Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 10:47 am
Aqui na vila tem um montão de mulheres bem mais fortes que homens: pintam casa, carregam coisas pesadas, enfim...
e na empresa e outras empresas várias lideres mulheres .
Mulheres que fortaleceram o crescimento e contribuem com o crescimento de muitas organizações.
Responsabilidade é igual para ambos.
São poucas.
Paulo de Tarso, por exemplo, era um machista absoluto.
Onde ele disse para bater em mulher?
Parecia ter nojo de mulheres.
Nojo??
Achava-as inferiores .
O que significa "inferior"?
Na mentalidade dele, suponho, mulher só procria e cuida da prole.
Homem não serve para procriar e cuidar da prole. Quer dizer então que sou feminista por dizer isso?

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Tutu escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 11:22 am
AndarilhoTerrestre escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 10:47 am
Aqui na vila tem um montão de mulheres bem mais fortes que homens: pintam casa, carregam coisas pesadas, enfim...
e na empresa e outras empresas várias lideres mulheres .
Mulheres que fortaleceram o crescimento e contribuem com o crescimento de muitas organizações.
Responsabilidade é igual para ambos.
São poucas.
Paulo de Tarso, por exemplo, era um machista absoluto.
Onde ele disse para bater em mulher?
Parecia ter nojo de mulheres.
Nojo??
Achava-as inferiores .
O que significa "inferior"?
Na mentalidade dele, suponho, mulher só procria e cuida da prole.
Homem não serve para procriar e cuidar da prole. Quer dizer então que sou feminista por dizer isso?
Eu não digo se são muitas ou poucas pois não consigo analisar comportamento de mais de 7 bilhões de pessoas existentes no planeta . Eu me restrinjo àquelas que convivem comigo e também reportagens, publicações etc.

Sinto muito mas machismo não se limita em "bater em mulher" : restringir liberdade de expressão por ser mulher também, mandar ela se submeter ao todo poderoso marido , ficar quieta no templo,

""Esposas, sede submissas aos maridos, como convém no Senhor."

"A mulher receba a instrução em silêncio, com toda a submissão. Não permito à mulher que ensine, nem que exerça domínio sobre o homem, mas que se mantenha em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva."

"As mulheres estejam caladas nas assembleias, porque não lhes é permitido tomar a palavra e, como diz também a Lei, devem ser submissas."

NOJO : Sensação de repulsa por algo abominável, vergonhoso; abominação - Para Paulo era abominação se as mulheres não se comportassem conforme descrito em suas cartinhas.

Homem serve para criar de prole, através de adoção, barriga de aluguel etc. Não sei se vc é feminista ou machista ou nenhum dos dois. Para mim é nickname como o meu que traz opiniões ...

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 14:18 pm
""Esposas, sede submissas aos maridos, como convém no Senhor."
Trecho completo:

Colossenses 3:18-21
Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.
Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.
Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem.

Não sou psicólogo, mas relacionamentos tem uma pessoa com papel de líder (o dominante) embora isso não seja intuitivo.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Tutu escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 14:36 pm
AndarilhoTerrestre escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 14:18 pm
""Esposas, sede submissas aos maridos, como convém no Senhor."
Trecho completo:

Colossenses 3:18-21
Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.
Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura.
Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor.
Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem.

Não sou psicólogo, mas relacionamentos tem uma pessoa com papel de líder (o dominante) embora isso não seja intuitivo.
Mas na sua fala o homem é o líder.
Mas nesta frase concordo: "pessoa com papel de líder"

Bom, eu não considero a Biblia, falei do Paulo por falar mesmo.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 10:47 am
Tutu escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 10:01 am
Gestão de empresas e finanças são tarefas de certa forma do "interior" (troca administração de casa por administração de empresa), por isso mulheres são melhores nisso. Para liderança e crescimento, é melhor homem.
Discordo.

Aqui na vila tem um montão de mulheres bem mais fortes que homens: pintam casa, carregam coisas pesadas, enfim...
e na empresa e outras empresas várias lideres mulheres .
Mulheres que fortaleceram o crescimento e contribuem com o crescimento de muitas organizações.
Responsabilidade é igual para ambos.

Paulo de Tarso, por exemplo, era um machista absoluto. Parecia ter nojo de mulheres. Achava-as inferiores . Na mentalidade dele, suponho, mulher
só procria e cuida da prole.
Na média, homens são fisicamente mais fortes que as mulheres, mas isto não impede que certas mulheres sejam mais fortes que certos homens.

Mesmo no passado, mulheres cuidavam do trabalho pesado da lavoura, cuidavam dos negócios da família etc.

Além disto, com as máquinas substituindo os músculos hoje em dia, essa diferença entre profissão masculina e feminina já não faz muito sentido.
Até na guerra, de arma na mão, elas lutam.

A principal diferença é que elas têm que evitar certos esforços durante a gravidez.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 11:22 am
AndarilhoTerrestre escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 10:47 am
Aqui na vila tem um montão de mulheres bem mais fortes que homens: pintam casa, carregam coisas pesadas, enfim...
e na empresa e outras empresas várias lideres mulheres .
Mulheres que fortaleceram o crescimento e contribuem com o crescimento de muitas organizações.
Responsabilidade é igual para ambos.
São poucas.
E por quê são poucas, por incapacidade ou por preconceito?
Tutu escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 11:22 am
AndarilhoTerrestre escreveu:
Seg, 23 Maio 2022 - 10:47 am
Na mentalidade dele, suponho, mulher só procria e cuida da prole.
Homem não serve para procriar e cuidar da prole. Quer dizer então que sou feminista por dizer isso?
Homem não dá à luz nem amamenta. O resto, ele pode e deve fazer.
Além do quê, engravidar e amamentar são momentos, não uma condição permanente.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Historicidade de Maomé

Os documentos quanto à vida de Maomé datam, em sua maioria, dos séculos após sua morte. Devido à escassez de relatos confiáveis da época em que teria vivido e às contradições entre os poucos existentes, historiadores divergem quanto à sua historicidade.

Há várias hipóteses:

- Maomé existiu, mas pouco do que se conta sobre ele se baseia em evidências e mesmo estas são contraditórias. Por exemplo, não há consenso quanto ao número de esposas (de algumas poucas a dezenas). Ou o número de filhos.

- O Maomé oficialmente aceito pode ser a fusão de dois ou mais personagens, cada um contribuindo com uma parte da doutrina.

- Maomé significa "bendito" e seria apenas um título, comprovadamente atribuído a Jesus nos países de língua árabe.

- O islamismo surgiu aos poucos, bem antes de Maomé, como uma dissidência do cristianismo que não aceitava o dogma da Santíssima Trindade. E que havia judeus entre os seguidores. Foi só mais tarde que surgiu a preocupação em se distanciar dos cristãos.

- As fontes não islâmicas da época relatam que "árabes" - e não "islamitas" - começaram a atacar e exterminar os povos vizinhos. Maomé seria seu rei, não um profeta ou líder religioso. Alguns historiadores acham que outros líderes precederam Maomé, porém foram apagados dos relatos. Um bispo da Armênia relata que os invasores acreditavam que as terras prometidas aos descendentes de Abraão foram tomadas dos judeus, que teriam rompido a aliança com Deus, e dadas aos árabes, descendentes de Ismael, um outro filho de Abraão.

https://en.wikipedia.org/wiki/Historicity_of_Muhammad

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 30 Maio 2022 - 09:49 am
Historicidade de Maomé

Os documentos quanto à vida de Maomé datam, em sua maioria, dos séculos após sua morte. Devido à escassez de relatos confiáveis da época em que teria vivido e às contradições entre os poucos existentes, historiadores divergem quanto à sua historicidade.

Há várias hipóteses:

- Maomé existiu, mas pouco do que se conta sobre ele se baseia em evidências e mesmo estas são contraditórias. Por exemplo, não há consenso quanto ao número de esposas (de algumas poucas a dezenas). Ou o número de filhos.

- O Maomé oficialmente aceito pode ser a fusão de dois ou mais personagens, cada um contribuindo com uma parte da doutrina.

- Maomé significa "bendito" e seria apenas um título, comprovadamente atribuído a Jesus nos países de língua árabe.

- O islamismo surgiu aos poucos, bem antes de Maomé, como uma dissidência do cristianismo que não aceitava o dogma da Santíssima Trindade. E que havia judeus entre os seguidores. Foi só mais tarde que surgiu a preocupação em se distanciar dos cristãos.

- As fontes não islâmicas da época relatam que "árabes" - e não "islamitas" - começaram a atacar e exterminar os povos vizinhos. Maomé seria seu rei, não um profeta ou líder religioso. Alguns historiadores acham que outros líderes precederam Maomé, porém foram apagados dos relatos. Um bispo da Armênia relata que os invasores acreditavam que as terras prometidas aos descendentes de Abraão foram tomadas dos judeus, que teriam rompido a aliança com Deus, e dadas aos árabes, descendentes de Ismael, um outro filho de Abraão.

https://en.wikipedia.org/wiki/Historicity_of_Muhammad
Acho "interessante" e até certo ponto "engraçado" pessoas praticamente brigarem por "personagens" dúbios, tanto de sua real existência quanto de seus feitos maravilhosos.

Jesus mesmo: o espiritismo diz que é o modelo a ser seguido, o catolicismo que é o santo dos santos, mas há ensinos atribuídos a ele que constam em filósofos anteriores (e bem anteriores até), até mesmo no Velho Testamento há conselhos e feitos parecidos. Isso sem falar nos possiveis plágios...

Familiares que se separam literalmente por conta destes... Outros que se odeiam secretamente ou ironizam um ou outro pela crença assumida.
e aqueles que tem verdadeiro asco pelos "sem-religião", ateus etc.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

É melhor nem sair de casa. Que graça tem um baile só de homens?
Polícia prende 120 pessoas no Irã por 'bailes mistos' e 'consumo de álcool'

Os participantes da festa foram detidos pelos agentes da moral pública

Por AFP — Teerã, Irã 19/06/2022


A polícia iraniana deteve 120 pessoas por "consumo de álcool" e " bailes mistos" durante uma festa "ilegal" organizada em uma floresta na província de Mazandaran, no norte do Irã, informou a imprensa estatal neste domingo (19).

Os participantes da festa "foram detidos pela polícia da moral pública e foram processados", disse o chefe do Poder Judiciário da província, Mohamad Sadegh Akbari, citado pela televisão estatal Irib.

De acordo com Akbari, os "atos criminosos" cometidos em uma floresta na cidade de Neka incluíam "consumo de álcool, relacionamentos ilícitos, bailes mistos e não usar o hijab".

Muitos iranianos que querem escapar do caos da vida urbana migram para o norte para excursões pela natureza, ou atividades de lazer.

De acordo com a lei islâmica em vigor no Irã desde a Revolução de 1979, porém, as mulheres devem usar um hijab que cubra a cabeça, o pescoço e o cabelo.

E apenas os cidadãos não-muçulmanos estão autorizados a consumir álcool no âmbito de cerimônias religiosas. Além disso, é proibido dançar com alguém do sexo oposto.
https://oglobo.globo.com/mundo/epoca/no ... cool.ghtml

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 20 Junho 2022 - 10:46 am
É melhor nem sair de casa. Que graça tem um baile só de homens?
É um encontro de amigos.

O Ocidente tem uma cultura de que lugar para pegar mulher tem que ser festa. Lá as coisas funcionam de forma diferente e muito mais racional e séria.
De acordo com Akbari, os "atos criminosos" cometidos em uma floresta na cidade de Neka incluíam "consumo de álcool, relacionamentos ilícitos, bailes mistos e não usar o hijab".
Isso é balada e a consequência é sexo fora do relacionamento afetivo.

Temos que apreciar o mundo árabe por conseguir criminalizar o álcool sem ter quadrilhas e alta criminalidade como consequência. Nas festas legais de lá, eles cantam e dançam sem uma gota de álcool. No Brasil, só fazem isso com álcool.
as mulheres devem usar um hijab que cubra a cabeça, o pescoço e o cabelo.
Tem que tomar cuidado com essa obrigatoriedade porque cobrir a cabeça o tempo todo pode causar problemas de saúde no couro cabeludo e levar à queda de cabelo.
Além disso, é proibido dançar com alguém do sexo oposto.
Já fiz isso. Se sentir as mamas por muito tempo, ou encostar os rostos, ou até o cheiro do pescoço dela, tudo isso levanta o "objeto" masculino.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Tutu escreveu:
Seg, 20 Junho 2022 - 13:32 pm
Fernando Silva escreveu:
Seg, 20 Junho 2022 - 10:46 am
Além disso, é proibido dançar com alguém do sexo oposto.
Já fiz isso.
Que bom, cara!

Mas viver em um lugar em que eu possa dançar com mulheres, ou viver em um lugar em que crentes imponham suas cagações de regra na ponta da espada...?

Difícil decisão!

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Titoff escreveu:
Sex, 24 Junho 2022 - 11:54 am
Que bom, cara!

Mas viver em um lugar em que eu possa dançar com mulheres, ou viver em um lugar em que crentes imponham suas cagações de regra na ponta da espada...?

Difícil decisão!
Fui de forma inocente. O que eu disse é que dependendo da distância, isso é a porta do "pecado", porque as mulheres nem são namorada minha. O contato físico próximo pode fazer o homem sentir essas sensações mesmo com a mulher sendo feia. Por isso eles tem uma razão.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Tutu escreveu:
Sex, 24 Junho 2022 - 12:46 pm
Titoff escreveu:
Sex, 24 Junho 2022 - 11:54 am
Que bom, cara!

Mas viver em um lugar em que eu possa dançar com mulheres, ou viver em um lugar em que crentes imponham suas cagações de regra na ponta da espada...?

Difícil decisão!
Fui de forma inocente. O que eu disse é que dependendo da distância, isso é a porta do "pecado", porque as mulheres nem são namorada minha. O contato físico próximo pode fazer o homem sentir essas sensações mesmo com a mulher sendo feia. Por isso eles tem uma razão.
Prefiro viver em um lugar que possa dançar com mulheres e vice-versa. Minha mulher já dançou com outro rapaz e nem por isso saiu com o mesmo. Também já dancei com outras etc. etc.

Em uma assistência espiritual específica(palestras espiritas) separavam as mulheres do homens . Quando eu era voluntário lá perguntei aos mais antigos o motivo e responderam que era por conta de alguns
homens com desequilíbrio espiritual assediarem mulheres (e vice versa). Mas tudo depende de quem comanda: o novo presidente da casa aboliu tal separação.

"Pecados sexuais" pode haver em qualquer lugar: sou radicalmente contra se nao houver consenso ... Haja vista as milhares de noticias envolvendo religiosos e suas respectivas perversões sexuais, de todas as idades e gostos lamentavelmente.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Sex, 24 Junho 2022 - 12:46 pm
Titoff escreveu:
Sex, 24 Junho 2022 - 11:54 am
Que bom, cara!

Mas viver em um lugar em que eu possa dançar com mulheres, ou viver em um lugar em que crentes imponham suas cagações de regra na ponta da espada...?

Difícil decisão!
Fui de forma inocente. O que eu disse é que dependendo da distância, isso é a porta do "pecado", porque as mulheres nem são namorada minha. O contato físico próximo pode fazer o homem sentir essas sensações mesmo com a mulher sendo feia. Por isso eles tem uma razão.
Não é uma boa razão porque é baseada numa crendice. E imposta arbitrariamente aos que aceitam essa crendice ou não.
Faz tanto sentido quanto a mutilação sexual das meninas: é para evitar que elas sintam desejo e ninguém queira casar com elas.

Que deus é esse que nos dá o desejo e depois diz que é pecado a não ser que seja para a procriação?

Que nos dá o prepúcio e depois manda cortar?

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Que deus é esse que nos dá o desejo e depois diz que é pecado a não ser que seja para a procriação?
Isso é uma contradição da religião.
O ponto é que o desejo existe e precisa ser domado, por isso usam a religião para convencer as pessoas.

Mas hoje com o politicamente correto a culpa cai sobre os homens. O papel da mulher é tentar e o do homem é cair em tentação. Isso está registrado e confirmado em milênios de história. Por isso os religiosos estão muito mais certos nesse ponto do que a cultura de culpar o homem.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Tutu escreveu:
Sex, 24 Junho 2022 - 12:46 pm
Titoff escreveu:
Sex, 24 Junho 2022 - 11:54 am
Que bom, cara!

Mas viver em um lugar em que eu possa dançar com mulheres, ou viver em um lugar em que crentes imponham suas cagações de regra na ponta da espada...?

Difícil decisão!
Fui de forma inocente. O que eu disse é que dependendo da distância, isso é a porta do "pecado", porque as mulheres nem são namorada minha. O contato físico próximo pode fazer o homem sentir essas sensações mesmo com a mulher sendo feia. Por isso eles tem uma razão.
Esta reprimindo muito a sua masculinidade.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Titoff escreveu:
Dom, 26 Junho 2022 - 02:13 am
Esta reprimindo muito a sua masculinidade.
Mas temos que fazer isso em nome da moral e não em nome do feminismo.
As feministas tem que entender que é normal o homem sentir isso.
E os homens tem que entender que a vida não é pegação e que eles tem que respeitar a esposa dele e dos outros.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Dom, 26 Junho 2022 - 19:44 pm
Titoff escreveu:
Dom, 26 Junho 2022 - 02:13 am
Esta reprimindo muito a sua masculinidade.
Mas temos que fazer isso em nome da moral e não em nome do feminismo.
As feministas tem que entender que é normal o homem sentir isso.
E os homens tem que entender que a vida não é pegação e que eles tem que respeitar a esposa dele e dos outros.
Sim, mas um homem e uma mulher solteiros não têm que dar satisfação a ninguém.
São livres para se divertir juntos.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Segundo este islamita, Paulo distorceu os ensinamentos de Jesus e criou uma nova religião.

Por exemplo, Jesus nunca disse que era Deus, nunca disse que ia morrer para nos salvar, nunca falou em Trindade.
Ele foi apenas mais um profeta, o penúltimo, sendo o último Maomé.

A religião dos apóstolos era a verdadeira, mas foi perseguida pelos cristãos (ou paulinistas) e desapareceu.
Hoje em dia, os únicos que ainda seguem os ensinamentos do verdadeiro Jesus são os islamitas.

https://thesincereseeker.medium.com/the ... 7443450cd2

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Este texto analisa as evidências disponíveis quanto ao Corão, Maomé ou Meca.

1. Meca é descrita como uma cidade dentro de um vale verdejante, com fontes e rios. Só que Meca fica numa planície desértica, sem árvores, rios ou fontes.

2. Meca seria uma cidade grandiosa, berço da humanidade, onde viveram Adão e Eva, e um grande centro comercial por onde passavam caravanas. Entretanto, documentos dos povos que viviam na região naquela época citam Aden, Jerusalém, Damasco, Cairo, Bagdá, mas não Meca.
·
3. Segundo a história islâmica, Maomé teria morrido no ano 632 e a primeira versão do Corão dataria de 652. Os fragmentos mais antigos sobreviventes datam de um século depois. Estão incompletos e divergem uns dos outros e da versão oficial. Um deles foi escrito por pessoas diferentes ao longo de mais de 60 anos e é visível que a narrativa foi mudando ao longo do tempo. Outros estão cheios de palavras raspadas e modificadas ou com versões diferentes escritas nas entrelinhas ou em tiras de papel coladas por cima de certos trechos.

4. A vida de Maomé só foi escrita mais de um século depois de sua morte, obviamente por pessoas que não testemunharam nada.

5. A expansão árabe teria começado logo depois da morte de Maomé, mas não há menção a ele ou ao islamismo nos registros árabes e persas durante, pelo menos, os primeiros 60 anos. Ou seja, não há indícios de que os invasores fossem da religião islâmica nos primeiros tempos. Pelo contrário, há registros de califas ainda adotando rituais cristãos.

https://compassthroughchaos.medium.com/ ... 5322b0bbe1

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 10 Maio 2022 - 09:10 am
- O inferno existe ou os pecadores apenas deixam de existir?

- O céu é lá em cima ou os eleitos vão continuar a viver aqui na Terra?

- Depois da morte, vamos para o céu ou nos tornamos deuses de outros planetas?
Dizem que na Bíblia o conceito de alma não existe. É só corpo e é a carne que ressuscita.

A introdução do conceito de alma veio por causa da disseminação da cultura grega na época em que o povo acreditava em alma e no mundo dos mortos.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Qua, 07 Setembro 2022 - 17:34 pm
Fernando Silva escreveu:
Ter, 10 Maio 2022 - 09:10 am
- O inferno existe ou os pecadores apenas deixam de existir?

- O céu é lá em cima ou os eleitos vão continuar a viver aqui na Terra?

- Depois da morte, vamos para o céu ou nos tornamos deuses de outros planetas?
Dizem que na Bíblia o conceito de alma não existe. É só corpo e é a carne que ressuscita.

A introdução do conceito de alma veio por causa da disseminação da cultura grega na época em que o povo acreditava em alma e no mundo dos mortos.
Os judeus acreditavam, a princípio, que o espírito dos mortos ficava dormindo no Sheol.
Mais tarde (século I e II), surgiu a ideia do "Seio de Abraão", para onde iriam os justos.
Os pecadores leves também, mas antes passariam por uma purificação no fogo do Sheol.
Os pecadores irrecuperáveis passariam 12 meses queimando na Gehena e depois morreriam e suas cinzas seriam espalhadas sob o pé dos justos.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Segundo o islamismo:

- Há 7 céus (domos cobrindo a Terra) e 7 Terras (a superfície mais 6 níveis subterrâneos), conforme (65:12) e (67:5).
- As estrelas são lâmpadas fixadas por Alá no 1⁰ céu (o mais próximo da Terra), conforme (37:6), (41:12) e (67:5).

Imagem

- Segundo (37:6–10), as estrelas cadentes têm a função de atingir os demônios que tentam chegar à superfície da Terra.
- O trono de Alá fica além do 7⁰ céu (de acordo com os tafsirs(comentários) de Ibn al Kathir(65:12)).
- O Sol se desloca do nascente ao poente e depois vai se esconder embaixo do trono de Alá até ter permissão de começar de novo (36:38).
- Dia e noite são entidades separadas. O que chamamos de "noite" é um véu que cobre o dia e deixa tudo escuro (13:3), (36:37–40) e (31:29).
- O Sol corre atrás da Lua (que vai mudando de forma), mas nunca se encontram. Um eclipse é um sinal enviado por Alá.
- Segundo (75:9), o Sol e a Lua se fundirão num só no dia do Juízo Final e cairão.
- As sombras se prostram humildemente no chão em submissão a Alá (16:48).

https://compassthroughchaos.medium.com/ ... e65ebe2905

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2128
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 18 Setembro 2022 - 11:07 am
Segundo o islamismo:

- Há 7 céus (domos cobrindo a Terra) e 7 Terras (a superfície mais 6 níveis subterrâneos), conforme (65:12) e (67:5).
- As estrelas são lâmpadas fixadas por Alá no 1⁰ céu (o mais próximo da Terra), conforme (37:6), (41:12) e (67:5).
As tribos indígenas tem grande sabedoria quando comparadas com essa história aí. A diferença principal é que uma cultura tem escrita e outra não.

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A origem ou inspiração dos 10 mandamentos da Bíblia e de alguns de seus provérbios parece ser um documento sumeriano de 4.600 anos: "Instruções de Shuruppak".

Trata-se de uma lista de provérbios e conselhos do rei Shuruppak a seu filho Ziusudra, que aparece na Bíblia como Noé (ou Atrahasis para os babilônicos e Utnapshtin para os acádicos).

Imagem
Fragmentos das "Instruções de Shuruppak" (circa 2.600 aC)

Fonte:
https://www2.uned.es/geo-1-historia-ant ... urupak.htm

Mais sobre o assunto:
https://www.ancient-origins.net/artifac ... son-021155

https://3ecclesiastes2kaleidoscope1time ... iterature/

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Lá pelo século V, os povos do sul da península arábica tinham se convertido, em grande parte, ao judaísmo e, mais tarde, também ao cristianismo.

No norte, onde ficava Meca, as tribos eram politeístas. A Kaaba era rodeada pelas estátuas de todos os deuses, incluindo Alá, e já existia o ritual de viajar até Meca todos os anos e dar voltas em torno da pedra.

Também acreditavam nos djinns e, por influência dos zoroastristas, que rezavam 5 vezes por dia voltados para o Sol, rezavam 5 vezes por dia voltados para Meca.

Aparentemente, Maomé não criou nada do zero.

Apesar das tentativas posteriores de mostrar uma passagem súbita do politeísmo ao monoteísmo islâmico, a transição foi gradual. Isto é visível no Corão: o nome atribuído a Deus evolui aos poucos de Rabb (senhor), no início, depois al-Rahman, e mais tarde quase que exclusivamente Allah.

O nome Rḥmnn vem do aramaico judeu raḥmānā. Inicialmente, este deus era adorado num contexto monolátrico (vários deuses aceitos, mas apenas um adorado), mas só se torna o deus único (monoteísmo) no século VI.

https://wikiislam.net/wiki/Pre-Islamic_ ... n_in_Islam

Re: Sincretismo entre cristianismo, islamismo e judaísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Como Flávio Josefo descreveu as principais seitas judaicas de sua época.
SOBRE AS QUATRO SEITAS QUE HAVIA ENTRE OS JUDEUS

760. Entre os judeus, os que faziam profissão particular de sabedoria estavam, há vários séculos, divididos em três seitas: os essênios, os saduceus e os fariseus, das quais, embora eu já tenha falado no segundo livro da Guerra dos judeus, penso que devo dizer aqui também alguma coisa.

A maneira de viver dos fariseus não é fácil nem cheia de delícias: é simples. Eles se apegam obstinadamente ao que se convencem que devem abraçar. Honram de tal modo os velhos que não ousam nem mesmo contradizê-los. Atribuem ao destino tudo o que acontece, sem, todavia, tirar ao homem o poder de consentir. De sorte que, sendo tudo feito por ordem de Deus, depende, no entanto, da nossa vontade entregarmo-nos à virtude ou ao vício. Eles julgam que as almas são imortais, julgadas em um outro mundo e recompensadas ou castigadas segundo foram neste — virtuosas ou viciosas — e que umas são eternamente retidas prisioneiras nessa outra vida, e outras retornam a esta. Eles granjearam, por essa crença, tão grande autoridade entre o povo que este segue os seus sentimentos em tudo o que se refere ao culto de Deus e às orações solenes que lhe são feitas. Assim, cidades inteiras dão testemunhos valiosos de sua virtude, de sua maneira de viver e de seus discursos.

A opinião dos saduceus é que as almas morrem com os corpos e que a única coisa que somos obrigados a fazer é observar a lei, sendo um ato de virtude não tentar exceder em sabedoria os que a ensinam. Os adeptos dessa seita são em pequeno número, mas ela é composta de pessoas da mais alta condição. Quase sempre, nada se faz segundo o seu parecer, porque quando eles são elevados aos cargos e às honras, muitas vezes contra a própria vontade, são obrigados a se conformar com o proceder dos fariseus, pois o povo não permitiria qualquer oposição a estes.

Os essênios, a terceira seita, atribuem e entregam todas as coisas, sem exceção, à providência de Deus. Crêem que as almas são imortais, acham que se deve fazer todo o possível para praticar a justiça e se contentam em enviar as suas ofertas ao Templo, sem oferecer lá os sacrifícios, porque o fazem em particular, com cerimônias ainda maiores. Os seus costumes são irreprocháveis, e a sua única ocupação é cultivar a terra. Sua virtude é tão admirável que supera em muito a dos gregos e de outras nações, porque eles fazem disso todo o seu empenho e preocupação e a ela se aplicam continuamente. Possuem todos os bens em comum, sem que os ricos tenham maior parte que os pobres. O seu número é superior a quatro mil. Não têm mulheres nem criados, porque estão convencidos de que as mulheres não contribuem para o descanso da vida. Quanto aos criados, consideram uma ofensa à natureza, que fez todos os homens iguais, querer sujeitá-los. Assim, eles se servem uns dos outros e escolhem homens de bem da ordem dos sacerdotes, que recebem tudo o que eles recolhem de seu trabalho e têm o cuidado de fornecer alimento a todos. Essa maneira de viver é quase igual à dos que chamamos plistes e vivem entre os dácios.

Judas, de quem acabamos de falar, foi o fundador da quarta seita. Está em tudo de acordo com a dos fariseus, exceto que aqueles que fazem profissão para adotá-la afirmam que há um só Deus, ao qual se deve reconhecer por Senhor e Rei.
Eles têm um amor tão ardente pela liberdade que não há tormen-tos que não sofram ou que não deixem sofrer as pessoas mais caras antes de atribuir a quem quer que seja o nome de senhor e mestre. A esse respeito não me delongarei mais, porque é coisa conhecida de tantas pessoas que, em vez de temer que não se preste fé ao que digo, tenho somente o receio de não poder expressar até que ponto vai a sua incrível paciência e o seu desprezo pela dor. Mas essa invencível firmeza aumentou ainda pela maneira ultrajosa como Géssio Floro, governador da Judéia, tratou a nossa nação e a levou por fim a se revoltar contra os romanos.
"Antiguidades Judaicas" - Livro 18 - CAPÍTULO 2

Casa Publicadora das Assembléias de Deus
Traduzido por Vicente Pedroso
Responder