Federação Russa

Área destinada a discussões sobre História, Sociedade, Comportamento e Filosofia

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Em 2008, a Rússia apagou do mapa 17 cidades da Geórgia que tinham população de maioria georgiana.
Foi uma limpeza étnica para deixar apenas habitantes russos.
Agora, com a invasão da Ucrânia, o povo de lá está com medo de novos ataques.

Mais detalhes neste vídeo. Ele mostra um mapa com o antes e o depois da região "purificada":
https://information.tv5monde.com/video/ ... en-georgie

E não vamos nos esquecer da Chechênia nos anos 90 e em 2002. Vão alegar que eles estavam combatendo o terrorismo, só que o terrorismo aconteceu no contexto da luta pela independência:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60679258

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 06 Maio 2022 - 10:08 am
Foi uma limpeza étnica para deixar apenas habitantes russos.
Agora, com a invasão da Ucrânia, o povo de lá está com medo de novos ataques.
Eu até postei vídeo sobre isso.

Re: Federação Russa

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

A história da Ucrânia é muito interessante.

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Por que dizem que a Ucrânia é nazista?
Segundo qual definição de nazismo?

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Nassim Nicholas Taleb

19 Abr

12 min de leitura

Um choque de dois sistemas

A guerra na Ucrânia é um confronto entre dois sistemas, um moderno, legalista, descentralizado e multicéfalo; o outro arcaico, nacionalista, centralizado e monocéfalo

(Esta é uma versão compatível com direitos autorais do meu lado de uma conversa com Laetitia Strauch-Bonart publicada no periódico francês l'Express.)

Nacionalismo ofensivo vs. defensivo

Esse conflito mostra uma confusão prejudicial, entre os russos e seus partidários, entre o Estado como nação no sentido étnico e o Estado como entidade administrativa.

Um Estado que queira basear sua legitimidade na unidade cultural deve ser pequeno; está condenado a enfrentar a hostilidade dos outros. Um cidadão suíço francófono, embora culturalmente ligado à sua língua, não aspira a pertencer à França, e a França não tenta invadir a Suíça francófona sob esse pretexto. Além disso, as identidades nacionais podem mudar rapidamente: os belgas francófonos têm uma identidade diferente dos franceses. A própria França passou por uma operação de colonialismo interno para destruir as culturas provençal, languedoc, picarda, saboiana, bretã e outras e erradicar suas línguas sob uma identidade centralizada. A nacionalidade nunca é definida e nunca fixada; administração é.

A unidade cultural pode fazer sentido, mas apenas na forma de algo reduzido como uma cidade-estado – eu chegaria até a dizer que um estado só funciona bem assim. Nesse caso, o nacionalismo é defensivo – catalão, basco ou cristão libanês – mas no caso de um grande estado como a Rússia, o nacionalismo se torna ofensivo. Observe que sob a Pax Romana ou a Pax Ottomana, não havia grandes estados, mas cidades-estado reunidas em um império cujo papel era distante. Mas há um império frouxo e um estado-nação rígido como império, sendo este último representado pela Rússia.

Coordenação para proteção ao estilo Dons da Máfia

Existem agora dois modelos imperiais: ou um modelo pesado, como o da Rússia, ou uma coordenação de estados no modelo da OTAN. Veremos qual deles sairá vitorioso do conflito atual. Esta guerra não apenas coloca a Ucrânia e a Rússia contra ela, é um confronto entre dois sistemas, um moderno, descentralizado e multicéfalo, o outro arcaico, centralizado e autocéfalo. A Ucrânia quer pertencer ao sistema liberal: embora seja de língua eslava, como a Polônia, quer fazer parte do Ocidente.

O que é que chamamos de Ocidente?

O que chamamos de “ocidente” não é uma entidade espiritual, mas um sistema administrativo em primeiro lugar e por último. Não é um conjunto etno-geográfico, mas um sistema legal e institucional: inclui Japão, Coreia do Sul e Taiwan. Ele mistura o mundo talassocrático fenício do comércio baseado em rede e o de Adam Smith, baseado nos direitos individuais e na liberdade de transação, sob a restrição do progresso social. Nos Estados Unidos, a diferença entre democratas e republicanos é pequena quando vista de um século diferente. Ambos os lados querem progresso social, mas em ritmos diferentes de crescimento.

Por outro lado, o nacionalismo requer um Estado Todo-Poderoso Centralizado – pior, hegeliano – e que cura a vida cultural para eliminar variações individuais.

O nacionalismo está frequentemente ligado a uma dimensão espiritual – representada em Solzhenitsyn e no Patriarca de Moscou através do modelo russo-eslavo-ortodoxo – que me horroriza como ortodoxo. Além disso, essa suposta proximidade entre a Ucrânia e a Rússia é questionável: a Crimeia é russa desde Catarina II, e Stalin a russificou deslocando os tártaros. É fácil dizer que a Ucrânia é a alma da Rússia porque vem da Rus' de Kiev, mas também pode-se dizer que é a Horda Dourada dos filhos de Genghis Khan.

E mesmo que, espiritualmente, a Ucrânia fizesse parte da Rússia, isso não significaria que os ucranianos não teriam o direito de ingressar no sistema ocidental. Eles podem ser emocionalmente eslavos, mas administrativamente organizados em um sistema ocidental e protegidos militarmente por meio de uma aliança entre ocidentais – que inclui até, lembro, a Turquia. Putin não consegue entender isso, nem alguns especialistas em relações internacionais que às vezes são chamados de “realistas” – estou pensando, por exemplo, em John Mearsheimer.


Estados vs Indivíduos

Esses pensadores desleixados como Mearsheimer e outros semelhantes confundem estados com interesses individuais; eles acreditam que há apenas um equilíbrio de poder entre os poderes – para Mearsheimer, Putin está apenas reagindo ao progresso indevido do Ocidente em seu território. Mas a realidade é bem diferente: o que os ucranianos querem é fazer parte do que eu chamaria de uma ordem internacional “benigna”, que funciona bem porque é autocorretiva e onde o equilíbrio de poder pode existir, mas permanecer inofensivo. Putin e os “realistas” estão no século errado, não pensam em termos de sistemas ou em termos de indivíduos. Eles sofrem do que chamo de “Síndrome de Westphalia” – a reificação dos estados como entidades platônicas naturais e fixas.

Solzhenitsyn

Solzhenitsyn viu claramente o aspecto diabólico da sociedade comunista, mas acreditava que a sociedade ocidental era igualmente prejudicial. Mas sendo naturalmente multicêntrico, o Ocidente pretende ser como a Suíça – é orientado de baixo para cima, apesar da concentração ocasional. Além disso, o “Ocidente” está evoluindo; não tem centros fixos de autoridade. Certamente, há influências desproporcionais no Ocidente, como o Google de hoje e a General Motors de ontem, mas o Google ou a General Motors não são o centro disso – essas multinacionais nem se controlam.

Multinacionais tendem a falir – na verdade, elas são mais propensas a falir do que sua empresa familiar.

Esse modelo tende à “antifragilidade” — conceito presente em meus livros que se refere a uma propriedade de sistemas que se fortalecem quando expostos a estressores, choques ou volatilidade. A Rússia não pode ser o que chamo de “antifrágil”.

Um mecanismo de correção de erros

Um sistema estável requer uma organização descentralizada e multicéfala, que permita corrigir erros e evitar os efeitos deletérios de certos riscos, confinando-os ao nível local. Após a guerra de 1918, os franceses destruíram a Síria centralizando-a. Por outro lado, quando a nova Alemanha foi formada, os franceses insistiram que ela fosse federal sob a ilusão de que isso a enfraqueceria. Privada de um centro de gravidade, a Alemanha não pensava mais em fazer a guerra, mas em ganhar… dinheiro. Manteiga, ao que parece, funciona melhor do que armas. A Alemanha tornou-se uma potência econômica graças ao federalismo – e parece natural, pois passou sua história em estados fragmentados antes da tomada do poder pela Prússia. Para a Rússia, uma organização tão descentralizada seria impossível: se soltasse o lastro, ela se veria imediatamente diante da secessão de 20 pequenos estados – Chechênia, Inguchétia, Bashkiria… Portanto, aperta o parafuso na outra direção.

O interesse do mundo ocidental é que seja um modelo multicéfalo, feito de contratos que permitem autonomia regional sob coordenação global; A Rússia é um sistema autocéfalo, que pensa apenas no equilíbrio de poder. Olhe para o Ocidente: existe um centro? Não. Se houvesse um, aliás, estaria em Kiev hoje. E se você quer destruir o Ocidente, quantas bombas você precisa? Se você destruir Washington, Londres e Paris permanecerão. Mas se você destruir o palácio onde Putin está, é outra coisa.

A estabilidade de um sistema descentralizado é muito melhor do que a de um sistema centralizado. Como tal, estou agradavelmente surpreso com a reação do mundo ocidental, que foi feito de forma orgânica. Achei que o Ocidente não poderia enfrentar Putin, porque uma luta entre um autocrata e funcionários parecia perdida para mim de antemão, mas parece que a agregação de nossas ações está começando a dar frutos.

Infelizmente, a UE é centralizada um pouco demais…

A subsidiariedade não foi respeitada, daí a saída do Reino Unido. Mas o modelo apropriado é o da OTAN, que existe na área onde é necessária uma ação conjunta organizada – reação militar – enquanto deixa os países fazerem o que quiserem sob a coação de não atacarem uns aos outros. E sou grato à União Europeia por ter conseguido iniciar o conceito de nação para pensar mais em termos de coordenação regional.

Como a Rússia pode entrar no mundo moderno?

Somente se ele se fragmentar em estados separados. Alguns grupos russos sempre foram irredentistas, os cossacos, os kulaks (agricultores localistas) e os siberianos. Há também muitas minorias. Mais amplamente, por causa desse complexo de Wesphalia, esquece-se que os russos não têm necessariamente os mesmos interesses que a Rússia. Interesses nacionais são coisas abstratas, e as pessoas acabam acreditando neles mesmo quando entram em conflito com os das populações que englobam.

Ortodoxia e Patriarcas Menores

O Patriarca de Moscou também foi Patriarca da Ucrânia. Mas no mundo ortodoxo, sempre que ocorre uma divisão étnica ou linguística, um “patriarca menor” é nomeado no país que se tornou independente – é o caso da Sérvia, Bulgária, Romênia. É por isso que o Patriarca de Constantinopla, o mais importante, concordou com o pedido de que o Metropolita de Kiev se torne um patriarca menor em 2019. Por causa dessa separação, a Igreja Ortodoxa Russa se sentiu amputada. O Patriarca de Moscou, Cirilo, apoia Putin. O Patriarca de Antioquia, próximo a Assad, faz o mesmo.

Isso também confirma, se ainda fosse necessário, o absurdo das ideias de Samuel Huntington em The Clash of Civilizations. Não só o seu livro está cheio de raciocínios pseudomatemáticos (o que levou Serge Lang a bani-lo na Academia de Ciências), mas, como outros “realistas”, sua obstinação em pensar em centros geopolíticos e identitários o leva a concluir que a Ucrânia pertence ao domínio russo. Mas pode-se ser ortodoxo em Nova York!

A multicefalia não ajudou em 2014

Demora um pouco para um sistema coletivo e distribuído reagir. É preciso muitas ovelhas para lutar contra um lobo, e em 2014 éramos poucas ovelhas.

As pessoas querem poder negociar juntas no mundo de Adam Smith. Esse falso debate me lembra a oposição entre Napoleão e os ingleses.

Napoleão contra o lojista inglês

Tudo o que os ingleses queriam inicialmente era que seus produtos chegassem com segurança. As opiniões de Napoleão não os interessavam. Enquanto Napoleão pensava em termos da glória da França, eles pensavam na carteira do dono da loja inglesa. Mas o merceeiro inglês venceu e, com o comerciante fenício, foi ele quem fez o mundo moderno – o mundo anglo-fenício do cosmopolitismo mercantil. É isso que significa, por exemplo, que hoje os alemães estão mais interessados ​​em exportar carros do que na expansão geográfica da Alemanha.

Além disso, me diverte ouvir algumas pessoas falarem sobre o “imperialismo cultural americano”. Você acha que de manhã, ao acordar, os americanos pensam em exportar sua música e comida? É simplesmente que, do outro lado do planeta, os jovens preferem comer hambúrgueres.

Não sou Contra a Modernidade; Eu sou pela sua melhoria

O sistema liberal moderno comete erros, sim. Mas quando o critico, não pretendo destruí-lo, mas melhorá-lo. E é um bom sistema porque é autocorretivo. Critico as ingênuas intervenções ocidentais porque penso em suas consequências: fui contra a guerra no Iraque e a experiência justificou meus medos; Sou contra a intervenção na Síria, porque se nos livrarmos de Assad, não sabemos o que o substituirá; Não tenho nada contra o Brexit, porque se os britânicos pensam que podem fazer parte do nosso sistema sem depender da máquina burocrática de Bruxelas, é um direito deles.

O problema de um sistema benigno como o nosso é sua transparência, que causa distorções de percepção: Tocqueville entendeu que a igualdade parece tanto mais forte quando reduzida; da mesma forma, um sistema parece ainda mais disfuncional quando é transparente. Daí meus ataques a alguém como Edward Snowden e seus acólitos, que exploram esse paradoxo para atacar o Ocidente em benefício dos conspiradores russos.

Pseudo-libertarismo convidando a tirania

Tenho problemas com muitas pessoas, muitas vezes libertários ingênuos, que pensam que sou como eles porque gostam dos meus livros. Mas alguns deles querem destruir nosso sistema em vez de melhorá-lo: muitos estão cheios de ressentimento.

Eles não percebem que a alternativa ao nosso sistema confuso é a tirania: um estado mafioso como o dom (Líbia hoje, Líbano durante a guerra civil) ou uma autocracia. E esses idiotas se dizem libertários!

Este é o caso de Snowden e seus seguidores. Ele é um impostor. Se eu lhe falasse sobre uma organização em Ryad que defende as mulheres na França contra a opressão masculina, você riria de mim. Bem, Snowden afirma defender os americanos contra a tirania do Google enquanto opera de … Moscou!

No Twitter, acabei percebendo que nesse ecossistema ingênuo libertário, ou melhor, pseudo-libertário, que inclui entusiastas do bitcoin, pessoas que, como Snowden, veem o Covid-19 como pretexto para alguma entidade obscura exercer controle sobre a população. Isso inclui até ativistas antivacinas. Estamos no centro da desinformação: o objetivo do Programa de Desinformação da Rússia aqui é criar desconfiança entre cidadãos e autoridades e explorar tudo o que pode trazer dissensões. A desinformação prossegue de acordo com a citação assumida de Stalin: “A morte de um homem é uma tragédia. A morte de um milhão de homens é uma estatística.” Esses ativistas, por exemplo, ampliam pequenas disfunções das vacinas Covid-19.

Como descobri a desinformação

Comecei a identificar contas no Twitter chamadas “Linda”, pró-Trump que, ao protestar contra a inflação, usava o símbolo do rublo em vez do dólar. Quando as mesmas pessoas apoiam tanto os caminhoneiros canadenses quanto Vladimir Putin, há um problema. De certa forma, vim defender a Ucrânia porque os mesmos tolos que me atacaram no Covid também defenderam Putin.

Ainda é perturbador que libertários venham defender um autocrata!

Os libertários são controlados pela Rússia porque, em geral, são pessoas ingênuas que só têm pensamentos de primeira ordem – não sabem considerar as consequências de certas ações. É isso que os distingue dos liberais clássicos.

Eles não percebem que destruir o sistema atual convida a tirania

A longa paz

Não esperamos essa guerra para perceber que Pinker estava errado sobre o declínio da violência. Não existe Long Peace, em grande parte porque o passado não foi tão violento quanto afirma Pinker. Meus colegas e eu refutamos os cálculos de Pinker em nossa pesquisa. Seus erros vêm principalmente do fato de que alguns dados que ele usa superestimam o número de mortes em conflitos passados. Pinker quer bancar o guardião do pensamento liberal moderno, mas é o BHL americano: ele não sabe nada sobre seu assunto.

Além disso, mesmo que esse conflito termine bem, terá demonstrado que basta um estado ter armas nucleares para causar um desastre. No entanto, no mundo de hoje, não é aceitável que um líder conquiste outro território simplesmente porque é dono da bomba atômica. Este princípio deve ser destruído.

O que nos leva ao próximo risco, a China. Certamente, não escapou do mundo moderno tanto quanto a Rússia, e está intimamente ligado comercialmente ao Ocidente. Mas também tem tendências imperiais. O melhor seria, portanto, fragmentar-se também para escapar ao jugo de Pequim. Taiwan e Honk Kong superam a China, então considere mais desses!

Rússia dividida

Devemos deixá-lo dividir-se! Se o regime central enfraquecer, haverá impulsos autônomos. O modelo liberal não é compatível com este imperialismo e a Rússia não pode sobreviver sem centralização.

Final da guerra ucraniana

Se você der a Putin um dedo sequer, ele terá vencido a guerra. A liderança da Rússia deve, portanto, ser humilhada, e a única maneira é recuar. Precisamos de uma repetição da guerra russo-japonesa de 1905. Nesse caso, Putin será derrubado por dentro, porque, historicamente, as pessoas que aceitam autocracias não gostam dos fracos. Um Putin fraco não é mais Putin – assim como um Trump gentil, educado e atencioso não seria mais Trump. Para que isso continue, são necessários muitos otários para continuar alimentando a narrativa – e se os otários começarem a duvidar da história, será o começo do fim.

BACKGROUND

Visitei a Ucrânia muitas vezes, mais recentemente como convidado dos Zelenskys em agosto de 2021 para as festividades da independência ucraniana. A última visita parecia Hanibal ad portas. Tomei muitas Vodkas com ucranianos e discuti as ideias desta peça com muitos amigos, bem como com membros do parlamento ucraniano em uma palestra especial sobre a fragilidade e estabilidade dos sistemas.
Fonte (traduzido): https://medium.com/incerto/a-clash-of-t ... 009e9715e2

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Corrupção russa é milenar:

youtu.be/H9iCUK-x6og

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Eles podem invadir, mas as próximas vítimas não podem procurar proteção ...
Rússia ameaça retaliação se Suécia e Finlândia entrarem na Otan

Internacional | Do R7 25/02/2022

Porta-voz da chancelaria russa disse que a adesão desses países teria sérias repercussões militares e políticas
https://noticias.r7.com/internacional/r ... n-25022022

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

A Suécia não faz fronteira com a Rússia.
Com o fracasso da Rússia na Ucrânia, os sniperes finlandeses vão barrar a invasão russa, como fez o Morte Branca.
Terá que invadir pelo mar numa época do ano em que o porto não esteja congelado, mas deixar de usar o porto para fins comerciais para usar para fins militares não trará bons resultados.

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Reino Unido diz que Rússia já perdeu um terço das forças terrestres

Inteligência britânica acredita ser 'improvável' um avanço drástico nos próximos 30 dias

Por Agência O Globo 15/05/2022


A Rússia pode ter perdido cerca de um terço das forças terrestres que enviou para a Ucrânia quando invadiu o país em fevereiro. O cálculo foi divulgado neste domingo pelo Ministério da Defesa do Reino Unido.

A Inteligência britânica apontou que as tropas de Vladimir Putin "perdeu impulso" e estão significativamente atrasadas nos avanços planejados para o conflito e sugeriu ser "improvável" que os russos acelerem drasticamente a ascensão no território ucraniano nos próximos 30 dias.

"Apesar dos avanços iniciais de pequena escala, a Rússia não conseguiu obter ganhos territoriais substanciais no mês passado, mantendo níveis consistentemente altos de desgastes. A Rússia agora provavelmente sofreu perdas de um terço da força de combate terrestre que comprometeu em fevereiro", divulgou o ministério.

A Segurança do Reino Unido avaliou ainda que as tropas russas estão com as ações cada vez mais restritas por conta de equipamentos degradados, que não podem ser repostos facilmente.

"Muitas dessas capacidades não podem ser substituídas ou reconstituídas de forma rápida e provavelmente continuarão a atrapalhar as operações russas na Ucrânia", informou a Pasta, acrescentando que nas circunstâncias atuais é "improvável que a Rússia acelere drasticamente sua taxa de avanço nos próximos 30 dias".

Recuo das tropas

No domingo, a Ucrânia anunciou que soldados russos recuaram de Kharkiv, a segunda maior cidade do país, em direção à fronteira russa, localizada a 25 quilômetros, após contra-ataques do Exército local.

A recaptura dos territórios a Noroeste da Ucrânia representa o mais rápido avanço das tropas ucranianas desde que os soldados russos recuaram da capital, Kiev.

Segundo o prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, a cidade não foi alvo de bombardeios por cinco dias. Nesse período, houve apenas uma tentativa de atingir o aeroporto com um míssil, que foi eliminado pela defesa aérea ucraniana. No entanto, os ataques aéreos anteriores destruíram ou danificaram uma série de prédios, muitos deles residenciais.

A Rússia iniciou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, fracassando em alcançar a capital antes de redirecionar seu poder de fogo em direção ao Sul e ao Donbass, região no Leste da Ucrânia que diz querer capturar completamente.
https://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2 ... stres.html

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

"Vídeo: tanques russos destroem carros de civis por diversão":

https://oantagonista.uol.com.br/mundo/v ... -diversao/

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Guerra na Ucrânia - Coronel aposentado da Rússia fura censura na TV estatal e diz que país está isolado e sofrerá muito na guerra

Em um raro momento de franqueza, analista disse que Ucrânia está mobilizada e conta com apoio ocidental

Reuters e O Globo 17/05/2022


MOSCOU - Um analista militar russo desrespeitou a abordagem propagandística oficial e deixou uma mensagem brutalmente franca para os telespectadores da televisão estatal russa: segundo ele, a situação na guerra na Ucrânia deve piorar muito para a Rússia, que enfrenta um país altamente mobilizado e apoiado pelos Estados Unidos, enquanto a Rússia está quase totalmente isolada.

Desde que o presidente Vladimir Putin ordenou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, a mídia estatal russa – e especialmente a televisão estatal – tem apoiado a posição do Kremlin, por vezes com uma cobertura muito agressiva contra a Ucrânia e seus aliados ocidentais. Poucas vozes dissidentes tiveram tempo para exprimir suas opiniões.

Isso não se repetiu na noite de segunda-feira, quando um conhecido analista militar fez uma avaliação contundente ao principal canal de televisão estatal da Rússia sobre o que Putin classifica como uma "operação militar especial".

— Você não deve engolir sedativos sob forma de informação — disse Mikhail Khodaryonok, um coronel aposentado, ao programa "60 Minutos" no Rossiya-1, apresentado por Olga Skabeyeva, uma das jornalistas de posições mais pró-Kremlin da televisão. — A situação, francamente falando, vai piorar para nós.

Ele disse que a Ucrânia poderia mobilizar um milhão de soldados.

— O desejo de defender a pátria realmente existe na Ucrânia e eles pretendem lutar até o fim — disse Khodaryonok antes de ser interrompido por Skabeyeva.

[...]

A Rússia, disse ele, estava isolada.

— A principal deficiência de nossa posição político-militar é que estamos em plena solidão geopolítica. E, embora não queiramos admitir, praticamente o mundo inteiro está contra nós. Precisamos sair dessa situação.

As perdas não são divulgadas publicamente, mas a Ucrânia diz que as perdas russas já são piores do que os 15 mil soviéticos mortos na guerra soviético-afegã de 1979-1989.
https://oglobo.globo.com/mundo/coronel- ... a-25511719

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Rússia interrompe fornecimento de energia elétrica para Finlândia

https://br.noticias.yahoo.com/r%C3%BAss ... 38302.html

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Os tanques russos explodem facilmente quando atingidos pelos lados devido ao local onde fica a munição:
Imagem

Vídeo de um tanque explodindo:

youtu.be/QiybJ8UuHXA

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »


Investigação forensica do New York Times mostra mais um crime de guerra dos assaltantes russos na Ucrânia, no infame cenário de Bucha: a execução de pelo menos oito ucranianos por paraquedistas russos
(Caio Blinder)

Fonte: https://twitter.com/caioblinder/status/ ... THwLIqAAAA
Novas evidências – incluindo três vídeos obtidos pelo The New York Times – mostram como paraquedistas russos cercaram e executaram pelo menos oito homens ucranianos em Bucha em 4 de março, um provável crime de guerra.

https://nyti.ms/3PyFX9O
(The New York Times - traduzido)

Fonte: https://twitter.com/nytimes/status/1527412578397433857

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A repressão dos tempos da URSS continua, talvez até com os mesmos repressores. Apenas ficou mais disfarçada, mas agora está escancarando.
A história da professora de Filosofia da Rússia que abriu mão da carreira para não silenciar frente à guerra

Experiência de Maria Rakhmaninova exemplifica ambiente de perseguição que fez outras vítimas nas universidades do país; caça às bruxas atinge também escolas, com ao menos 20 professores punidos até abril

André Duchiade 22/05/2022


Imagem
A professora de Filosofia Maria Rakhmaninova , aos 36 anos uma das mais jovens doutoras da Rússia, pediu demissão e deixou o país após ser advertida Foto: Arquivo pessoal

No dia 24 de fevereiro, a professora de Filosofia Maria Rakhmaninova acordou e saiu para trabalhar na Universidade Humanitária dos Sindicatos de São Petersburgo (SPbGUP) sem conferir as notícias. Enquanto caminhava até o campus, um amigo lhe telefonou e disse que horas antes a Ucrânia fora invadida.

A professora costumava ensinar disciplinas baseadas em clássicos da Filosofia, como Platão, Kant e Nietzsche, intercalando as reflexões com fatos sobre as vidas dos pensadores. Em um dia atípico, porém, o início da lição também fugiu ao padrão, e ela mencionou o início da guerra.

— Meus alunos eram muito jovens e tinham várias perguntas, como se o mundo destruiria a Rússia se não conduzíssemos essa operação militar — disse ela ao GLOBO. — Tentei lhes explicar como vejo a situação. Acho que sou qualificada o bastante para abordar o assunto, tendo feito doutorado em Filosofia Política.

[...]

A primeira reação aconteceu no final daquela aula, quando ela notou um homem desconhecido no fundo do auditório. Na semana seguinte, não falou de política, mas mencionou como as sociedades muitas vezes reagem às guerras, citando um caso do século XIX. No intervalo de cinco minutos, recebeu um telefonema de um dos gestores da faculdade:

— Ele me mandou calar a boca e parar de falar de política. Ameaçou tomar uma ação imediata se eu não parasse, porque “a política não tem lugar na universidade”.

Quando saiu da sala, um telão no corredor exibia uma mensagem do reitor em referência à Ucrânia: “De acordo com minhas estimativas, faltam cerca de dez dias para a derrota completa do Estado fascista”.

Proibida de falar o que pensa, Rakhmaninova pediu demissão, interrompendo uma brilhante carreira. Aos 36 anos, ela escreveu há três sua segunda tese — obrigatória na Rússia, e que só pode ser escrita 10 anos após a primeira —, tornando-se uma das mais jovens doutoras do país em qualquer área.

[...]

Rakhmaninova considera que o aparato repressivo soviético ainda não desapareceu.

— A inércia soviética ainda está aqui. Nossas redes sociais sempre foram monitoradas e havia um controle permanente dos chefes. Alunos eram incentivados a denunciar os professores, e havia outros, provavelmente agentes da polícia secreta infiltrados, que faziam perguntas muito provocativas. Mas agora a propaganda e o controle são muito mais agressivos — afirmou.

A professora está convencida de que foi um aluno que a delatou, o que foi um dos motivos para a decisão de se demitir. Por outro lado, após sua renúncia, muitos estudantes escreveram cartas de apoio a ela, e outro professor, Vyacheslav Kornev, também pediu demissão em solidariedade. Muitos desses alunos sofreram ameaças posteriormente, disse ela.

Farta da atmosfera pró-guerra, Rakhmaninova partiu para o exílio, em “um país da Escandinávia, na floresta”. Seu visto está prestes a vencer, e ela não sabe para onde irá em seguida.
https://oglobo.globo.com/mundo/a-histor ... a-25514959

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Huxley escreveu:
Ter, 12 Abril 2022 - 23:01 pm
Huxley escreveu:
Sáb, 19 Março 2022 - 23:01 pm
No momento em que escrevo este post, constata-se que a Guerra da Invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, em menos de quatro semanas, já está prestes a superar o número de mortes na Guerra Civil no Leste da Ucrânia que se iniciou em 2014 (11.486 versus 12.800-13.000) :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ ... s_em_curso

Os idiotas úteis de Putin alegam que o autocrata expansionista russo não iniciou a Guerra da Invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 por causa dessa coisa do conflito iniciado no leste da Ucrânia em 2014. Mas se ambas são apenas a mesmíssima guerra, por que os russos fizeram uma invasão em escala nacional na Ucrânia (inclusive preparando um cerco a Kiev), invés de uma invasão limitada de Donbas ou de um aumento de apoio financeiro e militar de Moscou aos separatistas que atuam na região? A rapidez com que as mortes aumentaram nos diferentes períodos demonstra que não se trata da mesma guerra e a razão dessa absurda diferença nos números tem nome e sobrenome: Vladimir Putin.

É óbvio que o que acontece no leste da Ucrânia não é explicação suficiente, sendo assim muitos deles têm que apelar também para a mentira do descumprimento do “acordo de não expansão da OTAN para o leste”: viewtopic.php?p=22966&sid=d6b54a0897bd2 ... 655#p22966
Governo russo mente sobre a Batalha de Kiev para dar a impressão de que o plano original era se concentrar na região de Donbas:


youtu.be/Q48D8MnieZc
“A Rússia nunca quis invadir a Ucrânia em escala nacional mesmo, logo não houve frustração no cronograma da invasão”:
Além de ter dito q a Rússia estava diminuindo de propósito o ritmo do avanço da invasão da Ucrânia, Shoigu, min. russo da defesa, disse q a Rússia não tem prazos na guerra. Vale lembrar q o próprio Putin disse diversas vezes que "estava tudo dentro do prazo" na invasão
(Hoje no Mundo Militar)

Fonte: https://twitter.com/hoje_no/status/1529 ... j2hLsqAAAA

O gif ilustra os avanços e os retrocessos territoriais russos desde o começo da invasão até o dia 24 de maio de 2022:

https://twitter.com/hoje_no/status/1529 ... ms77oqAAAA


youtu.be/R-vHw3S78K0

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Rússia impulsiona campanha de recrutamento e prepara convocação geral para as Forças Armadas

Embora alistamento ainda não seja obrigatório, já que o Kremlin chama a invasão de 'operação especial', muitos militares na reserva vêm sendo convocados para atualizar dados em centros de alistamento

Por JAVIER G. CUESTA, El País — Moscou 31/05/2022


[...]

Após três meses de combates, o Kremlin continua a sustentar oficialmente que é uma "operação militar especial" e não uma guerra, embora já tenha dado os primeiros passos para uma futura mobilização se sua aventura militar continuar ao longo do tempo.

Até então, o status legal da campanha permitia que centenas de soldados profissionais se recusassem a lutar sem que um único processo criminal fosse aberto contra eles por violação do dever.

[...]

Pouco antes do início do conflito, os Estados Unidos estimavam que a Rússia havia posicionado entre 169 mil e 190 mil soldados ao redor da Ucrânia, a maior parte de suas forças terrestres. Assim, uma campanha prolongada exigirá muito mais soldados, mesmo que apenas se limite a defender o terreno já sob seu controle.

No início de maio, o Kremlin chamou a perspectiva de uma mobilização geral de "tolice". Mas cartas confusas vêm chegando nas caixas de correio de muitos russos há semanas, convidando-os a irem ao centro de registro militar mais próximo para "esclarecer seus dados" diante de "ações para a mobilização de reservas humanas".

Ninguém se lembra de um precedente semelhante no passado. Na chegada ao centro de registro militar, não só é anotado quem pode ser convocado em uma hipotética mobilização; às vezes também são agendados exames médicos ou os funcionários induzem as pessoas a assinarem um contrato que automaticamente poria o cidadão na reserva, caso ele não seja enviado para o front antes.

De acordo com advogados especializados nessa área, muitas pessoas acreditam erroneamente que seguir esse procedimento é obrigatório.

— Na Rússia, estão ocorrendo os preparativos para uma mobilização. O Ministério da Economia designou oficialmente milhões de rublos para esse fim; os pontos de recrutamento estão atualizando suas bases de dados e as empresas estão se adaptando a essas necessidades — explicam fontes da Chamada à Consciência, plataforma criada por advogados e defensores dos direitos humanos para prestar aconselhamento jurídico em recrutamento através do Telegram.

Até agora não houve mobilização compulsória, mas muitos desconhecem seus direitos e os aspectos legais do que encontram nos pontos de recrutamento.

“Te chamam com a desculpa de atualizar os seus dados, mas quando chegam lá tentam convencê-lo a se alistar”, resume um dos dois casos de que este jornal tomou conhecimento e que prefere manter o anonimato.

De acordo com a plataforma jurídica, a informação pode ser "confusa" e a equipe "tenta persuadir o potencial voluntário prometendo estabilidade, salários de 200 mil rublos (R$ 15 mil, quase quatro vezes o salário médio russo, que é de cerca de R$ 4 mil), dando garantias de que não serão enviados para combater em zonas de guerra ou que o contrato pode ser facilmente rescindido.

“Às vezes trata-se de promessas e desinformação. Alguns recrutas que estão prestes a terminar de preencher os dados são informados de que ainda estarão em serviço e se assinarem pelo menos receberão o dinheiro”, acrescentam.

Todo o processo é desconcertante e alguns pontos de recrutamento já emitem ordens como se tivesse sido declarado um estado de guerra. O advogado e fundador da ONG de direitos humanos Ágora, Pavel Chikov, revelou em suas redes sociais que um centro em São Petersburgo exigiu ilegalmente que uma empresa entregasse suas vans “para tarefas de mobilização”.

Exames médicos para funcionários do metrô

Algo semelhante aconteceu em algumas empresas. A mulher de um funcionário do Metrô de Moscou denunciou ao jornal Viorstka que eles reuniram o pessoal "e ordenaram verbalmente a todos os homens que se submetessem a um exame médico extraordinário para seu possível envio à guerra na Ucrânia". O pânico os fez acreditar que estavam sendo recrutados, algo que ainda não é legal, embora as empresas já possam receber ordens para preparar o terreno para convocar os reservistas.

Ofertas de emprego começam a aparecer em sites de emprego russos à procura de "pessoal especializado em mobilizações". O objetivo vai desde a gestão da papelada para a convocação até a reorganização da cadeia de trabalho em todos os tipos de setores, incluindo hospitais, fábricas e universidades.

A mobilização, total ou parcial, só pode ser decretada pelo presidente Vladimir Putin. Os reservistas incluem tanto os que cumpriram o serviço militar como o serviço civil alternativo. Os números de reservistas são confidenciais, embora os dados tratados por centros de análise dos EUA, como o Council on Foreign Relations, estimem que sejam cerca de dois milhões.

Mas são cifras que só se sustentam no papel: em 2014, no início da guerra no Donbass, no Leste da Ucrânia, o Ministério da Defesa russo admitiu que tinha apenas cerca de 8 mil reservistas treinados para combate na guerra moderna e queria aumentar seu número para cerca de 80 mil.

O serviço militar é obrigatório na Rússia até os 27 anos, mas por lei, o Kremlin só pode enviar soldados profissionais para a guerra – uma guerra que ainda não foi oficialmente declarada. No entanto, o Ministério da Defesa reconheceu, em março, que a presença de recrutas na Ucrânia foi registrada, o que chamou de "um erro". Há duas convocações para o serviço militar por ano; na primeira, cerca de 135 mil jovens foram notificados.

Com o objetivo de facilitar o alistamento, o Parlamento russo também aboliu expressamente esta semana o limite de idade para assinar o primeiro contrato militar, que foi fixado em 40 anos para russos e 30 para estrangeiros. De fato, cartas para “esclarecimento de dados” foram enviadas até mesmo a estrangeiros que obtiveram a cidadania russa no passado.

Como sinal de preocupação com o recrutamento, o escritório de advocacia de Pavel Chikov recebeu, até meados de maio, mais de 2 mil perguntas sobre a mobilização e como evitar ser enviado para a Ucrânia. “Se no início eram principalmente mulheres [familiares dos militares] que escreviam, agora o número de pedidos de homens aumentou”, comentou o advogado nas suas redes sociais.

[...]

Por enquanto, a designação da ofensiva na Ucrânia como uma "operação especial" protegeu legalmente centenas de soldados que se recusaram a obedecer às ordens. Sua única punição até agora foi a demissão.

“Os fatos mostraram que quando os militares não aceitam participar de uma operação especial, eles são demitidos e nenhum processo criminal é iniciado”, diz Alexander Belik, coordenador do Movimento dos Opositores de Consciência.

[...]

O advogado apresentou a primeira queixa conhecida por uma expulsão supostamente injusta do Exército. No segundo dia do conflito, um líder de pelotão e 11 soldados do destacamento russo Plastun se recusaram a cruzar a fronteira, alegando que não tinham passaportes válidos para viajar ao exterior e que suas funções se limitavam ao território da Federação Russa. Posteriormente, exigiram em juízo que suas demissões fossem declaradas inadmissíveis.

A tensão causada pela ofensiva na Ucrânia também desencadeou casos de pontos de recrutamento que foram vandalizados. Pelo menos 12 foram incendiados em todo o país desde que a "operação especial" começou em 24 de fevereiro, segundo o jornal The Moscow Times.

Só no fim de semana de 15 de maio, três centros foram atacados com coquetéis molotov, vários deles localizados no Distrito Militar Sul, um dos mais envolvidos no conflito. Às vezes, a ação chegou a ser filmada, como aconteceu em Nijnevartovsk. Até agora não houve vítimas nesses ataques.
https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/ ... erra.ghtml

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Alguns idiotas úteis de Putin dizem que as sanções contra a Rússia mal fazem cócegas no país euro-asiático, enquanto os principais aliados ocidentais da OTAN estariam penando terrivelmente com as restrições que impuseram a si próprios. Porém, apesar de a Rússia ter uma situação de bastante barganha na questão do gás natural, a realidade é mais dura do que aquilo que aceitam acreditar quando observamos a economia como um todo:


youtu.be/6RvzXkA0f_g

Sanções contra Putin: quanto o mundo depende de petróleo e gás da Rússia?
Jake Horton, Daniele Palumbo e Tim Bowler

(…)

As importações russas representam 8% da demanda total de petróleo do Reino Unido. Os EUA são menos dependentes, com cerca de 3% de seu petróleo importado vindo da Rússia em 2020. (…)
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60673879

“Maior fábrica de tanques russos enfrenta problemas por sanções”:
https://istoe.com.br/maior-fabrica-de-t ... r-sancoes/

“Sanções forçam Rússia a usar chips de lava-louças em equipamentos militares, diz autoridade dos EUA

11/05/2022 | 20h01
Atualização: 12/05/2022 | 13h43
Segundo a secretária de Comércio americana, dois fabricantes russos de tanques tiveram de parar a produção”:
https://www.estadao.com.br/internaciona ... e-dos-eua/

Relatos de ucranianos sobre equipamentos militares russos cheios de semicondutores que eles retiravam de lava-louças e geladeiras: https://www.poder360.com.br/europa-em-g ... dizem-eua/

Como estão os preços de carros na Rússia após sanções de outros países

Do UOL, em São Paulo (SP)
26/05/2022 09h11
Um youtuber russo resolveu mostrar à internet o estado atual do mercado automotivo do país após as sanções do ocidente ao país devido à invasão na Ucrânia. Dan Sheekoz escolhe um local próximo à sua casa onde há várias concessionárias de marcas diferentes dentro de uma mesma vila. (…)

- Veja mais em https://www.uol.com.br/carros/noticias/ ... lobais.htm
"Inflação da Rússia chega a 17,83% e registra maior taxa desde janeiro de 2002
Índice foi impulsionado como reflexo do rublo volátil e das sanções ocidentais sem precedentes provocadas pela guerra na Ucrânia":
https://www.cnnbrasil.com.br/business/i ... o-de-2002/
Editado pela última vez por Huxley em Qui, 02 Junho 2022 - 09:28 am, em um total de 1 vez.

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Russos lançam imitações da Coca-Cola, Fanta e Sprite:
Imagem

https://olhardigital.com.br/2022/05/27/ ... a-do-pais/

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Uma comissária mostrou pessoas na Rússia levando a vida aparentemente como se nada tivesse acontecendo, exceto por algumas lojas de marcas internacionais fechadas.

PERNOITE NA RÚSSIA - COMISSÁRIA DA EMIRATES


youtu.be/-c3gVGqXBqU

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Huxley escreveu:
Qui, 26 Maio 2022 - 22:12 pm
Huxley escreveu:
Ter, 12 Abril 2022 - 23:01 pm
Huxley escreveu:
Sáb, 19 Março 2022 - 23:01 pm
No momento em que escrevo este post, constata-se que a Guerra da Invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, em menos de quatro semanas, já está prestes a superar o número de mortes na Guerra Civil no Leste da Ucrânia que se iniciou em 2014 (11.486 versus 12.800-13.000) :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ ... s_em_curso

Os idiotas úteis de Putin alegam que o autocrata expansionista russo não iniciou a Guerra da Invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 por causa dessa coisa do conflito iniciado no leste da Ucrânia em 2014. Mas se ambas são apenas a mesmíssima guerra, por que os russos fizeram uma invasão em escala nacional na Ucrânia (inclusive preparando um cerco a Kiev), invés de uma invasão limitada de Donbas ou de um aumento de apoio financeiro e militar de Moscou aos separatistas que atuam na região? A rapidez com que as mortes aumentaram nos diferentes períodos demonstra que não se trata da mesma guerra e a razão dessa absurda diferença nos números tem nome e sobrenome: Vladimir Putin.

É óbvio que o que acontece no leste da Ucrânia não é explicação suficiente, sendo assim muitos deles têm que apelar também para a mentira do descumprimento do “acordo de não expansão da OTAN para o leste”: viewtopic.php?p=22966&sid=d6b54a0897bd2 ... 655#p22966
Governo russo mente sobre a Batalha de Kiev para dar a impressão de que o plano original era se concentrar na região de Donbas:


youtu.be/Q48D8MnieZc
“A Rússia nunca quis invadir a Ucrânia em escala nacional mesmo, logo não houve frustração no cronograma da invasão”:
Além de ter dito q a Rússia estava diminuindo de propósito o ritmo do avanço da invasão da Ucrânia, Shoigu, min. russo da defesa, disse q a Rússia não tem prazos na guerra. Vale lembrar q o próprio Putin disse diversas vezes que "estava tudo dentro do prazo" na invasão
(Hoje no Mundo Militar)

Fonte: https://twitter.com/hoje_no/status/1529 ... j2hLsqAAAA

O gif ilustra os avanços e os retrocessos territoriais russos desde o começo da invasão até o dia 24 de maio de 2022:

https://twitter.com/hoje_no/status/1529 ... ms77oqAAAA


youtu.be/R-vHw3S78K0
Certamente Kiev fica a mais de 80 km de distância da fronteira com a Rússia... Mais uma evidência que desmente os idiotas úteis de Putin que alegam que o plano russo, supostamente muito consequente e sem ambições em escala nacional ucraniana, era focar a operação em Donbas apenas para proteger a população russa de lá:
Explosões abalam capital da Ucrânia após semanas de relativa calma
06/06/2022 Kauê Fiuza 0 comentários OTAN, Rússia, Ucrânia

Kiev, a capital ucraniana, foi abalada por várias explosões na madrugada deste domingo, um dia depois que autoridades disseram que suas tropas haviam recapturado uma faixa do campo de batalha oriental em uma contraofensiva contra a Rússia. “Várias explosões nos Distritos de Darnytskyi e Dniprovskyi da capital”, escreveu o prefeito de Kyiv, Vitali Klitschko, no aplicativo de mensagens Telegram. “Os serviços já estão funcionando no local.” Pelo menos uma pessoa foi hospitalizada, mas nenhuma morte foi relatada, disse Klitschko. Outras autoridades disseram que o bombardeio russo parecia ter como alvo a rede ferroviária. Se Kyiv for abastecida com mísseis de longo alcance, “vamos tirar as conclusões apropriadas e usar nossas armas… para atingir alvos que não atingimos antes“, disse Putin, citado por agências de notícias russas. Suas declarações vêm dias depois que os Estados Unidos anunciaram que forneceriam à Ucrânia sistemas avançados de foguetes de lançamento múltiplo Himars, uma unidade móvel que pode lançar simultaneamente vários mísseis guiados com precisão até 80 km (50 milhas) de distância.

Fonte: aljazeera.com
Fonte: https://hojenomundomilitar.com.br/explo ... iva-calma/

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Huxley escreveu:
Seg, 06 Junho 2022 - 23:48 pm
Huxley escreveu:
Qui, 26 Maio 2022 - 22:12 pm
Huxley escreveu:
Ter, 12 Abril 2022 - 23:01 pm
Huxley escreveu:
Sáb, 19 Março 2022 - 23:01 pm
No momento em que escrevo este post, constata-se que a Guerra da Invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, em menos de quatro semanas, já está prestes a superar o número de mortes na Guerra Civil no Leste da Ucrânia que se iniciou em 2014 (11.486 versus 12.800-13.000) :

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ ... s_em_curso

Os idiotas úteis de Putin alegam que o autocrata expansionista russo não iniciou a Guerra da Invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 por causa dessa coisa do conflito iniciado no leste da Ucrânia em 2014. Mas se ambas são apenas a mesmíssima guerra, por que os russos fizeram uma invasão em escala nacional na Ucrânia (inclusive preparando um cerco a Kiev), invés de uma invasão limitada de Donbas ou de um aumento de apoio financeiro e militar de Moscou aos separatistas que atuam na região? A rapidez com que as mortes aumentaram nos diferentes períodos demonstra que não se trata da mesma guerra e a razão dessa absurda diferença nos números tem nome e sobrenome: Vladimir Putin.

É óbvio que o que acontece no leste da Ucrânia não é explicação suficiente, sendo assim muitos deles têm que apelar também para a mentira do descumprimento do “acordo de não expansão da OTAN para o leste”: viewtopic.php?p=22966&sid=d6b54a0897bd2 ... 655#p22966
Governo russo mente sobre a Batalha de Kiev para dar a impressão de que o plano original era se concentrar na região de Donbas:


youtu.be/Q48D8MnieZc
“A Rússia nunca quis invadir a Ucrânia em escala nacional mesmo, logo não houve frustração no cronograma da invasão”:
Além de ter dito q a Rússia estava diminuindo de propósito o ritmo do avanço da invasão da Ucrânia, Shoigu, min. russo da defesa, disse q a Rússia não tem prazos na guerra. Vale lembrar q o próprio Putin disse diversas vezes que "estava tudo dentro do prazo" na invasão
(Hoje no Mundo Militar)

Fonte: https://twitter.com/hoje_no/status/1529 ... j2hLsqAAAA

O gif ilustra os avanços e os retrocessos territoriais russos desde o começo da invasão até o dia 24 de maio de 2022:

https://twitter.com/hoje_no/status/1529 ... ms77oqAAAA


youtu.be/R-vHw3S78K0
Certamente Kiev fica a mais de 80 km de distância da fronteira com a Rússia... Mais uma evidência que desmente os idiotas úteis de Putin que alegam que o plano russo, supostamente muito consequente e sem ambições em escala nacional ucraniana, era focar a operação em Donbas apenas para proteger a população russa de lá:
Explosões abalam capital da Ucrânia após semanas de relativa calma
06/06/2022 Kauê Fiuza 0 comentários OTAN, Rússia, Ucrânia

Kiev, a capital ucraniana, foi abalada por várias explosões na madrugada deste domingo, um dia depois que autoridades disseram que suas tropas haviam recapturado uma faixa do campo de batalha oriental em uma contraofensiva contra a Rússia. “Várias explosões nos Distritos de Darnytskyi e Dniprovskyi da capital”, escreveu o prefeito de Kyiv, Vitali Klitschko, no aplicativo de mensagens Telegram. “Os serviços já estão funcionando no local.” Pelo menos uma pessoa foi hospitalizada, mas nenhuma morte foi relatada, disse Klitschko. Outras autoridades disseram que o bombardeio russo parecia ter como alvo a rede ferroviária. Se Kyiv for abastecida com mísseis de longo alcance, “vamos tirar as conclusões apropriadas e usar nossas armas… para atingir alvos que não atingimos antes“, disse Putin, citado por agências de notícias russas. Suas declarações vêm dias depois que os Estados Unidos anunciaram que forneceriam à Ucrânia sistemas avançados de foguetes de lançamento múltiplo Himars, uma unidade móvel que pode lançar simultaneamente vários mísseis guiados com precisão até 80 km (50 milhas) de distância.

Fonte: aljazeera.com
Fonte: https://hojenomundomilitar.com.br/explo ... iva-calma/
Todas as explicações dos idiotas úteis de Putin para a Rússia ter iniciado a guerra contra a Ucrânia em 2022 foram por água abaixo de vez com as recentes declarações do presidente russo:
A declaração feita hj pelo Putin, se comparando ao Czar Pedro o Grande e dizendo q chegou a hora da Rússia retomar territórios q lhe pertencem “por direito”, confirma q as pretensões russas qdo invadiu a Ucrânia eram mesmo de expansão e conquista territorial. Nada mais q isso.

Imagem
(Hoje no Mundo Militar)

Fonte: https://twitter.com/hoje_no/status/1535006685038796801
Putin mostrou hj q todos os argumentos q usou p/justificar a sua invasão da Ucrânia não passavam de falácia. Não foi por causa da OTAN. Não foi para desnazificar. Não foi p/libertar Donbas. Foi p/, nas suas palavras, “tomar de volta um território lhe pertence por direito”.
(Hoje no Mundo Militar)

Fonte: https://twitter.com/hoje_no/status/1535 ... CYuc0qAAAA
Ontem, após dizer q chegou a hora da Rússia retomar territórios q lhe pertencem por direito, Putin disse q revogará o reconhecimento da independência da Lituânia. Em março de 1990 a Lituânia se transformou na 1ª república soviética a declarar independência.

(…)
(Hoje no Mundo Militar)

Fonte: https://twitter.com/hoje_no/status/1535 ... OFkM4qAAAA

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Esse mapa compilado ontem mostra que a Rússia pode estar sofrendo c/a "síndrome do lençol curto". Ao reforçar o avanço em Donbas e ganhar terreno em Severodonetsk, os russos destaparam outras frentes, permitindo o avanço ucraniano em Kherson e em Kharkiv/Izyum.

Imagem
(Hoje no Mundo Miltar)

Fonte: https://twitter.com/hoje_no/status/1536 ... Lg19MqAAAA

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Guerra na Ucrânia: Cerca de 15 mil milionários devem deixar a Rússia, diz Reino Unido

Dados foram compartilhados pelo Ministério da Defesa do Reino Unido; autoridades inglesas dizem que 'ceticismo em relação à guerra' é forte nas elites russas

Por O Globo 17/06/2022


Cerca de 15 mil milionários russos devem deixar o próprio país nos próximos meses, disse o ministério da Defesa do Reino Unido.

A continuidade do conflito com a Ucrânia e a imposição de sanções tem provocado um êxodo entre os ricos do país:

— Pedidos de imigração sugerem que 15 mil milionários russos já estão tentando deixar o país — disse o ministério, em nota:— O ceticismo em relação à guerra é, muito provavelmente, forte nas elites russas e oligarcas. Se este êxodo continuar, os danos a longo prazo na economia da Rússia vão piorar.
https://oglobo.globo.com/economia/notic ... nido.ghtml

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

ECOS DA GUERRA

Mais de 300 brasileiros, estudantes de Medicina na faculdade de Kursk, na Rússia, pedem ao Itamaraty repatriação imediata e reconhecimento pelo MEC para entrarem em escolas de Medicina nacionais. Eles dizem que estão proibidos de ir a hospitais estudar e trabalhar porque o governo de Putin não quer que estudantes estrangeiros vejam feridos de guerra. Os brasileiros sofrem ainda censura nas redes sociais, não conseguem fazer transferência de dinheiro que não seja em criptomoedas e passaram a se sentir ameaçados até pela população civil russa, que tem tratado muito mal os estrangeiros.
https://oglobo.globo.com/politica/a-ama ... a-25529411

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Dmitry Muratov, jornalista russo fundador do jornal Novaya Gazeta, fechado na Rússia por ordem do Putin, leiloou o Nobel da Paz q recebeu em 2021. O valor arrecadado de $103 milhões irá diretamente p/a UNICEF p/apoiar as crianças ucranianas afetadas pela invasão russa.

Desde o ano 2000 foram assassinados na Rússia 7 jornalistas do Novaya Gazeta enquanto faziam investigação sobre alegados crimes de corrupção e fraude eleitoral no governo de Vladimir Putin.
(Hoje no Mundo Militar)

Fonte: https://twitter.com/hoje_no/status/1539 ... -0rNwqAAAA

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Escutei de alguns analistas que a Russia não consiguirá manter a mesma produção de barris de petróleo por muito tempo, já que as grandes petrolíferas saíram do país, carregando o know how de operação e manutenção.

Tenho conhecidos que vão até países da antiga cortina de ferro para fazer serviços de manutenção especializadas que o país não consegue fazer com os próprios trabalhadores, então não duvido.

Uma refinaria na Rússia já apareceu em chamas, e eles culparam um ataque por drones.

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Qua, 22 Junho 2022 - 14:50 pm
Escutei de alguns analistas que a Russia não consiguirá manter a mesma produção de barris de petróleo por muito tempo, já que as grandes petrolíferas saíram do país, carregando o know how de operação e manutenção.

Tenho conhecidos que vão até países da antiga cortina de ferro para fazer serviços de manutenção especializadas que o país não consegue fazer com os próprios trabalhadores, então não duvido.

Uma refinaria na Rússia já apareceu em chamas, e eles culparam um ataque por drones.
A Venezuela, apesar de suas imensas reservas de petróleo, quebrou porque parou de prospectar novos poços e as refinarias, por falta de manutenção, caíram aos pedaços.

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 23 Junho 2022 - 09:17 am
Titoff escreveu:
Qua, 22 Junho 2022 - 14:50 pm
Escutei de alguns analistas que a Russia não consiguirá manter a mesma produção de barris de petróleo por muito tempo, já que as grandes petrolíferas saíram do país, carregando o know how de operação e manutenção.

Tenho conhecidos que vão até países da antiga cortina de ferro para fazer serviços de manutenção especializadas que o país não consegue fazer com os próprios trabalhadores, então não duvido.

Uma refinaria na Rússia já apareceu em chamas, e eles culparam um ataque por drones.
A Venezuela, apesar de suas imensas reservas de petróleo, quebrou porque parou de prospectar novos poços e as refinarias, por falta de manutenção, caíram aos pedaços.
A questão é quanto tempo demoraríamos até notarmos essas possíveis consequencias ocorrendo na Rússia.

Pode levar anos, e atualmente o ocidente parece estar sentindo mais os boicotes do que a Rússia.

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Agora é oficial: Rússia entra em calote pela primeira vez em mais de um século

Moscou alega que sanções internacionais congelaram de forma ilegítima pagamentos feitos pelo país

Por Da Bloomberg News — Nova York 27/06/2022


A Rússia entrou em calote pela primeira vez em mais de um século, como resultado das sanções cada vez mais duras impostas por países ocidentais e que fecharam as vias para pagamento a credores no exterior.

Ao longo de meses, Moscou encontrou vias para contornar as penalidades impostas após a invasão da Ucrânia pela Rússia. No fim deste domingo, porém, venceu o período de carência para o pagamento de cerca de US$ 100 milhões em juros de uma dívida que expirou em 27 de maio. Esse prazo, quando não cumprido, formaliza a inadimplência.

É um marco sombrio na acelerada transformação do país em um pária econômico, financeiro e político. Os eurobônus emitidos pelo país são negociados em níveis problemáticos desde o início de março deste ano, as reservas estrangeiras do banco central russo continuam congeladas e os maiores bancos do país estão de fora do sistema financeiro global.

Dado o prejuízo já causado à economia e aos mercados, esse default é visto como praticamente simbólico agora, importando pouco para os russos que já penam enfrentando uma inflação de dois dígitos e a pior contração da economia em anos.

A Rússia nega estar em calote, argumentando que tem recursos para cobrir qualquer cobrança, mas acabou forçada ao default. Enquanto buscava uma forma de escapar dessa situação, anunciou na última semana que passaria a pagar seus US$ 40 bilhões em dívida soberana em rublos, criticando uma situação de “força maior” que sustenta ter sido artificialmente fabricada pelo Ocidente.

— É algo muito, muito raro, quando um governo que dispõe dos meios necessários é forçado por governos externos a entrar em default — diz Hassan Malik, analista sênior do Loomis Sayles & Company LP. — Será um dos maiores calotes da história.
https://oglobo.globo.com/economia/notic ... culo.ghtml

Re: Federação Russa

Huxley
Mensagens: 3237
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Mais uma alegação falsa de false flag para os idiotas úteis de Putin fazerem, e como sempre, papagaiando a versão da mídia estatal do Ministério da Verdade da Rússia:

As ruínas do shopping na cidade ucraniana de Kremenchuk que foi atingido hj a tarde por 2 mísseis russos. O shopping estava cheio no momento do ataque. Até agora confirmaram 12 pessoas mortas e dezenas de feridos, mas ainda há muitos desaparecidos.

(…)

C/relação ao ataque russo c/mísseis que destruiu um shopping na cidade de Kremenchuk, como podem ver pelo mapa, a cidade está relativamente distante da frente de combate. O shopping funcionava normalmente e estava cheio de civis no momento do ataque russo.

Imagem
Fontes:
https://twitter.com/hoje_no/status/1541 ... r11uQqAAAA
https://twitter.com/hoje_no/status/1541 ... zP1-QqAAAA

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Melhor resumo da história da Ucrânia:
Fala pouco do holodomor.
Revela a história do nacionalismo e o que era de fato os tais grupos ultranacionalistas e antissemitistas.
92% do povo votou a favor da independência ou do fim do socialismo. Hoje o leste tem "nostalgia" da união soviética.
Em 1996 fizeram a besteira de se desfazer do arsenal militar, e hoje sofrem as consequências.

youtu.be/7L3ryiT5vLM

Creio que a melhor solução é dividir a Ucrânia em duas para poder cessar os conflitos. Só não esquecer de manter Odessa com o oeste para que eles tenham um porto.

A Rússia tem poder de veto no conselho de segurança da ONU. As regras deveriam mudar para que o país envolvido não possa votar, e para não ficar tendencioso, trocar Reino Unido por Índia e França por um representante da União Europeia como um todo.

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Noticiaram uma prisão duma atleta medalhista dos EUA supostamente por tráfico de drogas, mas em tempo de guerra a dúvida vai saber se foi por motivações políticas:

Jogadora americana de basquete vai julgada na Rússia por tráfico e contrabando de drogas


youtu.be/kGtRZgx-TBM

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A Ucrânia é a origem da Rússia. A capital era Kiev e só passou para Moscou, que nem existia ainda, uns 600 anos depois.

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Putin arregou em relação a adesão da Suécia e Finlândia a OTAN ou seria mais uma jogada de desdém dele?

Tem uns alarmistas que disseram que se Suécia e Finlândia aderissem a OTAN ia ter terceira guerra mundial. Se depender do Putin, nem! Mas, ele deu um alerta se tiver movimentações de tropas, etc, por esses países:

Putin: adesão de Suécia e Finlândia à Otan não seria problema para a Rússia


youtu.be/Nmz_UX-GceU

Re: Federação Russa

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Huxley escreveu:
Qua, 15 Junho 2022 - 23:07 pm
Esse mapa compilado ontem mostra que a Rússia pode estar sofrendo c/a "síndrome do lençol curto". Ao reforçar o avanço em Donbas e ganhar terreno em Severodonetsk, os russos destaparam outras frentes, permitindo o avanço ucraniano em Kherson e em Kharkiv/Izyum.

Imagem
(Hoje no Mundo Miltar)

Fonte: https://twitter.com/hoje_no/status/1536 ... Lg19MqAAAA
Olhando para o mapa, acho que o extremo sul da Ucrânia deveria pertencer à Moldávia e uma pequena parte deste à Transnístria, nas terras que ficam abaixo de Odessa, tirando a Criméia. O resto pra mim, incluindo a Criméia, deveria ser Ucrânia mesmo, A Rússia já tem um vasto território. Putin anda muito guloso ultimamente! Só de sacanagem pelo fato de Putin querer mais territórios para a Rússia, acho que a Sibéria e Extremo Leste russo deveriam declarar independência e ainda se aproximarem economicamente do Japão e ainda entrarem para a OTAN, para que a China não invente de tomar tais territórios, hehe. :twisted:

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Rússia ameaça retomar Alasca em retaliação ao congelamento do dinheiro russo em bancos ocidentais.
Top Russian Official’s Crazed Threat: Alaska Takeover Could Be Next

Russian politicians have begun issuing a series of threats that Russia could set its sights on taking back Alaska next.

Shannon Vavra - National Security Reporter Jul. 06, 2022


Russian officials have begun to issue a series of threats to the United States in an attempt to fend off a war crimes tribunal, with top officials suggesting that Russia could be interested in going after Alaska next, which the United States purchased from Russian in 1867.

Russia’s lower house speaker, Vyacheslav Volodin, warned the United States ought to hesitate when seizing or freezing Russian assets abroad, and instead ought to remember that Alaska previously belonged to Russia.

“Let America always remember, there is a part of [Russian] territory: Alaska,” Volodin said, according to Hromadske. “So when they start trying to dispose of our resources abroad, before they do it, let them think: we also have something to return.”

State Duma Vice Speaker Pyotr Tolstoy proposed holding a referendum in Alaska, Volodin said, according to RBC.

Dmitry Medvedev, the deputy secretary of Russia’s Security Council, took the threats even further, and hinted at nuclear escalation.

The “idea to punish a country with the largest nuclear potential is absurd and potentially creates the threat to mankind’s existence,” he said, referring to Russia, which maintains more nuclear warheads than any other country, according to the Associated Press.
https://www.thedailybeast.com/top-russi ... -of-alaska

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Ontem eu estava vendo na Netflix (Ou Amazon, nem lembro direito mas foi recém lançado) o segundo episódio de um seriado chamado "Navios de Guerra, inferno no mar" e a certo momento citam o trabalho do Hitler para se armar e preparar para uma invasão da Polônia mesmo sob o tratado de Versalles.

O cara já planejava invadir a Polônia com anos de antecedência e aquilo foi chamado de "Operação Z", então me veio à mente que os russos prepararam a invasão da Ucrânia com anos de antecedência, tb tem um Z pintado em seus equipamentos e que ninguém sabe direito o que significa.

Seria uma alusão ao planejamento feito pelo Hitler?

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 10 Julho 2022 - 09:36 am
Rússia ameaça retomar Alasca em retaliação ao congelamento do dinheiro russo em bancos ocidentais.
Top Russian Official’s Crazed Threat: Alaska Takeover Could Be Next

Russian politicians have begun issuing a series of threats that Russia could set its sights on taking back Alaska next.

Shannon Vavra - National Security Reporter Jul. 06, 2022


Russian officials have begun to issue a series of threats to the United States in an attempt to fend off a war crimes tribunal, with top officials suggesting that Russia could be interested in going after Alaska next, which the United States purchased from Russian in 1867.

Russia’s lower house speaker, Vyacheslav Volodin, warned the United States ought to hesitate when seizing or freezing Russian assets abroad, and instead ought to remember that Alaska previously belonged to Russia.

“Let America always remember, there is a part of [Russian] territory: Alaska,” Volodin said, according to Hromadske. “So when they start trying to dispose of our resources abroad, before they do it, let them think: we also have something to return.”

State Duma Vice Speaker Pyotr Tolstoy proposed holding a referendum in Alaska, Volodin said, according to RBC.

Dmitry Medvedev, the deputy secretary of Russia’s Security Council, took the threats even further, and hinted at nuclear escalation.

The “idea to punish a country with the largest nuclear potential is absurd and potentially creates the threat to mankind’s existence,” he said, referring to Russia, which maintains more nuclear warheads than any other country, according to the Associated Press.
https://www.thedailybeast.com/top-russi ... -of-alaska
É, seis meses de guerra em que estão falindo pelos gastos de uma guerra em que não conseguem avançar mais e vão arrumar briga com os gringos do Alaska, estado que tem um caipira armado com uma .50 em cada cabana.

Acho que os caipiras do Alaska devem ter mais armas, treinamento de sobrevivência na mata e munição que o exército russo inteiro.

Boa sorte ao Putin, a velho senil do João Bunda nem vai precisar tomar alguma decisão a respeito.

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

A Russia vai fechar a Nord Stream 1 pipeline para manutenção amanhã, mas na Alemanha já estão falando que os russos podem não abrir mais a linha de gás.

Isso geraria o colapso da indústria alemã, além de impactar os estoques do combustível para o inverno.

Gás natural aumentou 700% em cerca de um ano. Paquistão, por exemplo, já está fazendo blecautes programados de até 12 horas. Tailândia corre o risco de desabastecimento de energia em breve.

Já tem tópico para a 3a guerra mundial?

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Titoff escreveu:
Dom, 10 Julho 2022 - 13:05 pm
Já tem tópico para a 3a guerra mundial?

A pergunta foi retórica, mas eu aproveito para informar: tem sim.

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Arcanjo Lúcifer
Mensagens: 1869
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 20:44 pm

Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Titoff escreveu:
Dom, 10 Julho 2022 - 13:05 pm
A Russia vai fechar a Nord Stream 1 pipeline para manutenção amanhã, mas na Alemanha já estão falando que os russos podem não abrir mais a linha de gás.

Isso geraria o colapso da indústria alemã, além de impactar os estoques do combustível para o inverno.

Gás natural aumentou 700% em cerca de um ano. Paquistão, por exemplo, já está fazendo blecautes programados de até 12 horas. Tailândia corre o risco de desabastecimento de energia em breve.

Já tem tópico para a 3a guerra mundial?
Tem um sujeito com um canal no YouTube que disse umas coisas a respeito e eu concordo, tem muita gente financiando essa turma como a Greta e afins para fazer campanha pela tal "energia verde" que na verdade só serviu para criar monopólios.

Todo mundo na Zoropa deixou de produzir a própria energia, muitas vezes fechando usinas nucleares e fechando minas de carvão para comprar de Rússia e da China onde o que vale em ecologia é a lei do Foda-se.

A China é o país que mais polui, a Rússia produz das mesmas fontes que europeus fecharam, ou seja, mudaram a sujeira de lugar por que nunca deixaram de consumir.

Agora a Ângela Merkel mandou passar o trator em uma floresta de área de preservação para produzir carvão enquanto quer dar palpite na Amazônia.

A turma financiada pelo Putin para lutar pelas girafas e elefantes da Amazônia fez o país deles chegar ao ponto em que estão de dependência energética.

Não vejo outra saída agora que não acabe em uma terceira guerra porque tem um monte de países em que toda a população já passa fome por causa dessa onda ecológica.

Viram o que aconteceu no Sri Lanka?

É o que vai acontecer na Zoropa com seus cidadãos civilizados que só continuarão civilizados se não congelarem e ficarem sem comida no inverno.

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Titoff escreveu:
Dom, 10 Julho 2022 - 13:05 pm
A Russia vai fechar a Nord Stream 1 pipeline para manutenção amanhã, mas na Alemanha já estão falando que os russos podem não abrir mais a linha de gás.

Isso geraria o colapso da indústria alemã, além de impactar os estoques do combustível para o inverno.

Gás natural aumentou 700% em cerca de um ano. Paquistão, por exemplo, já está fazendo blecautes programados de até 12 horas. Tailândia corre o risco de desabastecimento de energia em breve.

Já tem tópico para a 3a guerra mundial?
Sem falar em que, por falta do trigo ucraniano, que a Rússia não deixa ser embarcado, vários países estão passando fome.
E alguns, como o Sri Lanka, viraram uma anarquia onde falta tudo e ninguém se entende.

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4427
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Nova jogada de Putin? Dar cidadania pra ucranianos, talvez com intenção de incorporar ucranianos (e a Ucrânia junto) pra Rússia pra tirar imagem de vilão?

Putin facilita nacionalidade russa para todos os ucranianos


youtu.be/GIJmpQ18SUY

Re: Federação Russa

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 11 Julho 2022 - 00:51 am
Titoff escreveu:
Dom, 10 Julho 2022 - 13:05 pm
A Russia vai fechar a Nord Stream 1 pipeline para manutenção amanhã, mas na Alemanha já estão falando que os russos podem não abrir mais a linha de gás.

Isso geraria o colapso da indústria alemã, além de impactar os estoques do combustível para o inverno.

Gás natural aumentou 700% em cerca de um ano. Paquistão, por exemplo, já está fazendo blecautes programados de até 12 horas. Tailândia corre o risco de desabastecimento de energia em breve.

Já tem tópico para a 3a guerra mundial?
Tem um sujeito com um canal no YouTube que disse umas coisas a respeito e eu concordo, tem muita gente financiando essa turma como a Greta e afins para fazer campanha pela tal "energia verde" que na verdade só serviu para criar monopólios.

Todo mundo na Zoropa deixou de produzir a própria energia, muitas vezes fechando usinas nucleares e fechando minas de carvão para comprar de Rússia e da China onde o que vale em ecologia é a lei do Foda-se.

A China é o país que mais polui, a Rússia produz das mesmas fontes que europeus fecharam, ou seja, mudaram a sujeira de lugar por que nunca deixaram de consumir.

Agora a Ângela Merkel mandou passar o trator em uma floresta de área de preservação para produzir carvão enquanto quer dar palpite na Amazônia.

A turma financiada pelo Putin para lutar pelas girafas e elefantes da Amazônia fez o país deles chegar ao ponto em que estão de dependência energética.

Não vejo outra saída agora que não acabe em uma terceira guerra porque tem um monte de países em que toda a população já passa fome por causa dessa onda ecológica.

Viram o que aconteceu no Sri Lanka?

É o que vai acontecer na Zoropa com seus cidadãos civilizados que só continuarão civilizados se não congelarem e ficarem sem comida no inverno.
Tudo é possível, mas são acusações graves demais para serem feitas de forma tão leviana, só por que "faz sentido."

Eu poderia achar que tudo foi financiado e estimulado pelas poderosíssimas multinacionais do petróleo e opec, para quebrar qualquer iniciativa de diversificação da matriz energética. Faz sentido, e seriam plenamente capazes disso, já que é o tipo de gente que literalmente pica adversários em pedacinhos. Eu só não tenho indícios disso.

Uma coisa é defender ideias e iniciativas, outra é se na prática as ações foram realizadas de forma bem feita e com boas intenções. Qie sempre vai yer alguém querendo ganhar dinheironcom qualquer coisa proposta, isso eu não tenho dúvidas. Inclusive para manter o status quo.

Isso serve também para o caso do sri lanka. Quem diria que para se abandonar um sistema em funcionamento seriam necessários planejamento, testes, plantas piloto, aumento de escala com adaptações, etc, né? Se ferraram.
Responder