibilidade, voltada para pessoas com limitações justamente de comunicação!

Os diversos idiomas de LIBRAS existem assim como os idiomas falados. As nações são diferentes, as culturas são diferentes, as pessoas e os círculos sociais são diferentes.

Isso não funciona como uma mesa redonda:
— Vamos combinar que todos usarão a mesma linguagem de sinais.

Claro que não é assim.

Cada estado aqui no Brasil tem, inclusive, variações de "sotaque" ou "dialeto".
Imagine então a nível mundial!
Você entendeu que não estou propondo uma linguagem universal para todos, mas, apenas para os surdo-mudo. Seria recuar nas comunicações sugerir tal tipo de linguagem para a generalidade.

Cinzu

Mensagem por Cinzu »

JungF escreveu:
Seg, 13 Janeiro 2025 - 21:27 pm
Você entendeu que não estou propondo uma linguagem universal para todos, mas, apenas para os surdo-mudo. Seria recuar nas comunicações sugerir tal tipo de linguagem para a generalidade.
Mas é exatamente a isso que Gabarito se referiu. Se nós não nos comunicamos todos em uma mesma linguagem, por que os surdos haveriam de se comunicar?

Eles estão sujeitos às mesmíssimas diferenças históricas, geográficas e culturais.

JungF

Mensagem por JungF »

Cinzu escreveu:
Seg, 13 Janeiro 2025 - 22:59 pm
JungF escreveu:
Mas é exatamente a isso que Gabarito se referiu. Se nós não nos comunicamos todos em uma mesma linguagem, por que os surdos haveriam de se comunicar?

Eles estão sujeitos às mesmíssimas diferenças históricas, geográficas e culturais.
Na verdade não estão sujeitos do mesmo modo, pois a diversificação dos idiomas tem sua origem na evolução em ambientes diferentes ao longo da história de cada povo. Por outro lado os gestos podem ser convencionados, especificamente para os deficientes e utilizados particularmente na área das Ciências, pois têm jargão próprio. Uma aproximação disso está no fato de o Inglês, com poucas restrições, ser o idioma usado internacionalmente pela Ciência.
É engraçado mas, em qualquer lugar do mundo em que alguém mostrar o dedo do meio para outro, todos sabem o que se quis dizer. :D

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

JungF escreveu:
Qui, 16 Janeiro 2025 - 09:58 am
Cinzu escreveu:
JungF escreveu:

Na verdade não estão sujeitos do mesmo modo, pois a diversificação dos idiomas tem sua origem na evolução em ambientes diferentes ao longo da história de cada povo. Por outro lado os gestos podem ser convencionados, especificamente para os deficientes e utilizados particularmente na área das Ciências, pois têm jargão próprio. Uma aproximação disso está no fato de o Inglês, com poucas restrições, ser o idioma usado internacionalmente pela Ciência.
É engraçado mas, em qualquer lugar do mundo em que alguém mostrar o dedo do meio para outro, todos sabem o que se quis dizer. :D

Você simplifica muito a comunicação e o uso de linguagem entre as pessoas, JungF.

Não existe um "comitê mundial" que decide e impõe a forma com as pessoas se comunicam.
Cada região do planeta usa a forma que já consagrou em sua comunidade. Que NÃO é igual em toda parte.

A linguagem falada e escrita sofre da mesma dificuldade que você não enxerga na linguagem de sinais.
Você acha que a linguagem de sinais é algo simples, contido, restrito, pequeno. Eu lhe aviso que NÃO É.

Sugestão: tente aprender LIBRAS e se comunicar com fluência com um surdo.
Fica o desafio.

Quando você fala em "evolução em ambientes diferentes ao longo da história de cada povo", o mesmíssimo problema TAMBÉM ocorre com a linguagem de sinais.
Por que deveria ser diferente?
Cada povo, cada cultura, cada nação tem suas características próprias.
Isso vale para sinais ou fala.

O exemplo do dedo do meio que você dá é análogo a dizer "OK" ou "banana" em qualquer país e será imediatamente entendido. Muitas outras expressões faladas também são compreendidas entre países.
Existem sinais e fonemas que são universais.

E Cinzu explicou exatamente o ponto.
Os que usam linguagem de sinais estão sujeitos às mesmíssimas diferenças históricas, geográficas e culturais.

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

De aperitivo, veja a conversa entre dois surdos e tente entender:

Um diálogo entre os surdos

youtu.be/pbd4j3zEqII

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

Perceba que eles precisam estar com as mãos livres.
A moça se apressa em segurar os objetos de cada um para a comunicação fluir melhor.

Outra coisa.
Quando um surdo "conversa" por muito tempo, ou assiste a uma palestra em LIBRAS, eles cansam a vista.

Eu me lembro de um dos amigos do passado fechando os olhos por algum tempo, durante uma palestra com tradução simultânea em LIBRAS.
Perguntei se estava tudo bem e ele me explicou que estava com os olhos ardendo e cansados pela longa exposição.
Mas não foi só por aquela palestra, já que só ela seria insuficiente para cansar os olhos. Mas houve intensa exposição de linguagem de sinais ao longo de todo aquele dia e isso, em excesso, cansa a vista.

Já nós ouvinte não temos esse problema, pois os ouvidos não cansam.

Fernando Silva
Conselheiro

Houve um forista no RV e no CC (não lembro o nome, mas foi ele que criou o fórum Realidade) que era surdo e se comunicava por Libras.
Suas postagens eram meio estranhas, imagino que influenciadas pelo modo de se expressar por gestos.

JungF

Mensagem por JungF »

Meus caros; imaginem, não como aventou Gabarito, um comitê com função específica de adaptar uma linguagem de sinais apenas para a área da Ciência, e mesmo assim, nada impositivo. No ambiente exclusivo das salas de aula, alunos e professores se entenderão melhor, até mesmo pela empatia motivada por esta situação tão particular, comparando com o que existe hoje. Acredito que, nada, neste sentido.
Felizmente, a iniciativa já implementada, deste manual de Libras dedicado às Ciências, aguarda apenas uma maior divulgação e certamente, o Governo se encarregará de seu melhor aproveitamento.

Já no tocante a uma Convenção que buscasse oferecer essa linguagem a todos os deficientes, a nível global, explorando eficientemente as possibilidades da Internet, seria questão de tempo.

Fernando Silva
Conselheiro

Fernando Silva escreveu:
Qui, 16 Janeiro 2025 - 12:50 pm
Houve um forista no RV e no CC (não lembro o nome, mas foi ele que criou o fórum Realidade) que era surdo e se comunicava por Libras.
Suas postagens eram meio estranhas, imagino que influenciadas pelo modo de se expressar por gestos.
Lembrei: era o Vito (ou Vitão).

fenrir

Mensagem por fenrir »

Gabarito escreveu:
Qui, 16 Janeiro 2025 - 10:44 am
JungF escreveu:
Qui, 16 Janeiro 2025 - 09:58 am
Cinzu escreveu:
JungF escreveu:

Você simplifica muito a comunicação e o uso de linguagem entre as pessoas, JungF.

Não existe um "comitê mundial" que decide e impõe a forma com as pessoas se comunicam.
Cada região do planeta usa a forma que já consagrou em sua comunidade. Que NÃO é igual em toda parte.

A linguagem falada e escrita sofre da mesma dificuldade que você não enxerga na linguagem de sinais.
Você acha que a linguagem de sinais é algo simples, contido, restrito, pequeno. Eu lhe aviso que NÃO É.

Sugestão: tente aprender LIBRAS e se comunicar com fluência com um surdo.
Fica o desafio.

Quando você fala em "evolução em ambientes diferentes ao longo da história de cada povo", o mesmíssimo problema TAMBÉM ocorre com a linguagem de sinais.
Por que deveria ser diferente?
Cada povo, cada cultura, cada nação tem suas características próprias.
Isso vale para sinais ou fala.

O exemplo do dedo do meio que você dá é análogo a dizer "OK" ou "banana" em qualquer país e será imediatamente entendido. Muitas outras expressões faladas também são compreendidas entre países.
Existem sinais e fonemas que são universais.

E Cinzu explicou exatamente o ponto.
Os que usam linguagem de sinais estão sujeitos às mesmíssimas diferenças históricas, geográficas e culturais.
Assim como nas linguagens faladas, nao existe (acho) uma linguagem de sinais universal.
Existe uma no Brasil, outra nos EUA e outra em .... dai em diante.

E tem essa, na Nicarágua: https://en.wikipedia.org/wiki/Nicaraguan_Sign_Language
Que tem a distinção de ter se desenvolvido sem nenhum planejamento, nem nada. Dai que o, "ISN offers a rare opportunity to study the emergence of a new language."

Essa tambem é peculiar: https://en.wikipedia.org/wiki/Kata_Kolok

Arrisco dizer que devem ter tantas quantas tem linguagens faladas...
Responder