Factcheck e catálogos de sites com conteúdos conspiracionistas

Área destinada as teorias de que o impeachment foi "golpe", o homem não foi a lua, a terra é plana e outras maluquices do tipo

Factcheck e catálogos de sites com conteúdos conspiracionistas

Agnoscetico
Registrado em: Sáb, 21 21America/Sao_Paulo Março 21America/Sao_Paulo 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

Re: Factcheck e catálogos de sites com conteúdos conspiracionistas

Fernando Silva
Conselheiro
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Podemos acrescentar, embora não sejam especificamente sobre política e teorias da conspiração:
boatos.org
quatrocantos.com
e-farsas.com/

Agnoscetico
Registrado em: Sáb, 21 21America/Sao_Paulo Março 21America/Sao_Paulo 2020 - 11:46 am

Fernando Silva escreveu:
Sáb, 25 25America/Sao_Paulo Abril 25America/Sao_Paulo 2020 - 09:14 am
Podemos acrescentar, embora não sejam especificamente sobre política e teorias da conspiração:
boatos.org
quatrocantos.com
e-farsas.com/

Boatos.org e E-farsas. conheço também. Esqueci de postar.

Quatrocantos não conhecia.

E tem esse que eu acho que alguém postou aqui no fórum:

https://pleno.news/e-fake

Agnoscetico

Esse Worldtruth andei vendo umas coisas nele, parece um pseudo-factcheck (uma mídia com viés tendencioso reacionário se oassandi por factcheck neutro / imparcial).
Fiquei na dúvida.

Fernando Silva
Conselheiro
Registrado em: Ter, 11 11America/Sao_Paulo Fevereiro 11America/Sao_Paulo 2020 - 08:20 am

Fernando Silva
Conselheiro

Uma lista de sites divulgadores de fake news:
Anexos
sites_que_divulgam_fake_news.jpg

Agnoscetico

Fernando Silva escreveu:
Seg, 25 25America/Sao_Paulo Maio 25America/Sao_Paulo 2020 - 09:00 am
Mais um:
https://projetocomprova.com.br
Anotado

Gabarito
Site Admin
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Mais um:
https://projetocomprova.com.br
Fernando Silva escreveu:
Uma lista de sites divulgadores de fake news:
Altamente suspeito!

Acompanho o Caneta.org e nunca encontrei Fake News por lá.
Sabe de alguma?

Por sinal, nessa imagem anexada só tem páginas da Direita, muitas delas, de fato, com conteúdo duvidoso e possivelmente divulgadoras de notícias falsas.
Não vou checar tudo, mas eu sei que o Caneta não é.

Gabarito
Site Admin
Registrado em: Seg, 02 02America/Sao_Paulo Março 02America/Sao_Paulo 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Aliás, não tem páginas da Esquerda nas Agências de checagem?

Caneta FactCheck 1.jpg
Caneta FactCheck 2.png
Caneta FactCheck 2.png (11 KiB) Exibido 159 vezes
Caneta FactCheck 3.png
Caneta FactCheck 3.png (24.9 KiB) Exibido 159 vezes

Agnoscetico

Gabarito escreveu:
Seg, 25 25America/Sao_Paulo Maio 25America/Sao_Paulo 2020 - 09:55 am
Aliás, não tem páginas da Esquerda nas Agências de checagem?

Caneta FactCheck 1.jpg

Caneta FactCheck 2.png

Caneta FactCheck 3.png
Sobre Revista Piauí eu tinha desconfiança sobre serem de esquerda, mas não tenho certeza.
Aosfatos tem alguma relação com Revista Piauí e o factcheck deles, mas também talvez teria certificado (se é algo 100% certificado na vida) do https://www.factcheck.org (seriam eles de esquerda?)

Mas os Aosfatos pista notícias que muiras mídias de esquerda como Brasil247 e outras postam. Ja teve quem acusasse Aosfatos de ser pró-Bolsonaro por ter postado uma refutação a notícias contra ele. Se são esquerdistas não sei,

Agora, um site citado aí com título "Caneta desesquerdizadora", se for levar em consideração o título literalmente, não dá pra confiar como sendo imparcial, o viés anti-esquerda já ficaria claro - notícias verídicas que favorecessem a esquerda poderiam ser omitidas ou distorcidas.

Gabarito
Site Admin

Mensagem por Gabarito »

Agnoscetico escreveu:
Seg, 25 25America/Sao_Paulo Maio 25America/Sao_Paulo 2020 - 17:47 pm

Agora, um site citado aí com título "Caneta desesquerdizadora", se for levar em consideração o título literalmente, não dá pra confiar como sendo imparcial, o viés anti-esquerda já ficaria claro - notícias verídicas que favorecessem a esquerda poderiam ser omitidas ou distorcidas.

Sim, tem viés.
Mas não é página disseminadora de FakeNews com alega o Comprova.

A propósito, seria muito mais completo o trabalho se o Comprova colocasse uma notícia falsa de cada uma das páginas que ela aponta como divulgadoras de FakeNews.
Somente fazer a lista e dizer "São todas divulgadoras de FakeNews" não pode ser visto como um trabalho sério e confiável.
Baseado em quê o Comprova faz tal afirmação? Na sua própria autoridade?
Se já pegou alguém em FakeNews, que coloque os exemplos ao lado de cada nome.

É muito bom elaborar listas negras sem apresentar provas.

Os outros, eu não sei e posso estar errado, mas não tenho conhecimento de FakeNews divulgada pela Caneta.
Não tenho acompanhado a página desde o meio do ano passado, mas do que eu vi desde o seu começo até então, nunca vi FakeNews por lá.
Mas sim, tem viés anti esquerda.

Agnoscetico

Gabarito escreveu:
Seg, 25 25America/Sao_Paulo Maio 25America/Sao_Paulo 2020 - 18:22 pm
Agnoscetico escreveu:
Seg, 25 25America/Sao_Paulo Maio 25America/Sao_Paulo 2020 - 17:47 pm

Sim, tem viés.
Mas não é página disseminadora de FakeNews com alega o Comprova.

A propósito, seria muito mais completo o trabalho se o Comprova colocasse uma notícia falsa de cada uma das páginas que ela aponta como divulgadoras de FakeNews.
Somente fazer a lista e dizer "São todas divulgadoras de FakeNews" não pode ser visto como um trabalho sério e confiável.
Baseado em quê o Comprova faz tal afirmação? Na sua própria autoridade?
Se já pegou alguém em FakeNews, que coloque os exemplos ao lado de cada nome.

É muito bom elaborar listas negras sem apresentar provas.

Os outros, eu não sei e posso estar errado, mas não tenho conhecimento de FakeNews divulgada pela Caneta.
Não tenho acompanhado a página desde o meio do ano passado, mas do que eu vi desde o seu começo até então, nunca vi FakeNews por lá.
Mas sim, tem viés anti esquerda.
Esse Caneta.org é o mesmo "Caneta desesquerdizadora" ?
Se for, nesse mesmo post da foto, mesmo que ele não fosse disseminador de fake news (pelo que tu disse), eke insinua que mídias como Aosfatos e outros seriam de esquerda com intento de desmerecer eles como fonte de notícias.

https://pt-pt.facebook.com/desesquerdiz ... =3&theater

Fernando Silva
Conselheiro

Páginas com viés, desde que se atenham aos fatos e que levemos em conta que só mostram um lado da realidade, são válidas como fonte.

Por exemplo, sites protestantes são ótimas fontes de fatos que desabonam a Igreja Católica.
Responder