Os implacáveis neutrinos exigem: que se encontre uma Nova Fisica

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Os implacáveis neutrinos exigem: que se encontre uma Nova Fisica

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

;)
Apesar da "pretensa :D " confirmação da teoria de Higgs em 2012 (com a detecção do pretenso boson de Higgs :D que nada tem a ver com a massa das partículas), a ficha já caiu para os físicos de partículas. Eles confessam que o Modelo Padrão é insatisfatório, pois muitas de suas previsões tem falhado, e que é inevitável que se descubra o que falta nele. Por isso, muitos físicos, se defrontando com essas falhas do Modelo Padrão, tem enfatizado a necessidade de se procurar por uma Nova Física.

Agora há físicos que supõem que, se decifrarem o mistério do misterioso comportamento dos neutrinos, eles poderão obter pistas que os levem ao descobrimento dessa Nova Física.

Vejam o que dizem os físicos que conduzem experiencias no Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE):
Unraveling the neutrino's mysteries at the Deep Underground Neutrino Experiment
https://phys.org/news/2023-01-unravelin ... round.html

================================================ Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE) =======================================================
O comportamento dos neutrinos, se medido com precisão, pode conter a evidência de como nós – e nossos corpos, edifícios, planetas e estrelas, todos feitos de matéria – conseguimos existir desde o Big Bang. “Há certas coisas que o modelo padrão não explica, como por que há mais matéria do que antimatéria no universo”, disse Huber, professor do Departamento de Física e membro do corpo docente de Roger Moore e Mojdeh Khatam-Moore na Virginia Tech. "Mas nunca encontramos os ingredientes que fazem esses fatos conhecidos fora do modelo padrão realmente funcionarem. Se houver uma grande contribuição da nova física, ela só pode realmente se manifestar em neutrinos."

Para descobrir o que os neutrinos estão fazendo, os físicos precisarão dispará-los do feixe mais poderoso já feito em um detector de partículas distante, massivo, subterrâneo e meticulosamente preciso. Mais de mil cientistas se uniram para criar esse tipo de experimento em um projeto de décadas chamado Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE), organizado pelo Fermi National Accelerator Laboratory, ou Fermilab, do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Na última década e na preparação para o desenvolvimento do DUNE, Huber colaborou com o físico experimental Camillo Mariani no Centro de Física de Neutrinos da Virginia Tech, onde eles procuraram maneiras de alcançar a precisão sem precedentes que um experimento como o DUNE precisará para medir o comportamento dos neutrinos e descubra a "nova física" buscada pelo campo.
=================================================================================================================================================

Esta busca com certeza será infrutífera.
Primeiro porque os físicos de partículas não tem a mínima noção de como é a estrutura dos neutrinos, assim como também não sabem por que os neutrinos, apesar de terem massa, podem se deslocar com a velocidade da luz, já que isto viola a Relatividade Especial de Einstein.

Mas há ainda um outro empecilho, pois os físicos estão muito longe de conseguirem encontrar novos princípios através dos quais eles possam montar o arcabouço dessa Nova Física, a qual eles sabem ser indispensável para que se consiga descobrir todos os segredos da Natureza.

Basicamente, esse empecilho é causado por três deficiências das teorias atuais, as quais entretanto os físicos nem desconfiam de que existam.
Elas três deficiências são:

1- Deficiência 1: Os físicos não tem nem uma estrutura atomística para o campo elétrico. Esta é uma deficiência grave. Pois, conforme enfatizou Wolfgang Pauli em seu discurso quando recebeu o Premio Nobel, é imprescindível que essa estrutura atomística seja descoberta.
E Pauli tinha razão.
Mas que impediu os físicos de tentarem descobrir a estrutura dessa teoria atomística do campo elétrico foram os sucessos da Eletrodinamica Quântica. O sucesso foi tão espetacular, que os físicos chegaram à conclusão de que o acoplamento de Yukawa, através da troca de fotons, seja realmente o mecanismo existente na Natureza através do qual os corpos com cargas elétricas interagem.
Mas conforme se explica no meu livro Subtle is the Math, esse sucesso da Eletrodinâmica Quântica se deve à introdução de um conceito matemático abstrato, o bispinor, o qual entretanto nada tem a ver com o mecanismo existente na Natureza.

A estrutura atomistica do campo elétrico do proton é proposto no primeiro artigo do livro Subtle is the Math, e através dessa estrutura atomística é proposto nesse artigo uma interpretaçao sobre o que realmente ocorre dentro dos núcleos atômicos (tudo respaldado por cálculos matemáticos).
A estrutura atomística do campo elétrico, para um proton, se vê na figura abaixo, onde ao invés de troca de fótons, os campos elétricos de dois prótons interagem através da interação de férmions com carga elétrica do vácuo quântico, capturados pelas linhas de força do campo elétrico de cada proton. Esses férmions se deslocam com a velocidade da luz nos campos elétricos, e interagem com outros férmions de outros campos formando ângulos de 90º. Na figura se vê o férmion e-1 do próton P-1 interagindo com o férmion e-2 do próton P-2.

C.jpg

2- Deficiência 2: As teorias atuais foram desenvolvidas a partir do princípio de que uma lei fundamental da Natureza seja a simetria. Entretanto várias experiências ao longo dos ultimos 50 anos vem demonstrando que essa lei da simetria não existe na Natureza. Inclusive aquela que já citei em outros tópicos aqui postados no Clube Ceticismo: se a simetria fosse uma lei da Natureza, os núcleos atõmicos com quantidades pares de protons e neutrons não poderiam ser elipsoidais. Mas a experiencia de 2012, "How atomic nuclei cluster", publicada pela Nature, demonstrou que tais núcleos são elipsoidais.
Em resumo, parece que os físicos gostam de enganarem a si mesmos, persistindo na convicção de que a simetria existe na Natureza, apesar de tantos experimentos já terem evidenciado que esse "sonho" de simetria não existe na Natureza.

3- Deficiência 3: Ora, já que não existe simetria na Natureza, conforme tantas experiencias já tem confirmado ao longo de 50 anos, então qual o caminho a se tomar, para entender essa pergunta exposta pelo Dr. Huber, professor do Departamento de Física e membro do corpo docente de Roger Moore e Mojdeh Khatam-Moore:
Há certas coisas que o modelo padrão não explica, como por que há mais matéria do que antimatéria no universo
Aí é que reside o problema todo.
Primeiramente, conforme reconhecem os próprios físicos (que procuram uma resposta para esse enigma) deve haver uma quebra de simetria, que é responsável pela prevalência da matéria no Universo, em detrimento da antimatéria, que desapareceu após o Big Bang.
E esse reconhecimento pelos físicos, de que deve haver essa quebra de simetria, tem esse significado: que a simetria não existe na Natureza. Mais uma evidência inquestionável de que a simetria não é um princípio fundamental da Natureza :naughty:


Mas... os físicos não tem conhecimento... até hoje... nem sobre a estrutura atomística dos campos elétricos.

Hummm.... e o que dizer então sobre a estrutura do vácuo quântico? O que sabem os físicos?

RESPOSTA:
NADA... NADA... NADA... NÃO SABEM NADA !!!!


E então vêm as perguntas:

1- Já que não existe simetria na Natureza, onde pode estar escondida essa misteriosa quebra de simetria que impediu as antipartículas de sobreviverem após o Big Bang?

2- Não parece óbvio que essa quebra de simetria (que os físicos tentam desesperadamente descobrir de onde vem) reside na estrutura do vácuo quântico? Ou seja, trocando em miúdos: não parece óbvio que há uma falta de simetria na estrutura do vácuo quântico?

Pois é... parece óbvio.

E essa estrutura assimétrica do vácuo quântico é proposta na página 62 desse meu artigo (no qual eletricitons foi o nome que usei para identificar os férmions do vácuo quântico que tem cargas elétricas):
On how proton radius shrinkage can be connected with Lorentz factor violation
file:///C:/Users/User/Downloads/41-Article%20Text-100-1-10-20201125.pdf

============================================ Estrutura do vácuo quântico proposta na página 62 ===================================================
Quanto à questão de por que não existe antimatéria no universo, a resposta deve ser encontrada em alguma assimetria da estrutura do éter.
Por exemplo, a seguinte assimetria:

1- Existe uma partícula de permeabilidade “P” que promove a interação entre grávitons 𝑔(+) e eletricitons 𝑒(+).

2- Existe uma partícula de permeabilidade “p” que promove a interação entre grávitons 𝑔(+) e eletricitons 𝑒(−).

3- Como os singletons 𝑆(+) do pósitron são cruzados por um n(o)-fluxo de grávitons 𝑔(+), então quando ocorreu o Big Bang os pósitrons não foram criados, porque a interação entre
grávitons 𝑔(+) com partículas P era adequado para produzir apenas prótons, e a interação entre grávitons 𝑔(−) e as partículas p eram adequadas para produzir apenas elétrons.

4- Portanto, não foram produzidos antiprótons, pois seus quarks são cruzados por um n(o)-fluxo de grávitons 𝑔(−), e sua interação com a partícula p não é adequada para produzir antiprótons, enquanto os pósitrons não foram produzidos porque seus singletons são cruzados por um n(o)-flux de grávitons 𝑔(+), e sua interação com a partícula P não é adequada para produzir pósitrons.
============================================ Estrutura do vácuo quântico proposta na página 62 ===================================================

Enfim, o óbvio parece não ser tão óbvio rss :naughty:

E o drama dessa situação é que a estrutura do vácuo quântico não pode ser investigada por experiências, já que ainda não existe uma tecnologia que possibilite essa investigação.

E portanto... essa estrutura proposta por mim para o vácuo quântico não passa de uma conjectura, inaceitável pelos critérios do método científico. apesar de que na minha opinião é a explicação mais racional e lógica para explicar a inexistência de antimatéria no Universo. Mas ironicamente, o próprio Einstein teve que fazer conjecturas inaceitáveis para desenvolver sua teoria da Relatividade. E até pediu perdão a Newton, por ser obrigado a partir da inevitável adoção de conjecturas, na tentativa de decifrar o enigma do comportamento da luz na experiência Michelson-Morley. E o resultado foi que as conjecturas de Einstein o levaram à descoberta da Teoria da Relatividade Especial. E isso nos leva à conclusão de que conjecturas são inevitáveis, quando estamos em um beco sem saída.

E aqui estamos nós. Enquanto que os físicos continuam tentando encontrar uma explicação através de uma especulação que supostamente pode ser testada por experimentos, tal como por exemplo a hipótese da matéria escura, talvez a resposta deva ser procurada por uma conjectura que ainda não está à mercê de ser detectada pela atual tecnologia, ou seja, a estrutura do vácuo quântico.

Ah... mas tudo bem.
O futuro há de nos revelar qual das especulações está certa, ou a dos físicos de partículas, ou a minha.

:violin:

Re: Os implacáveis neutrinos exigem: que se encontre uma Nova Fisica

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Olá, Wlad.

Eu tenho uma sugestão.

Você tem trazido questões muito específicas de sua área de atuação e conhecimento aqui para o fórum.
Apesar de muitos de nós já terem percebido um certo estrelismo de sua parte com relação a uma postura contrária à maior parte dos preceitos estabelecidos pelo main stream científico, fica evidente que não dispomos de conhecimento suficiente para travar um debate com paridade de armas com você.

Pensando em haver mais interação e um debate mais dinâmico nos tópicos que você vem abrindo, eu faço a seguinte sugestão:
Convide colegas do seu meio, pesquisadores, físicos e cientistas para virem aqui apresentar um contraponto, o outro lado das questões que você aborda, um contraditório.
Ou até mesmo que seja uma fala em que concorda e valida os seus pontos.
Para sair do monólogo.

Já que Gorducho não apareceu, por ignorar o chamado ou por tê-lo recebido, mas esquivou-se de participar, outra pessoa poderia fazer o papel de interlocutor.

Fica a dica.

Re: Os implacáveis neutrinos exigem: que se encontre uma Nova Fisica

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

Gabarito escreveu:
Sex, 06 Janeiro 2023 - 14:06 pm
Olá, Wlad.

Eu tenho uma sugestão.

Você tem trazido questões muito específicas de sua área de atuação e conhecimento aqui para o fórum.
Apesar de muitos de nós já terem percebido um certo estrelismo de sua parte com relação a uma postura contrária à maior parte dos preceitos estabelecidos pelo main stream científico, fica evidente que não dispomos de conhecimento suficiente para travar um debate com paridade de armas com você.

Pensando em haver mais interação e um debate mais dinâmico nos tópicos que você vem abrindo, eu faço a seguinte sugestão:
Convide colegas do seu meio, pesquisadores, físicos e cientistas para virem aqui apresentar um contraponto, o outro lado das questões que você aborda, um contraditório.
Ou até mesmo que seja uma fala em que concorda e valida os seus pontos.
Para sair do monólogo.

Já que Gorducho não apareceu, por ignorar o chamado ou por tê-lo recebido, mas esquivou-se de participar, outra pessoa poderia fazer o papel de interlocutor.

Fica a dica.
Gabarito,
voce acha que já não tentei em outros espaços?
Já fui expulso de vários sites de Fisica, porque os moderadores não suportam que eu exponha fatos, tais como experiencias que derrubam as teorias atuais. Eles não querem que os leitores tomem contato com as deficiencias das teoria atuais da Física.

Por que voce acha que não apareceu nenhum fisico aqui?
Não vem nenhum porque o que ele poderá argumentar contra fatos?
Se uma experiencia desmente as teorias atuais, conforme muitas já estão fazendo, o que um fisico pode argumentar contra resultados experimentais?

No final de 2021 eu presenteei (com um volume do livro Subtle is the Math) o Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, e sugeri a ele que incentive os fisicos da UFJF a se debruçarem sobre o desafio de verificar se o sistema de acoplamento da Eletrodinamica Quantica equivale ao mecanismo de interação por fermions do vacuo quantico, quando duas particulas carregadas eletricamente interagem (mecanismo de interação proposto no livro, respaldado no calculo matemático espetacular da carga eletrica do proton, a partir da carga elétrica dos fermions do vácuo quantico).
Eis o convite que fiz ao Reitor:

livro presenteado ao Reitor da UFJF.jpg

Obtendo matematicamente a compravação de que os dois sistemas se equivalem, fica provado que a estrutura matemática da Eletrodinamica Quantica equivale, em termos matemáticos, à estrutura física existente na Natureza (isto é, os cálculos obtidos pela teoria estão espetacularmente proximos do que acontece na Natureza).
Isso comprovará que, apesar de ser tremendamente bem sucedida, a Eletrodinamica Quantica entretanto NÃO funciona pelas leis existentes na Natureza.

Em meados de 2022 tentei obter, da Secretária do Reitor, uma informação de qual foi o destino do meu livro, se foi encaminhado para o Dept de Física, se os fisicos aceitaram o desafio, etc.
Não há resposta.

Os físicos estão com medo de aceitar esse desafio. Se a equivalencia matemática dos dois sistemas for demonstrada, isso será o maior pesadelo dos físicos de todos os tempos. Eles terão que reconhecer que a Eletrodinamica Quantica não funciona pelas leis existentes na Natureza.

Voce tem idéia do estrago que isso causará na fisica atual?

E voce tem idéia, também, do benefício que isso poderia trazer para a física atual, que está capengando, solapada por tantas experiencias que estão desmentindo-a?

Os físicos preferem ignorar se os dois sistemas se equivalem, para que a Eletrodinamica Quantica sobreviva.

Eles são de opinião de que, mesmo que as teorias atuais não funcionam pelas leis existentes na Natureza, entretanto a Matemática das teorias funcionam, e é isso que interessa para eles.
Não estão interessados na Verdade Científica.

Essa palhaçada só vai acabar quando novos jovens fisicos ficarem insatisfeitos, e queiram investigar.

Ainda tenho esperança de que a medição do raio do proton pelo Project MUSE, que deverá ser divulgada em 2024, irá causar um estrago sem precedentes no Modelo Padrão.
Vamos aguardar, para ver o que acontecerá.

Voce havia me sugerido a expor aqui os argumentos pelos quais eu sustento minha convicção de que as teorias atuais estão erradas (e um dos motivos, conforme já expliquei, é que as teorias foram desenvolvidas a partir do principio da simetria, que não existe na Natureza), e eu apenas atendi a seu pedido.

Satisfez a curiosidade de voces?

:violin:

Re: Os implacáveis neutrinos exigem: que se encontre uma Nova Fisica

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

:D

Ou melhor...

... satisfez o ceticismo de vocês?

:violin:

Re: Os implacáveis neutrinos exigem: que se encontre uma Nova Fisica

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

wlad escreveu:
Sáb, 07 Janeiro 2023 - 09:53 am
No final de 2021 eu presenteei (com um volume do livro Subtle is the Math) o Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, e sugeri a ele que incentive os fisicos da UFJF a se debruçarem sobre o desafio de verificar se o sistema de acoplamento da Eletrodinamica Quantica equivale ao mecanismo de interação por fermions do vacuo quantico, quando duas particulas carregadas eletricamente interagem (mecanismo de interação proposto no livro, respaldado no calculo matemático espetacular da carga eletrica do proton, a partir da carga elétrica dos fermions do vácuo quantico).
wlad escreveu:
Sáb, 07 Janeiro 2023 - 09:53 am
Isso comprovará que, apesar de ser tremendamente bem sucedida, a Eletrodinamica Quantica entretanto NÃO funciona pelas leis existentes na Natureza.
wlad escreveu:
Sáb, 07 Janeiro 2023 - 09:53 am
Não estão interessados na Verdade Científica.
wlad escreveu:
Sáb, 07 Janeiro 2023 - 09:53 am
Essa palhaçada só vai acabar quando novos jovens fisicos ficarem insatisfeitos, e queiram investigar.
wlad escreveu:
Sáb, 07 Janeiro 2023 - 09:53 am
Ainda tenho esperança de que a medição do raio do proton pelo Project MUSE, que deverá ser divulgada em 2024, irá causar um estrago sem precedentes no Modelo Padrão.
Vamos aguardar, para ver o que acontecerá.
wlad escreveu:
Sáb, 07 Janeiro 2023 - 09:53 am
Voce havia me sugerido a expor aqui os argumentos pelos quais eu sustento minha convicção de que as teorias atuais estão erradas (e um dos motivos, conforme já expliquei, é que as teorias foram desenvolvidas a partir do principio da simetria, que não existe na Natureza), e eu apenas atendi a seu pedido.

Enquanto o reitor não der andamento ao seu pedido sobre o convite para debate;
enquanto não se comprovar que a Eletrodinamica Quântica não funciona pelas leis existentes na Natureza;
enquanto novos jovens físicos não ficarem insatisfeitos e queiram investigar;
enquanto não sair a medição do raio do proton pelo Project MUSE, que deverá ser divulgada em 2024;
enquanto não se comprovar que o Princípio da Simetria não existe na Natureza; e
enquanto você não foi laureado com um Prêmio Nobel pelas suas descobertas que levarão à destruição da Física aceita até lá;

você poderia me explicar uma singela dúvida que eu tenho e elaborar um pouco sobre o assunto?

Por que deram esse nome tão presunçoso à Teoria de Tudo?


Teoria de Tudo???

Quer dizer que o ser humano já descobriu tudo, já solucionou todas as questões, já resolveu tudo quanto é mistério, já desvendou e elucidou todas as hipóteses e propostas apresentadas até aqui?
Já sabemos de tudo e temos até uma teoria para isso???

Eu nunca me senti à vontade com esse termo. Sempre que o vejo, fico incomodado.
E me arrisco a dizer: nunca teremos uma Teoria de Tudo.
Por mais que o futuro avance e o conhecimento cavalgue rumo ao infinito, sempre haverá um sítio ainda a ser elucidado.


(Talvez seja o caso de haver um tópico específico para a resposta, de forma a não contaminar esse aqui)

Re: Os implacáveis neutrinos exigem: que se encontre uma Nova Fisica

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Quando juntarem a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral num único tratamento teórico e matemático, surgirão novas questões, ainda não percebidas ou imaginadas.
E aí vão ter que rebolar e forçar a barra para perseguir, então, a "Teoria de Tudo 2.0".
E esse "Tudo" aí, da versão 1.0, perde a moral.

Imagem

Re: Os implacáveis neutrinos exigem: que se encontre uma Nova Fisica

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gabarito escreveu:
Sáb, 07 Janeiro 2023 - 14:26 pm
Quando juntarem a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral num único tratamento teórico e matemático, surgirão novas questões, ainda não percebidas ou imaginadas.
E aí vão ter que rebolar e forçar a barra para perseguir, então, a "Teoria de Tudo 2.0".
E esse "Tudo" aí, da versão 1.0, perde a moral.

Imagem
Entendo que "Teoria de Tudo" seja uma teoria que mostre as conexões entre os diversos fenômenos já conhecidos e que, até agora, nos parecem independentes. Entre a força da gravidade e o magnetismo, por exemplo.

Ainda assim, será apenas uma "teoria de tudo que se conhece", não "de tudo o que existe".

Re: Os implacáveis neutrinos exigem: que se encontre uma Nova Fisica

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 08 Janeiro 2023 - 08:26 am
Entendo que "Teoria de Tudo" seja uma teoria que mostre as conexões entre os diversos fenômenos já conhecidos e que, até agora, nos parecem independentes. Entre a força da gravidade e o magnetismo, por exemplo.

Ainda assim, será apenas uma "teoria de tudo que se conhece", não "de tudo o que existe".

Deve ser isso mesmo.
Mas quem anda "batizando" essas coisas certamente são os mesmos que vieram com o termo "Partícula de Deus".

Re: Os implacáveis neutrinos exigem: que se encontre uma Nova Fisica

Avatar do usuário
wlad
Mensagens: 137
Registrado em: Qua, 22 Dezembro 2021 - 20:36 pm

Mensagem por wlad »

Gabarito escreveu:
Sáb, 07 Janeiro 2023 - 14:18 pm


você poderia me explicar uma singela dúvida que eu tenho e elaborar um pouco sobre o assunto?

Por que deram esse nome tão presunçoso à Teoria de Tudo?
Gabarito
o nome dessa teoria deveria ser Teoria de Tudo Errado.

Pois já que os fundamentos das teorias atuais foram estabelecidos sobre o falso principio da simetria, então qualquer teoria (que seja uma variante dessas teorias atuais, e portanto na qual o principio da simetria continue atuante), será uma teoria que não funciona com as leis existentes na Natureza.

:D :D :D
Responder