Sistema de Votação Eleitoral da Austrália

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Sistema de Votação Eleitoral da Austrália

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1468
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

A Austrália é um dos 19 países de 166 democracias eleitorais onde o voto é obrigatório e apenas um dos nove que o aplicam.

Para as eleições na Câmara dos Representantes, Austrália implementa “votação preferencial”, o que significa que os eleitores classificam seus candidatos em ordem de preferência em uma forma de votação por escolha por classificação.

Se ninguém ganhar a maioria dos votos lançados, o candidato com o menor número de votos de primeira escolha é eliminado e os votos de seus apoiadores são redistribuídos de acordo com as segundas escolhas desses eleitores. Este processo de eliminação de candidatos e redistribuição dos apoiadores desses candidatos continua até que um candidato tenha a maioria.

Imagem

Cédulas da Câmara dos Deputados
A ordem dos candidatos na cédula eleitoral para cada divisão eleitoral é determinada por um sorteio aleatório realizado no escritório do Oficial de Retorno Divisional imediatamente após a declaração das nomeações. As cédulas da Câmara dos Deputados são verdes.

Como preencher uma cédula eleitoral
Para votar em um Membro da Câmara dos Deputados, você deve escrever o número '1' na caixa ao lado do candidato que é sua primeira escolha e os números '2', '3' e assim por diante nas outras caixas, até que todas as caixas estejam numeradas, de acordo com a ordem de sua preferência.

As cédulas eleitorais devem ser marcadas de acordo com as regras de votação para não se tornarem votos informais. As cédulas não podem ser contadas se forem informais.

Os funcionários eleitorais no local de votação estão disponíveis para ajudar os eleitores a preencherem suas cédulas. Se você cometer um erro em uma cédula, pode devolvê-la ao funcionário eleitoral que a emitiu e receber uma nova.


Cédula da Câmara dos Deputados

Votos formais

Para fazer um voto formal em uma cédula da Câmara dos Deputados, você precisa numerar todas as caixas com uma série de números consecutivos de acordo com sua preferência. Você deve:
Escrever o número '1' na caixa ao lado do candidato que é sua primeira escolha.
Escrever o número '2' na caixa ao lado do candidato que é sua segunda escolha.
Escrever o número '3' na caixa ao lado do candidato que é sua terceira escolha, e assim por diante até que todas as caixas estejam numeradas.

Votos informais
Uma cédula informal é aquela que foi preenchida incorretamente ou não foi preenchida. Votos informais não são contados para nenhum candidato, mas são separados.

Uma cédula da Câmara dos Deputados é considerada informal se:
- Estiver em branco ou não marcada.
- Não indicar a primeira preferência do eleitor para um candidato e uma ordem de preferência para todos os candidatos restantes.
- Houver marcações de tique ou cruz.
- Tiver alguma escrita que identifique o eleitor.
- Um número for repetido.
- A intenção do eleitor não estiver clara.
- Não tiver sido autenticada de forma apropriada.
Nota: Se uma cédula da Câmara dos Deputados tiver todas as caixas numeradas consecutivamente, exceto uma, então considera-se que a caixa não marcada constitui a última preferência e a cédula será formal.

Texto adaptado de: https://www.aec.gov.au/Voting/How_to_Vo ... ng_HOR.htm

Re: Sistema de Votação Eleitoral da Austrália

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 3229
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O sistema australiano tem alguns problemas, além do voto obrigatório. Ele define distritos variantes que elegem apenas um deputado. O problema ocorre nos EUA também.

O primeiro problema é o gerrymandering, em que os distritos são redivididos periodicamente e os corruptos tentam agrupar de forma a dispersar eleitores de um partido e agrupar os de outro, favorecendo assim um partido específico.

Outro problema é que ao eleger somente 1 deputado por distrito, a maior parte do eleitorado fica sem representação na câmara. Quando um distrito elege 5 candidatos, um partido com 20% dos votos consegue ser eleito. Quando é apenas 1, nos EUA só o partido mais votado (mesmo sendo 20% numa distribuição pulverizada). A Austrália dá uma melhorada nisso com o voto preferencial, mas ainda não é um sistema proporcional representativo. Claro que eleger mais de 10 por distrito, como ocorre no Brasil, também é muito ruim por causa do tamanho grande dos estados e da distância entre eleitor e inumeráveis candidatos.

Re: Sistema de Votação Eleitoral da Austrália

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 3229
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Cinzu escreveu:
Sáb, 24 Agosto 2024 - 20:16 pm
Outras alternativas seria variantes parecidas com o sistema de votação eleitoral da Austrália, que descarta os candidatos com as maiores rejeições: .
Esse sistema se chama IRV. Ele não acaba com a polarização, porque os dois mais votados ainda serão os extremos. Parecendo com Lei de Duverger. O método de Condorcet também recebe votos como ranking, mas conta de forma diferente tentando achar um equilíbrio.
Responder