Mas também argumentei que há casos . Eu já pensava isso muito antes da pandemia e até simulei como seria patente sobre vacinas numa pandemia, que isso de patente só ia atrapalhar em salvar vidas, economia, etc.
Não se dá pra pôr num mesmo pacote, por exemplo, a patente da fórmula Coca-cola (que é não-essencial) e patentes sobre remédios, vacinas, etc, que são essenciais.
Mas o que vocês acham?
Agnoscetico escreveu: ↑Sáb, 06 Fevereiro 2021 - 20:53 pmviewtopic.php?p=12313#p12313
Sobre questão de de direitos autorais, patentes, etc, concordo que sem isso não há estímulo comercial pra alguém produzir
E pra quem acha que alguém pode fazer isso sem se preocupar com pirataria, violação de direitos autorais, pense: Como alguém que tem suas idéias publicadas ou fabricadas pirateadas vai manter seu sustento se qualquer um puder ter de graça? Como ele vai pagar contas?
Tanto libertários como muitos esquerdistas são contra Direitos Autorais e patentes.
Ex: O Lula aprovou quebra de patente sobre remédio contra AIDS por ser questão de saúde pública. Imagina que no caso de o Covid piorar e uma empresa produza a cura. Então governos e empresas resolvam piratear pra resolver questão crítica de saúde pública. Nesse caso o que seria mais importante: A vida das pessoas ou patente pra manter lucro duma empresa e cientistas? Por outro lado, se cientistas e empresas não obtém lucro pelo fato de que teve seus produtos pirateados, como vão pagar as contas, etc, se todo seu trabalho foi quase tempo perdido pra eles, que poderiam tá investindo outra coisas caso soubessem que iam ser pirateados?
(...)
Vale a pena quebrar patentes da vacina contra covid-19?
Muitos defendem quebra de patentes para acabar com escassez de imunizantes contra covid-19, outros alertam sobre os riscos desta manobra. Uma empresa indiana já obteve a licença de produção da vacina da Oxford-AstraZeneca, e espera produzir até 1 bilhão de doses este ano, pelo menor preço global.
youtu.be/k9LaKCVPLq8