Uma partícula quântica pode ta em vários lugares ao mesmo tempo mas quando é medida num certo local é lá que ela vai ficar como único lugar.
Estive pensando muito sobre isso... Isso não faz sentido algum. Só pode ser duas coisas... Ou o universo é um lugar mais mágico do que pensamos ou essa teoria deve ter algum erro crasso. Porque esse negócio de pelo ato de medir uma partícula ela ficar num só lugar, mas quando não for medida ficar em vários ao mesmo tempo isso soa, me desculpe dizer isso, mas me parece que neste caso a consciência teria algum poder sobre a matéria, como os paranormais afirmam. E se na verdade a paranormalidade não for a nível de escala visível, mas uma manipulação direta a nível subatômico e isso se refletir no mundo observável? E se a consciência interferir mesmo a esse nível? Então o axioma materialista estaria completamente errado e teríamos que migrar para um outro axioma mais correspondente com tais fenômenos estranhos observados pela ciência. Afinal, se tudo isso for mesmo científico, e me parece bastante que é, então será que o tal Amit Goswami estaria certo no sentido do universo ser um lugar mais mágico? Apesar de eu não concordar com a ideia que a nossa consciência esteja regendo e definindo todo o universo de forma consciente, mas apenas quando está fazendo as medições e interferindo numa escala que não fomos projetados para interagir.
Afinal de contas, não somos nada diante de um universo aparentemente infinito e é mais certo o universo nos influenciar do que influenciarmos ele...)
Existe a realidade? O experimento que indica que, no nível quântico, não há fatos objetivos.
Se no nível quântico não há fatos objetivos, então isso no nível macroscópico também não, já que tudo o que existe vem do nível subatômico e é determinado por ele... os átomos, moléculas, células, tecidos, objetos... Vai ver que fatos objetivos sejam somente uma ilusão tanto quanto as cores e os tons sonoros que nosso cérebro cria ao interpretar frequências visuais e auditivas, assim como as demais sensações como a do olfato, paladar e tato. Uma construção que nosso cérebro faz para permitir sua consciência em desenvolver referências para poder se guiar no mundo e fazer as coisas acontecerem, para que o organismo humano sobreviva.
É possível estar em dois lugares ao mesmo tempo?
Os livros espíritas dizem que para um espírito mais evoluído é possível estar sim e até de mais de dois! Não sei se isso existe, mas pode ser que ao menos isso se reflita na realidade material. No meu entender, se existe o chamado corpo astral, ele teria uma configuração mais holográfica que nosso corpo e o espírito que anima o corpo astral seria 100% holográfico e quântico, além de imaterial. Esta configuração mais holográfica permitiria o corpo astral fazer coisas impossíveis que nosso corpo jamais poderia fazer, como transmutação. E o espírito em si que anima corpo físico e o astral não teria restrição física alguma.
Se o que chamamos de realidade não existe, então neste caso é mais plausível a existência do espírito do que se esta realidade do axioma lógico e materialista existir.
Como a mecânica quântica pôs em cheque a ideia de realidade
Se o que chamamos de realidade for cientificamente refutado, então todo esse axioma materialista estará por água abaixo e teríamos que mudar nossas vãs filosofias.