Conversa sobre Linux

Conversas descontraídas sem compromisso

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 1171
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. Fernando Silva escreveu:
Qui, 19 Fevereiro 2026 - 08:16 am
Pode ser algo específico do seu hardware.
:think:
Testei agora n'1 máquina de dezembro 2009 c/Mint 21.3 e, claro, abriu de imediato, reproduzindo no Rythmbox.
São as 2 máquinas que nos restam c/drive DVD.
Então se e quando tiver que levar a outra – de 2014 – em oficina, peço pra verificar o drive.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 8313
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gorducho escreveu:
Sáb, 28 Fevereiro 2026 - 10:13 am
Sr. Fernando Silva escreveu:
Qui, 19 Fevereiro 2026 - 08:16 am
Pode ser algo específico do seu hardware.
:think:
Testei agora n'1 máquina de dezembro 2009 c/Mint 21.3 e, claro, abriu de imediato, reproduzindo no Rythmbox.
São as 2 máquinas que nos restam c/drive DVD.
Então se e quando tiver que levar a outra – de 2014 – em oficina, peço pra verificar o drive.
Folgo em sabê-lo.

Re: Conversa sobre Linux

Avatar do usuário
eremita
Mensagens: 84
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 20:47 pm
Localização: Sob as folhas da erva-mate.

Mensagem por eremita »

Johnny escreveu:
Sáb, 22 Julho 2023 - 16:33 pm
Achismo: Se o flatpack ou snap tivessem sido pensado logo nos primórdios, talvez o Linux teria um numero maior de usuários do que os atuais 3% em desktop. No mais, segue abaixo um texto que escrevi em meados de 2000 creio eu.
Windows e Linux, algumas coisas (12):

1- Facilidade: Dependendo da distro, ambos são similares na curva de uso

2- Programas: Depende da área de atuação. Áreas de engenharia (CAD) e editoração profissional (Audio e video) em Linux é muito deficiente e quando tem um aplicativo, ou é arcaico ou com curva sofrível.

3- Compatibilidade: Não há compatibilidade* entre os sistemas pois são concepções diferentes. Até aqui tudo bem, pois não há compatibilidade entre MAC, MS e Linux. O problema reside em você adotar um Linux que é DEB, ARCH, RedHat e aí sim não haver compatibilidade entre eles. Arrisco dizer que são Linux diferentes entre si.
*Até a data deste texto ainda não haviam os conceitos de flatpack e snap

4- Compatibilidade de aplicativos: Tirando PDF, Imagens não vetoriais e etc, há muito pouca chance de um documento ser compatível* entre outros similares (importado ou exportado). Se der sorte de ser uma formatação de documento simples, sem problemas, mas para por aí.
*Fernando Silva vai discordar

5- Jogos: Só rodam em Windows e ponto, salvo poucas exceções.
Obs. O problema de falta de usuários no Linux nunca foi jogos, apesar de influenciar um pouco.

6- Segurança: Depois do W7 posso afirmar que ambos possuem o mesmo nível de segurança se seguidos os procedimentos corretos.
Obs. Só para constar, não uso antivirus fora o Window Defender.

7- Instalação e procura de aplicativos: No Linux a coisa é bem mais difícil se o aplicativo não estiver no sistema de repositórios da distribuição. E procurar por aplicação (como um simples reprodutor de audio para Linux) não será uma tarefa fácil. Dizer que é mais fácil do que ir num Baixaki e correr o risco de instalar add-ons tipo Baidu é desonesto pois na Microsoft Store não tem isso. Se o Linux fosse tão popular, com certeza teria os mesmos problemas com aplicativos fora dos repositórios, se é que já não tem.

8- Usabilidade de aplicativos open/free: Terá problemas se for trabalhar com material de e para fora do aplicativo pois a maioria dos aplicativos não permitem trabalhar com licenças fechadas.

9- Licenças: A maioria das distribuições são open, mas existem as "fechadas e pagas" (RedHat e Suse por exemplo) pois possuem código proprietário ou licença proprietária no pacote.
*Nem sei por que coloquei isso aqui na época

10- Comunidade e fóruns: Eu arrisco dizer aqui que você encontra muito rapidamente uma resposta para a maioria de problemas que envolvam Microsoft (aplicativos e hardware), mas para o Linux você não terá esta rapidez e talvez nem encontre solução. Sei que muitos irão dizer que isso não é verdade, mas o fato é que já tive centenas de problemas que no Linux (drivers, mal funcionamento de aplicativos, travamento do sistema entre outros) e me deparei com as famigeradas respostas "leia o manual", "tem que pesquisar" entre outras chulas ou mal educadas, e mais ultimamente vejo pessoas com o mesmo problema sem respostas na comunidade até os dias de hoje.

11- Problemas: No Windows, se você tiver um problema, você é obrigado a repara-lo. No Linux deveria também ser assim, mas o que eu vejo e com freqüência é, se a pessoa tem algum problema que não encontra solução (app de banco, de driver, travamento, etc), troca de distro para resolve-lo, e me desculpem, isto não é dar solução, é um remendo e muito mal feito.

12- Aplicativos open source que existem apenas para....WINDOWS. Aqui a coisa pega, acontece essa aberração por incrível que pareça. Exemplos:

Subtitle Edit: Se quiser usar no Linux vai ter que compilar o código fonte, mas beleza pois qualquer criança sabe fazer isso .
https://github.com/SubtitleEdit/subtitleedit/releases:


-Conclusão: São mundos diferentes e necessidades diferentes. MS, Mac, Linux, Unix, Android, cada um tem seu papel e cada qual deve se sentir confortável de como tirar melhor proveito de todos, sem ficar enchendo o saco de quem só quer usar um, dois, três ou nenhum.
Interessante contrastar teu texto dos anos 00 com a realidade hoje nos anos 20. Por exemplo, o "5" foi resolvido pelo Proton, quase tudo quanto é jogo roda bem no Linux hoje em dia. (Não tudo, eu sei.)

Quanto ao 10 (comunidade), eu não sei quanto isto aplica-se ao Windows porque não uso-o mais há anos, mas é sempre um cu de perguntar qualquer coisa na internet sobre Linux sem ter uma vara de imbecis fazendo de tudo para desperdiçar teu tempo e encher teu saco sem ajudar. Por exemplo:
  • Deu um problema no teu Minecraft com modificações, o Java tá cagando erro. Você pergunta como resolver. Imbecis nº54398, nº54399 e nº54400 dizem "num intendo purque vusse num joga Minetest? to taum confuzo... lol lmao".
  • Você quer autenticar o sistema com identificação facial. Imbecil nº54401 te diz pra "uza PIN ou çenha"
  • Problema aleatório, você pergunta como resolver. Sujeito te pede um monte de informações completamente irrelevantes, até a cor da tua cueca. E você vai lá, procura elas todas, e fornece. Daí o sujeito desaparece e nunca te responde.
Outra coisa que percebo, que às vezes é ótima e às vezes é problema, é que existe uma correlação negativa entre "programa amigável" e "programa com muita funcionalidade". E os programas no Linux muitas vezes tem um monte de recursos, então acabam sendo pouco amigáveis.
[Морс] Кўис ессе кредис, Беллум?
Стрепитулос екс скрибендо аўдис...
Responder