Tentar provar Deus vai contra a fé!

Área destinada à discussão sobre Ateísmo e Agnosticismo e a falta de crença em Deus (ou deuses)

Tentar provar Deus vai contra a fé!

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Fé, por definição, é a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão.

Portanto, qualquer que seja o cristão que tente argumentar a existência de Deus, estará agindo contra o conceito de fé. A própria bíblia deixa isso claro em diversas passagens, sendo esta abaixo somente uma delas:
Mateus 14:22-33 escreveu:Depois de alimentar 5.000 pessoas, Jesus foi a uma montanha para orar. Seus discípulos pegaram um barco e cruzaram o Mar da Galileia. Ao cair da noite, o vento começou a soprar e as ondas ficaram bem altas.
Tarde da noite, Jesus foi até onde os discípulos estavam. Ele foi andando sobre as águas até chegar ao barco.
Os discípulos O viram andando sobre as águas e ficaram com medo. Pensaram que fosse um fantasma. Jesus chamou-os, dizendo: “Sou eu, não temais”.
Pedro também quis andar sobre as águas. Então Jesus disse a Pedro que fosse ao Seu encontro. Pedro saiu do barco e começou a andar sobre as águas na direção do Salvador.
Como o vento estava soprando muito forte, Pedro ficou com medo. Ele começou a afundar e gritou para que Jesus o salvasse.
O Salvador agarrou a mão de Pedro e perguntou-lhe por que não tinha exercido mais fé.
Quando Jesus e Pedro entraram no barco, a tempestade passou. Todos os discípulos adoraram ao Salvador. Eles sabiam que Jesus era o Filho de Deus.
Caminhar sobre as águas nas condições descritas acima vão na direção oposta do senso comum e da lógica. E é exatamente esta a proposta da crença em Deus: abandonar a razão e ser adepto da fé. Em outras palavras, qualquer tentativa de justificar a existência de Deus é um atestado de falta de fé.

Gustavo Bertoche escreveu:Quando Zaratustra desce do alto de sua montanha, encontra o velho santo que prefere permanecer os dias adorando Deus a ter com os homens na cidade. Ao deixá-lo, a caminho do vale, Zaratustra diz: "Será possível? Esse velho santo, em sua floresta, ainda não soube que Deus está morto?"
"Deus está morto". Tantas páginas escritas em função do escândalo causado por essas palavras.
Vejam: Zaratustra não é um "ateu". Afinal, quem está morto esteve vivo antes, e um ateu não diria que houve, em algum momento, um Deus vivo. O que Zaratustra diz não é que "não existe Deus"; ele diz que "esse Deus não vive mais".
"Deus está morto" - porque abandonou o mundo da experiência direta humana. Ou melhor: porque nós O transformamos num conceito. A presença do divino esvai-se quando elencamos argumentos para demonstrar a sua existência. O que faz parte da vida não precisa ser demonstrado; o que é distante e invisível, por outro lado, somente pode ser pensado por meio de demonstrações lógicas.
Em outras palavras: Deus morre quando se torna um objeto circunscrito à investigação racional. Deus morre no instante em que nasce a teologia.
* * *
É isso que diz Miguel de Unamuno em "Del sentimiento trágico de la vida":
"Subseqüentemente, a razão - ou seja, a filosofia - apossou-se deste Deus que havia surgido na consciência humana como conseqüência do sentido de divindade do homem, tendendo a defini-lo e convertê-lo em uma idéia. Pois definir uma coisa significa idealizá-la, um processo que precisa da abstração de seu elemento incomensurável ou irracional, sua essência vital. Assim, o Deus do sentimento, a divindade sentida como pessoa única e consciência exterior a nós, embora, ao mesmo tempo, envolvendo-nos e nos sustentando, foi convertido na idéia de Deus. O Deus lógico e racional, o 'ens Summum', o 'primum movens', o Ser Supremo da filosofia teológica ... não é mais que uma idéia de Deus, uma coisa morta... As chamadas provas tradicionais da existência de Deus referem-se todas a este Deus-Idéia, a este Deus lógico, o Deus pela abstração, e, assim, realmente nada provam, ou melhor, não provam mais que a existência desta idéia de Deus".
Isto é: todo o debate a respeito da "existência" ou "inexistência" de Deus está completamente fora de lugar. Por meio da lógica, da teologia, da filosofia, dos argumentos baseados na ciência natural, não se chega à conclusão quanto à "existência" ou "inexistência" de Deus, mas somente quanto à "existência" ou "inexistência" de uma idéia imaginada de Deus.
* * *
Quem quer que intente "provar a existência de Deus" é, em suma, o seu algoz.
* * *
Teorizamos sobre o Logos, inventamos uma idéia de Logos, demonstramos a sua necessidade e, assim, assassinamos o Logos - graças à nossa inescapável participação no próprio Logos.

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A Bíblia diz que quem tem fé pode tomar veneno ou ser mordido por cobra e não morrerá.

Se desafiarmos um crente a tomar veneno, ele dirá: "Não devemos tentar a Deus".

Ou seja, é preciso ter fé cega e não tentar verificar se a coisa funciona mesmo.

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

DEUS NÃO QUER SER PROVADO. A bíblia é muito específica quanto a isso. Ele quer que tenhamos fé.

A fé é o elo evolutivo que faz a ligação de nossa consciência física, animal, com a consciência espiritual, divina. É uma nova fase no desenvolvimento da vida humana. É como sair de uma "consciência" química, robótica, puramente inteligente e racional, como de animais mais desenvolvidos, e entrar na consciência espiritual, sensitiva, divina, que liga todos os seres do universo, vivos e mortos.

A evolução humana é isso: de animais irracionais evoluindo para seres humanos racionais (humanos primitivos), de humanos racionais evoluindo para humanos racionais e inteligentes (Homo sapiens); de humanos inteligentes e racionais para humanos racionais, inteligentes, emocionais e sentimentais ("Homo sapiens sentimentais e emocionais") de humanos racionais, inteligentes, emocionais e sentimentais para humanos espirituais (Homo sapiens espiritual). Todos nós temos todas essas características em menor ou maior grau.

A fé e a oração nos coloca em comunhão com os seres do mundo espiritual através da intuição e da relação mental.

Algumas características que desenvolve nos seres humanos espirituais são: a premonição/pressentimento, a visão a distância, a cura através da fé, a comunicação com os mortos, a visão do mundo espiritual e do passado etc.

Eu, por exemplo, já experimentei várias vezes a visão a distância e o pressentimento. Já me aconteceu várias vezes, quando eu estava dando um cochilo antes de ir para o trabalho, de eu ver do alto quem estava vindo em minha casa tocar a campainha. Via a pessoa atravessando a rua, vindo em direção a minha casa, e já levantava para atendê-la. Várias vezes avisava para alguém da minha casa ir atender tal pessoa que ela estava chegando.

Outra coisa que acontece de vez em quando é saber quem está me ligando antes do telefone tocar. Eu vejo uma imagem mental da pessoa, ou começo a pensar nela do nada. Segundos depois o celular toca.

E várias coisas que não merece dizer aqui.

Quando eu vejo que esses fenômenos acontecem com várias outras pessoas, exatamente como acontece comigo, não há dúvida que isso é uma característica do desenvolvimento espiritual do ser humano.
Editado pela última vez por Cal Kestis em Qua, 27 Julho 2022 - 13:27 pm, em um total de 4 vezes.

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 09:13 am
A Bíblia diz que quem tem fé pode tomar veneno ou ser mordido por cobra e não morrerá.

Se desafiarmos um crente a tomar veneno, ele dirá: "Não devemos tentar a Deus".

Ou seja, é preciso ter fé cega e não tentar verificar se a coisa funciona mesmo.
Isso não é ter fé. É apenas amor-próprio.

Seria fé se tal crente (tendo as características citadas por Jesus) estivesse em situação de perigo ou fosse obrigado a beber veneno.
Se ele tiver fé, nessas situações, nada de mal lhe acontecerá.

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cal Kestis escreveu:
Qua, 27 Julho 2022 - 11:01 am
DEUS NÃO QUER SER PROVADO. A bíblia é muito específica quanto a isso. Ele quer que tenhamos fé.
E se a pessoa tiver fé e mesmo assim se danar, paciência. Deus sabe o que faz ...

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Cal Kestis escreveu:
Qua, 27 Julho 2022 - 11:39 am
Fernando Silva escreveu:
Seg, 18 Julho 2022 - 09:13 am
A Bíblia diz que quem tem fé pode tomar veneno ou ser mordido por cobra e não morrerá.

Se desafiarmos um crente a tomar veneno, ele dirá: "Não devemos tentar a Deus".

Ou seja, é preciso ter fé cega e não tentar verificar se a coisa funciona mesmo.
Isso não é ter fé. É apenas amor-próprio.

Seria fé se tal crente (tendo as características citadas por Jesus) estivesse em situação de perigo ou fosse obrigado a beber veneno.
Se ele tiver fé, nessas situações, nada de mal lhe acontecerá.
E se acontecer, é por não ter tido fé o suficiente. O importante é que deus/javé sempre vence.

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 28 Julho 2022 - 09:33 am
Cal Kestis escreveu:
Qua, 27 Julho 2022 - 11:01 am
DEUS NÃO QUER SER PROVADO. A bíblia é muito específica quanto a isso. Ele quer que tenhamos fé.
E se a pessoa tiver fé e mesmo assim se danar, paciência. Deus sabe o que faz ...
A fé é como uma virtude. Precisa ser desenvolvida, como todas as virtudes.
E como todas as virtudes, não é nada fácil desenvolver.
É por isso que muitas vezes as pessoas supõem possuir ter, mas não possuem, ou possuem em pouco grau.

Jesus escolheu 11 apóstolos e 72 discípulos para divulgar o evangelho após a sua morte. Ele escolheu essas pessoas porque possuíam muita fé, e ele sabia que eles não iriam recuar diante das ameças, dos leões, das torturas, das prisões etc. Se Jesus escolhesse discípulos que não tinham fé, que renunciasse sua crença diante das ameaças, talvez o cristianismo seria um fracasso porque não teria credibilidade. Escolher os mais fortes na fé no início foi o que garantiu que o evangelho se espalhasse para o mundo todo.

Santa Tereza de Ávilla (e muitos outros) seguia uma voz (ela acreditava que essa voz era Jesus) dizendo o que ela teria que fazer no caminho. Mesmo ela muito doente, com dores absurdas, ela obedecia à voz e tudo dava certo. Durante toda a sua vida ela seguiu essa voz e tudo acontecia exatamente como a voz lhe dizia. Ela morreu com fortes dores e isso não significa que a fé dela não lhe valeu. Pelo contrário.

A fé não te livra do sofrimento ou das perdas. É um tipo de coragem, de confiança, que sem ela, tudo seria mil vezes pior.

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cal Kestis escreveu:
Qui, 28 Julho 2022 - 12:25 pm
Fernando Silva escreveu:
Qui, 28 Julho 2022 - 09:33 am
E se a pessoa tiver fé e mesmo assim se danar, paciência. Deus sabe o que faz ...
Santa Tereza de Ávilla (e muitos outros) seguia uma vós (ela acreditava que essa vós era Jesus) dizendo o que ela teria que fazer no caminho. Mesmo ela muito doente, com dores absurdas, ela obedecia à voz e tudo dava certo. Durante toda a sua vida ela seguiu essa vós e tudo acontecia exatamente como a vós lhe dizia. Ela morreu com fortes dores e isso não significa que a fé dela não lhe valeu. Pelo contrário.

A fé não te livra do sofrimento ou das perdas. É um tipo de coragem, de confiança, que sem ela, tudo seria mil vezes pior.
Certo, certo ...
Ela sentia dores absurdas, mas era porque "tudo estava dando certo".
Realmente tem que ter muita fé ...

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Cal Kestis
Mensagens: 91
Registrado em: Qui, 05 Março 2020 - 14:48 pm

Mensagem por Cal Kestis »

Eu quis dizer que a voz que ela obedecia, dizendo o que ela tinha que fazer, onde deveria ir, com quem deveria falar, com quem não deveria falar, em que dia ir etc, realizavam exatamente como dizia a voz.

Sobre as doenças e a fé, muitas vezes a doença está no destino de uma pessoa. Pode ser uma condição particular anormal que afeta o organismo, ou por trauma físico externo etc, mas pode ser uma prova que o espirito pediu para suportar, ou alguma expiação, algum mal que ele fez em outras vidas. A fé pode aliviar a maneira como suportamos o sofrimento, mas em alguns casos pode não curar.

No curso destas fundações, não conto os grandes
trabalhos das jornadas, os frios, as soalheiras, as neves,
que caíam por vezes sobre nós dias inteiros. Ora
nos acontecia perder o caminho; ora me sobrevinham
doenças consideráveis ou febres, porque, glória a Deus,
de ordinário tenho pouca saúde; mas claramente via
que Nosso Senhor me esforçava. Acontecia-me algumas vezes,
nas vésperas de uma fundação, acharme com tantos males e dores,
que me afligia em extremo, parecendo-me que mesmo na cela só poderia
estar deitada. Voltava-me então para Nosso Senhor e
queixava-me, perguntando-lhe como queria que eu fizesse
uma coisa acima de minhas forças. Depois, em
meio dos trabalhos, recebia alento do Senhor, e, com
o fervor e solicitude que Sua Majestade me punha na
alma, posso dizer que me esquecia de mim.
Ao que me lembro agora, nunca deixei fundação
por medo de sofrimento. Sentia repugnância extrema
pelas viagens, especialmente as grandes; mas, a penas
me punha a caminho, tudo me parecia pouco, vendo
que o fazia em serviço de Deus, e considerando que
naquela casa o Senhor seria louvado e residiria no
Santíssimo Sacramento. E' particular consolo para mim
ver mais uma igreja, quando me recordo das muitas
destruídas pelos luteranos.

Obras de Santa Tereza de Ávilla, Tomo II. As Fundações. Cap VXIII

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Cal Kestis escreveu:
Sex, 29 Julho 2022 - 09:46 am
Eu quis dizer que a voz que ela obedecia, dizendo o que ela tinha que fazer, onde deveria ir, com quem deveria falar, com quem não deveria falar, em que dia ir etc, realizavam exatamente como dizia a voz.
Nem lhe passou pela cabeça que isto poderia ser uma alucinação?

Ou só é doença mental se a pessoa tiver outra crendice?

Tipo, se a pessoa cai no chão estrebuchando e falando coisas sem sentido, significa:
- No cristianismo: "Repousar no Espírito", "Falar em línguas"
- Nas outras religiões: "Receber o santo, a pomba-gira etc." Ou, na opinião de um cristão, "Está endemoniada!"

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Roma não gostou muito dessa história de alguém se comunicar diretamente com Deus, sem passar pelo papa.
Sorte dela que Torquemada já havia morrido.

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Teresa de Ávila tinha "êxtases místicos". Eu descrevo isto como "virar os zóio"
Imagem
Gian Lorenzo Bernini, O Êxtase de Santa Teresa, mármore e bronze, 1647-1652, Igreja de Santa Maria della Victoria, Roma.

Segundo ela própria descreve em sua autobiografia "Livro da vida":

"Um dia apareceu-me um anjo com uma beleza nunca antes vista. Eu vi na sua mão uma longa lança de ouro cuja ponta parecia ser uma ponta de fogo. Ela parecia penetrar várias vezes no meu coração e perfurar as minhas entranhas.
A dor era tão grande que me fez gemer, muitas vezes, em alta voz, ainda assim foi superando a doçura desta dor excessiva, eu não pude querer livrar-me dela. Nenhuma felicidade terrestre pode dar um prazer assim tão grande. Quando o anjo tirou a sua lança, senti um enorme amor por Deus."

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

O que acham dessa?
The Thought Experiment That Accidentally Disproved God

Searle’s “Chinese Room” shows why creationism, and a personal God, are nonsense

https://medium.com/illumination/the-tho ... 1ad35c6d1e

In a paper titled “Minds, Brains, and Programs,” philosopher John Searle made a famous argument referred to now as the Chinese Room:

Imagine a native English speaker who knows no Chinese locked in a room full of boxes of Chinese symbols (a database) together with a book of instructions for manipulating the symbols (the program).

Imagine that people outside the room send in other Chinese symbols which, unknown to the person in the room, are questions in Chinese (the input).

And imagine that by following the instructions in the program the man in the room is able to pass out Chinese symbols which are correct answers to the questions (the output).

The program enables the person in the room to pass the Turing Test for understanding Chinese but he does not understand a word of Chinese.

Searle believed his argument refuted the philosophical position of Strong AI, that “the appropriately programmed computer with the right inputs and outputs would thereby have a mind in exactly the same sense human beings have minds.” At the very least, it seems to make a convincing argument that the Turing test could not be used to confirm machine intelligence.

In fact, I think what Searle has demonstrated is the impossibility of intelligence being something that could be imparted all-at-once by a conscious act of programming, no matter how complex the program.

Instead, intelligence is always the product of an evolutionary process. That’s because what we call “intelligence” and “understanding” are general terms that refer to a great variety of specific behaviors, each of which represents some accommodation of the organism to some feature of its environment.

The idea of programming intelligence into a computer, and then sitting back to watch it do its thing, is really no different from the idea of God creating various life forms and then setting them free to wander about the Earth. Both are ultimately nonsense, because being intelligent always presupposes a worldview — a way of carving up the world that makes it intelligible and allows one to pursue one’s interests within it. And an organism’s worldview cannot be understood by looking at the organism alone, but at how the organism and its environment have co-evolved.

In other words, intelligence is always a dynamic process that involves both the organism and its environment. The non-evolutionary AI that Searle criticized, just like the view of life espoused by creationists, ignores this dynamism.

The person inside the Chinese Room doesn’t understand Chinese because he never learned it. Here, “learning” means participating in a form of life in which all of one’s actions (not just speech) are subjected to all the selection pressures found in one’s physical and social environment.

By the same token, a bunch of animals that were specially created by God — including us — would be similarly handicapped. Any semblance of understanding or intelligence would be an illusion. All living things would be zombies.

And we can go further. The world has meaning for us, it is full of things that we can understand on physical, moral, and aesthetic terms, because that meaning is essential to motivating adaptive behavior.

Meaning is essential to us only because we are finite beings who must act on imperfect knowledge in an environment in which resources are limited. An omnipotent, omniscient being would have no such problems. Indeed, given the relationship between the sense and information processing organs and the problems they evolved to solve, it is hard to imagine how a being like God could perceive or conceive of anything at all.

What could count as a reason for perceiving or conceiving the world one way rather than another, for a being who has no need for reasons at all?

Re: Tentar provar Deus vai contra a fé!

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agnoscetico escreveu:
Ter, 22 Novembro 2022 - 21:40 pm
O que acham dessa?
What could count as a reason for perceiving or conceiving the world one way rather than another, for a being who has no need for reasons at all?
Eu acho que isto não prova nem refuta nada porque estamos falando de algo além de nosso alcance.
Somos seres finitos tentando entender uma parte infinitamente pequena da realidade.
Chegaremos a conclusões que nos são úteis no dia a dia e mais nada. Não podemos extrapolar para o todo.

Mas eu também me pergunto por que uma entidade infinita e, por definição, perfeita, teria necessidade de criar alguma coisa.
Se ela tem necessidades, então é incompleta e, se é incompleta, é imperfeita.
Responder