Elon Musk - possível primeiro trilionário do mundo

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Elon Musk - possível primeiro trilionário do mundo

Agnoscetico

Mensagem por Agnoscetico »

Uns consideram Elon Musk o maior empreendedor do mundo (geralmente liberais, neoliberais e ancaps, que veneram esse cara como exemplo) que veio do zero (só se for vários zero a direita de alguma cifra milionária) e cresceu apenas por meritocracia (e blablabla); outros, um canalha, filho de um rico que explorou riquezas na África do Sul, e que deveria distribuir sua riqueza com os pobres - no geral, pessoal de esquerda com visão simplista e idealista de que basta doar comida pra pobres do mundo inteiro (sem nem se dar conta que há vários países com guerra civil política, étnica, religiosa, etc, que fariam o possível pra impedir e/ou se apropriar as doações pra ter controle sobre as pessoas).

Tirando as opiniões simplistas e extremadas, ele age como um mimado narcisista que deixou a fortuna subir a cabeça (talvez desde cedo, já que já nasceu em ambiente de riqueza ou a partir de certa idade em diante), que adorar contrariar mas não de ser contrariado. E não dá pra ignorar que muito do lucro que ele teve veio de valorização de ações e não puramente da venda de serviços e produtos.
(No tópico )

Agora foi noticiado que ele pode ser o primeiro trilionário do mundo. Se foi por meritocracia (eu tenho minhas dúvidas de que e)

Elon Musk pode ser primeiro trilionário do mundo | #SBTNewsnaTV (10/09/2024)

COMENTÁRIOS

Spoiler:

@henryoliver123-h7b
há 1 dia
"ele já nasceu rico" sim mas não pode normalizar o fato do cara conquistar tanta grana

@Diego-sy5dj
há 1 dia
Ele conquista ou os funcionários dele conquistam pra ele?

@DiegoTeixeira
há 23 horas
@Diego-sy5dj Se junta-se todos os funcionários dele, sem as ideias dele, e o risco que ele assumiu começando tudo do zero, não chegariam a lugar nenhum. Alto risco + alta capacidade + alta contribuição com a sociedade = alta recompensa.

@Diego-sy5dj
há 23 horas (editado)
@sorachan7507 Você acredita nessa lenda que bilionário começa do zero e eu sou o ignorante?

@sorachan7507
há 23 horas
@Diego-sy5dj "ele conquista ou os funcionários conquistam para ele", sem a ele não teria ideias, sem ideias não teria as empresas e sem as empresas essa gente que "conquistou para ele" nem lá estariam

@Diego-sy5dj
há 23 horas
@DiegoTeixeira q ideias? q riscos? Quando ele começou do zero? Essa falácia de riscos e de começar do zero é pura abobrinha, que, por algum motivo, as pessoas acreditam.

@Oliveiraverde
há 22 horas
​ @HIMAWARI-444 Ele comprou o Twitter, não criou o app.

@thiagoaugusto3559
há 22 horas
@henryoliver123-h7b começar do zero = Pai co-proprietário de mina de esmeralda na Africa do Sul na década de 60/70.
Confia que seu MEI (do zero) vai render igual

@DionisoBaco.
há 21 horas
@SouDeDireita.
E ter um pai com minas de esmeralda é o quê?

@thiagoaugusto3559
há 21 horas
@SouDeDireita. Não. Nasceu pé rapado igual vc. Seu pai foi dono de mina de esmeraldo, vendedor de avião e vereador também?

@shanksrt
há 11 horas
@Diego-sy5dj Paypal ai, com 12 anos ele ja tinha vendido seu primeiro jogo, continua desmerecendo fracassado frustrado

@Diego-sy5dj
há 3 horas
@shanksrt Eu não estou desmerecendo ninguém :) só disse os fatos. Mas se vc acredita na história do bilionário que veio de baixo aí n é problema meu. Cada um acredita no q quiser.

@LeoRottava
há 1 dia
Sério que o repórter tem a dizer sobre a fortuna que o cara construiu é "má distribuição de renda"? Por favor que decadência

@alexedelweiss3267
há 1 dia
Tem varios funcionários da Tesla e da SpaceX que entraram logo no começo das empresas e que hoje são milionários por conta da valorização da cota de ações que receberam naquela época. Mas quem garante igualdade de distribuição de renda é o governo....

@alexedelweiss3267
há 1 dia
Tem varios funcionários da Tesla e da SpaceX que entraram logo no começo das empresas e que hoje são milionários por conta da valorização da cota de ações que receberam naquela época. Mas quem garante igualdade de distribuição de renda é o governo....

@flaviobello2056
há 1 dia
Ele está ficando trilhonario trabalhando. E o caso aqui não de má distribuição de renda e sim de meritocracia.

@user-rt8pe7fg4i
há 1 dia
Se é meritocracia pq ele pediu proteção do governo contra as empresas chinesas de carros elétricos?

@DionisoBaco.
há 1 dia
Então é só você se esforçar muito que vai focar trilionário também?
Sei não hein.

@maxjunior9806
há 23 horas
Esse camarada deveria ganhar o Prêmio Nobel pela evolução que fez.

@Gabriel_de_Paula
há 1 dia (editado)
Que evolução o que? Os verdadeiros cientistas que estão nas empresas deles é quem mereciam esse tipo de comentário, não um bilionário que ta enchendo o r@bo de dinheiro.

Essa viagem aqui foi forte: "Capitalismo encarnado"

@Folleninluv
há 1 dia
Não é toa as frustrações de Moraes. já pensou um esquerdista ter que engolir um cara que é o Capitalismo encarnado. Kkkkkkkkkk

@michaelmartins2272
há 1 dia
Não vamos esquecer q na china não entra o X, e musk ama o governo chinês, na índia Austrália,e outros países ele acatou os governos.

@moisesgomes455
há 1 dia
Pobre puxando saco do Elomosk kkkk gados demais

@Folleninluv
há 1 dia
@moisesgomes455 mesmo nível de quem puxa saco do excelentíssimo ministro, com seus subsídios altíssimos. O Xandão ganha mais de 27 salários mínimos por mês e os pobres puxando o saco kkkkkkkkk sujo falando do mal lavado, gado falando do gado. Kkkkk

@moisesgomes455
há 1 dia
@Folleninluv em qual momento falei do xadao? Gado kkkk mds
Isso ia ser uma desgraça!

@hacka9691
há 1 dia
Poderia comprar o youtube e a Google e colocar aquele careca de joelhos!

Que povo ama Musk, os idólatras? Como se povo fosse algo homogêneo em que todo mundo pensa igual. POr mim nem Moares, nem Musk, nem Lula, nem Bolsonaro. Mas bilionário que pensa pode fazer o que der na cabeça e ficar impune, que se lixe!

@alguem9701
há 1 dia (editado)
@hacka9691 o povo ama o elon musk. e odeia aquele c.... melhor não terminar. vai que o grande irmão esteja me assistindo.ksksk

Fico pensando se esse sonho virasse pesadelo, ele permitisse liberdade de expressão irrestrita, besteiras nazistas, pseudociência, pseudo-história, etc - que o Youtube permite alguns desses casos, e até com propagandas de "Brasil paralerdos" passando até em canais que são anti-reaça e anti-conserva; como Musk, talvez piorasse, baseado no comportamento dele até agora.

@Douglas_Rapofc
há 1 dia
Seria o meu sonho dos sonhos,se isso acontecesse.

youtu.be/b2MlSckLp_w

Re: Elon Musk - possível primeiro trilionário do mundo

Agnoscetico

Nesse vídeo, o cara do canal "Quadrinhos da sarjeta", que entre outras, ele comenta com crítica sobre o mito do gênio, citando Musk como exemplo:

Homer Simpson, Cadeirada e a política brasileira

TRANSCRIÇÃO
Spoiler:
Oi link gênios existem ou são produtos
sociais não não não o que a gente
costuma chamar de gênio é uma construção
que inclusive estudado historicamente né
a ideia de gênio como a gente entende é
um conceito moderno já começa a surgir
ali no Renascimento Mas vai ser ali pelo
século X que começa a se consolidar
século X7 x começa a se consolidar isso
que a gente chama de gênio né E Daí
depende também o conceito tu tem
diferentes autores querendo conceituar o
que que seria um gênio aí tu pega os
movimentos artísticos eles também o que
que é um gênio pro ROM o que que é um
gênio pro classicismo também vai mudar
mas assim no geral o que se chama de
gênio é aquele que detém algum tipo de
excepcionalidade perante os outros né
uma coisa assim só que assim essa
excepcionalidade ela diz muito sobre a
sociedade né sobre o que que a gente
considera como excepcional cabe comentar
que por ex vamos pegar um exemplo doido
né estamos chutando não tem como saber
mas é bem possível é bem possível que
nos tempos muito antigos quando nascia
por exemplo alguém que era autista né
que tinha um por exemplo um autista não
verbal pessoa não conseguia nem falar
mas era muito boa com cálculos ou coisas
do tipo elas poderia ser considerada um
gênio tá entendendo dentro de um certo
contexto hoje a gente tem o maior
cuidado Mas vai lá 10 100 Anos Atrás uma
pessoa com esse mesmo com esse mesmo
transtorno ela provavelmente seria
chamada somente de [ __ ] tá
entendendo ela não seria considerado um
Gênio ela seria considerado alguém
inútil na sociedade desinteressante
Então tá entendendo a excepcionalidade
ela é muito condizente com aquilo que
aquela sociedade naquele momento entende
como excepcional então Claro vão nascer
indivíduos que às vezes são muito hábeis
são muito bons Em certas coisas de certa
maneira pode ver o culto que se tem em
cima de bilionários né a a puxação de
saco a LAMB Sama da da da veia azul do
elow musk que tem na internet até mesmo
de divulgador científico que eu fico
estarrecido essa LAMB Sama de saco ela
diz muito sobre também o que que é
excepcionalidade numa sociedade
capitalista é ser rico ser bilionário e
o hom musk construiu um mito em cima
dele que é fake mas muita gente compra
de que a a fortuna dele é reflexo de ele
ser um cara muito inteligente ele ser um
cara muito sábio de ele ser um gênio só
que percebo essa elaboração do hom musk
genial é muito mais uma admiração
perante o fato de ele ser alguém muito
rico numa sociedade que valoriza a
riqueza do que qualquer outra coisa tá
ligado Então o mito do gênio ele é muito
ele diz menos sobre o indivíduo em
questão que você tá chamando de genial e
diz mais sobre a sociedade que
identifica aquele gênio mito do gênio da
garagem é pois é é que nem sabe uma
coisa isso para quem é do cinema isso é
um papo velho
até por exemplo vocês vão
pegar qualquer textinho bobo inclusive
uns textinhos produzido em chat GPT da
vida aí você pergunta assim quem é que
inventou o cinema aí vai tá lá ah os
irmãos lumier em
1895 criaram o cinematógrafo e eles
criaram cinema primeiro tinha uma série
de outras tecnologias que já estavam
surgindo antes tá então assim o
cinematógrafo foi mais uma sim de fato
foi a excelência E aí conv foi uma
tecnologia que daí se consolidou para
surgir o que a gente chama de cinema Só
que tem um detalhe do jeito que é
contado parece que os irmãos do Mier
eram cientistas de fundo de garagem cara
os irmãos do Mier eram simplesmente os
maiores donos de papel fotográfico da
Europa não por acaso uma das primeiras
filmagens feitas pelo cinematógrafo foi
feito dos Operários saindo da fábrica
deles e é uma galera cara é uma galera é
muita gente outra coisa também que se
discute essa parte eu tô mais
desatualizada tem que ir atrás para
voltar a estudar mas a patente do
cinematógrafo foi comprada também ou
seja outro cara já tinha basicamente
criado do jeito que foi Talvez os irmãos
lumar por terem verba terem grana
colocaram mais gente ali no meio para
aperfeiçoar né alguns Engenheiros deles
ali mas enfim tá entendendo E aí o
pessoal não porque os irmãos lumier
criaram o cinema e não sei o que sabe é
é [ __ ] isso cara é [ __ ] esse esse tipo
de visão assim é uma essa ideia de
excepcionalidade que é tosca tá ligado
[ __ ] um do exemplo anterior até o Elon
musk que é mais grotesco é o Steve Jobs
né cara [ __ ] a galera trata o cara como
uma espécie de Guru o cara é um gênio o
cara vem de celular irmão o cara vem de
celular vai na loja que vem vende
capinha de de da Hello Kit pro teu
celular e trata também a menina que at
de lá de gênia [ __ ] ah o Steve Jobs um
gênio [ __ ] o cara vende um um troço que
é só cinco vezes mais caro que o resto
com uma maçã mordida tá [ __ ] que pariu
pu saco de Apple ó deixa eu falar um
negócio para vocês deixa eu fazer uma
recomendação sério recomendação sincera
não tô sendo pago não é público [ __ ]
nenhuma alguns de vocês certas pessoas
certas pessoas aqui recomendaram que eu
fosse assistir a última temporada do
Simpsons que que estavam me dizendo que
os que que estava voltando assim a que
essa última temporada tinha conseguido
resgatar em alguma dose o espírito das
primeiras temporadas aí eu fui assistir
e eu quero dizer o seguinte Muito
obrigado pela sugestão gente essa última
temporada do simples eu nem sei qual é
3ª qual quinta é muito boa tá é muito
boa o primeiro episódio dessa última
temporada é o Homer virando um miliciano
eu vou fazer um short vídeo disso cara É
muito bom cara o Homer virando miliciano
é um retrato do que tá acontecendo nos
Estados Unidos que aconteceu no Brasil é
um [ __ ] de um episódio depois vem o
episódio da da marg tendo problema com
os filhos crescendo e eles fazem uma
brincadeira com os sonhos dela é genial
cara é genial assim eu não vi a
temporada inteira acho que a gente viu
até os os cinco primeiros episódios o um
e o dois me marcaram bastante achei
muito bom

(...)

youtu.be/s7151ri9JX0

Fernando Silva
Conselheiro

Mensagem por Fernando Silva »

Deixando de lado a discussão sobre mérito ou genialidade, o fato é que ele criou empresas que hoje nos facilitam a vida, portanto ainda bem que, apesar dos defeitos, existe gente como ele.

Cinzu

Mensagem por Cinzu »

Musk pode ter os seus podres, assim como a maioria dos grandes bilionários também possuem. Mas não dá para negar que ninguém chega no topo da riqueza sem saber jogar muito bem o jogo de poder do capitalismo. Existe sim genialidade e astúcia nele.

Agnoscetico

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 21 Setembro 2024 - 09:02 am
Deixando de lado a discussão sobre mérito ou genialidade, o fato é que ele criou empresas que hoje nos facilitam a vida, portanto ainda bem que, apesar dos defeitos, existe gente como ele.
Isso é o que dizem uns. Mas, muitos desses magnatas quando notam concorrentes que ameaçam o monopólio ou hegemonia deles, são capazes de tentar se unir ao ou pressionar o estado, fazendo lobby, etc, pra querer barrar a concorrência.

E sobre questão do mérito e genialidade, se não fosse pelos projetistas, inventores, etc, ele seria só um cara com muita grana mas sem ter produzido as coisas, enquanto muitos inventores e projetistas costumam ficar ou ser tratados. por idólatras de magnatas, como meros operários sem nem serem citados ou receber créditos.

E ainda tem casos em que esses magnatas compram patentes de medicamentos e põem preços nas alturas. Não sei se Musk fez algo assim, mas, teve um caso, por exemplo, dum Martin Shkreli, que aumentou preço dum medicamento que era vital pra pra muita gente. Imagina se Musk decide fazer algo parecido? Só se quebrasse a patente, mas aí ia ter problema de direitos de propriedade intelectual, etc,
Spoiler:

Entenda por que Martin Shkreli é o homem mais odiado da internet [vídeo]

https://www.tecmundo.com.br/polemica/96 ... -video.htm

No começo de 2016, um homem chamado Martin Shkreli, ex-CEO da Turing Pharmaceuticals, comprou, por 55 milhões de dólares, os direitos de exploração do remédio Daraprim — um dos mais utilizados no tratamento da AIDS.

Após realizar esse movimento, o empresário (que é dono do Team Imagine, equipe famosa de League of Legends) resolveu subir o preço do produto — da noite para o dia — em mais de 5.000%, passando do valor de US$ 13,50 para US$ 750 (número este considerado para um único comprimido).

Isso gerou uma grande revolta na internet, já que se tratava de uma decisão absurda que afetaria milhares de pessoas ao redor do mundo que compravam o remédio.

Depois de toda a polêmica, a Turing Pharmaceuticals resolveu dar um “desconto” de 50% para grandes hospitais, de modo que ele passaria a custar US$ 325. Estamos falando de uma única pílula de 25 mg (os pacientes geralmente precisam tomar o remédio por no mínimo uma semana, sendo recomendado o consumo de duas ou três pílulas por dia).

Ainda em novembro do ano passado, antes de ser preso, Shkreli deu uma declaração de que reduziria o preço do remédio em 10% para os consumidores, ou seja, passando de 750 dólares para 675 dólares. Contudo, um mês após essa notícia, o sujeito comentou publicamente que ele fez errado, pois, veja bem, ele acredita que deveria ter aumentado ainda mais os preços do Daraprim.

E qual seria o motivo de toda essa sacanagem (que ele pode repetir em breve com um remédio para a Doença de Chagas) com as pessoas que necessitam do tratamento? Em todas as ocasiões, Martin Shkreli sempre comentou que seria a questão do lucro. "Precisamos ter lucro com essa droga. Antes, as empresas estavam quase entregando gratuitamente", disse o CEO em entrevista ao Bloomberg.

Esta semana, Shkreli retorna aos holofotes, agora falando diretamente no congresso e mostrando por que ele é o homem mais odiado da internet (e talvez do mundo). Em vídeo publicado no Facebook, ele se recusa a responder as perguntas e simplesmente ri na cara dos políticos, mostrando seu lado insensível. Confira a transcrição dos diálogos:

Representante Jason Chaffetz: “O que você diria para uma mulher doente, velha, que talvez tenha AIDS, sem renda, que precisa de Daraprim para sobreviver? O que você diria pra ela quando ela tem que fazer aquela escolha?”.

Martin Shkreli: “Seguindo o conselho do meu advogado, eu invoco meu privilégio da quinta emenda contra a autoincriminação e respeitosamente me recuso a responder a questão”.

Chaffetz: “Você acha que fez algo de errado?”.

Shkreli repete a mesma resposta padronizada.

Representante Trey Gowdy: “Sabe, você pode responder algumas questões. Esta não te incriminava. Só quero ter certeza que você entende que você é bem-vindo para responder as questões e nem todas as suas respostas vão te levar a incriminação. Você entende isso?”.

Shkreli: “Eu prefiro seguir o conselho do meu advogado, não o seu.”

Representante Elijah Cummings: “Eu quero te perguntar, não, eu quero litigar que você use qualquer influência que tem sobre sua antiga companhia para forçá-los a baixar o preço dessas drogas.”

Shkreli apenas sorri e finge que não está ouvindo.

Cummings: “Você pode desviar o olhar se quiser, mas eu desejo que você possa ver os rostos das pessoas que não podem conseguir as drogas que precisam.”

Cummings: “Certo ou errado, você é visto como o cara mau da indústria farmacêutica, você tem um holofote e tem uma plataforma. Você poderia usar essa atenção para limpar essa imagem, consertar seus erros e para se tornar um dos mais efetivos defensores dos pacientes no país. E um que poderia fazer uma grande diferença na vida de tantas pessoas”.

Shkreli continua sorrindo como se o assunto não fosse com ele.

A sessão começou sem respostas e terminou da mesma forma. Aparentemente, Shkreli não mudou, e a vida de milhares de pessoas continuará em risco com as atitudes egoístas — apesar de permitidas pela constituição americana — do homem que deve continuar como um dos mais odiados do mundo.

Fernando Silva
Conselheiro

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Dom, 22 Setembro 2024 - 01:19 am
E sobre questão do mérito e genialidade, se não fosse pelos projetistas, inventores, etc, ele seria só um cara com muita grana mas sem ter produzido as coisas, enquanto muitos inventores e projetistas costumam ficar ou ser tratados. por idólatras de magnatas, como meros operários sem nem serem citados ou receber créditos.
No passado, ainda havia muita coisa simples para ser desenvolvida na garagem, com poucos recursos, mas, hoje em dia, sem o apoio de investidores como Musk, os projetistas e inventores ficariam apenas na intenção.
Responder