Coronavirus - Covid-19 (Aspectos científicos)

Área destinada à discussão sobre Ciência e os avanços científicos e tecnológicos da humanidade.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Gabarito escreveu:
Dom, 05 Julho 2020 - 09:45 am
Ao invés de ouvir "o rapaz", você estaria disposto a ouvir todos os médicos da live que Alexandre Garcia fez, onde somente ele não era médico?
Está aqui:

É longa. Se não puder ver tudo, vá saltando e ouvindo a opinião de vários deles.
Mas o bom mesmo seria se você assistisse a tudo.
São médicos que estão ao lado do leito dos pacientes, estão tratando com pessoas reais infectadas.
Não é um "rapaz", um blogueiro youtuber ou leigo dando opinão.
São profissionais da saúde que estão trabalhando com a doença 24 horas por dia.
Veja o vídeo todo. É uma sugestão.
Apesar de ser biomédico, o "rapaz" não está em campo, não tem vivência de campo, está perto de pipetas, beckers e tubos de ensaio.
Não está vendo o resultando aparecendo.
Assisti à live dos médicos. E é justamente por isso que me interessei em assistir ao vídeo do biomédico analisando os cases.

Há sim evidência empíricas que a ivermectina traz resultados positivos. Mas isto não necessariamente valida todo e qualquer estudo que foi feito usando o medicamento.

É como o Fernando Silva disse:
Fernando Silva escreveu:
Dom, 05 Julho 2020 - 08:42 am
Se o cara diz que 2 + 2 = 4 pelos motivos errados, então ele está errado. O fato de ter obtido a resposta certa é apenas coincidência.

Da mesma forma, se o presidente Fulano defende o medicamento X sem entender nada de medicina, não importa que seu palpite seja mais tarde confirmado pelas pesquisas.
É o velho non sequitur, onde a conclusão pode ser verdadeira ou falsa, mas não decorre necessariamente da premissa.

Por exemplo:

"O fogo é quente e sei disso por dois motivos:

ele é vermelho; e
medi sua temperatura com um termômetro".

Neste caso, apesar da premissa 2 ser verdadeira e a conclusão também, não podemos assumir como verdadeira a premissa 1.

E é exatamente neste sentido a crítica: apesar de algumas das evidências empíricas apresentadas pelos médicos nas lives merecerem serem investigadas, isto não necessariamente valida todos os estudos que os demais médicos ali fizeram, apenas porque chegaram na mesma conclusão ou em conclusão semelhante.

Grande exemplo disso é a médica de Belém que disse ter distribuído o kit Covid nos hospitais a pacientes suspeitos: Cloroquina, Ivermectina e Azitromicina. Segundo relato da médica, após distribuição do kit, a ocupação dos leitos nos hospitais da cidade diminuiu. Com isso, ela conclui que o motivo para essa diminuição foram os kits.

Porém, os kits começaram a serem distribuídos em 11/05. E ao analisarmos a situação como um todo, percebemos que o pico de casos na cidade foi em 20/04, e os casos de Covid-19 já vinham diminuindo desde esta data, como mostra a imagem:

Imagem

É exatamente aqui que mora o perigo de assumir como certo qualquer estudo que corrobora nosso viés de confirmação e apelar à autoridade apenas porque foi conduzido por médicos. Longe de entrar na discussão da real eficácia do medicamento em questão; mas é justamente essa mentalidade que faz com que tratamentos alternativos, homeopatia, e demais pseudociências sejam tão difundidos no Brasil, inclusive por profissionais de saúde.

Re: Coronavirus - Covid-19

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Regularidade estatística sozinha pode sim ser usada para decidir a adoção de uma terapia. Se a gente for levar em conta o bullshit cientificista de que nada pode usado como tratamento até que haja uma teoria científica que aponte o conhecimento profundo das causas biológicas da sua eficácia, então o médico Ignaz Semmelweis não poderia ter salvo várias mulheres grávidas com o protocolo de higienização das mãos antes do advento da teoria dos germes. A escola empírica grega de medicina não poderia ter existido e Sexto Empírico deveria está no ostracismo. Grande parte da farmacologia contemporânea também deveria está no ostracismo, haja visto o histórico de tratamentos com fármacos do tipo "a teoria veio depois".

O verdadeiro problema da medicina não é o uso isolado da estatística sem o conhecimento profundo das causas biológicas, mas sim o mal uso da estatística. Sem conhecimento sofisticado da ferramenta estatística formal que usa, é muito fácil cair no erro de confundir ruído com sinal em estudos puramente observacionais. Geralmente, o antídoto para isso é focar na categoria do estudo clínico randomizado controlado.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Huxley escreveu:Regularidade estatística sozinha pode sim ser usada para decidir a adoção de uma terapia.
Aplicar um método potencialmente promissor, tendo conhecimento dos riscos envolvidos, é completamente diferente de vender esse método como solução final a um problema sério. Mais ou menos da mesma forma que o Presidente fez em confiar cegamente na Cloroquina e usá-la como pretexto para dispensar outras medidas de segurança, como o distanciamento social.

Re: Coronavirus - Covid-19

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Cinzu escreveu:
Dom, 05 Julho 2020 - 15:25 pm
Huxley escreveu:Regularidade estatística sozinha pode sim ser usada para decidir a adoção de uma terapia.
Aplicar um método potencialmente promissor, tendo conhecimento dos riscos envolvidos, é completamente diferente de vender esse método como solução final a um problema sério. Mais ou menos da mesma forma que o Presidente fez em confiar cegamente na Cloroquina e usá-la como pretexto para dispensar outras medidas de segurança, como o distanciamento social.
O que o presidente brasileiro pensa sobre o tema COVID-19 não tem a menor relevância num debate sério. Até onde eu sei, ele não tem conhecimento razoável sobre qualquer aspecto desse tema.

Por outro lado, o que a comunidade médica fez com a “abandonada” hidroxicloroquina não foi errado. Frequentemente, os médicos precisam testar alternativas novas para pacientes que não respondem bem aos tratamentos já conhecidos; quando se trata desse contexto de tentar salvar vidas, os riscos tomados em tratamentos especulativos geralmente são maiores do que no caso dos pacientes levemente doentes. A hidroxicloroquina tinha sido pouco testada, então fizeram o certo de testá-la mais em estudos clínicos randomizados controlados. O que veio depois disso foi um aumento no conhecimento sobre o que não funciona, ou pelo menos sobre o que não é igual ou superior aos tratamentos já existentes. O mesmo poderia ser dito de outros futuros candidatos a novos tratamentos.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Huxley escreveu:O que o presidente brasileiro pensa sobre o tema COVID-19 não tem a menor relevância num debate sério.
Tem a partir do momento em que ideologias servem como incentivo para que a opinião de especialistas corroborem determinadas crenças.

Você não acha nem um pouco estranho que todos os 10 médicos convidados pelo Alexandre Garcia (declaradamente Bolsonarista) apresentam exatamente a mesma opinião? Todos eles atestam a eficácia da Ivermectina e contestam resultados da comunidade médica internacional a respeito de outros medicamentos, como o remdesivir. Não que este último não possa ser controverso, mas não é nem um pouco estranho que todos os especialistas convidados apresentem exatamente a mesma opinião? É óbvio que foram selecionados a dedo, e o fato de terem vários especialistas juntos, pode dar a impressão que o que eles apresentam é a verdade absoluta e o medicamento tem eficácia de 100%, sendo portanto, a cura para a Covid-19.

Daí, a importância de analisar com mais cuidado os cases apresentados pelos especialistas em questão na live. E ao fazermos isso, percebe-se que muitos dos estudos empíricos aos quais eles se referem, possuem inconsistências. Não pelo fato de serem empíricos e não seguirem metodologias científicas. Mas simplesmente porque algumas das observações partem de princípios errados, como a que eu citei três postagens atrás.

Mais uma vez: isto não significa que o medicamente não funcione ou que eu não defenda que ele seja usado, já que se trata de um medicamento potencialmente promissor e com poucos riscos. Porém, é necessário cautela ao considerar como verdade absoluta opiniões de especialistas apenas porque confirmam nossas crenças.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Cinzu escreveu:
Dom, 05 Julho 2020 - 15:25 pm
Aplicar um método potencialmente promissor, tendo conhecimento dos riscos envolvidos, é completamente diferente de vender esse método como solução final a um problema sério.
Solução final? Então você não viu a live toda.
Em diversas passagens dela é dito que aqueles protocolos NÃO são a solução final, mas a única que temos.
E é o que se pode usar ANTES de sair o resultado de estudos demorados e um remédio definitivo que vai demorar e está demorando.
Enquanto isso, pacientes morrem se nada for feito. E eles estão fazendo e encontrando resultados positivos.
É justamente fazer alguma coisa ao invés de cruzar os braços e esperar conclusões exaustivas e, por isso mesmo, prolongadas e demoradas.



Depois de ver o vídeo do biomédico, eu vejo que ele parece ser equilibrado nas suas ponderações.
Mas somente parece.
Porque há uma nítida vontade em refutar, em contradizer, em encontrar falhas, em desmoralizar o que é dito na live.
Por que ele não mostra e nem analisa os dezenas de casos de sucesso mostrados? São muitos.
Por que se concentrar apenas no que ele vê como possíveis problemas.
Fica parecendo uma torcida do contra, uma forçação de barra para que nada dê certo, um pessimismo teimoso.
Será que não há nenhum mérito no fato de os médicos estarem na busca de diminuir óbitos?

É claro que muito daquilo ali é empírico, mas são experiências reais e factuais. E são dezenas (centenas?) de casos.
E são casos relatados por profissionais que estão lutando na linha de frente, testemunhando os resultados e que possem uma carreira a zelar.
Não são anônimos levianos produzindo FakeNews.

Sobre os estudos sobre cloroquina.
Não estou afirmando nem defendendo nada sobre sua eficácia.
Mas vi o Jornal Nacional cometer uma FakeNews explícita no sábado.
Notícia: A OMS suspendeu os estudos sobre a cloroquina em pacientes hospitalizados.
Manchete do JN: A OMS suspendeu os estudos sobre a cloroquina.
E o resto da informação?

Pelo que a live deixa muito claro em todos os casos é o uso do remédio ANTES do paciente ser hospitalizado é o que leva a bons resultados. E não depois.
Na entrevista da Leda Nagle ela aponta um outro caso explícito de manchete tendenciosa na CNN.
O nome disso é FakeNews, é informação incompleta com o objetivo de levar informação parcial e tendenciosa.
E o nome do que o biomédico fez no vídeo dele é "cherry picking".
Escolheu o que lhe agradou e ignorou todo o resto.

Isso de omitir que o tratamento precoce está funcionando é recorrente.
Há algumas semanas a própria OMS conduziu estudos sobre o uso do medicamento em pacientes hospitalizados. Mas não era esse o caso defendido pelos médicos da live. Por isso que a própria OMS suspendeu esses estudos e acabou atacando ainda mais esse protocolo. Porque, realmente, a cloroquina pode ser pior se administrada depois da fase 2.

A dra. Isabel Mendes, infectologista do Hospital Clementino Fraga, descreve bem todas as fases e o que pode ser ministrado ao paciente de acordo com os sintomas:
Covid-19: principais recomendações do novo protocolo de tratamento do Ministério da Saúde

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Cinzu escreveu:
Dom, 05 Julho 2020 - 19:15 pm
Você não acha nem um pouco estranho que todos os 10 médicos convidados pelo Alexandre Garcia (declaradamente Bolsonarista) apresentam exatamente a mesma opinião?
Citation needed.

Sua afirmação seria muito mais confiável se pudesse ser provada.
Alguns dos médicos são sim bolsonaristas, mas todos?
Dá para listar e provar um a um, já que você diz que são declarados?

Eu concordo com quase tudo que foi dito pelos médicos, mas NÃO sou bolsonarista.


O que é lamentável é a politização de doenças e remédios.
Todos os que são contra o kit de remédios são contra Bolsonaro.
Mas tomam o kit escondido. Lembremo-nos do caso Davi Uip. E muitos outros.
Para o público em geral, da boca pra fora, condenam o kit, mas para si e para a família, usam o kit.
E há uma torcida disfarçada para que ele NÃO dê certo. Isso é inegável. As pessoas torcem para que a cloroquina não funcione.
Isso sim é o que é lamentável.
Vivemos para ver o dia em que existe remédio de direita.

Eu sou a favor do kit, mas Bolsonaro não tem o meu apoio.
Também sou a favor do distanciamento social e uso de máscara, além de todos os cuidados com higienização e cuidados em casa.
E totalmente contra Bolsonaro.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Cinzu escreveu:
Dom, 05 Julho 2020 - 19:15 pm
Porém, é necessário cautela ao considerar como verdade absoluta opiniões de especialistas apenas porque confirmam nossas crenças.
Vou me convencendo de que você não viu a live.
Não há verdade absoluta nela. Há uma busca desesperada para salvar vidas. O que se diz é que o protocolo é o que temos e pessoas estão morrendo.
São casos reais, não é a opinião solteira, é a opinião a partir de casos reais.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Mais de 200 cientistas apelam para OMS reconsiderar suas recomendações para COVID-19



© AFP 2020 / Fabrice Coffrini
SOCIEDADE
06:58 06.07.2020


Tema:Mundo enfrentando COVID-19 no início de julho (19)


Ao todo, 239 cientistas afirmam ter provas de que o coronavírus pode se espalhar pelo ar e infectar pessoas, pelo que pedem à Organização Mundial da Saúde (OMS) que reveja suas recomendações.

A OMS há muito que vem defendendo a ideia de que a doença é principalmente disseminada de pessoa para pessoa por gotículas do nariz ou da boca que são expelidas quando uma pessoa doente tosse, espirra ou fala, rapidamente caindo no chão, informa o jornal The New York Times (NYT).


Segundo o NYT, o coronavírus está se disseminando em bares e restaurantes, escritórios, mercados e cassinos, dando origem a surtos de infecções que cada vez mais confirmam o que muitos cientistas vêm dizendo há meses: o vírus permanece no ar em espaços fechados, infectando os que estão por perto.


Por essa razão, cientistas fizeram soar o alarme, afirmando ter evidências de que o vírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, sobrevive no ar em espaços fechados.

Em uma carta aberta, que pretendem publicar brevemente em uma revista científica, 239 cientistas de 32 países defendem que quer seja transportado em grandes gotas que permanecem no ar após espirro ou em gotas exaladas muito menores que podem se espalhar por uma sala, o coronavírus é transmitido pelo ar e pode infectar pessoas quando inalado.

Se for confirmado que a transmissão por via aérea é um fator significativo na pandemia, especialmente em espaços lotados com pouca ventilação, as consequências para a contenção seriam significativas.

Máscaras poderiam ser necessárias dentro de casa, e os profissionais da saúde necessitariam de máscaras especiais N95 que filtrassem até mesmo as menores gotículas respiratórias.

Sistemas de ventilação em escolas, casas de repouso, residências e empresas poderiam precisar minimizar a reciclagem do ar e adicionar novos filtros poderosos.

Luz ultravioleta seria necessária para matar partículas virais que flutuassem sob a forma de aerossóis dentro de casa.

Posicionamento da OMS
Mesmo em sua última atualização sobre o coronavírus, a OMS reiterou que a transmissão aérea do vírus só é possível após procedimentos médicos que produzam aerossóis, ou gotículas menores que cinco mícrones. Um mícron é igual a um milionésimo de um metro.

De acordo com a OMS, ventilação adequada e máscaras N95 são necessárias apenas nessas circunstâncias, continuando a enfatizar a importância da lavagem das mãos como estratégia de prevenção primária.

Benedetta Allegranzi, líder do comitê de prevenção e controle de infecções da OMS, afirmou ao jornal NYT que as evidências de propagação do vírus pelo ar não eram convincentes e que a pesquisa era inconclusiva.

"Especialmente nos últimos meses, temos afirmado várias vezes que consideramos a transmissão por via aérea como possível, mas ainda não apoiada por evidências sólidas ou mesmo claras", declarou.
Segundo o NYT, especialistas e inclusive colaboradores da OMS sob anonimato observam que a organização tem uma visão rígida e excessivamente medicalizada das evidências científicas, sendo lenta e avessa ao risco na atualização de suas orientações.

Já no início de abril, um grupo de 36 especialistas em qualidade do ar e aerossóis instou a OMS a considerar as crescentes evidências sobre a transmissão aérea do coronavírus.


Chamados pela OMS para uma reunião, prevaleceu a opinião dos partidários ferrenhos da lavagem das mãos, informa o NYT.

Os especialistas ouvidos na reunião queixaram-se que a OMS estaria fazendo uma distinção artificial entre aerossóis minúsculos e gotas maiores, mesmo que as pessoas infectadas produzam ambos, relatou ao NYT a especialista Linsey Marr.

Segundo Marr, cientistas não têm sido capazes de cultivar o coronavírus a partir de aerossóis em laboratório, mas isso não significa que os aerossóis não sejam infectantes, visto que a maioria das amostras dessas experiências é provida de salas hospitalares com bom fluxo de ar que diluiria os níveis virais.
Já na maioria dos edifícios, "a taxa de troca de ar é geralmente muito menor, permitindo que o vírus se acumule no ar e represente um risco maior", acrescentou.

Especialistas advertem que transmissão por via aérea não significa gotículas à deriva pelo ar, capazes de infectar muitas horas depois.

Para Linsey Marr, o coronavírus parece ser mais infeccioso quando as pessoas estão em contato prolongado a uma curta distância, especialmente dentro de espaços fechados, e ainda mais em eventos com muitos portadores sintomáticos - exatamente o que os cientistas esperam da transmissão por aerossol.

Divergências múltiplas
O NYT recorda que não é a primeira vez que a OMS e alguns cientistas entram em divergências, recordando a polêmica sobre o uso ou não de máscaras bem como o fato de a organização manter o posicionamento de que a transmissão assintomática é rara.

A especialista da Universidade de Oxford (Reino Unido) Trish Greenhalg afirmou ao NYT que mesmo não havendo "nenhuma prova incontestável de que o SARS-CoV-2 viaje ou seja transmitido significativamente por aerossóis, também não há absolutamente nenhuma evidência do contrário".
Já o professor universitário britânico Paul Hunter alerta que a adoção de medidas rigorosas de controle na ausência de provas faria com que hospitais em países de baixa e média renda se vissem forçados a desviar recursos escassos de outros programas cruciais. Propõe, por isso, um princípio de precaução.

A OMS "deve considerar as necessidades de todas as nações-membros, incluindo aquelas com recursos limitados, e certificar-se de que suas recomendações sejam norteadas pela disponibilidade, viabilidade, cumprimento e implicações de recursos", afirmou, por sua vez, e na mesma linha de cautela, Benedetta Allegranzi.

Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS, garantiu que os membros da agência estavam tentando avaliar as novas evidências científicas o mais rápido possível, mas sem sacrificar a qualidade de sua revisão.


https://br.sputniknews.com/sociedade/20 ... -covid-19/

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

JJ_JJ escreveu:
Seg, 06 Julho 2020 - 12:22 pm
Mais de 200 cientistas apelam para OMS reconsiderar suas recomendações para COVID-19

© AFP 2020 / Fabrice Coffrini
SOCIEDADE
06:58 06.07.2020

Tema:Mundo enfrentando COVID-19 no início de julho (19)

https://br.sputniknews.com/sociedade/20 ... -covid-19/
Boa!

Eu também acabei de ver essa notícia.
Em carta à OMS, 239 cientistas alertam para a transmissão aérea de Covid-19 em ambientes fechados

Em carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas de 32 países alertam que a transmissão aérea do novo coronavírus foi subestimada e pedem que a OMS revise recomendações para evitar o contágio de Covid-19. O estudo conduzido pelo grupo será publicado numa revista científica, de acordo com o jornal The New York Times.

De acordo com os cientistas, o vírus se move pelo ar em gotículas ainda menores do que as geradas por espirro ou tosse e, portanto, é capaz de alcançar distâncias maiores do que dois metros em ambientes fechados. Essas gotículas são produzidas por uma simples conversa. Assim, deveriam ser adotados o uso permanente de máscaras nesses lugares, mesmo com o distanciamento social, e a adição de filtros mais eficazes em sistemas de ventilação de casas, escolas, empresas e lares para idosos e outros ambientes.

Em entrevista ao The New York Times, cientistas disseram que a OMS está fora de sintonia com a ciência e que, apesar das boas intenções, o comitê de prevenção e controle de infecções da agência está desatualizado em relação à transmissão aérea do vírus.

Para os especialistas ouvidos pelo jornal, a OMS deveria adotar o “princípio de precaução”. Ou seja, mesmo sem evidências conclusivas, a organização deveria assumir as piores possibilidades de transmissão do vírus e ter o bom senso de recomendar a melhor proteção possível.

“Não há provas incontestáveis de que o SARS-CoV-2 viaja ou é transmitido significativamente por aerossóis, mas não há absolutamente nenhuma evidência de que isso não ocorra (em ambientes fechados)”, disse ao jornal Trish Greenhalg, médica da Universidade de Oxford.

Para o médico William Aldis, colaborador da OMS na Tailândia, a agência tende a descrever “a ausência de evidência como evidência de ausência”. Em abril, por exemplo, a organização afirmou: “Atualmente, não há evidências de que as pessoas que se recuperaram da Covid-19 e que tenham anticorpos estejam protegidas de uma segunda infecção”. A declaração, claro, provocou confusão e foi criticada por especialistas de Saúde e pela imprensa. Mais tarde, a OMS recuou e tentou explicar o comentário, mas o estrago já estava feito.

Outro exemplo de confusão: no início da pandemia, a agência afirmou que só profissionais da saúde deveriam usar máscaras, quando estivessem em pronto-socorros e hospitais, e que máscaras de pano não evitavam o contágio de Covid-19. Evitam. E agora, segundo os cientistas que fizeram o estudo e assinam a carta, elas deveriam obrigatoriamente ser usadas em ambientes fechados, mesmo respeitado o distanciamento social.
"Cientistas disseram que a OMS está fora de sintonia com a ciência"

Seria a tal politização da doença? O remédio de direita?

Repetindo, não estou defendendo cloroquina (e o resto do kit) como solução definitiva.
Estou vendo muitos ataques a ela. Só ataques, como uma forma de atacar Bolsonaro.
Essas mesmas pessoas que atacam fecham os olhos para algum bem que ela possa trazer (e já tenha trazido).
A intenção é a de que "Bolsonaro se lasque" e fecham os ataques ao remédio.
Eu quero que "Bolsonaro se lasque", mas tenho ouvidos para o que a cloroquina pode fazer e tem feito.

Também não digo que a OMS está atacando Bolsonaro, mas que existe uma cruel e inegável politização da doença e dos possíveis remédios e paliativos.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Gabarito escreveu:
Seg, 06 Julho 2020 - 12:35 pm
Em carta à OMS, 239 cientistas alertam para a transmissão aérea de Covid-19 em ambientes fechados

[...]

De acordo com os cientistas, o vírus se move pelo ar em gotículas ainda menores do que as geradas por espirro ou tosse e, portanto, é capaz de alcançar distâncias maiores do que dois metros em ambientes fechados. Essas gotículas são produzidas por uma simples conversa. Assim, deveriam ser adotados o uso permanente de máscaras nesses lugares, mesmo com o distanciamento social, e a adição de filtros mais eficazes em sistemas de ventilação de casas, escolas, empresas e lares para idosos e outros ambientes.

[...]
No sábado, eu tinha visto isso:
How Exactly Do You Catch Covid-19? There Is a Growing Consensus

Surface contamination and fleeting encounters are less of a worry than close-up, person-to-person interactions for extended periods
Ou seja, evitar conversar próximo das pessoas, elevadores com muita gente e sempre usar máscara!

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Gabarito escreveu:Alguns dos médicos são sim bolsonaristas, mas todos?
Me referi a Alexandre Garcia, que é Bolsonarista, não os médicos.
Gabarito escreveu:Em diversas passagens dela é dito que aqueles protocolos NÃO são a solução final, mas a única que temos.
Se o kit Cloroquina + Ivermectina são a única solução que temos, isto significa que todos os países do mundo que tiveram resultados muito melhores que o Brasil adotaram a solução de distribuir Cloroquina e Ivermectina às pessoas?

O problema de tratarmos estes remédios como única solução é ignorarmos toda a ampla gama de outros tratamentos que estão sendo estudados atualmente, alguns inclusive muito mais promissores que estes dois. O próprio Dr. Wong na live desmerece o Remdesivir e afirma categoricamente que o medicamente não funciona, baseado em um artigo científico (o que é contraditório, já que em outros momentos ele ignora artigos científicos que também afirmam que Cloroquina não tem efeitos positivos, por exemplo).

Com todo o respeito, mas a live mais parece uma propaganda de um nicho tentando vender sua opinião. Somente Cloroquina e Ivermectina são a solução, e todo o resto que está sendo estudado e aplicado mundo afora está errado. Tipo aqueles congressos de "espiritismo", onde encontram-se dezenas de profissionais apresentando experiências empíricas que corroboram com o espiritismo.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Gabarito escreveu:
Seg, 06 Julho 2020 - 08:15 am
Cinzu escreveu:
Dom, 05 Julho 2020 - 15:25 pm
Aplicar um método potencialmente promissor, tendo conhecimento dos riscos envolvidos, é completamente diferente de vender esse método como solução final a um problema sério.
Solução final? Então você não viu a live toda.
Em diversas passagens dela é dito que aqueles protocolos NÃO são a solução final, mas a única que temos.
E é o que se pode usar ANTES de sair o resultado de estudos demorados e um remédio definitivo que vai demorar e está demorando.
Enquanto isso, pacientes morrem se nada for feito. E eles estão fazendo e encontrando resultados positivos.
É justamente fazer alguma coisa ao invés de cruzar os braços e esperar conclusões exaustivas e, por isso mesmo, prolongadas e demoradas.



Depois de ver o vídeo do biomédico, eu vejo que ele parece ser equilibrado nas suas ponderações.
Mas somente parece.
Porque há uma nítida vontade em refutar, em contradizer, em encontrar falhas, em desmoralizar o que é dito na live.
Por que ele não mostra e nem analisa os dezenas de casos de sucesso mostrados? São muitos.
Por que se concentrar apenas no que ele vê como possíveis problemas.
Fica parecendo uma torcida do contra, uma forçação de barra para que nada dê certo, um pessimismo teimoso.
Será que não há nenhum mérito no fato de os médicos estarem na busca de diminuir óbitos?

É claro que muito daquilo ali é empírico, mas são experiências reais e factuais. E são dezenas (centenas?) de casos.
E são casos relatados por profissionais que estão lutando na linha de frente, testemunhando os resultados e que possem uma carreira a zelar.
Não são anônimos levianos produzindo FakeNews.

Sobre os estudos sobre cloroquina.
Não estou afirmando nem defendendo nada sobre sua eficácia.
Mas vi o Jornal Nacional cometer uma FakeNews explícita no sábado.
Notícia: A OMS suspendeu os estudos sobre a cloroquina em pacientes hospitalizados.
Manchete do JN: A OMS suspendeu os estudos sobre a cloroquina.
E o resto da informação?

Pelo que a live deixa muito claro em todos os casos é o uso do remédio ANTES do paciente ser hospitalizado é o que leva a bons resultados. E não depois.
Na entrevista da Leda Nagle ela aponta um outro caso explícito de manchete tendenciosa na CNN.
O nome disso é FakeNews, é informação incompleta com o objetivo de levar informação parcial e tendenciosa.
E o nome do que o biomédico fez no vídeo dele é "cherry picking".
Escolheu o que lhe agradou e ignorou todo o resto.

Isso de omitir que o tratamento precoce está funcionando é recorrente.
Há algumas semanas a própria OMS conduziu estudos sobre o uso do medicamento em pacientes hospitalizados. Mas não era esse o caso defendido pelos médicos da live. Por isso que a própria OMS suspendeu esses estudos e acabou atacando ainda mais esse protocolo. Porque, realmente, a cloroquina pode ser pior se administrada depois da fase 2.

A dra. Isabel Mendes, infectologista do Hospital Clementino Fraga, descreve bem todas as fases e o que pode ser ministrado ao paciente de acordo com os sintomas:
Covid-19: principais recomendações do novo protocolo de tratamento do Ministério da Saúde
Mas aí não seria algo tipo "Vamos fazer alguma coisa, mesmo se não tiver solução ainda, vamos inventar uma pra não passar batido"

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 06 Julho 2020 - 16:16 pm
Mas aí não seria algo tipo "Vamos fazer alguma coisa, mesmo se não tiver solução ainda, vamos inventar uma pra não passar batido"

Não.
"Vamos fazer algo para salvar vidas".
Assista à live e veja que isso aconteceu aos montes.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Cinzu escreveu:
Seg, 06 Julho 2020 - 13:32 pm
Gabarito escreveu:Alguns dos médicos são sim bolsonaristas, mas todos?
Me referi a Alexandre Garcia, que é Bolsonarista, não os médicos.
Realmente, o engano foi meu.
Imagem

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Mais alguns dados apontados agora por publicação científica revisada por pares.
O artigo aponta que alguns estudos anteriores NÃO eram revisados por pares.
Isso me lembra alguma coisa relacionada a uma revista... aquela... aquela que se meteu a fazer editorial para a saída do presidente de um país aí... uma revista científica fazendo editorial com esse assunto... ninguém se lembra não? Imagem.

Ah! Lembrei!
Parece que começa com "Lan" e termina com "cet".
Mas o artigo não fala dela, o que pode indicar que haja outras também, vai saber!

Aos poucos, a verdade vai aparecendo:
Treatment with Hydroxychloroquine Cut Death Rate Significantly in COVID-19 Patients, Henry Ford Health System Study Shows
July 02, 2020

DETROIT – Treatment with hydroxychloroquine cut the death rate significantly in sick patients hospitalized with COVID-19 – and without heart-related side-effects, according to a new study published by Henry Ford Health System.

In a large-scale retrospective analysis of 2,541 patients hospitalized between March 10 and May 2, 2020 across the system’s six hospitals, the study found 13% of those treated with hydroxychloroquine alone died compared to 26.4% not treated with hydroxychloroquine. None of the patients had documented serious heart abnormalities; however, patients were monitored for a heart condition routinely pointed to as a reason to avoid the drug as a treatment for COVID-19.

The study was published today in the International Journal of Infectious Diseases, the peer-reviewed, open-access online publication of the International Society of Infectious Diseases (ISID.org).

Patients treated with hydroxychloroquine at Henry Ford met specific protocol criteria as outlined by the hospital system’s Division of Infectious Diseases. The vast majority received the drug soon after admission; 82% within 24 hours and 91% within 48 hours of admission. All patients in the study were 18 or over with a median age of 64 years; 51% were men and 56% African American.

The findings have been highly analyzed and peer-reviewed,” said Dr. Marcus Zervos, division head of Infectious Disease for Henry Ford Health System, who co-authored the study with Henry Ford epidemiologist Dr. Samia Arshad. “We attribute our findings that differ from other studies to early treatment, and part of a combination of interventions that were done in supportive care of patients, including careful cardiac monitoring. Our dosing also differed from other studies not showing a benefit of the drug. And other studies are either not peer reviewed, have limited numbers of patients, different patient populations or other differences from our patients.”

Zervos said the potential for a surge in the fall or sooner, and infections continuing worldwide, show an urgency to identifying inexpensive and effective therapies and preventions.

“We’re glad to add to the scientific knowledge base on the role and how best to use therapies as we work around the world to provide insight,” he said. “Considered in the context of current studies on the use of hydroxychloroquine for COVID-19, our results suggest that the drug may have an important role to play in reducing COVID-19 mortality.”

The study also found those treated with azithromycin alone or a combination of hydroxychloroquine and azithromycin also fared slightly better than those not treated with the drugs, according to the Henry Ford data. The analysis found 22.4% of those treated only with azithromycin died, and 20.1% treated with a combination of azithromycin and hydroxychloroquine died, compared to 26.4% of patients dying who were not treated with either medication.

Our analysis shows that using hydroxychloroquine helped saves lives,” said neurosurgeon Dr. Steven Kalkanis, CEO, Henry Ford Medical Group and Senior Vice President and Chief Academic Officer of Henry Ford Health System. “As doctors and scientists, we look to the data for insight. And the data here is clear that there was benefit to using the drug as a treatment for sick, hospitalized patients.”

Overall, hospital system patients in the study experienced an 18.1% in-hospital mortality rate. Regardless of treatment, mortality was highest in:

➤ Patients older than 65,
➤ Patients who identified as Caucasian,
➤ Patients admitted with reduced oxygen levels,
➤ Patients who required ICU admission.

Patients who died commonly had serious underlying diseases, including chronic kidney and lung disease, with 88% dying from respiratory failure. Globally, the overall mortality from SARS-COV-2 is estimated to be approximately 6% to 7%, with mortality in hospitalized patients ranging between 10% and 30%, according to the study. Mortality as high as 58% has been seen among patients requiring ICU care and mechanical ventilation.

According to the U.S. Centers for Disease Control & Prevention, hydroxychloroquine (also known as hydroxychloroquine sulfate) is a U.S. Food & Drug Administration (FDA)-approved arthritis medicine that also can be used to prevent or treat malaria. It is available in the United States by prescription only. The drug is sold under the brand name Plaquenil and it is also sold as a generic medicine. It is commonly used by patients with arthritis, lupus or other rheumatic conditions.

Dr. Zervos also pointed out, as does the paper, that the study results should be interpreted with some caution, should not be applied to patients treated outside of hospital settings and require further confirmation in prospective, randomized controlled trials that rigorously evaluate the safety and efficacy of hydroxychloroquine therapy for COVID-19.

“Currently, the drug should be used only in hospitalized patients with appropriate monitoring, and as part of study protocols, in accordance with all relevant federal regulations,” Dr. Zervos said.

Henry Ford Health System, as one of the region’s major academic medical centers with more than $100 million in annual research funding, is involved in numerous COVID-19 trials with national and international partners.

Henry Ford Health System is currently also involved in a prophylactic hydroxychloroquine study: “Will Hydroxychloroquine Impede or Prevent COVID-19,” or WHIP COVID-19. The study is a 3,000-person, randomized, double-blinded look at whether hydroxychloroquine prevents healthcare and frontline workers from contracting the COVID-19 virus. The WHIP COVID-19 team is working on expanding study sites while there is a lull in the number of COVID-19 cases in Southeast Michigan. This is in preparation for a potential increase of COVID-19 cases as Fall flu season approaches, with additional sites available for convenient enrollment of healthcare workers and first responders. The WHIP COVID-19 team is also taking this gift of time to reach out to other areas of the world that are seeing a blossoming of cases: Brazil and Argentina. There are currently 619 people enrolled in the study, out of a target of 3,000.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Estão em andamentos estudos do mesmo remédio para prevenção/profilaxia da doença.
Que venham estudos!

Re: Coronavirus - Covid-19

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

(1) Homeopatia também é peer-reviewable, basta fazer a escolha certa dos pares. :lol:

(2) Existe uma sutileza no protocolo empregado que faz a cloroquina "pegar carona" com os esteróides.
Patients treated with hydroxychloroquine at Henry Ford met specific protocol criteria as outlined by the hospital system’s Division of Infectious Diseases—one of several factors that may have influenced results.

“Concomitant steroid use in patients receiving hydroxychloroquine was more than double the non-treated group. This is relevant considering the recent RECOVERY trial that showed a mortality benefit with dexamethasone among individuals requiring supplemental oxygen or mechanical ventilation, potentially biasing this study’s results in favor of hydroxychloroquine,” Todd C. Lee, MD, MPH, FIDSA, and colleagues observed in an Editorial commentrary published July 2 by the same journal, the peer-reviewed, open-access online publication of the International Society of Infectious Diseases.
(3) Essa teoria da conspiração fica fajuta diante do resultados de dezenas de pesquisas.

Está tudo aqui: https://www.genengnews.com/covid-19-can ... thromycin/

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Gigaview escreveu:
Seg, 06 Julho 2020 - 20:49 pm
Homeopatia também é peer-reviewed.
Mas no caso da homeopatia, os efeitos benéficos em geral envolvem efeito placebo, o que não é o caso dos medicamentos que têm apresentando resultados positivos para a Covid-19.

A questão vai ser descobrir quais os primeiros medicamentos que vão se mostrar melhores e mais acessíveis à população. Pois pelo que andei pesquisando, já há mais de 30 medicamentos que têm se mostrado promissores. Desde remédios já usados para hepatite, malária e até ebola.

O que tem mostrado mais eficácia até agora parece ser o Remdesivir, que foi aprovado e está sendo comercializado nos EUA. A União Europeia também deu sinais verdes:
Comissão Europeia autoriza Remdesivir para tratar covid-19

A Comissão Europeia autorizou nesta 6ª feira (3.jul.2020) o uso do antiviral Remdesivir no tratamento da covid-19. O medicamento se torna, assim, a 1ª droga autorizada no nível da União Europeia para tratar a infecção causada pelo coronavírus.

A autorização do executivo comunitário, concedida em 1 procedimento acelerado e de forma condicional, surge após uma recomendação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) de 25 de junho, que aprovou o medicamento para tratamento da covid-19 em adultos e adolescentes a partir dos 12 anos, com pneumonia e que requerem oxigênio suplementar.

Nesta 5ª feira (02.jul), a Comissão Europeia informara que está negociando a compra do medicamento com o fabricante, a farmacêutica americana Gilead Sciences, depois dos Estados Unidos comprarem, praticamente, toda a produção dos próximos 3 meses.

Apontando que “a proteção da saúde pública é uma prioridade fundamental da Comissão“, Bruxelas afirmou que, “como tal, os dados sobre o Remdesivir foram avaliados num período de tempo excecionalmente curto“, o que permitiu que a autorização fosse concedida rapidamente no contexto da crise do coronavírus, “no prazo de uma semana após a recomendação da EMA, em comparação com os habituais 67 dias“.

O Remdesivir é uma terapia experimental que começou a ser desenvolvida em 2009 para pacientes de ebola em meados da década passada. Um ensaio clínico americano mostrou que o medicamento encurta o tempo de recuperação em alguns pacientes com coronavírus.

Bruxelas explicou que os dados sobre o Remdesivir foram analisados “em um período de tempo excepcionalmente curto mediante um procedimento de revisão contínua“, devido à emergência de saúde pública imposta pelo novo coronavírus.

“Concedemos esta autorização menos de um mês depois da solicitação“, ressaltou a comissária de Saúde da UE, Stella Kyriakides, sublinhando que a medida mostra “a determinação da UE em responder rapidamente” a novos tratamentos.

A autorização de comercialização condicional é reservada na UE aos medicamentos cujos benefícios se estimam maiores que seus riscos, apesar de não haver ainda dados completos. Sua duração é de 1 ano e é renovável.

A droga do laboratório americano Gilead Sciences foi desenvolvida para tratar os pacientes com ebola, sem sucesso, mas durante um experimento nos EUA demonstrou certa eficácia contra a covid-19.

Segundo o estudo, os pacientes com a doença tratados com Remdesivir se recuperam cerca de 4 dias antes dos outros enfermos. Seu uso já foi autorizado em casos de urgência nos Estados Unidos e no Japão.

https://www.poder360.com.br/coronavirus ... vid-19-dw/
Infelizmente não é nem um pouco acessível. Nos EUA tem custado mais de 3k dólares.

Re: Coronavirus - Covid-19

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fiz um Edit do meu post enquanto você estava postando.

Re: Coronavirus - Covid-19

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cinzu escreveu:Mas no caso da homeopatia, os efeitos benéficos em geral envolvem efeito placebo, o que não é o caso dos medicamentos que têm apresentando resultados positivos para a Covid-19.
...que não é o caso da cloroquina, pelo contrário, existem dezenas de estudos que provam que ela é ineficaz e potencialmente perigosa para o tratamento da Covid.

Fico surpreso com a persistência do wishful thinking sobre a cloroquina. Do nada, surge uma notícia de um estudo que acena resultados positivos sem um estudo com metodologia adequada e conquista espaço na mídia como uma esperança previamente antecipada por Trump e Bolsonaro com interesses eleitoreiros.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Re: Coronavirus - Covid-19

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Como Bolsonaro sabotou o combate à COVID-19:


youtu.be/Qv7nIRUWhbU

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Mesmo quem não apresenta nenhum sintoma conhecido do Covid-19 pode sofrer as consequências: deficiências respiratórias, doenças autoimunes e danos ao cérebro, coração, rins, fígado e outros órgãos.

Como ninguém estava testando os assintomáticos, estes problemas, até agora, não tinham sido detectados.

https://elemental.medium.com/even-if-yo ... b22451161a

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 08 Julho 2020 - 12:56 pm
Mesmo quem não apresenta nenhum sintoma conhecido do Covid-19 pode sofrer as consequências: deficiências respiratórias, doenças autoimunes e danos ao cérebro, coração, rins, fígado e outros órgãos.

Como ninguém estava testando os assintomáticos, estes problemas, até agora, não tinham sido detectados.

https://elemental.medium.com/even-if-yo ... b22451161a
Mas eu já tava desconfiado sobre questão das sequelas.
Só que o pensamento "o que não mata, fortalece" parece ainsa ser o senso comum. Tem que se divulgar questionamento, pous o que não mata indiretamente pode deixar seqüela e matar a longo prazo.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Sobre Ivermectina, lives de Alexandre Garcia e médicos, etc.




youtu.be/pBtsQp6TpkA

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Imunidade de rebanho seria miragem, opinam cientistas ao ver anticorpos desaparecendo em pacientes


© REUTERS / Francis Mascarenhas
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

11:51 09.07.2020(atualizado 13:34 09.07.2020)

Tema:Mundo enfrentando COVID-19 no início de julho (36)


Apenas 5% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus, segundo o estudo, desenvolveram imunidade, confirmando pesquisas anteriores em que mesmo em regiões fortemente afetadas não surgia proteção na população.

Cientistas espanhóis examinaram a imunidade de rebanho no país, chegando à conclusão de que esta poderia ser "inalcançável" devido aos anticorpos do SARS-CoV-2 desaparecerem em certos pacientes meras semanas após os desenvolverem, escreve o site Business Insider.

O estudo refere que só 5% das 61 mil pessoas testadas mantiveram os anticorpos contra o novo coronavírus, segundo dados publicados na revista médica The Lancet, ao mesmo tempo que a imunidade desapareceu em outros 14% apenas semanas depois dos primeiros testes.

"A imunidade pode ser incompleta, pode ser transitória, pode durar pouco tempo e depois desaparecer", disse Raquel Yotti, diretora do Instituto de Saúde Carlos III da Espanha, que ajudou a conduzir o estudo.
O país europeu tem sido um dos mais atingidos pela COVID-19, com quase 30 mil mortes e mais de 250 mil infecções, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, EUA, mas nem por isso a Espanha desenvolveu anticorpos suficientes para chegar à imunidade de rebanho, com 7% da população em Barcelona e 10% em Madri, as zonas mais afetadas pela pandemia.

Em Estocolmo, Suécia, onde não foram implementadas medidas de isolamento estritas, a porcentagem de pessoas com anticorpos era de 7,3% em maio.

Além disso, Boris Johnson, premiê do Reino Unido, teria tentado inicialmente (junto com Patrick Vallance, o principal conselheiro científico do governo britânico) atingir imunidade de rebanho no país, segundo o vice-ministro da Saúde italiano que conversou com ele em 13 de março, antes de Londres ordenar um lockdown nacional pouco mais de uma semana depois.

Relação com estudos anteriores
Alguns pesquisadores consideram que o estudo corrobora descobertas anteriores, de acordo com as quais a imunidade ao vírus pode não ser duradoura em pessoas que desenvolvem apenas sintomas leves ou sem sintomas.

Segundo Ian Jones, professor de virologia da Universidade de Reading, Reino Unido, uma infecção leve "nunca faz com que o sistema imunológico funcione suficientemente bem para gerar 'memória' imunológica", e um mero teste positivo de anticorpos não garante proteção contra o coronavírus, apesar de ser possível.
Estudos realizados nos EUA e na China têm teorizado que a imunidade de rebanho não poderia ser atingida.

"À luz destas descobertas, qualquer abordagem proposta para atingir a imunidade de rebanho através de infecção natural não só é altamente antiética, mas também inalcançável", concluíram Isabella Eckerle, que dirige o Centro para Doenças Virais Emergentes de Genebra, e Benjamin Meyer, um virologista da Universidade de Genebra, ambos na Suíça.


https://br.sputniknews.com/ciencia_tecn ... pacientes/

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Agnoscetico escreveu:
Qua, 08 Julho 2020 - 20:52 pm
Sobre Ivermectina, lives de Alexandre Garcia e médicos, etc.




youtu.be/pBtsQp6TpkA
Parece que existe um culto entre os médicos defensores do kit cloroquina+ivermectina ditando que os demais tratamentos em desenvolvimento pela comunidade científica internacional não são eficazes. Estão a todo custo tentando emplacar que cloroquina e ivermectina são a única solução para covid.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Culto nos EUA vende alvejante industrial como cura para Covid-19

Renato Santino 10/07/2020

Família já vendia falsa 'solução milagrosa' há anos, mas viu seu faturamento disparar com pandemia, e status de igreja impede ação mais firme da Justiça

O Olhar Digital já mencionou algumas vezes um problema de uso indevido de desinfetantes e água sanitária para combater a Covid-19 nos Estados Unidos, incluindo a ingestão desses produtos tóxicos. O que é surpreendente é que essa utilização inadequada nem sempre é apenas fruto de boatos apócrifos na internet: existem pessoas que realmente vendem esses produtos como uma cura milagrosa para curar a doença.

Como revela o site Ars Technica, nos Estados Unidos, uma família de quatro pessoas (o pai e seus três filhos) responderão na Justiça por criar um culto, a Igreja da Saúde e Cura Genesis II, que aproveitava de vantagens para instituições religiosas para vender sua fórmula de água sanitária industrial, , chamada de "Solução Mineral Milagrosa", ou MMS da sigla em inglês, como um sacramento.

A ideia original de Mark Grenon e seus filhos Jonathan, Jordan e Joseph não era relacionada à Covid-19. Eles estão em atividade há muito mais tempo do que a doença, desde 2010, mas aproveitaram a pandemia para vender seu "tônico milagroso" para combater o coronavírus. Durante investigação, a família orientou um agente disfarçado sobre a dosagem ideal para "curar" um câncer na bexiga de sua esposa fictícia, para se ter uma ideia da diversidade de condições cobertas pela MMS, que incluem também HIV, Alzheimer, esclerose múltipla, malária e autismo.

Os compradores recebiam dois recipientes distintos: um deles continha clorito de sódio, enquanto o outro tinha um "ativador ácido", com a orientação de misturar as duas coisas antes de consumir. A reação gera o composto dióxido de cloro, que é um alvejante industrial utilizado na produção de papel e de tecido, por exemplo.

E, sim, enganar pessoas preocupadas com sua saúde é lucrativo. Durante 2019, a família faturou US$ 500 mil em vendas e mantinham uma média de faturamento de US$ 32 mil mensais. Com a chegada de 2020 e da pandemia de coronavírus, eles viram seu faturamento disparar, chegando a US$ 123 mil apenas no mês de março.

Enquanto isso, autoridades de saúde como a FDA nos EUA e até mesmo a Anvisa aqui no Brasil emitiam alertas sobre os riscos da ingestão da MMS, que não é um medicamento e não tem nenhuma propriedade terapêutica. Entre os efeitos pelo consumo da solução estão casos severos de diarreia e vômitos, além de queda na pressão sanguínea a um nível arriscado causado por desidratação, além de insuficiência renal aguda.

A Justiça americana tentou impedir que a família Grenon continuasse a vender a MMS, mas eles não seguiram a ordem, dizendo que por serem uma igreja não precisavam obedecer ao FDA ou ao Departamento de Justiça do país. Inclusive, eles chegaram a ameaçar pegar em armas para se proteger de "leis imorais" do Congresso.
https://olhardigital.com.br/coronavirus ... -19/103374

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 11 Julho 2020 - 10:44 am
Culto nos EUA vende alvejante industrial como cura para Covid-19

[...]

A Justiça americana tentou impedir que a família Grenon continuasse a vender a MMS, mas eles não seguiram a ordem, dizendo que por serem uma igreja não precisavam obedecer ao FDA ou ao Departamento de Justiça do país. Inclusive, eles chegaram a ameaçar pegar em armas para se proteger de "leis imorais" do Congresso.
https://olhardigital.com.br/coronavirus ... -19/103374
Precisamos de armas para defender desse governo tirânico o nosso sagrado direito de enganar e causar danos aos trouxas!

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Dois problemas pós-sintomas ainda ficam sem solução: Nem todos conseguem desenvolver imunidade (memória imunológica) duradoura após passar pelo Covid; Sequelas, problemas que perduram.


youtu.be/7NZ_FNzkeQo

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Homem morre nos EUA após ir a festa da COVID-19 para provar que vírus era uma farsa



© REUTERS / Ricardo Moraes
AMÉRICAS
10:49 12.07.2020 (atualizado 11:44 12.07.2020)


Tema:Pandemia da COVID-19 no mundo em meados de julho (11)

Um homem na cidade de San Antonio, no estado norte-americano do Texas, morreu de COVID-19 depois de tentar provar que a doença era uma farsa, informou mídia local.

O homem, que tinha cerca de 30 anos, foi a uma "festa COVID", evento que às vezes é organizado a fim de as pessoas contraírem a doença e, ganhando imunidade, não precisarem ficar em casa.

No entanto, em outros casos, essas festas têm o objetivo de ver se alguém fica infetado, sendo que há muitas pessoas em todo o mundo que acreditam que o vírus é uma farsa.

A dra. Jane Appleby, médica e diretora da clínica onde o homem faleceu, explicou que o evento foi organizado por uma pessoa que já tinha sido diagnosticada com COVID-19 e que queria verificar se a doença era real e se alguém ficaria infectado, escreve o News4SA.

"Pouco antes de o paciente morrer, ele olhou para a enfermeira e disse: 'Acho que cometi um erro, pensei que isso era uma farsa, mas não é'".
"Eu não quero ser alarmista, nós estamos apenas tentando compartilhar alguns exemplos do mundo real para ajudar a nossa comunidades a perceber que este vírus é muito sério e pode se espalhar facilmente", afirmou a médica.

Há poucos dias, os EUA registraram um recorde de casos do novo coronavírus, com mais de 66 mil casos detectados em 24 horas. O país é o mais impactado pela pandemia de COVID-19, tanto em número de casos quanto em número de mortes.

https://br.sputniknews.com/americas/202 ... uma-farsa/

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JJ_JJ escreveu:
Dom, 12 Julho 2020 - 17:12 pm
Homem morre nos EUA após ir a festa da COVID-19 para provar que vírus era uma farsa
Instant karma

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Pandemia de COVID-19 nas Américas pode permanecer por 2 anos, dizem cientistas


© REUTERS / Callaghan O'Hare
AMÉRICAS

22:14 11.07.2020 (atualizado 08:40 13.07.2020)


Tema:Pandemia da COVID-19 no mundo em meados de julho (15)

América Latina vive um momento de aumento do número de casos e óbitos por novo coronavírus, ou de uma estabilização em patamares muito elevados, informou um estudo do Observatório Fluminense COVID-19.

Segundo um estudo do Observatório Fluminense COVID-19, dos 15 países da América Latina analisados (El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras e Nicarágua não entram no monitoramento do grupo), o gráfico indica que apenas Cuba e Uruguai estão vencendo a epidemia quanto ao número de casos registrados por semana. Na métrica por número de mortes por semana, o Paraguai também entra nesta lista.

O enfrentamento à pandemia em nível "amarelo" no Chile, Equador e Paraguai para novos casos por semana e apenas o Equador para o número de mortes. Todos os outros estão no vermelho para as duas medidas, ou seja, "precisam agir" para controlar a disseminação do novo coronavírus.

O Observatório Fluminense COVID-19 é formado por cientistas e estudantes de sete instituições de ensino e pesquisa, entre elas a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

"A gente classifica a situação em vermelho, amarelo ou verde de acordo com a forma do gráfico. Quando a epidemia passa, a curva segue um esquema: ela sobe, passa por um platô e depois desce. Não é igual para todos os países, pode ser mais inclinado para esquerda ou para direita, a subida mais lenta ou mais rápida. Se você olhar a curva de Cuba, por exemplo, ela já tem esse formato fechado. Equador está em amarelo porque subiu, desceu, subiu e está estacionado num patamar ainda relativamente alto", disse à Agência Brasil o integrante do projeto, professor Americo Cunha, do Instituto de Matemática e Estatística da Uerj.
O número de casos por milhão de habitantes varia muito na região, indo de 212 em Cuba e na faixa de 280 no Uruguai e na Venezuela, até 15.800 no Chile. Panamá e Peru estão na faixa de 9.500 por milhão e o Brasil em 8 mil por milhão.

Em número de mortes, Venezuela e Paraguai registram três óbitos por milhão, a Costa Rica tem cinco e Cuba e Uruguai estão com oito mortes por milhão de habitantes. Na ponta oposta, estão acima de 300 mortes por milhão o Chile, o Peru e o Brasil. Os dados foram consolidados nesta quarta-feira (8).

O último boletim do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cris-Fiocruz) sobre o Panorama da Resposta Global à COVID-19, divulgado na terça-feira (7), destaca que as Américas são o epicentro da pandemia e concentram mais de metade dos mortos e dos casos no mundo, liderados por Estados Unidos e Brasil, únicos países que alcançaram a casa do milhão de infectados.

Segundo Cris-Fiocruz,o surto nas Américas pode permanecer com picos pelos próximos dois anos.

"Na ausência de tratamentos eficazes ou de uma vacina amplamente disponível, espera-se que a região das Américas experimente surtos recorrentes da COVID-19 nos próximos dois anos, que podem ser intercalados por períodos de transmissão limitada. Nesse sentido, todos têm que se adaptar ao novo modo de vida e redefinir nosso senso de normalidade", informa o documento, citado pela Agência Brasil.

https://br.sputniknews.com/americas/202 ... ientistas/

Re: Coronavirus - Covid-19

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Treino com máscara: como reduzir o desconforto e ter segurança no exercício... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias ... uranca.htm?

“Sexo de máscara é sugerido como método preventivo por estudo de Harvard”:
https://www.metropoles.com/colunas-blog ... de-harvard

Re: Coronavirus - Covid-19

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Mais uma situação embaraçosa para o bonde dos passapanistas do governo. Brasil testa só 20% do que foi prometido pelo governo: https://www.oantagonista.com/brasil/bra ... o-governo/

Escassez severa de testes para COVID-19, um dos motivos principais do nosso fracasso no combate ao novo coronavírus.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Huxley escreveu:
Qua, 15 Julho 2020 - 01:17 am
Mais uma situação embaraçosa para o bonde dos passapanistas do governo. Brasil testa só 20% do que foi prometido pelo governo: https://www.oantagonista.com/brasil/bra ... o-governo/

Escassez severa de testes para COVID-19, um dos motivos principais do nosso fracasso no combate ao novo coronavírus.
General Pazuello, Especialista em Logística. :roll:

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Covid-19: Hidroxicloroquina é ineficaz em casos leves
Estudo da Universidade de Minnesota concluiu que Hidroxicloroquina não reduz a gravidade ou os sintomas de pessoas não-hospitalizadas

https://www.terra.com.br/noticias/coron ... 93obl.html
Mais uma mentira dos comunistas nos centros de balbúria e sexo sem limites pelo mundo! Ta aí mais uma prova de que devemos colocar um militar terrivelmente evangélico para controlar o que essa gentalha pensa e diz! Só os cegos não percebem!

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Titoff escreveu:
Qui, 16 Julho 2020 - 21:31 pm
Covid-19: Hidroxicloroquina é ineficaz em casos leves
Estudo da Universidade de Minnesota concluiu que Hidroxicloroquina não reduz a gravidade ou os sintomas de pessoas não-hospitalizadas

https://www.terra.com.br/noticias/coron ... 93obl.html
Mais uma mentira dos comunistas nos centros de balbúria e sexo sem limites pelo mundo! Ta aí mais uma prova de que devemos colocar um militar terrivelmente evangélico para controlar o que essa gentalha pensa e diz! Só os cegos não percebem!
Como explicar resultados contraditórios? Tb existem médicos que apoiam o uso.

Tem coisa errada nisso tudo.

Re: Coronavirus - Covid-19

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Muito errada. E bota errado nisso.

O engraçado é que se essa porcaria tivesse algum efeito significativo, a essa altura, depois de centenas de milhões de hospitalizações, cloroquina não estaria mais em discussão.

Se 98 por cento dos pacientes se curam, é de se esperar que 98 por cento dos que usam cloroquina se curem também.

No entanto cloroquina já foi suficientemente testada. O que indica que se ainda existe opinião contraditória minoritária é porque qualquer efeito benéfico é raríssimo ou inexistente.

Imagine que em vez de covid estivéssemos lidando com uma pandemia de infecção urinária causada por Pseudomonas e a droga sendo testada fosse o antibiótico rocefin. Nas primeiras vezes que fosse ministrado os resultados seriam evidentes, o que estimularia os médicos que fizeram uso a continuar prescrevendo e a outros a prescreverem também. Já se estaria utilizando rocefin no mundo inteiro, antes mesmo de termos pesquisas randômicas concluídas.

Com a cloroquina ocorre o inverso: a pouca esperança inicial sendo substituída por praticamente um consenso cético. Mas o questionamento do Arcanjo deixa transparecer a influência de teorias de conspiração difundidas por redes sociais. "Há algo errado, muito errado".

E o que poderia ser? Um complô para prejudicar esse maravilhoso governo Bolsonaro
Porque só assim mesmo, deixando duzentas milhões de pessoas morrerem e arruinando a economia mundial , para derrubar um governo tão bom.

Bom e cristão, devemos lembrar. E só isso justificaria a dimensão da conspiração sendo orquestrada a nível mundial. Só pode ser coisa das hostes satânicas porque nem bolsominion acharia que o Lula tem todo este poder.

Ou isso ou a pseudo polêmica da cloroquina continua sendo alimentada pelos mesmos agentes já identificados responsáveis pela disseminação sistemática de falsa informação na internet.

Em quê vocês apostariam?

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Bom, colega, uma hora a OMS diz que a coisa não se transmite pelo ar, depois diz que sim, que confinamento resolve mas a Itália prova que confinamento deu merda, que máscara é desnecessária que máscara é necessário.

Se ainda as pessoas não sabem o que fazer agradeça à OMS e a ciganada bola de cristal com quem se consultam

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Mais de metade dos espanhóis com Covid-19 desenvolveram problemas neurológicos

De acordo com o estudo intitulado como Albacovid, 57,4% dos pacientes espanhóis sofreram dano neurológico em decorrência do novo coronavírus (Sars-Cov-2)

Por iG Saúde / El País | 16/07/2020

Cada vez mais são encontradas evidências de que o novo coronavírus (Sars-Cov-2) é capaz de afetar também o sistema nervoso . Segundo diversos estudos realizados com milhares de pacientes espanhóis, mais da metade dos pacientes desenvolveram pelo menos um sintoma neurológico, que vão de simples cefaleias a coma.

A Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) compilou os estudos mais recentes realizados na Espanha sobre a conexão entre a Covid-19 e todo o sistema nervoso. A amostra é variada, desde pesquisas focadas na alteração dos sentidos do olfato e paladar até um trabalho sobre dores de cabeça sofridas por banheiros infectados, acompanhando mais de 1.600 pacientes infectados em busca de AVC.

O trabalho mais impactante é o chamado registro Albacovid . De acordo com o estudo, que utilizou uma amostra de 841 pacientes internados em dois hospitais de Albacete, 57,4% desenvolveram um ou mais sintomas neurológicos.

"O espectro neurológico é vasto", diz o chefe do serviço de neurologia do Hospital Universitário de Albacete e co-autor do estudo Tomás Segura. Entre os sintomas mais comuns estão mialgia (dor muscular de origem nervosa) e dor de cabeça convencional. Vale destacar que quase 20% dos pacientes infectados estudados apresentaram algum distúrbio de consciência , embora esse sintoma estivesse concentrado em pacientes idosos.

Outros 20% dos pacientes desenvolveram problemas neuropsiquiátricos , como insônia, ansiedade ou psicose. "Alguns sintomas, como mialgias, insônia ou dores de cabeça, não foram observados em estudos anteriores", acrescenta Segura, também professor da Universidade de Castilla-La Mancha.

Em porcentagens menores (entre 1% e 5% dos casos), os neurologistas detectaram também miopatias (doença neuromuscular), disautonomia (alteração do sistema nervoso autônomo) e doenças cerebrovasculares como AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Já abaixo dos 1%, foram registradas convulsões, distúrbios do movimento ou encefalite. Em uma dúzia de casos, os pacientes entraram em coma. Além disso, as complicações neurológicas foram a principal causa de morte em 4% dos que morreram de Covid-19.
https://saude.ig.com.br/2020-07-16/mais ... gicos.html

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
JJ_JJ
Mensagens: 800
Registrado em: Sex, 06 Março 2020 - 10:32 am
Localização: Goiás

Mensagem por JJ_JJ »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 17 Julho 2020 - 06:03 am
Muito errada. E bota errado nisso.

O engraçado é que se essa porcaria tivesse algum efeito significativo, a essa altura, depois de centenas de milhões de hospitalizações, cloroquina não estaria mais em discussão.

Se 98 por cento dos pacientes se curam, é de se esperar que 98 por cento dos que usam cloroquina se curem também.

No entanto cloroquina já foi suficientemente testada. O que indica que se ainda existe opinião contraditória minoritária é porque qualquer efeito benéfico é raríssimo ou inexistente.

Imagine que em vez de covid estivéssemos lidando com uma pandemia de infecção urinária causada por Pseudomonas e a droga sendo testada fosse o antibiótico rocefin. Nas primeiras vezes que fosse ministrado os resultados seriam evidentes, o que estimularia os médicos que fizeram uso a continuar prescrevendo e a outros a prescreverem também. Já se estaria utilizando rocefin no mundo inteiro, antes mesmo de termos pesquisas randômicas concluídas.

Com a cloroquina ocorre o inverso: a pouca esperança inicial sendo substituída por praticamente um consenso cético. Mas o questionamento do Arcanjo deixa transparecer a influência de teorias de conspiração difundidas por redes sociais. "Há algo errado, muito errado".

E o que poderia ser? Um complô para prejudicar esse maravilhoso governo Bolsonaro
Porque só assim mesmo, deixando duzentas milhões de pessoas morrerem e arruinando a economia mundial , para derrubar um governo tão bom.

Bom e cristão, devemos lembrar. E só isso justificaria a dimensão da conspiração sendo orquestrada a nível mundial. Só pode ser coisa das hostes satânicas porque nem bolsominion acharia que o Lula tem todo este poder.

Ou isso ou a pseudo polêmica da cloroquina continua sendo alimentada pelos mesmos agentes já identificados responsáveis pela disseminação sistemática de falsa informação na internet.

Em quê vocês apostariam?

Exatamente, é um Hiper Ultra Mega Plus Master Gold Platinum Complô Globalista Comunista Gramscista Freirianista para desmoralizar o grande salvador Trump e seu fiel escudeiro Bô .

Acertou em cheio. :clap:

:dance:


.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Sex, 17 Julho 2020 - 02:23 am
Titoff escreveu:
Qui, 16 Julho 2020 - 21:31 pm
Covid-19: Hidroxicloroquina é ineficaz em casos leves
Estudo da Universidade de Minnesota concluiu que Hidroxicloroquina não reduz a gravidade ou os sintomas de pessoas não-hospitalizadas

https://www.terra.com.br/noticias/coron ... 93obl.html
Mais uma mentira dos comunistas nos centros de balbúria e sexo sem limites pelo mundo! Ta aí mais uma prova de que devemos colocar um militar terrivelmente evangélico para controlar o que essa gentalha pensa e diz! Só os cegos não percebem!
Como explicar resultados contraditórios? Tb existem médicos que apoiam o uso.

Tem coisa errada nisso tudo.
Tem médico que receita homeopatia e jura que dá certo também, por exemplo.

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Sex, 17 Julho 2020 - 09:37 am
Bom, colega, uma hora a OMS diz que a coisa não se transmite pelo ar, depois diz que sim, que confinamento resolve mas a Itália prova que confinamento deu merda, que máscara é desnecessária que máscara é necessário.

Se ainda as pessoas não sabem o que fazer agradeça à OMS e a ciganada bola de cristal com quem se consultam
Lembre-se que existia zero conhecimento sobre covid-19 quando isso começou. E Itália fez campanhas do tipo "Milão não pode parar," até que água bateu na bunda e falaram "é... é melhor isolar..." aí controlaram.

Re: Coronavirus - Covid-19

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Sex, 17 Julho 2020 - 09:37 am
Bom, colega, uma hora a OMS diz que a coisa não se transmite pelo ar, depois diz que sim, que confinamento resolve mas a Itália prova que confinamento deu merda, que máscara é desnecessária que máscara é necessário.

Se ainda as pessoas não sabem o que fazer agradeça à OMS e a ciganada bola de cristal com quem se consultam
Diferentemente do caso para as declarações sobre prescrição da máscara facial, a OMS não errou na declaração do caso da transmissão pelo ar. Não confirmar que o COVID-19 é transmissível pelo ar é diferente de dizer que COVID-19 não se transmite pelo ar. Ausência de evidência não é evidência de ausência.

Não há nada de errado com a evidência de lockdown nacional na Itália. A queda exponencial do número de infectados APENAS ocorreu no período pós-lockdown nacional; antes do lockdown nacional operar seus efeitos, o país estava em ritmo de crescimento exponencial no número de casos. A segunda onda de epidemia que está ocorrendo agora nos Estados Unidos, Austrália, Sérvia, Israel, etc. corrobora a ideia de que, até o momento, nenhum país foi excessivamente conservador na prevenção social.

Re: Coronavirus - Covid-19

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Quando a pessoa diz "quarentena deu merda" não adianta nem discutir.

Mas se um raciocínio tão ilógico sai por acaso da cabeça de alguém, não há grande problema nisso. Seria só uma excêntricidade, uma peculiaridade daquela pessoa talvez.

Problema é quando algo assim está sendo enfiado, martelado até parecer fazer sentido para um monte de gente. De um modo que elas não reflitam muito sobre opiniões que estão formando.

A menos que alguém pense que antenas 5g estão transmitindo covid, a conclusão de que menor contato social implica em menor taxa de contágio, deve ser imediata. Então o cara pode até dizer que isolamento arruinou a economia, acabou com os empregos, pirou a cabeça, dissolveu casamento, etc... mas culpar isolamento pela epidemia não tem cabimento.

Por que há tanta gente repetindo isso?

Re: Coronavirus - Covid-19

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

As drogas normalmente usadas para tratamento da Covid têm eficácia relativa, mas têm.
O que acontece é a predisposição humana que aceita umas e não outras, independente do estágio de evolução da enfermidade. É uma espécie de idiossincrasia.
Daí, desaconselhar ou até proibir o uso desta ou daquela droga gera certa desconfiança pois a ciência não desconhece este fenômeno idiopático.
Editado pela última vez por JungF em Sex, 17 Julho 2020 - 17:20 pm, em um total de 1 vez.

Re: Coronavirus - Covid-19

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Pedro Reis escreveu:
Sex, 17 Julho 2020 - 12:14 pm
Quando a pessoa diz "quarentena deu merda" não adianta nem discutir.

Mas se um raciocínio tão ilógico sai por acaso da cabeça de alguém, não há grande problema nisso. Seria só uma excêntricidade, uma peculiaridade daquela pessoa talvez.

Problema é quando algo assim está sendo enfiado, martelado até parecer fazer sentido para um monte de gente. De um modo que elas não reflitam muito sobre opiniões que estão formando.

A menos que alguém pense que antenas 5g estão transmitindo covid, a conclusão de que menor contato social implica em menor taxa de contágio, deve ser imediata. Então o cara pode até dizer que isolamento arruinou a economia, acabou com os empregos, pirou a cabeça, dissolveu casamento, etc... mas culpar isolamento pela epidemia não tem cabimento.

Por que há tanta gente repetindo isso?
Certas pessoas não entendem que mesmo que o governo faça NADA, as pessoas voluntariamente fariam quarentena de baixo para cima, diminuindo bastante a receita de restaurantes e empresas que lidam com transporte coletivo. Foi o que aconteceu na Bielorrússia, que tem um presidente parecido a Bolsonaro:

https://www.brasildefato.com.br/2020/05 ... isolamento

Como mostra a reportagem do link acima, a quarentena de baixo para cima tende a ser mais fraca do que a governamental, o que tende a estendê-la no tempo. O atual número de novos infectados diariamente na Biolorrússia ainda é muito maior do que países vizinhos socioeconomicamente semelhantes como Letônia e Lituânia. O presidente da Bielorrússia tentou escolher entre pandemia e recessão. Colheu os dois de forma intensa. Agora, compare isso com a atitude da primeira ministra da Nova Zelândia e os seus resultados.
Responder