Espiritismo -Temas genéricos

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

Gigaview escreveu:
Seg, 17 Maio 2021 - 00:27 am
Você pode construir uma argumentação lógica partindo de premissas equivocadas. Aí você diz que não está discutindo a veracidade, mistura tudo e faz um malabarismo maionesóico para concluir bobagens e ainda tem a cara de pau de dizer que é óbvio ao responder uma pergunta objetiva feita sobre a quimera dos embriões. E qual é a conclusão? Qual é o valor dessa resposta? Nada que se aproveite, a mesma farofa de sempre.
Thiaguinho aplicando o coping aqui. Provavelmente para caçar material para seu códex, deixa o tópico morrer.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

criso escreveu:
Dom, 16 Maio 2021 - 22:36 pm
A diferença entre ateus e crentes são os distintos engessamentos e respostas-prontas saídas de fábrica.
Ambos querem ser donos da razão, ao invés de querer que a Razão (Verbo, Logos) -
domine e subjugue todo o seu Ser, fazendo, de Si, pertence dela.
Não quero ser dono da verdade, mas que a Verdade me governe e ilumine.
Continue com seu sistema-pronto, materialista-determinista, que leva a lugar algum.
E seja Feliz com ele.
Você parte de uma "verdade" não comprovada:
a de que há uma entidade chamada "Razão (Verbo, Logos)" que vai baixar em você como uma pomba-gira e lhe mostrar alguma verdade.

E suponho que atribua a essa entidade qualquer coisa que lhe passe pela cabeça enquanto viaja na maionese.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

criso escreveu:
Dom, 16 Maio 2021 - 22:36 pm

Ué, queria conclusão? Verdades prontas na sua mão? Bom correr para a religião, então! Iniciação não te dá isso não.
Meu intuito é fazer pensar; não converter outros. A cada dia faço menos questão que os outros pensem igual a mim.
Certezas aprisionam, tanto as do materialista-determinista quanto as dos espíritas e crentelhos.
A Investigação da Verdade requer a mais absoluta Liberdade de Consciência.
Tanto ateus quanto crentes são, no fundo, faces da mesma moeda:
incapazes de Assombro diante do Absoluto e colocar-se em seu devido lugar.
Ambos fogem do Desconcerto Consciencial e Inquirição Metafísica que são os únicos recursos do Buscador.
A diferença entre ateus e crentes são os distintos engessamentos e respostas-prontas saídas de fábrica.
Ambos querem ser donos da razão, ao invés de querer que a Razão (Verbo, Logos) -
domine e subjugue todo o seu Ser, fazendo, de Si, pertence dela.
Não quero ser dono da verdade, mas que a Verdade me governe e ilumine.
Continue com seu sistema-pronto, materialista-determinista, que leva a lugar algum.
E seja Feliz com ele.
Thiaguinho, tua fic tá uma p*rr@. Leio esses teus topicos e vejo nada com nada, você não está preocupado em conclusões e sim rebate: essa é a fragilidade do seu coping porque se você definisse realmente seu sistema mistico/teológico perderia.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Percival escreveu:
Qua, 19 Maio 2021 - 08:16 am

Thiaguinho aplicando o coping aqui. Provavelmente para caçar material para seu códex, deixa o tópico morrer.

Percival escreveu:
Qua, 19 Maio 2021 - 11:11 am

Thiaguinho, tua fic tá uma p*rr@. Leio esses teus topicos e vejo nada com nada, você não está preocupado em conclusões e sim rebate: essa é a fragilidade do seu coping porque se você definisse realmente seu sistema mistico/teológico perderia.
Percival.

Aqui no fórum, nós ainda não tivemos um caso de denúncia decorrente de comentário desrespeitoso.
Até hoje, os debates, todos, e que já são muitos, sempre transcorreram em clima de muita civilidade entre os participantes, seja no conteúdo dos argumentos, seja no tratamento usado pelos envolvidos ao se referirem ao oponente.

Não temos ninguém com o nome "Thiaguinho", salvo engano.
E o usuário cujo comentário você fez citação chama-se "Criso", como está muito claro.

Você não trouxe comentário ou informação nova ao tema tratado. Pelo contrário, usou linguagem incompleta que dificulta a compreensão e referiu-se a um membro do fórum, que vem levando a sério o presente tópico, de maneira equivocada.

Peço-lhe que, caso queira, participe do debate agregando ideias e opiniões, levantando pontos relevantes, concordando ou discordando, explicando e defendendo perspectivas do seu ponto de vista,...
MAS
não faça uso de estratégia diversionista ou, no mínimo, desrespeitosa.

O alvo de seu ataque sentiu-se atingido e, mesmo que não tivesse se sentido assim, o comportamento que você adotou na sua chegada ao tópico não é adequado ou, pelo menos, não tolerável por aqui.

Combinado?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

:law-policered: Por favor, utilizem os tópicos adequados evitando off_topics ou utilizem o recurso disponibilizado para ocultar a mensagem.
Grato

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Gigaview escreveu:
Qua, 19 Maio 2021 - 20:30 pm
Por favor, utilizem os tópicos adequados evitando off_topics.
Apesar de não se relacionar ao assunto do tópico, o que ocorreu é relevante no sentido de alerta a todos os usuários.
E deve ficar visível.

@Gigaview,
por favor, não volte a editar as minhas postagens!

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Percival
Mensagens: 58
Registrado em: Ter, 20 Outubro 2020 - 13:50 pm

Mensagem por Percival »

Gabarito escreveu:
Qua, 19 Maio 2021 - 19:51 pm
Percival escreveu:
Qua, 19 Maio 2021 - 08:16 am

Thiaguinho aplicando o coping aqui. Provavelmente para caçar material para seu códex, deixa o tópico morrer.

Percival escreveu:
Qua, 19 Maio 2021 - 11:11 am

Thiaguinho, tua fic tá uma p*rr@. Leio esses teus topicos e vejo nada com nada, você não está preocupado em conclusões e sim rebate: essa é a fragilidade do seu coping porque se você definisse realmente seu sistema mistico/teológico perderia.
Percival.

Aqui no fórum, nós ainda não tivemos um caso de denúncia decorrente de comentário desrespeitoso.
Até hoje, os debates, todos, e que já são muitos, sempre transcorreram em clima de muita civilidade entre os participantes, seja no conteúdo dos argumentos, seja no tratamento usado pelos envolvidos ao se referirem ao oponente.

Não temos ninguém com o nome "Thiaguinho", salvo engano.
E o usuário cujo comentário você fez citação chama-se "Criso", como está muito claro.

Você não trouxe comentário ou informação nova ao tema tratado. Pelo contrário, usou linguagem incompleta que dificulta a compreensão e referiu-se a um membro do fórum, que vem levando a sério o presente tópico, de maneira equivocada.

Peço-lhe que, caso queira, participe do debate agregando ideias e opiniões, levantando pontos relevantes, concordando ou discordando, explicando e defendendo perspectivas do seu ponto de vista,...
MAS
não faça uso de estratégia diversionista ou, no mínimo, desrespeitosa.

O alvo de seu ataque sentiu-se atingido e, mesmo que não tivesse se sentido assim, o comportamento que você adotou na sua chegada ao tópico não é adequado ou, pelo menos, não tolerável por aqui.

Combinado?
Combinado, já fiz minha parte por aqui. Teci os devidos comentários que tinham que ser feitos e sei de toda a política deste recinto. Pode ficar tranquilo e podem prosseguir.

Begos.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Eita, Divaldo trazendo 2 espíritos ao mesmo tempo.
O Dr.Bezerra está ficando com menos rouquidão.

Aos 9:37 ele fala que é o Dr.Bezerra.


youtu.be/QwBxL8xnI-M

é ou não é uma incontestável prova de que alguns podem sobreviver depois que morrem né ?

:mrgreen:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Ter, 08 Junho 2021 - 14:01 pm
Eita, Divaldo trazendo 2 espíritos ao mesmo tempo.
O Dr.Bezerra está ficando com menos rouquidão.

Aos 9:37 ele fala que é o Dr.Bezerra.
é ou não é uma incontestável prova de que alguns podem sobreviver depois que morrem né ?

:mrgreen:
Lero-lero danado :lol: . Essa xaropada de manifestar uma "entidade" senil e visivelmente esclerosada é ridícula.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Ricardo
Mensagens: 54
Registrado em: Sáb, 05 Setembro 2020 - 10:16 am

Mensagem por Ricardo »

Qual a opinião do ceticismo sobre a Umbanda ?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Ricardo escreveu:
Dom, 18 Julho 2021 - 10:55 am
Qual a opinião do ceticismo sobre a Umbanda ?
O "ceticismo" não é uma pessoa, então não teria uma "opinião" sobre a umbanda.

No mais, o cético tende a possuir a mesma visão sobre todas as religiões, que é a descrença.
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Hipatia escreveu:
Seg, 19 Julho 2021 - 08:04 am
Ricardo escreveu:
Dom, 18 Julho 2021 - 10:55 am
Qual a opinião do ceticismo sobre a Umbanda ?
O "ceticismo" não é uma pessoa, então não teria uma "opinião" sobre a umbanda.

No mais, o cético tende a possuir a mesma visão sobre todas as religiões, que é a descrença.
:clap:

"Cepticismo ou ceticismo é qualquer atitude de questionamento para com o conhecimento, fatos, opiniões ou crenças estabelecidas." (wiki)

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Ceticismo é partir sempre da descrença em relação a coisas ainda não comprovadas.
Mas não implica em continuar rejeitando mesmo diante de evidências.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Ou seja, no caso da Umbanda, eu tenho a mesma posição sobre todas as religiões, descrença.

O dia que provarem que um despacho para Obaluaê curou Covid, por exemplo, eu posso até considerar...

Imagem
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

O dia que provarem que um despacho para Obaluaê curou Covid, por exemplo, eu posso até considerar...
Endendi o que você quis dizer mas convém esclarecer alguns perigos dessa condição que podem levar outras pessoas a considerarem absurdos.

Vamos trocar temporariamente Obaluaê pela cloroquina. Já entendeu onde quero chegar?

(1) A experiência pessoal sempre conta com o viés do autoengano. "A cloroquina funcionou para mim". "Ninguém no meu prédio foi contaminado porque todo mundo tomou cloroquina". Quem faz uma oferenda para Obalauê "só para testar a força do santo" e fica curado certamente tenderá a acreditar que a cura foi obra do santo porque o próprio ato de "testar a força" já é uma predisposição para aceitar o resultado sobrenatural.

(2) Condições simplistas normalmente não exigem testes robustos que independem dos sentidos. "Quero ver se a cloroquina funciona". "Estou esperando a febre baixar para saber se despacho fez efeito". As pessoas sempre são enganadas pelos sentidos. Podem ver, ouvir e sentir coisas que não existem na confusão das sombras, ruídos e sensações portanto esses não podem ser critérios para estabelecer condições de credibilidade.

(3) É preciso definir claramente o que é uma prova válida para mudar de opinião. "A cloroquina foi testada e aprovada em diversas pesquisas". "Obalauê curou a Covid de todos os jogadores da Copa Europa".

(4) É preciso se libertar da armadilha do viés cognitivo do autoengano. "A cloroquina para funcionar precisa ser tomada no início dos sintomas", "Obalauê é exigente no tempero da farofa do despacho. Só funciona se estiver muito saborosa". O pensamento supersticioso costuma criar condições para que a própria superstição funcione.

Talvez não tenha escolhido os melhores exemplos, mas acho que passei a idéia do perigo de apegar a critérios de credibilidade.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Fato da minha infância: vovó materna curou-se de cobreiro num terreiro :-BD

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Gorducho escreveu:
Ter, 20 Julho 2021 - 15:24 pm
Fato da minha infância: vovó materna curou-se de cobreiro num terreiro :-BD
A Herpes Zoster tende a evoluir para a cura espontânea, Gorducho...
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Gigaview escreveu:
Ter, 20 Julho 2021 - 14:45 pm

Endendi o que você quis dizer mas convém esclarecer alguns perigos dessa condição que podem levar outras pessoas a considerarem absurdos.

Vamos trocar temporariamente Obaluaê pela cloroquina. Já entendeu onde quero chegar?
Entendi, Giga, obrigada por destrinchar o que eu tentei dizer...
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Inconførmed
Mensagens: 30
Registrado em: Qui, 21 Janeiro 2021 - 21:20 pm
Localização: ubi dubium ibi libertas
Contato:

Mensagem por Inconførmed »

Gigaview escreveu:
Qui, 31 Dezembro 2020 - 12:28 pm
Não foi o primeiro a incorrer nesse erro. A Teosofia seguiu o mesmo caminho, junto com a Antroposofia, as "ciências" de Gurdjieff e mais recentemente a Cientologia, dentre outras tantas.
Tem certeza disso? A informação qual obtive referência sugere o contrário e "Helena Blasvatsky iniciou no espiritismo chegando a fundar o seu centro espírita e depois foi para Teosofia". (Morel Felipe ex-espírita) Vide aqui:


youtu.be/-iRUY7_qX2c

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Inconførmed escreveu:
Ter, 27 Julho 2021 - 19:53 pm
Gigaview escreveu:
Qui, 31 Dezembro 2020 - 12:28 pm
Não foi o primeiro a incorrer nesse erro. A Teosofia seguiu o mesmo caminho, junto com a Antroposofia, as "ciências" de Gurdjieff e mais recentemente a Cientologia, dentre outras tantas.
Tem certeza disso? A informação qual obtive referência sugere o contrário e "Helena Blasvatsky iniciou no espiritismo chegando a fundar o seu centro espírita e depois foi para Teosofia". (Morel Felipe ex-espírita) Vide aqui:
Sim tenho certeza. A Teosofia tinha intenção de ir além de mera religião. Em 1896 a Sociedade Teosófica já tinha decidido seguir três metas básicas:
(1) a formação de uma irmandade humana universal sem distinção de raça, credo, sexo, casta e cor, (2) o estímulo a estudos de ciência, filosofia e religião comparada, e (3) a investigação de leis inexplicadas da natureza e dos poderes latentes no homem. Caminhos parecidos foram delineados por Steiner, Gurdjieff e Hubbard.

Desconheço que Blavatsky tenha fundado um centro espírita mas considerando o rol de estórias mirabolantes contadas por ela não descarto que alguém tenha registrado isso como fato verdadeiro. Fontes mais confiáveis que o vídeo postado são necessárias.

O que sei é que Olcott conheceu Blavatsky, uma "médium" espírita itinerante que fazia biscates mediúnicos, numa fazenda em Chittenden, Vermont, EUA, onde "espíritos" estavam se materializando em números extraordinários. Blavatsky já se dizia influenciada pelos "Mestres" do Himalaia porque mencionava que foram eles a orientaram trocar Paris por Nova Iorque. Olcott ficou impressionadíssimo com os poderes demonstrados em Chittenden pela "médium". Lá as performances de Blavatsky foram acusadas de fraude por outro frequentador habitual de Chittenden, o "médium" D. D. Homes, o mesmo que Kardec elogiava em vida e que foi "pesquisado" por Crookes na Inglaterra e que por ironia, psicografou uma carta do "espírito" de Kardec em que ele se arrepende de ter "criado" o espiritismo. Blavatsky misturava o espiritismo de Kardec com o espiritualismo cristão anglo-americano e jogava em todas as posições com mestres invisíveis orientais. Era boa de papo, certamente uma figura fascinante com estórias fantásticas e uma enorme habilidade de enganar. Convém registrar que era péssima nos negócios pois perdeu toda a fortuna herdada de seu pai num investimento numa granja de frangos assim que chegou aos EUA.

Blavatsky não "foi" para a Teosofia, ela inventou a Teosofia com a ajuda de Olcott e outros amiguinhos e "mestres" que faziam chover cartas materializadas do teto de seu gabinete com mensagens da Fraternidade Branca do Tibet.

Recomendo a leitura de "O Babuíno de Madame Blavatsky" de Peter Washington - Ed. Record.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. Gigaview escreveu:
Ter, 27 Julho 2021 - 22:10 pm
Desconheço que Blavatsky tenha fundado um centro espírita
QUE EU SAIBA no Cairo...
Isso foi durante a abertura do canal e teria vária(o)s médiuns francesa(e)s basicamente acompanhando o pessoal mobilizado pra obra.
Mas digo isso sem fontes, pelo que sei...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gorducho escreveu:
Ter, 27 Julho 2021 - 22:30 pm
Sr. Gigaview escreveu:
Ter, 27 Julho 2021 - 22:10 pm
Desconheço que Blavatsky tenha fundado um centro espírita
QUE EU SAIBA no Cairo...
Isso foi durante a abertura do canal e teria vária(o)s médiuns francesa(e)s basicamente acompanhando o pessoal mobilizado pra obra.
Mas digo isso sem fontes, pelo que sei...
A jornada mística de Blavatsky começa oficialmente após o fracasso do seu segundo casamento (ela fugiu do marido) em 1848. O suposto encontro com o mestre Morya (Fraternidade Branca do Tibet) teria ocorrido segundo ela própria durante a Grande Exposição de Londres em 1851. Ela conheceu Olcott em 1874, já na atividade da picaretagem. Não consta nas minhas referências nenhuma atividade espírita no Cairo entre 1848-1874 mas existem estórias que ela esteve envolvida com cabalistas de lá, agentes secretos na Ásia Central, mágicos vodus em Nova Orleans e bandidos no México. A mulher era mais ativa que o Conde Saint Germain... :lol: Porém, em 1875, ano de fundação da Sociedade Teosófica, Olcott recebeu uma carta vinda de um certo "bei Tuitit" que vivia em Luxor, no Egito convidando-o a se tornar discípulo da Grande Irmandade Branca de Mestres que era sediada naquela cidade, supervisionado por madame Blavatsky. A carta convite não foi enviada do Egito, ela caiu materializada do teto do gabinete de Blavatsky que permanecia em Nova Iorque. Nunca houve a iniciação de Olcott no Egito e o assunto morreu. Ambos investiram na publicação das mensagens das cartas que caiam do teto numa revista de espiritismo anglo-americano mas fracassaram. Então resolveram estabelecer o Miracle Club, dedicado à investigação de fenômenos ocultos que também foi outro fracasso. Em 1978 Olcott foi visitado por um estrangeiro que se revelou um dos mestres do Himalaia. Caiu no papo e se mandou para a Índia com Blavatsky. Em Bombain (1879) começam a ganhar dinheiro e a teosofia deslanchou atraindo outras figuras igualmente suspeitas.

O canal de Suez foi inaugurado em 1869, portanto esteve em construção no período "itinerante" de Blavatsky (1848-1874) e é possível que ela tenha "materializado" alguns espíritos por lá. De qualquer forma, ela era uma espírita-orientalista ou coisa parecida, longe de seguir Kardec a quem chegou a criticar.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. Gigaview escreveu:
Qua, 28 Julho 2021 - 00:02 am
Não consta nas minhas referências nenhuma atividade espírita no Cairo entre 1848-1874
Société spirite.
Rua d'Abdin próximo ao Paço do Vice-rei.

Então o canal já tava funcionando, claro.

Ref.: The Medium and Daybreak de 26/4/72, pg. 150 canto inf. esq.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Ter, 27 Julho 2021 - 22:10 pm
Recomendo a leitura de "O Babuíno de Madame Blavatsky" de Peter Washington - Ed. Record.
Eu li. Um festival de besteiras, fraudes, charlatanismo e vaidades.
Blavatsky foi ridicularizada em sua época, mas, agora que os detalhes sórdidos foram esquecidos, ela é cultuada como "mestra espiritual".

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Os "apostolos" e a própria Maria de Nazaré e Jesus voltaram ....
Ditaram livros a um médium... Tem até um livro onde o próprio Jesus conta sua história, ...
https://www.novaordemdejesus.com.br/

"Os livros da Grande Cruzada de Esclarecimentos foram escritos por orientação do nosso Senhor Jesus de Nazareth. As obras trazem em si todas as informações necessárias para que possamos alcançar a nossa redenção e assim estarmos preparamos para a nova era, a nova raça. Os autores dos livros são Nosso senhor Jesus, nossa senhora Maria de Nazareth, Apóstolo Paulo, apostolo Thomé e outros 50 espíritos de Luz. Nos livros constam palavras de luz e amor dirigidas pelo Nosso senhor Jesus aos homens e mulheres responsáveis em todo mundo terreno."

:violin:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 06 Agosto 2021 - 11:03 am
Os "apostolos" e a própria Maria de Nazaré e Jesus voltaram ....
Ditaram livros a um médium... Tem até um livro onde o próprio Jesus conta sua história, ...
https://www.novaordemdejesus.com.br/

"Os livros da Grande Cruzada de Esclarecimentos foram escritos por orientação do nosso Senhor Jesus de Nazareth. As obras trazem em si todas as informações necessárias para que possamos alcançar a nossa redenção e assim estarmos preparamos para a nova era, a nova raça. Os autores dos livros são Nosso senhor Jesus, nossa senhora Maria de Nazareth, Apóstolo Paulo, apostolo Thomé e outros 50 espíritos de Luz. Nos livros constam palavras de luz e amor dirigidas pelo Nosso senhor Jesus aos homens e mulheres responsáveis em todo mundo terreno."

:violin:
Também tem aqueles livros escritos pelos sobreviventes do continente perdido de Lemúria que vivem no interior do Monte Shasta, nos EUA. Um deles, inclusive, é de autoria de um gato chamado Angelo.
Imagem
https://www.amazon.com/Angelos-Message- ... B0011DNUCU

https://br.pinterest.com/pin/telos-book ... 896222927/

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Re: Espiritismo -Temas genéricos

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 06 Agosto 2021 - 13:05 pm
AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 06 Agosto 2021 - 11:03 am
Os "apostolos" e a própria Maria de Nazaré e Jesus voltaram ....
Ditaram livros a um médium... Tem até um livro onde o próprio Jesus conta sua história, ...
https://www.novaordemdejesus.com.br/

"Os livros da Grande Cruzada de Esclarecimentos foram escritos por orientação do nosso Senhor Jesus de Nazareth. As obras trazem em si todas as informações necessárias para que possamos alcançar a nossa redenção e assim estarmos preparamos para a nova era, a nova raça. Os autores dos livros são Nosso senhor Jesus, nossa senhora Maria de Nazareth, Apóstolo Paulo, apostolo Thomé e outros 50 espíritos de Luz. Nos livros constam palavras de luz e amor dirigidas pelo Nosso senhor Jesus aos homens e mulheres responsáveis em todo mundo terreno."

:violin:
Também tem aqueles livros escritos pelos sobreviventes do continente perdido de Lemúria que vivem no interior do Monte Shasta, nos EUA. Um deles, inclusive, é de autoria de um gato chamado Angelo.
...
Rational Wiki on Rosicrucianism escreveu: The modern version of the movement came about largely due to the founding of the Ancient Mystical Order Rosae Crucis (AMORC) in 1915.
It was co-founded by Harvey Spencer Lewis and May Banks-Stacy.
Lewis was less well known for pseudonymously claiming that Lemurians were living under Mount Shasta, California.
AMORC and other various sects of the religion exist today and operate in a milk before meat fashion.
Wikipedia's article on Legends of Mount Shasta escreveu: In 1931, Harvey Spencer Lewis, using the pseudonym Wisar Spenle Cerve, wrote a book (published by the Rosicrucians) about the hidden
Lemurians of Mount Shasta that a bibliography on Mount Shasta described as "responsible for the legend's widespread popularity.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Dom, 08 Agosto 2021 - 18:12 pm
Fernando Silva escreveu:
Sex, 06 Agosto 2021 - 13:05 pm
Também tem aqueles livros escritos pelos sobreviventes do continente perdido de Lemúria que vivem no interior do Monte Shasta, nos EUA. Um deles, inclusive, é de autoria de um gato chamado Angelo.
...
Rational Wiki on Rosicrucianism escreveu: The modern version of the movement came about largely due to the founding of the Ancient Mystical Order Rosae Crucis (AMORC) in 1915.
It was co-founded by Harvey Spencer Lewis and May Banks-Stacy.
Lewis was less well known for pseudonymously claiming that Lemurians were living under Mount Shasta, California.
AMORC and other various sects of the religion exist today and operate in a milk before meat fashion.
Wikipedia's article on Legends of Mount Shasta escreveu: In 1931, Harvey Spencer Lewis, using the pseudonym Wisar Spenle Cerve, wrote a book (published by the Rosicrucians) about the hidden
Lemurians of Mount Shasta that a bibliography on Mount Shasta described as "responsible for the legend's widespread popularity.
A tal da "sabedoria dos antigos".
O pior é que o continente perdido de Lemúria nunca existiu. Foi apenas uma hipótese científica para a distribuição geográfica dos lêmures que a ciência descartou com a descoberta da deriva continental.
Só que, a essa altura, os charlatães já tinham criado todo um universo de geografia, história, costumes, sabedoria etc. dessa civilização que sequer existiu.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 09 Agosto 2021 - 08:22 am
fenrir escreveu:
Dom, 08 Agosto 2021 - 18:12 pm
Fernando Silva escreveu:
Sex, 06 Agosto 2021 - 13:05 pm
Também tem aqueles livros escritos pelos sobreviventes do continente perdido de Lemúria que vivem no interior do Monte Shasta, nos EUA. Um deles, inclusive, é de autoria de um gato chamado Angelo.
...
Rational Wiki on Rosicrucianism escreveu: The modern version of the movement came about largely due to the founding of the Ancient Mystical Order Rosae Crucis (AMORC) in 1915.
It was co-founded by Harvey Spencer Lewis and May Banks-Stacy.
Lewis was less well known for pseudonymously claiming that Lemurians were living under Mount Shasta, California.
AMORC and other various sects of the religion exist today and operate in a milk before meat fashion.
Wikipedia's article on Legends of Mount Shasta escreveu: In 1931, Harvey Spencer Lewis, using the pseudonym Wisar Spenle Cerve, wrote a book (published by the Rosicrucians) about the hidden
Lemurians of Mount Shasta that a bibliography on Mount Shasta described as "responsible for the legend's widespread popularity.
A tal da "sabedoria dos antigos".
O pior é que o continente perdido de Lemúria nunca existiu. Foi apenas uma hipótese científica para a distribuição geográfica dos lêmures que a ciência descartou com a descoberta da deriva continental.
Só que, a essa altura, os charlatães já tinham criado todo um universo de geografia, história, costumes, sabedoria etc. dessa civilização que sequer existiu.
A madame Blavatsky incorporou essa bobagem na Teosofia e ainda hoje tem gente que acredita nessa lorota.

Essa é mais uma evidência da "simpatia" da AMORC (Ordem Rosacruz) pela Teosofia que compartilham o mesmo besteirol pseudocientífico esotericamente como conhecimento oculto herdado dos antigos.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Trechos do livro “ a Gênese” (este é da tal codificação):

“32. (...) vindo encarnar na Terra com os primeiros aí chegados, tornaram ainda mais sensível a diferença em matéria de progresso.
Fora, com efeito, impossível atribuir-se a mesma ancianidade de criação aos selvagens, que mal se distinguem do macaco, e aos chineses, nem, ainda menos, aos europeus civilizados.

Entretanto, os Espíritos dos selvagens também fazem parte da humanidade e alcançarão um dia o nível em que se acham seus irmãos mais velhos. Mas sem dúvida, não será em corpos da mesma raça física, impróprios a um certo desenvolvimento intelectual e moral.

Quando o instrumento já não estiver em correspondência com o progresso que hajam alcançado, eles emigrarão daquele meio, para encarnar noutro mais elevado e assim por diante, até que tenham conquistado todas as graduações terrestres, ponto em que deixarão a Terra, para passar a mundos mais avançados.”

Aqui não há especificamente uma discriminação, é um comentário de Kardec sobre efeito do ardor do sol na pele:

“O ardor do Sol tosta e brune a epiderme, porém, nunca transformou um branco em negro, nem lhe achatou o nariz, ou mudou a forma dos traços da fisionomia, nem lhe tornou lanzudo e encarapinhado o cabelo comprido e sedoso. Sabe-se hoje que a cor do negro provém de um tecido especial subcutâneo, peculiar à espécie.”

Re: Espiritismo -Temas genéricos

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

JungF escreveu:
Seg, 08 Junho 2020 - 22:13 pm
...
Este texto é de autoria do astrofísico português Luis de Almeida, que tem vários artigos relacionando Ciência e Espiritismo, na net.
Em 2003, visitando o Brasil, deu uma entrevista em São Paulo para o jornal da FESP, em que menciona particularidades de sua condição de cientista e espírita.

https://www.youtube.com/watch?v=-_Z913I_GS8
A Física Moderna leva-nos ao encontro do Espírito e de Deus

A física quântica pode constituir uma ponte entre a ciência e o mundo espiritual, pois segundo ela, pode-se "reduzir" a matéria, de forma subjectiva e no domínio do abstracto, até à consciência - causa da "intelectualidade" da matéria. A consciência transforma as possibilidades da matéria em realidade, transformando as possibilidades quânticas em factos reais. Essa consciência deve apresentar uma unidade e transcender o tempo, espaço e matéria. Não é algo material, na realidade, é a base de todos os seres.
...
Sobre o "poder preditivo" da teoria das supercordas (vi mencionada no post do JungF):
The Lex Fridman podcast has an interview with Cumrun Vafa. Going to the section (1:19:48) – Skepticism regarding string theory) where Vafa answers the skeptics, he has just one argument for string theory as a predictive theory: it predicts that the number of spacetime dimensions is between 1 and 11
(grifo meu)
Tirado daqui: https://www.math.columbia.edu/~woit/wordpress/

Minha previsão é melhor: 4 (3 espaciais + 1 temporal) ou 5 (+ 1 dimensão extra - teoria de Kaluza-Klein, que é uma extensão puramente clássica da teoria da relatividade geral)
Ou simplesmente trapaceio e digo que é um número real entre 0 e infinito e abarco todas as possibilidades e garanto que não vou errar, enquanto Vafa ainda poderia.
Se essa é a única previsão que a teoria das supercordas é capaz de fazer, então ela não prevê coisa alguma.

Mas as falhas dessa teoria não param nisso. Até tentaram dispensar o método científico (sério) para defende-la...
Não prevê nada, não tem suporte experimental algum (explorem o blog do link) e querem descartar o método cientifico.
O próximo passo seria transforma-la em dogma e injetar numa religião qualquer - pode ser o espiritismo mesmo - porque coisas com essas características não são, nem nunca serão ciência.

Sobre a dispensa do método científico, o blog Not Even Wrong faz referencias a Richard Dawid, seu proponente e um dos defensores da teoria das supercordas.

Por tudo o que li sobre supercordas, não vai levar muitos tempo para esta teoria fazer companhia com outras, por exemplo "éter luminifero".
Em outras palavras, ser totalmente descartada.
Se ainda não o foi é porque departamentos inteiros de grandes universidades como o MIT, foram montados para investigar essas
coisas e dói bastante no bolso e no ego (daqueles que dedicaram suas carreiras inteiras aquilo) descarta-la de uma vez por todas...

Sobre "pontes quânticas entre ciência e mundo espiritual" vide o topico "Tópico quanticamente energizado"

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Quando li a noticia abaixo confesso que voltei a ponderar sobre possibilidade de comunicação depois da morte...

""Eu sonhei com ela e no sonho eu vi ela, perfeitamente. Ela me disse que havia escrito para mim e que eu precisava encontrar. Eu fui na UPA do Éden, mas não entregaram nada. Fui à Santa Casa, mas só entregaram uma coberta dela. Eu mandava cartas para ela todos os dias e isso não voltou pra mim."



https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundia ... rtou.ghtml

Também considero a possibilidade de graças ao "momento emocional forte" a filha já ter sabido do diário pela mãe, quando está ainda podia se comunicar e não se lembrar disso. E ter sonhado com ela e o diário graças a essa emoção forte: nesses 30 dias de internação houve contato por videochamada, por exemplo:

"Segundo Mariane, na primeira vez que ela fez videochamada com a mãe, ela prometeu que mandaria cartas todos os dias, que foi um pedido feito pela mãe. Ao todo, a filha enviou 17 cartas, fotos dos filhos, desenhos, tudo para acalentar o coração diante da saudade que a distância provocava."

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 20 Agosto 2021 - 13:23 pm
Quando li a noticia abaixo confesso que voltei a ponderar sobre possibilidade de comunicação depois da morte...
Existem fatos ainda mais impressionantes nem por isso suficientemente válidos para serem considerados evidências para se concluir algo tão importante.

Essa notícia é tão anedótica quanto outras estórias e não deve ser levada a sério. No âmbito das especulações fantasiosas a hipótese da comprovação da vida após a morte compete com outras hipóteses e todas elas não resistem à comparação com a hipóteses mais econômicas que envolvem por exemplo a comunicação "antes" da morte ou simplesmente coincidências, o que torna o "espírito" uma elucubração desnecessária.

""Eu sonhei com ela e no sonho eu vi ela, perfeitamente. Ela me disse que havia escrito para mim e que eu precisava encontrar. Eu fui na UPA do Éden, mas não entregaram nada. Fui à Santa Casa, mas só entregaram uma coberta dela. Eu mandava cartas para ela todos os dias e isso não voltou pra mim."
Meus respeitos aos sentimentos dessa moça mas é apenas mais uma estória.



https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundia ... rtou.ghtml
Também considero a possibilidade de graças ao "momento emocional forte" a filha já ter sabido do diário pela mãe, quando está ainda podia se comunicar e não se lembrar disso. E ter sonhado com ela e o diário graças a essa emoção forte: nesses 30 dias de internação houve contato por videochamada, por exemplo:

"Segundo Mariane, na primeira vez que ela fez videochamada com a mãe, ela prometeu que mandaria cartas todos os dias, que foi um pedido feito pela mãe. Ao todo, a filha enviou 17 cartas, fotos dos filhos, desenhos, tudo para acalentar o coração diante da saudade que a distância provocava."

Exato. É por isso que nem cogito considerar essas estórias como "evidência" de algo sobrenatural.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

Gorducho escreveu:
Sáb, 12 Dezembro 2020 - 11:30 am
Sr. JungF escreveu:
Sáb, 12 Dezembro 2020 - 11:01 am
Por essa razão as provas que você exige não estão no rol daquelas oferecidas.
Mas deveriam estar. Põe-se 1 notebook numa cabine semelhante às de votação
  • programa-se o Excel pra sortear 5 n°s aleatórios, bem grandes na tela pro espírito enxergar bem;
  • ou 1 rotina pra exibir 5 imagens entre (say) 250 possíveis, com bastante tempo entre elas pro espírito ir e vir entre a "cabine" e o(a) médium, não tendo que memorizar todas e só ditá-las no final da exibição;
  • ou 1 texto de enciclopédia aberto aleatoriamente ou também sorteado na telinha desde 1 repositório.
Nenhum dos participantes sabe de antemão o que vai ser apresentado pra anular hipótese de telepatia.
O espírito vai no local, vê ou lê, e transmite pro(a) médium. Nada mais simples, direto, sem blá blá blás...
Não tem NENHUM empecilho Doutrinário pra que isso não seja feito.
Imagine você que, em sendo isto verdade, não valeria a pena investir todos os esforços possíveis na elucidação dos fatos? Chegar-se a uma conclusão?
:-BD Superada essa 1ª fase acima, se ampliam os esforços pra elucidar os fatos.
a vida espiritual pode bem ser um deles.
Pode ser... tudo pode ser. Vamos começar fazendo experimentos bem concebidos :?:
Um teste muito semelhante a esse sugerido pelo Gorducho acaba de ser publicado. Tal qual o Gorducho pede, o Excel fornece números aleatórios (mas letras também), e em conjunto de 5. Tal qual o Gorducho pede, nenhum dos participantes sabe de antemão o que vai aparecer para eliminar a telepatia. As únicas diferenças são (além daquela já citada de que não só números são sorteados como letras também):

- o conjunto de 5 letras e números não está num notebook, mas foi impresso e dobrado várias vezes de forma a impossibilitar que a sequência fosse vista mesmo sob forte luz.

- a psíquica podia tocar o embrulho, mas não manipulá-lo de qualquer forma suspeita.

Tudo foi filmado de forma contínua, sem cortes, e fraude foi considerada impossível.

Para ver os resultados:

https://obraspsicografadas.org/2021/chi ... adas-2021/

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. Vitor Moura escreveu:
Seg, 04 Outubro 2021 - 23:20 pm
Um teste muito semelhante a esse sugerido pelo Gorducho acaba de ser publicado.
Off_topic:
Peço-lhe que avise o Sr. Montalvão, eis que tamos a tratar do tipo de testes de Espiritismo que, se bem me lembro, ele foi o 1° a propor lá no OP.
E até pra registrar claramente essa prioridade dele pra leitores de cá que não acompanhavam os debates lá.
Não é teste de Espiritismo, é teste de Ψ/paranormalidade. Mediunidade não requer estatísticas.
- o conjunto de 5 letras e números não está num notebook, mas foi impresso e dobrado várias vezes de forma a impossibilitar que a sequência fosse vista mesmo sob forte luz.
No caso de se testar o ESPIRITISMO, caso o espírito alegue que não enxerga na telinha ou telão externo que se acople, tem que por 1 impressora dentro do ambiente visualmente isolado (tipo cabines eleitorais) de modos que a folha impressa saia da impressora, caindo ou não na mesa, c/a face impressa pra cima. Es decir: tem que ser uma impressora adequada.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Vitor Moura
Mensagens: 446
Registrado em: Sáb, 02 Outubro 2021 - 10:13 am

Mensagem por Vitor Moura »

Gorducho escreveu:
Ter, 05 Outubro 2021 - 07:35 am

Não é teste de Espiritismo, é teste de Ψ/paranormalidade. Mediunidade não requer estatísticas.
Mas no caso a psíquica acertou a combinação de 5 caracteres várias vezes. Obteve o mesmo resultado que você pediu no teste para espiritismo. Algo que é tão impressionante e óbvio que estatística seria desnecessária, embora tenha sido calculada. Ao menos podemos considerar que uma prova bem robusta de clarividência/psi foi dada. Certo?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Os resultados dos 16 testes conduzidos na cidade de Haikou de 19 a 24/02/15 são apresentados na Tabela 1. A tabela lista os testes em ordem cronológica e o código conforme foi preparado e lido. Das 16 tentativas, houve seis ec = 0 (erro total), dois ec = 1, um ec = 2,um ec = 3, três ec = 4 e três ec = 5 (acerto total).
:think:
Claro, tem que prosseguirem fazendo testes, sem dúvidas :-BD
Editado pela última vez por Gorducho em Ter, 05 Outubro 2021 - 17:16 pm, em um total de 1 vez.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Seja bem-vindo Vítor! Sinta-se em casa! :dance:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gorducho escreveu:Não é teste de Espiritismo, é teste de Ψ/paranormalidade. Mediunidade não requer estatísticas.
Testes de espiritismo são apenas experimentos de confirmação, é pseudociência.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gorducho escreveu:No caso de se testar o ESPIRITISMO, caso o espírito alegue que não enxerga na telinha ou telão externo que se acople, tem que por 1 impressora dentro do ambiente visualmente isolado (tipo cabines eleitorais) de modos que a folha impressa saia da impressora, caindo ou não na mesa, c/a face impressa pra cima. Es decir: tem que ser uma impressora adequada.
O "espírito". não tem que alegar coisa alguma porque teoricamente a confirmação de sua existência depende do sucesso do experimento.

O que se testa aí, admitindo previamente a existência de um "espírito" é uma suposta habilidade dele. É como submeter Peter Pan à um exame de vista.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. Gigaview escreveu:
Ter, 05 Outubro 2021 - 10:56 am
O "espírito". não tem que alegar coisa alguma porque teoricamente a confirmação de sua existência depende do sucesso do experimento.
Claro que pode sim alegar que não enxerga na telinha. Então se imprime...
Sabemos que espíritos enxergam e.g.
  • manchas de umidade em paredes;
  • frutas se estão boas ou murchas;
  • quadros/retratos...
Mas em telinhas de laptops ou mesmo em telonas que se venha acoplar, que eu saiba é novidade. Ao menos pra mim. Pode terem os olhos dos peri-espíritos problemas com a frequência por exemplo.
Chi lo sa? Eu pelo menos não :think:
Então, NESTA SITUAÇÃO, adaptar a apresentação do teste à capacidade visual do peri-espírito em nada compromete o experimento (teste das alegações espíritas) essencial.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gorducho escreveu:
Ter, 05 Outubro 2021 - 11:21 am
Sr. Gigaview escreveu:
Ter, 05 Outubro 2021 - 10:56 am
O "espírito". não tem que alegar coisa alguma porque teoricamente a confirmação de sua existência depende do sucesso do experimento.
Claro que pode sim alegar que não enxerga na telinha. Então se imprime...
Sabemos que espíritos enxergam e.g.
  • manchas de umidade em paredes;
  • frutas se estão boas ou murchas;
  • quadros/retratos...
Mas em telinhas de laptops ou mesmo em telonas que se venha acoplar, que eu saiba é novidade. Ao menos pra mim. Pode terem os olhos dos peri-espíritos problemas com a frequência por exemplo.
Chi lo sa? Eu pelo menos não :think:
Então, NESTA SITUAÇÃO, adaptar a apresentação do teste à capacidade visual do peri-espírito em nada compromete o experimento (teste das alegações espíritas) essencial.
Isso aí é "ciência" espiritóide. Bullshit.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

:naughty:
É formulação experimental tecnicamente correta pra testar fenômenos alegados pelo Espiritismo; no caso psicografia ou psicofonia :-BD

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gorducho escreveu:
Ter, 05 Outubro 2021 - 17:05 pm
:naughty:
É formulação experimental tecnicamente correta pra testar fenômenos alegados pelo Espiritismo; no caso psicografia ou psicofonia :-BD
Fenômenos alegados pelo espiritismo são "fenômenos espíritas", fundamentados nas crendices espíritas.

Por que os cientistas deveriam perder tempo com essas bobagens?

Por que a "psicografia" ou a "psicofonia" em geral precisam de "espíritos", mesmo sem provas de que os "espíritos" existem? Ou ainda, por que "fenômenos" aparentemente desconcertantes são tomados a priori como possíveis "provas" da existência de "espíritos" e são usados para justificar a necessidade experimentos que nunca passam de tentativas de confirmar o wishful thinking dos crentes?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. Gigaview escreveu:
Ter, 05 Outubro 2021 - 17:31 pm
Por que os cientistas deveriam perder tempo com essas bobagens?
Não deveriam/precisam até provas "em contrário" — es decir: até eventualmente surgirem provas "a favor" das alegações espíritas.
Estes experimentos deveriam ser feitos por interessados no tema. Se trata de proposições pra nós interessados no tema, não pra cientistas genericamente falando.
Por que a "psicografia" ou a "psicofonia" em geral precisam de "espíritos", mesmo sem provas de que os "espíritos" existem?
Genericamente claro que "não precisam". Os experimentos são propostos dentro do contexto:
· conforme as alegações espíritas, tal coisa tem que se suceder.
Em havendo espíritos lúcidos, inteligentes, capazes de se comunicar com 1 pessoa dotada de "mediunidade" presentes no recinto, o teste vale.
Desde outro ponto de vista: "espíritos" como propostos na hipótese espírita, se locomovendo no ambiente, e enxergando, seriam 1 explicação pra leitura correta de dados desconhecidos absolutamente de qq. pessoa.
Claro, poderão ser elaboradas outras explicações, COMO SEMPRE ACONTECE EM CIÊNCIA :-BD

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gorducho escreveu:
Ter, 05 Outubro 2021 - 19:07 pm
Sr. Gigaview escreveu:
Ter, 05 Outubro 2021 - 17:31 pm
Por que os cientistas deveriam perder tempo com essas bobagens?
Não deveriam/precisam até provas "em contrário" — es decir: até eventualmente surgirem provas "a favor" das alegações espíritas.
Estes experimentos deveriam ser feitos por interessados no tema. Se trata de proposições pra nós interessados no tema, não pra cientistas genericamente falando.
Então é pseudociência e entretenimento para quem tempo sobrando.


Por que a "psicografia" ou a "psicofonia" em geral precisam de "espíritos", mesmo sem provas de que os "espíritos" existem?
Genericamente claro que "não precisam". Os experimentos são propostos dentro do contexto:
· conforme as alegações espíritas, tal coisa tem que se suceder.
Tem gente que caça saci-pererê dentro de um contexto sacisístico. Qual é a diferença?
Em havendo espíritos lúcidos, inteligentes, capazes de se comunicar com 1 pessoa dotada de "mediunidade" presentes no recinto, o teste vale.
Então, em havendo qualquer bobagem imaginária qualquer teste vale. "Em havendo ETs vegetarianos, vale o teste de tentar conquista-los com clorofila sintética".
Desde outro ponto de vista: "espíritos" como propostos na hipótese espírita, se locomovendo no ambiente, e enxergando, seriam 1 explicação pra leitura correta de dados desconhecidos absolutamente de qq. pessoa.
Diante de um fenômeno sem explicação, cria-se um fenômeno ainda mais complicado para explica-lo. Qual é a lógica disso?
Claro, poderão ser elaboradas outras explicações, COMO SEMPRE ACONTECE EM CIÊNCIA :-BD
É diferente na Ciência, e você sabe muito bem disso. Uma coisa é dar asas à imaginação para inventar "soluções" criativas "do outro mundo" para fenômenos desconhecidos outra coisa é aplicar a metodologia científica para avaliar hipóteses muito bem fundamentadas sobre o fenômeno. No caso, não há como fundamentar hipóteses baseadas no imaginário espiritóide.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. Gigaview escreveu:
Ter, 05 Outubro 2021 - 22:48 pm
Tem gente que caça saci-pererê dentro de um contexto sacisístico. Qual é a diferença?
:think: Qual é o efeito inteligente esperado da presença de sacis no ambiente :?:
Sacis são visíveis ao nosso olho :?:
São filmáveis :?:
Pergunto porque nada entendo de sacis, ok :?:
Diante de um fenômeno sem explicação, cria-se um fenômeno ainda mais complicado para explica-lo.
:naughty: O fenômeno no caso seria a descrição escrita e/ou falada, 100% acurada, SEM ESTATÍSTICAS, da info presente na tela pelo(a) assim dito(a) "médium".
"Espírito" = "causa" do não seria "outro fenômeno".
Qual é a lógica disso?
A lógica é: dada a alegação de que tais entes ultramundanos existem e se manifestam via "médiuns", testa-se a alegação.
Evidentemente o Sr. tem razão: a "causa" é mera alegação, em aberto.
Mas a lógica é que se TEM 1 ALEGADA "causa".
Repito: óbvio... qq. um pode teorizar outras "causas" :-BD
aplicar a metodologia científica para avaliar hipóteses muito bem fundamentadas sobre o fenômeno
Note que por enquanto só temos alegados fenômenos. Só teremos fenômeno constatado depois que essa "classe" de testes seja efetivada com sucesso.
Mas, fazendo experimentação mental em supondo testes bem sucedidos, PRA MIM a priori, a explicação espírita seria "até prova em contrário". Es decir: até hipóteses "causais" "+ econômicas" serem formuladas.
"Em havendo ETs vegetarianos, vale o teste de tentar conquista-los com clorofila sintética".
Sim :!:
Em havendo relatos por milhares e milhares de pessoas que ETs vegetarianos costumam desembarcar em determinada clareira, vale preparar 1 pote de sorvete sabor clorofila, pô-lo num balde de gelo, e aspergir essência de clorofila sintética ao redor, pra tentar atraí-los :-BD

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Aviso: A discussão sobre parapsicologia iniciada neste tópico foi transferida para o tópico Parapsicologia na área de Ceticismo.
Responder