Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Área destinada à discussão sobre Ceticismo e a Incredulidade Humana

Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

O que pode acontecer a partir de um primeiro contato com inteligências alienígenas?


youtu.be/rhAZ2tL8X5A

Re: Contato Imediato: e se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Potential cultural impact of extraterrestrial contact
https://en.wikipedia.org/wiki/Potential ... al_contact


The UN’s secretive alien ambassador
https://www.economist.com/babbage/2010/ ... ambassador

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Um religioso já afirmou que, se houver vida em outros planetas, ela terá sido igualmente afetada pelo Pecado Original.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 12 Outubro 2020 - 10:10 am
Um religioso já afirmou que, se houver vida em outros planetas, ela terá sido igualmente afetada pelo Pecado Original.
Parece que a ICAR já se posicionou a respeito.
Gabriel Funes, the chief astronomer of the Vatican Observatory and a papal adviser on science, has stated that the Catholic Church would be likely to welcome extraterrestrial visitors warmly.
wiki

O papa João Paulo II também se manifestou nesse sentido.

Como é possível a catequização de uma inteligência superior alienígena? Serão tratados como "selvagens"? A igreja engolirá uma religião ou ateísmo extraterrestre?

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Algumas premissas serão respondidas de imediato, caso haja o contacto com uma civilização alien:
- Dada as distâncias que nos separam das estrelas, mesmo as mais próximas, a civilização que nos alcançar precisará ser extremamente avançada tecnologicamente.
- O pressuposto é que, a um avanço dessa magnitude corresponderá avanço moral de mesma grandeza, afastando a hipótese de uma intenção bélico/colonizadora.
- E neste caso assimilaríamos sua técnica e conhecimentos além do imaginável.
Restaria saber qual o propósito teria levado esta civilização a tamanho empreendimento, que não terá sido apenas a curiosidade que move todo explorador.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Não faz o menor sentido dizer que avanço tecnológico pressupõe avanço moral que afasta intenção bélica/colonizadora. Uma coisa nada tem a ver com a outra. Essa conversa de moralidade é invenção humana e se existir uma moralidade alienígena ela será outra coisa, totalmente diferente. Aliás, isso fica claro na maioria das obras de ficção científica onde figuram seres que dominam super tecnologias mas são verdadeiros capetas criadores de casos cósmicos.

É bem possível que apenas máquinas cheguem aqui devido às dificuldades de sobrevivência no espaço, ponto comum para qualquer ser vivo, independentemente da origem. Talvez o primeiro contato seja entre humanos e algum tipo de robots ultra-inteligentes.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A moral não avança no mesmo ritmo da tecnologia.
É bem possível que a humanidade se autodestrua usando a própria tecnologia que criou.
Ou que um grupo a use para dominar e escravizar o resto do planeta.
Ou que uma raça de ETs super avançada nos escravize e saqueie nosso planeta.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 13 Outubro 2020 - 09:26 am
A moral não avança no mesmo ritmo da tecnologia.
É bem possível que a humanidade se autodestrua usando a própria tecnologia que criou.
Ou que um grupo a use para dominar e escravizar o resto do planeta.
Ou que uma raça de ETs super avançada nos escravize e saqueie nosso planeta.
Stephen Hawking deu um alerta:
'Se existir vida inteligente lá, nós devemos ouví-la”, afirmou o físico. “Um dia receberemos um sinal de um planeta como este, mas devemos ter cuidado ao respondê-lo. Encontrar uma civilização avançada pode ser como o encontro entre Colombo e os índios. Nós sabemos que isso não acabou muito bem.
https://revistagalileu.globo.com/Cienci ... r-ets.html

Essa idéia dos Ets bonzinhos, moralmente desenvolvidos, espiritualizados, etc deriva de uma visão religiosa e portanto equivocada da realidade. Devemos estar preparados para sermos tratados como proteína, talvez uma iguaria tão saborosa para os ETs que justifique uma viagem tão longa... :lol:

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Eu também não creio que vá até esses extremos de canibalizar os colonizados.
Podemos usar como exemplo a nossa própria humanidade no estágio atual.

Realmente, Colombo explorou e escravizou os índios. Mas a nossa sociedade não faria isso com um povo tecnológica e culturalmente inferior.
Caso as explorações da NASA localizem uma civilização muito primitiva, não haveria corrida para ir lá explorar e extorquir os habitantes.
Pelo contrário, acho que uma descoberta assim provocaria imensa curiosidade e também desejo de ajudá-los a se desenvolver, além de solucionar seus problemas semelhantes pelos quais já passamos, como transferência de tecnologia de vacinas, etc.

Mas tudo isso não elimina a possibilidade de que chegue por aqui uma turma exploradora hard e nos arranque tudo o que temos.
Porém, eu vejo essa possibilidade menor.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Harvard scientists say Oumuamua may be probe sent by "alien civilization"


youtu.be/sef4YT2s6i4

Parece que alguns cientistas ficaram mais corajosos para especular bobagens sem evidências.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gabarito escreveu:
Ter, 13 Outubro 2020 - 16:16 pm
Eu também não creio que vá até esses extremos de canibalizar os colonizados.
Podemos usar como exemplo a nossa própria humanidade no estágio atual.

Realmente, Colombo explorou e escravizou os índios. Mas a nossa sociedade não faria isso com um povo tecnológica e culturalmente inferior.
Caso as explorações da NASA localizem uma civilização muito primitiva, não haveria corrida para ir lá explorar e extorquir os habitantes.
Pelo contrário, acho que uma descoberta assim provocaria imensa curiosidade e também desejo de ajudá-los a se desenvolver, além de solucionar seus problemas semelhantes pelos quais já passamos, como transferência de tecnologia de vacinas, etc.

Mas tudo isso não elimina a possibilidade de que chegue por aqui uma turma exploradora hard e nos arranque tudo o que temos.
Porém, eu vejo essa possibilidade menor.
Acho natural imaginar um contato utilizando uma referência inspirada na experiência humana, afinal não temos outra com vida inteligente supostamente mais avançada.

Também é difícil estabelecer parâmetros para simular um contato com um tipo de vida muito diferente da nossa. Não sei como poderia ser, por exemplo, um contato com "seres" que podem escorrer pelo chão como líquido em lâmina de espessura nanométrica com capacidade de assumir qualquer estado da matéria sendo eles próprios o material de suas próprias naves e tudo que precisam para viajar pelo espaço.

Talvez eles nos "olhem" como olhamos para as baratas. Talvez a nossa tão avançada tecnologia seja infinitamente rudimentar para eles a ponto de nem ser considerada inteligente. Talvez eles venham de sistemas planetários de dimensões milhares de vezes maiores do que o nosso o que pode nos colocar diante deles como seres diminutos como as bactérias. Ou o contrário, cheguem aqui com a dimensão de insetos voando em enxame como as abelhas.

Também acho que o desafio para resolver o problema da comunicação pertence a eles. Se chegaram aqui, sendo extremamente inteligentes, devem ter um plano e uma estratégia de contato bem articulada. O nosso papel é só tomar cuidado para não sermos facilmente destruídos, o que pode ser inevitável porque isso também deve estar suficientemente detalhado num plano.

E eles não vão chegar aqui como Colombo chegou na América. Certamente não vieram de tão longe para ter surpresas. Com certeza o nosso planeta já deve estar sendo observado há milhares de anos. Acompanharam tudo o que aconteceu com a Terra à distância. Certamente rastrearam nossas emissões de rádio e TV desde o início. Já conhecem todos os nossos principais idiomas e já sabem ler, escrever e até simular a fala para se comunicarem conosco. Conhecem bem a nossa tecnologia, sabem que temos artefatos nucleares e que já conquistamos o espaço. Eles não vão chegar aqui para perder tempo.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Não acho que nenhuma vida alienígena "chegará" aqui.
Eu já perdi essa esperança.
Muito menos nós "visitaremos" alguma civilização alienígena no espaço afora.
As distâncias são proibitivas.

E não creio que se chegará a uma tecnologia que contorne isso, como portais ou buracos de minhoca.
Muito bom para exercitar a imaginação com ficção científica, mas nada de exequível.

O máximo que teremos para nos contentar é alguma forma de comunicação.
E mesmo essa, exigirá milhares de anos para haver duas ou três frases, perguntas e respostas...

Infelizmente...
Imagem


_______________________________________________
Bill Gates "previu"¹ que 640 kb de RAM sempre seriam suficientes.
Desconfio que minha previsão com as civilizações alienígenas sejam mais confiáveis e duradouras.


¹ Gates negou que tenha dito isso.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Tudo está em aberto sobre a falta de contato. A vida extraterrestre inteligente com tecnologia de contato interestelar pode ser extremamente rara ou inexistente. Pode ser também que os ETs já entraram em contato com nosso planeta discretamente usando nanotecnologia espiã ou outra coisa qualquer, mas exista algo equivalente a primeira diretriz da Federação Unida de Planetas como em Star Trek. Aliás, se existir uma governança política interplanetária nos observando na Via Láctea, essa instituição provavelmente se parecerá mais com a Federação Unida de Planetas do que com o Império Galático do Imperador Palpatine (Star Wars). Do contrário, a Terra provavelmente já teria virado explicitamente uma colônia.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Any aliens living around 1,004 nearby stars should be able to see the signs of life on Earth, a study says
If there are aliens in our galaxy, they might already know about us.

In a new study, two astronomers have identified 1,004 sun-like stars that could all have habitable Earth-like planets in their orbits. Any intelligent aliens on those exoplanets should be able to see Earth and spot the chemical signs of life here.
https://www.businessinsider.com/aliens- ... reddit.com

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Evidências científicas apontam para a possibilidade de o Oumuamua ser artificial. E se for mesmo?

Essa entrevista é muito interessante.


youtu.be/25i1FyBpsN8

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Há muito tempo que a gente escuta esse papo de evidências de sinais artificiais mas nunca dá em nada.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Eu vi uma parte, o início. A questão é que esse troço apresenta uma aceleração que normalmente só se pode explicar pela ejeção de gases de um cometa, que é composto de gelo e que começa a evaporar quando se aproxima do sol. Mas esse umuarama parece ser rocha sólida, segundo o cara com sotaque.

E pergunta que me faço é a seguinte: por que um objeto artificial manufaturado por uma civilização avançada, um objeto capaz de viajar pelo espaço, se pareceria com uma rocha?

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

  1. Não conhecemos o senso de "estética" e as técnicas construtivas deles — eis que, claro, teria altas proteções contra todo tipo e intensidade de radiações conhecidas deles.
  2. Pode ser pra stealth: não despertar suspeitas de patrulhas; de so to say Weaken - Weltraumfahrzeugabwehrkanonen; [...]

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Pedro Reis escreveu:
Dom, 31 Janeiro 2021 - 07:30 am
Eu vi uma parte, o início. A questão é que esse troço apresenta uma aceleração que normalmente só se pode explicar pela ejeção de gases de um cometa, que é composto de gelo e que começa a evaporar quando se aproxima do sol. Mas esse umuarama parece ser rocha sólida, segundo o cara com sotaque.
Outro fato apontado por Loeb: o troço segue a direção do deslocamento do Sol, portanto tem rota definida na direção ao sistema solar.

Por outro lado, é bom não esquecer que a imagem que temos (refletida) é de apenas 1 pixel e que as evidências surgem da comparação de características com objetos conhecidos (cometas e asteróides) e existe a possibilidade de ser algo novo ou conhecido mas com caraterísticas inéditas que podem afastar a hipótese da artificialidade. É como o Loeb disse...é preciso mais dados.
E pergunta que me faço é a seguinte: por que um objeto artificial manufaturado por uma civilização avançada, um objeto capaz de viajar pelo espaço, se pareceria com uma rocha?
Por que não?

O problema é que só conseguimos fazer perguntas e esperar respostas baseadas numa lógica do estado atual da nossa tecnologia. Pode ser que essas civilizações se desenvolveram explorando recursos e montando coisas de uma forma totalmente diferente.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Pedro Reis escreveu:
Dom, 31 Janeiro 2021 - 07:30 am
Mas esse umuarama parece ser rocha sólida, segundo o cara com sotaque.
:lol: Eu só lembro de UmmaGumma...Aliás para mim, uma das melhores capas de álbum ever.Esse nome de batismo dado pelo observatório havaiano é uma piada, em? "Mensageiro". :?
Pedro Reis escreveu:
Dom, 31 Janeiro 2021 - 07:30 am
E pergunta que me faço é a seguinte: por que um objeto artificial manufaturado por uma civilização avançada, um objeto capaz de viajar pelo espaço, se pareceria com uma rocha?
Eu penso que apesar de acharmos lindas as naves dos filmes de SF, minha dedução é que num universo cheio de pedras, talvez fosse um bom disfarce "ser" uma pedra...

Giga, tem alguma imagem do "charuto" que não seja uma animação? Não achei nenhuma...
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

QUE EU SAIBA as imagens eram = 1 px e as deduções então pelas variações de (r, g, b) no ponto (0, 0) :mrgreen:
E IMAGINO estimativas acerca de momento angular + linear :think:

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Gigaview escreveu:
Ter, 13 Outubro 2020 - 11:11 am
...

Essa idéia dos Ets bonzinhos, moralmente desenvolvidos, espiritualizados, etc deriva de uma visão religiosa e portanto equivocada da realidade. Devemos estar preparados para sermos tratados como proteína, talvez uma iguaria tão saborosa para os ETs que justifique uma viagem tão longa... :lol:
Mesmo ETs "bonzinhos" poderiam querer nossa destruição.
Quem viu o dia em que a terra parou sabe do que estou falando (https://en.wikipedia.org/wiki/The_Day_t ... 2008_film)).
Podem achar que a extinção da humanidade é um mal menor ou algo inevitável...

Não creio que haja conceitos absolutos, transcendentes de bem/mal e apostaria que ETS mais avançados pensariam dessa forma tambem.
Os cândidos, espirituais e sempre solícitos ETs-Anjo só existem na mente dos adeptos do Ashtar Sheran (ou das chamadas UFO religions).
So não entendo como estes ETS ainda não nos deram a cura do câncer, de um dos diversos tipos de cancer pelo menos. Limitam-se apenas a falar de obviedades, de conselhos que qualquer vovó daria.

Por exemplo, do nosso ponto de vista, nossa destruição seria o pior que poderia acontecer, mas outros seres que compartilham esse mesmo planeta
não pensariam assim, se pudessem (acho). Não é atoa que cientistas considerem que uma grande extinção já se encontra em curso no antropoceno e a causa somos nós. (https://en.wikipedia.org/wiki/Holocene_extinction)
Eis uma dessas situações onde bem ou o mal depende da perspectiva.
Nosso ego ultra-inflado que nos impede de pensar que não somos nem um pouco especiais, que não tem nenhum papai-do-céu velando por nós, que não somos "o bem" (está mais para "o mal") e que nossa extinção não seria mais que peido silencioso e sem cheiro, solto no meio de uma multidão a perder de vista.

Num outro cenário, os ETs poderiam se importar tanto conosco quanto se importariam com uma pedra ou nos ver como um entomólogo vê uma formiga, ou pior, como um exterminador de pragas. Nem um, nem outro perderiam o sono se tivessem que matar um monte delas.

Por isso concordo com o Hawking. Deviamos ser mais cautelosos.
...se bem que um astrônomo, não me lembro qual, já disse que ETs já poderiam ter nos detectado, quer queiramos ou não, visto que as primeiras transmissões radiofônicas já devem ser captadas até uma distância de uns 100 anos-luz e ele usou isso como argumentação
contra essa preocupação do Hawking.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

ETs bonzinhos forão os europeus cá :mrgreen:

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Hipatia escreveu:Giga, tem alguma imagem do "charuto" que não seja uma animação? Não achei nenhuma...
Sim...é aquele pontinho no centro do círculo, imagem real já ampliada. Qualquer coisa diferente disso é especulação artística.

Imagem


youtu.be/gZzfxEdYenQ

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Os "alienígenas" a bordo do Oumuamua passaram raspando pela Terra há quatro anos atrás e nos ignoraram (tanto quanto ignoramos eles)....quando percebemos já estavam longe, de saída.

Se foi um torpedo divino para nos destruir, errou o alvo. :D
‘Oumuamua dove down into the inner solar system from above the plane in which the planets orbit. It was visible only for a few months, speeding up as it retreated from the Sun. Based on the observed acceleration, astronomers calculated that by the time it reached the distance of Jupiter’s orbit in May 2018, ‘Oumuamua was about 62,000 miles (100,000 km) ahead of where it would be if only gravity dictated its motion. The planets are shown here as they appeared October 19, 2017.
Imagem
https://astronomy.com/magazine/2020/02/ ... ember%2028.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Seg, 01 Fevereiro 2021 - 19:32 pm
Num outro cenário, os ETs poderiam se importar tanto conosco quanto se importariam com uma pedra ou nos ver como um entomólogo vê uma formiga, ou pior, como um exterminador de pragas. Nem um, nem outro perderiam o sono se tivessem que matar um monte delas.

Por isso concordo com o Hawking. Deviamos ser mais cautelosos.
...se bem que um astrônomo, não me lembro qual, já disse que ETs já poderiam ter nos detectado, quer queiramos ou não, visto que as primeiras transmissões radiofônicas já devem ser captadas até uma distância de uns 100 anos-luz e ele usou isso como argumentação
contra essa preocupação do Hawking.
Se os ETs precisarem do nosso planeta (por exemplo, se o deles estiver ameaçado de destruição), vão nos eliminar como baratas, varrer os restos e se mudar para cá.

Bom, talvez aproveitem a proteína.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Gigaview escreveu:
Qui, 11 Março 2021 - 19:10 pm
Os "alienígenas" a bordo do Oumuamua passaram raspando pela Terra há quatro anos atrás e nos ignoraram (tanto quanto ignoramos eles)....quando percebemos já estavam longe, de saída.

Se foi um torpedo divino para nos destruir, errou o alvo. :D
O maligno planeta Hercolúbus cuspiu Oumuamua para fazer um sobrevoo preliminar de reconhecimento.
É uma sonda gray-reptiliana de ETs de Zeta do Retículo. Eles estão a serviço de Varth Dader, uma entidade intergaláctica do mal.

Mas não se preocupem, Ashtar Sheran e seu comando já conjuraram um campo de força crístico blindando a Terra.
Fiquei sabendo que Bezerra, Xico Chavier, AK, JC e vários outros serenões fazem parte do comando.

Isto é que esta impedindo o planeta-espiritual-do-mal, o malfadado Hercolúbus de nos atingir. Já tentou várias vezes e falhou.
Estaríamos perdidos, não fossem esses abnegados bastiões do bem.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Gabarito escreveu:
Ter, 13 Outubro 2020 - 16:16 pm
Mas a nossa sociedade não faria isso com um povo tecnológica e culturalmente inferior.
Caso as explorações da NASA localizem uma civilização muito primitiva, não haveria corrida para ir lá explorar e extorquir os habitantes.
Pelo contrário, acho que uma descoberta assim provocaria imensa curiosidade e também desejo de ajudá-los a se desenvolver, além de solucionar seus problemas semelhantes pelos quais já passamos, como transferência de tecnologia de vacinas, etc.
Se o local desses alienígenas tiver recursos naturais raros e baratos de extrair, como petróleo, diamante, platina ou uma fonte alien eficiente de energia, a história será completamente diferente.

Os alienígenas serão visto como animais e alguns poderão até ser colocados em zoológico. Sem falar que a forma da boca pode ser diferente e assim serem incapaz de reproduzir fonemas humanos.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Discussão interessante entre um cientista que estuda a comunicação com golfinhos, uma filósofa, um cientista do SETI e uma antropóloga sobre contato com extraterrestres.


youtu.be/PTqLPvBz8xc

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Tutu escreveu:Os alienígenas serão visto como animais e alguns poderão até ser colocados em zoológico. Sem falar que a forma da boca pode ser diferente e assim serem incapaz de reproduzir fonemas humanos.
Podem nem ter boca ou forma física perceptível com os sentidos humanos. No vídeo acima, um dos cientistas explica que os golfinhos se comunicam entre si numa faixa de ultrasom, que são inaudíveis para os humanos, e a visão deles não inclui o vermelho nem o laranja e vai do verde ao violeta e talvez além no espectro. O mesmo cientista ainda questiona o uso da matemática no início de uma "conversa" com extraterrestres, enviando por exemplo uma sequência de número de primos, que inexiste na natureza. Ele alega que talvez seres tão diferentes dos humanos possam ter ido direto para a mecânica quântica sem desenvolver as questões básicas relacionadas com a teoria dos números porque não tiveram "dedos" para contar seguindo um processo de desenvolvimento totalmente diferente.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Outro debate bem interessante sobre o assunto:


youtu.be/nNtR5da5LIE

Eu ainda vou ver com calma depois, mas já fiz uma busca pelo termo "gravity" e não achei.
Também não há menção a ele no vídeo dos golfinhos acima.

E eu me pergunto: como é que algo fulcral a todo esse debate pôde ser ignorado?
Claro! É a gravidade de cada planeta que vai ser determinante na forma de vida.
Se for um planeta pequeno, com pouca gravidade, o tamanho dos seres vivos multicelulares tenderá a ser grande, definindo até como se dará a comunicação entre eles.
Se for um planeta grande, o contrário. Teria que haver vida de pequenos seres. E formas de comunicação também distinta.
Meios de transporte, sociedade, tecnologia.

Gravidade é assunto obrigatório nesse tipo de debate.
Não imagino como pôde ficar de fora nesses dois vídeos.
😡

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gabarito escreveu:
Seg, 26 Abril 2021 - 14:21 pm
Spoiler:
Outro debate bem interessante sobre o assunto:


youtu.be/nNtR5da5LIE

Eu ainda vou ver com calma depois, mas já fiz uma busca pelo termo "gravity" e não achei.
Também não há menção a ele no vídeo dos golfinhos acima.

E eu me pergunto: como é que algo fulcral a todo esse debate pôde ser ignorado?
Claro! É a gravidade de cada planeta que vai ser determinante na forma de vida.
Se for um planeta pequeno, com pouca gravidade, o tamanho dos seres vivos multicelulares tenderá a ser grande, definindo até como se dará a comunicação entre eles.
Quem disse? No nosso planeta temos tamanhos que vão desde os das bactérias até os das baleias. Por que a gravidade da Terra permitiu tanta diversidade de tamanhos? As espécies se adaptaram durante seus processos evolutivos sob influência de diversos fatores, inclusive a gravidade.
Se for um planeta grande, o contrário. Teria que haver vida de pequenos seres. E formas de comunicação também distinta.
Meios de transporte, sociedade, tecnologia.
Teria? Os peixes de águas profundas dos nossos oceanos vencem a enorme pressão do peso da água com corpos verticalmente afinados e isso não impede que eles desenvolvam tamanhos avantajados. Da mesma forma, num planeta "grande" nada impediria a existência de seres grandes mas achatados ou "espalhados" ao longo da superfície. Evidentemente, a comunicação continua sendo um tema complexo em qualquer situação extraterrestre.

Podemos dizer também que na superfície de um planeta "grande" o tempo também "passa" mais rápido, com influência direta nos ciclos de evolução da vida. Isso não quer dizer que a vida seja mais curta lá mas que, comparativamente, pode ser uma vida mais velha que a do nosso planeta de um ponto de vista evolutivo.
Gravidade é assunto obrigatório nesse tipo de debate.
Não imagino como pôde ficar de fora nesses dois vídeos
😡
Tenho as minhas dúvidas. Gravidade tem relação direta com massa e não com volume.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Não haverá correlação entre a densidade média dos tecidos vivos e g do planeta :?:
Não tem alguma densidade média "característica" pros tecidos vivos cá na Terra :?:
Pros tecidos/células em si, não no caso o ser como um todo inflar. A força gravitacional entraria aí, nessa especulação; tipo como num adimensional relacionado às células ou tecidos vivos característicos de cada globo :think:

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gorducho escreveu:
Seg, 26 Abril 2021 - 15:56 pm
Não haverá correlação entre a densidade média dos tecidos vivos e g do planeta :?:
Não tem alguma densidade média "característica" pros tecidos vivos cá na Terra :?:
Pros tecidos/células em si, não no caso o ser como um todo inflar. A força gravitacional entraria aí, nessa especulação; tipo como num adimensional relacionado às células ou tecidos vivos característicos de cada globo :think:
Não importa, apesar de serem perguntas interessantes e curiosas. A gravidade é uma variável ambiental como outra qualquer. O que importa é o resultado do processo de evolução/adaptação que leva em conta todas as variáveis identificáveis.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Ainda sobre essa questão da gravidade...existe a possibilidade das Super-Terras que são planetas com as características da Terra, inclusive com as mesmas condições para possibilitar vida e vida inteligente, mas que devido ao enorme tamanho contam com uma gravidade tão poderosa que pode impedir ou dificultar ao extremo o lançamento de qualquer coisa numa viagem espacial. É como se os alienígenas nascessem condenados a permanecer para sempre "em casa".
No Way Out? Aliens on 'Super-Earth' Planets May Be Trapped by Gravity
By Charles Q. Choi April 23, 2018

"Super-Earth" planets are giant-size versions of Earth, and some research has suggested that they're more likely to be habitable than Earth-size worlds. But a new study reveals how difficult it would be for any aliens on these exoplanets to explore space.

To launch the equivalent of an Apollo moon mission, a rocket on a super-Earth would need to have a mass of about 440,000 tons (400,000 metric tons), due to fuel requirements, the study said. That's on the order of the mass of the Great Pyramid of Giza in Egypt.

"On more-massive planets, spaceflight would be exponentially more expensive," said study author Michael Hippke, an independent researcher affiliated with the Sonneberg Observatory in Germany. "Such civilizations would not have satellite TV, a moon mission or a Hubble Space Telescope." [10 Exoplanets That Could Host Alien Life]

As researchers have discovered alien worlds around other stars, one class of exoplanets that popped up was the super-Earths, planets that can reach up to 10 times the mass of our own. A number of super-Earths apparently lie in the habitable zones of their stars, where temperatures can theoretically support liquid water on the planetary surface and thus, potentially, life as it is known on Earth.

Prior work suggested not only that worlds other than Earth-like ones could offer circumstances suitable for life, but also that some could be even more suitable than Earth-like planets. Super-Earths, researchers have suggested, might be "super-habitable" — their greater mass giving them stronger gravitational pulls, so they could hold thicker atmospheres to better shield life from harmful cosmic rays.

If life did evolve on a distant super-Earth, such aliens could have developed an advanced civilization capable of spaceflight. However, the strong gravitational pull of such planets could also make it more difficult for extraterrestrials to blast off their planets, Hippke said in the new study.

To see how difficult it might be for super-Earthlings to launch a conventional rocket, Hippke calculated the rocket sizes needed to escape a super-Earth 70 percent wider than our planet and 10 times more massive. Those are roughly the specs of the alien planet Kepler-20b, which lies about 950 light-years from Earth. On such a world, the escape velocity is about 2.4 times greater than on Earth.

A big challenge for aliens on such a world would be the weight of the fuel that conventional rockets carry. Launching a rocket off a planet requires a lot of fuel, which makes the rockets heavy, which requires more fuel, making the craft heavier, and so on.

"I am surprised to see how close we as humans are to end up on a planet which is still reasonably lightweight to conduct spaceflight," Hippke told Space.com. "Other civilizations, if they exist, might not be as lucky."

Assuming a rocket on the simulated super-Earth worked about as well as SpaceX's Falcon Heavy, to launch a payload like NASA's upcoming James Webb Space Telescope would require 60,000 tons (55,000 metric tons) of fuel, about the mass of the largest ocean battleships, Hippke said. [In Photos: SpaceX's 1st Falcon Heavy Rocket Test Launch Success!]

"Civilizations from super-Earths are much less likely to explore the stars," Hippke said. "Instead, they would be to some extent arrested on their home planet and, for example, make more use of lasers or radio telescopes for interstellar communication instead of sending probes or spaceships."

Rockets work better in the vacuum of space than in an atmosphere, though. So, Hippke suggested that super-Earthlings might want to launch from a mountaintop. However, the strong gravitational pull of super-Earths would squash down their surfaces, leading to smaller mountains. And on Earth, the benefit of launching at high altitudes is not very large compared to launching at sea level, Hippke said.

There could be ways of reaching orbit other than via conventional rockets, such as by using space elevators traveling on giant cables rising out of the atmosphere. However, a key limiting factor of space elevators is the strength of the cable material. The most suitable material known today, carbon nanotubes, is just barely strong enough for Earth's gravity, and it is unclear if stronger materials are physically possible, making it difficult to predict if space elevators on super-Earths could work.

Another possibility is nuclear pulse propulsion, which would involve detonating a series of atom bombs behind a vehicle to hurl it through space. This explosive strategy offers more lifting power than conventional rockets, and might be the only way for a civilization to leave a planet more than 10 times Earth's mass, Hippke said.

However, such a nuclear-powered spacecraft would pose not only technical challenges but political ones as well, he said.

"A launch failure, which typically happens with a 1 percent risk, could cause dramatic effects on the environment" for a nuclear-powered spacecraft, Hippke said. "I could only imagine that a society takes these risks in a flagship project where no other options are available, but the desire is strong — for example, one single mission to leave their planet and visit a moon."

Hippke detailed his findings online April 12 in a study submitted to the International Journal of Astrobiology.
https://www.space.com/40375-super-earth ... aunch.html

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gigaview escreveu:
Seg, 26 Abril 2021 - 17:22 pm
Gorducho escreveu:
Seg, 26 Abril 2021 - 15:56 pm
Não haverá correlação entre a densidade média dos tecidos vivos e g do planeta :?:
Não tem alguma densidade média "característica" pros tecidos vivos cá na Terra :?:
Pros tecidos/células em si, não no caso o ser como um todo inflar. A força gravitacional entraria aí, nessa especulação; tipo como num adimensional relacionado às células ou tecidos vivos característicos de cada globo :think:
Não importa, apesar de serem perguntas interessantes e curiosas. A gravidade é uma variável ambiental como outra qualquer. O que importa é o resultado do processo de evolução/adaptação que leva em conta todas as variáveis identificáveis.
Essas variáveis por exemplo:
1) Planetary Mass
- Gravitational acceleration
The mass of a planet affects the strength of gravity on said planet. A more massive planet will have stronger gravity, and vice versa. It is likely that a larger planet with increased gravitation would result in shorter, stockier builds for complex life forms. This trait both lowers the potential energy for falls, as well as creates more stability against the higher gravitational acceleration. Bipedal life may not even evolve on large enough planets, due to the shear danger of being that high off the ground. Higher gravity would also take a greater toll on things like bone joints. This means that life on a larger planet may have more muscle-oriented structures versus our largely skeletal-oriented physique.
- Atmospheric content/pressure
Our atmosphere on Earth mainly composed of just two gasses; oxygen and nitrogen. Of course CO2 is also present, and required for plant life (as we know it), but it is in much lower abundance. A larger planet, having larger gravity, would attract a thicker atmosphere. This thicker atmosphere would also be host to several other gasses we don’t find here on Earth; gasses that are too lightweight to remain gravitationally bound to our planet against solar pressure. Life on a larger alien world would be forced to adapt to these foreign gasses (like we have done with nitrogen). Alien life may require an advanced respiratory filtration system, or perhaps even a form of dry gills, in order to filter out all of their air molecules not necessary for respiration.
- Terrain & water availability
The powerful gravitational force associated with a planet of a larger mass would aid in tearing down mountains and filling in canyons over the course of millions of years of erosion. This would make the presence of flatlands and prairies much more common on a large world. Similarly, ocean floors on such a planet would would be flattened out, creating expansive but shallow oceans. In fact, a massive alien planet’s surface may be covered in up to 90% water, or more. Marine life would be much more common on such a planet, and terrestrial life would not need to be outfitted so heavily for maneuvering difficult terrain. On a small planet, the opposite would be true.
2) Planetary Orbit
- Rotation, and Axial Tilt
Assuming the life is carbon-based, the temperatures required for life to succeed are between 0 and 100 degrees Celsius, which corresponds to the freezing and boiling points of liquid water respectively. Here on Earth, our planet’s equilibrium temperature is surprisingly close to the colder barrier; about 15 degrees Celsius. However, liquid water is possible anywhere between 0 and 100 C, and in fact, in the presence of a thick atmosphere, possibly even higher temperatures. So long as life on an alien planet has evolved in these temperatures for millions of years, it is possible that life could be conformable closer to the hotter barrier for liquid water. Such life would require an advanced natural thermal control system for protecting against excess heat, such as a highly reflective, low absorbance exoskeleton, or perhaps even a bodily fluid-based heat radiating mechanism.
- Length of seasonal changes
If a planet orbits a cooler star, it simply must orbit a little closer to its host in order to maintain equilibrium temperatures comfortable for life. This, however, would entail a shorter orbital period, and thus shorter seasons. Shorter seasons would encourage more rapid temperature and pressure changes in the course of a year, spawning more frequent storms and weather phenomena. Life here would be forced to adapt accordingly. The opposite is true for a planet orbiting a hotter star, say an F-type white star. On such a world, winter could last the better portion of an Earth year, and blistering summers would be equally as long. Life around such stars would be forced to better cope with a wide range of temperatures for long periods of time.
- Severity of seasons
The length of a planet’s seasons are determined by its orbital period, but the actual severity of the seasons would be determined by that planet’s axial tilt. With a tilt of more than 23 degrees, temperatures between summer and winter here on Earth can vary by as much as 60 degrees C. If an alien planet’s tilt were much greater, these annual temperature swings would be much more pronounced. Accordingly, life would need to learn how to evolve to these greatly differing temperatures, especially if their planet’s orbital period was short. There may even be a theoretical limit to the severity of temperature swings which can be endured by evolving life induced by a planet’s axial tilt.
- Length of day
The length of a day on a planet is determined by its rotational speed. Planets with a more rapid rotation will have shorter days. Rapidly spinning worlds will have turbulent atmospheres and substantial temperature changes, inducing larger and more frequent weather phenomena. The opposite is true for slowly rotating worlds. A slowly rotating planet would be more atmospherically calm. Instead, these worlds would have very long days, which would force life to evolve with certain stealth attributes in order to hunt (or avoid being hunted) during the extended nights. Planets around small stars may actually be tidally locked to their host star, so that the same side of the world always faces the star. Life on this half of the world may not even know the definition of darkness, and their eyes may be permanently adjusted to the daytime light. If there was life on the dark portion of the planet, the opposite would be true.
3) Home Star and System
- Solar output/wavelength
Our sun emits a constant light source at a peak wavelength of around 500 nm. It is no coincidence that life on Earth has evolved to observe light that is at and around this wavelength. Aliens on a planet orbiting a smaller, red star may evolve longer wavelength vision that, for us, may be confined entirely to the infrared. Their eyes would also probably be more sensitive to bright light, because M-class stars would appear larger and less intense than our sun appears in our sky. Smaller stars are also known to be more active, and emit more deadly flares than their calmer, larger counterparts. Life around a small star would need to be better outfitted to this radiation as well, lest face extinction.
- Natural resource abundance
A planet’s home system is also a major factor in the abundance and type of natural resources that would be available for life that evolves on it. An older star system may be more pure, and be composed of less heavy elements. Rocky planets would be less abundant than their gas giant cousins, and the number of rare elements would be greatly reduced. On the other hand, a newer planetary system may hold the natural resources of several previous solar system remnants, and be rich in natural resources. Life on Earth relies on some of these heavy elements, such as calcium, potassium, and magnesium, to function. A world with less of these resources may have trouble forming life in the first place. On the other hand, a planet with more of these resources may be able to support a larger population and diversity of biomass on its surface.
- Presence of a moon
Our moon plays a huge role in the evolution to life on Earth. It is bright enough to illuminate the ground for most of its cycle, exposing potential predators or prey to each other. Without our moon, the night sky would be detrimentally dark. Because our moon formed in a very chance collision, it is likely that an alien world would not have such a sizable moon, or perhaps no moon at all. Terrestrial life on an alien planet with no large moon would require that it evolve in such a way to be able to see better in the darkness, or develop their other senses better in order to accommodate. Our moon also drives the tides here on Earth. A planet with no moon would have no such tides; another thing that life would have to adapt for.
- Being a moon?!
There is also the potential for the alien planet itself to be a moon of a larger gas giant, tidally heated enough to support the presence of life. This possibility throws many other planetary attributes through a loop. For example, because exomoons are likely to be tidally locked to their host planets, the length of their day is determined by the length of their orbit around their host planet, and the length and severity of their seasons would be determined by the time and eccentricity of the host planet’s orbit, respectively. These worlds would also exhibit multi-day eclipse periods of darkness when they fall behind their host. Life would have to adapt to all of this. Some scientists actually believe that life on the surface of an exomoon may actually provide a more suitable environment for life than the Earth, due to the presence of the host giant’s large magnetosphere. This massive shield would protect its children moons from harmful solar radiation. Exomoons and their parent planets could also be farther away from their violent host stars because such moons could instead be heated by tidal forces, instead of just solar radiation.
- Conclusion
If alien life exists, it is sure to appear much different than life which has evolved here on Earth. Life is diverse, and seems to reflect whatever environment it evolves in. Perhaps even the strangest and most hostile environments of universe’s planets could be conquered by the driving power of native evolving life. There is, of course, the chance that life has evolved on an alien world in a way that no one can predict, or perhaps even in a form that we can’t comprehend, in which case everything which I have just analyzed here would be completely invalid.
This, however, does not make the speculations any less wonderful. Even if alien life doesn’t exist elsewhere in the cosmos, it is at the very least a reminder of how unified life is here on Earth, and how much we all share in common. Sometimes, it is important to contemplate these larger scale questions in order to see how small our effect on the greater universe really is. Amidst all of this natural diversity, we still can’t seem to get along with each other on the most elementary of issues. Perhaps the discovery of life originating from elsewhere would finally make us realize this fact.

Every living being on planet Earth is unique. As would be every living being on each of the different planets of the universe.
https://medium.com/our-space/how-will-a ... c84f42df8c

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Há uma variável a ser considerada na hipótese de uma civilização super evoluída nos alcançar.
Por mais estranha seja a sua forma sempre terá havido uma evolução, de uma expressão mais primitiva e simples até o atual estágio.
Quais teriam sido estas etapas? Em algum momento terão sido como nós, digo, na filosofia, na moral... costumes, etc.
Insisto na hipótese de que povos de alta tecnologia terão evoluído de formas simples e o instinto de conservação em dado momento norteou impulsos violentos ou algo do tipo. Em seguida surgirão as guerras... colonização, dominação, etc.

Seria ilusório imaginar uma evolução que desde o início seja superior aos padrões de moralidade que conhecemos e experimentamos. A competição pelo alimento e sobrevivência nos estágios inferiores é impulsão natural. Organismos simples fagocitam bactérias... struggle for life, etc
Daí, a história da própria evolução pode criar um elo de empatia e a cooperação seja um ideal a ser alcançado.

Quando os cientistas observam as estrelas e galáxias distantes, e são capazes de identificar elementos físico-químicos que conhecemos, é uma indicação segura de que a matéria obedece a padrões na sua estrutura e formação. Mesmo com alguma extrapolação na tabela periódica dos elementos.

E essa é a grande questão: essa matéria impõe limites à especulação. Talvez um desses limites seja a exploração espacial interestelar, a requerer material com características de resistência superior as que naturalmente apresenta.

Conclusão: ficaremos por aqui...
Mas há uma esperança: talvez tais civilizações alienígenas nos encontrem em uma dimensão extrafísica. rsrsrs

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Ter, 27 Abril 2021 - 06:05 am
Há uma variável a ser considerada na hipótese de uma civilização super evoluída nos alcançar.
Por mais estranha seja a sua forma sempre terá havido uma evolução, de uma expressão mais primitiva e simples até o atual estágio.
Quais teriam sido estas etapas? Em algum momento terão sido como nós, digo, na filosofia, na moral... costumes, etc.
Insisto na hipótese de que povos de alta tecnologia terão evoluído de formas simples e o instinto de conservação em dado momento norteou impulsos violentos ou algo do tipo. Em seguida surgirão as guerras... colonização, dominação, etc.

Seria ilusório imaginar uma evolução que desde o início seja superior aos padrões de moralidade que conhecemos e experimentamos. A competição pelo alimento e sobrevivência nos estágios inferiores é impulsão natural. Organismos simples fagocitam bactérias... struggle for life, etc
Daí, a história da própria evolução pode criar um elo de empatia e a cooperação seja um ideal a ser alcançado.

Quando os cientistas observam as estrelas e galáxias distantes, e são capazes de identificar elementos físico-químicos que conhecemos, é uma indicação segura de que a matéria obedece a padrões na sua estrutura e formação. Mesmo com alguma extrapolação na tabela periódica dos elementos.

E essa é a grande questão: essa matéria impõe limites à especulação. Talvez um desses limites seja a exploração espacial interestelar, a requerer material com características de resistência superior as que naturalmente apresenta.

Conclusão: ficaremos por aqui...
Mas há uma esperança: talvez tais civilizações alienígenas nos encontrem em uma dimensão extrafísica. rsrsrs
Não necessariamente. Já foi apresentado aqui uma revisão da Equação de Drake que considera a extinção de possíveis civilizações devido a desastres cósmicos ou autodestruição. Imagine uma dessas civilizações que foi destruída por um evento cósmico tivesse conseguido produzir vida inteligente em laboratório e exportá-la para um sistema solar seguro para se procriar sozinha. Onde estariam as etapas da evolução dessa vida criada artificialmente?

Por que ficar amarrado na idéia fixa de uma evolução terráquea lenta e progressiva? E se a evolução de alguma forma de vida inteligente tiver acontecido de forma rápida, com poucas etapas ou etapa nenhuma?

Óbvio que isso acima são delírios sci-fi, sem evidências científicas, mas também legítimos no âmbito da especulação criativa visto que a própria equação de Drake considera civilizações avançadas como possibilidade.

Esperar coisas como filosofia, moralidade, similaridade de costumes, etc de uma forma de vida inteligente completamente diferente da nossa seria como esperar a opinião de um polvo sobre um filme de Bergman.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Ter, 27 Abril 2021 - 11:08 am
Esperar coisas como filosofia, moralidade, similaridade de costumes, etc de uma forma de vida inteligente completamente diferente da nossa seria como esperar a opinião de um polvo sobre um filme de Bergman.
Pois é. Podemos entrar em contacto com uma forma de vida tão diferente da nossa que a comunicação e o entendimento sejam impossíveis.
Talvez nenhum dos lados sequer consiga perceber que o outro também é inteligente.
Hierarchy of Foreignness

The Hierarchy of Foreignness was a classification system of humans and other species designed by Valentine Wiggin in her "Letter to the Framlings" as Demosthenes, for classifying how "alien" an individual was relative to a subject.[1]

It was organized in four tiers, from least alien to most:

Utlänning
An utlänning was defined as a stranger recognized as human from the same planet as a subject, but of a different nation or city.[1]

Utlänning means "foreigner" in Swedish.

Främling
A främling was defined as a stranger recognized as human, but from a different planet than a subject.[1]

Främling means "stranger" in Swedish.

Ramen
Ramen were defined as strangers recognized as "human", but of another sentient species entirely. The term was only ever used to refer to the entire species as a whole rather than an individual member.[1]

Ramen means "the frame" or "the framework" in Swedish.

Varelse
Varelse were defined as true aliens; they may or may not be sentient beings, but are so foreign that no meaningful communication is possible with the subject.[1]
https://enderverse.fandom.com/wiki/Hier ... oreignness

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 28 Abril 2021 - 08:17 am
Gigaview escreveu:
Ter, 27 Abril 2021 - 11:08 am
Esperar coisas como filosofia, moralidade, similaridade de costumes, etc de uma forma de vida inteligente completamente diferente da nossa seria como esperar a opinião de um polvo sobre um filme de Bergman.
Pois é. Podemos entrar em contacto com uma forma de vida tão diferente da nossa que a comunicação e o entendimento sejam impossíveis.
Talvez nenhum dos lados sequer consiga perceber que o outro também é inteligente.
Hierarchy of Foreignness

The Hierarchy of Foreignness was a classification system of humans and other species designed by Valentine Wiggin in her "Letter to the Framlings" as Demosthenes, for classifying how "alien" an individual was relative to a subject.[1]

It was organized in four tiers, from least alien to most:

Utlänning
An utlänning was defined as a stranger recognized as human from the same planet as a subject, but of a different nation or city.[1]

Utlänning means "foreigner" in Swedish.

Främling
A främling was defined as a stranger recognized as human, but from a different planet than a subject.[1]

Främling means "stranger" in Swedish.

Ramen
Ramen were defined as strangers recognized as "human", but of another sentient species entirely. The term was only ever used to refer to the entire species as a whole rather than an individual member.[1]

Ramen means "the frame" or "the framework" in Swedish.

Varelse
Varelse were defined as true aliens; they may or may not be sentient beings, but are so foreign that no meaningful communication is possible with the subject.[1]
https://enderverse.fandom.com/wiki/Hier ... oreignness
Vejo problemas com essa classificação.
Para mim muitos são Utlänningar, mesmo se nasceram e viveram aqui a vida inteira e provavelmente vice-versa do ponto de vista deles em relação a mim.
Não sei vocês, mas sinto-me cada vez mais estrangeiro nesse país.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Gigaview escreveu:
Ter, 27 Abril 2021 - 11:08 am

Esperar coisas como filosofia, moralidade, similaridade de costumes, etc de uma forma de vida inteligente completamente diferente da nossa seria como esperar a opinião de um polvo sobre um filme de Bergman.
A questão é que se existem traços prototípicos de mente de indivíduo de sociedade civilizada que são representações de otimalidade adaptativa darwiniana, então não há qualquer razão para imaginar esses alienígenas como monstros excêntricos completamente diferentes de nós. Esse fenômeno derivado da seleção natural é conhecido como “convergência evolutiva”.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Huxley escreveu:
Sáb, 01 Maio 2021 - 23:01 pm
Gigaview escreveu:
Ter, 27 Abril 2021 - 11:08 am

Esperar coisas como filosofia, moralidade, similaridade de costumes, etc de uma forma de vida inteligente completamente diferente da nossa seria como esperar a opinião de um polvo sobre um filme de Bergman.
A questão é que se existem traços prototípicos de mente de indivíduo de sociedade civilizada que são representações de otimalidade adaptativa darwiniana, então não há qualquer razão para imaginar esses alienígenas como monstros excêntricos completamente diferentes de nós. Esse fenômeno derivado da seleção natural é conhecido como “convergência evolutiva”.
Talvez a convergencia evolutiva ocorra aqui porque toda a vida que conhecemos compartilha o mesmo planeta e se baseiam numa bioquimica similar.
Isso impoe um limite as possibilidades constrangindo-as, acho eu. E torna possível uma convergência.

Já num outro planeta com parametros físicos (gravidade, etc), composição atmosférica distinta e com uma bioquimica distinta, por exemplo com silicio ou boro ocupando o lugar do carbono, amônia em lugar de agua, organometálicos e outras possibilidades exóticas, acho que ETS mais excêntricos/exóticos sejam possíveis e não poderiamos fazer nenhuma aposta segura quanto a uma convergência.
Poderia haver alguma convergência entre os organismos que habitam aquele lugar como ocorre aqui. Mas entre eles e nós, o abismo seria bem maior.

Já se o planeta fosse uma "terra 2.0" com condições e bioquimica similar, poderiamos ter algo mais parecido com o que tem aqui e ai voce estaria mais seguro para falar numa tal convergência.

O problema é que temos que contar com a mais pobre de todas as estatisticas: aquela que se baseia numa amostra contendo um único elemento: esse planeta, sua flora, fauna, ecossistemas. Tudo o mais é pura especulação.

Gostaria de ver descobrirem alguma forma de vida alienígena antes de morrer, mesmo a mais primitiva e humilde: um virus ou bactéria.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

fenrir escreveu:
Dom, 02 Maio 2021 - 11:07 am
Huxley escreveu:
Sáb, 01 Maio 2021 - 23:01 pm
Gigaview escreveu:
Ter, 27 Abril 2021 - 11:08 am

Esperar coisas como filosofia, moralidade, similaridade de costumes, etc de uma forma de vida inteligente completamente diferente da nossa seria como esperar a opinião de um polvo sobre um filme de Bergman.
A questão é que se existem traços prototípicos de mente de indivíduo de sociedade civilizada que são representações de otimalidade adaptativa darwiniana, então não há qualquer razão para imaginar esses alienígenas como monstros excêntricos completamente diferentes de nós. Esse fenômeno derivado da seleção natural é conhecido como “convergência evolutiva”.
Talvez a convergencia evolutiva ocorra aqui porque toda a vida que conhecemos compartilha o mesmo planeta e se baseiam numa bioquimica similar.
Isso impoe um limite as possibilidades constrangindo-as, acho eu. E torna possível uma convergência.

Já num outro planeta com parametros físicos (gravidade, etc), composição atmosférica distinta e com uma bioquimica distinta, por exemplo com silicio ou boro ocupando o lugar do carbono, amônia em lugar de agua, organometálicos e outras possibilidades exóticas, acho que ETS mais excêntricos/exóticos sejam possíveis e não poderiamos fazer nenhuma aposta segura quanto a uma convergência.
Poderia haver alguma convergência entre os organismos que habitam aquele lugar como ocorre aqui. Mas entre eles e nós, o abismo seria bem maior.

Já se o planeta fosse uma "terra 2.0" com condições e bioquimica similar, poderiamos ter algo mais parecido com o que tem aqui e ai voce estaria mais seguro para falar numa tal convergência.

O problema é que temos que contar com a mais pobre de todas as estatisticas: aquela que se baseia numa amostra contendo um único elemento: esse planeta, sua flora, fauna, ecossistemas. Tudo o mais é pura especulação.

Gostaria de ver descobrirem alguma forma de vida alienígena antes de morrer, mesmo a mais primitiva e humilde: um virus ou bactéria.
Não existe essa coisa de “as condições ambientais da Terra”. Pelo menos, não para todos os organismos que habitam ou já habitaram o nosso planeta. A única condição ambiental bem homogênea na biosfera da Terra ao longo de sua história que consigo imaginar foi a força da gravidade a qual seus seres vivos foram submetidos. Pois temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica e composição da atmosfera apresentam ou apresentaram variações extremas. Por fim, atribuir a convergência evolutiva à bioquímica semelhante é uma alegação sem qualquer base na realidade científica (o trecho de texto abaixo foi traduzido do inglês para o português):
Não há nenhuma razão biológica conhecida, além da descendência comum, para supor que morfologias semelhantes devam ter bioquímica semelhante. Embora essa lógica possa parecer bastante razoável inicialmente, toda a biologia molecular refuta essa correlação de "senso comum". Em geral, DNA e bioquímica semelhantes fornecem morfologia e função semelhantes, mas o inverso não é verdadeiro - morfologia e função semelhantes não são necessariamente o resultado de DNA ou bioquímica semelhantes. A razão é facilmente compreendida uma vez explicada; muitas sequências de DNA ou estruturas bioquímicas muito diferentes podem resultar nas mesmas funções e nas mesmas morfologias.
Theobald, Douglas L. "29+ Evidences for Macroevolution: The Scientific Case for Common Descent." The Talk.Origins Archive. Vers. 2.89. 2012. Web. 7 Mai. 2021 <http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/>

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Grato pela correção, que o quote deixa óbvia e pelo ótimo link.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Jack Brucutu
Mensagens: 22
Registrado em: Sex, 31 Dezembro 2021 - 16:09 pm

Mensagem por Jack Brucutu »

Dentre todas as possibilidades se considerarmos a visão otimista Spielberguiana e esotérica onde os possíveis ETs seriam seres não só muito mais evoluídos tecnologicamente, mas tb eticamente e espiritualmente... e não quiserem nosso mal, penso então que esse contato global, não poderia acontecer de repente. Imagino algo que fosse feito gradativamente ou seja, primeiro os governantes seriam avisados e instruídos a informar que uma sociedade extraterrestre os contataram e em breve se revelarão para todos na Terra.
Do contrário, caso eles se chegassem de vez pairando nos céus, seria um pandemônio, muita gente morreria no desespero... imagina por exemplo, pessoas em estado de emergência nos hospitais iriam perecer sem socorro, pq parte dos médicos, assim como muita outras pessoas, fugiram para o meio do mato...

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Jack Brucutu escreveu:
Qui, 27 Janeiro 2022 - 15:11 pm
Dentre todas as possibilidades se considerarmos a visão otimista Spielberguiana e esotérica onde os possíveis ETs seriam seres não só muito mais evoluídos tecnologicamente, mas tb eticamente e espiritualmente... e não quiserem nosso mal, penso então que esse contato global, não poderia acontecer de repente. Imagino algo que fosse feito gradativamente ou seja, primeiro os governantes seriam avisados e instruídos a informar que uma sociedade extraterrestre os contataram e em breve se revelarão para todos na Terra.
Do contrário, caso eles se chegassem de vez pairando nos céus, seria um pandemônio, muita gente morreria no desespero... imagina por exemplo, pessoas em estado de emergência nos hospitais iriam perecer sem socorro, pq parte dos médicos, assim como muita outras pessoas, fugiram para o meio do mato...
Que governantes? Gente do tipo do Trump, Maduro e Bolsonaro?
...Ou talvez fossem inteligentes o suficiente para escolher a dedo quais governantes iram contatar.

Re: Contato Imediato...se ocorrer, como é que fica?

Avatar do usuário
Jack Brucutu
Mensagens: 22
Registrado em: Sex, 31 Dezembro 2021 - 16:09 pm

Mensagem por Jack Brucutu »

fenrir escreveu:
Sex, 28 Janeiro 2022 - 06:19 am
Que governantes? Gente do tipo do Trump, Maduro e Bolsonaro?
...Ou talvez fossem inteligentes o suficiente para escolher a dedo quais governantes iram contatar.
Talvez, por essa e outras, ETs ainda não fizeram o contato...
Responder