Acidentes aéreos

Área destinada as teorias de que o impeachment foi "golpe", o homem não foi a lua, a terra é plana e outras maluquices do tipo

Acidentes aéreos

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Tutu
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Hoje um avião com 62 pessoas caiu em Vinhedo (SP), matando todos que estavam a bordo. Sempre que há um acidente aéreo, todo mundo morre. Podemos lembrar do Avião da Malásia que sumiu, do Avião que caiu no Atlântico indo para França e do Voo da Chapecoense.

Sempre vejo dizer que o avião é o meio de transporte mais seguro, mas os acidentes (com mortes) tem uma frequência. Muitas pessoas importantes que são incômodo para certos grupos de poder acabaram morrendo.
Políticos mortos em acidente aéreo

* Teori Zavascki: Como relator da operação Lava Jato no STF, estava se preparando para homologar a delação de executivos da Odebrecht, que pode incriminar diversos políticos em esquemas de corrupção. Morreu na queda de um avião em Paraty (RJ) em 19 de janeiro de 2017.

* Eduardo Campos: Ex-governador de Pernambuco, morreu durante campanha para a Presidência da República. Seu avião caiu em Santos (SP), em 13 de agosto de 2014.

* José Carlos Martinez: Foi deputado federal e presidente do PTB. Morreu em 4 de outubro de 2003 na queda de um avião de sua propriedade em Guaratuba (PR).

* Ulysses Guimarães: Era deputado federal e já havia sido presidente da Câmara e ministro. Morreu em 12 de outubro de 1992 na região de Angra dos Reis (RJ). O helicóptero em que viajava com o ex-senador Severo Gomes caiu no mar e seu corpo nunca foi encontrado.

* Marcos Freire: Foi deputado e senador e era ministro da Reforma Agrária quando morreu, em 8 de setembro de 1987, no Pará.

* Clériston Andrade: Foi prefeito de Salvador (BA) e morreu durante campanha ao governo da Bahia, em 1º de outubro de 1982, em um acidente de helicóptero

* Filinto Müller: Chefe da polícia política de Getúlio Vargas, foi senador e presidente da Arena - Aliança Renovadora Nacional. Morreu em 11 de julho de 1973, em um pouso de emergência de um avião da Varig em Paris, França.

* Castelo Branco: Foi presidente da República durante a ditadura militar. Morreu em 18 de julho de 1967, em um acidente com avião da Força Aérea Brasileira em Fortaleza (CE).

* Roberto Silveira: Foi governador do Rio de Janeiro. Morreu em 28 de fevereiro de 1961, oito dias após a queda de um helicóptero em Petrópolis (RJ).

* Nereu Ramos: Presidente da República por dois meses, entre 1955 e 1956. Morreu na queda de um avião em São José dos Pinhais (PR), em 16 de julho de 1958.

* Salgado Filho: Foi deputado federal, ministro do Trabalho, ministro da Aeronáutica e senador. Morreu em um acidente com um bimotor durante campanha ao governo do Rio Grande do Sul, em 30 de julho de 1950 em São Francisco de Assis (RS).

* Lauro de Freitas: Foi deputado federal. Morreu na queda de uma aeronave de pequeno porte durante campanha para o governo da Bahia, em 11 de setembro de 1950, em Bom Jesus da Lapa (BA).
https://www.oliberal.com/politica/relem ... s-1.816204

Há suspeitas nas mortes de Ebrahim Raisi e Yevgeny Prigozhin.

A exceção é Tancredo Neves, que não usaram avião, e sim veneno com a "notícia oficial" que estava doente do coração. Pessoas como Sarney e Collor foram criminosos da pior espécie e mandavam matar desafetos escondido.

Re: Acidentes aéreos

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Tutu escreveu:
Sex, 09 Agosto 2024 - 16:28 pm
Sempre vejo dizer que o avião é o meio de transporte mais seguro, mas os acidentes (com mortes) tem uma frequência. Muitas pessoas importantes que são incômodo para certos grupos de poder acabaram morrendo.
Quem foram as pessoas importantes para grupos de acidentes que morreram nesse acidente aéreo? Não ficou claro.

Re: Acidentes aéreos

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Cinzu escreveu:
Sex, 09 Agosto 2024 - 17:14 pm
Tutu escreveu:
Sex, 09 Agosto 2024 - 16:28 pm
Sempre vejo dizer que o avião é o meio de transporte mais seguro, mas os acidentes (com mortes) tem uma frequência. Muitas pessoas importantes que são incômodo para certos grupos de poder acabaram morrendo.
Quem foram as pessoas importantes para grupos de acidentes que morreram nesse acidente aéreo? Não ficou claro.
É só ver os exemplos recentes. Teori Zavascki, que estava cuidando da lava-jato. Eduardo Campos, que tinha potencial de terceira via nas eleições. Ulysses Guimarães era popular na época.

Nos acidentes específicos, como o desta sexta-feira, não falaram de nenhum político. Mas não podemos descartar a possibilidade de ter algum investigador anônimo investigando quadrilha ou um empresário concorrente concorrente de algum outro grupo. Para o bandido, basta que o alvo esteja vulnerável e a vida dos demais não importa para eles.

Re: Acidentes aéreos

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Tutu escreveu:
Sex, 09 Agosto 2024 - 19:48 pm
Cinzu escreveu:
Sex, 09 Agosto 2024 - 17:14 pm
Tutu escreveu:
Sex, 09 Agosto 2024 - 16:28 pm
Sempre vejo dizer que o avião é o meio de transporte mais seguro, mas os acidentes (com mortes) tem uma frequência. Muitas pessoas importantes que são incômodo para certos grupos de poder acabaram morrendo.
Quem foram as pessoas importantes para grupos de acidentes que morreram nesse acidente aéreo? Não ficou claro.
É só ver os exemplos recentes. Teori Zavascki, que estava cuidando da lava-jato. Eduardo Campos, que tinha potencial de terceira via nas eleições. Ulysses Guimarães era popular na época.

Nos acidentes específicos, como o desta sexta-feira, não falaram de nenhum político. Mas não podemos descartar a possibilidade de ter algum investigador anônimo investigando quadrilha ou um empresário concorrente concorrente de algum outro grupo. Para o bandido, basta que o alvo esteja vulnerável e a vida dos demais não importa para eles.
Isso me soa conspiratório.

Particularmente, penso que há formas mais fáceis de matar pessoas ao invés de derrubar um avião.

Re: Acidentes aéreos

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Tutu
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Mensagem por Tutu »

Cinzu escreveu:
Sex, 09 Agosto 2024 - 19:54 pm
Isso me soa conspiratório.

Particularmente, penso que há formas mais fáceis de matar pessoas ao invés de derrubar um avião.
O ideal é não levantar suspeitas. Quando é um assassinato, abrem investigação e começam a suspeitar de interessados na morte.

Re: Acidentes aéreos

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Sex, 09 Agosto 2024 - 16:28 pm
Sempre vejo dizer que o avião é o meio de transporte mais seguro, mas os acidentes (com mortes) tem uma frequência. Muitas pessoas importantes que são incômodo para certos grupos de poder acabaram morrendo.
Os aviões das grandes empresas aéreas são bastante seguros, mas o mesmo não se aplica a aviões pequenos, sem manutenção regular, voando em regiões remotas sem cobertura do controle aéreo.

A cada instante, há mais de 100.000 pessoas voando por aí.
Imagem

Re: Acidentes aéreos

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Neste caso, há o depoimento de uma passageira que sempre trocava de voo para não pegar esta aeronave em particular porque estava com problemas.

https://lulacerda.ig.com.br/2024/08/jor ... eja-video/

https://odia.ig.com.br/brasil/2024/08/6 ... epass.html

E este modelo de avião teve 5 acidentes nos últimos 10 anos.

Re: Acidentes aéreos

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Todo mundo começou a falar que era gelo nas asas no mesmo minuto em que o avião caiu em Vinhedo mas pelo jeito foi falta de manutenção pura e simples, hoje vi no canal do Feltrin do Youtube que a empresa devia até as cuecas, passou por uma recuperação judicial em 2012 e se preparava para negociar outra, tinha dívidas de milhões com diversos fornecedores.

Avião é seguro desde que se faça a manutenção devida.

Pelo pouco que sei sobre aviação, o modo como ele rolou de lado quase parando no ar indica um problema sério na hélice de um dos motores, como disse o Lito Souza, gelo pode ser UM dos fatores mas sozinho não derruba avião ou não haveria transporte aéreo no inverno em países onde há nevascas.

Esse modelo tem uma sistema que permite mudar o ângulo das pás de modo que ofereçam pouca resistência se for desligado em vôo por um problema qualquer, tenho quase certeza que o motor funcionava bem e esse sistema deu pau fazendo o rotor jogar ar para frente como um reverso de jato.

Um motor fazendo o que deveria e outro fazendo o contrário.

Re: Acidentes aéreos

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Dom, 11 Agosto 2024 - 20:15 pm
Pelo pouco que sei sobre aviação, o modo como ele rolou de lado quase parando no ar indica um problema sério na hélice de um dos motores, como disse o Lito Souza, gelo pode ser UM dos fatores mas sozinho não derruba avião ou não haveria transporte aéreo no inverno em países onde há nevascas.
Os aviões têm recursos para degelar as asas e as hélices (e as janelas). Mas tem que haver manutenção constante.
Esse avião em particular já estava todo remendado e ainda tinha vários problemas por remendar.

Re: Acidentes aéreos

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 12 Agosto 2024 - 10:56 am
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Dom, 11 Agosto 2024 - 20:15 pm
Pelo pouco que sei sobre aviação, o modo como ele rolou de lado quase parando no ar indica um problema sério na hélice de um dos motores, como disse o Lito Souza, gelo pode ser UM dos fatores mas sozinho não derruba avião ou não haveria transporte aéreo no inverno em países onde há nevascas.
Os aviões têm recursos para degelar as asas e as hélices (e as janelas). Mas tem que haver manutenção constante.
Esse avião em particular já estava todo remendado e ainda tinha vários problemas por remendar.
Por isso achei que o problema era no sistema da hélice, não tem gelo ou erro do piloto que faça um avião cair de 500km/H para menos de 300 em 30 segundos conforme mostraram no flyght radar.
Mesmo sem os dois motores ele ainda planaria por algum tempo mas não desceria na vertical

Re: Acidentes aéreos

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

E estão dizendo que passou por reparos estruturais 30 dias atrás, tem alguma coisa fedendo nisso.

Re: Acidentes aéreos

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 12 Agosto 2024 - 12:57 pm
E estão dizendo que passou por reparos estruturais 30 dias atrás, tem alguma coisa fedendo nisso.
O pneu furou numa aterrissagem, o avião bateu na pista e ficou meio prejudicado.

Re: Acidentes aéreos

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 13 Agosto 2024 - 08:01 am
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Seg, 12 Agosto 2024 - 12:57 pm
E estão dizendo que passou por reparos estruturais 30 dias atrás, tem alguma coisa fedendo nisso.
O pneu furou numa aterrissagem, o avião bateu na pista e ficou meio prejudicado.
Se voltou a voar então o reparo foi bem executado, mas desde o acidente eu não vejo modo de um avião perder sustentação daquele modo sem dano nas hélices ou falha estrutural.

Só gelo nas asas não faz aquilo.

Re: Acidentes aéreos

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Gorducho
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Mensagem por Gorducho »

Sr. Arcanjo Lúcifer escreveu:
Ter, 13 Agosto 2024 - 12:34 pm
Só gelo nas asas não faz aquilo.
Faz. Asa tem que ter secção em forma de aerofólio pra propiciar sustentação via adequado fluxo de ar. Gelo deforma. Por isso têm os sistemas diversos contra gelo nas asas + profundores.
E até mesmo pode ser necessário sair daqueles FLs.
Do livro Meteorologia de João Baptista Sonnemaker, usado nos cursos pra PP – PC – IFR – PLA:
INTENSIDADE DO GELO
[…]
4. Extremamente forte – O uso do sistema contra gelo se torna insuficiente; exige a mudança imediata de FL; […]
Pelo que pude perceber das imagens entrou em parafuso que foi se achatando – o que sói acontecer c/parafusos não controlados de imediato. Parafuso chato NÃO TEM recuperação exceto em aeroplanos # acrobática.

Obs: tive carteira de PP – não renovada por falta d’aonde voar :(

Re: Acidentes aéreos

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Gabarito
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Mensagem por Gabarito »

Gorducho escreveu:
Ter, 13 Agosto 2024 - 16:20 pm

Só gelo nas asas não faz
Pelo que pude perceber das imagens entrou em parafuso que foi se achatando – o que sói acontecer c/parafusos não controlados de imediato. Parafuso chato NÃO TEM recuperação exceto em aeroplanos # acrobática.

Obs: tive carteira de PP – não renovada por falta d’aonde voar :(

Ou seja, uma vez em parafuso chato, não se trata mais de aerodinâmica. É queda-livre. É o mesmo que um peso de papel caindo de cima da mesa ao chão.

A aerodinâmica não vai ajudar.

Re: Acidentes aéreos

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Gorducho
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VER ABAIXO
Editado pela última vez por Gorducho em Ter, 13 Agosto 2024 - 17:19 pm, em um total de 2 vezes.

Re: Acidentes aéreos

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Gorducho
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Mensagem por Gorducho »

FAA - STALL AND SPIN AWARENESS TRAINING
pg. 6 escreveu:110. TYPES OF SPINS.
[...]
c. A flat spin is characterized by a near level pitch and roll attitude with the spin axis near the CG of the airplane. Recovery from a flat spin may be extremely difficult and, in some cases, impossible.

Re: Acidentes aéreos

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Gorducho escreveu:
Ter, 13 Agosto 2024 - 16:20 pm
Sr. Arcanjo Lúcifer escreveu:
Ter, 13 Agosto 2024 - 12:34 pm
Só gelo nas asas não faz aquilo.
Faz. Asa tem que ter secção em forma de aerofólio pra propiciar sustentação via adequado fluxo de ar. Gelo deforma. Por isso têm os sistemas diversos contra gelo nas asas + profundores.
E até mesmo pode ser necessário sair daqueles FLs.
Do livro Meteorologia de João Baptista Sonnemaker, usado nos cursos pra PP – PC – IFR – PLA:
INTENSIDADE DO GELO
[…]
4. Extremamente forte – O uso do sistema contra gelo se torna insuficiente; exige a mudança imediata de FL; […]
Pelo que pude perceber das imagens entrou em parafuso que foi se achatando – o que sói acontecer c/parafusos não controlados de imediato. Parafuso chato NÃO TEM recuperação exceto em aeroplanos # acrobática.

Obs: tive carteira de PP – não renovada por falta d’aonde voar :(
Então concorda que deve ter algo errado além do gelo? Foi UMA das causas mas não a única.

Re: Acidentes aéreos

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Gabarito escreveu:
Ter, 13 Agosto 2024 - 16:29 pm
Gorducho escreveu:
Ter, 13 Agosto 2024 - 16:20 pm

Só gelo nas asas não faz
Pelo que pude perceber das imagens entrou em parafuso que foi se achatando – o que sói acontecer c/parafusos não controlados de imediato. Parafuso chato NÃO TEM recuperação exceto em aeroplanos # acrobática.

Obs: tive carteira de PP – não renovada por falta d’aonde voar :(

Ou seja, uma vez em parafuso chato, não se trata mais de aerodinâmica. É queda-livre. É o mesmo que um peso de papel caindo de cima da mesa ao chão.

A aerodinâmica não vai ajudar.
Só acho estranho a queda de velocidade de 500 e bolinha para menos de 300 em 30 segundos que foi a causa do início da perda de controle, não tem como pisar no freio desse modo.

Re: Acidentes aéreos

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Gorducho
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Mensagem por Gorducho »

Essa queda de velocidade sabe-se como?
Obs: note que Flight Radar detecta VS.
Sr. Arcanjo Lucifer escreveu:Então concorda que deve ter algo errado além do gelo? Foi UMA das causas mas não a única.
:?:
Gelo pode ter causado o parafuso que se achatou...
Podem tomadas de Pitot terem sido obstruídas...
Evidentemente que só a "caixa preta" e o Inquérito CENIPA vão elucidar.

Re: Acidentes aéreos

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Ok, vamos esperar os 30 dias para ver.

Re: Acidentes aéreos

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Arcanjo Lúcifer escreveu:
Ter, 13 Agosto 2024 - 12:34 pm
Fernando Silva escreveu:
Ter, 13 Agosto 2024 - 08:01 am
O pneu furou numa aterrissagem, o avião bateu na pista e ficou meio prejudicado.
Se voltou a voar então o reparo foi bem executado, mas desde o acidente eu não vejo modo de um avião perder sustentação daquele modo sem dano nas hélices ou falha estrutural.
Se voltou a voar, é porque o reparo foi suficiente para tal, mas nada garante que tenha sido bem executado ou duradouro.

Re: Acidentes aéreos

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Cinzu
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Mensagem por Cinzu »

Menos de uma semana após cair o avião em São Paulo, houve um segundo acidente, desta vez no Mato Grosso.
Avião de pequeno porte cai e deixa 5 mortos em Mato Grosso

Um avião de pequeno porte caiu próximo a zona rural do município de Apiacás, no extremo norte de Mato Grosso, na manhã desta quinta-feira (15). Ninguém sobreviveu, informou a Polícia Civil.

O que aconteceu
Cinco pessoas estavam na aeronave de prefixo PS-AAS. O bimotor foi fabricado em 2010, informou a Polícia Civil.

O avião estava registrado no nome do empresário Arni Spiering, 69, uma das vítimas. Nas redes sociais, o clube de futebol União Esporte Clube, time de Rondonópolis do qual Arni já foi presidente, lamentou a morte.
Na aeronave estavam ainda outros três passageiros e o piloto, identificado como Helder de Souza, de 44 anos. Ao UOL, a pousada Amazônia Fishing Lodge, que fica na divisa de Mato Grosso com o Pará, informou que as vítimas estavam hospedadas no local desde segunda-feira (12) para praticar pescaria.

Dois netos do empresário, que não tiveram os nomes divulgados, também morreram. Segundo a polícia, ainda não é possível identificar todas as vítimas em razão do estado em que se encontram os corpos. Confirmação oficial será feita apenas com os exames periciais. Corpos serão levados à unidade de medicina legal da Politec na cidade de Alta Floresta para os exames de perícia e identificação.

Um funcionário da empresa de Arni Spiering também morreu. Ademar de Oliveira de Júnior era gerente comercial da Sementes Ouro Branco. Ele também atuava como diretor da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso. Em um comunicado, o órgão lamentou a morte dele. "Diante dessa perda a diretoria da Aprosmat roga a Deus conforto espiritual e se solidariza com toda as famílias, funcionários e amigos", diz nota de pesar.

Avião caiu em zona rural
Bimontor caiu em uma fazenda a 80 quilômetros da cidade de Apiacás, a 988 km de Cuiabá. A Delegacia da Polícia Civil de Apiacás está com uma equipe no local do acidente para apurar as circunstâncias.

Aeronave explodiu na queda e ninguém sobreviveu. "Outras informações serão repassadas ao longo do dia, após encerramento das diligências no local do acidente", informou a corporação.

Veja mais em https://noticias.uol.com.br/cotidiano/u ... copiaecola

Re: Acidentes aéreos

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Fernando Silva
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Mensagem por Fernando Silva »

Cinzu escreveu:
Qui, 15 Agosto 2024 - 18:06 pm
Menos de uma semana após cair o avião em São Paulo, houve um segundo acidente, desta vez no Mato Grosso.
Pelo que disseram, há uns 1500 acidentes aéreos no Brasil a cada ano, mas são aviões pequenos, com manutenção duvidosa e voando em lugares remotos, sem cobertura de algum controle aéreo (se bem que a FAB interceptou mais de 4 mil aeronaves suspeitas ou irregulares em 5 anos).

Re: Acidentes aéreos

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Arcanjo Lúcifer
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Mensagem por Arcanjo Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 14 Agosto 2024 - 09:29 am
Arcanjo Lúcifer escreveu:
Ter, 13 Agosto 2024 - 12:34 pm
Fernando Silva escreveu:
Ter, 13 Agosto 2024 - 08:01 am
O pneu furou numa aterrissagem, o avião bateu na pista e ficou meio prejudicado.
Se voltou a voar então o reparo foi bem executado, mas desde o acidente eu não vejo modo de um avião perder sustentação daquele modo sem dano nas hélices ou falha estrutural.
Se voltou a voar, é porque o reparo foi suficiente para tal, mas nada garante que tenha sido bem executado ou duradouro.
Sobre o reparo feito, o Lito Souza passou mais de 30 anos fazendo manutenção de aeronaves e explica o procedimento em detalhes.
É um vídeo de 20 minutos mas vale a pena assistir porque ele fala exatamente do reparo feito no avião acidentado.


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