Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas, no início do século 20, descreveu aspectos clínicos, epidemiológicos, parasitológicos, anátomo-patológicos e políticos da tripanossomíase americana, mais tarde conhecida como a doença de Chagas. É uma enfermidade que atinge praticamente toda a América Latina.
Segundo reportagem de Marília Coutinho para a Folha de São Paulo (publicada em 07 de fevereiro de 1999), Carlos Chagas foi indicado ao Prêmio Nobel de Medicina em quatro ocasiões. As indicações foram confirmadas pelo Secretário da Comissão Nobel para Fisiologia e Medicina do Instituto Karolinska (Suécia), Nils Ringertz. A primeira indicação oficial foi feita em 1913 e a segunda em 1920. As outras duas teriam sido informais. Após a segunda indicação, de acordo com o historiador argentino Sierra Iglesias, a academia sueca consultou órgãos brasileiros para fins de avaliação sobre as condições de pesquisa de Chagas. Tais instituições brasileiras teriam desaconselhado qualquer premiação. Chegaram a acontecer acusações formais contra o pesquisador, nas quais se afirmava que a suposta doença descoberta não era consistente, que não tinha relevância epidemiológica e que a descoberta era na verdade de Oswaldo Cruz.
Havia acirradas disputas de caráter político entre Carlos Chagas e pessoas politicamente influentes, como Afrânio Peixoto. A inveja de inimigos de Chagas não apenas impediu a outorga do prêmio máximo em ciência a um eminente e original pesquisador brasileiro, como também interrompeu as análises para fins de diagnóstico da doença em hospitais brasileiros. Mais um exemplo claro de decisão política mesquinha que foi responsável pela morte de homens, mulheres e crianças em nosso país. Mas isso não é tudo. Parte da inveja que Afrânio Peixoto e seguidores sentiam derivava do desgosto deles com relação à política meritocrática que Chagas adotava no Departamento de Saúde Pública, que dirigiu a convite do Governo Federal.
A Alemanha, país que definitivamente não precisa se preocupar com enfermidades tropicais, conferiu o Prêmio Schaudinn a Carlos Chagas, entregue pelo Instituto de Doenças Tropicais de Hamburgo. Aparentemente temos algo a aprender com os alemães.
Após a morte de Carlos Chagas, a verdade foi restabelecida em nossas terras e hoje seu trabalho é celebrado pelo mundo inteiro.
Fonte: https://adonaisantanna.blogspot.com/201 ... leiro.html
Peter Medawar: o brasileiro ganhador do Nobel de Medicina em 1960, mas que supostamente perdeu a cidadania brasileira por não prestar o serviço militar nos anos 1930.
Peter Brian Medawar, nascido em Petrópolis em 1915, ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1960 por suas pesquisas sobre o sistema imunológico e rejeição de tecidos. Embora tenha nascido no Brasil, Medawar é frequentemente visto como britânico devido a um possível problema com o serviço militar obrigatório nos anos 1930. Após se mudar para a Inglaterra para estudar, seu pai tentou evitar que ele fosse obrigado a retornar ao Brasil para o alistamento militar. Medawar pode ter perdido sua cidadania brasileira devido a essa questão.
Em entrevistas à imprensa, alguns familiares do Nobel disseram que ele renunciou voluntariamente à cidadania brasileira, pois estava estudando em Oxford e não desejava retornar ao país por causa das obrigações militares.
Medawar morreu no dia 2 de outubro de 1987, aos 72 anos, em Londres.
Matéria Completa: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4n69eej5ydo
César Lattes: o brasileiro que foi indicado 7 vezes ao Nobel
Cesare Mansueto Giulio Lattes publicou em 1947, em parceria com Giuseppe Occhialini e Cecil Powell, artigo na revista britânica Nature, no qual descrevem como demonstraram experimentalmente que a estrutura do átomo envolvia a existência de mais partículas do que apenas prótons, elétrons e nêutrons, algo que já era antecipado por físicos teóricos. A descoberta de uma inédita partícula elementar, chamada de méson pi, abriu uma nova era para a física de partículas. E isso foi realizado graças a uma série de ideias e iniciativas engenhosas de Lattes, envolvendo o uso de nova tecnologia para a confecção de chapas fotográficas destinadas à detecção de raios cósmicos nos Andes bolivianos. Físicos da Universidade da Califórnia, em Berkeley, tentaram reproduzir os resultados de Lattes em um acelerador de partículas, mas sem sucesso. Lattes, em 1948, para surpresa de todos, conseguiu realizar a experiência no mesmo laboratório. Esses dois resultados espantosos agitaram a comunidade de físicos do mundo inteiro.
Embora Lattes tenha sido o principal pesquisador e primeiro autor do histórico artigo da Nature, descrevendo o méson pi, Cecil Powell foi o único agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 1950, pelo seu desenvolvimento de um método fotográfico de estudo dos processos nucleares e sua descoberta que levou ao descobrimento dos mésons. A razão para esta aparente negligência é a política do Comitê do Nobel, que até 1960 era de premiar somente o líder do grupo de pesquisa.
Apesar disso, Lattes foi indicado outras 6 vezes para o Prêmio Nobel, na década de 1950. Pesquisadores brasileiros buscam, até hoje, entender por que nenhum dos prêmios foi para Lattes.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/César_Lattes
Quantas vezes os senhores já ouviram falar dessas figuras nas mídias ou redes sociais?
Em contrapartida, o Brasil tem 5 copas do mundo e Pelé foi agraciado com 7 bolas de ouro honorárias pela Fifa. A indignação dos brasileiros, claro, é o fato do Brasil não mais se destacar no futebol como antes.