Socialismo em Marte?

Área destinada à discussão sobre Laicismo e Política e a imparcialidade do tratamento do Estado às pessoas.
Discussões sobre economia e sistemas econômicos também se encontram aqui.

Socialismo em Marte?

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Hoje tive uma ideia interessante, mas desta vez que não envolvesse nem o Brasil e nem mesmo a Terra, mas sim sobre política em outros planetas que forem colonizados no futuro.

De um bom tempo para cá, entendi que talvez Marte fosse um local mais ideal para a prática do socialismo, mas um num sentido mais tribal, não através de um governo ou estado. Sabe sobre aquelas tais comunidades socialistas que cheguei a falar noutros tópicos? Então, acho que os primeiros colonizadores poderiam fazer algo assim, quando construírem suas primeiras pequenas colônias. Não tem como o capitalismo ser praticado, pois estarão em um ambiental altamente escasso de recursos e só de tempos em tempos poderão receber suprimentos vindos da Terra. Eles terão que saber dividir bem os recursos entre suas equipes e terão que ter um estilo de vida não individualista, mas coletivizado, em prol da sobrevivência de todo o grupo. Todos terão que se cuidar uns aos outros, se quiserem que a colonização em Marte dê certo ao longo prazo. Apesar de cada um ter sua devida função na colônia, todos deverão servir uns aos outros, todos terão que ser mais iguais entre eles, para que o ambiente de relação não entre em caos. É que nem os antigos marinheiros, na época das grandes navegações, que tinham que ficar meses navegando em suas caravelas, eles tinham que se ajudar ou não sobreviveriam, teve que haver um espírito de equipe.

Algo assim também deverá ocorrer nas futuras colônias espaciais, porque estarão sozinhos no espaço e com recursos limitados.

No caso da Lua, como ela fica bem mais próxima da Terra e é bem mais fácil o transporte de recursos, nela o capitalismo seria mais incentivado. Mas como Marte fica meses mais distante...

E outra... Marte é avermelhado, e vermelho tem a ver com socialismo, enquanto a Terra é azul e nela o capitalismo é mais conveniente, porque é azul... poder azul... entende? :lol:

Aliás, eu sempre imaginei uma sociedade marciana como sendo socialista de qualquer jeito, uma espécie de sociedade socialista moderna mas com o estilo artístico soviético de antigamente. Em Marte não haveriam governos como aqui na Terra. Cada colônia teria suas próprias regras. Cada colônia teria sua própria sociedade socialista em que o espírito de equipe é vital à sobrevivência. Com o tempo mais colônias surgirão, e assim mais sociedades similares, até que estas colônias comecem a se interligar entre elas e comece a ocorrer um sistema de troca entre elas, como no capitalismo da Terra, mas ainda cada colônia teria sua própria política socialista interna. E então Marte, quando já tiver milhões de marcianos, haveria um sistema capitalista externo entre as colônias, mas haveria um sistema socialista interno dentro de cada uma delas. Ou seja, se o socialismo aqui na Terra não funciona por causa dele ser aplicado por governos, talvez em Marte, como a realidade será bem diferente daqui e onde o espírito de equipe será vital, talvez lá, quem sabe, o socialismo dê certo? E quando Marte se tornar independente da Terra, será um mundo capitalista na economia mas socialista na cultura.

Pode ser que neste futuro todos os socialistas daqui da Terra acabem migrando para Marte, e lá tentem criar a utopia que não deu certo aqui! :lol:

Imagine você, andando por Marte usando um traje, olhando para a paisagem avermelhada, próximo dali uma bandeira comunista, uma colônia catedral estilo russo, uma estátua de Lênin e escutando o hino soviético... :roll:

Re: Socialismo em Marte?

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Ideia bem maluca, mas interessante.
Seria um local apropriado para se fazer testes e experiências sociais, uma vez que se poderia controlar completamente alguma interferência externa.
Diferentemente da Terra, acho que não teria como se desenvolver a agricultura intensiva em campos abertos.
Seria muito interessante acompanhar o sistema de permuta adotado nas primeiras gerações dessa sociedade.

Claro que, no começo, tudo estaria centrado nos sistemas de manutenção da vida e não se poderia exercitar o socialismo ao pé da letra.
Os testes pra valer só teriam chance de começar depois de uns 100 anos ou mais. Não dá para se prever direito essas coisas.

Aliás, que maravilha seria se ter um visor do futuro. Regular 1.000 anos no futuro e olhar para ver como seriam as sociedades aqui na Terra, em Marte, na Lua e em outros planetas habitados.

Re: Socialismo em Marte?

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Eu só acho que Marte daria mais espaço ao socialismo pela necessidade em regular os recursos e a necessidade de constante trabalho em equipe, de forma que todos lá acabem tendo os mesmos benefícios em comum, ao contrário de alguém que é dono de algo e trabalha pouco mais ganha muito e os que trabalham mesmo ganham muito pouco. Certamente que em Marte, ao menos nas primeiras gerações, não poderia ser assim. Até porque lá não haveriam empresas da mesma maneira como na Terra. Se Marte fosse próximo da Terra, a proximidade favoreceria o capitalismo, mas como é um lugar mais distante, os que lá viverão acabarão tendo que eles mesmos se desenvolverem e se virarem com o que têm em comum, em compartilhamento entre eles. Ou seja, acredito que a cultura marciana será uma cultura de compartilhamento e cooperação, diferente do que costuma ocorrer na Terra! E se temos uma cultura baseada em compartilhamento e cooperação, então o que temos é um socialismo mas neste cenário, sem ser através de um estado, país ou governo. Será algo dentro de cada colônia, mais como uma espécie de tribo, o que não deixa de ser na verdade. Só que ao invés de um tribalismo primitivo indígena, seria um tribalismo tecnológico extraplanetário.

Haverá toda uma diretriz vinda da Terra, mas com o passar das gerações, o severo ambiente marciano vai acabar forçando os nativos de lá a preferirem uma estratégia de cooperação e sobrevivencialismo coletivo.

Re: Socialismo em Marte?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Qualquer expedição a Marte chegará lá com liderança e liderados. É assim que as coisas funcionam, inclusive em sociedades animais.
No início, diante das dificuldades, haverá um espírito coletivista, mas, com o tempo, a maioria se acomodará na rotina e deixará que uns poucos, com disposição e talento, tomem as decisões.
E, dependendo da organização econômica, alguns ficarão mais ricos que o resto.

Re: Socialismo em Marte?

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 28 Agosto 2022 - 09:08 am
Qualquer expedição a Marte chegará lá com liderança e liderados. É assim que as coisas funcionam, inclusive em sociedades animais.
No início, diante das dificuldades, haverá um espírito coletivista, mas, com o tempo, a maioria se acomodará na rotina e deixará que uns poucos, com disposição e talento, tomem as decisões.
E, dependendo da organização econômica, alguns ficarão mais ricos que o resto.
Então, é assim que eu acho. No começo haveria um forte espírito coletivista, que acabaria criando uma cultura socialista. Mas depois, a medida que a civilização em Marte for se desenvolvendo, ela ficaria mais capitalista. Porém, como certamente por muito tempo e como desde o começo haverá uma cultura coletivista, então certamente essa cultura coletivista se manterá em grande parte, enquanto o capitalismo será meramente uma consequência do desenvolvimento. Como Marte é um ambiente severo e como demorará séculos ou milênios para haver terraformação, então ainda acho que uma cultura socialista ficaria estabelecida por tempo suficiente para que isso se mantenha por muito tempo lá. Com tanto tempo havendo uma cultura coletivista lá, isso acabaria se tornando o normal em Marte, não o capitalismo como na Terra. É o que acho. Se Marte se tornar capitalista, só depois de pelo menos alguns séculos.
Responder