A Crença na vida após a morte

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

A Crença na vida após a morte

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Fiquei surpreso de não ter um tópico sobre isso aqui no fórum, então acabei criando. Podemos discutir as diferentes crenças de vida após a morte através do tempo e de acordo com cada cultura. Acho que vou começar com a pergunta: essa crença na vida após a morte existe desde a pré-história?

Re: A Crença na vida após a morte

Doido legal
Mensagens: 35
Registrado em: Sáb, 27 Março 2021 - 21:33 pm

Mensagem por Doido legal »

Eis o que a nossa grande amiga GPT-3 respondeu
A crença na vida após a morte é uma crença universal e tem sido encontrada em muitas sociedades ao longo da história. A crença na vida após a morte tem sido encontrada em diversas culturas desde a pré-história. Alguns estudiosos acreditam que essa crença é uma resposta natural do ser humano à perda e à morte.

Na pré-história, as sociedades primitivas acreditavam que a alma ou espírito do falecido continuava a existir em algum outro lugar ou plano depois da morte. Eles acreditavam que os mortos podiam ser contatados e que eles tinham poder sobre os eventos da vida. Isso pode ser visto através de rituais funerários e cerimônias, como o enterramento de objetos com os mortos, o que sugere que essas sociedades acreditavam que os mortos precisavam de certos objetos para a vida após a morte.

Com o passar do tempo, as crenças sobre a vida após a morte se desenvolveram e se tornaram mais complexas. Diferentes culturas desenvolveram diferentes crenças sobre a vida após a morte, como o céu e o inferno, a reencarnação, e a vida eterna. A crença na vida após a morte continua sendo uma questão importante para muitas pessoas até hoje.

Re: A Crença na vida após a morte

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

De fato, não temos um tópico específico para o tema "Vida após a morte".
Você fez muito bem em criar um, Doido Legal.

No antigo fCC, tivemos alguns tópicos sobre isso, como podemos ver na captura de busca abaixo:
Tópico Vida Após a Morte.png

Trago apenas uma ocorrência de lá:
Beto Lins
Nível 02
*
Mensagens: 25

Vida após a morte como premissa prática e lógica
« Online: 20 de Maio de 2019, 15:55:23 »

O tema da "vida após a morte" tem sido encarado por uma parcela do pensamento científico contemporâneo como uma crença meramente irracional. Pois bem, quero trazer uma discussão a respeito do que chamo de premissas práticas. E demonstrar por que a hipótese da continuidade da existência do indivíduo após o que se chama de 'morte' é uma hipótese mais lógica do que a contrária. E por que adotar esse ponto de vista como premissa prática é perfeitamente válido e racional.

O que quero dizer com o termo 'premissa prática'? Simples: posições epistemológicas que podem ser adotadas diante de uma situação de incerteza/ignorância. Todos nós adotamos uma série de premissas práticas em nossas vidas. Existe, na nossa cognição, uma série de pressupostos não científicos/não comprovados que adotamos consciente ou inconscientemente no nosso trato com a realidade prática. Para exemplificar: quando o sol se põe e anoitece, adotamos a premissa de que dentro de algumas horas o sol vai voltar a surgir no nosso horizonte e mais um dia recomeçará. Dada a complexidade do universo e nosso desconhecimento sobre ele, não podemos declarar a certeza de que algo inesperado não irá ocorrer que impedirá o sol de ressurgir em nosso horizonte. Algum fenômeno natural que desconhecemos completamente pode ocorrer e frustrar repentinamente nossa expectativa a respeito do sol reaparecer. Mas achamos perfeitamente prático considerar muito mais provável que o sol reapareça sim, afinal, vemos isso acontecer todos os dias.

Com relação à morte, seria razoável adotar um ponto de vista semelhante? Vejamos... colocarei como exemplos 2 pessoas hipotéticas com crenças distintas em relação ao tema:

Pessoa A: Acredita que, após a morte biológica, seu "eu" continuará a ter experiências. Ela acredita que a morte do corpo não afeta a continuidade da existência de seu 'eu'.

Pessoa B: Acredita que após a morte do corpo, não existirá nenhum "eu" para ter qualquer experiência. Todas as memórias se apagam num grande 'nada', considerando 'nada' no mais pleno sentido da palavra: nenhum passado, nenhum presente, nenhum futuro. Se o 'eu' deixa de existir com a morte do corpo, o indivíduo que sentia aquele corpo como sendo seu não somente não existe mais para si mesmo, mas nunca existiu (para si mesmo). Atentem para o sentido crucial dessa expressão "NUNCA EXISTIU PARA SI MESMO". Se o indivíduo, ao morrer, deixa de experimentar a si próprio, não resta sequer a noção de um dia ter existido... É de fato o NADA absoluto, a absoluta "NÃO-EXPERIÊNCIA".

Pois bem, aparentemente e surpreendentemente, a lógica mais elementar nos leva a dar mais crédito à visão da Pessoa A. Explico porque: A Pessoa A está ancorada no fato de que seu 'eu' existe no presente, e portanto, existiu no passado. Do seu nascimento até sua idade atual, ela testemunhou sua própria existência. Inúmeras mudanças ocorreram em seu corpo, mas ela de algum modo permaneceu 'ali', algo não mudou apesar de todas as células de seu corpo terem sido substituídas ao longo de todos esses anos. E a partir disso, ela infere a premissa muito razoável (de seu ponto de vista) de que este 'eu' continuará a existir. A Pessoa B, ao declarar sua certeza de que a morte será o fim absoluto do seu 'eu' não enxergou a questão com a devida profundidade, pois ela não pensou a respeito do que seria esse "NADA" em que ela irá "se tornar" quando morrer. Ao considerar a morte como a "entrada" nesse "NADA", ela não se dá conta de que foi daí mesmo que seu "eu" surgiu. Se houve um momento em que desse "NADA", dessa absoluta não-existência (sem passado, sem presente, sem futuro) surgiu um "eu", a Pessoa B será obrigada por sua própria lógica a considerar a possibilidade do seu "eu" surgir novamente a partir dessa "não-experiência".

Portanto, da mesma forma que consideramos que a terra continuará girando e o sol voltará a aparecer no nosso horizonte, é perfeitamente razoável considerar que o "eu" irá continuar experimentando a si mesmo.

« Última modificação: 20 de Maio de 2019, 16:02:24 por Beto Lins »

Tem muito material sobre esse assunto lá no nosso Acervo.

Re: A Crença na vida após a morte

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Aqui, no nosso novo local, não existia um tópico, mas há muita referência a esse tema (cada link a seguir vai para uma postagem específica onde ocorre o termo):

Espiritismo - Temas genéricos

"Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

O que significa metafísica?

Pergunte aos ateus


Se procurar mais, encontra.
Mas foi ótimo destacar o assunto em um único tópico, como você fez.
Obrigado.

Re: A Crença na vida após a morte

SchizoGuy
Mensagens: 15
Registrado em: Seg, 30 Janeiro 2023 - 20:22 pm

Mensagem por SchizoGuy »

Creio que a explicação seja muito mais simples, sonhamos com pessoas próximas que já morreram como se elas ainda estivessem vivas.

Re: A Crença na vida após a morte

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Talvez não haja um deus, mas haja vida após a morte.
Talvez haja um deus, mas não haja vida após a morte.

Re: A Crença na vida após a morte

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Esta é uma questão que tem sido objeto de debate e reflexão ao longo da história da humanidade. A existência de vida após a morte é uma questão de crença pessoal, e diferentes pessoas podem ter diferentes opiniões e visões sobre o assunto. Algumas religiões e crenças espirituais afirmam a existência de vida após a morte, enquanto outras não. É importante lembrar que a ciência não pode provar ou refutar a existência de vida após a morte, pois é uma questão que está além do alcance da observação e da experimentação científica.

Re: A Crença na vida após a morte

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Batman escreveu:
Ter, 14 Março 2023 - 23:23 pm
Esta é uma questão que tem sido objeto de debate e reflexão ao longo da história da humanidade. A existência de vida após a morte é uma questão de crença pessoal, e diferentes pessoas podem ter diferentes opiniões e visões sobre o assunto. Algumas religiões e crenças espirituais afirmam a existência de vida após a morte, enquanto outras não. É importante lembrar que a ciência não pode provar ou refutar a existência de vida após a morte, pois é uma questão que está além do alcance da observação e da experimentação científica.

Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
Nada contra isso por si só. Eu também sou um entusiasta do uso daquele robô para responder muita coisa do meu interesse.

Maaaasss...


Um dos objetivos do nosso fórum é a troca de ideias e estímulo a debates entre pessoas.
Não se resume a definir termos, ideias e nem elaborar conceitos.

Além disso, postagens que não são da autoria do participante devem citar as fontes e dar os devidos créditos.


Tenho quase certeza que as suas últimas postagens têm o robô da OpenAI como origem.
Dessa forma, peço que você evite essa prática.
OU
Direcione os conceitos e respostas que ele vem dando para o tópico apropriado.

Caso tenha havido um engano na minha interpretação da situação, o que eu acho ser pouquíssimo provável, volte às postagens e desenvolva melhor suas ideias, em cada tópico correspondente.

Re: A Crença na vida após a morte

Batman
Mensagens: 110
Registrado em: Dom, 12 Fevereiro 2023 - 16:33 pm

Mensagem por Batman »

Gabarito escreveu:
Qua, 15 Março 2023 - 14:22 pm
Batman escreveu:
Ter, 14 Março 2023 - 23:23 pm
Esta é uma questão que tem sido objeto de debate e reflexão ao longo da história da humanidade. A existência de vida após a morte é uma questão de crença pessoal, e diferentes pessoas podem ter diferentes opiniões e visões sobre o assunto. Algumas religiões e crenças espirituais afirmam a existência de vida após a morte, enquanto outras não. É importante lembrar que a ciência não pode provar ou refutar a existência de vida após a morte, pois é uma questão que está além do alcance da observação e da experimentação científica.

Olá, Batman.

Está ficando claro que você tem feito uso intenso do ChatGPT para fazer postagens aqui no fórum.
Nada contra isso por si só. Eu também sou um entusiasta do uso daquele robô para responder muita coisa do meu interesse.

Maaaasss...


Um dos objetivos do nosso fórum é a troca de ideias e estímulo a debates entre pessoas.
Não se resume a definir termos, ideias e nem elaborar conceitos.

Além disso, postagens que não são da autoria do participante devem citar as fontes e dar os devidos créditos.


Tenho quase certeza que as suas últimas postagens têm o robô da OpenAI como origem.
Dessa forma, peço que você evite essa prática.
OU
Direcione os conceitos e respostas que ele vem dando para o tópico apropriado.

Caso tenha havido um engano na minha interpretação da situação, o que eu acho ser pouquíssimo provável, volte às postagens e desenvolva melhor suas ideias, em cada tópico correspondente.
Entendi Gabarito. Realmente usei o chatGPT nestas últimas postagens porque achei incrível a capacidade dessa IA de fornecer respostas coerentes e ao mesmo tempo abordar alternativas dentro da própria resposta que podem ajudar no debate.

Minha intenção foi fornecer uma introdução coerente do assunto do tópico que possibilitasse futuros debates em que cada usuário pudesse expor suas opiniões a respeito.

Mas vou usar o chatGPT agora apenas para dar uma base para futuras opiniões. No mais peço desculpas se fugiu um pouco do objetivo do tópico ou do fórum.

Re: A Crença na vida após a morte

Avatar do usuário
Agnoscetico
Mensagens: 4573
Registrado em: Sáb, 21 Março 2020 - 11:46 am

Mensagem por Agnoscetico »

OBS: Apesar do Pondé dar umas opiniões com alguns achismos, chega a ser razoaável:

Linhas Cruzadas | Vida após a morte | 16/03/2023


youtu.be/gNkpuCmOM-M

Re: A Crença na vida após a morte

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Tema sempre ligado a uma ampla margem para ceticismo.
Mas foi bem abordado e levanta questionamentos legítimos.

A analogia da Mecânica Clássica com a Quântica funciona muito bem para desarmar quem critica sumariamente.
Afinal, na época de Newton, não se imaginava a quase (senão total) falta de senso comum para o comportamento das partículas.

E vem a dúvida: se ocorre uma saída do corpo, como se processaria a formação da imagem do quarto de cirurgia, e dos arredores, de volta para o cérebro se não há ligação física, como nervos óticos?

Como é ter uma EXPERIÊNCIA de QUASE MORTE?


youtu.be/auyuyzx5Urc

Como é ter uma EXPERIÊNCIA de QUASE MORTE?
Ciência Todo Dia

4,36 mi de inscritos

13 de nov. de 2023
O que acontece quando a gente morre? Essa é uma pergunta quase impossível de ser respondida. Mas pessoas que passaram pelas chamadas Experiências de Quase Morte (EQM) têm algo a dizer. Será que essas experiências podem ser a chave para responder uma pergunta milenar?

Capítulos
0:00 - 0:21 Introdução
0:21 - 3:26 O que é uma Experiência de Quase Morte (EQM)?
3:26 - 3:58 Loos
3:58 - 8:09 Relatos e Estudos Sobre EQMs
8:09 - 13:20 A Busca por Explicações
13:20 - 14:19 Conclusão


Fontes e Leitura Adicional:

https://www.babelio.com/auteur/Victor-Egger/456301
https://www.correiobraziliense.com.br/c ... studo.html
https://www.infoescola.com/psicologia/e ... ase-morte/
https://ensaiosenotas.com/2021/02/11/pl ... ito-de-er/
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/estu ... -cerebral/
https://www.scielo.br/j/rpc/a/G7pXsG6jmdTwFjch37w9gtB/
https://super.abril.com.br/sociedade/vi ... do-da-vida
https://www.resuscitationjournal.com/ar ... 2/fulltext
https://www.metropoles.com/saude/experi ... -pacientes
https://amenteemaravilhosa.com.br/tipos ... cerebrais/
https://www.vice.com/en/article/dy3p3w/ ... ucinations
https://plenae.com/para-inspirar/experi ... o-assunto/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8295976/
https://med.virginia.edu/perceptual-stu ... -paper.pdf
https://edition.cnn.com/2023/09/14/heal ... index.html
https://nypost.com/2023/09/15/revived-p ... periences/
https://istoe.com.br/experiencias-quase-morte/
https://veja.abril.com.br/ciencia/cereb ... diz-estudo
https://www.dailymail.co.uk/femail/arti ... -like.html

Re: A Crença na vida após a morte

Huxley
Mensagens: 3340
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

E vem a dúvida: se ocorre uma saída do corpo, como se processaria a formação da imagem do quarto de cirurgia, e dos arredores, de volta para o cérebro se não há ligação física, como nervos óticos?
Saída do corpo e formação de imagens mentais de saída do corpo não são a mesma coisa. Imagens mentais de saída do corpo até mesmo uma pessoa que perdeu completamente a visão pode ter. Isso não significa necessariamente que tal pessoa enxergaria o ambiente de uma localidade de fora do corpo. As imagens mentais não são imagens percebidas pelos órgãos sensoriais e elas não são armazenadas como cópias exatas de imagens físicas já vistas.

As ondas eletromagnéticas associadas à consciência não desaparecem instantaneamente após o óbito biológico ou EQM. Portanto, se isso implica que há experiência consciente temporariamente sem cérebro ativo, então nada garante que a intermediação do cérebro para a formação de imagens mentais não seja completamente dispensável num intervalo curto de tempo .

Re: A Crença na vida após a morte

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Huxley escreveu:
Qua, 15 Novembro 2023 - 22:16 pm
E vem a dúvida: se ocorre uma saída do corpo, como se processaria a formação da imagem do quarto de cirurgia, e dos arredores, de volta para o cérebro se não há ligação física, como nervos óticos?
Saída do corpo e formação de imagens mentais de saída do corpo não são a mesma coisa. Imagens mentais de saída do corpo até mesmo uma pessoa que perdeu completamente a visão pode ter. Isso não significa necessariamente que tal pessoa enxergaria o ambiente de uma localidade de fora do corpo. As imagens mentais não são imagens percebidas pelos órgãos sensoriais e elas não são armazenadas como cópias exatas de imagens físicas já vistas.

As ondas eletromagnéticas associadas à consciência não desaparecem instantaneamente após o óbito biológico ou EQM. Portanto, se isso implica que há experiência consciente temporariamente sem cérebro ativo, então nada garante que a intermediação do cérebro para a formação de imagens mentais não seja completamente dispensável num intervalo curto de tempo .
Se à noite eu sonho com um monte de situações improváveis e até absurdas, que eu nunca vivi, por que não poderia ter tais visões quando meu cérebro estiver próximo da falência?

Re: A Crença na vida após a morte

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 16 Novembro 2023 - 08:53 am
Huxley escreveu:
Qua, 15 Novembro 2023 - 22:16 pm
E vem a dúvida: se ocorre uma saída do corpo, como se processaria a formação da imagem do quarto de cirurgia, e dos arredores, de volta para o cérebro se não há ligação física, como nervos óticos?
Saída do corpo e formação de imagens mentais de saída do corpo não são a mesma coisa. Imagens mentais de saída do corpo até mesmo uma pessoa que perdeu completamente a visão pode ter. Isso não significa necessariamente que tal pessoa enxergaria o ambiente de uma localidade de fora do corpo. As imagens mentais não são imagens percebidas pelos órgãos sensoriais e elas não são armazenadas como cópias exatas de imagens físicas já vistas.

As ondas eletromagnéticas associadas à consciência não desaparecem instantaneamente após o óbito biológico ou EQM. Portanto, se isso implica que há experiência consciente temporariamente sem cérebro ativo, então nada garante que a intermediação do cérebro para a formação de imagens mentais não seja completamente dispensável num intervalo curto de tempo .
Se à noite eu sonho com um monte de situações improváveis e até absurdas, que eu nunca vivi, por que não poderia ter tais visões quando meu cérebro estiver próximo da falência?

Realmente, ter imagens mentais não está diretamente associado ao equipamento da visão, como retina e nervo ótico.

Mas a minha questão diz respeito a ver coisas reais, como a técnica usada pelo cirurgião, a posição da cadeira, a saída do parente da sala e eventos que realmente aconteceram. Detalhes que não seriam "vistos" por quem está deitado na mesa de olhos fechados.
Não se trata de sonhos ou ilusões. Mas de testemunho fiel do que acontecia em volta.

Por isso que eu questionei a ligação com o cérebro para que houvesse lembrança depois.
A informação do que essa consciência etérea viu precisa ser enviada ao cérebro.

Sim, é possível que a ligação seja através de ondas, magnetismo ou outra energia ainda não investigada.
Por isso que é plausível a analogia da Mecânica Clássica e Quântica: ainda não visualizamos essa ligação da consciência etérea com o cérebro.


Mas isso tudo, considerando que esse fenômeno é mesmo real.
Pois pode não ser.

Re: A Crença na vida após a morte

Huxley
Mensagens: 3340
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Gabarito escreveu:
Qui, 16 Novembro 2023 - 09:07 am
Fernando Silva escreveu:
Qui, 16 Novembro 2023 - 08:53 am
Huxley escreveu:
Qua, 15 Novembro 2023 - 22:16 pm
E vem a dúvida: se ocorre uma saída do corpo, como se processaria a formação da imagem do quarto de cirurgia, e dos arredores, de volta para o cérebro se não há ligação física, como nervos óticos?
Saída do corpo e formação de imagens mentais de saída do corpo não são a mesma coisa. Imagens mentais de saída do corpo até mesmo uma pessoa que perdeu completamente a visão pode ter. Isso não significa necessariamente que tal pessoa enxergaria o ambiente de uma localidade de fora do corpo. As imagens mentais não são imagens percebidas pelos órgãos sensoriais e elas não são armazenadas como cópias exatas de imagens físicas já vistas.

As ondas eletromagnéticas associadas à consciência não desaparecem instantaneamente após o óbito biológico ou EQM. Portanto, se isso implica que há experiência consciente temporariamente sem cérebro ativo, então nada garante que a intermediação do cérebro para a formação de imagens mentais não seja completamente dispensável num intervalo curto de tempo .
Se à noite eu sonho com um monte de situações improváveis e até absurdas, que eu nunca vivi, por que não poderia ter tais visões quando meu cérebro estiver próximo da falência?

Realmente, ter imagens mentais não está diretamente associado ao equipamento da visão, como retina e nervo ótico.

Mas a minha questão diz respeito a ver coisas reais, como a técnica usada pelo cirurgião, a posição da cadeira, a saída do parente da sala e eventos que realmente aconteceram. Detalhes que não seriam "vistos" por quem está deitado na mesa de olhos fechados.
Não se trata de sonhos ou ilusões. Mas de testemunho fiel do que acontecia em volta.

Por isso que eu questionei a ligação com o cérebro para que houvesse lembrança depois.
A informação do que essa consciência etérea viu precisa ser enviada ao cérebro.

Sim, é possível que a ligação seja através de ondas, magnetismo ou outra energia ainda não investigada.
Por isso que é plausível a analogia da Mecânica Clássica e Quântica: ainda não visualizamos essa ligação da consciência etérea com o cérebro.


Mas isso tudo, considerando que esse fenômeno é mesmo real.
Pois pode não ser.
Isso já foi comentado no vídeo do Pedro Loos. Vários milhões de experiências de EQMs irão resultar em pelo menos alguns casos em que as pessoas fazem descrições de detalhes daquilo que aconteceu num hospital por pura sorte.
Editado pela última vez por Huxley em Qui, 16 Novembro 2023 - 20:03 pm, em um total de 1 vez.

Re: A Crença na vida após a morte

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5170
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O túnel de luz que tantos dizem ver pode ser resultado da falta de oxigenação do cérebro.
Ele se torna incapaz de processar a informação vinda dos nervos óticos e se limita a "mostrar" uma mancha branca.
O mesmo fenômeno é relatado por pilotos que treinam em centrífugas para o efeito de altas acelerações.
Gabarito escreveu:
Qui, 16 Novembro 2023 - 09:07 am
Mas a minha questão diz respeito a ver coisas reais, como a técnica usada pelo cirurgião, a posição da cadeira, a saída do parente da sala e eventos que realmente aconteceram. Detalhes que não seriam "vistos" por quem está deitado na mesa de olhos fechados.
Não se trata de sonhos ou ilusões. Mas de testemunho fiel do que acontecia em volta.
O paciente pode não estar vendo, mas percebe muita coisa pelos ruídos. Por exemplo: a posição e os movimentos das pessoas, aquilo que elas disseram etc.
Talvez não esteja consciente, mas, ainda assim, a informação lhe chega pelos ouvidos e talvez seja processada pelo cérebro.

Re: A Crença na vida após a morte

Huxley
Mensagens: 3340
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 16 Novembro 2023 - 15:14 pm
O túnel de luz que tantos dizem ver pode ser resultado da falta de oxigenação do cérebro.
Ele se torna incapaz de processar a informação vinda dos nervos óticos e se limita a "mostrar" uma mancha branca.
O mesmo fenômeno é relatado por pilotos que treinam em centrífugas para o efeito de altas acelerações.
Isso também foi abordado no vídeo. Os relatos de EQM não incluem os sintomas típicos de anóxia ou hipóxia como convulsões, perda de memória e desorientação ao despertar.

Re: A Crença na vida após a morte

Huxley
Mensagens: 3340
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 20:48 pm

Mensagem por Huxley »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 16 Novembro 2023 - 08:53 am
Huxley escreveu:
Qua, 15 Novembro 2023 - 22:16 pm
E vem a dúvida: se ocorre uma saída do corpo, como se processaria a formação da imagem do quarto de cirurgia, e dos arredores, de volta para o cérebro se não há ligação física, como nervos óticos?
Saída do corpo e formação de imagens mentais de saída do corpo não são a mesma coisa. Imagens mentais de saída do corpo até mesmo uma pessoa que perdeu completamente a visão pode ter. Isso não significa necessariamente que tal pessoa enxergaria o ambiente de uma localidade de fora do corpo. As imagens mentais não são imagens percebidas pelos órgãos sensoriais e elas não são armazenadas como cópias exatas de imagens físicas já vistas.

As ondas eletromagnéticas associadas à consciência não desaparecem instantaneamente após o óbito biológico ou EQM. Portanto, se isso implica que há experiência consciente temporariamente sem cérebro ativo, então nada garante que a intermediação do cérebro para a formação de imagens mentais não seja completamente dispensável num intervalo curto de tempo .
Se à noite eu sonho com um monte de situações improváveis e até absurdas, que eu nunca vivi, por que não poderia ter tais visões quando meu cérebro estiver próximo da falência?
O ato de pensar, percepção sensorial e memória ocorrendo num sonho durante uma parada cardíaca ou anestesia geral não são possíveis segundo o atual modelo fisiológico de dependência entre mente e cérebro.

Então, ou o modelo está errado ou devemos pensar na alternativa de que as testemunhas de EQM estiveram envolvidas numa criação de uma nova e falsa memória, como no caso em que uma pessoa se enganou em relação ao timing da identificação de um sonho que ela teve quando estava “mentalmente viva”.
Responder