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Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.
Eu aprendi com @nntaleb nunca iniciar um negócio que tenha um nicho óbvio e vazio – porque isso significa que outras pessoas tentaram e falharam. Se você iniciar um negócio não óbvio, pelo menos haverá uma chance de sucesso. E se tiver sucesso, você será o primeiro.
Não é uma regra absoluta porque pode ser que quem tentou antes fez algo errado.
Ou então ainda não era a época certa.
A exemplo dos carros elétricos.
Por volta da década de 1980 a Gurgel tentou fabricar carros elétricos aqui no Brasil e não deu certo.
Na época não tinha infraestrutura para viabilizá-los de forma eficiente, e a tecnologia das baterias era muito inferior às atuais.
Eu aprendi com @nntaleb nunca iniciar um negócio que tenha um nicho óbvio e vazio – porque isso significa que outras pessoas tentaram e falharam. Se você iniciar um negócio não óbvio, pelo menos haverá uma chance de sucesso. E se tiver sucesso, você será o primeiro.
Se ninguém está fazendo aquilo, é sinal de que não há mercado, não há interesse.
Não é uma regra absoluta porque pode ser que quem tentou antes fez algo errado.
Ou então ainda não era a época certa.
Se "ainda não era a época certa", então era um negócio pelo qual não valeria a pena arriscar o dinheiro.
E se “quem tentou antes fez algo errado”, então como saber realmente que ele fez algo errado? Lembremos da ilusão do viés retrospectivo - quando analisamos uma situação retrospectivamente acreditamos que podemos ver facilmente os sinais e os eventos que conduzem a determinado resultado. "Um erro não é algo que se determina depois do fato, mas à luz das informações que se tinha até então. " (Nassim Taleb). E por que seria prudente alguém arriscar dinheiro pensando que será um caso excepcionalíssimo e pioneiro num local onde todos falharam previamente?
Eu aprendi com @nntaleb nunca iniciar um negócio que tenha um nicho óbvio e vazio – porque isso significa que outras pessoas tentaram e falharam. Se você iniciar um negócio não óbvio, pelo menos haverá uma chance de sucesso. E se tiver sucesso, você será o primeiro.
Se ninguém está fazendo aquilo, é sinal de que não há mercado, não há interesse.
Não é uma regra absoluta porque pode ser que quem tentou antes fez algo errado.
Ou então ainda não era a época certa.
Se "ainda não era a época certa", então era um negócio pelo qual não valeria a pena arriscar o dinheiro.
E se “quem tentou antes fez algo errado”, então como saber realmente que ele fez algo errado? Lembremos da ilusão do viés retrospectivo - quando analisamos uma situação retrospectivamente acreditamos que podemos ver facilmente os sinais e os eventos que conduzem a determinado resultado. "Um erro não é algo que se determina depois do fato, mas à luz das informações que se tinha até então. " (Nassim Taleb). E por que seria prudente alguém arriscar dinheiro pensando que será um caso excepcionalíssimo e pioneiro num local onde todos falharam previamente?
Todo novo negócio é uma aposta. Pode dar certo ou errado independente de outros terem se dado bem ou mal antes.
Às vezes, uma nova ideia é rejeitada porque as pessoas não estão acostumadas com aquilo, mas dá certo quando alguém tenta depois porque, nesse meio tempo, o conceito foi discutido, analisado e já não parece tão estranho.
Segundo Hannah Arendt em "As origens do totalitarismo", mentir o tempo todo não tem o objetivo de enganar o povo e convencê-lo de uma mentira, mas garantir que ninguém mais acredite em nada e se torne incapaz de distinguir entre o certo e o errado e de ter opiniões.
Isto deixa o povo, sem perceber ou querer, totalmente sujeito aos tiranos, que então poderão fazer o que quiserem.
Eu aprendi com @nntaleb nunca iniciar um negócio que tenha um nicho óbvio e vazio – porque isso significa que outras pessoas tentaram e falharam. Se você iniciar um negócio não óbvio, pelo menos haverá uma chance de sucesso. E se tiver sucesso, você será o primeiro.
Se ninguém está fazendo aquilo, é sinal de que não há mercado, não há interesse.
Não é uma regra absoluta porque pode ser que quem tentou antes fez algo errado.
Ou então ainda não era a época certa.
Se "ainda não era a época certa", então era um negócio pelo qual não valeria a pena arriscar o dinheiro.
E se “quem tentou antes fez algo errado”, então como saber realmente que ele fez algo errado? Lembremos da ilusão do viés retrospectivo - quando analisamos uma situação retrospectivamente acreditamos que podemos ver facilmente os sinais e os eventos que conduzem a determinado resultado. "Um erro não é algo que se determina depois do fato, mas à luz das informações que se tinha até então. " (Nassim Taleb). E por que seria prudente alguém arriscar dinheiro pensando que será um caso excepcionalíssimo e pioneiro num local onde todos falharam previamente?
Todo novo negócio é uma aposta. Pode dar certo ou errado independente de outros terem se dado bem ou mal antes.
Às vezes, uma nova ideia é rejeitada porque as pessoas não estão acostumadas com aquilo, mas dá certo quando alguém tenta depois porque, nesse meio tempo, o conceito foi discutido, analisado e já não parece tão estranho.
Em suma, não há garantia de sucesso.
Todo novo negócio é aposta, mas algumas apostas tem mais certeza de insucesso do que outras. Compare: “Serei pioneiro num local onde muitos e todos falharam previamente” com “Serei pioneiro num nicho não óbvio onde ninguém pensou em entrar no mesmo”. Na primeira estratégia, temos as probabilidades apontando desfavoravelmente. Na segunda estratégia, temos incerteza, o que incluiu incerteza de sucesso e de fracasso.
Em cidades grande é mais fácil abrir um negócio de nicho porque como a densidade populacional é maior, é mais fácil que uma ideia de nicho tenha clientes suficientes para sustentar. Se abrir um clube de tênis na cidade de Sebastião Laranjeiras, terá no máximo 10 clientes por semana, enquanto uma capital tem cliente o tempo todo.
O exemplo principal é São Paulo, onde tem todo tipo de mercado. Pode encontrar todo tipo de culinária, de cazaquistanesa a angolana, além de show de música, de havaiana a estoniana. Tem até mercado de vinil.
A renda baixa de uma região é outro fator que pode reprimir a demanda.
Em cidades grande é mais fácil abrir um negócio de nicho porque como a densidade populacional é maior, é mais fácil que uma ideia de nicho tenha clientes suficientes para sustentar. Se abrir um clube de tênis na cidade de Sebastião Laranjeiras, terá no máximo 10 clientes por semana, enquanto uma capital tem cliente o tempo todo.
Por outro lado, a concorrência também é maior.
Às vezes, iniciar um negócio de nicho em cidades menores pode vir a ser um bom negócio devido ao fator ineditismo. Enquanto que na cidade grande provavelmente já existirão outros com a mesma ideia, em uma cidade menor aquele negócio pode ser visto como novidade.