Conversa sobre Linux

Conversas descontraídas sem compromisso

Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Tópico destinado a discussão de temas envolvendo Linux.
Imagem

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Atualmente estou usando o Kubuntu 18.04, mas com TDE 14.0.7 em vez do KDE.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Atualmente estou usando Linux Mint 19.3 Tricia, com o ambiente XFCE.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Comecei em 1999, com o Conectiva. Montei um servidor de email interno para a firma. O kernel era o 2.0.36.
Mas só abandonei o Windows quando veio o Kurumin. Que depois troquei pelo BigLinux 4.2 (baseado no Kubuntu 8.04).

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 25 Março 2020 - 10:25 am
Comecei em 1999, com o Conectiva. Montei um servidor de email interno para a firma. O kernel era o 2.0.36.
Mas só abandonei o Windows quando veio o Kurumin. Que depois troquei pelo BigLinux 4.2 (baseado no Kubuntu 8.04).
Não percebi que você havia comentado :oops:

O Kurumin foi a porta de entrada para muitos, a lendária distribuição brasileira, já ouvi bons comentários sobre ela.

Por minha vez, depois de anos usando Windows, testando Ubuntu em uma máquina virtual, certo dia o Windows resolveu iniciar sem um serviço vital para o sistema, o nome exato não lembro, mas que por fim não abria pastas, na tela não conseguia fazer quase nada, só me restava praticamente formatar, nem os dados consegui salvar. :evil:

E antes de ter de instalar a versão pirata, já que a original tinha ido pro brejo formatações atrás e eu não tinha mais a chave da licença, resolvi testar o Ubuntu, pois já estava incomodado dos problemas frequente das "janelas".

Nos primeiros tempos formatei algumas vezes, me incomodei, mas depois que aprendi a não ficar mexendo onde não devo, o sistema fica inteiro por um bom tempo.

Hoje em dia aprendi a deixar um backup pronto para caso houvesse algum problema, tive um com o kernel recentemente, por fim, só restaurei o sistema e está redondo novamente. :D

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Falando em Ubuntu, apesar de eu ser um usuário de Mint, o novo Ubuntu promete grandes novidades e quem sabe, atraia novos, e até mesmo velhos usuários de volta para dar uma olhada.


youtu.be/y-yr7LgiY1s

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Zero escreveu:
Ter, 07 Abril 2020 - 23:06 pm
Falando em Ubuntu, apesar de eu ser um usuário de Mint, o novo Ubuntu promete grandes novidades e quem sabe, atraia novos, e até mesmo velhos usuários de volta para dar uma olhada.
O Mint se baseia no Ubuntu, portanto deve herdar algumas das novidades apesar da interface diferente.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Zero escreveu:
Ter, 07 Abril 2020 - 23:05 pm
O Kurumin foi a porta de entrada para muitos, a lendária distribuição brasileira, já ouvi bons comentários sobre ela.
Uma das novidades eram os scripts para instalar e configurar coisas.
Por exemplo: era difícil instalar um winmodem no Linux, já que eles se baseavam em software em vez de hardware e eram feitos para rodar no Windows. O Kurumin automatizava isto. Fazia algumas perguntas e depois se virava sozinho.
Zero escreveu:
Ter, 07 Abril 2020 - 23:05 pm
Por minha vez, depois de anos usando Windows, testando Ubuntu em uma máquina virtual, certo dia o Windows resolveu iniciar sem um serviço vital para o sistema, o nome exato não lembro, mas que por fim não abria pastas, na tela não conseguia fazer quase nada, só me restava praticamente formatar, nem os dados consegui salvar. :evil:
O Linux tem um comando chamado "ntfs-fix" que conserta o Windows que não quer bootar.
Com o Linux, você pode acessar a Internet e procurar uma solução.
Se tudo o mais falhar, ele permite que você salve os arquivos em um HD externo antes de reinstalar o sistema.
Zero escreveu:
Ter, 07 Abril 2020 - 23:05 pm
Hoje em dia aprendi a deixar um backup pronto para caso houvesse algum problema, tive um com o kernel recentemente, por fim, só restaurei o sistema e está redondo novamente. :D
Já tive problema com uma atualização do kernel que desativou as portas USB, mas foi só ficar dando boot com um kernel anterior até que uma nova atualização corrigisse o problema.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Infelizmente naquele momento não tinha conhecimento dessas possibilidades, ao menos, não tão lúcido como tive após passar um tempo usando Linux.

Estava acostumado a usar Windows, sem a opção de live usb, não me habituei a possibilidade de iniciar o sistema e transferir os dados.

Ao menos tenho de admitir que não sinto saudades de ficar reparando erros grotescos, me preocupando com vírus, removendo programas indesejados, me preocupando em ser espionado.

Sei que é bom estar atento a algumas questões, entretanto com Linux sei bem onde piso.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »


youtu.be/LIajHcrEWZs

Começa efetivamento aos 58 segundos.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Ubuntu 20.04 Beta é lançado, veja o que virá nele

https://diolinux.com.br/2020/04/ubuntu- ... -nele.html

Para informações mais detalhadas (em inglês)

https://wiki.ubuntu.com/FocalFossa/ReleaseNotes

Re: Conversa sobre Linux

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Excelente o trabalho do Diolinux. Aprendi bastante lá. Boas dicas para iniciantes como eu.

Foi lá que descobri como separar o /home do para um device separado para deixar só o sistema no SSD.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Gigaview escreveu:
Sáb, 11 Abril 2020 - 22:26 pm
Excelente o trabalho do Diolinux. Aprendi bastante lá. Boas dicas para iniciantes como eu.

Foi lá que descobri como separar o /home do para um device separado para deixar só o sistema no SSD.
Foi através do canal dele no youtube e pelo site dele que tive um primeiro contato mais aprofundado com Linux, alguns anos atrás.

Ele é um dos que alavancaram a disseminação do Linux no país, bem como faz um bom trabalho em desmistificar muitas desinformações.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Ele também lançou um fórum.

https://plus.diolinux.com.br/

Para quem gosta de personalização do desktop/sistema:
https://plus.diolinux.com.br/t/apresent ... bonito/153

É um bom local para reunir a comunidade. Eu conhecia alguns fóruns que eram específicos para algum nicho, Ubuntu, Mint.

Tem também o Viva o Linux (VoL)

https://www.vivaolinux.com.br/perguntas/

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Anos atrás, algo assim seria impensável. :shock:

Linux é o recurso mais importante do Windows 10 20H1

https://sempreupdate.com.br/linux-e-o-r ... s-10-20h1/

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Ubuntu DDE Remix, mais um projeto candidato à flavour oficial do Ubuntu

https://diolinux.com.br/2020/04/ubuntu- ... buntu.html

Projeto visa trazer a bela interface da distribuição Deepin para o Ubuntu.

Para quem não conhece, Deepin é uma distribuição chinesa, e por isso, ainda há muita desconfiança, por parte de alguns, apesar do código ser aberto.

É uma distribuição muito bonita.

Imagem

Agora, pretendem unir o útil ao agradável, adaptando essa interface ao Ubuntu, uma das distribuições Linux mais conhecidas.

*Ainda o Ubuntu DDE Remix está Beta, portanto apresenta falhas e algumas inconsistências na interface, não é recomendado uso sério/distro principal, apenas para testes.

Re: Conversa sobre Linux

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

O Deepin é show em design. Acho que essa mudança vai alavancar a distro.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Alguns updates do Deepin atrasaram um pouco por causa do Covid 19, algo já esperado. Mesmo assim o projeto continua forte.

Um pouco da relutância de usar esta distro por muitos, como bem disse, anteriormente, é devido a origem, Chinesa.

Apesar que, é um tanto óbvio que é uma preocupação um pouco exagerada. Por ser de código aberto, o mesmo pode ser revisado em busca de códigos má direcionados, coisa que até hoje não ouvi comentários negativos sobre.

Mas essa distribuição, Ubuntu DDE, será algo muito bom. Unindo a popularidade do Ubuntu e a beleza do Deepin, as duas distros saem ganhando.

Quem sabe muitos leigos em Linux fiquem impressionados com o design e resolvam experimentar a distro, apesar de já ter várias outras distros bonitas, vide Elementary OS, bem como outras que com pequenos toques ficam igualmente interessantes.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Quem quiser conhecer distribuições Linux e BSD, o melhor site sem dúvidas é o DistroWatch.

https://distrowatch.com/

Além de conhecer as mais variadas distribuições, também estão reunidas informações relevantes sobre as mesmas.

Eu poderia trazer algumas para cá, apresentá-las para os demais foristas conhecerem as mais variadas distros, mas por fim, as mesmas já encontram-se bem apresentadas no site acima.

Re: Conversa sobre Linux

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Zero escreveu:Quem sabe muitos leigos em Linux fiquem impressionados com o design e resolvam experimentar a distro, apesar de já ter várias outras distros bonitas, vide Elementary OS, bem como outras que com pequenos toques ficam igualmente interessantes.
Tive problemas com os drivers da placa de vídeo com o Elementary. Tentei resolver o problema na unha mas estava perdendo muito tempo vasculhando fóruns para conseguir uma dica de solução então joguei a toalha. Recentemente troquei a minha placa de vídeo e talvez, nesse período de quarentena, pode ser um passatempo interessante revisitar a distro e ver o que perdi inicialmente.

A minha experiência com Linux aconteceu depois que o meu MacBook pifou. Na emergência, ressuscitei um PC antigo que estava encostado aqui em casa. Fiz uma limpeza e funcionou, comprei um SSD e instalei o Linux que rodou perfeito. Mas como usuário de Mac e detestando Windows busquei uma distro que me oferecesse algo próximo do que estava acostumado. Instalei o Deepin, e o Elementary mas acabei no Mint fazendo uma personalização que ficou tão boa quanto o Mac. Então o velho PC pifou de vez e entrei na onda do Ryzen e descobri que tinha tudo para montar um Hackintosh. Instalei o Mojave depois de apanhar mais de uma semana na configuração. O Mint continua instalado como alternativa.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Já vi alguns relatos sobre problemas de drives / hardware em questão de algumas distros.

Quanto ao Elementary, só fiquei no conhecimento, sequer baixei a iso para testar, mas também já vi bastante reclamações sobre. Apesar de achá-lo bonito, pouco me agrada. Já o mint, mudando um ou outro detalhe já fica uma maravilha para mim.

Quanto ao meu uso, por enquanto apenas nas distros baseadas no Debian, já me acostumei com os apt-..., a preguiça e falta de tempo não me ajudam muito a me aventurar por outras ditros.

Mas quem sabe, algum dia instalo o Arch Linux, caminhar mais devagar, aprendendo com o Manjaro, é um bom início, depois que terei uma boa base no modo operante desta distro, quem sabe eu montar a distro só com os pacotes que quero pode ser interessante e ainda mais sendo uma rolling-release, apesar de ter pouca relutância com o que já vem com o Mint, mas aprender é bom.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Forget Windows, Linux Is The Most In-Demand OS On Microsoft Azure

Imagem

https://fossbytes.com/forget-windows-li ... oft-azure/

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Notícia de 2016:
A Microsoft já vem a muito tempo se aproximando do Linux com iniciativas como a parceria com a Canonical que é a empresa por traz da distribuição Ubuntu e a possibilidade de criar maquinas virtuais com Linux na plataforma Azure.
http://ninjadolinux.com.br/microsoft-se ... are-livre/

Acho que qualquer um que está mais antenado a assuntos de tecnologia, imaginava que a Microsoft não iria ajudar o Linux sem ter em pretensão algo em troca.

Re: Conversa sobre Linux

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Instalei o UbuntuDDE 20.04 LTS - distribuição remix do Linux que combina o Ubuntu e o Deepin desktop.

Vou testar ...

Imagem

Link: https://ubuntudde.com/

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Também havia baixado esta distro.

Testei-a em uma máquina virtual, entretanto devido aos baixos recursos que aloquei, não estava tendo um desempenho satisfatório.

Quando havia testado também estava na versão beta, mas agora pelo que vi já está na versão final (pela breve olhada que dei).

Em alguns meses/anos saberemos se esta distro terá sido promissora ou somente mais um "calor do momento".

Re: Conversa sobre Linux

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Já começou mal...system problem detected. Não congelou nem fechou nada, mas é chato....e não dá nenhuma pista do problema.

Outro bug (?) na definição dos temas...você seleciona mas não aparece selecionado...se vc faz um logout e login aparece a seleção no painel mas não muda nada....

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

É por essas que é necessário esperar o sistema amadurecer.

Sei que não é recomendado usá-lo como distribuição única/oficial, devido a instabilidade da mesma.

Para alguns, bons elogios, funciona bem. Para outros, apresenta erros como os citados por você.

Eu já largo de mão me aventurar em novas distribuições, apesar da beleza, não compensa a instabilidade do momento.

Quem sabe daqui a alguns meses, e uns bons ajustes, a distro fique utilizável de maneira satisfatória.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

O que é Linux?


youtu.be/K05CssAbQgo

Excelente vídeo que oferece uma explicação simples, porém bem elaborado sobre o que é Linux e suas aplicações.

Re: Conversa sobre Linux

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Saiu o Linux Mint 20 “Ulyana”, versão Beta.
Depois de uma olhada rápida no que mudou não entendi o que justifica o salto da 19.3 "Tricia" para a 20 "Ulyana" e não para a 19.4.

https://blog.linuxmint.com/?p=3915

Re: Conversa sobre Linux

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Testando o Xubuntu XFCE. Acho é legal para quem enjoou do Mint e quer mais recursos sem ficar escravo do terminal.

Re: Conversa sobre Linux

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gigaview escreveu:
Dom, 14 Junho 2020 - 10:09 am
Testando o Xubuntu XFCE. Acho que é interessante para quem enjoou do Mint e quer mais recursos sem ficar escravo do terminal.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Gigaview escreveu:
Dom, 14 Junho 2020 - 10:06 am
Saiu o Linux Mint 20 “Ulyana”, versão Beta.
Depois de uma olhada rápida no que mudou não entendi o que justifica o salto da 19.3 "Tricia" para a 20 "Ulyana" e não para a 19.4.

https://blog.linuxmint.com/?p=3915
Não são muitas novidades, mas as que serão implantadas são um tanto interessantes.

Uma das questões que mais chamou atenção, é sobre algo que causou uma certa polêmica tempo atrás. O Lockdown, uma nova medida de segurança, que irá isolar as partes mais sensíveis do Kernel, mesmo o usuário root não podendo modificar.

Pelo breve que li, isso não vem ativado por padrão, mas é algo que a maioria dos usuários poderiam ativar sem se preocupar, já que não acessam/modificam o Kernel, isso seria uma camada a mais de segurança.

Sobre essa versão 20, novidades são interessantes. Eu estava pensando em voltar para o Linux Mint 19.1, já que o 19.3 deu alguns problemas, dentre eles problema ao desligar, algo que ocorreu com muitos pelos relatos que vi, mas acho adequado esperar essa versão Ulyana ficar estável.

Claro, o problema anterior era provavelmente (quase certo) algo decorrente do Kernel, já que para muitos ocorreu apenas depois de atualizarem o dito.

Agora, após esse problema de desligar, atualizei para o Kernel 5.4 e agora está tudo indo bem.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Após um bom tempo de Mint, resolvi dar uma chance a algo baseado no Arch Linux.

Para não ser tão complicado, escolhi o Manjaro.

Imagem

Ter em mãos um sistema praticamente com o que há de mais novo disponível é bom, apesar das possíveis instabilidades, mas nada que um ou outro update não possa resolver.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Se você preza sua privacidade, fique longe do Windows 10.

Mesmo que você desative todos os (muitos) itens onde eles sugerem o envio de informações para "aprimorar sua experiência", saiba que tudo o que você fizer nele será visto, armazenado, analisado e utilizado.

Descobri, por exemplo, que os arquivos que você guarda numa conta não administrativa vão direto para a nuvem (OneDrive). Não ficam no seu PC.

Aliás, o padrão no Linux é ter uma conta de usuário comum, sem poderes de "root", mas, no Windows, não há nenhuma dica aconselhando a criar outra conta. O resultado é que todo mundo usa a conta "Administrador" e fica sujeito a vírus e invasões.

Re: Conversa sobre Linux

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Zero escreveu:
Dom, 09 Agosto 2020 - 22:20 pm
Imagem
Não entendi o que tem a ver “ter pai rico” com possuir um sistema operacional da Apple. A Apple não vende apenas o Mac OS dos MacBooks e iMacs de última geração, vende também os iPad OS e iOS dos tablets e smartphones intermediários novos. Por exemplo, um iPad 32 GB de última geração é vendido por 329 dólares na Apple Store USA, e, aqui no Brasil, no início do ano, tinha comerciante Mercado Líder vendendo tal modelo no Mercado Livre por R$ 1,8 mil.

Uma lacuna do fluxograma foi não ter lembrado das pessoas cujo único computador para navegar em páginas da web é um celular; talvez a maioria das “pessoas on-line” do mundo estão nesse grupo (lembrando que a maioria dos países do mundo é mais pobre até do que o Brasil). Não existe Chrome OS para celular e os Linuxs do fluxograma não são compatíveis com a arquitetura ARM dos celulares.

Re: Conversa sobre Linux

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

É possível ter o Catalina rodando numa máquina virtual no Linux. Para instalar basta apenas um comando.

https://www.edivaldobrito.com.br/macos- ... -o-sosumi/

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 10 Agosto 2020 - 10:08 am
Se você preza sua privacidade, fique longe do Windows 10.

Mesmo que você desative todos os (muitos) itens onde eles sugerem o envio de informações para "aprimorar sua experiência", saiba que tudo o que você fizer nele será visto, armazenado, analisado e utilizado.

Descobri, por exemplo, que os arquivos que você guarda numa conta não administrativa vão direto para a nuvem (OneDrive). Não ficam no seu PC.

Aliás, o padrão no Linux é ter uma conta de usuário comum, sem poderes de "root", mas, no Windows, não há nenhuma dica aconselhando a criar outra conta. O resultado é que todo mundo usa a conta "Administrador" e fica sujeito a vírus e invasões.
Aprimorar a experiência do usuário, é a maior "justificativa" que vejo para quem defende isso normalizar que o que você faz em seu computador, as informações do seu hardware, seus programas, seu sistema e inclusive o que você digita no navegador Edge são enviados para a Microsoft e que isso é necessário.

"Isso é necessário para aprimorar a usabilidade."

Por isso estranho que no Linux, nas centenas de distribuições que existem é raro ver alguém afirmando que seus dados estão sendo enviados sem seu consentimento e que você é monitorado :think:

Até já houve/há a opção de enviar dados anônimos para ajudar no desenvolvimento do sistema, mas nada comprometedor como o que é enviado e analisado pela Microsoft.

Sei do Ubuntu que deixava explicita a opção de enviar ou não dados para auxiliar no desenvolvimento do sistema. Não olhei mais esta distribuição, mas caso ainda haja coleta, a opção ainda deve estar explicita, pois não vi maiores informações sobre isso recentemente. (Sendo que se tivesse sido ocultada essa opção, haveria muito "barulho" na comunidade Linux sobre isso)
Segundo a empresa, as informações recolhidas são as seguintes:

Qual versão do Ubuntu está instalada;
Se existe conectividade;
Dados do hardware incluindo CPU, RAM, GPU e etc;
O fabricante do PC;
O país do usuário;
Quanto tempo demorou a instalação;
Se o auto login está ativo;
As partições do disco;
Se decidiu instalar codecs de terceiros;
Se decidiu descarregar atualizações durante a instalação.
https://www.edivaldobrito.com.br/evitar ... lha-dados/

Segundo a Canonical, somente isso, e ainda no artigo citado acima pode-se encontrar o arquivo que guarda as informações e ver o que contêm nele. E para desativar, é só digitar no terminal: ubuntu-report -f send no . Fácil não? Tente desativar o envio de Telemetria do Windows e outros serviços que de alguma forma podem enviar dados a Microsoft.

No Windows, dependendo da versão mesmo desativando a Telemetria ainda haverá o envio de dados. Quando se instala o Windows se você não cuidar e pular logo para a instalação imediata, virá ativada por padrão opções que visam serviços que por fim enviarão dados para aprimorar o experiência do usuário.

Sobre os dados coletados: https://privacy.microsoft.com/pt-br/privacystatement
https://support.microsoft.com/pt-br/hel ... ft-privacy

Um site que fala muito sobre privacidade é o: Privacidade Digital - Encriptação contra a vigilância global em massa - https://www.privacidade.digital

E sobre o Windows: https://www.privacidade.digital/sistema ... ais/#win10

Mesmo assim muitas pessoas não se importam com isso. E ainda há quem defenda que isso é algo normal como se o usuário tivesse plena escolha sobre tudo que é enviado ou que a Microsoft é quase um anjo e só faz isso pois é pensando no bem estar do usuário.

Ainda fico muito na dúvida sobre o "bem estar" de quem realmente importa.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Huxley escreveu:
Seg, 10 Agosto 2020 - 20:47 pm
Não entendi o que tem a ver “ter pai rico” com possuir um sistema operacional da Apple. A Apple não vende apenas o Mac OS dos MacBooks e iMacs de última geração, vende também os iPad OS e iOS dos tablets e smartphones intermediários novos. Por exemplo, um iPad 32 GB de última geração é vendido por 329 dólares na Apple Store USA, e, aqui no Brasil, no início do ano, tinha comerciante Mercado Líder vendendo tal modelo no Mercado Livre por R$ 1,8 mil.

Uma lacuna do fluxograma foi não ter lembrado das pessoas cujo único computador para navegar em páginas da web é um celular; talvez a maioria das “pessoas on-line” do mundo estão nesse grupo (lembrando que a maioria dos países do mundo é mais pobre até do que o Brasil). Não existe Chrome OS para celular e os Linuxs do fluxograma não são compatíveis com a arquitetura ARM dos celulares.
É somente um meme, não leve tão a sério (em certos pontos).

Ali somente foi feito uma escolha dos sistemas operacionais desktop mais conhecidos. Sobre o sistema da Apple somente foi feito uma "tirada" devido ao valor do sistema.

Já na área do Windows e Linux há certa coerência. Sobre o Windows, da questão da privacidade falei brevemente acima. O link do "Privacidade Digital" pode ser interessante a você, já que uma vez perguntou qual o Sistema Operacional mais seguro, lá além dos sistemas, há outras informações relevantes.

Sobre o Linux apenas fez distinção entre quem só quer um sistema para usar, por isso indica o Ubuntu, Debian e Fedora, assim sem ter de se dedicar a maiores detalhes e na outra opção, "dos sem vida", quem gosta de se aventurar pelo mundo Linux, indicando o Linux From Scratch ("Linux From Scratch é um livro digital escrito por Gerard Beekmans. Nesse e-book é explicado como montar um sistema Linux. "), Kali Linux ("O sistema dos hackers") e o Arch Linux, que você instala o sistema apenas com o básico pra funcionar e durante a instalação vai escolhendo o que for mais conveniente, sistema de arquivos, de janelas, interface, programas...

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Sobre a questão da privacidade no Windows, o que relatei foi o que vi ao longo dos anos, caso haja alguma incoerência/engano comentem e se alguém tiver algo a complementar, fique a vontade.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Zero escreveu:
Seg, 10 Agosto 2020 - 22:55 pm
Nesse e-book é explicado como montar um sistema Linux. "), Kali Linux ("O sistema dos hackers") e o Arch Linux, que você instala o sistema apenas com o básico pra funcionar e durante a instalação vai escolhendo o que for mais conveniente, sistema de arquivos, de janelas, interface, programas...
Além de só começar com o básico, tudo no Arch é compilado, ou seja, as coisas não são apenas baixadas e instaladas do jeito que estão, mas sim compiladas, uma por uma antes da instalação.

Em outras palavras, antes de se instalar, o programa analisa o computador, vê qual o hardware, o que já está instalado, quais os recursos disponíveis etc. e então gera um instalador específico para aquele caso, o mais enxuto e customizado possível.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Zero escreveu:
Seg, 10 Agosto 2020 - 23:01 pm
Sobre a questão da privacidade no Windows, o que relatei foi o que vi ao longo dos anos, caso haja alguma incoerência/engano comentem e se alguém tiver algo a complementar, fique a vontade.
Antigamente, ainda havia alguma privacidade porque as conexões eram lentas e temporárias. Agora, com banda larga, o Windows fica escancarado e acessível o tempo todo.

Antes, havia coisas pipocando dentro do navegador durante os acessos à Internet. Agora, elas pipocam o tempo todo, mesmo que o navegador esteja fechado.
É como se houvesse alguém olhando por cima do seu ombro e comentando tudo o que você faz.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 11 Agosto 2020 - 07:53 am
Zero escreveu:
Seg, 10 Agosto 2020 - 22:55 pm
Nesse e-book é explicado como montar um sistema Linux. "), Kali Linux ("O sistema dos hackers") e o Arch Linux, que você instala o sistema apenas com o básico pra funcionar e durante a instalação vai escolhendo o que for mais conveniente, sistema de arquivos, de janelas, interface, programas...
Além de só começar com o básico, tudo no Arch é compilado, ou seja, as coisas não são apenas baixadas e instaladas do jeito que estão, mas sim compiladas, uma por uma antes da instalação.

Em outras palavras, antes de se instalar, o programa analisa o computador, vê qual o hardware, o que já está instalado, quais os recursos disponíveis etc. e então gera um instalador específico para aquele caso, o mais enxuto e customizado possível.
Exatamente, bom acréscimo.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

FBI e NSA descobrem novo malware Linux chamado Drovorub
O FBI e a NSA emitem um alerta de segurança conjunto contendo detalhes técnicos sobre o novo malware Linux desenvolvido por hackers militares da Rússia.
https://sempreupdate.com.br/fbi-e-nsa-d ... -drovorub/

A vulnerabilidade que é explorada encontra-se nas versões anteriores do Kernel 3.7, sendo que o Kernel 3.7 foi lançado por meados do início de 2013. Ou seja, para evitar apenas deve-se fazer o que é a maior recomendação, manter o sistema atualizado. Atualmente, dias atrás foi lançado o Kernel 5.8.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

E sobre a versão 5.8 do Kernel, muitas novidades.
O Linux 5.8 foi anunciado oficialmente pelo próprio criador do Kernel Linux, o engenheiro de software finlandês Linus Torvalds. Segundo ele, a atualização é ‘um dos maiores lançamentos de todos os tempos’.

A nova versão do sistema traz algumas atualizações importantes focadas principalmente em segurança, drivers, gerenciamento de memória, rede e melhorias de design do Kernel. Além disso, o Linux 5.8 possui mais de 800 mil novas linhas e mais de 14 mil arquivos alterados.
https://olhardigital.com.br/noticia/lin ... lds/104888

Novidades um pouco mais detalhadas: https://sempreupdate.com.br/kernel-linux-5-8-e-lancado/

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Distribuições Linux, seus nomes e significados

Slackware - Slack, implica espaço pessoal e liberdade, independência e capacidade de pensamento original

Debian - Deb (ra) e Ian, que fundou o projeto (Debra era a namorada dele).

Imagem

Ubuntu - algo sobre compartilhar e conectar a humanidade, uma tradução mais exata seria ‘humanidade para os outros’ ou ‘Eu sou o que sou por causa de quem todos nós somos’.

Fedora Red Hat - é um chapéu, agora que vai bem com Red Hat, o fundador usou um chapéu lacrosse vermelho enquanto estava na universidade (também fedora significa “presente de Deus”, mas isso não tem nada a ver com escolher o nome para a distribuição)

Imagem

CentOS - Community Enterprise Operating System

Gentoo - é um pinguim, O pinguim mais rápido, (veja o logotipo do pinguim do Linux), originalmente chamado Enoch Linux em homenagem a uma figura bíblica que viveu por 365 anos

Imagem

Manjaro - Kilimanjaro, a montanha que o fundador de Manjaro escalou

Imagem

SUSE - Software-und System-Entwicklung, alemão para Software e Desenvolvimento de Sistemas

Mandrake - a julgar pelo logotipo, isso pode estar relacionado ao Mandrake, o mágico

Imagem

Mandriva - uma combinação de dois nomes de empresas, MandrakeSoft e Conectiva

Kali - originalmente, foi projetado com foco na auditoria do kernel, de onde recebeu o nome Kernel Auditing LInux

Zorin - é o sobrenome dos irmãos que o criaram, também Zorin em sânscrito é / era um nome dado a meninos que significa forte ou poderoso

Imagem

Deepin - nome de uma empresa chinesa, significado provável: inflamado, esclarecedor, emocionante

Bodhi - o estado de iluminação alcançado por um budista que praticou o Caminho Óctuplo e alcançou a salvação

Devuan - (De) bian + VUAn (administradores veteranos do Unix)

Knoppix - tem o nome do desenvolvedor Klaus Knopper, também Adriane KNOPPIX “subversion” que possui um leitor de tela para cegos, que leva o nome de sua esposa que é cega

MX Linux
- O nome vem da combinação de (M) epis Linux (o nome da empresa não tem nenhum significado particular) e anti (X) Linux, ambos baseados nas distribuições MEPIS mais antigas.

Arch - o criador gostou do significado da palavra para “o principal, o melhor”, como em “arquiinimigo”[arch-enemy]

siduction - uma combinação de sid (sim, é Sid de Toy Story), codinome para o branch instável do Debian e a palavra seduction [sedução] (depois de ler sobre isso, siduction soa como uma versão melhorada de sid)

PopOS - é um sistema operacional e foi feito para ser popular, essa é uma versão, outra sendo sobre a interface visual que está “aparecendo” (ambas as suposições, não consigo encontrar nada oficial)

Void - o nome vem de sua falta de pacotes e de um líder de projeto (trocadilho intencional) - Void vem do C literal “vazio”, o nome foi escolhido aleatoriamente e não tem um significado mais profundo

Feren OS - “Eu honestamente peguei Heron e botei uma palavra que rima com isso.” - dito pelo desenvolvedor do sistema operacional

NixOS - niks é holandês para nada, foi convertido para nix em inglês, prefixo SO adicionado mais tarde

GNU - significa “GNU não é Unix” [GNU is not Unix]

Alpine
- originalmente significava A Linux Powered Integrated Network Engine

Mint - disse o desenvolvedor: Mint é fria, é curta, é fresca, é fácil de digitar e lembrar e em inglês significa até “cool”, “good condition”, “perfect” + também sua bebida não alcoólica favorita, cheiro e sabor

Imagem

Bedrock Linux - sinônimo de base, fundação sobre a qual partes de outras distros são colocadas (outros nomes propostos foram Foundation, Frame e Scaffolding)

Mageia - (Mandriva antigo), o termo grego mageía (μαγεία) significa encantamento, fascinação, glamour, magia

Ututo - depois de um pequeno lagarto argentino relacionado às lagartixas, este foi o primeiro sistema operacional GNU / Linux totalmente livre reconhecido pelo projeto GNU

Imagem

Android - assim chamado porque um dos fundadores, Andy Rubin, que gostava de robôs e foi apelidado de Android enquanto trabalhava na Apple

Artix - do FAQ oficial: É complicado. Mas “The Art of Linux” soa bem.

DSL - Damn Small Linux assim chamado por causa de seu tamanho, o iso tendo pouco menos de 51 MB

Garuda - nome indígena que significa “carregando grandes fardos”, “o pássaro sagrado que carrega Vishnu” e “águia celestial”

Imagem
Fonte

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Zero escreveu:
Ter, 03 Novembro 2020 - 21:59 pm
Distribuições Linux, seus nomes e significados

Fedora Red Hat - é um chapéu, agora que vai bem com Red Hat, o fundador usou um chapéu lacrosse vermelho enquanto estava na universidade (também fedora significa “presente de Deus”, mas isso não tem nada a ver com escolher o nome para a distribuição)
Na verdade, Fedora (que é o chapéu do Indiana Jones) é uma distribuição diferente do Red Hat.

Red Hat é a distribuição comercial, para uso em sistemas críticos, de produção. Tudo nele já está bem testado e os bugs eliminados.

Já o Fedora usa todas as novidades, acabadas de lançar, portanto pode ter bugs. Serve como cobaia para o Red Hat.

O mesmo acontece com o Debian (estável) e o Ubuntu (com novidades ainda instáveis).

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 04 Novembro 2020 - 08:11 am
Na verdade, Fedora (que é o chapéu do Indiana Jones) é uma distribuição diferente do Red Hat.

Red Hat é a distribuição comercial, para uso em sistemas críticos, de produção. Tudo nele já está bem testado e os bugs eliminados.

Já o Fedora usa todas as novidades, acabadas de lançar, portanto pode ter bugs. Serve como cobaia para o Red Hat.

O mesmo acontece com o Debian (estável) e o Ubuntu (com novidades ainda instáveis).
Quando vi a menção das duas distribuições juntas, estranhei, mas por fim deixei por ter objetivar copiar tal qual.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Como muito por vezes citado sobre distribuições, para quem pouco conhece o mundo Linux, talvez não tenha tamanha noção da história das distribuições.

Uma das distribuições mais famosas do mundo, Debian, tem uma "grande família."

Cada ponto é uma distribuição, a imagem a seguir é como se fosse uma "árvore genealógica".

Para não desconfigurar o layout do fórum, devido a imagem ser grande, deixarei-a tal qual, portanto cliquem-na para vê-la.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... ee1210.svg

Re: Conversa sobre Linux

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Notícia boa, mas o smartphone lançado é muito caro:

https://www.tudocelular.com/curiosidade ... brica.html

O smartphone é o meio mais acessível de inclusão digital nesse mundo tão repleto de pobreza, mas, infelizmente, Android não é “Linux do povo”, pois as fabricantes de smartphones Android (inclusive o Google) só oferecem até 3 anos de atualizações nos patches de segurança depois que o celular é lançado. Isso é um desempenho muito fraco quando comparado ao iOS e ao Windows 10. Ubuntu Touch e outras distros Linux para mobile poderiam preencher essa lacuna?
Responder