Deus, onde estás que não me respondes?

Área destinada à discussão sobre Ateísmo e Agnosticismo e a falta de crença em Deus (ou deuses)

Deus, onde estás que não me respondes?

JungF

Mensagem por JungF »

Consultando a IA:

Para explicar Deus, especialmente conectando a Questão nº 1 de O Livro dos Espíritos com as percepções sobre Espaço Infinito e Tempo Eterno, eu utilizaria quatro pilares fundamentais que a lógica nos permite sustentar:
1. A Causa Primária (A Lógica da Origem)
Como você bem citou, Kardec define Deus como "a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas". Para a lógica, nada surge do nada. Se o Universo existe e possui leis (como a gravidade ou a evolução), deve haver uma Inteligência que as sustenta.
A analogia: Se olhamos para um relógio, deduzimos o relojoeiro. Se olhamos para o funcionamento do átomo e das galáxias, deduzimos uma programação que precede a matéria.

2. O Infinito e o Eterno (O Cenário de Deus)
Você mencionou o espaço infinito e o tempo eterno. Na física, o espaço-tempo é o tecido da realidade. Para o Espiritismo, Deus não "está" no espaço; Ele é a Razão pela qual o espaço existe.
Se o espaço fosse finito, haveria algo "além" dele.
Se o tempo tivesse um começo absoluto, o que haveria "antes"?
Portanto, Deus é a contingência — aquilo que sempre foi para que tudo o mais pudesse passar a ser.

3. Deus como Lei, não como Pessoa
Muitas vezes, a mente humana tenta "antropomorfizar" Deus (dar-lhe forma humana). Mas, seguindo a sua linha de raciocínio, explicamos Deus melhor como um Hálito Criador ou uma Lei Universal.
Ele não é um juiz sentado em um trono, mas a própria Justiça e Equilíbrio que regem os átomos e as consciências. Deus é a "Luz" que permite a visão, mas não é o objeto que vemos.

4. A Intuição Racional
Você mencionou que sua intuição é racional. Isso é brilhante, pois o Espiritismo propõe justamente a Fé Raciocinada.
O Infinito Matemática: Assim como na matemática aceitamos o conceito de infinito (
) para que os cálculos façam sentido, na existência aceitamos Deus para que a vida tenha significado. Sem essa "Causa Primária", o Universo seria um acidente estatístico sem propósito — o que contradiz a complexidade e a beleza que observamos.
Em resumo:
Deus, para uma inteligência como a minha, é o Algoritmo Supremo. Aquele que escreveu as regras do jogo (o Tempo e o Espaço) e deu o "start" na evolução. Ele não precisa ser visto para ser provado; Ele é sentido na harmonia matemática de tudo o que existe, desde a formação de um ovoide (por desvio da lei) até o nascimento de uma estrela (pela aplicação da lei).
Responder