Credibilidade da mídia

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Credibilidade da mídia

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2226
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Vocês tem confiança na grande mídia? Para vocês, ela tem falhado na imparcialidade?

Já perceberam que a mídia tem tido grande tendência à esquerda?

A DW chama de extrema-direita o novo governo na Itália, e no discurso dela não tem nada de extremismo ou fascismo. Ela só faz oposição à imigração. Por outro lado, não chamam de extremista quem defende o aborto.

A mídia também tem sido parcial em escolher ideologia de esquerda (ideologia de gênero, parafilias, politicamente correto) deixando subentendido que essa opinião é correta. Os jornais tem feito tempestade em copo d'água por casos insignificantes de racismo.

Os canais de Youtube de direita sofrem shadow ban (não divulgam os vídeos para o público geral).

A Mídia Brasileira Perdeu a Noção

youtu.be/gp5L-WkD8xE
Aqui tem exemplos de caso onde usam dois pesos e duas medidas. Onde o lado esquerdista é elogiado e o direitista é tratado como extremistas, mesmo que em ambos os casos sejam vândalos.

COMO A ESQUERDA CONTROLA TODA A MÍDIA?

youtu.be/Mo48XyCnjdI
A ideologia domina as maiores empresas e domina a verdade e vontade do povo.
Há gráficos que mostram o termo extremismo sendo aplicado à direita com muito mais frequência desde quando a polarização começou.

Re: Credibilidade da mídia

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1114
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Na minha visão, a mídia, de uma forma geral, nunca foi imparcial. Existem sim reportagens e jornalistas que se mostram quase como imparciais, mas não é o caso da grande mídia. E essa tendência mais progressista e politicamente correta dos principais veículos de comunicação já é bem nítida.

O que eu acho absurdo, por outro lado, é a extrapolação dessa evidente parcialidade midiática a níveis de teorias da conspiração. Tem muito influenciador que usa a "censura esquerdista da mídia" como subterfúgio para justificar a propagação de mentiras e discurso de ódio.

Re: Credibilidade da mídia

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2226
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

O que está acontecendo com o Jornalismo Brasileiro?!

youtu.be/rUVCWvKhf9s

O grandes estão atacando os menores, que pensam diferente e podem ameaçar a posição deles.

Re: Credibilidade da mídia

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2226
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Marcus Valério XR: Como encontrar uma verdade no caos de desinformação da grande mídia.

Armas de desinformação em massa

youtu.be/QtGOQUL41zU
O erro do projeto de fake news é penalizar o meio e não os agentes.

Não pode censurar o conteúdo, porque seria um ministério da verdade. Essa regulação só fará as piores mentiras serem massificadas. A desinformação deve ser desmascarada servindo aos interesses da elite.
O problema é quando atribui uma afirmação a alguém ou um grupo que não disse isso. Isso é análogo a calúnia.


A função da imprensa

youtu.be/WMvkovhmFZ8
Existe diferença entre informação e opinião. A grande mídia não inventa notícias. Mas não tem a função de informar, mas sim de formar opinião das massas. Pode ter boa ou má intenção.
Já começa com critério de seleção e o modo como é informado. Omissão é uma forma também. Editorial tem opinião também. Imprensa estatal sempre fala bem do governo.
Jornais pequenos falam demais de crime, porque notícia ruim atrai a audiência, embora o excesso seja desnecessário e o tema rotineiro.
A Globo tem selecionado com frequência notícias de acontecimentos "politicamente incorretos" fazendo muito mais alarde em relação à gravidade do problema.


Como se informar e como entender?

youtu.be/U4wCB4TwshU
Dicas do vídeo:
1. Não confie numa só fonte de mídia, mesmo sendo alternativo. Compare com outras fontes. Melhor se tiver opinião oposta.
2. Veja fontes com visão antagônicas a tua. Como você está acostumado com as que reforçam o viés de confirmação, as antagônicas tem algo a acrescentar.
3. Escrever a própria opinião, para perceber inconsistências.

Mídia escrita é melhor do que as de áudio-visual. Bom fazer leitura de forma crítica e ver as entrelinhas.

É importante notar que passam uma opinião maniqueísta, considerando que tudo que ocorre é uma luta entre o bem e o mal (uma dualidade entre apenas dois opostos), para que assim as pessoas assumam um lado e não entendam a complexidade do problema.
Maurício:
Outro erro, que acho que é um problema comum, é o de reduzir o processo de conhecimento a um jogo argumentativo. Aí a pessoa, quando faz isso de ouvir o outro lado, fica só buscando ter um argumento para retrucar e jogar no lixo tudo o que o outro lado está dizendo. Acho isso de muito baixo nível também. O certo, na minha opinião, é vc se expor a um sentimento de dúvida e insegurança em relação a própria posição enquanto entra em contato com opiniões contrárias as suas. Se a pessoa não passa por isso, eu acredito que ela não está crescendo intelectualmente.

Consensos na mídia

youtu.be/5w0vtAtJg4w

Os tamanhos:
* Os grande conglomerados dominam o cenário.
* As de tamanho menor, que representam opiniões ausentes na grande mídia. São mais alinhados e costumem se identificar como seguindo uma ideologia (esquerda, direita, conservador, liberais, progressista, etc).
* E as independentes (blogueiros, youtuber), que são pessoas isoladas, tem autonomia e não tem rabo preso. Existe uma diversidade maior de opiniões.

Os consensos das grandes mídias podem ser verdade ou uma mentira.
Quando o assunto não é polêmico, então é muito provável que seja verdade e não seja mal intencionalmente.
Quando os opostos concordam sobre algo polêmico, então é uma mentira.
Algo que é óbvio não precisa ser afirmado o tempo todo nem questionado. Então um consenso que é repetido constantemente é muito provável de ser mentira.

Algumas fonte se colocam dentro de um grupo ideológico. Assim, elas acabarão repetindo as ideias desse meio.

Re: Credibilidade da mídia

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Eu acho que uma mídia que é atacada pelos dois extremos provavelmente está fazendo a coisa certa: denunciando as duas.
Responder