Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Salto evangélico: 21 igrejas são abertas por dia no Brasil; segmento é alvo de Lula e Bolsonaro

Série de reportagens vai mostrar como, nos últimos 30 anos, o crescimento dos templos evangélicos no Brasil acompanhou o aumento do protagonismo político do segmento no país

Por Bernardo Mello e Natália Portinari — Rio e Brasília 18/09/2022


Imagem

Vinte e uma igrejas evangélicas foram abertas por dia no Brasil — quase uma por hora — ao longo da última década, indicam dados inéditos compilados pelo GLOBO. Na ausência de versão atualizada do Censo Demográfico, os números são a evidência concreta de que a presença do grupo religioso no país, que superou um quinto da população em 2010, acelerou seu ritmo no período mais recente: o crescimento da quantidade de templos superou em 12% o avanço da década anterior, que havia marcado até então o maior boom protestante na história brasileira. A cada três igrejas evangélicas existentes hoje no país, uma foi inaugurada nos últimos dez anos.

O levantamento marca o início de uma série de reportagens sobre a expansão evangélica, fenômeno que obriga as campanhas do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT) a fazer gestos diários para o público, seja com visitas a pastores em igrejas ou em entrevistas para podcasts direcionados ao segmento. Os textos vão detalhar características que unem e diferenciam algumas das principais denominações, lideranças e etapas do movimento evangélico. As informações foram coletadas pela organização Brasil.io junto à Receita Federal, reunindo as pessoas jurídicas classificadas como organizações religiosas.

Até o início dos anos 1990, quando o Censo apontou que 9% dos brasileiros se declaravam evangélicos, havia 30,2 mil igrejas no país. Desde então, o número de novos templos cresceu a cada década, até chegar, em maio, à marca de 178.511 CNPJs cadastrados.

Desde 2002, a bancada evangélica eleita no Congresso aumentou mais de 60% — 92 parlamentares do bloco conseguiram cadeiras em 2018, segundo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Nesse período, dois partidos de centro-direita— Republicanos, com 48 cadeiras, e PL, com 43 — foram a principal guarida desses parlamentares, indicativo concreto da dificuldade que a esquerda tem em arregimentar apoios no segmento. A Assembleia de Deus, maior denominação em número de fiéis, já contou com 110 deputados e senadores, de acordo com o Diap.

Dívidas perdoadas

A bancada evangélica vem sendo uma das engrenagens para alterações legais que beneficiaram entidades religiosas. Com histórico de conquistas pontuais em diferentes governos, desde a imunidade tributária de templos assegurada pela Constituição de 1946, a primeira pós-era Vargas, as igrejas multiplicaram suas vitórias no Legislativo desde 2019. A lista recente inclui, por exemplo, o perdão de dívidas de igrejas, em iniciativas capitaneadas por parlamentares evangélicos — que hoje miram novos projetos, prevendo desde isenções em remessas para o exterior até imunidade sobre todos os imóveis e serviços com vínculo religioso, em demandas a serem resolvidas pelo próximo governo. Em outra ponta, diretamente com o Executivo, houve uma série de passaportes diplomáticos concedidos a líderes religiosos.

Pesquisadores e lideranças de igrejas avaliam que o crescimento evangélico ocorreu em vácuos de assistência espiritual e material, especialmente a partir da década de 1970, quando o Brasil tornou-se um país majoritariamente urbano. Tanto nas grandes cidades quanto em municípios menores, bolsões marcados pelo avanço do crime organizado, pobreza e esvaziamento econômico passaram a receber atendimento de igrejas evangélicas em cultos e em ações sociais, que incluíam alfabetização e distribuição de cestas básicas. Nesses locais, poder público e Igreja Católica não conseguiram se fazer representar com a intensidade dos evangélicos, cujos processos de formação de pastores, de abertura de igrejas e de interpretação do texto bíblico foram acelerados pela pluralidade e descentralização do movimento protestante.

Só na última década, entre 2013 e 2022, foram 71,7 mil unidades abertas — volume que corresponde a 80% dos novos templos de todas as religiões cadastrados no período. Desde os anos 1970, só houve uma abertura maior de igrejas católicas do que evangélicas em 1971, quando os católicos abriram 1.702 novos CNPJs, e os evangélicos, 918.

— À época do Censo de 2010, com os evangélicos crescendo 0,7% ao ano e os católicos caindo 1%, projetava-se uma ultrapassagem em 2040. Desde então, o ritmo se acelerou. Hoje, a projeção é que os evangélicos sejam maioria em 2032 — afirma o sociólogo José Eustáquio, doutor em demografia pela UFMG. — A abertura de templos é fundamental para atrair fiéis. A transição religiosa começa pela periferia, onde outras religiões não se fizeram presentes no mesmo ritmo da concentração populacional.

Em contraposição ao estereótipo de “rebanho”, atribuído de forma pejorativa a fiéis, o levantamento expõe o caráter multifacetado do salto evangélico no Brasil. A liderança do ranking de criação de templos, com 34 mil aberturas nesta década, é do conjunto de igrejas evangélicas “diversas”, que não se enquadram em nenhuma das principais denominações do país. São ramos e ministérios, em muitos casos, com uma dezena de templos ou menos.

O antropólogo Flávio Conrado, da Casa Galileia, agência que promove ações voltadas ao público cristão, observa que lideranças evangélicas também mostraram “capacidade de adaptação à expansão dos meios de comunicação” de massa. Esta foi uma das marcas do pentecostalismo, movimento que se afastou da tradição “histórica” protestante em questões doutrinárias e estratégias de expansão — e que também se dividiu, por sua vez, em ao menos três “ondas” com diferenças em discursos e comportamentos.

Os ramos históricos, que incluem batistas, presbiterianos, metodistas, luteranos e anglicanos, remontam à reforma protestante do século XVI, centrada em expandir a leitura, o estudo e a interpretação do texto bíblico. Já o movimento pentecostal, originado nos Estados Unidos em 1906 e logo difundido para o Brasil em missões da Assembleia de Deus e da Congregação Cristã, trouxe ênfase a dons de cura, exorcismo e à ação do Espírito Santo. Recorrendo à imagem do “fogo” como sinal de avivamento religioso, e aberto a pregações mais calcadas na vivência, o pentecostalismo ganhou tração especialmente entre a população pobre e negra, alijada dos espaços hegemônicos. Nas décadas de 1940 e 1950, ganhou novo impulso com a radiodifusão, avançando pelo interior do país. E a partir dos anos 1970, na fase denominada “neopentecostalismo”, expoentes como a Igreja Universal e a Mundial do Poder de Deus passaram a atingir um público ainda maior pela televisão. Com a atuação dessas igrejas, o gênero religioso tornou-se o mais presente na TV aberta brasileira, segundo a Ancine, chegando a ocupar 21% do tempo de programação em 2016. Hoje, pastores e influenciadores evangélicos com milhões de seguidores se multiplicam pelas redes sociais, nova fronteira das igrejas.

O sociólogo Paul Freston, especializado em religião e professor da Balsillie School of International Affairs, classifica Bolsonaro como o primeiro presidente “pancristão”, visto como “defensor” do segmento mesmo ligado a pautas incômodas, como o armamento,. Freston, porém, pondera que as lideranças também estiveram alinhadas a todos os governos pós-redemocratização, incluindo gestões do PT. Pesquisadora da UFF e colaboradora do Instituto de Estudos da Religião, Christina Vital avalia que Bolsonaro conseguiu imprimir uma “identidade religiosa” no mandato, evocando a “memória histórica de perseguição institucional das igrejas”. Na última pesquisa Datafolha, o atual presidente teve 49% da preferência de evangélicos, contra 32% de Lula.

— Todo evangélico é bolsonarista? Não. Mas dentre os candidatos que se apresentam, é a pessoa mais alinhada com nossas pautas — resume o deputado federal Paulo Bengston (PTB-PA), pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular.
https://oglobo.globo.com/politica/eleic ... naro.ghtml

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Comentários dos leitores, inclusive com ameaças:
Rede Globo,vocês ficarem um levantamento na última década,gastaram tempo e dinheiro com o único intuito de difamar a Igreja. Pois bem,vocês sabem o que é Igreja,acredito que não,porém aqui vai uma advertência,não é bom negócio se levantar contra a Igreja de Cristo.
---
Uma pauta em comum que une esse evangelismo de corte neoliberal é o anti-comunismo: lembremos do Papa Karol Woytila e seu empenho em acabar com os grupos ligados a Teologia da Libertação e sua substituição pelos arautos da Teologia da Prosperidade.
---
Em todos períodos de crises cresce a procura pelo abstrato, isso faz com que inúmeros charlatões procuram vender o produto mais fácil que é o nome de Jesus. A venda de ilusões deveria ser crime ao invés de um grande e lucrativo negócio. Afinal, pequenas igrejas, grandes negócio.
---
O direito à liberdade religiosa no Brasil,se confunde com direito,de práticas como: charlatanismo,curanderismo,enriquecimento ilícito,uso político,chantagens,e exploração financeira de pobres humildes, através da fé,usando o nome de Deus,e não se faz nada para acabar com isso. miserere nobis.
---
Tá igual boteco em Minas; cada esquina tem um. Já já vai faltar freguês e vai ter briga pra faturar dízimo
---
Pequenas igrejas, grandes negócios. O nome disso é casa bancária e não igreja.
---
Pequenas igrejas, grandes negócios!
---
É impressionante como o aumento da fé e igrejas incomoda tanto o grupo e suas alianças do inferno. É assim mesmo: a luz incomoda as trevas.
---
Angelo, é isso

Imunize-se contra o vírus da exploração comercial e política da fé!
---
Que o PT feche-as!
---
Celio, não vai conseguir fechá-las, por dois motivos: 1) O segmento evangélico continua apresentando crescimento exponencial no Brasil; e 2) O PT vai perder as eleições. Do jeito que as coisas andam, tá mais fácil esse partido fechar as portas
---
Taí um evangegue comedor de bíblia como se fosse kpim

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Salto evangélico: veja quais são as maiores igrejas evangélicas do país

Série de reportagens vai mostrar como, nos últimos 30 anos, o crescimento dos templos evangélicos no Brasil acompanhou o aumento do protagonismo político do segmento no país

Por Bernardo Mello e Natália Portinari — Rio e Brasília 18/09/2022


Vinte e uma igrejas evangélicas foram abertas por dia no Brasil — quase uma por hora — ao longo da última década, indicam dados inéditos compilados pelo GLOBO. Na ausência de versão atualizada do Censo Demográfico, os números são a evidência concreta de que a presença do grupo religioso no país, que superou um quinto da população em 2010, acelerou seu ritmo no período mais recente: o crescimento da quantidade de templos superou em 12% o avanço da década anterior, que havia marcado até então o maior boom protestante na história brasileira. A cada três igrejas evangélicas existentes hoje no país, uma foi inaugurada nos últimos dez anos. Com isso, são 178.511 templos abertos atualmente. Veja quais são as maiores denominações.

Imagem

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

Eu acho que estas grandes igrejas que lucram bastante deveriam ser mais cobradas do Estado, não no sentido em pagar imposto, porque se uma paga, todas as demais também terão que pagar, inclusive aquelas que são carentes e o pessoal tem que fazer vaquinha para pagar a manutenção e conta de luz. Prefiro algo como uma cobrança no sentido em tais terem uma função de bem-estar social, no sentido em que quanto mais a igreja é grande e lucra, mais ela deveria ajudar a sociedade através de ações benfeitoras, como doações, cesta básica para comunidades carentes, atendimento "psicológico", coisas do tipo. Enquanto que aquelas igrejas pequenas e que o pessoal tem mais dificuldade em mantê-la não teria essa obrigação toda.

Outra alternativa seriam leis que não obrigariam as igrejas, mas que as incentivariam mais ao assistencialismo social, como em o Estado dar patrocínio de acordo com o quanto tal colabora com a sociedade.

Seria até uma maneira mais barata de assistencialismo social, uma forma em economizar grandes gastos de governo com grandes programas sociais custosos. O que acham disso?

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

nuker escreveu:
Seg, 19 Setembro 2022 - 22:41 pm
Eu acho que estas grandes igrejas que lucram bastante deveriam ser mais cobradas do Estado, não no sentido em pagar imposto, porque se uma paga, todas as demais também terão que pagar, inclusive aquelas que são carentes e o pessoal tem que fazer vaquinha para pagar a manutenção e conta de luz. Prefiro algo como uma cobrança no sentido em tais terem uma função de bem-estar social, no sentido em que quanto mais a igreja é grande e lucra, mais ela deveria ajudar a sociedade através de ações benfeitoras, como doações, cesta básica para comunidades carentes, atendimento "psicológico", coisas do tipo. Enquanto que aquelas igrejas pequenas e que o pessoal tem mais dificuldade em mantê-la não teria essa obrigação toda.

Outra alternativa seriam leis que não obrigariam as igrejas, mas que as incentivariam mais ao assistencialismo social, como em o Estado dar patrocínio de acordo com o quanto tal colabora com a sociedade.

Seria até uma maneira mais barata de assistencialismo social, uma forma em economizar grandes gastos de governo com grandes programas sociais custosos. O que acham disso?
As igrejas são sociedades civis como qualquer outra e só deveriam ter abatimento no imposto do valor empregado em programas sociais.
Ou seja, quando fizerem o trabalho do Estado.

Já as igrejas pequenas só pagariam alíquotas reduzidas ou proporcionais à arrecadação (se houver). Ou se sobrar algo depois de usada para fins sociais.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2220
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Um país mais religioso seria bom do que um país na perdição, mas preferiria a Igreja Católica.

Comentários aleatórios:

Primeiramente, igrejas (neo)pentecostais deveriam ser proibidas. Isso é fraude pura.

Além disso, deveria ser obrigatório que as igrejas façam prestação de contas e sejam transparentes. Pouquíssimas fazem isso (ou fingem). A isenção ajuda muito com lavagem de dinheiro.

CSLL, ICMS e IPTU nem deveriam existir.

Apesar da isenção, as igrejas reclamam de pagar ICMS sobre produtos comprados em comércio e de impostos trabalhistas (CLT). Livros não tem ICMS para ninguém, então Bíblia, hinários, livro de orações e livros de estudo estão isentos.

Já o caso de perdão de dívida e privilégio na TV, isso é o clássico problema de lobismo. Isso acontece em qualquer área e na maioria das vezes ninguém percebe. Muitas grandes empresas tem "isenções fiscais". O setor de mineração e o agronegócio são cheio de privilégios também. Muitas empresas ruins são socorridas pelo governo e há setores competitivos com protecionismo desnecessário. O problema não é só igreja, é no sistema inteiro.


Falando de assistencialismo, acho melhor que não seja feita pelo governo e sim por ONGs (se for honesta). As doações seriam voluntárias e a pessoa só doaria se concordar com causa, com o método e acreditar na honestidade da instituição. A pessoa estaria mais próxima dos carentes e viria resultado nos esforços. O assistencialismo estatal não é bom, porque tira imposto involuntariamente do trabalhador para ser gerido por ladrões e aplicar de forma populista sem efeito de longo prazo.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Ter, 20 Setembro 2022 - 10:53 am
Um país mais religioso seria bom do que um país na perdição, mas preferiria a Igreja Católica.
O que impediria que virássemos Gilead ou Afeganistão?

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

nuker
Mensagens: 596
Registrado em: Sáb, 23 Outubro 2021 - 17:19 pm

Mensagem por nuker »

O que impediria que virássemos Gilead ou Afeganistão?
Não sei. Talvez porque a cultura cristã tenda a ser mais pacífica do que a islâmica? O cristianismo atual não é como na época das cruzadas, afinal de contas... enquanto que existem grupos radicais islâmicos que fazem atos terroristas e eu nunca vi grupos cristãos com esse tipo de perfil até agora.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2220
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 21 Setembro 2022 - 10:45 am
O que impediria que virássemos Gilead ou Afeganistão?
As coisas que acontecem nesses países são consequências mais da cultura do que da religião. A religião muda várias práticas com o passar do tempo para se adequar à cultura.
Muitas culturas atrasadas tem sacrifícios humanos.
Se não fosse o islamismo, o Afeganistão teria outra religião no lugar fazendo algo parecido.

E temos que lembrar que o Talibã é um grupo reacionário, isto é, eles fazem o oposto da cultura ocidental invasora e exageram mais do que a prática islâmica na idade média.


Tirando o roubo de recursos públicos e privilégios ao clero, quais são as consequências negativas de um Brasil dominado por crentes? É muito improvável uma inquisição, proibição de estudos científicos, proibição de filme de demônio, proibição de tecnologia (pastor diz USB parece tridente do diabo), perseguição a ateus (no máximo haveria censura, mas mesmo assim hoje tem censura do politicamente correto, então na prática não seria pior), etc.

Essa de armar o cidadão de bem não é nada cristão. Sacerdote de verdade proíbe isso. Essa simbiose de pastor defendendo é quando entra política no meio, então eles acabam seguindo cartilha ideológica de direita. O cristianismo também não fala nada de política para a economia de hoje. Essas coisas de condenar "marxismo cultural" e "idolatria do Estado" é ideologia de direita e eles arrumam um jeito de meter o cristianismo no meio e procurar trecho aleatório na Bíblia para justificar.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

fenrir
Mensagens: 742
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

É só assumir o poder que a religiao mostra as garras.
Impondo seu culto e visao de mundo a todos e se empenhando em eliminar qualquer concorrencia, usando a força se preciso.

Quem sabe um minimo de historia pode citar varios exemplos, desde roma ou mesmo antes até os tempos modernos.

Infelizmente isso esta acontecendo no brasil e cada vez mais rapido. E quem sobe são evangelicos pentecostais...
Uma teocracia catolica ja seria ruim o suficiente. De uma pentecostal só posso esperar o pior.

Os atos de perseguição contra religioes de matriz africana como o candomble são só o começo disso.
Li recentemente que ate catolicos e espiritas já se tornaram alvos de evanjegues fanaticos.
Vide aqui
Ainda são eventos esparsos mas lembre-se que esse tipo de coisa nao existia no Brasil até pouco tempo (nao tenho em mente preconceito de natureza religiosa - esse existe desde sempre - mas coisas como invasoes e depredação de templos e centros)
Quem nao for protestante, de preferencia evangelico, que abra bem os olhos.
Ateu então...

Acho que fiz bem em deixar o pais.
Uma diferença visivel no velho continente é que não se ve por aqui os montes de templos porta-de-garagem tão comuns nas periferias da bananalandia.
Por outro lado ja tem templos da iurd na terrinha e o portugues médio ainda é pobre e sem recursos. Isso é terreno fertil para essa gente.
Mas como dizem muitos, portugal é porta de entrada da europa. Outros lugares melhores estão a um pulo de distancia.

Nao vejo futuro nenhum no brasil. Quem esta tomando as redeas pouco ou nada se importa com educacao, cultura, ciencia.
Para eles, educacao se limita a catecismo, pregação e proselitismo do seus dogmas, do que se encontra na sua versao adulterada daquele livro aborrecido (nessa versao o "senhor" provavelmente condena espiritas e umbandistas por um lado e aprova as picuinhas teologicas do grupo que editou o livro por outro, dentre outras coisas que nao existiam na palestina de 20 seculos atras - nada de novo ou inesperado aí).

Tende a virar uma versão cristã de paises como o irã, yemen ou afeganistão.
É bem deprimente lembrar-se de uma epoca em que se dizia que o pais tinha um futuro brilhante pela frente e olhar para o ainda pobre, ignorante e cada vez mais irrelevante, radicalizado e polarizado brasil de 2022.
Do brasil do plano de poder do pedirmaiscedo, da proliferação das pequenas igrejas, grandes negocios.

Meu pós-conceito não vai tão longe ao ponto de achar impossivel haverem evangelicos esclarecidos, com um minimo de educacao. Mas são minoria absoluta naquela massa de manobra e não são quem ditam as regras. Logo, não contam pra nada.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Seg, 03 Outubro 2022 - 02:47 am
Meu pós-conceito não vai tão longe ao ponto de achar impossivel haverem evangelicos esclarecidos, com um minimo de educacao. Mas são minoria absoluta naquela massa de manobra e não são quem ditam as regras. Logo, não contam pra nada.
Tenho conhecidos evangélicos com bom nível de instrução que, no entanto, votam cegamente em quem se diz cristão.
Ignoram todas as vezes em que o candidato foi preso ou indiciado por vários crimes. Ou que o candidato é obviamente um imbecil.
Veem apenas o "sou cristão e defendo a família tradicional". Sem nem mesmo se perguntar se o canalha está dizendo a verdade.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Titoff
Mensagens: 1465
Registrado em: Ter, 17 Março 2020 - 11:47 am

Mensagem por Titoff »

fenrir escreveu:
Seg, 03 Outubro 2022 - 02:47 am
É só assumir o poder que a religiao mostra as garras.
Impondo seu culto e visao de mundo a todos e se empenhando em eliminar qualquer concorrencia, usando a força se preciso.

Quem sabe um minimo de historia pode citar varios exemplos, desde roma ou mesmo antes até os tempos modernos.

Infelizmente isso esta acontecendo no brasil e cada vez mais rapido. E quem sobe são evangelicos pentecostais...
Uma teocracia catolica ja seria ruim o suficiente. De uma pentecostal só posso esperar o pior.

Os atos de perseguição contra religioes de matriz africana como o candomble são só o começo disso.
Li recentemente que ate catolicos e espiritas já se tornaram alvos de evanjegues fanaticos.
Vide aqui
Ainda são eventos esparsos mas lembre-se que esse tipo de coisa nao existia no Brasil até pouco tempo (nao tenho em mente preconceito de natureza religiosa - esse existe desde sempre - mas coisas como invasoes e depredação de templos e centros)
Quem nao for protestante, de preferencia evangelico, que abra bem os olhos.
Ateu então...

Acho que fiz bem em deixar o pais.
Uma diferença visivel no velho continente é que não se ve por aqui os montes de templos porta-de-garagem tão comuns nas periferias da bananalandia.
Por outro lado ja tem templos da iurd na terrinha e o portugues médio ainda é pobre e sem recursos. Isso é terreno fertil para essa gente.
Mas como dizem muitos, portugal é porta de entrada da europa. Outros lugares melhores estão a um pulo de distancia.

Nao vejo futuro nenhum no brasil. Quem esta tomando as redeas pouco ou nada se importa com educacao, cultura, ciencia.
Para eles, educacao se limita a catecismo, pregação e proselitismo do seus dogmas, do que se encontra na sua versao adulterada daquele livro aborrecido (nessa versao o "senhor" provavelmente condena espiritas e umbandistas por um lado e aprova as picuinhas teologicas do grupo que editou o livro por outro, dentre outras coisas que nao existiam na palestina de 20 seculos atras - nada de novo ou inesperado aí).

Tende a virar uma versão cristã de paises como o irã, yemen ou afeganistão.
É bem deprimente lembrar-se de uma epoca em que se dizia que o pais tinha um futuro brilhante pela frente e olhar para o ainda pobre, ignorante e cada vez mais irrelevante, radicalizado e polarizado brasil de 2022.
Do brasil do plano de poder do pedirmaiscedo, da proliferação das pequenas igrejas, grandes negocios.

Meu pós-conceito não vai tão longe ao ponto de achar impossivel haverem evangelicos esclarecidos, com um minimo de educacao. Mas são minoria absoluta naquela massa de manobra e não são quem ditam as regras. Logo, não contam pra nada.
Eu não duvido que, as coisas indo nesse ritmo, em uns 20 anos já tenha uma espécie de polícia da moral e costumes dando tapa na cara de menina pelo véu nâo estar cobrindo o cabelo todo.

O que esperar desse povo que canta sobre jesus e quer arma na mão enquanto apoia e defende o líder cristão que glorifica a tortura, morte a adversários, e imposição religiosa?

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

fenrir
Mensagens: 742
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Fernando Silva escreveu:
Seg, 03 Outubro 2022 - 11:02 am
fenrir escreveu:
Seg, 03 Outubro 2022 - 02:47 am
Meu pós-conceito não vai tão longe ao ponto de achar impossivel haverem evangelicos esclarecidos, com um minimo de educacao. Mas são minoria absoluta naquela massa de manobra e não são quem ditam as regras. Logo, não contam pra nada.
Tenho conhecidos evangélicos com bom nível de instrução que, no entanto, votam cegamente em quem se diz cristão.
Ignoram todas as vezes em que o candidato foi preso ou indiciado por vários crimes. Ou que o candidato é obviamente um imbecil.
Veem apenas o "sou cristão e defendo a família tradicional". Sem nem mesmo se perguntar se o canalha está dizendo a verdade.
Isso é outra coisa que me impressiona. Sequer ocorre a eles o questionamento mais basico e fundamental: se o cidadão é ou não cristão de fato.
Se mentiu sobre outras coisas, pode ter mentido a esse respeito tambem. Pois que é conveniente e dá a ele o que ele quer.
Mas simplesmente acreditam no que ele diz e ponto final.

Não é irônico constatar que, numa uma religião na qual o bicho-papão é chamado pai da mentira, tantos mintam e tantos acreditem naqueles que mentem?

Nunca vou entender essa postura subserviente e acritica. Nem se morresse e nascesse umas mil vezes.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Conheça 15 famosos que são ateus e talvez você não sabia

Em um país com a maioria da população que se proclama essencialmente cristã, principalmente católica e evangélica, há também uma pequena parcela dos que se declaram ateus, ou seja, não acreditam em Deus. E há alguns famosos que ocupam essa lista.

Assim, você vai conhecer 15 personalidades brasileiras e internacionais que já declararam publicamente que não creem em Deus. Alguns nomes podem te chocar.


Imagem
15 famosos que são ateus

Em primeiro lugar, vamos aos profissionais da TV Globo:

Globais que não creem em Deus

Camila Pitanga

Para a atriz global, “Deus é uma ficção”, e o homem, porém, tem essa necessidade de se proteger numa coisa universal”.

Alinne Moraes

Outra representante do cast da Globo na lista é a atriz Alinne Moraes. Ela diz que é “seu próprio Deus”.

“Quando eu tinha menos de 20 anos, costumava responder que era muito nova para dizer no que acreditava. Hoje, como eu não sou mais tão nova assim, sinto que devo me posicionar. As pessoas te cobram, querem que você acredite em alguma coisa. Eu acredito em mim, tenho fé em mim. Eu sou meu próprio Deus. Sou escrava da minha própria criação”

Pedro Bial

O apresentador Pedro Bial foi categórico, ao ser questionado sobre a fé: “Eu não acredito em p**** nenhuma, aí não posso dizer que tenho fé”.

Lima Duarte

Para fechar, mais um ator global na lista: o veterano Lima Duarte. Ele, por sua vez, se define como um ateu diferente de José Saramago, sem ter ódio pela fé.

Fábio Porchat

Marcado pelos polêmicos vídeos satirizando a figura de Jesus, Fábio Porchat define as histórias bíblicas como “lendas bacanas”.

Andréa Beltrão

Outra atriz da Globo na lista é Andréa Beltrão. Ela disse que não acredita em nada e, quando passa por uma luta ou dificuldade, simplesmente ouve uma música, chora e, assim, melhora.

Dráuzio Varella

O médico vê as pessoas com a necessidade de buscar uma saída eterna para a vida, mas diz que respeita todas as religiões.
Cantores ateus

Nando Reis

Já o cantor Nando Reis afirma ser evolucionista e critica o fato de as pessoas verem em Deus uma forma de buscar como forma de remissão dos pecados.

Caetano Veloso

Para o cantor, não existe uma força superior que rege o universo.

Chico Buarque

Outro representante da Música Popular Brasileira, Chico Buarque diz que foi criado na igreja e estudou em colégio de padre, mas que não crê em Deus, atualmente.

Famosos internacionais

Mas a lista não se restringe somente ao Brasil. A seguir, vamos a alguns dos grandes astros do cinema também fazem parte do time dos ateus:

Morgan Freeman

Mesmo tendo feito o papel de Deus no filme “Todo Poderoso” (2003), o ator Morgan Freeman disse que prefere ficar com o “lado científico das coisas”.

Angelina Jolie

Conhecida pelo engajamento com causas humanitárias, a atriz de Hollywood diz que Deus não precisa existir para ela.

Brad Pitt

Ex de Jolie, o ator Brad Pitt acredita que só vamos saber sobre a existência de Deus depois da morte. Enquanto isso, ele vê como inútil pensar nessas coisas.

Daniel Radcliffe (O Harry Potter)

Quem também cresceu em uma família católica, mas que acabou perdendo a fé em Deus foi o ator Daniel Radcliffe, famoso pela consagrada saga Harry Potter.
https://www.todocristao.com.br/2022/10/ ... nao-sabia/

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

fenrir
Mensagens: 742
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

https://noticias.uol.com.br/ultimas-not ... igreja.htm

(vide link acima)
Ha tambem perseguicao de cristaos na mesma igreja: os que politizam cultos X os que nao querem saber de politica nos cultos.
Isto não é nada bom, pois se os que são contra a politização saem ou são diminuidos, ficam sobrando só os mais manobráveis e fanaticos, aqueles que pensam que o estado deve se curvar a uma religião específica usada como maquina de votos pelo politico do momento.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Quem aceita uma religião desliga o pensamento crítico e se torna vulnerável aos enganadores.
Acredita sem questionar no que o líder da seita diz que é verdade.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Fernando Silva escreveu:
Qua, 19 Outubro 2022 - 08:21 am
Quem aceita uma religião desliga o pensamento crítico e se torna vulnerável aos enganadores.
Acredita sem questionar no que o líder da seita diz que é verdade.
O que diria a uma pessoa espírita que não acredita em quase nada que ouve lá mas que gosta da parte social (por exemplo: distribuição cestas e amizades). Há pessoas que até encontram trabalho profissional ao frequentar tais lugares (não por “milagre”, mas por terem conhecidos lá e tal)

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Qua, 19 Outubro 2022 - 13:58 pm
Fernando Silva escreveu:
Qua, 19 Outubro 2022 - 08:21 am
Quem aceita uma religião desliga o pensamento crítico e se torna vulnerável aos enganadores.
Acredita sem questionar no que o líder da seita diz que é verdade.
O que diria a uma pessoa espírita que não acredita em quase nada que ouve lá mas que gosta da parte social (por exemplo: distribuição cestas e amizades). Há pessoas que até encontram trabalho profissional ao frequentar tais lugares (não por “milagre”, mas por terem conhecidos lá e tal)
Isto acontece com católicos e crentes também. Muitos não estão nem aí para a doutrina ou a Bíblia.
Para eles, o que importa é o apoio psicológico que recebem, o sentimento de pertencer, de ser aceitos.
Se não encontrarem isto numa igreja, vão procurar em outra sem nem se preocupar em analisar o que a doutrina dessa outra defende.

O problema está em quem quer impor sua superstição aos outros. Quer, por exemplo, que as escolas ensinem o criacionismo, quer proibir outras religiões, defende que mulheres têm que ser submissas aos homens etc.
E pode acabar se deixando levar por líderes fundamentalistas.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 20 Outubro 2022 - 09:45 am
AndarilhoTerrestre escreveu:
Qua, 19 Outubro 2022 - 13:58 pm
Fernando Silva escreveu:
Qua, 19 Outubro 2022 - 08:21 am
Quem aceita uma religião desliga o pensamento crítico e se torna vulnerável aos enganadores.
Acredita sem questionar no que o líder da seita diz que é verdade.
O que diria a uma pessoa espírita que não acredita em quase nada que ouve lá mas que gosta da parte social (por exemplo: distribuição cestas e amizades). Há pessoas que até encontram trabalho profissional ao frequentar tais lugares (não por “milagre”, mas por terem conhecidos lá e tal)
Isto acontece com católicos e crentes também. Muitos não estão nem aí para a doutrina ou a Bíblia.
Para eles, o que importa é o apoio psicológico que recebem, o sentimento de pertencer, de ser aceitos.
Se não encontrarem isto numa igreja, vão procurar em outra sem nem se preocupar em analisar o que a doutrina dessa outra defende.

O problema está em quem quer impor sua superstição aos outros. Quer, por exemplo, que as escolas ensinem o criacionismo, quer proibir outras religiões, defende que mulheres têm que ser submissas aos homens etc.
E pode acabar se deixando levar por líderes fundamentalistas.
Sim, é verdade. O problema é este. Impor a superstição. Conheço espíritas que praticamente colocam suas "teses" como verdades irretocáveis e aqueles que discordam tratam-se de "espiritos ainda em evolução", "irmãos ainda em estado inferior e sem condições de entender o espiritismo". Há e os dissidentes então: tratados como "pobrezinhos, não entenderam ou não estudaram nada" . "um dia irá aprender, pela DOR (<===ênfase na DOR :mrgreen: )"
Outros até se arriscam a palpitar como alçada do espiritismo problemas mentais que seriam devidamente explorados por psiquiatras e psicologos.

Veja, tenho uma filha de 15 anos. Na disciplina de filosofia abordam religiões e , pode ser tolice minha, mas achei estranho a abordagem excessiva com relação ao Islã. Perguntei a ela sobre o trabalho solicitado daí compreendi que é por causa da copa no Qatar. Mesmo assim achei um certo exagero. Claro que ao longo da vida escolar dela vira e mexe aparece moisés, Jesus etc.

Até a quarta série eu estudei em colégio administrado por freiras. Havia ensino religioso, totalmente e rigorosamente voltado ao Catolicismo. Livrinhos de orações, hinos e antes de começar as aulas ave-maria ou pai-nosso .

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Qui, 20 Outubro 2022 - 13:44 pm
Até a quarta série eu estudei em colégio administrado por freiras. Havia ensino religioso, totalmente e rigorosamente voltado ao Catolicismo. Livrinhos de orações, hinos e antes de começar as aulas ave-maria ou pai-nosso .
No meu colégio religioso havia, em todas as salas, um quadro com os dizeres "Deus te vê", que hoje eu entendo como "Big Brother is watching you".

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

fenrir
Mensagens: 742
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Se forem mantidas e lenta e constantemente ampliadas certas tendencias, como as exemplificadas abaixo...

Ataques a toda e qualquer instituição democratica que se oponha ao governo e a lenta assimilação dessas instituições, meio que "comendo pelas beiradas" infiltrando naquele meio gente comprometida com a agenda do atacante
Perseguições de cunho religioso tanto internas (crentes x crentes) como externas (crentes x não-crentes).
Tomada de poder por parte de religiosos radicais e de visão estreita. Des-secularização lenta, mas constante e progressiva do poder.

...O futuro do país pode ser bem sombrio: um misto de Venezuela pós-Chavez e Irã pós-revolução islâmica.
Não acho exagero não. Basta olhar fotos do Irã da decada de 70 e comparar com as de hoje. Coisa parecida deve ter se dado no Afeganistão tambem.
Uma iraniana daquela epoca que viajasse no tempo correria risco real de morte. Só pelo fato de não se vestir como querem os fanaticos que tomaram o poder naquele país

E no meio dos crentes no brasil tem gente que pensa de forma semelhante a esses fanaticos.
Esse pessoal faz bastante barulho e se lhes dessem a oportunidade de agarrar firmemente o poder, não pensariam duas vezes em impor sua vontade a todo o resto, usando a força que fosse necessária.

Junte-se a tudo isso, problemas causados por alteração climatica, que afetarão toda a gente no globo.

Não duvido até que houvesse separatismo no Brasil. Há bastante diversidade aqui, o territorio e a população são extensos.
Não vai ser fácil manter tudo com mão de ferro indefinidamente.
Vai ser uma caos de merda. Tenho dó de quem ficar porque eu já estarei morto ou com um pé-na-cova.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

O Evangelistão é aqui

Num só dia de aula várias provas de como a doutrinação do fanatismo religioso está afetando tristemente a vida de nossas crianças e jovens.

1. Em um certo momento fiz um passinho de dança: a criança falou "o tio tá dançando samba!!!! Tá amarrado em nome de Deus!"
2. Fizemos uma atividade em que a turma tinha q fazer uma roda abraçando colega pelo ombro. Meninos não queriam fazer de jeito nenhum. A justificativa: "eu não sou viado!"
3. Na mesma atividade a pessoa tinha q deixar o corpo ser amparado pelos colegas: a aluna disse q era macumba... "coisa de pegar santo", creio eu.
4. Ao dizermos q o ser humano é um animal, os estudantes teimaram que "não, ser humano NÃO É ANIMAL, professor!!!"
5. Uma aluna cismou com minha fitinha de N. Sra. Aparecida no punho q ganhei na festa das crianças: "Ecaaa Nossa Senhora Aparecida??? Tira isso tio!!!"

Lamentável! O país está a todo vapor rumo a um Jihad, ou melhor, a uma guerra santa com cidadãos aplicando de intolerância religiosa e racial contra outros cidadãos.

Como TODA a guerra santa, seu objetivo é unicamente garantir que uma minoria tenha ainda mais poder sobre a maioria, fazendo uso de seus medos e insuflando o ódio entre pessoas. Se adultos sem senso crítico trabalhado tem estado a mercê dos exploradores de mentes, imagine as crianças e jovens q ainda estão estruturando seus modelos morais e sociais.

Sim, pessoal, isso sempre existiu! Mas se agravou com o bolsonarismo e sua relação com falsos pastores que enganam a muitos há muitos anos fazendo uma leitura corrompida da Bíblia.
Estamos muito mal.

(Carlos D. Prohairesis)”

https://www.facebook.com/humberto.barro ... CO%2CP-y-R

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Os benefícios fiscais que os governos recentes deram às igrejecas:
Imagem

https://oglobo.globo.com/politica/notic ... icos.ghtml

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

fenrir
Mensagens: 742
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Segundo o IBGE, no censo de 2022, o brasil tem mais templos religiosos que escolas e hospitais somados.

Queria que o pessoal que aplaude isso me explicasse porque com tanto templo e consequentemente oracao, o brasil ja nao é um paraiso na terra.

Apostaria que ha mais templos, consequentemente mais fé e crentes per capita no brasil que numa suica , dinamarca ou canada. Ou inglaterra, rep checa ou estonia, com seus indices escandalosamente altos de irreligiosidade. E com tudo isso, o brasil ainda fica atras desses paises em qualquer estatistica de bem estar material. Isso pra mim é a prova cabal que religiao e bem estar nao andam juntos, muito pelo contrario.

Onde esta a graça do senhor nessa opulencia religiosa? Ela deve parar na "resolucao" dos problemas particulares de um suplicante, ou no crescimento do patrimonio dos donos dos templos - deve ser isso...

Continuem orando nesses templos
Isso deve bastar para resolver equacoes diferenciais, traduzir mandarim, fazer operacao de miopia e extrair tumores. Construam mais templos, orem mais e continuem aguardando por um paraiso depois de mortos, porque esse nao vai se materializar no bananil nao.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Sáb, 03 Fevereiro 2024 - 04:23 am
Segundo o IBGE, no censo de 2022, o brasil tem mais templos religiosos que escolas e hospitais somados.

Queria que o pessoal que aplaude isso me explicasse porque com tanto templo e consequentemente oracao, o brasil ja nao é um paraiso na terra.
Alguém já calculou que, comparando o número de cadeirantes no Brasil com a quantidade industrial de cadeirantes "curados" em igrejas evangélicas, não deveria haver mais nenhum há muitos anos. E no entanto ...

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Censo 2022: Brasil tem mais igrejas e templos do que escolas e hospitais somados; veja ranking de estados 'mais religiosos'

Região Norte lidera, com 459 estabelecimentos dedicados a devoção para cada 100 mil habitantes

Por Fernanda Alves 02/02/2024


Dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira mostraram que o país tem mais templos religiosos do que escolas e hospitais somados. De acordo com a análise, são 580 mil locais de devoção a diferentes tipos de religião contra 264,4 mil instituições de ensino e 247,5 mil unidades de saúde. Entre os estados mais religiosos, estão, em primeiro lugar, o Amazonas, com aproximadamente um templo religioso para cada 68 domicílios; o Acre, com 69 na mesma proporção; e o Amapá, em terceiro lugar, com cerca de 79.

Imagem

Ranking estados 'mais religiosos'
Estado Proporção (Número de residências para cada tempo religioso)
AM 68
AC 69
AP 79
PA 81
RO 95
RR 98
MA 102
ES 114
TO 127
BA 130
PB 133
RJ 140
PI 140
MS 148
MT 151
AL 151
SE 155
CE 156
MG 161
PE 164
GO 169
RN 170
PR 200
RS 202
SC 215
DF 216
SP 234
Fonte: Censo 2022/IBGE

Com os dados, é possível indicar que a região Norte do país é a que tem mais igrejas e templos se comparado ao número de residências, com 459 para cada 100 mil habitantes. Ao todo, são 79.650 igrejas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Ainda nesse comparativo populacional, a região Sul - com os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina - aparece com a menor proporção de estabelecimentos religiosos por 100 mil habitantes, com 226.

Imagem

O Censo apresentou uma análise por tipos de endereços, indicando que a maior parte dos logradouros são propriedades particulares, como casas e apartamentos. Ao todo, as entrevistas contabilizaram 90,6 milhões de domicílios particulares. Em segundo lugar aparecem os estabelecimentos de outras finalidades, como lojas, prédios públicos e culturais, com 11,7 milhões. Aparecem ainda nos dados os estabelecimentos agropecuários, com 4 milhões; edificações em construção, com 3,5 milhões; e os domicílios coletivos (hotéis, presídios, pensões, asilos), com 104,5 mil.
https://oglobo.globo.com/brasil/noticia ... king.ghtml

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Tutu
Mensagens: 2220
Registrado em: Qui, 09 Abril 2020 - 17:03 pm

Mensagem por Tutu »

Como o Brasil está se tornando o país dos evangélicos

youtu.be/IBW5IP43aqY

Considerando que o homem vive de ilusões, isso é uma boa notícia. Hoje passamos por uma crise com o avanço da ideologia woke e o evangelismo tem tido um papel importante de resistência e manutenção da moral. É melhor ser roubado pela igreja ou por um governo neossocialista? Esse é o menor dos males.

Países do oriente conseguem viver sem igreja porque tem uma cultura conservadora sem veneração de igreja. Os ateus de lá seguem os costumes e a tradição moral das religiões milenares de lá. O Ocidente deveria fazer o mesmo, ser ateu com a moral cristã, mas o ponto fraco do cristianismo é a grande ênfase em Deus e na igreja.


Eles praticam caridade voluntária, sem extorsão de impostos para "caridade" do Estado que quebra as pernas para dar muleta. Por estarem mais próximos dos necessidades, essa caridade costuma andar acompanhada de porta de saída.


O catolicismo está em declínio dando espaço para o evangelismo. O catolicismo é milenar, tem pouca flexibilidade e não está adaptado para o mercado do mundo de hoje. Já o evangelismo é um produto que surgiu no capitalismo, onde qualquer um pode iniciar seus negócios no setor de religião. Eles conseguem criar as próprias atividades e serviços e adaptar para as tendências de mercado numa sociedade que vive cheia de distrações. Hoje as relações são muito rápidas e o mercado tenta sempre inovar para atrair atenção.

Re: Teocracia - Crentes vão se tornar maioria no Brasil

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5169
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Tutu escreveu:
Ter, 26 Março 2024 - 20:43 pm
O catolicismo está em declínio dando espaço para o evangelismo. O catolicismo é milenar, tem pouca flexibilidade e não está adaptado para o mercado do mundo de hoje. Já o evangelismo é um produto que surgiu no capitalismo, onde qualquer um pode iniciar seus negócios no setor de religião. Eles conseguem criar as próprias atividades e serviços e adaptar para as tendências de mercado numa sociedade que vive cheia de distrações. Hoje as relações são muito rápidas e o mercado tenta sempre inovar para atrair atenção.
O catolicismo promete a recompensa depois da morte e diz que temos que suportar os sofrimentos com paciência.
O evangelismo vende a cura, a riqueza, o amor e a felicidade no aqui e agora.
É afirmativo: está acontecendo agora, sua vida está mudando agora!

O culto católico é um bando de indivíduos que se juntam no mesmo lugar, mas permanecem isolados e depois vão embora sozinhos.
O culto evangélico é uma coisa coletiva, todo mundo gritando e cantando junto. Há um envolvimento.
Responder