DEUS

Área destinada à discussão sobre Ateísmo e Agnosticismo e a falta de crença em Deus (ou deuses)

DEUS

criaturo

Mensagem por criaturo »

Como nasceu este conceito Deus?
Naturalmente das coisas existentes, porque é impossível conseguir criar alguma coisa a partir do nada!
Mas qual é o sentido Deus para os homens?
A lógica da existência, as leis mecânicas desprovidas do sentindo da vontade não conseguem criar coisas inteligentes como um computador, dai nasceu a crença de que sistemas e seres tão complexos quanto um homem só podem ter tido uma origem provida de vontade e inteligência.
Afirmar que a inteligência humana que possibilitou a conquista do espaço e querer continuar acreditando que toda natureza inteligente foi criada sem nenhuma inteligência é ilógico e contraditório!
A vontade é o sentindo que direciona a ordem das ações, também da o sentido de existir!
"Milagres" são causados pelo muito conhecimento ou pela falta de conhecimento?
Milagres são o resultado de ações , forças e leis ainda desconhecidas pelo homem logo a ciência humana tem poder para desvendar os "milagres" divinos!
Assim é que a própria inteligência humana usa como referência para evoluir a complexidade da natureza divina!

Re: DEUS

CaveCanem

Mensagem por CaveCanem »

Oh, deus...

Aquela entidade que é o sumo bem... mas que permite que crianças sejam violadas, morram de fome ou vivam uma vida de sofrimento desde que vieram ao mundo, que um inocente pague por crimes que nao cometeu, ...
Aquela entidade que é onipotente... mas que permite que seu adversario - supostamente inferior a ele e criado por ele - continue operando em todas as esferas desse mundo
Aquela entidade que veio revelar uma verdade... "verdade" que curiosamente assumiu uma miriade de formas incomensuraveis por ai afora. Em ciencia, não há versóes distintas da lei da gravidade
Aquela entidade que é onipotente... mas que fica nervosinha quando algum pobre diabo louva uma estatua qualquer ou profere uma blasfemia - ele consegue a façanha de ter o humor alterado por um mero humano
Aquela entidade que é amor... mas que tem preferencias por um povo e uma nação e que quando se revelou, o fez para uma pequena parte da humanidade enquanto todo o resto ficou imerso na ignorancia.
Aquela entidade que é amor... mas que criou criaturas cuja função não é mais que servir de comida para outras, ou que parasitam ou adoecem outras
Aquela entidade que é onipotente... mas que permite que seus representantes - sacerdotes - roubem, matem e violem manchando e desonrando seu nome e o da sua igreja

E vem me dizer que um tal deus tabajara criou tudo o que há?

Fosse assim, o universo já tinha dado tilt varias vezes, pois estaria a mercê do humor frágil, instável e das prefências e picuinhas desse deus.
Talvez até "crashasse" sempre que esse deus pequeno e nervosinho acordasse de ovo virado por um motivo idiota qualquer.

Cuspo no chão por um deus tão mediocre

Fernando Silva
Conselheiro

Mensagem por Fernando Silva »

CaveCanem escreveu:
Ter, 18 Agosto 2026 - 03:08 am
Oh, deus...

Aquela entidade que é o sumo bem... mas que permite que crianças sejam violadas, morram de fome ou vivam uma vida de sofrimento desde que vieram ao mundo, que um inocente pague por crimes que nao cometeu, ...
Aquela entidade que é onipotente... mas que permite que seu adversario - supostamente inferior a ele e criado por ele - continue operando em todas as esferas desse mundo
Aquela entidade que veio revelar uma verdade... "verdade" que curiosamente assumiu uma miriade de formas incomensuraveis por ai afora. Em ciencia, não há versóes distintas da lei da gravidade
Aquela entidade que é onipotente... mas que fica nervosinha quando algum pobre diabo louva uma estatua qualquer ou profere uma blasfemia - ele consegue a façanha de ter o humor alterado por um mero humano
Aquela entidade que é amor... mas que tem preferencias por um povo e uma nação e que quando se revelou, o fez para uma pequena parte da humanidade enquanto todo o resto ficou imerso na ignorancia.
Aquela entidade que é amor... mas que criou criaturas cuja função não é mais que servir de comida para outras, ou que parasitam ou adoecem outras
Aquela entidade que é onipotente... mas que permite que seus representantes - sacerdotes - roubem, matem e violem manchando e desonrando seu nome e o da sua igreja

Fosse assim, o universo já tinha dado tilt varias vezes, pois estaria a mercê do humor frágil, instável e das prefências e picuinhas desse deus.
Talvez até "crashasse" sempre que esse deus pequeno e nervosinho acordasse de ovo virado por um motivo idiota qualquer.

Se algum deus/deusa/entidade neutra existir, vai ter que nos explicar muita coisa antes que mereça nosso respeito.
Podemos até temê-lo, mas é preciso muita lavagem cerebral para que o amemos.

criaturo

Mensagem por criaturo »

CaveCanem escreveu:
Oh, deus...

Fosse assim, o universo já tinha dado tilt varias vezes, pois estaria a mercê do humor frágil, instável e das prefêrencias e picuinhas desse deus.

Deus é a realidade que pode não agradar, o deus apresentado pelas religiões esta limitado ao entendimento humano.
Até mesmo para deus fica difícil conseguir agradar a todos, por isso agradará a um ao mesmo tempo que desagradará ao outro!
ateu tenta provar sua crença na inexistência divina apontando contradições do deus cristão:
Se concede livre arbitrio é um irresponsável, se impõe ordem nas criaturas seria chamado de ditador.
Ateísmo = desordem
Deus não cria ele existe e se transforma
a cadeia alimentar faz parte da inteiração entre os seres

criaturo

Mensagem por criaturo »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 18 Agosto 2026 - 09:30 am
CaveCanem escreveu:
Oh, deus...

Se algum deus/deusa/entidade neutra existir, vai ter que nos explicar muita coisa antes que mereça nosso respeito.
Podemos até temê-lo, mas é preciso muita lavagem cerebral para que o amemos.
Jesus ensinou a pegar os caminhos mais difíceis por serem os mais didáticos, se deus te deu um cérebro quer que voce use, não apenas para se tornar um engenheiro mas, para adquirir uma maior sabedoria da existência, melhor do que ficar exigindo explicações divinas é ter o mérito de poder conclui-las, deus não explicou ao homem como faria para chegar até a lua.
tema apenas a própria ignorância ela que poderá ter causar os piores danos na sua existência!
por isso conheça a verdade que ela te livrará do cativeiro da ignorância!

criaturo

Mensagem por criaturo »

CaveCanem escreveu:
Oh, deus...

youtu.be/nM_gEzvhsM0

indios - legião urbana
Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano-de-chão
De linho nobre e pura seda
Explicar o que ninguém consegue entender
Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente
Provar que quem tem mais do que precisa ter
Quase sempre se convence que não tem o bastante
Fala demais por não ter nada a dizer
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante
Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
Sua maldade, então, deixaram um Deus tão triste
Eu quis o perigo
E até sangrei sozinho entenda
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim
E é só você que tem a cura do meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos, obrigado
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente
Eu quis o perigo
E é só você que tem a cura pro meu vício
Nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui

CaveCanem

Mensagem por CaveCanem »

O Cara tem a lata de por essa musica...

Porque não vai levar crucifixos e biblias aos indios ainda isolados na amazonia? Porque vão vai lá infernizar a vida deles e violar sua cultura?
Estamos em 2026 e sua revelação de merda não chegou até eles.
A cristandade ainda nao terminou o serviço de aniquilar o paganismo no Brasil. Tem uns gatos pingados perdidos ali no mato adorando outros deuses.
Ou talvez voce deve pegar um navio e ir pregar aos Sentineleses.

Faça isso e torcerei para que te espetem uma flecha na garganta.

criaturo

Mensagem por criaturo »

CaveCanem escreveu:
Qua, 19 Agosto 2026 - 06:12 am
O Cara tem a lata de por essa musica...

Porque não vai levar crucifixos e biblias aos indios ainda isolados na amazonia? Porque vão vai lá infernizar a vida deles e violar sua cultura?
Estamos em 2026 e sua revelação de merda não chegou até eles.
A cristandade ainda nao terminou o serviço de aniquilar o paganismo no Brasil. Tem uns gatos pingados perdidos ali no mato adorando outros deuses.
Ou talvez voce deve pegar um navio e ir pregar aos Sentineleses.

Faça isso e torcerei para que te espetem uma flecha na garganta.
Calma aí amigo, ninguém aqui esta fazendo apologia a nenhum tipo de escravidão, trabalhista, politica muito menos a causada pela ignorância humana!

Renato Russo é um cara espiritualizado que faz letras profundas:

"
Eu quis o perigo
"

pelo visto voce não entendeu foi nada , apenas o basico do óbvio!
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes

eremita

Mensagem por eremita »

criaturo escreveu:
Qua, 19 Agosto 2026 - 22:35 pm
Renato Russo é um cara espiritualizado que faz letras profundas:
Olha, ouvi muito Legião Urbana quando criança. Ao ponto de ainda lembrar Faroeste Caboclo de cor e salteado.
E li bastante coisa "espiritualizada", e.g. Lobsang Rampa e Paulo Coelho. E como o meu avatar sugere, sei jogar tarô (ainda que só com os arcanos maiores) e um tanto de astrologia.
Então, embora eu não leve a sério este monte de abobrinhas chamado "espiritualismo", tenho alguma noção do mesmo. (Analisei vossas escrituras, por sei serem papel higiênico usado.)
E, em base desta noção, pergunto-te:

Você não tem vergonha de falar tanta abobrinha???

Olha teu exemplo, caralho. "Índios" é tão profundo quanto uma poça d'água. A letra não é sobre espiritualidade, é sobre amor romântico: o eu lírico perde alguém por não dar-lhe valor, a vida perde sentido para ele por não ter esta pessoa, e daí divaga sobre um moooonte de coisas que perde-se pelo mesmo motivo, para elevar a noção que perdeu alguém precioso.
Eu quis o perigo
Tá mutilando e colando duas estrofes separadas, que falam de coisas separadas.

Os dois primeiros versos da tua citação são uma referência a Gaia Ciência, do Nietzsche: "Deus está morto. Deus permanece morto. E nós o matamos [...]". O Renato Russo adorava tacar esse tipo de referência literária; não só coisas que tem a ver com superstição/religião/folclore/mitologia, mas também coisas laicas. Vide A Montanha Mágica, As Flores do Mal, Teatro dos Vampiros (ref. ao Entrevista com o Vampiro), etc.

Os três últimos versos são dirigidos ao foco do amor romântico do eu lírico, basicamente: "putz, agora que descobri o teu valor, quero você de volta, nem que tenha que me arriscar e sangrar". E aquele "entenda" que você negritou é só um marcador de discurso, não significa muita coisa; tipo o "olha" que usei aqui no começo.
Criaturo escreveu:Quando descobri que é sempre só você
Não tem bostíssima nenhuma de espiritualidade aqui. Só o eu lírico falando ao objeto da sua afeição, "sem você não tenho sossego".
Por mais que tenha roupagem panteísta nessa parte (de novo, de forma a elevar o objeto de sua afeição), o eu lírico ainda tá falando do objeto das afeições. Vê a pessoa em tudo, sem que os outros saibam.
[Морс] Кўис ессе кредис, Беллум?
Стрепитулос екс скрибендо аўдис...

Fernando Silva
Conselheiro

eremita escreveu:
Dom, 06 Setembro 2026 - 07:11 am
Então, embora eu não leve a sério este monte de abobrinhas chamado "espiritualismo", tenho alguma noção do mesmo. (Analisei vossas escrituras, por sei serem papel higiênico usado.)

Se você conhecesse este forista, já saberia que não deve ser levado a sério.
Embora eu ainda não tenha certeza se ele acredita no que diz ou faz isto para nos zoar.

eremita

Mensagem por eremita »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 06 Setembro 2026 - 10:18 am
eremita escreveu:
Dom, 06 Setembro 2026 - 07:11 am

Se você conhecesse este forista, já saberia que não deve ser levado a sério.
Embora eu ainda não tenha certeza se ele acredita no que diz ou faz isto para nos zoar.
Bom saber; não conhecia o forista em questão. Vi a asneira, e... sabe aquela tirinha do Xkcd, "there's something wrong on the internet", né? Então. Obrigado por avisar.
[Морс] Кўис ессе кредис, Беллум?
Стрепитулос екс скрибендо аўдис...

JungF

Mensagem por JungF »

CaveCanem escreveu: Oh, deus...

O primeiro argumento a favor desta entidade, suprema em todas as dimensões e sentidos é a ciência argumentativa, ou seja, aquela que nasce das profundezas da lógica: conhecendo a teoria do Big bang, e toda evolução acontecida a partir daquela singularidade onde apenas havia energia, radiação e partículas subatômicas, de onde vem a evolução... de onde vem a inteligência sofisticada do Homo Sapiens. Já estava no Big bang, ou se formou a posteriori por alguma interveniência até hoje não identificada pelo cientista?
Como as Teologias mais racionais apregoam sua Onipotência, Onisciência e Onipresença, não se cogita de um Deus que se deu ao trabalho de tudo criar, organizar e gerir, seja mau, ou indiferente à justiça como a entendemos. Quando as tais Teologias falam da Reencarnação, como instrumento de sua Justiça, os seres inocentes sendo sacrificados pela violência e ignorância, entendemos que tais inocentes nunca existiram.
Ainda assim, poder-se ia questionar sua bondade e misericórdia, e nas leis da reencarnação são elas atendidas em detalhes minuciosos. Digamos, apenas para simplificar raciocínios, que o inocente é aquele bárbaro que depois de repetidos avisos - reencarnações -, reincide, empedernido recalcitrante. Ainda assim, do mesmo modo que aconteceu com suas vítimas a angústia do sofrimento, da dor, é mais aparente do que real, visto que, examinada por seus julgadores estabelece parâmetros de justa piedade que inibe a indiferença pelos fatos em análise. Ou seja, o sofrimento leva a reflexão; a dor é mecanismo de alerta. "O Cristo disse: não façais ao próximo o que não quereis que façam a vós". Resumindo, aquele inocente, ainda debaixo da misericórdia, está num processo de depuração e elevação moral. Todos nós já passamos por quadros semelhantes; alguns aprendem mais rápido que outros e um episódio duramente "castigado" serve de perene lição contra a crueldade violenta. Mas existem outros tipos de crueldade a serem examinadas e extintas no devido tempo.

CaveCanem

Mensagem por CaveCanem »

JungF escreveu:
Dom, 06 Setembro 2026 - 14:58 pm
CaveCanem escreveu: Oh, deus...

O primeiro argumento a favor desta entidade, suprema em todas as dimensões e sentidos é a ciência argumentativa, ou seja, aquela que nasce das profundezas da lógica: conhecendo a teoria do Big bang, e toda evolução acontecida a partir daquela singularidade onde apenas havia energia, radiação e partículas subatômicas, de onde vem a evolução... de onde vem a inteligência sofisticada do Homo Sapiens. Já estava no Big bang, ou se formou a posteriori por alguma interveniência até hoje não identificada pelo cientista?
Como as Teologias mais racionais apregoam sua Onipotência, Onisciência e Onipresença, não se cogita de um Deus que se deu ao trabalho de tudo criar, organizar e gerir, seja mau, ou indiferente à justiça como a entendemos. Quando as tais Teologias falam da Reencarnação, como instrumento de sua Justiça, os seres inocentes sendo sacrificados pela violência e ignorância, entendemos que tais inocentes nunca existiram.
Ainda assim, poder-se ia questionar sua bondade e misericórdia, e nas leis da reencarnação são elas atendidas em detalhes minuciosos. Digamos, apenas para simplificar raciocínios, que o inocente é aquele bárbaro que depois de repetidos avisos - reencarnações -, reincide, empedernido recalcitrante. Ainda assim, do mesmo modo que aconteceu com suas vítimas a angústia do sofrimento, da dor, é mais aparente do que real, visto que, examinada por seus julgadores estabelece parâmetros de justa piedade que inibe a indiferença pelos fatos em análise. Ou seja, o sofrimento leva a reflexão; a dor é mecanismo de alerta. "O Cristo disse: não façais ao próximo o que não quereis que façam a vós". Resumindo, aquele inocente, ainda debaixo da misericórdia, está num processo de depuração e elevação moral. Todos nós já passamos por quadros semelhantes; alguns aprendem mais rápido que outros e um episódio duramente "castigado" serve de perene lição contra a crueldade violenta. Mas existem outros tipos de crueldade a serem examinadas e extintas no devido tempo.
La vem o JungF.
Uma coisa eu admito: a explicacao karmica pro mal no mundo é menos ruim que a do cristão medio que se resume a "dããã, livre-arbítrio", como se tal resolvesse magicamente todos os problemas oriundos do choque entre o "deus é amor" e a existencia do mal no mundo.
Só que, no entanto, todavia, tenho fortes razões para não crer nem na lei do karma, nem em uma realidade espiritual na qual ela opere. Razões que já mostrei nesse forum e que não vou me dar ao trabalho de procurar e repetir, voce deve estar careca de saber.
Então, ao menos para mim, o famoso e famigerado problema do mal não foi resolvido.

Mas gostaria que reparasse que não alfineto o deus abrahamico só nesse quesito não.
Tem a questão do psicologico divino, que é tão baixo e desprezível que chega a me dar nauseas (o mero irritar-se com suas proprias criacões ja basta - imagine então a violência gratuita, escatológica e absurdamente desproporcional).
Isso deixa claro que esse deus nada tem de divino e não passa de um humano amplificado, não muito distinto dos deuses do panteão greco-romano. Com a diferença de que é único e bem mais apelão em seus "poderes" divinos.
É mais uma projeção e amplificação do ego de quem concebeu tal deus, aquilo que o infeliz inconscientemente ou não deseja que tal deus seja... o que me diz muito do sujeito que o criou.
De fato, o que diz, já me faria manter boa distancia do infeliz, se acaso viajasse no tempo e o encontrasse e soubesse quem era, porque teria por certo se tratar de lixo humano perigoso, do tipo que acha justificativel passar gravidas e crianças no fio da espada.
Isso, a psicologia moderna já põe no rol de psicopatia.
Xenófanes já chamou atençao a esse criar-deus-a-imagem-e-semelhança-do-homem no sec VI BCE e uns 2500 anos depois ainda não caiu a ficha pra muita gente!
Marcion (Marcião) não consegui não ver tais absurdos, tanto é que rebaixou o IHVH do VT ao grau de um mero demiurgo, tipo um yaldabaoth. Só por causa disso, simpatizo-me bem mais com Marcião que com sua oposição

E chega o criaturo e diz que ele "não tem a obrigação de agradar a todos". Isso nem argumento é.
Vou dizer ao advogado da Richtofen e do Maniaco do Parque de usar esse argumento de merda como parte da defesa, de que não tendo o criminoso obrigação de agradar a todos, então tá justificado o que ele fez.

O unico jeito de se safar disso é propagandear uma imagem mais abstrata da divindade, sem esse lixo escritural e abusando da hermeneutica e usando-a com bastante afinco para dizer que não se interpreta tais coisas ao pé-da-letra
e que na verdade é assim e assado e ser um Deísta, como é o caso do humanista. Mas pergunto: já que a interpretação correta é outra, porque escreve-la de um jeito tão ruim e tosco e ainda por cima chamar a isso de "revelação" ??
Ai vem aquele argumento batido de que as pessoas daquela época só entendiam um tal linguajar tosco. Sério isso? É um puta desrespeito as pessoas simples, porque é supor que a unica coisa que elas entendem é um ensinamento
misturado a uma violência escatológica e total ausencia de bussola moral. Isso equivale a acha-las tão pequenas que justifica até mesmo tal conteúdo!! Nao sei se isso da vontade de rir ou de chorar.

Mas aqui (no deísmo), à semelhança da questão do karma, embora admita que esse deus deísta esteja anos-luz de distancia do deus-psicopata, não compro a ideia porque não engulo a questão do transcendente.
Tambem já mostrei minhas razões para tal e o Humanista as viu. Ainda não me convenci do contrário.

Repararam no padrão? toda vez que uma esquisitisse divina aparece, é justificativa daqui, justificativa dali, passa pano acolá. Como pode o divino precisar de tais coisas e ainda ser o que supostamente é? Como?
Vai que o Raulzito tem razão e esse divino ao mesmo tempo que é luz das estrelas, tambem é jura de maldição... o que nos leva a...

...algo melhor que um monoteísmo deísta, um panteísmo, o que levado ao extremo, igualaria o divino a tudo o que existe (ruim, bom, neutro)
E ai pergunto: de que isto se trata, que não seja no fundo por um rótulo na totalidade de tudo o que existe. Podia chamar esse todo de Flicts ou Blictri e "Deus" acaba se resumindo a um mero flatus vocis e Roscelino manda lembranças... E daí?

Sou grosseiro, material e terra-a-terra. Talvez o JungF tenha razão e eu seja "primitivo" demais para entender esse etéreo transcendente e seu(s) habitante(s).
Editado pela última vez por CaveCanem em Dom, 06 Setembro 2026 - 17:12 pm, em um total de 6 vezes.

Fernando Silva
Conselheiro

JungF escreveu:
Dom, 06 Setembro 2026 - 14:58 pm
"O Cristo disse: não façais ao próximo o que não quereis que façam a vós".
Não sei se Jesus realmente disse isto, mas era uma frase antiga, já dos tempos de Confúcio.

Fernando Silva
Conselheiro

Se Deus tinha algo a nos dizer, deveria ter se dirigido a cada um de nós, direta e claramente, em vez de mandar recadinhos confusos e contraditórios através de gente esquisita que nem sabemos quem foram.

Deveria ter nos enviado uma mensagem que valesse para todos os tempos e não dependesse de interpretação. Ou da tradução de textos de tribos primitivas cujos originais se perderam e cuja interpretação depende de sermos fluentes na língua original e conhecermos sua cultura.

E isto depois de nos ter provado que ele realmente era Deus, o que eu não sei como ele faria.

Humanista

Mensagem por Humanista »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 06 Setembro 2026 - 17:01 pm
Se Deus tinha algo a nos dizer, deveria ter se dirigido a cada um de nós, direta e claramente, em vez de mandar recadinhos confusos e contraditórios através de gente esquisita que nem sabemos quem foram.
Não concordo, pois diz a bíblia que, para quem não recebeu a lei, sua própria consciência serve de guia e juiz, ou seja, se a meta de Deus é salvar todos, ele deve saber que muita gente não é forte o suficiente para viver conforme seus ideais e, consequentemente, é bom para a salvação das almas que elas tenham essa circunstância atenuante, em sua defesa, de não ter tido certeza dessas coisas, pois, do contrário, sua pena seria muito mais grave. Um pecado só é considerado mortal quando se compreende profundamente as implicações espirituais dele e, para quem vai pecar mesmo, terá muito menos culpa se não souber tão bem a gravidade do que está fazendo.
Fernando Silva escreveu:
Deveria ter nos enviado uma mensagem que valesse para todos os tempos e não dependesse de interpretação. Ou da tradução de textos de tribos primitivas cujos originais se perderam e cuja interpretação depende de sermos fluentes na língua original e conhecermos sua cultura.
Discordo, pois do contrário as pessoas seriam compelidas tiranicamente a aderir ao ideal que elas mesmas não são capazes sozinhas de realizar. É bom para a atenuação das culpas que haja dúvidas, indagações, incerteza, conflito, busca etc.
Fernando Silva escreveu:
E isto depois de nos ter provado que ele realmente era Deus, o que eu não sei como ele faria.
Mas você ter uma prova divina não ajuda em nada na sua salvação, muito pelo contrário, tudo se torna muito mais exigente, já que você não pode alegar obscuridade. Se Deus quer te salvar, então é melhor para o teu julgamento que ele se mantenha oculto dos teus olhos.
Responder