História da Bíblia - Como foi escrita

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Ter, 08 Agosto 2023 - 07:07 am
Me parece que o cristianisno esta cada vez mais na berlinda na academia. Hoje em dia os questionamentos vao muito alem da historicidade do JC e dos evangelhos...
Fernando e o Gabarito achariam interessante ler o que esvreveu um Hector Avalos sobre o fim dos estudos biblicos.
Reparem que a demolicao do castelo cristao vem de dentro. Esses golpes são de longe muito mais fortes que qualquer um que neo-ateus como Dawkins ou Hitchen tenham feito... vem de gente de dentro, do seio da religiao, e com profundo conhecimento dela.
Pena quase ninguem saber disso.
Mas muitas coisas começam na academia e vao bem lentamente ganhando forca, uma hora atingem uma massa critica. E no fim o conhecimento chega ao publico geral, sendo rechaçado apenas por fanaticos incuraveis.
Eu já acho que a maioria dos religiosos não dá muita importância a detalhes doutrinários.
Eles não se preocupam se a Bíblia tem tal ou qual problema. Religião, para eles, é acreditar num deus que cuida deles e mais nada. Às vezes, vão à igreja, às vezes, não. Se a doutrina proíbe alguma coisa que não faz sentido para eles, é só considerar que aquilo não é importante e ignorar.

O problema são os crentes fanáticos, que querem impor suas crendices a todos, mudar leis etc.
Destes, alguns podem se desconverter ao perceber como é absurda sua fé, mas a maioria vai dar um jeito de "explicar" os absurdos, contradições e atrocidades e seguir em frente.

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1777
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Ter, 08 Agosto 2023 - 09:25 am
Eu já acho que a maioria dos religiosos não dá muita importância a detalhes doutrinários.
Eles não se preocupam se a Bíblia tem tal ou qual problema. Religião, para eles, é acreditar num deus que cuida deles e mais nada. Às vezes, vão à igreja, às vezes, não. Se a doutrina proíbe alguma coisa que não faz sentido para eles, é só considerar que aquilo não é importante e ignorar.

O problema são os crentes fanáticos, que querem impor suas crendices a todos, mudar leis etc.
Destes, alguns podem se desconverter ao perceber como é absurda sua fé, mas a maioria vai dar um jeito de "explicar" os absurdos, contradições e atrocidades e seguir em frente.

Acho que você matou a charada. É isso mesmo. O cérebro vai fazer acrobacia e encontrar um jeito de justificar a crença. É o Dragão na Garagem.

Então, não, fenrir, não haverá uma virada de chave. Nem agora e nem nunca.
É como Fernando falou. Sempre se dá um jeito de acomodar qualquer coisa para se manter acreditando e alimentando a fé.

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Lembrei daquela católica cujo marido morreu. Na igreja que ela frequentava, ninguém se importou, ninguém veio dar os pêsames.

Ela foi levada a uma igreja de crentes onde recebeu toda a atenção e apoio. Virou crente.

Será que ela parou para pensar nas diferenças doutrinais? Claro que não. Muito provavelmente, nem saberia apontar essas diferenças.

Da mesma forma, há crentes que mudam de igreja como quem muda de roupa. Para eles, é tudo a mesma coisa, só muda a distância de casa e o ambiente. Ou, como querem alguns pastores que eu já ouvi no rádio, a igreja deles é que tem poder, as outras, não. Ou seja, Deus só concede os milagres naquela igreja.

Doutrina? Esqueça. Esse povo só lê a Bíblia para decorar algumas frases grandiloquentes e impressionar os outros. Muitos as repetem sem nem entender direito aquela linguagem propositalmente enrolada.

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

fenrir
Mensagens: 742
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Verdade. Sempre me esqueco dessas duas coisas: do social e do fato do fiel medio não ler nem pensar por si proprio.

Mas quando é que a humanidade vai se livrar disso?
Nunca? Esse edificio doutrinal apodrecido e todos os problemas que decorrem direta e indiretamente da carequisacao e propaganda do mesmo paga o ensino (infrequente, insuficiente e ineficiente) de lugares comuns etico-morais, um social segregado (so de adeptos) num espaco dedicado e algum apoio comunitario?
Para tudo isso ha alternativas melhores que ter um credo e ir a um templo.

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1777
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

fenrir escreveu:
Ter, 08 Agosto 2023 - 18:57 pm
Verdade. Sempre me esqueco dessas duas coisas: do social e do fato do fiel medio não ler nem pensar por si proprio.

Mas quando é que a humanidade vai se livrar disso?
Nunca? Esse edificio doutrinal apodrecido e todos os problemas que decorrem direta e indiretamente da carequisacao e propaganda do mesmo paga o ensino (infrequente, insuficiente e ineficiente) de lugares comuns etico-morais, um social segregado (so de adeptos) num espaco dedicado e algum apoio comunitario?
Para tudo isso ha alternativas melhores que ter um credo e ir a um templo.

Como já se passaram milênios e o ser humano ainda precisa de uma muleta espiritual ou de uma ilusão de paraíso, mesmo com a gigantesca biblioteca que a internet coloca na ponta dos dedos de qualquer pessoa, vou chegando à conclusão de que é algo mais primitivo e instintivo. Não depende da razão.

E, sendo assim, não vai ter jeito.

Quando a humanidade vai se livrar disso?, você pergunta.

Não vejo prazo adiante.
Se brincar, somente no dia em que comer (sentir fome) e beber água (sentir sede) não sejam mais necessidades básicas.
Talvez a fé seja também uma necessidade básica.

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Resumo do artigo Elohim: the “polytheistic” origins of God in the Bible

Analisando religiões primitivas (e outras nem tanto, como o xintoísmo), o autor conclui que, no início, as pessoas acreditam num monte de espíritos mal definidos que vivem entre nós, como os espíritos da natureza ou da floresta. Só mais tarde é que surge um deus todo poderoso ou uma hierarquia de deuses, demônios, anjos, santos e fantasmas numa realidade separada.

Ele lembra que a palavra Elohim, usada para Deus na Bíblia, é um plural. Que, às vezes, se refere a autoridades humanas e que, quando o fantasma de Samuel aparece ao rei Saul, também é descrito como "elohim".

A Bíblia descreve os vários ídolos que o Primeiro Templo tinha. E também os dois ídolos sobre a Arca da Aliança. Na época do Segundo Templo, eles rejeitam tudo isto e se tornam monoteístas, negando que as coisas fossem diferentes no passado.

Mas o politeísmo sobrevive na ideia de que Deus tem várias emanações, com diferentes personalidades. Shekinah, por exemplo, é feminina. No cristianismo, temos o conceito de Trindade.

https://medium.com/@frankzanon/elohim-t ... aefc959b76

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Pela lógica, se A=B e A=C, então B=C.
Mas religião não se baseia em lógica.
Imagem

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A Bíblia:
- Não tem uma lista dos livros que devem fazer parte dela.
- Não diz quais trechos são metáfora e quais são literais.
- Não diz quais trechos são importantes e quais podem ser ignorados.
- Não diz o que ainda está valendo e o que só se aplicava aos povos antigos.
- Não diz o que vale em qualquer tempo e lugar e o que só se aplicava a certos casos particulares.

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

A Bíblia ensina a curar a lepra:

⁴⁹ Depois tomará, para expiar a casa, duas aves, e pau de cedro, e carmesim e hissopo;
⁵⁰ E degolará uma ave num vaso de barro sobre águas correntes;
⁵¹ Então tomará pau de cedro, e o hissopo, e o carmesim, e a ave viva, e os molhará no sangue da ave degolada e nas águas correntes, e espargirá a casa sete vezes;
⁵² Assim expiará aquela casa com o sangue da ave, e com as águas correntes, e com a ave viva, e com o pau de cedro, e com o hissopo, e com o carmesim.
⁵³ Então soltará a ave viva para fora da cidade, sobre a face do campo; assim fará expiação pela casa, e será limpa.
⁵⁴ Esta é a lei de toda a praga da lepra, e da tinha,
⁵⁵ E da lepra das roupas, e das casas,
⁵⁶ E da inchação, e das pústulas, e das manchas lustrosas;
⁵⁷ Para ensinar quando alguma coisa será imunda, e quando será limpa. Esta é a lei da lepra.

Levítico 14:49-57

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Salmos 137

01 Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre.
10 O que feriu o Egito nos seus primogênitos; porque a sua benignidade dura para sempre;
17 Aquele que feriu os grandes reis; porque a sua benignidade dura para sempre;
18 E matou reis famosos; porque a sua benignidade dura para sempre;
Editado pela última vez por Fernando Silva em Sáb, 13 Janeiro 2024 - 12:37 pm, em um total de 1 vez.

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Muito lindo isso!

⁹ Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

Salmos 137:9

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Esse bando de "pastoras", "bispas", "missionárias" e "apóstolas" é tudo hipocrisia. Segundo a crendice delas, deveriam ficar de boca fechada e jamais ter um cargo de liderança na igreja.

1 Timóteo 2
¹¹ A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
¹² Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

1 Timóteo 3
² Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
¹² Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

Tito 1
⁵ Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
⁶ Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.

1 Coríntios 14
³⁴ As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
³⁵ E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.

Re: História da Bíblia - Como foi escrita

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Deus endurece o coração do faraó para que não deixe que os hebreus partam do Egito.
E depois mata os primogênitos dos egípcios porque o faraó não deixou que os hebreus partissem do Egito.

Trecho escroto que a crentalhada não consegue interpretar:

Êxodo 4
²¹ E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.
²² Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito.
²³ E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito.
²⁴ E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor encontrou Moisés, e o quis matar.
²⁵ Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.
²⁶ E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.
Responder