Judeus, do politeísmo ao monoteísmo

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Judeus, do politeísmo ao monoteísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Judeus, do politeísmo ao monoteísmo

Os judeus herdaram os deuses e deusas cananeus e babilônicos. Com o tempo, tornaram-se monólatras, ou seja, admitiam a existência de vários deuses, mas só adoravam a seu deus protetor (ou, pelo menos, uma parte deles o fazia). Após o exílio na Babilônia, tornaram-se monoteístas.

Essa transição é visível ao longo da Bíblia. O Salmo 82 nos apresenta o chamado “conselho divino”: uma espécie de Câmara dos Deputados dos deuses, na qual eles se reúnem para discutir assuntos importantes – um indício de que o Salmo foi escrito antes do próprio início da Bíblia, que já começa apresentando Javé como deus único. A ideia, ali, é que El preside o conselho e seus filhos ou subordinados discursam:

"É Deus quem preside na assembleia divina; no meio dos deuses, ele é o juiz". (Salmos 82:1)

Lá, Javé aparentemente perde a paciência:

“Deus se levanta no conselho divino, em meio aos deuses ele julga: ”Até quando vocês julgarão injustamente, sustentando a causa dos injustos? (…) “Eu declaro: embora vocês sejam deuses, e todos filhos do Altíssimo, morrerão como qualquer homem” (Salmos 82:2-7)

El era o deus principal. Ele teve 70 filhos com Asherah, entre eles Baal e Javé. Cada um ficou responsável por uma nação da Terra. Javé, que era também o deus dos exércitos e das tempestades, recebeu Israel.

Isto fica claro nos Manuscritos do Mar Morto e no Deuteronômio 32:8-10 da Septuaginta. O texto massorético, mais tarde, tentou esconder o politeísmo mudando para "filhos de Israel" no trecho "de acordo com o número dos filhos de Deus".

"8. Quando o Altíssimo (El) dividia os povos e dispersava os filhos dos homens, fixou limites aos povos, segundo o número dos filhos de Deus.

9. Entretanto, a parte do Senhor (Javé) era o seu povo, e Jacó, a porção de sua herança.

10. Em terra deserta o encontrou, entre bramidos de regiões desoladas, e o cercou de cuidados e o acalentou, e o guardou como a menina dos olhos! "


(Deuteronômio, 32:08-10 - Bíblia Católica Online)

Entre o oitavo para o sexto séculos, El confundiu-se com Javé e Javé-El se tornou o marido da deusa Asherah. Os outros deuses e os mensageiros divinos gradualmente tornaram-se meras expressões do poder de Javé. Javé assume o papel do Rei Divino, decidindo sobre todas as outras divindades, como no Salmo 29:2, onde os "filhos de Deus" são chamados a adorar Javé, e como Ezequiel 8-10 sugere, o próprio Templo tornou-se palácio de Javé, povoado por aqueles em sua comitiva.

Em Êxodo 20:05 fica clara a monolatria (ou henoteísmo): é reconhecida a existência de vários deuses, mas Javé diz a Moisés que é um "deus ciumento" e exige adoração exclusiva em troca de proteção.

A deusa Asherah era cultuada na forma de uma árvore ou, nos acampamentos e interior dos templos, um poste. Mais tarde, quando os judeus começaram a adotar o monoteísmo, por volta do século 7aC, Asherah e os outros deuses foram proibidos:

"14. Quebrou as estátuas, cortou os ídolos asserás e encheu o lugar com ossos humanos.

15. Destruiu também o altar de Betel e o lugar alto que tinha edificado Jeroboão, filho de Nabat, que arrastara Israel ao pecado. Ele os destruiu, queimou e reduziu a cinzas o lugar alto, incendiando igualmente a asserá"


(II Reis, 23:14-15 - Bíblia Católica Online - https://www.bibliacatolica.com.br/bibli ... i-reis/23/)

É neste período que as primeiras declarações monoteístas claras aparecem na Bíblia, por exemplo, aparentemente no Deuteronômio do século VII 04:35, 39, 1 Samuel 02:02, 2 Samuel 07:22, 2 Reis 19:15, 19 (= Isaías 37:16, 20), e Jeremias 16:19,20 e a parte do século VI de Isaías 43:10-11, 44:6, 8, 45:5-7, 14, 18, 21 e 46:9. Como muitas das passagens envolvidas aparecem em trabalhos associados ou no Deuteronômio, a história deuteronomista (Josué a Reis) ou em Jeremias, trabalhos acadêmicos mais recentes têm sugerido que um movimento deuteronomista deste período desenvolveu a ideia do monoteísmo como uma resposta às questões religiosas do seu tempo.

Fonte: https://histriadasreligies.blogspot.com ... srael.html

Outros trechos:

2 Reis 1:02-03 - um anjo admite que há outros deuses além de Javé, embora recrimine quem lhes peça ajuda.

Exo 15:11 - Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses?

Exo 18:11 - Agora sei que o Senhor é maior que todos os deuses ...

Exo 22:20 - O que sacrificar aos deuses, e não só ao Senhor, será morto.

Exo 23:13 - ... do nome de outros deuses nem vos lembreis ...

Exo 23:24 - Não te inclinarás diante dos seus deuses ...

Exo 23:32 - Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses.

Num 33:4 - ... o Senhor executado juízos também contra os seus deuses.

Deu 6:14 - Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós

Deu 10:17 - Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, ...

Jos 22:22 - O Senhor Deus dos deuses, o Senhor Deus dos deuses, ...

Sal 82:1 - DEUS está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.

Sal 86:8 - Entre os deuses não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas.

Sal 95:3 - Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses.

Sal 136:2 - Louvai ao Deus dos deuses; porque a sua benignidade dura para sempre.

Sal 138:1 - EU te louvarei, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores.

Isa 36:20 - Quais dentre todos os deuses destes países livraram a sua terra das minhas mãos, para que o Senhor livrasse a Jerusalém das minhas mãos?

Deuses egípcios na Bíblia

Em Êxodo 7:10-13, Moisés exige que o faraó liberte os hebreus. Podemos perceber que, por trás do confronto entre os dois homens, existe uma luta entre o deus de Israel e os deuses egípcios, com a vitória do primeiro. As ações das divindades que defendiam o faraó não são citadas diretamente (de certo porque não interessava aos judeus fazer propaganda da concorrência), mas são claramente subentendidas, como na passagem em que os sacerdotes do Egito transformam seus cajados em cobras, exatamente como fez Moisés. No final, a serpente de Moisés devora as serpentes egípcias, sugerindo que o deus dele era mais poderoso que as divindades estrangeiras, de onde se entende que a existência destas divindades era aceita pelos israelitas.

Asherah, a esposa de Javé

Asherah era uma deusa mãe ou da fertilidade, relacionada a outras deusas da região como Ishtar e Astarte.

O livro de Jeremias, escrito por volta de 628 a.C., refere-se a Aserá quando menciona a "Rainha dos Céus" nos capítulos 7:18

"Os filhos apanharam a lenha, e os pais acedem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à Rainha dos Céus, e oferecem libações para outros deuses, para me provocarem a ira"

Mas, mais comumente, talvez, Aserá era adorada dentro da casa, e suas ofertas eram realizadas por matriarcas da família. Como as mulheres de Jerusalém atestaram:

"E acrescentaram as mulheres: 'Julgas que nós adorávamos a Rainha dos Céus, lhe oferecíamos as nossas libações e fazíamos bolos com a sua imagem, tudo isso sem os nossos maridos soubessem e nos ajudassem? Com certeza que não!'”(Jeremias 44:19).

Esta passagem corrobora várias escavações arqueológicas que mostram espaços de altar em lares hebreus. Os "ídolos domésticos" mencionados na Bíblia também podem estar ligados às centenas de estatuetas femininas da Base de Pilar que foram descobertas.

Josias é relatado como cortando as estátuas de Aserá no templo que Salomão construiu para o Senhor (II Reis 23:14). O avô de Josias, Manassés, erigira uma dessas estátuas.(II Reis 21:7)

Após o exílio, as referências ao politeísmo foram fortemente editadas nas escrituras judaicas. Oséias, por exemplo, critica uma deusa que está associada a árvores, mas cujo nome nunca é mencionado. A "Rainha do Céu" também é anônima em Jeremias, apesar de ser amplamente reverenciada. Como as mulheres de Jerusalém atestaram:

"Faremos o que bem nos apetece. Queimaremos incenso à Rainha dos Céus. Apresentar-lhe-emos sacrifícios, tantos quanto quisermos, tal como já nós próprios fizemos e os nossos pais antes de nós, assim como os nossos reis e nobres sempre fizeram nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém. E nesses dias até tínhamos abundância de comida, tudo nos corria bem e éramos felizes!" (Jeremias 44:17).

O nome Aserá aparece quarenta vezes na bíblia hebraica, mas é muito reduzido nas traduções seguintes. A palavra ʾăšērâ é traduzida em grego como ἄλσος (bosque; plural: ἄλση) em todos os casos, exceto em Isaías 17:8; 27:9 e II Crônicas 15:16; 24:18, com δένδρα (árvores) e Ἀστάρτη (Astarte), respectivamente. A Vulgata em latim forneceu lucus ou nemus, um bosque ou bosque. A associação de Aserá com árvores na Bíblia Hebraica é muito forte. Por exemplo, ela é encontrada sob árvores (I Reis 14:23; II Reis 17:10) e é feita de madeira por seres humanos (I Reis 14:15, II Reis 16:3-4). As árvores descritas como sendo uma aserá ou parte de uma aserá incluem videiras, romãs, nozes, murtas e salgueiros.

Diversos trechos da Bíblia em grego ou em hebraico, quando traduzidos para o português, por erro ou omissão acabam omitindo referências a Asará. Como em 2 Reis 21:7:

"Ele tomou o poste sagrado que havia feito e o pôs no templo, do qual o Senhor tinha dito a Davi e a seu filho Salomão: “Neste templo e em Jerusalém, que escolhi dentre todas as tri/bos de Israel, porei o meu nome para sempre." na Nova Versão Internacional, de 2000, por Biblica, Inc.

"Pôs um ídolo de Achera no templo, no lugar acerca do qual o Senhor tinha dito a David e a Salomão: “Colocarei para sempre o meu nome neste templo e em Jerusalém, a cidade que escolhi entre todas as tribos de Israel." em O Livro, de 2000, por Biblica, Inc.

"Também pôs uma imagem de escultura, do bosque que tinha feito, na casa de que o Senhor dissera a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre." na Almeida Revista e Corrigida 2009 pela Sociedade Bíblica do Brasil.

"Manassés chegou a fazer uma imagem esculpida da deusa Aserá e colocá-la no templo, sobre o qual o Senhor tinha dito a Davi e a seu filho Salomão: “Meu nome será honrado para sempre neste templo em Jerusalém, a cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel." na Nova Versão Transformadora de 2016 por Mundo Cristão.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aser%C3%A1

Re: Judeus, do politeísmo ao monoteísmo

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Excelente estudo!
:clap:

Essas coisas podiam ser melhor conhecidas pela população em geral e, assim, darem mais subsídios sobre o que aconteceu lá na Idade do Bronze.
Talvez, se assim fosse, essa adoração cega que existe em cima da Bíblia fosse menor.

Re: Judeus, do politeísmo ao monoteísmo

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gabarito escreveu:
Qua, 12 Abril 2023 - 08:56 am
Excelente estudo!
:clap:

Essas coisas podiam ser melhor conhecidas pela população em geral e, assim, darem mais subsídios sobre o que aconteceu lá na Idade do Bronze.
Talvez, se assim fosse, essa adoração cega que existe em cima da Bíblia fosse menor.
Talvez funcione para alguns, mas o resto vai dar um jeito de interpretar convenientemente.
Na cabeça deles, a Bíblia não pode estar errada, então, de alguma forma, há uma explicação.
Responder