Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Notícias e avisos mais recentes sobre o Clube Ceticismo

Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Em janeiro de 2020, o Moderador do fCC Geotecton e o Conselheiro FZap avisaram a todos os membros que o fórum encerraria suas atividades no dia 31 daquele mês.
Eu estava ausente do fórum e sem postar há vários meses.
Num golpe de sorte (existe isso?), passei por lá e aconteceu de ler aquele aviso fatal.

Tomei um susto.

O fórum vai acabar? Assim do nada? E não vai haver continuidade? Vai todo mundo se dispersar e se perder no oceano da internet? Gente que esteve junta por tanto tempo, alguns desde 2005 quando o fCC se formou?

Eu já conhecia Pedro Reis.
Eu e ele já tínhamos bolado um jeito de recuperar uma senha que eu havia perdido, usando uns programas que ele criou para fazer combinações, arranjos e permutações. Portanto, Pedro sabia programar.

Tomei a iniciativa de convocá-lo para ver um jeito de salvar todo o acervo do fórum que estava prestes a bater as botas. Para sempre!
E ele topou a parada.

Tínhamos pouco tempo e corríamos contra o relógio. O mês de janeiro estava em pleno curso e, em alguns dias, o servidor do antigo fCC fecharia de vez o acesso a todos aqueles milhares de tópicos.

Corri e procurei logo um local que pudesse abrigar um fórum com recursos parecidos com o que já estávamos acostumados.
Achei o Forumeiros.
Lá tinha quase tudo o que precisávamos.

E eu comecei lá um ambiente alternativo onde os membros poderiam começar a se cadastrar e se encontrar depois de fechadas as portas do fCC.
O fórum do Forumeiros iniciou novos debates e abrigou todo mundo por alguns meses.
Continua vivo ainda hoje.
Reuniões posteriores decidiram por um servidor próprio e viemos todos para a asa do colega NadaSei, que também mantém o novo Religião É Veneno.

Eu e Pedro (muito mais ele do que eu) elaboramos várias versões de programas e alternativas para salvar o conteúdo daquelas infinitas páginas de tópicos, criados, multiplicados e mantidos por quase 15 anos de intensa atividade do fCC.
A cada versão, uma melhora. E chegamos até a dividir as tarefas entre outros membros, delegando a cada um um trecho do acervo para baixar.

Mas o problema não era só baixar. Até porque ferramentas como o wget já fazia isso. Mas vinha um catatau de material todo embaralhado e impossível de navegar/organizar/estruturar.
Para se ter um material minimamente usável, havia que ter uma ordem na estrutura dos tópicos, associar arquivos aos nomes deles, organizar um índice, fazer a ligação e navegabilidade entre eles, etc.
Uma tarefa monstruosa para se fazer manualmente.

Com a evolução dos trabalhos e da compreensão do problema, conseguimos, enfim, ter todo o acervo baixado e organizado antes do fim do prazo, dia 31 de janeiro e último dia de vida do velho e agora finado fCC.

Material esse que disponibilizamos apenas para os membros veteranos, para fins de consulta, referência e memória, sem possibilidade de edição ou alteração do conteúdo.
Não está aberto ao público, atendendo até um pedido dos antigos responsáveis pelo fCC.

No dia 22, depois de amanhã, o fórum alternativo no Forumeiros completará 1 ano de existência.
O fórum presente, aqui nos domínios de NadaSei, nasceu depois. Pegarei com ele a data oficial de criação para fins de comemoração.

Vamos brindar à nossa sobrevivência!
Que venham mais 200 anos!


:banana-dance: :banana-dreads: :banana-guitar: :banana-rainbow: :banana-rock: :banana-stoner: :happy-cheerleadersmileyguy: :happy-jumpeveryone: :happy-partydance: :happy-partydance: :happy-partydance: :happy-smileyflower: :music-guitarred:

Imagem Imagem Imagem Imagem

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

O histórico mais detalhado da formação dos fóruns atuais está bem descrito no seguinte tópico:

Quadro de avisos - Notícias sobre o encerramento do Clube Cético

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Apesar da correria do momento para salvar os dados e avisar a quem não estivesse mais tão ativo no fórum sobre o eventual encerramento, no fim, obtivemos sucesso.

Muitos dos foristas de lá estão aqui novamente conosco, bem como, apesar do período de mudanças ter tido algumas incertezas, no fim nos estabelecemos novamente, pudemos proceder e conseguir manter um ambiente de contato e debates/conversas.

Vida longa ao Clube Ceticismo! :obscene-drinkingcheers:

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Avatar do usuário
Cinzu
Mensagens: 1110
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 16:06 pm

Mensagem por Cinzu »

Gostaria de deixar meus agradecimentos ao NadaSei por se disponibilizar a hospedar este espaço; ao Pedro Reis e demais pela disponibilidade em salvar o conteúdo do Clube Cético; ao Gabarito pelo enorme empenho em fazer a transição, tendo todo o trabalho de organizar o forumeiros e depois ajudar por aqui também; e por fim, a todos aqueles que contribuíram a manter nosso fórum ativo.

Gostaria que nosso ambiente de debates céticos continuasse por muito tempo.

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cinzu escreveu:
Qui, 21 Janeiro 2021 - 01:39 am
Gostaria de deixar meus agradecimentos ao NadaSei por se disponibilizar a hospedar este espaço; ao Pedro Reis e demais pela disponibilidade em salvar o conteúdo do Clube Cético; ao Gabarito pelo enorme empenho em fazer a transição, tendo todo o trabalho de organizar o forumeiros e depois ajudar por aqui também; e por fim, a todos aqueles que contribuíram a manter nosso fórum ativo.

Gostaria que nosso ambiente de debates céticos continuasse por muito tempo.
Cheers!!! :obscene-drinkingcheers:

Agradecimentos e um brinde também ao Fernando Silva!

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Pedro Reis
Mensagens: 810
Registrado em: Ter, 24 Março 2020 - 11:28 am

Mensagem por Pedro Reis »

Tempo passando voando.

Pra mim foi muito bom, aprendi imensamente com Gabarito.

De vez em quando ele aparece com umas loucuras e eu só balanço a cabeça e penso: "Isso não tem a menor chance de dar certo."

Há um ano não sabia praticamente nada dessas tecnologias de front-end, mas ele sabia bem mais que eu e dizia "vamos que dá". E uma galera tentando com ferramentas já bastante conhecidas sem sucesso e eu pensava: "é claro que não dá,
poxa!".

Mas a gente entrou num frenesi de trabalho naqueles últimos dias, correndo contra o relógio, nos comunicando o tempo todo, e não é que deu mesmo...

Mas era só a parte "fácil", fazer o sistema do fórum gerar todas as páginas possíveis e enviar tudo pra gente. Difícil seria desenvolver um software que editasse centenas de milhares de arquivos de modo que parecesse para alguém acessando aqueles htmls que ainda existia um sistema de fórum no back-end.

Aí pintou o NadaSei no pedaço e o cara já tinha feito isso com o ReV. Mas ele estava enrolado com outras coisas e não podia nos ajudar. Bom, pelo menos alguém já tinha feito... então era possível.

Só que pra mim que não manjava nada parecia bem difícil. No entanto das minhas interações com o NadaSei e o Gabarito foi surgindo a luz no fim do túnel. Algumas luzes.

Por um lado eu estava gerando um conjunto de arquivos JSON pro NadaSei e disso estavam surgindo umas ferramentas interessantes para fazer o parsing daqueles códigos. Por outro o Gabarito estava bolando umas soluções com regexps pra editar o código e já tinha me mandado uns exemplos, mas um dia me toquei como aquilo era poderoso e foi tipo... eureka!!! Refiz tudo, dessa vez me baseando naquelas regexps, e dois dias depois o NadaSei estava botando o velho fórum no
ar!

O velho CC estava salvo para todo o sempre.

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Avatar do usuário
NadaSei
Site Admin
Mensagens: 87
Registrado em: Dom, 09 Fevereiro 2020 - 17:11 pm
Localização: Ilha Comprida
Contato:

Mensagem por NadaSei »

Feliz aniversario pessoal.

Eu estive trocando muito de trabalho nesses últimos meses desde que perdi meu principal cliente, por isso ando sumido tanto aqui quanto no RV. Agora parece que estou novamente com um bom projeto de longo prazo e já volto a reativar meus projetos pessoais que incluem o futuro do RV e do CC.
Eu espero poder ter alguma novidade para vocês em breve e isso inclui a conversão do antigo CC para um fórum real com banco de dados, ao invés de um acervo estático como é hoje.

Tanto o phpBB quanto o "Vanilla foruns", que são os dois sistemas de fórum usados pelo CC e pelo RV, são projetos antigos que estão meio largados e os desenvolvedores não trouxeram para a nova realidade de aplicações de pagina única usando frameworks modernos, nem estão aptos a seguir na era das aplicações mobile, então é muito difícil manter tudo funcionando com os recursos eu gostaria de ter.
Eu já estou trabalhando para corrigir isso e devo ter novidades sobre isso tudo em breve.

Tanto o RV quanto o CC tem um passado glorioso e vocês podem ter certeza que do que depender de mim, aqueles que viveram no passado a época de "prata" desses espaços, vão descobrir que a época de "ouro" ainda está por vir.
Em tempos de fakenews e polarização nas redes sociais espaços como esse são fundamentais, mas os mecanismos de fórum ficaram um pouco ultrapassados e isso é algo que eu acredito que posso corrigir e já estou trabalhando para isso.

Pra mim pessoalmente ambos os espaços são de extrema importância e foram vitais para o meu próprio desenvolvimento pessoal. Foi nesses fóruns no inicio da internet que eu comecei a ter contato com filosofia e economia politica, assim como foi onde eu pude trabalhar o meu ceticismo e afiar meu raciocínio lógico.
Então eu tenho a motivação pessoal para estar me preocupando em ajudar a manter esses espaços e espero que as nossas duas pequenas comunidades que se mantêm ativas até hoje possam voltar a crescer e bilhar em um futuro próximo.

Meus parabéns especiais ao Gabarito e ao Pedro Reis que são os principais responsáveis por não terem deixado a peteca cair e conseguiram manter o fórum vivo e a comunidade ativa.

Vida longa ao Clube Ceticismo!
O homem prefere parecer ao invés de realmente ser. :oops:

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Uau!!!1!!!!1111!!!! Legal! Parabéns!

Fico feliz de ver a sua motivação empreendedora que reconhece o passado ao mesmo tempo em que constrói uma visão do futuro. Conte sempre comigo.

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Qui, 21 Janeiro 2021 - 10:42 am
Cinzu escreveu:
Qui, 21 Janeiro 2021 - 01:39 am
Gostaria de deixar meus agradecimentos ao NadaSei por se disponibilizar a hospedar este espaço; ao Pedro Reis e demais pela disponibilidade em salvar o conteúdo do Clube Cético; ao Gabarito pelo enorme empenho em fazer a transição, tendo todo o trabalho de organizar o forumeiros e depois ajudar por aqui também; e por fim, a todos aqueles que contribuíram a manter nosso fórum ativo.

Gostaria que nosso ambiente de debates céticos continuasse por muito tempo.
Cheers!!! :obscene-drinkingcheers:

Agradecimentos e um brinde também ao Fernando Silva!
Tim-tim 8-)

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Avatar do usuário
criso
Mensagens: 666
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 15:57 pm
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por criso »

Parabéns a todos os envolvidos!

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

Parabéns a vcs pelo ótimo trabalho!

O novo forum ficou bem melhor hospedado aqui, mas acho que vários usuários não migraram do forumeiros para cá, ou estou enganado?

Um que eu lembro do velho fCC que ficou para trás foi o geotecton, e acho que o vi no forumeiros.

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Titoff escreveu:
Ter, 26 Janeiro 2021 - 21:31 pm
Parabéns a vcs pelo ótimo trabalho!

O novo forum ficou bem melhor hospedado aqui, mas acho que vários usuários não migraram do forumeiros para cá, ou estou enganado?

Um que eu lembro do velho fCC que ficou para trás foi o geotecton, e acho que o vi no forumeiros.
Verdade. Grande Geo, faz falta.

Porém o meu sexto sentido clarividente aponta para a certeza que ele lê cada linha que é postada aqui, assim como outros do politburo do CC. 8-)

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Passamos batido em 2022 e não registramos o aniversário do fórum.

Agora em janeiro, completamos 3 anos desde que o antigo fCC deixou de existir.
Criamos um fórum intermediário antes de fazer depois a mudança definitiva para os domínios de NadaSei.
Ele continua vivo, porém sem movimentação desde que viemos para cá.
Pode ser encontrado aqui:

Clube Ceticismo

Há um tópico nele que conta toda a história da transição.



Imagem

Re: Aniversário dos fóruns que deram continuidade ao fCC

Avatar do usuário
Zero
Mensagens: 280
Registrado em: Sex, 28 Fevereiro 2020 - 13:29 pm

Mensagem por Zero »

Vida longa ao Clube Ceticismo! :obscene-drinkingcheers:
Responder