Espiritismo -Temas genéricos

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Tudo Por Dinheiro

Quando se fala em cúpula do movimento espírita na época, é necessário lembrar que
Pierre-Gaëtan Leymarie se viu às voltas com o próprio movimento espírita quando, após a morte de Kardec, na direção da Revista Espírita imprimiu a ela uma direção que contrariava os princípios que Kardec defendia, e se associou ao financista Guerin* para editar a obra "Os Quatro Evangelhos". Esta, que defendia a metempsicose, o corpo fluídico de Jesus e conceituações que contrariavam a pureza doutrinária, destacando que o objetivo de Leymarie era transformar a doutrina em mais uma religião, e que fosse lucrativa.
Quanto às fotografias, foi tiro no pé dos acusadores. Levantada essa celeuma, denominada "O Processo dos Espíritas", Leymarie foi condenado a um ano de prisão - depois inocentado - mas o tal fotógrafo, americano, fez uma confissão publica isentando o espiritismo, pedindo perdão a Deus, alegando desconhecimento do Espiritismo e que entre as fotos fraudulentas havia outras bastante sérias, etc. Tudo isso pode ser visto no verbete "Pierre-Gaëtan Leymarie" da wikipedia.
Vale a pena porque existem ali detalhes e personagens importantes embora pouco conhecidos.
Editado pela última vez por JungF em Sex, 12 Fevereiro 2021 - 10:24 am, em um total de 1 vez.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Ateu convicto, Otávio começa a estudar espiritismo para entender ligação com Diná: “Ela nasceu pra ser minha”
Advogado assume paixão pela empresária e diz que a conhece de outras vidas

https://observatoriodatv.uol.com.br/nov ... -ser-minha

Hoje, no meu processo de desconstrução da crença espirita, não vejo motivos de tentar entender porque estou casado com minha esposa. Ora bolas , quer dizer que para estar com alguém preciso um divida ou aprender algo???
Hoje vejo como uma simples convivencia, um processo de escolha na vida atual.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

JungF escreveu:
Sex, 12 Fevereiro 2021 - 10:08 am
Tudo Por Dinheiro

Quando se fala em cúpula do movimento espírita na época, é necessário lembrar que
Pierre-Gaëtan Leymarie se viu às voltas com o próprio movimento espírita quando, após a morte de Kardec, na direção da Revista Espírita imprimiu a ela uma direção que contrariava os princípios que Kardec defendia, e se associou ao financista Guerin* para editar a obra "Os Quatro Evangelhos". Esta, que defendia a metempsicose, o corpo fluídico de Jesus e conceituações que contrariavam a pureza doutrinária, destacando que o objetivo de Leymarie era transformar a doutrina em mais uma religião, e que fosse lucrativa.
Quanto às fotografias, foi tiro no pé dos acusadores. Levantada essa celeuma, denominada "O Processo dos Espíritas", Leymarie foi condenado a um ano de prisão - depois inocentado - mas o tal fotógrafo fez uma confissão publica isentando o espiritismo, pedindo perdão a Deus, alegando desconhecimento do Espiritismo e que entre as fotos fraudulentas havia outras bastante sérias, etc. Tudo isso pode ser visto no verbete "Pierre-Gaëtan Leymarie" da wikipedia.
Vale a pena porque existe ali detalhes e personagens importantes embora pouco conhecidos.
O que é inédito na "doutrina espírita" ? O conceito de Deus, por exemplo, colhemos certamente na Filosofia Tradicional ...
Os ensinos do "evangelho segundo o espiritismo" em diversas igrejas cristãs, até mesmo os espiritos que lá estão, se apresentaram como so "Santos Católicos" , tem até os apostolos de Cristo lá...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

O que é inédito, caríssimo, é a reencarnação que explica a justiça de atos e fatos. Um Deus que não é alguém, mas "algo". A mediunidade que deixa as revelações trazidas por pessoas e entrega verdades trazidas por Espíritos. Em fim, são certas diferenças que, por abalarem crenças tradicionais foram combatidas com fervor fanático.

Mas, Andarilho; o casamento nem sempre tem a finalidade de reeducar o casal em suas afeições ou provações. Muitas vezes o casal, amigos desde sempre, se unem na Terra para propiciarem a reencarnação de outro amigo, perdido entre as forças do mal, renovando pela força do amor, princípios e valores esquecidos daquele que foi resgatado.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

O que é inédito no espiritismo é
  1. Crença na existência de espíritos com as características postuladas pelo espiritismo, evidentemente.
  2. Crença na possibilidade de comunicação corriqueira, consoante às "Leis da Natureza" (= sem milagres) entre esses seres e nós vivos cá na crosta, desde que haja no ciscuíto uma pessoa dotada de "mediunidade".
Reencarnação o próprio Kardec sempre disse que não era ineditismo dele, tanto que era (e era :-BD ) crença dos gauleses e, claro, indus &c.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Sim, claro, a mediunidade. Segundo Kardec falar com os espíritos é fácil e rápido...

“152. A ciência espírita há progredido como todas as outras e mais rapidamente do que estas. Alguns anos apenas nos separam da época em que se empregavam esses meios primitivos
e incompletos, a que trivialmente se dava o nome de “mesas falantes”, e já nos achamos em condições de
comunicar com os Espíritos tão fácil e rapidamente, como o fazem os homens entre si e pelos mesmos meios: a escrita e a palavra.

Mas não se esquecendo de pedir a Deus:
“Contudo, a evocação deve sempre ser feita em nome de Deus. Poder-se-á fazê-la nos termos seguintes,
ou outros equivalentes: Rogo a Deus todo-poderoso que permita venha um bom Espírito comunicar-se comigo e fazer-me escrever; peço também ao meu anjo de guarda se digne de me assistir e de afastar os maus Espíritos. Formulada a súplica, é esperar que um Espírito se manifeste, fazendo
escrever alguma coisa. Pode acontecer venha aquele que o impetrante deseja, como pode ocorrer também venha um Espírito desconhecido ou o anjo de guarda.”

Mensagem psicografadas para JUNGF:
Eia, avante, dulcíssimo e amantíssimo JUNGF. O Senhor é convosco e os espíritos angélicos estão ao seu lado para convencer a turba de céticos da inefável felicidade do mundo espiritual e a suprema consolação da mediunidade com Jesus. Espiritos espíritas estão ao seu lado e como estrelas cadentes o iluminarão rumo ao orbe regenerado. Ismael é contigo. Nosso querido e amado Chico está descansando e fazendo cursos para, muito em breve, voltar a labuta espiritual.
Assinado pelo assistente do Dr. Bezerra de Menezes: Dr. Helio Mirtz. e
Equipe médica universal dirigida pelo Dr. Philomeno de Miranda.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gorducho escreveu: O que é inédito no espiritismo é
  1. Crença na existência de espíritos com as características postuladas pelo espiritismo, evidentemente.
  2. Crença na possibilidade de comunicação corriqueira, consoante às "Leis da Natureza" (= sem milagres) entre esses seres e nós vivos cá na crosta, desde que haja no ciscuíto uma pessoa dotada de "mediunidade".
Reencarnação o próprio Kardec sempre disse que não era ineditismo dele, tanto que era (e era :-BD ) crença dos gauleses e, claro, indus &c.
Naturalmente, sr Gorducho não me referi ao inédito, na DE, com o significado usual do termo, mas naquele em que Andarilho o trouxe, quando o relacionou em outros contextos e religiões.

A propósito, qual a opinião do letrado amigo sobre a reencarnação?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Como tenho dito, o conceito é hoje de conhecimento generalizado.
Note bem: não crença na. É praticamente qualquer pessoa saber do que se trata.
Palpite meu, só palpite: quiçá até o descomprometimento com religiões facilita a abertura pra possibilidade. E.g., pessoal europeu laico, descomprometido, fica + aberto à POSSIBILIDADE, por não ter amarras dogmáticas de religiões.
Claro, abertura à POSSIBILIDADE GENÉRICA, sem cordinhas amarradas tipo karmas; espíritos "hominais" não poderem reencarnar em corpos "animais"; &c.
E eu fico aí. Como disse o Kardec: ou é fato ou não é. Só que não se sabe, assim como não se sabe se existem "espíritos" — sejam espíritos espíritas ou com outras características :think:

Mera curiosidade
sinta-se à vontade pra responder ou não, claro: ¿o colega é médium?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Sobre reencarnação, tem uma animação recente da Disney/Pixar que aborda de maneira muito divertida o tema.
Tem até uma "terapia com gato".

Recomendo aos colegas.
🍿🍿🍿
Muito divertido.


youtu.be/ccPhZng6hCc

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gorducho escreveu: Como tenho dito, o conceito é hoje de conhecimento generalizado.
Note bem: não crença na. É praticamente qualquer pessoa saber do que se trata.
Palpite meu, só palpite: quiçá até o descomprometimento com religiões facilita a abertura pra possibilidade. E.g., pessoal europeu laico, descomprometido, fica + aberto à POSSIBILIDADE, por não ter amarras dogmáticas de religiões.
Claro, abertura à POSSIBILIDADE GENÉRICA, sem cordinhas amarradas tipo karmas; espíritos "hominais" não poderem reencarnar em corpos "animais"; &c.
E eu fico aí. Como disse o Kardec: ou é fato ou não é. Só que não se sabe, assim como não se sabe se existem "espíritos" — sejam espíritos espíritas ou com outras características :think:

Mera curiosidade
sinta-se à vontade pra responder ou não, claro: ¿o colega é médium?
Concordo que tirando-se a vinculação religiosa cresce a plausibilidade do conceito pois torna compreensível alguns fatos inexplicáveis.

É justa a curiosidade, nada de mais.
O Espiritismo ensina que há dois tipos de mediunidade; aquela ostensiva cujos portadores são os denominados médiuns e aquela outra, que toda criatura possui denominada intuição, e que os espíritos dizem ser a frequente comunicação, via pensamento, entre o tutor e seu tutelado. Acho que estou entre estes últimos.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

AndarilhoTerrestre escreveu: Sim, claro, a mediunidade. Segundo Kardec falar com os espíritos é fácil e rápido.

Mensagem psicografadas para JUNGF:
Eia, avante, dulcíssimo e amantíssimo JUNGF. O Senhor é convosco e os espíritos angélicos estão ao seu lado para convencer a turba de céticos da inefável felicidade do mundo espiritual e a suprema consolação da mediunidade com Jesus. Espiritos espíritas estão ao seu lado e como estrelas cadentes o iluminarão rumo ao orbe regenerado. Ismael é contigo. Nosso querido e amado Chico está descansando e fazendo cursos para, muito em breve, voltar a labuta espiritual.
Assinado pelo assistente do Dr. Bezerra de Menezes: Dr. Helio Mirtz. e
Equipe médica universal dirigida pelo Dr. Philomeno de Miranda.
O Andarilho é sempre surpreendente. :roll:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Sáb, 13 Fevereiro 2021 - 19:58 pm
AndarilhoTerrestre escreveu: Sim, claro, a mediunidade. Segundo Kardec falar com os espíritos é fácil e rápido.

Mensagem psicografadas para JUNGF:
Eia, avante, dulcíssimo e amantíssimo JUNGF. O Senhor é convosco e os espíritos angélicos estão ao seu lado para convencer a turba de céticos da inefável felicidade do mundo espiritual e a suprema consolação da mediunidade com Jesus. Espiritos espíritas estão ao seu lado e como estrelas cadentes o iluminarão rumo ao orbe regenerado. Ismael é contigo. Nosso querido e amado Chico está descansando e fazendo cursos para, muito em breve, voltar a labuta espiritual.
Assinado pelo assistente do Dr. Bezerra de Menezes: Dr. Helio Mirtz. e
Equipe médica universal dirigida pelo Dr. Philomeno de Miranda.
O Andarilho é sempre surpreendente. :roll:
Surpreendente você sabe o que é, né?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. JungF escreveu:
Sáb, 13 Fevereiro 2021 - 19:54 pm
Concordo que tirando-se a vinculação religiosa cresce a plausibilidade do conceito pois torna compreensível alguns fatos inexplicáveis.
Tirando-se vinculações religiosas cresce a abertura pra POSSIBILIDADE dela existir. Ele diz bem:
Kardec escreveu:Uma de duas: ou a reencarnação existe, ou não existe;
Agora,
  • COMO existirá;
  • COMO seria o mecanismo;
  • SOB QUAIS CONDIÇÔES se daria;
  • [...]
é OUTRA COISA. Não tem como ficar atando cordinhas a 1 POSSIBILIDADE HIPOTÉTICA que não se sabe se se concretiza no real.
Lembre que antes ele fala:
Perguntar-lhes-emos apenas se imaginam que Deus lhes pediu o parecer, ou consultou os gostos, para regular o Universo.
Passando o discurso religioso pra linguagem laica, a essência do argumento segue válida, say:
perguntar-lhes-emos apenas se imaginam que o funcionamento do Universo dependa de nossas opiniões ou do que gostaríamos.
É isso.
Só que tentar atar cordinhas no "ar" duma possibilidade :naughty:
O Andarilho é sempre surpreendente. :roll:
Eu não me lembro se ele chegou a desenvolver na FEESP :think:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Eu não me lembro se ele chegou a desenvolver na FEESP :think:
Desenvolver o que, cara-pálida?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Desenvolvimento mediúnico.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gorducho escreveu:
Dom, 14 Fevereiro 2021 - 10:39 am
Desenvolvimento mediúnico.
Vou repetir a pergunta. Desenvolver o que?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Mediunidade.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Vou perguntar de novo. Desenvolver o que?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

A mediunidade. No caso se trata de burilar ela evidentemente, eis que o dom é natural.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Dom de que?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Da "mediunidade".
O Livro dos Médiuns escreveu:159. Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. É de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos.
Essa é a base teórica, na Codificação, pros cursos de DM:
LM - DESENVOLVIMENTO DA MEDIUNIDADE escreveu:207. Outro meio, que também pode contribuir fortemente para desenvolver a faculdade, consiste em reunir-se certo número de pessoas, todas animadas do mesmo desejo e comungando na mesma intenção. Feito isso, todas simultaneamente, guardando absoluto silêncio e num recolhimento religioso, tentem escrever, apelando cada um para o seu anjo de guarda, ou para qualquer Espírito simpático. Ou, então, uma delas poderá dirigir, sem designação especial e por todos os presentes, um apelo aos bons Espíritos em geral, dizendo por exemplo: Em nome de Deus todo-poderoso, pedimos aos bons Espíritos que se dignem de comunicar-se por intermédio das pessoas aqui presentes. É raro que entre estas não haja algumas que dêem prontos sinais de mediunidade, ou que até escrevam correntemente em pouco tempo. Compreende-se o que em tal caso ocorre. Os que se reúnem com um intento comum formam um todo coletivo, cuja força e sensibilidade se encontram acrescidas por uma espécie de influência magnética, que auxilia o desenvolvimento da faculdade.
Editado pela última vez por Gorducho em Dom, 14 Fevereiro 2021 - 12:14 pm, em um total de 1 vez.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Sei. Então você está na dúvida se ele desenvolveu esse "dom" que pode explicar a "psicografia" destinada ao JungF?

Muito estranha essa dúvida.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

QUE EU ME LEMBRE ele frequentou o curso na FEESP. Agora não lembro até onde ele foi no curso, se concluiu... :think:
OU posso tar enganado, claro. Esperemos ele se pronunciar.
Quiçá possa avisá-lo da dúvida :?:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gorducho escreveu:
Dom, 14 Fevereiro 2021 - 11:37 am
QUE EU ME LEMBRE ele frequentou o curso na FEESP. Agora não lembro até onde ele foi no curso, se concluiu... :think:
OU posso tar enganado, claro. Esperemos ele se pronunciar.
Quiçá possa avisá-lo da dúvida :?:
E você acredita que o curso da FEESP desenvolve o "dom" da mediunidade? Isto é, que ele pode ser um "médium" de fato?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Só mencionei que, SEGUNDO TENHO NA MEMÓRIA, ele frequentou o curso.
Mas esperemos ele se pronunciar, claro.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gorducho escreveu:
Dom, 14 Fevereiro 2021 - 12:06 pm
Só mencionei que, SEGUNDO TENHO NA MEMÓRIA, ele frequentou o curso.
Mas esperemos ele se pronunciar, claro.

Fiz curso mediunico e terminei.
Fiz muitos cursos lá na FEESP, mas a maior parte sobre a doutrina mesmo e livros do Chico.

O MEDIUNICO é como falou, burilamento.

Houve até orientação para, em caso de palavras de baixo calão, ALTERAR com "o espírito ditou palavra de baixo calão ".

Mas durante o curso surgiam dúvidas com a maioria dos alunos se o conteúdo era de espírito ou do aluno e muitos de nós ficávamos com pé a trás . Teve uma vez que a dirigente respondeu que o importante é a mensagem e bla bla bla.

Lá mesmo passei a achar que tudo era fruto da mente de cada um, suas leituras, convivências um com o outro, leitura fria etc.

Não vi nada de surpreendente mediunicamente falando, lá.

O texto ao JungF foi uma forma que demonstrei que se pode "montar" textos com jargões espíritas. Os espíritos espíritas por exemplo muito usado por Divaldo e o assinado por um assistente do dr.Bezerra é uma ironia pois no curso diziam muito que as vezes o médium sai de lá achando que psicografara Bezerra, Madre Tereza etc.
Sobre convencer os céticos, essa parte também tem em diversas mensagens e Kardec usa mais o termo materialistas.

Mas o que me decepcionou muito mesmo foi o preconceito e racismo em obras e em pessoas.

Outra decepção terrível foi saber que obras de Chico contém plágios evidentes(graças ao site obras psicografadas.

Ainda vou a FEESP para encontrar amigos, colegas de profissão etc. Mas está fechada desde Março 2020. Só eventos on line

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

O espiritismo exige certa maturidade daqueles que se filiam a ele.
As pessoas, todas, incluindo Gigaview, Gorducho, sentem em dado momento que algo lhes inspira sejam atos, pensamentos palavras... Se a pessoa for radicalmente cética buscará explicações fora da conceituação espírita.
Mas grande parte das pessoas tem um lado místico ou uma mente impressionável, e quando tem maiores informações sobre a DE buscam um centro para se orientarem. Mas isto não as torna mais racionais ou seletivas, pelo contrário, naquele ambiente se sentem perfeitamente à vontade e receptivas.
O que elas buscam, de preferência são os cursos sobre mediunidade exatamente pela índole manifestada. Essas pessoas, incapazes de policiar os próprios pensamentos tornam-se anímicas, ou seja, o que vem do próprio espírito entendem como manifestação mediúnica.
Tudo isto para dizer que a má impressão que estes cursos provocam se deve às pessoas que ali frequentam, nem tanto aos orientadores.
Já disse aqui, se alguém foi espírita alguma vez e abandonou a DE por causa do comportamento equivocado das pessoas que ali encontra, pense outra vez.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

O texto ao JungF foi uma forma que demonstrei que se pode "montar" textos com jargões espíritas. Os espíritos espíritas por exemplo muito usado por Divaldo e o assinado por um assistente do dr.Bezerra é uma ironia pois no curso diziam muito que as vezes o médium sai de lá achando que psicografara Bezerra, Madre Tereza etc.
Obrigado por esclarecer, porém ainda assim "uns" aqui continuarão acreditando numa psicografia "verdadeira" e que você está apenas colorindo o caso para a alegria dos céticos.

E estou falando sério. Essa necessidade de acreditar tem o poder de distorcer a realidade. É o que chamo de Síndrome de Conan Doyle, devido à insistência do criador de Sherlock Homes, personagem cético e extremamente racional, em não aceitar que seu amigo, o mágico Houdini, não tinha poderes sobrenaturais apesar de todas as explicações. A desavença custou a amizade entre os dois.

Portanto, se não for trolagem, algumas mensagens neste tópico se revelam como sintomas dessa síndrome terrível. As afirmações estapafúrdias, fundamentadas em besteiras óbvias e refutadas, ditas com coragem por pessoas inteligentes lembram bastante Conan Doyle. A síndrome também explica porque esses seres espiritóides gostam tanto da convivência dos céticos, porque o natural seria habitarem outros fóruns para discorrer suas fantasias entre seus pares. Parece que a síndrome também cria Sherlocks em suas vítimas, que ficam adormecidos mas estimulam identificação com o ceticismo e a investigação. Pode ser por isso que, mesmo refutados e vendo seus argumentos serem ridicularizados como infantis e sem sentido, continuam apanhando com estranha alegria masoquista.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. JungF escreveu:
Dom, 14 Fevereiro 2021 - 16:08 pm
Já disse aqui, se alguém foi espírita alguma vez e abandonou a DE por causa do comportamento equivocado das pessoas que ali encontra, pense outra vez.
Já disse lá no OP montes de vezes, e, claro, não vou ficar repetindo ad ∞, como se sucedeu o processo de desconversão da mãe, e, por tabela, o meu.
Resumindo a ópera: a constatação de que os fatos alegados pelos Espíritas não têm comprovação.
E, ao tentarem fotografar pra "comprovar" a Crença, piorou a cousa :mrgreen:
Deu no que deu: tanto nas materializações quanto nas fotos de espíritos na Revista que motivaram o Processo.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Dom, 14 Fevereiro 2021 - 16:08 pm
O espiritismo exige certa maturidade daqueles que se filiam a ele.
Pelo contrário. Ninguém com maturidade se sujeitaria a aceitar argumentos tão toscos e infantis. Deixo claro que não falo da religião espírita, mas das alegações pseudocientíficas que "provam" a existência dos "espíritos" e a comunicação com eles.
As pessoas, todas, incluindo Gigaview, Gorducho, sentem em dado momento que algo lhes inspira sejam atos, pensamentos palavras... Se a pessoa for radicalmente cética buscará explicações fora da conceituação espírita.
Bullshit e não lhe dei o direito de falar por mim.
Mas grande parte das pessoas tem um lado místico ou uma mente impressionável, e quando tem maiores informações sobre a DE buscam um centro para se orientarem. Mas isto não as torna mais racionais ou seletivas, pelo contrário, naquele ambiente se sentem perfeitamente à vontade e receptivas.
Isso faz sentido. Pessoas que se interessam por assuntos estranhos, "do outro mundo", sentem falta desse tipo de conversa com outras pessoas, que pensam de forma forma parecida para não serem discriminadas como excêntricas em seus meios sociais e entra em jogo o papel do relacionamento pessoal que supre as carências provocadas pelo isolamento social urbano. Arrisco dizer que para a maioria os "espíritos" são secundários numa escala de interesses pessoais.
O que elas buscam, de preferência são os cursos sobre mediunidade exatamente pela índole manifestada. Essas pessoas, incapazes de policiar os próprios pensamentos tornam-se anímicas, ou seja, o que vem do próprio espírito entendem como manifestação mediúnica.
Tudo isto para dizer que a má impressão que estes cursos provocam se deve às pessoas que ali frequentam, nem tanto aos orientadores.
Já disse aqui, se alguém foi espírita alguma vez e abandonou a DE por causa do comportamento equivocado das pessoas que ali encontra, pense outra vez.
Há quem diga que o espiritismo é uma fábrica de loucos.
Uma “fábrica de loucos”: a história da “loucura espírita” no Brasil (1900-1950)

Resumo:
As histórias do espiritismo e da psiquiatria apresentam vários pontos de contato e conflito. Houve um acirrado confronto entre eles em torno da “loucura espírita”. Investigamos como a mediunidade passou a ser interpretada como causa e/ou manifestação de doenças mentais no Brasil. Pesquisamos em fontes bibliográficas primárias: artigos científicos e da imprensa leiga, teses, livros e conferências. Tanto a psiquiatria quanto o espiritismo buscavam legitimação de seu espaço cultural, científico e institucional dentro da sociedade brasileira. Esses dois atores sociais defendiam diferentes visões e abordagens terapêuticas relacionadas à questão da mente e da loucura. A resolução desse conflito se relaciona com o alcance de inserção e de legitimação social pelos dois grupos, mas em campos diferentes

https://revistas.pucsp.br/rever/article ... 0696/33117

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Pessoa que acredita que o Espiritismo produz algum tipo de desvario da mente sequer cogita que o desvario já existe. Já imaginaram, se de fato assim fosse? A quantidade enorme de desequilibrados, em todo lugar, principalmente nas casas espíritas.
Pelo contrário, as casas de tratamento mental patrocinadas por organizações espíritas, quase não tem espírita em tratamento.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Seg, 15 Fevereiro 2021 - 13:37 pm
Pessoa que acredita que o Espiritismo produz algum tipo de desvario da mente sequer cogita que o desvario já existe. Já imaginaram, se de fato assim fosse? A quantidade enorme de desequilibrados, em todo lugar, principalmente nas casas espíritas.
Pelo contrário, as casas de tratamento mental patrocinadas por organizações espíritas, quase não tem espírita em tratamento.
Desvarios da mente pré-existentes podem ser desenvolvidos e é aí que mora o perigo.

Como se distingue um esquisofrênico de um "médium" quando ambos afirmam que falam com "espíritos" que nem os espíritas são capazes de provar a existência?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:
O texto ao JungF foi uma forma que demonstrei que se pode "montar" textos com jargões espíritas. Os espíritos espíritas por exemplo muito usado por Divaldo e o assinado por um assistente do dr.Bezerra é uma ironia pois no curso diziam muito que as vezes o médium sai de lá achando que psicografara Bezerra, Madre Tereza etc.
Obrigado por esclarecer, porém ainda assim "uns" aqui continuarão acreditando numa psicografia "verdadeira" e que você está apenas colorindo o caso para a alegria dos céticos.

E estou falando sério. Essa necessidade de acreditar tem o poder de distorcer a realidade. É o que chamo de Síndrome de Conan Doyle, devido à insistência do criador de Sherlock Homes, personagem cético e extremamente racional, em não aceitar que seu amigo, o mágico Houdini, não tinha poderes sobrenaturais apesar de todas as explicações. A desavença custou a amizade entre os dois.

Portanto, se não for trolagem, algumas mensagens neste tópico se revelam como sintomas dessa síndrome terrível. As afirmações estapafúrdias, fundamentadas em besteiras óbvias e refutadas, ditas com coragem por pessoas inteligentes lembram bastante Conan Doyle. A síndrome também explica porque esses seres espiritóides gostam tanto da convivência dos céticos, porque o natural seria habitarem outros fóruns para discorrer suas fantasias entre seus pares. Parece que a síndrome também cria Sherlocks em suas vítimas, que ficam adormecidos mas estimulam identificação com o ceticismo e a investigação. Pode ser por isso que, mesmo refutados e vendo seus argumentos serem ridicularizados como infantis e sem sentido, continuam apanhando com estranha alegria masoquista.
Pelo contrário, meu caro; os crentes verdadeiramente convencidos de sua verdade encontram nos céticos ponderados e que sabem argumentar com educação, motivação e desafios ao raciocínio. E de outro modo, meu caso, sofro ao ver céticos que sei sensíveis, quanto qualquer pessoa, atônitos ante a complexidade do mundo em que vivemos, tão sem sentido. O conhecimento que poderia amenizar essa surda angústia, que muitas vezes eles mesmos desconhecem, mas sofrem seus efeitos, está ao alcance de suas inteligências e no entanto, um certo corporativismo os impede... não gostariam de perderem-se no ambiente onde desfrutam do respeito e talvez, amizade.
Quanto a sair deste fórum, o dia que tiver autoridade para isso, certamente banirá várias pessoas. Uma certa inquisição, pois não?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

A quantidade enorme de desequilibrados, em todo lugar, principalmente nas casas espíritas.
Desequilibrados que não revelam risco para a sociedade são ignorados ou reconhecidos como excêntricos, "malucos-beleza" ou possuidores de "dons que estão além da compreensão humana". Raramente esse tipo de desequilíbrio é tratado convenientemente e em geral essas pessoas são acolhidas em centros espíritas, em templos, associações, comunidades, etc das mais diversas religiões, credos e seitas.

Portanto, é preciso não subestimar o número de desequilibrados e os danos que certas práticas místicas, esotéricas e pseudocientíficas podem causar sob a justificativa de desenvolvimento de potencialidades paranormais, onde se inclui o aprendizado e treino para lidar com "espíritos". Isso deveria ser preocupação de uma política de saúde pública e tais práticas proibidas quando se considera os seus perigos.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Seg, 15 Fevereiro 2021 - 14:06 pm
E de outro modo, meu caso, sofro ao ver céticos que sei sensíveis, quanto qualquer pessoa, atônitos ante a complexidade do mundo em que vivemos, tão sem sentido.
Eu não estou atônito. O mundo é uma bosta e pronto. A gente faz o que pode para ir levando.
JungF escreveu:
Seg, 15 Fevereiro 2021 - 14:06 pm
O conhecimento que poderia amenizar essa surda angústia, que muitas vezes eles mesmos desconhecem, mas sofrem seus efeitos, está ao alcance de suas inteligências e no entanto, um certo corporativismo os impede... não gostariam de perderem-se no ambiente onde desfrutam do respeito e talvez, amizade.
É um tanto arrogante achar que detém os conhecimentos superiores que acabariam com a tal de "surda angústia" que, segundo você, nos aflige.

É ofensivo insinuar que nós sabemos que estamos errados e só persistimos no erro para não dar o braço a torcer.
JungF escreveu:
Seg, 15 Fevereiro 2021 - 14:06 pm
Quanto a sair deste fórum, o dia que tiver autoridade para isso, certamente banirá várias pessoas. Uma certa inquisição, pois não?
Vamos dar nome aos bois?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Seg, 15 Fevereiro 2021 - 14:09 pm
Desequilibrados que não revelam risco para a sociedade são ignorados ou reconhecidos como excêntricos, "malucos-beleza" ou possuidores de "dons que estão além da compreensão humana". Raramente esse tipo de desequilíbrio é tratado convenientemente e em geral essas pessoas são acolhidas em centros espíritas, em templos, associações, comunidades, etc das mais diversas religiões, credos e seitas.
No contexto da religião, aqueles que, normalmente, seriam internados num hospício, são respeitados como santos e profetas.
São iluminados que falam com os deuses.

Na antiga Grécia, a pitonisa de Delfos cheirava gases vulcânicos saídos de uma fenda no chão, ficava doidona e dizia coisas sem pé nem cabeça que os outros
tinham que interpretar.

E quantos dos santos das várias religiões, louvados por suas vidas de privação, jejum e pobreza voluntária, não eram, na verdade, loucos?

Aquele cara na Índia que passou a vida toda com um braço erguido até que ele se atrofiou, enquanto se vestia com farrapos e vivia de esmola, era santo ou maluco?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Ricardo
Mensagens: 54
Registrado em: Sáb, 05 Setembro 2020 - 10:16 am

Mensagem por Ricardo »

Embora nem todas as crenças pseudocientíficas sejam necessariamente perigosas, algumas podem ser potencialmente prejudiciais. Platão acreditava que libertar os outros da ignorância, apesar de sua resistência inicial, é algo grande e nobre

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

olhe, tive uma experiência bem desagradável na infãncia e adolescência: minha mãe tem transtornos psiquiatricos até hoje e graças a remédio tarja preta (não me lembro nome agora) nenhuma "voz" se comunica com ela..etc.

hoje estou com 41, entre 10 e 12 anos eu a via conversando sozinha e dava nomes aos entes.

Mas o pior mesmo, foi tentar se matar , também pulou do primeiro andar onde moravámos e machucou minha irmã e meu pai. Foi internada por 1 ano em uma clinica e tal.

espíritas vizinhos diziam que ela estava com obsessores, espiritos vingativos e malvados e que ela deveria ir ao centro.

parentes crentes evangélicos julgavam que não ia mais a igreja

pois bem, na dúvida, muito melhor ter ido ao psiquiatra - é bem verdade que remédio causa efeitos colaterais chatos mas é menos pior que a situação horrível acima relatada.

na no curso mediunico tinha 3 colegas com comportamentos esquisitos:

1 me declarou chorando mesmo que um tal planeta Chupão levaria pessoas aqui da Terra.
outra que disse que os pais a obrigavam a ir naquele lugar que ela considerava chatissimo.
e o 3 que quando saia da instituição via BURACOS negros em seu caminho.

hoje acho melhor sim, procurar atendimento médico. experiencia própria.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Nas minhas andanças místicas/esotéricas conheci gente que falava com gnomos, que recebiam mestres da fraternidade branca materializados no quarto de dormir no meio da madrugada, gente que acreditava que invadia o sonho das pessoas, que tinha por hobby atravessar montanhas em corpo astral, gente que foi abduzida por alienígenas e relatam que possuem chips implantados no corpo, um que se comunicava com os habitantes de um dos satélites de Jupiter, uma garota que recebia mensagens do lorde Ashatar Sheran emitidas direto de sua nave-mãe...Tenho centenas desses casos, sem falar naqueles que apareceram no Clube Cético, como o fulano que parou de comer porque só se alimentava de luz, que dariam para escrever um livro e me divirto com todos eles porque acho fascinante essa capacidade do ser humano de precisar acreditar em bobagens. Todos malucos-beleza que, como disse acima, enquanto inofensivos e felizes têm seus notórios desequilíbrios tolerados e até invejados em alguns casos, porque vendem a falsa idéia de uma sobrenaturalidade. Afinal, quem não gostaria de sair por aí atravessando paredes?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Não se encontram às dúzias, pessoas que afirmam atravessar montanhas ou receberem espíritos materializados no quarto de dormir, se alimentam de luz, etc
Mas encontramos aos milhares pessoas que acreditam na existência dos espíritos e que podem com eles se comunicar, vê-los, etc.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

"Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada." - Friedrich Nietzsche

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Qua, 17 Fevereiro 2021 - 02:55 am
Não se encontram às dúzias, pessoas que afirmam atravessar montanhas ou receberem espíritos materializados no quarto de dormir, se alimentam de luz, etc
Mas encontramos aos milhares pessoas que acreditam na existência dos espíritos e que podem com eles se comunicar, vê-los, etc.
Acreditar é uma coisa...interagir com "espíritos" é outra coisa completamente diferente e ensinar e treinar pessoas para interagir com fantasmas é no mínimo irresponsável, senão criminoso.

O espiritismo nunca consegue provar que os "espíritos" existem, no entanto promove cursos de desenvolvimento de "mediunidade" para estabelecer contato com "eles". Atraem curiosos e pessoas que desejam entender e amplificar as "sombras e sussuros" que percebem e outras que querem aprender a disciplinar o assédio e a interação com fantasmas que os "enlouquecem" com mensagens, conselhos ou tagarelices. Em todos os casos, as pessoas recebem estímulos para ampliar suas "sensibilidades" através da sugestão que pode não dar em nada, na maioria dos casos, mas podem resultar no agravamento do quadro da saúde mental com perda progressiva de seu controle em algumas pessoas. Um paciente que poderia ser tratado com os recursos da psiquiatria é normalmente, "espiritualmente", diagnosticado como vítima de "obsessão" ou no caso de perda total de controle encaminhado pelos próprios espíritas para tratamento médico especializado. Os estímulos de "desenvolvimento mediúnico" agravaram o quadro de saúde mental dos doentes que os espíritas foram incapazes de diagnosticar no início oferecendo diagnósticos e abordagens pseudocientíficas.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 17 Fevereiro 2021 - 08:06 am
"Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada." - Friedrich Nietzsche
Lembrando que ele sabia do que falava pois contraiu sífilis aos 44 anos e sofreu das faculdades mentais até falecer, em 1900, com 54 anos.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Qua, 17 Fevereiro 2021 - 10:13 am
Fernando Silva escreveu:
Qua, 17 Fevereiro 2021 - 08:06 am
"Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada." - Friedrich Nietzsche
Lembrando que ele sabia do que falava pois contraiu sífilis aos 44 anos e sofreu das faculdades mentais até falecer, em 1900, com 54 anos.
Exato. Ele sabia exatamente o que estava dizendo.

Vai desmerecer o testemunho dele sem desmerecer o seu legado?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:
JungF escreveu:
Fernando Silva escreveu: "Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada." - Friedrich Nietzsche
Lembrando que ele sabia do que falava pois contraiu sífilis aos 44 anos e sofreu das faculdades mentais até falecer, em 1900, com 54 anos.
Exato. Ele sabia exatamente o que estava dizendo.

Vai desmerecer o testemunho dele sem desmerecer o seu legado?
O legado de um homem que se destaca em relação aos demais sempre gera, um tanto de ciúmes, um tanto de juízo.
Está assim, no prato da balança de quem analisa este legado.

A propósito, tenho observado que a assombrosa influência da Internet em todas as áreas do conhecimento fez com que, o extraordinário, antes, seja mais ou menos corriqueiro, hoje.

Um jovem de relativa erudição tem maior potencial de julgamento e trabalho que a maioria dos cultuados pensadores do passado. Claro, há exceções quando falamos dos tipos geniais.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Qua, 17 Fevereiro 2021 - 10:42 am
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:
Fernando Silva escreveu: "Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada." - Friedrich Nietzsche
Lembrando que ele sabia do que falava pois contraiu sífilis aos 44 anos e sofreu das faculdades mentais até falecer, em 1900, com 54 anos.
Exato. Ele sabia exatamente o que estava dizendo.

Vai desmerecer o testemunho dele sem desmerecer o seu legado?
O legado de um homem que se destaca em relação aos demais sempre gera, um tanto de ciúmes, um tanto de juízo.
Está assim, no prato da balança de quem analisa este legado.

A propósito, tenho observado que a assombrosa influência da Internet em todas as áreas do conhecimento fez com que, o extraordinário, antes, seja mais ou menos corriqueiro, hoje.

Um jovem de relativa erudição tem maior potencial de julgamento e trabalho que a maioria dos cultuados pensadores do passado. Claro, há exceções quando falamos dos tipos geniais.
Como sempre saindo pela tangente.

Não dependemos do testemunho de Nietzsche para sabermos que ela tem razão, basta uma visita ao hospício.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Qua, 17 Fevereiro 2021 - 12:36 pm
JungF escreveu:
Qua, 17 Fevereiro 2021 - 10:42 am
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:
Fernando Silva escreveu: "Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada." - Friedrich Nietzsche
Lembrando que ele sabia do que falava pois contraiu sífilis aos 44 anos e sofreu das faculdades mentais até falecer, em 1900, com 54 anos.
Exato. Ele sabia exatamente o que estava dizendo.

Vai desmerecer o testemunho dele sem desmerecer o seu legado?
O legado de um homem que se destaca em relação aos demais sempre gera, um tanto de ciúmes, um tanto de juízo.
Está assim, no prato da balança de quem analisa este legado.

A propósito, tenho observado que a assombrosa influência da Internet em todas as áreas do conhecimento fez com que, o extraordinário, antes, seja mais ou menos corriqueiro, hoje.

Um jovem de relativa erudição tem maior potencial de julgamento e trabalho que a maioria dos cultuados pensadores do passado. Claro, há exceções quando falamos dos tipos geniais.
Como sempre saindo pela tangente.

Não dependemos do testemunho de Nietzsche para sabermos que ela tem razão, basta uma visita ao hospício.
Quando um espirita "desanda" dizem que ele nunca foi espírita.
Por exemplo, o João de Deus : antes era aclamado, tinha até reportagens feitas com ele pela Federação Espírita Brasileira(FEB).
Depois da denuncia e prisão FEB declarou que ele nunca foi espirita.

Com a Zibia Gaspareto: até na FEESP fez cursos, depois que passou a "cobrar R$" pelos livros , não é mais espírita.
Havia

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Qua, 17 Fevereiro 2021 - 10:13 am
Fernando Silva escreveu:
Qua, 17 Fevereiro 2021 - 08:06 am
"Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada." - Friedrich Nietzsche
Lembrando que ele sabia do que falava pois contraiu sífilis aos 44 anos e sofreu das faculdades mentais até falecer, em 1900, com 54 anos.
Ele teve problemas mentais depois de velho, sim, o que não significa que já fosse doido antes.

Sua obra deve ser julgada por seus próprios méritos, não por quem teria sido o autor.

Nota: Muita gente inteligentíssima vira velho gagá. É a "perfeição" da espécie humana.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Fernando Silva escreveu:
JungF escreveu:
Fernando Silva escreveu: "Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada." - Friedrich Nietzsche
Lembrando que ele sabia do que falava pois contraiu sífilis aos 44 anos e sofreu das faculdades mentais até falecer, em 1900, com 54 anos.
Ele teve problemas mentais depois de velho, sim, o que não significa que já fosse doido antes.

Sua obra deve ser julgada por seus próprios méritos, não por quem teria sido o autor.

Nota: Muita gente inteligentíssima vira velho gagá. É a "perfeição" da espécie humana.
Espera aí! Um filósofo que aos 44 anos já é sifilítico e demente não ficou assim de uma hora para outra. Isto não coloca sua obra em suspeição?
Vamos analisar seu conceito sobre o bem e o mal, ou, na sua teoria sobre o super-homem, com que desprezo conceitua a humanidade, o homem comum.
Por isto seu Übermensch (super-homem) é tido como uma apologia ao elitismo e não por acaso inspirou (suspeita-se) o Nazifascismo.

Admita Fernando, sua lembrança de que "uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada" pode até ser verdade e ter seu valor, mas não no caso de Nietzsche. :naughty:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Qui, 18 Fevereiro 2021 - 11:57 am
Espera aí! Um filósofo que aos 44 anos já é sifilítico e demente não ficou assim de uma hora para outra.
Não. Assim como os velhos gagás não ficaram gagás de uma hora para outra.

Lembrando que, antigamente, as pessoas envelheciam e morriam bem mais cedo que hoje.
JungF escreveu:
Qui, 18 Fevereiro 2021 - 11:57 am
Isto não coloca sua obra em suspeição?
Esqueça que foi ele que escreveu e analise a obra em si.
JungF escreveu:
Qui, 18 Fevereiro 2021 - 11:57 am
Vamos analisar seu conceito sobre o bem e o mal, ou, na sua teoria sobre o super-homem, com que desprezo conceitua a humanidade, o homem comum.
Por isto seu Übermensch (super-homem) é tido como uma apologia ao elitismo e não por acaso inspirou (suspeita-se) o Nazifascismo.
Existem elites. Aceite isto.

Como já disse alguém:
"A modéstia é a virtude que as mulheres feias exigem das bonitas e os espíritos medíocres, daqueles que lhes são superiores".

Não que Nietzsche fosse um santo, mas o fato de sua obra ter sido, mais tarde, usada pelos nazistas não significa que ele tenha sido nazista.
Pelo contrário, ele era contra os antissemitas, por exemplo.
Responder