Arcanjo Lúcifer escreveu: Achei algo que vale a pena ver, um modelista que usa folhas de papel
youtu.be/c47kn_Y4y8A
JJ escreveu:Revivendo o tópico dos melhores vídeos.
Achei algo que vale a pena ver, um modelista que usa folhas de papel
Uma variação de papelmodelismo.
Um kit de plastimodelismo já pode ser bastante trabalhoso de montar e pintar, já um modelo como esse aí é muito mais trabalhoso. Sad
Para quem tem interesse em modelismo de máquinas em escala, eu sugiro começar por modelos simples de plastimodelismo, como algum desses:
https://www.ebay.ie/itm/REVELL-1-200-BO ... 3929268665
https://www.limahobbies.com.br/boeing-7 ... mcEALw_wcB
mas se quiser em escala maior:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... revell-_JM
ou um militar da WWII
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... bb68727489
Gabarito escreveu:Negócio engenhoso:Smooth Criminal M.Jackson à l'orgue de barbarie
Smooth Criminal - Michael Jackson. Arrangement: Patrick Mathis - www.patrickmathis.net -
Orgue de barbarie ODIN : www.odin.fr
youtu.be/fnb7EqfykF4
Gabarito escreveu:Outro negócio cheio de mecanismos que gera música:
Wintergatan - Marble Machine (music instrument using 2000 marbles)
--------------------
This week i assembled the most gorgeous machined Aluminium Bearing Housings Made by Alexcnc from the MMX Team.
They are adjustable for the Depthing of the gears. We are also implementing the new PBS - Product Breakdown System for the Whole MMX. Chris, the new project manager has introduced me to the sacred lands of Excel heaven and although there is a lot of initial work we have to do to make this function properly, the long term efficiency will improve a lot! We are taking the MMX from being a one off DIY maker project to being a scalable, fully fledged - ready to build for any competent group of people - machine. Its really great!
Enjoy and have a great day!
Martin
#wintergatan #marble #machine
youtu.be/IvUU8joBb1Q
Gabarito escreveu:Isso aí acima também já foi representado em animação de computador num canal com vários "instrumentos" virtuais.
Um exemplo abaixo:
youtu.be/hyCIpKAIFyo
Eu sempre tive interesse por modelismo, comprava alguns da Revell muito tempo atrás (fim dos anos 70) mas abandonei, ainda gosto de ver.[/quote]Arcanjo Lúcifer escreveu:Gabarito escreveu:Valeu, eu gostava do tópico porque postavam muita coisa interessante por lá.Ótima iniciativa pelo tópico.
É um que não podia faltar.
Gabarito escreveu:Eu também montei muita coisa da Revell.Arcanjo Lúcifer escreveu:Valeu, eu gostava do tópico porque postavam muita coisa interessante por lá.Gabarito escreveu:
Ótima iniciativa pelo tópico.
É um que não podia faltar.
Eu sempre tive interesse por modelismo, comprava alguns da Revell muito tempo atrás (fim dos anos 70) mas abandonei, ainda gosto de ver.
Tinha um caça Mirage III, uma caravela Cutty Sark, um submarino U-47 e mais um monte de coisa, até um carro F-1 McLaren, acho.
Arcanjp Lúcifer escreveu:Fiz o submarino do Gunther Prien, um Messersmith 262, um Focke Wulf 190...
Caraí, olhando para trás agora vejo que 90% dos meus modelos eram nazistas.
JJ escreveu:Arcanjo Lúcifer escreveu:
Fiz o submarino do Gunther Prien, um Messersmith 262, um Focke Wulf 190...
Caraí, olhando para trás agora vejo que 90% dos meus modelos eram nazistas.
O nazismo em si era uma porcaria, mas a engenharia mecânica alemã era muito boa. Fizeram máquinas de guerra com muitas boas qualidades, mas, em alguns casos eram muito dispendiosas e trabalhosas para produzir, como o poderoso tank Tiger I e o Tiger II ou King Tiger.
Tiger I
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... yaEALw_wcB
King Tiger
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 228355a1d2
JJ escreveu:Felizmente, para os aliados, o Messersmith 262 chegou tarde na guerra.Arcanjo Lúcifer escreveu:
um Messersmith 262,
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 84a69131d9
Arcanjo Lúcifer escreveu:A indústria mecânica e a engenharia dos caras era uma maravilha mesmo.
**Seiscentos e oitenta paus um kit? Não lembro de ser tão caro nos anos 70 quando eu comprava, era coisa de uns cem paus no máximo.
Gabarito escreveu:Não, eram um pouco mais do que 100 reais. Talvez uns 200 ou até mesmo até 300 reais.Arcanjo Lúcifer escreveu:
**Seiscentos e oitenta paus um kit? Não lembro de ser tão caro nos anos 70 quando eu comprava, era coisa de uns cem paus no máximo.
Principalmente aqueles mais atraentes, que eram numa escala menor (1:30 ou menor, mas maior em tamanho).
Agora esses 680 aí acima devem ser por causa da raridade.
JJ escreveu:No caso do tank da Takom é a sofisticação, não é raridade (no mundo, no Brasil até é um pouco raro, pois não é algo importado em grande quantidade) pois o kit não é antigo, também tem a questão da escala relativamente grande (não numericamente mas no tamanho do kit, 1:35, mas tem outros kit 1:35 que são na faixa de 200,00), e o dólar alto SadGabarito escreveu:Não, eram um pouco mais do que 100 reais. Talvez uns 200 ou até mesmo até 300 reais.Arcanjo Lúcifer escreveu:
Principalmente aqueles mais atraentes, que eram numa escala menor (1:30 ou menor, mas maior em tamanho).
Agora esses 680 aí acima devem ser por causa da raridade.
Há kits atuais muito sofisticados (grande número de peças e detalhes), e o atual preço do dólar não está nada amigável.
Mas no exterior encontra pela metade do preço (fora frete e fora possivel taxação pela Receita Federal (60%) ).
USD 69,60 NOS Fora de estoque
BRL 307,00
https://www.scalemates.com/kits/takom-2 ... 5--1002597
O kit tem 1024 peças affraid
Comentários:
Moldado por injeção, 1.024 peças (117 PE), decalques
http://www.finescale.com/product-info/k ... king-tiger
-------
O finado Osório Sad tem um preço bem em conta:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... bf1dea86b4
Arcanjo Lúcifer escreveu:Talvez o problema seja o custo do molde para injetora de plásticos, eu vi em algum lugar que pode custar de 20 a 300 mil Reais.
Quanto mais peças, mais detalhes, mais caro.
Teriam que basear o preço do modelo em uma estimativa de vendas e prazos para recuperar o gasto.
JJ escreveu:É por aí mesmo, a matéria prima em si (o PS, o poliestireno) é muito barata, já o molde de aço realmente é algo caro (é a informação que também tenho).Arcanjo Lúcifer escreveu:
Talvez o problema seja o custo do molde para injetora de plásticos, eu vi em algum lugar que pode custar de 20 a 300 mil Reais.
Teriam que basear o preço do modelo em uma estimativa de vendas e prazos para recuperar o gasto.
Metatron escreveu:Eu e um irmão mais velho sempre adoramos o plastimodelismo. Já montamos aviões da 2ª Guerra, navios de guerra, caravelas (Cutty Sark e HMS Victory), um porsche carrera, um caminhäo - todos da Revell.Gabarito escreveu:Eu também montei muita coisa da Revell.Arcanjo Lúcifer escreveu:
Eu sempre tive interesse por modelismo, comprava alguns da Revell muito tempo atrás (fim dos anos 70) mas abandonei, ainda gosto de ver.
Tinha um caça Mirage III, uma caravela Cutty Sark, um submarino U-47 e mais um monte de coisa, até um carro F-1 McLaren, acho.
Eu abandonei depois que cresci, ele continua montando até hoje, aos 59 anos, somente tanques e caminhões da 2ª guerra.
Arcanjo Lúcifer escreveu:Então, o submarino U47 era o do Gunther Prien, o mesmo modelo que eu tive.Gabarito escreveu:Arcanjo Lúcifer escreveu:
Valeu, eu gostava do tópico porque postavam muita coisa interessante por lá.
Eu também montei muita coisa da Revell.
Meu irmão mais novo achava que era brinquedo e arrebentou todos eles.
Arcanjo Lúcifer escreveu:Vou chutar que de material não tem nem 20 Reais, e não tem só o custo do molde nisso, o preço é calculado por hora/máquina da injetora que consome uma energia elétrica absurda.JJ escreveu:É por aí mesmo, a matéria prima em si (o PS, o poliestireno) é muito barata, já o molde de aço realmente é algo caro (é a informação que também tenho).Arcanjo Lúcifer escreveu:
Talvez o problema seja o custo do molde para injetora de plásticos, eu vi em algum lugar que pode custar de 20 a 300 mil Reais.
Pensando bem até que os 680 paus se justificam.
Arcanjo Lúcifer escreveu:Só para comparação, o pessoal do Pinballclube que frequento queria fazer um molde de injetora para produzir peças de reposição que mais usam, é algo parecido com uma peça de xadrez, um peão.
Orçamento de 20 mil, então decidiram comprar as peças importadas dos EUA que sai mais barato.
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Gabarito escreveu:Como você tratou do problema "poeira"?Metatron escreveu:Eu e um irmão mais velho sempre adoramos o plastimodelismo. Já montamos aviões da 2ª Guerra, navios de guerra, caravelas (Cutty Sark e HMS Victory), um porsche carrera, um caminhäo - todos da Revell.Gabarito escreveu:
Eu também montei muita coisa da Revell.
Eu abandonei depois que cresci, ele continua montando até hoje, aos 59 anos, somente tanques e caminhões da 2ª guerra.
Depois de uns anos guardado, o meu Cutty Sark, que tem cordinhas e tal ficou num estado deplorável de poeira.
Limpar iria exigir um tempo enorme e eu não mais voltei a mexer com isso até que, numa mudança, ele sumiu.
Vendo hoje, a solução seria guardar num armário de vidro ou colocar sob redomas todos os modelos.
Metatron escreveu:Vixe, dava uns sopröes de vez em quando, rs...Gabarito escreveu:
Como você tratou do problema "poeira"?
Vendo hoje, a solução seria guardar num armário de vidro ou colocar sob redomas todos os modelos.
Meu irmäo tem uma estante de ferro com todos os seus modelos, vez em quando ele dá uma pincelada para tirar o pó.
Johnny Cash escreveu:Peguei o bonde andando e não li a discussão toda. Mas a construção de moldes para injeção de plástico e/ou para processos de estampagem, com fins industriais, ficam na casa dos milhões. Acompanho processos do tipo, no universo automotivo, com certa frequência.Arcanjo Lúcifer escreveu:Vou chutar que de material não tem nem 20 Reais, e não tem só o custo do molde nisso, o preço é calculado por hora/máquina da injetora que consome uma energia elétrica absurda.JJ escreveu:
É por aí mesmo, a matéria prima em si (o PS, o poliestireno) é muito barata, já o molde de aço realmente é algo caro (é a informação que também tenho).
Pensando bem até que os 680 paus se justificam.
Por exemplo: uma remodulação de design, de um painel de carro, figura normalmente na casa dos milhões. Por isso muitas vezes vemos modelos com uma configuração ridícula de porta-trecos e demais aspectos e mesmo com muita reclamação não é feito nada em respeito (talvez apenas quando saia um "novo" modelo e versão, o que já combina com o tempo de vida útil que um ferramental já teria, mesmo).
Johnny Cash escreveu:Ainda em tempo... outras fatores que influenciam muito a razão dos custos: volume fabricado em determinado tempo, durabilidade dos moldes, matéria prima utilizada, acabamento com diferentes texturas em níveis múltiplos de complexidade, sem/com rebarbas e manchas de material, resistência da peça a condições de exposição ao "tempo", peso da peça e interação dela com outros componentes. Em projetos grandes, envolvendo fornecedores múltiplos e vários engenheiros trabalhando isso fica uma doideira.
JJ escreveu:No caso de modelos em escala (e injetados), as árvores de sprues tem um tamanho que fica normalmente menor do que 60 x 60 cm (raramente são maiores do que isso), um molde desse acredito que fique na casa dos R$ 400.000,00 (?) (é só um chute) , no caso não ficam na casa dos milhões, mas não é algo que dá para reunir dez pessoas comuns e fazer uma vaquinha e encomendar. Very Happy
Como exemplo de um modelo (em plástico PS) já considerado como de grande dimensão temos esse:
Revell Escala 1/144 . Av Boeing 747-8f Cargolux
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 02a0693999
Mas, tem alguns maiores (em PS) que chegam a ter quase 1 m, mas o preço de um kit desses é bem caro:
Trumpeter U.S. CVN-68 Nimitz - Navio Porta Aviões, Kit escala 1/350
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... t-1350-_JM
Normalmente modelos maiores do que 60/70 cm (de plástico) tem suas peças maiores feitas pela técnica de vacuum forming (que fica muito mais fácil e barata do que a técnica de moldagem por injeção, e normalmente são de fabricantes menores que fazem kits em menor quantidade e que são de menor vendagem), um exemplo é esse aqui:
Transport Wings Boeing 747-100/200 . Escala: 1:72
https://www.scalemates.com/pt/kits/airc ... 00--172174