Novas tecnologias
- Arcanjo Lúcifer
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Não encontrei um tópico apropriado para o vídeo a seguir, achei muito interessante por aparentemente se tratar de algo viável em um futuro próximo.
Pesquisa que pode resultar em um novo motor de avião movido a plasma e microondas ao invés das turbinas convencionais .
youtu.be/rid02bZlRSY
Pesquisa que pode resultar em um novo motor de avião movido a plasma e microondas ao invés das turbinas convencionais .
youtu.be/rid02bZlRSY
Electric car batteries with five-minute charging times produced
Exclusive: first factory production means recharging could soon be as fast as filling up petrol or diesel vehicles

https://www.theguardian.com/environment ... ging-times
Exclusive: first factory production means recharging could soon be as fast as filling up petrol or diesel vehicles

https://www.theguardian.com/environment ... ging-times
O problema é que baterias elétricas poluem mais do que combustível fóssil. O processo de fabricação e extração de matéria-prima não é limpo.
- Fernando Silva
- Conselheiro
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Carros com combustível fóssil poluem por toda parte.
Baterias poluem em locais centralizados onde sua poluição pode ser controlada, filtrada ou até eliminada.
Baterias poluírem mais que extração de petróleo e combustão onipresente é algo contestável. Não é tão simples.Fernando Silva escreveu: ↑Dom, 24 Janeiro 2021 - 08:31 amCarros com combustível fóssil poluem por toda parte.
Baterias poluem em locais centralizados onde sua poluição pode ser controlada, filtrada ou até eliminada.
E a tecnologia do motor a combustão está aí há mais de 100 anos, inúmeras gerações, e poluindo mais do que uma tecnologia bem mais recente.
Parece que a reciclagem de baterias (além do aumento de eficiência) são bem promissores. Isso pode mitigar os problemas da exploração do lítio, e em conjunto com uma matriz energética mais limpa e eficiente, pode enterrar de vez o carro com motor de combustão.
- Fernando Silva
- Conselheiro
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Um vídeo sobre a indústria automotiva moderna, quase toda automatizada:
https://olhardigital.com.br/2021/01/23/ ... -carros-2/
https://olhardigital.com.br/2021/01/23/ ... -carros-2/
- Agnoscetico
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Diferentemente de outros tantos vídeos do Boston Dynamics, esse está parecendo CGI (Computer Graphic Imagery).
- Agnoscetico
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Spoiler:
Parece CGI mas não é. É possível ver pessoas assistindo a demonstração dos robots em algumas partes e não faria sentido perder tempo reproduzindo a mesma sala com computação gráfica que aparece nos vídeos abaixo.Agnoscetico escreveu: ↑Sex, 20 Agosto 2021 - 17:46 pmEntão seria inovação tecnológica de CGI e Realidade Aumentada.Spoiler:
Ainda assim pode ser uma mistura de CGI com técnicas de cinema:
youtu.be/TIlEYGFBECU
youtu.be/dKjCWfuvYxQ
De qualquer modo a tecnologia é nova e fantástica e chega a dar medo só de pensar que no futuro poderão serão soldados e guardas encarregados de cumprir as determinações de um ditadorzinho....

Outro vídeo interessante:
youtu.be/fn3KWM1kuAw
- Agnoscetico
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Se aquele robô da Bosto dynamics é montagem de CGI, etc, então o Peter do Visão Libertária teria caído na pegadinha da Boston Dynamics:
Elon Musk enganou você com um robô falso?
youtu.be/OIqVhWcqzWw
Elon Musk enganou você com um robô falso?
youtu.be/OIqVhWcqzWw
- Agnoscetico
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Tem duas tecnologias citadas nesse vídeo que já tinha visto notícias
EXTINTOR DE INCÊNDIO
- Estudantes criam extintor que usa nada além do som para apagar incêndios
youtu.be/uPVQMZ4ikvM
INVISIBILIDADE
Teve uma suposta invenção de uma placa (ou algo do tipo) de invisibilidade (ou de transparência) que, se não me engano, teria sido criado lá pelo começo ou pela metade dos anos 2000 e passou em algum jornal ou esses num quadro desses programas genéricos tipo Gugu. Mas só achei isso mesmo:
- Manto da invisibilidade agora é 3D e aproxima-se do olho humano
https://www.inovacaotecnologica.com.br/ ... ilidade-3d
- Manto da invisibilidade 3-D em luz visível
https://www.inovacaotecnologica.com.br/ ... uz-visivel
- Manto da invisibilidade termal engana câmeras infravermelhas
https://www.inovacaotecnologica.com.br/ ... avermelhas
Tecnologias Emergentes Que Vão Mudar O Mundo
youtu.be/v9XosdknocI
EXTINTOR DE INCÊNDIO
- Estudantes criam extintor que usa nada além do som para apagar incêndios
youtu.be/uPVQMZ4ikvM
INVISIBILIDADE
Teve uma suposta invenção de uma placa (ou algo do tipo) de invisibilidade (ou de transparência) que, se não me engano, teria sido criado lá pelo começo ou pela metade dos anos 2000 e passou em algum jornal ou esses num quadro desses programas genéricos tipo Gugu. Mas só achei isso mesmo:
- Manto da invisibilidade agora é 3D e aproxima-se do olho humano
https://www.inovacaotecnologica.com.br/ ... ilidade-3d
- Manto da invisibilidade 3-D em luz visível
https://www.inovacaotecnologica.com.br/ ... uz-visivel
- Manto da invisibilidade termal engana câmeras infravermelhas
https://www.inovacaotecnologica.com.br/ ... avermelhas
Tecnologias Emergentes Que Vão Mudar O Mundo
youtu.be/v9XosdknocI
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Robozinho poderá fazer o papel de abelhas na polinização
https://www.inovacaotecnologica.com.br/ ... 0180220118
(e como próximo passo picar ditadorezinhos filadapuctas ao redor do mundo com formulações letais com possibilidade de reversão com antídoto só mediante renúncia incondicional
)
https://www.inovacaotecnologica.com.br/ ... 0180220118
(e como próximo passo picar ditadorezinhos filadapuctas ao redor do mundo com formulações letais com possibilidade de reversão com antídoto só mediante renúncia incondicional

- Agnoscetico
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Tô pensando em criar tópicos mais específicos sobre novas tecnologias e novos tipos de moradias que não sei se caberiam nesse tópico genérico sobre novas tecnologias.
Quando eu criar, aviso aqui.
Quando eu criar, aviso aqui.
Alterar o DNA de uma criatura, como Aedis Egypt, para que se reproduza e nova variante seja a mais comum.
Pode fazer o mosquito ter só macho como filho e assim entrar em extinção, ou sempre herdar um gene que bloqueia vírus de doenças.
youtu.be/JUVDC384nCE
Pode fazer o mosquito ter só macho como filho e assim entrar em extinção, ou sempre herdar um gene que bloqueia vírus de doenças.
youtu.be/JUVDC384nCE
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- Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm
A interessante estória da conquista brasileira da tecnologia para produção do Gálio
- Agnoscetico
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Talvez isso amenize alguma crise de combustíveis que pode vir como consequência da guerra Rússia x Ucrânia:
China consegue produzir primeira gasolina a partir da captura de CO2 do mundo e já atingiu a marca de 1.000 toneladas/ano do combustível - CPG Click Petroleo e Gas
https://clickpetroleoegas.com.br/china- ... ombustivel
China consegue produzir primeira gasolina a partir da captura de CO2 do mundo e já atingiu a marca de 1.000 toneladas/ano do combustível - CPG Click Petroleo e Gas
https://clickpetroleoegas.com.br/china- ... ombustivel
Transformar CO2 em gasolina exige energia. Isso é lei da termoquímica. De onde eles estão tirando essa energia?Agnoscetico escreveu: ↑Qua, 23 Março 2022 - 23:52 pmTalvez isso amenize alguma crise de combustíveis que pode vir como consequência da guerra Rússia x Ucrânia:
China consegue produzir primeira gasolina a partir da captura de CO2 do mundo e já atingiu a marca de 1.000 toneladas/ano do combustível - CPG Click Petroleo e Gas
https://clickpetroleoegas.com.br/china- ... ombustivel
- Agnoscetico
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Spoiler:
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Motor térmico sem partes móveis
Com essa tecnologia se poderia perfurar o chão até onde a temperatura corresponda a seus parâmetros de funcionalidade gerando energia limpa!
- Fernando Silva
- Conselheiro
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- Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am
Um artigo de 2004 que noticia a queda nas vendas do computadores de mão (palmtop ou handheld) e a disparada dos smartphones, junção dos handheld com celular, com acesso à Internet. A ideia não era nova e já havia outros modelos, mas a virada só veio mesmo com os Blackberries. A partir daí, os outros fabricantes também lançaram seus smartphones, todos diferentes entre si até que veio o iPhone e virou o formato padrão, acabando com a variedade.
https://www.bpiropo.com.br/og-sff20041122.htmAs maquininhas que só faltavam falar estão cada vez mais próximas
B. Piropo - O Globo 22/11/2004
[...]
Um exame dos números de ambos os artigos não mostra diferenças significativas nas vendas de cada fabricante. Mas olhando melhor para os números do Gartner descobre-se um novo contendor nem um pouco desprezível. Isso porque, enquanto o IDC considera “computadores de mão” (handheld computers) apenas os dispositivos que processam dados, aquelas maquininhas tão perfeitas que só faltam falar, o Grupo Gartner inclui na mesma categoria também as que falam, ou seja, essa trapizonga que não se sabe se é um computador que se comunica como telefone ou um telefone celular que computa. E é aí que mora a diferença: quase oitocentas mil maquinetas a mais.
E que maquinetas são essas? Talvez o melhor exemplo seja a linha BlackBerry, da canadense RIM (Research In Motion) que, sozinhos, venderam quase seiscentas mil unidades no trimestre, infiltrando-se no mercado de micros de mão e abocanhando vinte porcento dele.
Uma visita ao sítio do fabricante, em < www.blackberry.net/ >, mostra que há mais de quinze modelos disponíveis, dos quais a jóia da coroa e a nova série 7100. Todos funcionam seja como micros de mão tradicionais, seja como telefones celulares. Usam o padrão GSM, mas muitos modelos são “QuadBand”, ou seja, operam em quaisquer das quatro freqüências adotadas pelo padrão. Precisam, é claro, de uma operadora para que possam funcionar como telefones celulares, por isso (ainda) não apareceram por aqui. Mas já se espalharam pela América do Norte (EUA, Canadá e México), Europa e Ásia.
Como qualquer outro telefone celular, os aparelhos BlackBerry falam e trocam mensagens curtas tipo SMS. Como qualquer micro de mão, oferecem agendas de endereços e compromissos, lista de afazeres e anotações rápidas (“memo pad”), além de dezenas de programetos que vão desde joguinhos a armazenamento de imagens e coisas que tais. Mas sua potencialidade só se mostra por inteiro quando misturam as duas funções. A começar pela capacidade de navegar na Internet (com um navegador bastante razoável em uma tela colorida de alta definição, ou seja, navegar mesmo e não tentar decifrar o conteúdo de telas ininteligíveis que usam o padrão WAP) e gerenciar correio eletrônico de qualquer provedor usando a tecnologia “push”, que envia a mensagem para o aparelho assim que ela chega no provedor, sem que o usuário seja obrigado a “baixá-la”. E, graças à capacidade de processamento do dispositivo e aos programas que a ele podem ser agregados, se a mensagem contiver um anexo, seja uma foto, um documento gerado, digamos, pelo Word, ou uma planilha Excel, ele pode ser “baixado” e consultado no próprio aparelho.
Em suma: a discrepância entre os dados do IDC e Gartner esconde uma nova tendência. Porque o IDC tem razão: o mercado dos micros de mão “mudos” está definhando.
[...]
O Brasil está atrasado nisso. Primeiro o celular 5G é muito caro aqui. Mas quando baratear, a cobertura no interior será limitada.
youtu.be/k09ldBS0pzc
youtu.be/k09ldBS0pzc
Nem de longe o preço do celular 5G é o principal obstáculo para se ter acesso a conexão 5G no Brasil; se esse fosse o único problema, o obstáculo seria quase insignificante para a maioria dos consumidores brasileiros. Basta ver o menor preço com cashback desses modelos:Tutu escreveu: ↑Sáb, 21 Maio 2022 - 21:24 pmO Brasil está atrasado nisso. Primeiro o celular 5G é muito caro aqui. Mas quando baratear, a cobertura no interior será limitada.
youtu.be/k09ldBS0pzc
Samsung Galaxy A22 5G: R$ 1.524,60
Samsung Galaxy M52 5G: R$ 1.565,13
Xiaomi Poco M3 Pro 5G: R$ 1.075,20
Xiaomi Redmi Note 10 5G: R$ 1.180,70
Motorola Moto G50 5G: R$ 1.467,61
Fonte: https://www.zoom.com.br/
Um obstáculo ainda maior é esse:
“5G no Brasil: plano mais barato poderá custar R$ 250”:
https://www.tecmundo.com.br/5g-no-brasi ... -r-250.htm
“R$ 250 por mês em faturas pós-pagas, além de contar com restrição de dados.”
Além disso, o 5G Standalone e de alta velocidade, mesmo nas capitais, depende de um processo gradativo, que é o aumento no número de antenas emitindo sinal na frequência 5G. Como já disseram… “Uma rede 5G não-standalone permite a disponibilização mais rápida do 5G, já que o que acontece é a reutilização da rede de core 4G. Em uma arquitetura 5G de tipo standalone, não há dependência alguma do 4G”: https://www.amti.com.br/blog/5g-standalone/
- Arcanjo Lúcifer
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É a primeira vez que vejo um carro elétrico que aparentemente pode ser o caminho para substituir os convencionais sem.depender de baterias que pesam 500 quilos .
Usa água salgada para gerar energia.
youtu.be/LfZJ2Pu93rg
**Na verdade o vídeo não é recente, o carro já fez 350.000 km e não 150.000 como afirmam.
Usa água salgada para gerar energia.
youtu.be/LfZJ2Pu93rg
**Na verdade o vídeo não é recente, o carro já fez 350.000 km e não 150.000 como afirmam.
- Fernando Silva
- Conselheiro
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O que eles não dizem é que essa "água salgada" é especial. E são duas "águas salgadas" diferentes que reagem entre si.Arcanjo Lúcifer escreveu: ↑Qui, 16 Junho 2022 - 07:07 amÉ a primeira vez que vejo um carro elétrico que aparentemente pode ser o caminho para substituir os convencionais sem.depender de baterias que pesam 500 quilos .
Usa água salgada para gerar energia.
Ou seja, é como abrir uma pilha, trocar o conteúdo e dizer que está nova.
Pode ser muito eficiente, mas ainda vai requerer o reabastecimento dessas "águas salgadas".
A vantagem pode ser a autonomia, a duração do material e a rapidez do reabastecimento.
https://contilnetnoticias.com.br/2022/0 ... o-48-volt/Como funciona o abastecimento do veículo
A diferença mais importante para um carro elétrico convencional movido a bateria é que a célula de fluxo nanoFlowcell do Quantino não é carregada com eletricidade, mas é reabastecida com eletrólitos bi-ION.
Ou seja, o reabastecimento do carro é semelhante ao de um carro veículo convencional com motor de combustão.
Porém, ao contrário dos combustíveis fósseis, o fluido eletrolítico bi-ION não é inflamável, não é explosivo e, além disso, não é prejudicial à saúde ou ao meio ambiente.
O modelo já percorreu mais de 500.000 quilômetros, o equivalente a 12,5 viagens de volta ao mundo com 100% de sucesso.
Durante o período de teste, o consumo médio foi de cerca de 16 litros de fluido eletrolítico bi-ION por 100 quilômetros, o que equivale a 10kWh.
O carro possui dois tanques de 95 litros cada, sendo um reservatório abastecido com eletrolítico bi-ION carregado positivamente e outro negativamente. Através da junção, o modelo tem um alcance de cerca de 1.140 quilômetros.
- Arcanjo Lúcifer
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Sim, eu sabia disso mas em relação ao carro elétrico convencional tem um monte de vantagens e não ser inflamável como as atuais baterias são já justifica o investimento.Fernando Silva escreveu: ↑Qui, 16 Junho 2022 - 09:39 amO que eles não dizem é que essa "água salgada" é especial. E são duas "águas salgadas" diferentes que reagem entre si.Arcanjo Lúcifer escreveu: ↑Qui, 16 Junho 2022 - 07:07 amÉ a primeira vez que vejo um carro elétrico que aparentemente pode ser o caminho para substituir os convencionais sem.depender de baterias que pesam 500 quilos .
Usa água salgada para gerar energia.
Ou seja, é como abrir uma pilha, trocar o conteúdo e dizer que está nova.
Pode ser muito eficiente, mas ainda vai requerer o reabastecimento dessas "águas salgadas".
A vantagem pode ser a autonomia, a duração do material e a rapidez do reabastecimento.https://contilnetnoticias.com.br/2022/0 ... o-48-volt/Como funciona o abastecimento do veículo
A diferença mais importante para um carro elétrico convencional movido a bateria é que a célula de fluxo nanoFlowcell do Quantino não é carregada com eletricidade, mas é reabastecida com eletrólitos bi-ION.
Ou seja, o reabastecimento do carro é semelhante ao de um carro veículo convencional com motor de combustão.
Porém, ao contrário dos combustíveis fósseis, o fluido eletrolítico bi-ION não é inflamável, não é explosivo e, além disso, não é prejudicial à saúde ou ao meio ambiente.
O modelo já percorreu mais de 500.000 quilômetros, o equivalente a 12,5 viagens de volta ao mundo com 100% de sucesso.
Durante o período de teste, o consumo médio foi de cerca de 16 litros de fluido eletrolítico bi-ION por 100 quilômetros, o que equivale a 10kWh.
O carro possui dois tanques de 95 litros cada, sendo um reservatório abastecido com eletrolítico bi-ION carregado positivamente e outro negativamente. Através da junção, o modelo tem um alcance de cerca de 1.140 quilômetros.
youtu.be/BXtn3tD8jbE
Esse elétrico pegou fogo do nada sem que estivesse sendo carregado e já vi acontecer com um ônibus estacionado.
No caso do ônibus acho que nem teria sobreviventes se estivesse em uso.
O vídeo a seguir não é do ônibus a que me referi, aquele estava ao lado de outros em uma garagem.
youtu.be/70Q6tvA72gc
- Agnoscetico
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- Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am
"OFF-TOPIC"
Eu criei um tópico chamado "Sustentabilidade: Energias alternativas, etc." sobre tecnologias que não desgastariam ou desgastariam menos possível a natureza, e pus um exemplo, pois fiquei na dúvida se se encaixaria nesse tópico aqui ou se seria melhor um tópico a parte, pois aqui fala sobre novas tecnologias e não ficou claro se pra novas tecnologias no geral ou especificamente aquelas que tem foco em sustentabilidade.
Agnoscetico escreveu: ↑Qui, 16 Junho 2022 - 16:25 pm"OFF-TOPIC"
Eu criei um tópico chamado "Sustentabilidade: Energias alternativas, etc." sobre tecnologias que não desgastariam ou desgastariam menos possível a natureza, e pus um exemplo, pois fiquei na dúvida se se encaixaria nesse tópico aqui ou se seria melhor um tópico a parte, pois aqui fala sobre novas tecnologias e não ficou claro se pra novas tecnologias no geral ou especificamente aquelas que tem foco em sustentabilidade.

- Arcanjo Lúcifer
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Bom, quando criei o tópico não me referia a algo específico, achei que poderiam postar sobre qualquer assunto de interesse.
- Fernando Silva
- Conselheiro
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O problema aqui são essas manchetes enganosas, tipo esta do "carro movido a água salgada". Ou aquela do "carro movido a ar comprimido".Arcanjo Lúcifer escreveu: ↑Qui, 16 Junho 2022 - 10:21 amSim, eu sabia disso mas em relação ao carro elétrico convencional tem um monte de vantagens e não ser inflamável como as atuais baterias são já justifica o investimento.
É possível que venham a consertar esse problema, assim como consertaram, na maioria dos casos, as baterias de celular e notebooks que queimavam ou explodiam. E que, inclusive, aconteciam com modelos específicos.Arcanjo Lúcifer escreveu: ↑Qui, 16 Junho 2022 - 10:21 amEsse elétrico pegou fogo do nada sem que estivesse sendo carregado e já vi acontecer com um ônibus estacionado.
- Arcanjo Lúcifer
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Sim , passa a impressão que é sal comum apesar de ter um israelense que está desenvolvendo uma bateria com sal marinho.O problema aqui são essas manchetes enganosas, tipo esta do "carro movido a água salgada". Ou aquela do "carro movido a ar comprimido".
Possivelmente será resolvido mesmo, ontem eu vi uma entrevista com o Musk em que ele promete resolver o problema do custo, a meta dele é produzir um carro popular elétrico de cinco mil dólares.É possível que venham a consertar esse problema, assim como consertaram, na maioria dos casos, as baterias de celular e notebooks que queimavam ou explodiam. E que, inclusive, aconteciam com modelos específicos.
Nesse cara eu acredito.
- Fernando Silva
- Conselheiro
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Um gráfico que mostra como as câmeras digitais tiveram um breve período de sucesso e logo praticamente desapareceram devido aos smartphones.
https://www.visualcapitalist.com/cp/cha ... ra-market/
https://www.visualcapitalist.com/cp/cha ... ra-market/
- Agnoscetico
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O chip quântico do Google que resolve em 5 minutos problema que hoje levaria 10 septilhões de anos
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0q0188yzq7o
youtu.be/kPomQoTEElw
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c0q0188yzq7o
Chip Willow é mais recente avanço da computação quântica, que usa princípios da física de partículas para criar novo tipo de computador incrivelmente poderoso. Ouça áudio de reportagem de Chris Vallance, da BBC.
youtu.be/kPomQoTEElw
As equações de Mandelbrot que produzem os fractais, são uma espécie de curiosidade matemática, embora tenham aplicações práticas. O link abaixo é um plotter on line que produz imagens e cores admiráveis, bastando variar os parâmetros disponíveis. Eu costumo fazer abstrações sobre o distanciamento infinito das Galáxias no tempo, e uma abordagem sobre o espaços que medeia um Universo de outro. Isto, na verdade, está mais para uma "viagem" que qualquer abstração.
https://sciencedemos-org-uk.translate.g ... 20atendida.
https://sciencedemos-org-uk.translate.g ... 20atendida.
Meu caro @Agnoscético, não se aborreça comigo, o texto é apenas uma crônica sobre aquela realidade do tipo, a roupa invisível do Rei.
Um fato curioso e que pode ser visto como uma heresia digna do Santo Ofício, é que a Ciência muito pouco acrescerá aos seus compêndios para os próximos anos. Por outro lado, a tecnologia, com o suporte do que a Ciência já produziu até hoje, cresce exponencialmente, sempre explorando uma vastidão de possibilidades e necessidades ainda desconhecidas.
Por sua vez, a Física Quânticas produzirá computadores quânticos com extraordinária capacidade para produzir outros computadores quânticos que também produzirão os mais eficientes computadores quânticos... e assim por diante. (continua)
Um fato curioso e que pode ser visto como uma heresia digna do Santo Ofício, é que a Ciência muito pouco acrescerá aos seus compêndios para os próximos anos. Por outro lado, a tecnologia, com o suporte do que a Ciência já produziu até hoje, cresce exponencialmente, sempre explorando uma vastidão de possibilidades e necessidades ainda desconhecidas.
Por sua vez, a Física Quânticas produzirá computadores quânticos com extraordinária capacidade para produzir outros computadores quânticos que também produzirão os mais eficientes computadores quânticos... e assim por diante. (continua)
- Agnoscetico
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Olhar do Amanhã: Microsoft diz que criou um novo estado da matéria
https://olhardigital.com.br/2025/02/19/ ... da-materia
youtu.be/kENd_ZfHhiw
https://olhardigital.com.br/2025/02/19/ ... da-materia
youtu.be/kENd_ZfHhiw
- Agnoscetico
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Ações do grupo chinês BYD disparam após anúncio de sistema de recarga ultrarrápida
youtu.be/a807JmxL94I
As ações do grupo chinês de carros elétricos BYD dispararam nesta terça-feira (18) e atingiram um nível recorde, depois que a empresa anunciou uma nova tecnologia de baterias que permite a recarga em um tempo similar ao necessário para encher um tanque de combustível.
youtu.be/a807JmxL94I
Cientistas transformam chumbo em ouro pela primeira vez, mas apenas por uma fração de segundo
O Grande Colisor de Hádrons criou 89.000 átomos de ouro por segundo.
Por Doc Louallen
13 de maio de 2025, 15h06
Em um avanço que deixaria os alquimistas medievais com inveja, cientistas do Grande Colisor de Hádrons da Europa transformaram com sucesso chumbo em ouro, produzindo 89.000 átomos por segundo.
O Grande Colisor de Hádrons (LHC) é um acelerador de partículas gigante que colide átomos em velocidades altíssimas. Cientistas de lá descobriram uma maneira de extrair três pequenas partículas chamadas prótons de átomos de chumbo, transformando-os em átomos de ouro.
A equipe por trás dessa descoberta, chamada de colaboração ALICE , utilizou uma maneira única de criar ouro. Em vez de colidir os átomos de chumbo de frente, eles observaram o que acontece quando os átomos se chocam por pouco. Os pesquisadores explicaram que, quando isso acontece, poderosos campos eletromagnéticos ao redor dos átomos podem fazer com que eles se transformem em diferentes elementos.
Um homem mostra uma pepita de ouro em uma casa de comércio de ouro no município de El Bagre, departamento de Antioquia, Colômbia, em 23 de março de 2023.
Raul Arboleda/AFP via Getty Images
"É impressionante que nossos detectores consigam lidar tanto com grandes colisões que criam milhares de partículas quanto com esses eventos menores que produzem apenas algumas partículas por vez", disse Marco Van Leeuwen, que lidera o projeto ALICE, em um comunicado à imprensa.
Quanto ouro eles fizeram?
Durante um período de experimentos, de 2015 a 2018, os cientistas criaram cerca de 86 bilhões de átomos de ouro. Parece muito, mas, somando todo esse ouro, os cientistas disseram que ele pesa apenas cerca de 29 picogramas, o que é menos de um trilionésimo de grama. Seriam necessários trilhões de vezes mais para fazer até mesmo uma pequena joia.
A máquina pode criar cerca de 89.000 átomos de ouro por segundo, mas cada átomo existe apenas por uma pequena fração de segundo antes de se desintegrar. Atualizações recentes na máquina quase dobraram a quantidade de ouro que ela pode produzir, mas ainda está longe de ser utilizável na prática.
De acordo com Uliana Dmitrieva, cientista da colaboração ALICE, esta é a primeira vez que cientistas conseguem detectar e estudar a produção de ouro no LHC desta forma.
"Graças às capacidades únicas dos ALICE ZDCs, a presente análise é a primeira a detectar e analisar sistematicamente a assinatura da produção de ouro no LHC experimentalmente", disse Dmitrieva no comunicado.
A pesquisa não se trata apenas de fazer ouro
John Jowett, outro cientista da equipe, disse que esses experimentos os ajudam a entender como as partículas se comportam, o que é importante para melhorar o LHC e construir futuros aceleradores de partículas.
"Os resultados também testam e melhoram modelos teóricos de dissociação eletromagnética, que, além de seu interesse físico intrínseco, são usados para entender e prever perdas de feixe, que são um grande limite para o desempenho do LHC e futuros aceleradores", disse Jowett no comunicado.
Alquimistas medievais não ficariam com inveja. O ouro-197 tem meia-vida infinita (estimativa para fins práticos). Esse ouro aí até tem meia-vida tão curta que deve ser considerado não ouro para fins de reserva de valor.Gabarito escreveu: ↑Sáb, 17 Maio 2025 - 10:09 amCientistas transformam chumbo em ouro pela primeira vez, mas apenas por uma fração de segundo
O Grande Colisor de Hádrons criou 89.000 átomos de ouro por segundo.
Por Doc Louallen
13 de maio de 2025, 15h06
Em um avanço que deixaria os alquimistas medievais com inveja, cientistas do Grande Colisor de Hádrons da Europa transformaram com sucesso chumbo em ouro, produzindo 89.000 átomos por segundo.
O Grande Colisor de Hádrons (LHC) é um acelerador de partículas gigante que colide átomos em velocidades altíssimas. Cientistas de lá descobriram uma maneira de extrair três pequenas partículas chamadas prótons de átomos de chumbo, transformando-os em átomos de ouro.
A equipe por trás dessa descoberta, chamada de colaboração ALICE , utilizou uma maneira única de criar ouro. Em vez de colidir os átomos de chumbo de frente, eles observaram o que acontece quando os átomos se chocam por pouco. Os pesquisadores explicaram que, quando isso acontece, poderosos campos eletromagnéticos ao redor dos átomos podem fazer com que eles se transformem em diferentes elementos.
Um homem mostra uma pepita de ouro em uma casa de comércio de ouro no município de El Bagre, departamento de Antioquia, Colômbia, em 23 de março de 2023.
Raul Arboleda/AFP via Getty Images
"É impressionante que nossos detectores consigam lidar tanto com grandes colisões que criam milhares de partículas quanto com esses eventos menores que produzem apenas algumas partículas por vez", disse Marco Van Leeuwen, que lidera o projeto ALICE, em um comunicado à imprensa.
Quanto ouro eles fizeram?
Durante um período de experimentos, de 2015 a 2018, os cientistas criaram cerca de 86 bilhões de átomos de ouro. Parece muito, mas, somando todo esse ouro, os cientistas disseram que ele pesa apenas cerca de 29 picogramas, o que é menos de um trilionésimo de grama. Seriam necessários trilhões de vezes mais para fazer até mesmo uma pequena joia.
A máquina pode criar cerca de 89.000 átomos de ouro por segundo, mas cada átomo existe apenas por uma pequena fração de segundo antes de se desintegrar. Atualizações recentes na máquina quase dobraram a quantidade de ouro que ela pode produzir, mas ainda está longe de ser utilizável na prática.
De acordo com Uliana Dmitrieva, cientista da colaboração ALICE, esta é a primeira vez que cientistas conseguem detectar e estudar a produção de ouro no LHC desta forma.
"Graças às capacidades únicas dos ALICE ZDCs, a presente análise é a primeira a detectar e analisar sistematicamente a assinatura da produção de ouro no LHC experimentalmente", disse Dmitrieva no comunicado.
A pesquisa não se trata apenas de fazer ouro
John Jowett, outro cientista da equipe, disse que esses experimentos os ajudam a entender como as partículas se comportam, o que é importante para melhorar o LHC e construir futuros aceleradores de partículas.
"Os resultados também testam e melhoram modelos teóricos de dissociação eletromagnética, que, além de seu interesse físico intrínseco, são usados para entender e prever perdas de feixe, que são um grande limite para o desempenho do LHC e futuros aceleradores", disse Jowett no comunicado.
Lançamentos orbitais por arremesso, usando força centrífuga.
Com isso, muita coisa pode ser colocada em órbita sem precisar de foguetes, normalmente, muito caros.
Parece ser uma ótima ideia.
Com isso, muita coisa pode ser colocada em órbita sem precisar de foguetes, normalmente, muito caros.
Parece ser uma ótima ideia.
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A SpinLaunch planeja reduzir drasticamente os custos envolvidos com lançamentos orbitais por meio de um método baseado na força centrífuga. O objetivo é acelerar o veículo em uma câmara a vácuo até 7.500 km/h e lançá-lo a uma altitude de 60 km, momento em que um pequeno booster o acelerará até a velocidade de escape gravitacional, que é de 27.600 km/h.
Segundo a empresa, que já realizou disparos de teste, o custo para lançar 1 kg ao espaço poderá ser reduzido para até US$ 1.250, valor bem inferior aos atuais US$ 6.000 cobrados pelo Falcon 9, da SpaceX. No entanto, a carga deve ser suficientemente resistente para suportar uma força centrífuga de 10.000 Gs durante 30 minutos, que é o tempo necessário para a aceleração.
Em um teste de lançamento realizado em 2022, o protótipo alcançou quase 10 km de altitude, com a carga retornando intacta ao solo após a ejeção da cápsula.
De acordo com especialistas, essa pode ser uma solução interessante para o lançamento de vigas e estruturas de apoio e sustentação destinadas à construção de grandes estruturas em órbita, como naves e estações espaciais de grande porte.
A SpinLaunch estima que poderão ser realizados de 10 a 20 lançamentos orbitais por dia, cada um com até 400 kg de carga útil.