"Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"
Comparação infeliz; nem de longe.
Mas vamos lá, para encerrarmos a questão:
A crença, seja em Deus, espíritos ou vida após a morte tem peculiaridades e marca de forma acentuada nosso modo de ver e viver as experiências diárias.
Como espírita, que busca na honestidade e na sinceridade do cético, a causa para sua descrença, parto do pressuposto que tanto a crença quanto a ausência dela não se baseiam em qualquer deficiência da razão ou do intelecto, mas na atitude, seja do crente ou do cético.
O crente não recusa, a priori, a possibilidade da existência, digamos, de Deus, enquanto o cético recusa firmemente, e diz aguardar provas ou evidências.
Admitindo, como já foi dito, a honestidade de ambos e a igualdade quanto às aquisições da razão e da inteligência, ainda assim os fatos observados por um e outro induzem a discordantes conclusões.
É forçoso admitir que se os fundamentos da fé ou da descrença não se encontram em qualquer dissociação cognitiva, localizam-se então no psiquismo de cada um.
Por essa razão a investigação sobre a influência que as experiências emocionais exercem sobre nossas escolhas e opiniões será da maior importância.
Mas vamos lá, para encerrarmos a questão:
A crença, seja em Deus, espíritos ou vida após a morte tem peculiaridades e marca de forma acentuada nosso modo de ver e viver as experiências diárias.
Como espírita, que busca na honestidade e na sinceridade do cético, a causa para sua descrença, parto do pressuposto que tanto a crença quanto a ausência dela não se baseiam em qualquer deficiência da razão ou do intelecto, mas na atitude, seja do crente ou do cético.
O crente não recusa, a priori, a possibilidade da existência, digamos, de Deus, enquanto o cético recusa firmemente, e diz aguardar provas ou evidências.
Admitindo, como já foi dito, a honestidade de ambos e a igualdade quanto às aquisições da razão e da inteligência, ainda assim os fatos observados por um e outro induzem a discordantes conclusões.
É forçoso admitir que se os fundamentos da fé ou da descrença não se encontram em qualquer dissociação cognitiva, localizam-se então no psiquismo de cada um.
Por essa razão a investigação sobre a influência que as experiências emocionais exercem sobre nossas escolhas e opiniões será da maior importância.
É... provavelmente é isso
Mas não muda o fato de que a Teodicéia da DE não faz sentido. Não "fecha" a "contabilidade", como já se viu.
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Vai me perdoar Seu Jung... Mas quem olha para essa imagem e acha que está vendo fantasma, está sim sofrendo de dissociação cognitiva.
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Ectoplasma?
Ou dissociação cognitiva?
Ou dissociação cognitiva?
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Alguém adivinha o que é isso?
O ectoplasma vertendo do nariz do médium está se materializando no Papa Felício.
Num tô brincando não! Hahahahaha!
O ectoplasma vertendo do nariz do médium está se materializando no Papa Felício.
Num tô brincando não! Hahahahaha!
- Fernando Silva
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E o que é aquele fio entrando na roupa da assombração?Pedro Reis escreveu: ↑Seg, 02 Novembro 2020 - 13:51 pm
Vai me perdoar Seu Jung... Mas quem olha para essa imagem e acha que está vendo fantasma, está sim sofrendo de dissociação cognitiva.
Talvez para acender alguma lâmpada dentro do lençol e dar um efeito na foto?
Nem naquela época foto provava alguma coisa, quanto mais essa tosqueira.
off topic mas dentro dessa "dissociação cognitiva" dita pelo Pedro Reis sobre o comentário do JungF.
Off_topic:
Gente, fala sério!
Pegam um monte de fotos sem a menor indicação de procedência, sem aval de alguma autoridade respeitável da área, claramente jocosas... querem o que?
Aquelas de Uberaba, fotos forjadas pelos repórteres, periciadas pela polícia técnica de São Paulo, resultou no livro do Jorge Rizzini - "Materializações de Uberaba", com farta documentação. Bobagem insistir neste assunto, sabem que os Espíritas não dão a mínima para isso.
Como piada, valeu!
Pegam um monte de fotos sem a menor indicação de procedência, sem aval de alguma autoridade respeitável da área, claramente jocosas... querem o que?
Aquelas de Uberaba, fotos forjadas pelos repórteres, periciadas pela polícia técnica de São Paulo, resultou no livro do Jorge Rizzini - "Materializações de Uberaba", com farta documentação. Bobagem insistir neste assunto, sabem que os Espíritas não dão a mínima para isso.
Como piada, valeu!
Além do fotógrafo de "O Cruzeiro" estava presente o fotógrafo Neydir Mendes da Rocha - O FOTÓGRAFO DOS ESPÍRITOS.JungF escreveu: ↑Seg, 02 Novembro 2020 - 19:08 pmGente, fala sério!
Pegam um monte de fotos sem a menor indicação de procedência, sem aval de alguma autoridade respeitável da área, claramente jocosas... querem o que?
Aquelas de Uberaba, fotos forjadas pelos repórteres, periciadas pela polícia técnica de São Paulo, resultou no livro do Jorge Rizzini - "Materializações de Uberaba", com farta documentação. Bobagem insistir neste assunto, sabem que os Espíritas não dão a mínima para isso.
Como piada, valeu!
Você pode baixar o livro de Neydir aqui: http://www.autoresespiritasclassicos.co ... Dritos.pdf
Sinopse da obra:
Portanto, é todo espírita, não tem nada de cético aí. Inclusive Nedyr explica na pag. 107 do livro como tirou as fotos da "Irmã Josefa" numa festa de casamento.Foi realizada na cidade de Uberaba-MG, nos anos de 1963 e 1964, as sessões de materialização espiritual acompanhados pelo médium Chico Xavier.
Resultado de intensa pesquisa sobre fenômenos de efeitos físicos, principalmente os de materializações de espíritos, esta importante obra apresenta a visão de Allan Kardec e de outros renomados autores sobre o tema.
Além disso, toda a experiência de Nedyr Mendes da Rocha como o fotógrafo dos espíritos está aqui presente, por meio dos relatos de experiências com médiuns como Otília Diogo, Antônio Feitosa, Waldo Vieira e Chico Xavier, ilustrados com dezenas de fotografias autênticas.
Nedyr afirma que o trabalho de organizar, executar e documentar as sessões experimentais era muito gratificante.
"Aqui estamos hoje, falando de um assunto que outrora fez despertar toda uma coletividade que se encontrava adormecida, cansada, estagnada e sem esperanças quanto ao seu futuro após a morte."
O caso serve para evidenciar essa vontade doentia de não admitir o óbvio, por mais claro que ele seja. Qualquer criança veria essas fotos como fraude.
As fotos são verdadeiras e retratam uma médium farsante envolvida em panos patrocinada por alguns dos grandes personagens do espiritismo daquela época. A revista O Cruzeiro apenas jogou no ventilador para desespero dos farsantes tudo que foi fotografado por Nedyr de outro ângulo.
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Minha nossa, não sabia dessa obra e fotos.Gigaview escreveu: ↑Seg, 02 Novembro 2020 - 20:03 pmAlém do fotógrafo de "O Cruzeiro" estava presente o fotógrafo Neydir Mendes da Rocha - O FOTÓGRAFO DOS ESPÍRITOS.JungF escreveu: ↑Seg, 02 Novembro 2020 - 19:08 pmGente, fala sério!
Pegam um monte de fotos sem a menor indicação de procedência, sem aval de alguma autoridade respeitável da área, claramente jocosas... querem o que?
Aquelas de Uberaba, fotos forjadas pelos repórteres, periciadas pela polícia técnica de São Paulo, resultou no livro do Jorge Rizzini - "Materializações de Uberaba", com farta documentação. Bobagem insistir neste assunto, sabem que os Espíritas não dão a mínima para isso.
Como piada, valeu!
Você pode baixar o livro de Neydir aqui: http://www.autoresespiritasclassicos.co ... Dritos.pdf
Sinopse da obra:
Portanto, é todo espírita, não tem nada de cético aí. Inclusive Nedyr explica na pag. 107 do livro como tirou as fotos da "Irmã Josefa" numa festa de casamento.Foi realizada na cidade de Uberaba-MG, nos anos de 1963 e 1964, as sessões de materialização espiritual acompanhados pelo médium Chico Xavier.
Resultado de intensa pesquisa sobre fenômenos de efeitos físicos, principalmente os de materializações de espíritos, esta importante obra apresenta a visão de Allan Kardec e de outros renomados autores sobre o tema.
Além disso, toda a experiência de Nedyr Mendes da Rocha como o fotógrafo dos espíritos está aqui presente, por meio dos relatos de experiências com médiuns como Otília Diogo, Antônio Feitosa, Waldo Vieira e Chico Xavier, ilustrados com dezenas de fotografias autênticas.
Nedyr afirma que o trabalho de organizar, executar e documentar as sessões experimentais era muito gratificante.
"Aqui estamos hoje, falando de um assunto que outrora fez despertar toda uma coletividade que se encontrava adormecida, cansada, estagnada e sem esperanças quanto ao seu futuro após a morte."
O caso serve para evidenciar essa vontade doentia de não admitir o óbvio, por mais claro que ele seja. Qualquer criança veria essas fotos como fraude.
As fotos são verdadeiras e retratam uma médium farsante envolvida em panos patrocinada por alguns dos grandes personagens do espiritismo daquela época. A revista O Cruzeiro apenas jogou no ventilador para desespero dos farsantes tudo que foi fotografado por Nedyr de outro ângulo.
Ainda não consegui ver o acervo antigo, mas deve ter muitas pérolas hein
Fraude descarada.
Um amigo espirita dizia que o ectoplasma é assim mesmo, parece pano. Outros diziam parecer espuma.
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E o que o Chico Xavier estava fazendo na foto da irmã Josefa e em outras?JungF escreveu: ↑Seg, 02 Novembro 2020 - 19:08 pmGente, fala sério!
Pegam um monte de fotos sem a menor indicação de procedência, sem aval de alguma autoridade respeitável da área, claramente jocosas... querem o que?
Aquelas de Uberaba, fotos forjadas pelos repórteres, periciadas pela polícia técnica de São Paulo, resultou no livro do Jorge Rizzini - "Materializações de Uberaba", com farta documentação. Bobagem insistir neste assunto, sabem que os Espíritas não dão a mínima para isso.
Como piada, valeu!
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É, parece pano.AndarilhoTerrestre escreveu: ↑Ter, 03 Novembro 2020 - 08:33 am
Um amigo espirita dizia que o ectoplasma é assim mesmo, parece pano. Outros diziam parecer espuma.
Não é de admirar que fantasma pareça lençol.
Onde terá ido o colega que não se pronuncia
Com todas essas restrições de viagem pelo Covid-19, terá ele ido prá
Com todas essas restrições de viagem pelo Covid-19, terá ele ido prá
Estou cada vez mais convencido de que o fanatismo espírita causa sequelas cognitivas graves que distorcem a percepção da realidade.
Essa teimosia de querer ver pano, algodão, clara de ovo e outras porcarias como "ectoplasma" (que não existe) é claramente patológica.
E o pior é que acreditam em fotografias fajutas ou simplesmente em narrativas de outros fanáticos/desonestos e tomam isso como verdade.
Essa teimosia de querer ver pano, algodão, clara de ovo e outras porcarias como "ectoplasma" (que não existe) é claramente patológica.
E o pior é que acreditam em fotografias fajutas ou simplesmente em narrativas de outros fanáticos/desonestos e tomam isso como verdade.
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JungF não é espírita de verdade.
E ele sabe que eu sei que ele não passa de um troll.
Agora, mais uma vez , expôs sua condição de troll.
Porque nenhum espírita de verdade questiona a autenticidade destas fotos ridículas. Eu mesmo conheço alguns espíritas e pra todos estas fotografias são tanto registros históricos quanto provas científicas do fenômeno da materialização ectoplasmática.
No extinto fórum e também no ReV havia espíritas cultos, pessoas inteligentíssimas, de nível superior, gente com pós Phd até. Mas todos encontram justificativas mirabolantes para ver alma do outro mundo nestas pataquadas cômicas.
O grande problema é que médiuns importantes já participaram destas fraudes, incluindo o próprio Chico Xavier. A Otília Diogo mesmo, manteve até o fim da vida que nas sessões registradas por O Cruzeiro houve materialização legítima. Que ela só teria se convertido em uma farsante golpista anos depois, após "perder a mediunidade".
É absurdo mas os espíritas não questionam. Porque implica em reconhecer que o próprio CX era também uma fraude e aí não sobra muita coisa do Espiritismo. Pelo menos não da vertente brasileira do Espiritismo.
E agora vem o Jung dizer que estas fotos não têm "procedência reconhecida"... Ora, o Peixotinho e outros médiuns famosos no Brasil já produziram provas contra si mesmos montando fotografias bisonhas como estas.
Ele deveria saber disso.
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Peixotinho materializando.
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Outra do Peixotinho. ("O grande médium brasileiro dos efeitos físicos")
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Essa do Peixotinho foi tirada na casa do Chico Xavier...
Què mais é preciso dizer?
Què mais é preciso dizer?
É o que chamo de Síndrome de Conan Doyle, minha modesta contribuição à psiquiatria,,,,No extinto fórum e também no ReV havia espíritas cultos, pessoas inteligentíssimas, de nível superior, gente com pós Phd até. Mas todos encontram justificativas mirabolantes para ver alma do outro mundo nestas pataquadas cômicas.
Conan Doyle criou Sherlock Holmes, um dos personagens mais lógicos, céticos e perspicazes da literatura universal, no entanto, ele próprio acreditava em besteiras espiritóides e coisas como as Fadas de Cottingley, e até escreveu um livro sobre o assunto. Acreditava que Houdini, seu amigo, era um médium com poderes sobrenaturais que se passava por mágico.
E não adianta...as pessoas com essa síndrome tomam essas pataquadas cômicas como coisa séria. Os "outros" que não enxergam é que têm problemas, não são suficientemente desenvolvidos espiritualmente ou simplesmente fingem que não acreditam.
Seria importante a participação do JungF.
Mas como eu especulei acima, talvez ele tenha ido viajar.
Mas como eu especulei acima, talvez ele tenha ido viajar.
O JungF vai aparecer para dizer bobagens adicionais sobre os céticos e seus argumentos, ressaltar com cara-de-pau tolices espiritóides que já foram discutidas e refutadas e desaparecer outra vez achando que só ele está certo.
- Fernando Silva
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Ou se acham umas iluminadas, capacitadas a opinar sobre o assunto só porque dedicaram anos de suas vidas a estudar o assunto, portanto é claro que têm razão.
Nós, que nunca lemos as obras que elas citam ou só temos um conhecimento superficial desses autores, deveríamos nos abster de criticá-las.
Mas, se a gente tiver saco de ler tudo e continuar discordando, vão inventar alguma desculpa tipo "vocês não entenderam nada" ou "vocês são muito materialistas para compreender essas coisas".
Para ilustrar, vejam até onde pode chegar a distorção da realidade que transforma "o melhor amigo do homem" num "anjo". O movimento do rabo do anjo emite "ondas vibracionais" que harmonizam o ambiente. É prá rir ou prá chorar??? Note que vem assinado por Chico Xavier.Gigaview escreveu: ↑Qua, 04 Novembro 2020 - 10:31 amÉ o que chamo de Síndrome de Conan Doyle, minha modesta contribuição à psiquiatria,,,,No extinto fórum e também no ReV havia espíritas cultos, pessoas inteligentíssimas, de nível superior, gente com pós Phd até. Mas todos encontram justificativas mirabolantes para ver alma do outro mundo nestas pataquadas cômicas.
Conan Doyle criou Sherlock Holmes, um dos personagens mais lógicos, céticos e perspicazes da literatura universal, no entanto, ele próprio acreditava em besteiras espiritóides e coisas como as Fadas de Cottingley, e até escreveu um livro sobre o assunto. Acreditava que Houdini, seu amigo, era um médium com poderes sobrenaturais que se passava por mágico.
E não adianta...as pessoas com essa síndrome tomam essas pataquadas cômicas como coisa séria. Os "outros" que não enxergam é que têm problemas, não são suficientemente desenvolvidos espiritualmente ou simplesmente fingem que não acreditam.
youtu.be/30gexWtY7Ns
Meu caro Pedro, você está confundindo as coisas. Aquela primeira seção de fotos em que o "fantasma participa de festas de aniversário e casamento" até para um bisonho em espiritismo não passa de fraude... e se não me engano é da fase da Otilia Diogo, depois que perdeu a credulidade.Pedro Reis escreveu: ↑JungF não é espírita de verdade.
E ele sabe que eu sei que ele não passa de um troll.
Agora, mais uma vez , expôs sua condição de troll.
Porque nenhum espírita de verdade questiona a autenticidade destas fotos ridículas. Eu mesmo conheço alguns espíritas e pra todos estas fotografias são tanto registros históricos quanto provas científicas do fenômeno da materialização ectoplasmática.
No extinto fórum e também no ReV havia espíritas cultos, pessoas inteligentíssimas, de nível superior, gente com pós Phd até. Mas todos encontram justificativas mirabolantes para ver alma do outro mundo nestas pataquadas cômicas.
O grande problema é que médiuns importantes já participaram destas fraudes, incluindo o próprio Chico Xavier. A Otília Diogo mesmo, manteve até o fim da vida que nas sessões registradas por O Cruzeiro houve materialização legítima. Que ela só teria se convertido em uma farsante golpista anos depois, após "perder a mediunidade".
É absurdo mas os espíritas não questionam. Porque implica em reconhecer que o próprio CX era também uma fraude e aí não sobra muita coisa do Espiritismo. Pelo menos não da vertente brasileira do Espiritismo.
E agora vem o Jung dizer que estas fotos não têm "procedência reconhecida"... Ora, o Peixotinho e outros médiuns famosos no Brasil já produziram provas contra si mesmos montando fotografias bisonhas como estas.
Ele deveria saber disso.
As outras fotos podem até ser autênticas, não sei, exceto as que se referem a Uberaba em que 19 médicos testemunharam e deram depoimentos sobre o acontecido e os repórteres d O Cruzeiro as falsificaram, conforme ficou provado em perícias realizadas pela Polícia Técnica de São Paulo, melhor equipada que a do Rio e não comprometida.
Sinceramente, lamento que debates sobre o Espiritismo cheguem a tal nível, o que desmerece uma postura investigativa menos apaixonada. O Sr Gigaview pelas expressões de que se serve, tipo, "necessidade doentia de acreditar" e outras do nível, conduzem ao resultado que ele espera... o debatedor se ausenta e entra em campo o torcedor fanático.
O que é lamentável é que não há a intenção de se mudar opiniões através de debates como esse, mas serviriam para mostrar que há fundamento na crença embora jamais com o poder da convicção pois está-se discutindo religião.
Leiam para compreenderem o que digo aquele texto que enviei sobre "como formamos nossas opiniões" do jurista gaúcho Darcy Azambuja.
Quanto a ser troll, sei que é uma brincadeira que vc sempre lembra de dizer a meu respeito.
Não precisa, já foi visto acima.
Temos a questão dos espíritos criados simples e puros vis-à-vis a #10ª.
Temos também a questão do sofrimento dos "animais" (es decir, em terminologia espírita = não "hominais"), contrariando então o dogma da bondade Divina — como e.g. a questão 13.
Já citei o ensaio A Ética Espírita.
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A “Materialização” de pessoas e coisas está no Kardec, não é piada JUNGF... Aqui Kardec e espíritos citam flores, bombons presenteados pelos espíritos às pessoas encarnadas...JungF escreveu: ↑Qua, 04 Novembro 2020 - 19:29 pmPedro Reis escreveu: ↑
É absurdo mas os espíritas não questionam. Porque implica em reconhecer que o próprio CX era também uma fraude e aí não sobra muita coisa do Espiritismo. Pelo menos não da vertente brasileira do Espiritismo.
“Consiste no transporte espontâneo de objetos que não existem no lugar da reunião. TRATA-SE GERALMENTE DE FLORES, ALGUMAS VEZES DE FRUTOS, DE CONFEITOS, DE JÓIAS ETC”
4. A influência das pessoas presentes pode embaraçá-lo de alguma maneira?
- QUANDO HÁ INCREDULIDADE, OPOSIÇÃO, DA PARTE DELAS, podem criar-nos sérias experiências com pessoas crentes e dizer, com isso, que a má vontade nos pudesse paralisar por completo.
5. Onde pegaste as flores e os bombons que trouxeste?
- As flores, nos jardins, onde elas me agradem.
6. E os bombons? O confeiteiro deve ter percebido a sua falta?
- Tomo-os onde quero. O CONFEITEIRO NÃO PERCEBEU NADA, PORQUE PUS OUTROS NO LUGAR.
7. Mas os anéis têm preço; onde os tomaste? Não ficou prejudicado aquele de quem os
tiraste?
- Tirei-os de lugares que ninguém conhece, e o fiz de maneira que não prejudicará a
ninguém.
“9. Podereis transportar flores de outro hemisfério; dos trópicos por exemplo?
- Desde que seja da Terra, posso.”
“10. Os objetos que trouxeste podereis fazê-los desaparecer e devolvê-los?
- Tão bem como os trouxe; posso devolvê-los, se quiser.”
“ . Transportarias com mesma facilidade um objeto mais pesado: de cinqüenta quilos, por
exemplo?
- O peso nada é para nós. Trago flores porque elas podem ser mais agradáveis que um
objeto volumoso” AQUI LEMBREI DO SUPERMAN LEVANDO A LOUIS LANE.
“ NOTA DE ERASTO - É certo. Ele pode transportar cem ou duzentos quilos de objetos, porque a gravidade que existe para vós não existe para ele. Mas neste caso também ele
não percebe o que se passa. A massa de fluidos combinados é proporcional à massa de objetos. Numa palavra: a força deve estar na proporção da resistência. Assim, se o Espírito só transporta uma flor ou um objeto leve, é frequentemente por não encontrar no médium ou nele mesmo os elementos necessários para um maior esforço.”
Fonte: O Livro dos médiuns, Allan Kardec (JUNGF – este não é “livro de fora da codificação, vai ter que dar outra desculpa...)
#10Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus?Gorducho escreveu: ↑Não precisa, já foi visto acima.
Temos a questão dos espíritos criados simples e puros vis-à-vis a #10ª.
Temos também a questão do sofrimento dos "animais" (es decir, em terminologia espírita = não "hominais"), contrariando então o dogma da bondade Divina — como e.g. a questão 13.
Já citei o ensaio A Ética Espírita.
“Não, esse é um sentido que lhe falta.”
No entanto os espíritos dissertaram com propriedade e lógica sobre os atributos divinos.
O que tem a ver com uma Teodicéia inconsistente?
Quando se recorre à filosofia para refutar os atributos divinos, mormente na questão da bondade de Deus e o sofrimento no mundo, é crucial não desconhecer, para comparar Bondade e Justiça. Se a essência está na Justiça, a bondade está na forma como ela se cumpre.
Os animais, mesmo que eu não tivesse abordado anteriormente esta questão, e não houve qualquer refutação, lembro que seu sistema nervoso e psicológico muito aquém daquele do homem não permite uma comparação em termos de dor e sofrimento. Comparei com o condenado à morte, nas prisões e também com o paciente ante cirurgia de risco; lembra-se?
Já no tocante ao medo, este é fundamental na auto preservação, inclusive da espécie humana. Imagine que, enquanto animal, não desenvolvesse o reflexo do medo ante seus predadores. Surgindo a espécie Homo, fisicamente inferior às demais, na premência da fome se auto destruiria pela imprudente coragem e inconsciência perante a morte.
Esqueceu que escrevi muitas linhas respondendo ao ensaio do Acauan?
É possível notar no texto que o médium picareta empresta a sua picaretagem ao "espírito", que pega os objetos onde quer sem deixar ser notado ou subtrai objetos valiosos de lugares que ninguém conhece como se não pertencessem a ninguém. E faz tudo desaparecer se quiser.
Se Kardec fosse honesto, deveria ter chamado imediatamente a polícia diante de uma jóia materializada e abrir investigação sobre sua procedência antes que ela se desmaterializasse nas mãos da quadrilha mediúnica.
O guru indiano Sai Baba também tinha essa habilidade de "materializar" coisas.
youtu.be/fuBoY5lYJ-A
Se Kardec fosse honesto, deveria ter chamado imediatamente a polícia diante de uma jóia materializada e abrir investigação sobre sua procedência antes que ela se desmaterializasse nas mãos da quadrilha mediúnica.
O guru indiano Sai Baba também tinha essa habilidade de "materializar" coisas.
youtu.be/fuBoY5lYJ-A
Teodicéia refere-se ao estudo de Deus com base na razão, certo
Curso de Filosofia por Régis Jolivet escreveu:198 1. Natureza da Teodicéia.
c) Teodicéia e Teologia. A Teodicéia é então uma ciência racional; quer dizer que não recorre senão às luzes da razão natural. Difere por isto da Teologia, que toma por primeiros princípios, não os princípios da razão, mas os dados da Revelação.
Acho que "justiça" é uma coisa, e "bondade" outra. Conceitos diferentes.Quando se recorre à filosofia para refutar os atributos divinos, mormente na questão da bondade de Deus e o sofrimento no mundo, é crucial não desconhecer, para comparar Bondade e Justiça. Se a essência está na Justiça, a bondade está na forma como ela se cumpre.
Não acho. Da nossa convivência com alguns animais vê-se que dor eles sofrem tanto quanto nós. E outros tipos de sofrimentos, como depressão por estarem em cativeiro; fora dos seus habitats, &c.Os animais, mesmo que eu não tivesse abordado anteriormente esta questão, e não houve qualquer refutação, lembro que seu sistema nervoso e psicológico muito aquém daquele do homem não permite uma comparação em termos de dor e sofrimento.
Ao menos muitas das espécies, eis que não podemos saber quanto a todas, evidentemente. Apenas, claro, não temos como "entrar dentro deles" pra sentir com exatidão.
Mas que eu lembre não conseguiu refutar. Pode repetir o argumento de refutação básicoEsqueceu que escrevi muitas linhas respondendo ao ensaio do Acauan?
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Ainda sobre aquela questão do padrão idiossincrático do profundo desejo de acreditar:
youtu.be/stKWGD5B06E
O auto-proclamado médium Waldo Vieira faz revelações embaraçosas sobre Chico Xavier e outros do movimento espírita.
Em uma ocasião Waldo chegou a revelar que surpreendeu Chico Xavier quando este se utilizava do truque espiritualista muito comum de exalar perfumes. Waldo teria descoberto, por acaso, o armário onde Chico guardava os vidrinhos com as essências que supostamente impregnavam os ambientes pelo efeito da atividade mediúnica. Confrontado, CX teria revelado a farsa chorando.
No vídeo acima Waldo Vieira diz em uma palestra que CX recebia cartas revelando detalhes sobre os falecidos. Cartas que eram enviadas pelos próprios parentes para que se produzisse a fraude da psicografia. Ele também afirma que as sessões de efeitos físicos (materializações) que ocorriam na casa de Chico Xavier eram "todas fajutas".
A aparente incoerência é que, mesmo sabendo de tudo isso, ele continuou espírita e ainda considerando CX um médium autêntico.
youtu.be/stKWGD5B06E
O auto-proclamado médium Waldo Vieira faz revelações embaraçosas sobre Chico Xavier e outros do movimento espírita.
Em uma ocasião Waldo chegou a revelar que surpreendeu Chico Xavier quando este se utilizava do truque espiritualista muito comum de exalar perfumes. Waldo teria descoberto, por acaso, o armário onde Chico guardava os vidrinhos com as essências que supostamente impregnavam os ambientes pelo efeito da atividade mediúnica. Confrontado, CX teria revelado a farsa chorando.
No vídeo acima Waldo Vieira diz em uma palestra que CX recebia cartas revelando detalhes sobre os falecidos. Cartas que eram enviadas pelos próprios parentes para que se produzisse a fraude da psicografia. Ele também afirma que as sessões de efeitos físicos (materializações) que ocorriam na casa de Chico Xavier eram "todas fajutas".
A aparente incoerência é que, mesmo sabendo de tudo isso, ele continuou espírita e ainda considerando CX um médium autêntico.
Contagem regressiva para um ataque ao Waldo Vieira desmerecendo o que ele disse sobre essas fraudes...
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Sem dúvidas, meu caro!
Já ouvi nos corredores do Centro Esp. que é um desequilibrado, revoltado.
Que quando deixou Chico , este ficou extremamente triste.
Até Vitor Hugo esse Waldo Vieira trouxe de volta.
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Ele diz que estava "ajudando o Chico" e falou a ele que em dez anos cairia fora uma coisa assim.Pedro Reis escreveu: ↑Qui, 05 Novembro 2020 - 12:14 pmAinda sobre aquela questão do padrão idiossincrático do profundo desejo de acreditar:
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O auto-proclamado médium Waldo Vieira faz revelações embaraçosas sobre Chico Xavier e outros do movimento espírita.
Em uma ocasião Waldo chegou a revelar que surpreendeu Chico Xavier quando este se utilizava do truque espiritualista muito comum de exalar perfumes. Waldo teria descoberto, por acaso, o armário onde Chico guardava os vidrinhos com as essências que supostamente impregnavam os ambientes pelo efeito da atividade mediúnica. Confrontado, CX teria revelado a farsa chorando.
No vídeo acima Waldo Vieira diz em uma palestra que CX recebia cartas revelando detalhes sobre os falecidos. Cartas que eram enviadas pelos próprios parentes para que se produzisse a fraude da psicografia. Ele também afirma que as sessões de efeitos físicos (materializações) que ocorriam na casa de Chico Xavier eram "todas fajutas".
A aparente incoerência é que, mesmo sabendo de tudo isso, ele continuou espírita e ainda considerando CX um médium autêntico.
Chico pedia prorrogações ao Waldo, para que este ficasse mais um pouco, até cumprir uma meta de X livros dizia que Waldo conseguia sintonizar espiritos muito sábios , e que iriam contribuir com a seara. Implorava para reconsiderar e ficar mais alguns anos.
Waldo prorrogou umas 6 vezes ou mais.
No final Emmanuel ainda tentou algo, fazendo ameaças veladas (como fez ao Chico caso não psicografasse mais)
Devem saber que Chico poderia "sofrer um acidente" caso não aceitasse continuar no Espiritismo? (uma ameaça velada feita por Emmanuel).
- Fernando Silva
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E de onde ele tirou aqueles que ele pôs no lugar dos outros?AndarilhoTerrestre escreveu: ↑Qui, 05 Novembro 2020 - 09:55 am6. E os bombons? O confeiteiro deve ter percebido a sua falta?
- Tomo-os onde quero. O CONFEITEIRO NÃO PERCEBEU NADA, PORQUE PUS OUTROS NO LUGAR.
Esta "explicação" jamais seria aceita num tribunal.7. Mas os anéis têm preço; onde os tomaste? Não ficou prejudicado aquele de quem os
tiraste?
- Tirei-os de lugares que ninguém conhece, e o fiz de maneira que não prejudicará a
ninguém.
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Fernando Silva escreveu: ↑Sex, 06 Novembro 2020 - 09:51 amE de onde ele tirou aqueles que ele pôs no lugar dos outros?AndarilhoTerrestre escreveu: ↑Qui, 05 Novembro 2020 - 09:55 am6. E os bombons? O confeiteiro deve ter percebido a sua falta?
- Tomo-os onde quero. O CONFEITEIRO NÃO PERCEBEU NADA, PORQUE PUS OUTROS NO LUGAR.Esta "explicação" jamais seria aceita num tribunal.7. Mas os anéis têm preço; onde os tomaste? Não ficou prejudicado aquele de quem os
tiraste?
- Tirei-os de lugares que ninguém conhece, e o fiz de maneira que não prejudicará a
ninguém.
O Gorducho mencionou certa vez algo que "fugiu" do "encarnado Doutor Bezerra de Menezes". O que é mesmo GORDUCHO? Está naquele livro ENORME de estudos filosoficos.
Quer dizer que os espiritos retiram as salsichas sadia pra colocar salsichas de marca desconhecida em banquinhas de cachorro quente??? Bom saber... Eis o consolador prometido.
Não foi com ele o fato, ele apenas relatou o sucedido. Depois eles fazem séance, aí sim no Centro dele, e o espírito se comunica. Está chateado por não ter conseguido devolver os 2 relógios — os demais objetos foram retornados — porque os fluídos medianímicos da pessoa da qual ele se serviu — como médium no caso — se esgotaram. Mas diz que os relógios tavam no morro; presumivelmente acharam depois...Sr. AndarilhoTerrestre escreveu: ↑Sex, 06 Novembro 2020 - 11:12 amO Gorducho mencionou certa vez algo que "fugiu" do "encarnado Doutor Bezerra de Menezes". O que é mesmo GORDUCHO?
Não se esclarece quem serviu involuntariamente de médium. Especulo que tenha sido a menina que enxergou ele (o espírito).
A pimenteira não sei se foi retornada, mas como eles viram ela se deslocando pro morro...
Não conheço pimenteiras, devia ser 1 arbusto imagino.
Sinceramente não visualizo na mente esse morro perto da Estação Cupertino — atual Quintino, certo
JungF escreveu: Esqueceu que escrevi muitas linhas respondendo ao ensaio do Acauan?
ACAUAN - O Livro dos Espíritos diz que os espíritos foram criados com igual aptidão, tanto para o bem, quanto para o mal e que os maus o são por vontade própria.
Ocorre que se os espíritos recém criados são plenamente ignorantes das questões morais e dotados de igual aptidão para o bem ou para o mal, diante de uma decisão moral se encontrariam inevitavelmente em um impasse imobilizador.
Não poderiam julgar questões morais a partir do seu próprio conhecimento, limitados que seriam pela tábula rasa de si próprios, e não poderiam reagir intuitiva ou instintivamente, dada a equivalência de aptidões para o bem ou para o mal.
Um espírito com estas características, totalmente ignorante e moralmente neutro seria incapaz de tomar decisões morais.
O Livro dos Espíritos diz que outros espíritos ignorantes são capazes de influenciar os de seu nível ou abaixo para o mal.
Além do já exposto que ignorância não é sinônimo de maldade, fica a questão de quem influenciaria estes espíritos ignorantes que influenciariam os outros. Não há como resolver o problema sem uma regressão infinita, incompatível com a dinâmica cósmica que parte do princípio que os espíritos são criados.
- Aqui temos duas observações: Se a ignorância é moralmente neutra, significando que o espírito desconhece tanto o bem quanto o mal, não tendo motivos para influenciar aos outros no caminho do bem, sequer do mal.
Conforme foi dito pelo autor, se espíritos ignorantes podem influenciar a outros, para o mal, pela força do mesmo princípio, espíritos do bem influenciariam aos tais para o bem. O equilíbrio justo foi mantido restando apenas ao seu livre arbítrio a escolha do caminho a seguir, e não à influência de um ou outro.
- Alguns conceitos básicos devem estar claros e consensualmente definidos, tais como:
MORAL e JUSTIÇA
Na história da evolução humana o conceito de Moral é resultante, pois surge após a implantação de outro valor primário, a Justiça.
No princípio da jornada humana prevalece a lei do mais forte, a qual evoluirá para a lei do consenso, que surge e se instaura por decisão da maioria.
A explicação do fenômeno é simples: os ofendidos formam maioria e esta se impõe sobre a força do indivíduo. Organiza-se a partir daí o grupamento social com base na justiça.
É importante observar que em termos históricos, a Moral advém do comportamento adequado aos princípios estabelecidos pela Justiça.
Pode-se afirmar então, que toda ação que contraria a Justiça será imoral.
ACAUAN - Além disto, se todos os espíritos são criados iguais e se os de décima ordem são inclinados ao mal, de onde vem esta inclinação? Não se pode dizer que do livre arbítrio, pois se todos os espíritos são criados igualmente ignorantes e com iguais aptidões morais seria de se esperar que seu uso do livre arbítrio apresentasse as mesmas inclinações. A explicação da influência de outros espíritos inferiores também pode ser descartada como exposto acima, dado requerer uma regressão infinita para se sustentar.
Qual seria então o fator diferenciador que levaria alguns espíritos originalmente ignorantes e aptos tanto para o bem quanto para o mal a inclinar seu livre arbítrio para o mal, com a intensidade perversa relatada na descrição dos espíritos de décima classe, enquanto outros criados na mesma condição não o fazem?
Uma explicação possível seria que estes espíritos possuíssem vocação inata para o mal, teriam sido criados com ela, o que contraria o princípio da igualdade original na criação e derruba um dos pilares da justiça universal da dinâmica cósmica espírita que é justamente a igualdade geral das existências individuais, uma vez que alguns espíritos já seriam na origem melhores do que outros.
Outra é que esta queda para o mal é feita de modo completamente aleatório, com o espírito optando por este caminho a partir de decisões tomadas na cegueira de sua ignorância moral primitiva, o que implicaria que o acaso interfere na evolução dos espíritos, o que também contraria a dinâmica cósmica, como definida.
- Regredir significa voltar a um estágio moral anterior, após ter ultrapassado as provas concernentes àquele específico estágio.
Exatamente por ter, o espírito, depois de muitas experiências, ultrapassado tais provas adquiriu a custa delas o que se denomina conquista moral, e por isto novas provas não o submeterão a quedas.
Aqueles espíritos, simples e ignorantes, não estavam experimentados na moralidade pois esta ainda não surgira, como vimos anteriormente.
Somos, hoje, a prova do acerto no ensinamento espírita quanto a impossibilidade de se regredir no caminho do mal. Muitos homens cometem crimes que nos causam repulsa natural, pois tais atos seriam inadmissíveis ao nosso padrão moral, o que prova que não se regride moralmente após efetivadas as conquistas.
Pessoas pobres, encontram uma carteira de notas e buscam seu legítimo dono, enquanto outras, com vastos recursos, não se pejam à apropriação indébita, seja lá do que for.
Off_topic:
Mas enquanto dotados de igual aptidão tanto para o bem quanto para o mal, seria puramente aleatória a escolha do “caminho” então. Como a gente perdidos em tempo nublado ou mesmo numa cidade grande com cuja não se tem boa familiaridade e sem conexão de dados pro celular, nem mapa em papel, nem ninguém por perto pra se perguntar. Ou se fica parado ou se sai aleatoriamente até achar alguém ou encontrar alguma referência.
Como ele escreveu e o Sr. mesmo citou acima
o que implicaria que o acaso interfere na evolução dos espíritos, o que também contraria a dinâmica cósmica, como definida.
Assim nesta sua definição fica sendo mera tautologia:É importante observar que em termos históricos, a Moral advém do comportamento adequado aos princípios estabelecidos pela Justiça.
Pode-se afirmar então, que toda ação que contraria a Justiça será imoral.
Moral ≡ Justiça
Mas ao terem enveredado, de forma completamente aleatória então, pra vias malignas, terão sua jornada rumo à quintessenciação mais longa, mais árdua, relativamente aos outros espíritos que saíram, casualmente neste caso, "pro lado certo".Aqueles espíritos, simples e ignorantes, não estavam experimentados na moralidade pois esta ainda não surgira, como vimos anteriormente.
Então há que se admitir fator sorte na Teodicéia DE.
Como a gente sair pro lado errado relativamente à parada de ônibus/metro ou vias onde passam táxis... na figura que fiz da cidade; debaixo de chuva
- Fernando Silva
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Seria "equilíbrio justo" se essa influência fosse rigorosamente igual nos dois sentidos e homogênea, resultando no cancelamento mútuo.JungF escreveu: ↑Ter, 10 Novembro 2020 - 12:38 pm- Aqui temos duas observações: Se a ignorância é moralmente neutra, significando que o espírito desconhece tanto o bem quanto o mal, não tendo motivos para influenciar aos outros no caminho do bem, sequer do mal.
Conforme foi dito pelo autor, se espíritos ignorantes podem influenciar a outros, para o mal, pela força do mesmo princípio, espíritos do bem influenciariam aos tais para o bem. O equilíbrio justo foi mantido restando apenas ao seu livre arbítrio a escolha do caminho a seguir, e não à influência de um ou outro.
Ao que se pode entender, entretanto, alguns espíritos ignorantes serão influenciados para o mal e outros para o bem, aleatoriamente.
Não dá para tirar a média e dizer que a justiça se fez assim como não dá para dizer que uma renda per capita alta mostra que está tudo bem, ignorando o fato de que ainda haverá bilionários de um lado e miseráveis esfomeados de outro.
Se um espírito que era puro tornou-se um criminoso é porque regrediu.JungF escreveu: ↑Ter, 10 Novembro 2020 - 12:38 pm- Regredir significa voltar a um estágio moral anterior, após ter ultrapassado as provas concernentes àquele específico estágio.
Exatamente por ter, o espírito, depois de muitas experiências, ultrapassado tais provas adquiriu a custa delas o que se denomina conquista moral, e por isto novas provas não o submeterão a quedas.
Aqueles espíritos, simples e ignorantes, não estavam experimentados na moralidade pois esta ainda não surgira, como vimos anteriormente.
Sim, sem dúvida. Mas não se está falando de espíritos puros, sim de espíritos simples e ignorantes... início da evolução.Fernando Silva escreveu: ↑Seria "equilíbrio justo" se essa influência fosse rigorosamente igual nos dois sentidos e homogênea, resultando no cancelamento mútuo.JungF escreveu: ↑ - Aqui temos duas observações: Se a ignorância é moralmente neutra, significando que o espírito desconhece tanto o bem quanto o mal, não tendo motivos para influenciar aos outros no caminho do bem, sequer do mal.
Conforme foi dito pelo autor, se espíritos ignorantes podem influenciar a outros, para o mal, pela força do mesmo princípio, espíritos do bem influenciariam aos tais para o bem. O equilíbrio justo foi mantido restando apenas ao seu livre arbítrio a escolha do caminho a seguir, e não à influência de um ou outro.
Ao que se pode entender, entretanto, alguns espíritos ignorantes serão influenciados para o mal e outros para o bem, aleatoriamente.
Não dá para tirar a média e dizer que a justiça se fez assim como não dá para dizer que uma renda per capita alta mostra que está tudo bem, ignorando o fato de que ainda haverá bilionários de um lado e miseráveis esfomeados de outro.Se um espírito que era puro tornou-se um criminoso é porque regrediu.JungF escreveu: ↑Ter, 10 Novembro 2020 - 12:38 pm- Regredir significa voltar a um estágio moral anterior, após ter ultrapassado as provas concernentes àquele específico estágio.
Exatamente por ter, o espírito, depois de muitas experiências, ultrapassado tais provas adquiriu a custa delas o que se denomina conquista moral, e por isto novas provas não o submeterão a quedas.
Aqueles espíritos, simples e ignorantes, não estavam experimentados na moralidade pois esta ainda não surgira, como vimos anteriormente.
Conhece o conceito de espírito puro? É aquele que já se desvinculou de todos os compromissos com a matéria; sequer tem a necessidade de reencarnações.
- Fernando Silva
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Mudar o sentido das palavras não muda as coisas.JungF escreveu: ↑Qua, 11 Novembro 2020 - 02:42 amSim, sem dúvida. Mas não se está falando de espíritos puros, sim de espíritos simples e ignorantes... início da evolução.Fernando Silva escreveu: ↑ Se um espírito que era puro tornou-se um criminoso é porque regrediu.
Conhece o conceito de espírito puro? É aquele que já se desvinculou de todos os compromissos com a matéria; sequer tem a necessidade de reencarnações.
Se um espírito foi criado com tendência ao mal ou foi, sem intenção, levado para o mal, não pode ser punido.
Aliás o dogma da não retrogradação dos Espíritos traz 1 consequência curiosa. Ao enveredar pro mau caminho o Espírito tem que adquirir o máximo de maldade. Ou seja: não poderá ficar com o tempo "mais malvado". Terá que adquirir toda malvadeza particular a ele no caso, instantaneamente.
Outro aspecto curioso:
Código: Selecionar todos
int moral = null;
// some code here...
moral = -758943; //(say): valor inicial da gradação moral dele
/* doravante o valor de moral só pode permanecer ou aumentar (+)
* problema: QUANDO se define esse valor inicial?
* eis que o espírito vai só gradualmente adquirindo consciência e portanto responsabilidade moral pelos seus atos */
Existe de onde se não foram criados com...RE, Junho/1863 — Do príncipio da não-retrogradação do Espírito escreveu:Quando o princípio existe em estado latente, vem a ocasião e os maus instintos se desvelam.
Não entendi nada.Gorducho escreveu: ↑Qua, 11 Novembro 2020 - 11:33 amAliás o dogma da não retrogradação dos Espíritos traz 1 consequência curiosa. Ao enveredar pro mau caminho o Espírito tem que adquirir o máximo de maldade. Ou seja: não poderá ficar com o tempo "mais malvado". Terá que adquirir toda malvadeza particular a ele no caso, instantaneamente.Outro aspecto curioso:Código: Selecionar todos
int moral = null; // some code here... moral = -758943; //(say): valor inicial da gradação moral dele /* doravante o valor de moral só pode permanecer ou aumentar (+) * problema: QUANDO se define esse valor inicial? * eis que o espírito vai só gradualmente adquirindo consciência e portanto responsabilidade moral pelos seus atos */
Existe de onde se não foram criados com...RE, Junho/1863 — Do príncipio da não-retrogradação do Espírito escreveu:Quando o princípio existe em estado latente, vem a ocasião e os maus instintos se desvelam.
Principalmente quando se diz que algo não pode ser adquirido gradualmente, mas instantaneamente!!!!
Veja, meu caro Gorducho, quando falamos de espíritos não estamos falando de algo fora da natureza, imaginário, fabuloso; estamos falando de homens desencarnados, com todos seus vícios e virtudes.
Exceto quanto aos espíritos depurados para os quais as humanidades são alvos de cuidados e desvelos, os demais são como nós mesmos, exceto que, falecidos, não os levamos em conta.
E não será.Fernando Silva escreveu: ↑Mudar o sentido das palavras não muda as coisas.JungF escreveu: ↑Sim, sem dúvida. Mas não se está falando de espíritos puros, sim de espíritos simples e ignorantes... início da evolução.Fernando Silva escreveu: ↑ Se um espírito que era puro tornou-se um criminoso é porque regrediu.
Conhece o conceito de espírito puro? É aquele que já se desvinculou de todos os compromissos com a matéria; sequer tem a necessidade de reencarnações.
Se um espírito foi criado com tendência ao mal ou foi, sem intenção, levado para o mal, não pode ser punido.
Não se está mudando o sentido das palavras; é que existem conceitos definidos nas obras básicas que permitem argumentação objetiva entre os estudiosos espíritas. Afora isso, devido à complexidade de certos assuntos ninguém se entenderia.
E é por isso que às vezes é difícil explicar alguma coisa para os não adeptos.
Eu não sou partidário de algumas diretrizes adotadas pelos próceres espíritas, tipo, cada um tem seu tempo para conhecer e se aproximar efetivamente da DE já que são muitas as encarnações e assim é a Lei.
Eu, não!... Sempre estou disposto a discutir, explicar, esclarecer...
- Fernando Silva
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O fato de haver maus instintos em estado latente significa que alguns espíritos são criados com tendências para o mal.JungF escreveu: ↑Sex, 13 Novembro 2020 - 09:53 amNão entendi nada.
Principalmente quando se diz que algo não pode ser adquirido gradualmente, mas instantaneamente!!!!
Veja, meu caro Gorducho, quando falamos de espíritos não estamos falando de algo fora da natureza, imaginário, fabuloso; estamos falando de homens desencarnados, com todos seus vícios e virtudes.
Exceto quanto aos espíritos depurados para os quais as humanidades são alvos de cuidados e desvelos, os demais são como nós mesmos, exceto que, falecidos, não os levamos em conta.
Se foram criados com defeito, não podem ser condenados por praticarem o mal.
- Fernando Silva
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Os não adeptos estão mais capacitados a analisar a bobajada da DE que os que têm fé porque veem as coisas de forma objetiva, sem a tendência a aceitar as coisas sem discutir.JungF escreveu: ↑Sex, 13 Novembro 2020 - 10:15 amNão se está mudando o sentido das palavras; é que existem conceitos definidos nas obras básicas que permitem argumentação objetiva entre os estudiosos espíritas. Afora isso, devido à complexidade de certos assuntos ninguém se entenderia.
E é por isso que às vezes é difícil explicar alguma coisa para os não adeptos.
Pelo postulado de não retrogradação moral temos que o valor da propriedade "moral" do "objeto" — fazendo analogia c/a informática, eis que se aplica plenamente! — "espírito" (1 instância de, claro) vai ser:
inicialmente = null;
pois o espírito ainda não adquiriu na sua escala evolutiva a noção de "moral".
Mas IMEDIATAMENTE APÓS (se lembra dos lim t → 0+ lá do Cálculo I ) ele adquirir essa noção e portanto passar a poder ser "responsabilizado" (pelos seus atos na contabilidade kármica) o valor tem que ser inicializado pelo menor correspondente a toda escala evolutiva dele. Pois caso contrário teríamos n'algum momento depois retrogradação se o valor da "variável" moral diminuir. Contrariando o postulado.
Es decir: nesse instante "t = 0+" o espírito que enveredou pro mau caminho tem que já ter adquirido toda malvadeza que irá ter ao longo de todas suas presente e posteriores encarnações. Nunca poderá ficar + malvado; + cruel..., sem contrariar o princípio. Não pode ir ficando malvado gradualmente, é tudo imediato
Bien sûr !Veja, meu caro Gorducho, quando falamos de espíritos não estamos falando de algo fora da natureza, imaginário, fabuloso; estamos falando de homens desencarnados, com todos seus vícios e virtudes.
Admitindo que existam esses "espíritos desencarnados" na natureza, não é a realidade que está errada, é o dogma DE. É isso.
Respeito seu ponto de vista mas lembro que ao avaliar os padrões da decência humana somos surpreendidos pela ocorrência de uma variável importantíssima denominada remorso (ou arrependimento).Gorducho escreveu: ↑Pelo postulado de não retrogradação moral temos que o valor da propriedade "moral" do "objeto" — fazendo analogia c/a informática, eis que se aplica plenamente! — "espírito" (1 instância de, claro) vai ser:
inicialmente = null;
pois o espírito ainda não adquiriu na sua escala evolutiva a noção de "moral".
Mas IMEDIATAMENTE APÓS (se lembra dos lim t → 0+ lá do Cálculo I ) ele adquirir essa noção e portanto passar a poder ser "responsabilizado" (pelos seus atos na contabilidade kármica) o valor tem que ser inicializado pelo menor correspondente a toda escala evolutiva dele. Pois caso contrário teríamos n'algum momento depois retrogradação se o valor da "variável" moral diminuir. Contrariando o postulado.
Es decir: nesse instante "t = 0+" o espírito que enveredou pro mau caminho tem que já ter adquirido toda malvadeza que irá ter ao longo de todas suas presente e posteriores encarnações. Nunca poderá ficar + malvado; + cruel..., sem contrariar o princípio. Não pode ir ficando malvado gradualmente, é tudo imediatoBien sûr !Veja, meu caro Gorducho, quando falamos de espíritos não estamos falando de algo fora da natureza, imaginário, fabuloso; estamos falando de homens desencarnados, com todos seus vícios e virtudes.
Admitindo que existam esses "espíritos desencarnados" na natureza, não é a realidade que está errada, é o dogma DE. É isso.
É quando se resvala em quedas morais graves e depois de um tempo houvesse um despertar da consciência, mas nada mais poderia ser feito para corrigir o mal praticado.
A dor que sentimos é capaz de motivar ações de reparação de tal ordem que aos olhos dos que não conhecem nosso passado seríamos considerados "homens santos", por assim dizer.
Daí não haverá mais retrocesso.
Então galgaremos o degrau seguinte da evolução moral, onde novos erros e experiências nos aguardam... ad nauseam
Você erra ao fazer pouco caso do juízo crítico dos espíritas.Fernando Silva escreveu: ↑Os não adeptos estão mais capacitados a analisar a bobajada da DE que os que têm fé porque veem as coisas de forma objetiva, sem a tendência a aceitar as coisas sem discutir.JungF escreveu: ↑Não se está mudando o sentido das palavras; é que existem conceitos definidos nas obras básicas que permitem argumentação objetiva entre os estudiosos espíritas. Afora isso, devido à complexidade de certos assuntos ninguém se entenderia.
E é por isso que às vezes é difícil explicar alguma coisa para os não adeptos.