Práticas Religiosas

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Práticas Religiosas

Avatar do usuário
Adam Weishaupt
Mensagens: 33
Registrado em: Seg, 18 Abril 2022 - 11:33 am
Localização: Santa Maria (RS)

Mensagem por Adam Weishaupt »

Não vale a pena abandonar todas as práticas religiosas só porque você deixou para trás sua religião. A prece, por exemplo, continua sendo uma ferramenta poderosíssima para concentrar seus pensamentos em sentimentos nobres e elevados, guiando sua atenção e energia para um propósito altruísta e construtivo. A contemplação das virtudes, como a Esperança e a Caridade, também pode fazer desabrochar gérmens de inspirações superiores e atitudes benévolas. Nutrir e cultivar a gratidão, ainda que não mais dirigida a uma suposta entidade projetada pelo seu psicológico, também te transforma numa pessoa melhor - podes endereçá-la à Natureza, Universo, Vida ou Humanidade. Você não precisa venerar Santos e Bodisatvas para lembrar de todas as mulheres e homens ilustres que trabalharam pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da Humanidade. Pode permitir que a memória deles o comova a agir e também deixar sua contribuição na edificação dessa Grande Obra que é a Fraternidade Universal, sem esperar absolutamente nada em troca. Sem ganhar biscoito nem temer bicho papão. Sem nem mesmo precisar de nada disso.

Segue sugestão de Oração, elaborada por um Bem Amado Irmão de uma Fraternidade à qual pertenço:

Humanidade, providencial e protetora, que nos forma e que nós formamos,
Ó Humanidade, que eu seja útil ao meu semelhante, compreensivo e bondoso.
Que eu e cada um de nós vivamos para outrem, com simpatia pelo próximo,
socorro pelos desvalidos, respeito para com todos, colaboração com os Pósteros.
Que eu e cada um de nós lembremo-nos dos nossos antecessores,
sirvamos os nossos coevos e preparemos o advento dos nossos sucessores.
Que eu e cada um de nós deixemos o mundo melhor para os pósteros e pósteros melhores para o mundo.
Que eu e cada um de nós procuremos ser mais esclarecidos e colaboradores.
Que eu e cada um de nós melhoremos a nós próprios,
corrijamos as nossas imperfeições, com humildade e aspiração por sermos melhores.
Que eu e cada um de nós recebamos os tesouros da cultura do Passado, conservemo-los e a transmitamo-los para os Pósteros.
Que eu e cada um de nós zelemos pela Terra, nossa comum habitação, e pelo ambiente que a todos pertence.
Que eu e cada um de nós zelemos pelos animais, nossos irmãos menores, e pelos vegetais, nossos companheiros na Terra.
Que eu e cada um de nós esforcemo-nos pela elevação da condição material, cultural e moral de todos.
Que eu e cada um de nós adotemos critérios éticos e padrões de comportamento plenamente humanos.
Que eu e cada um de nós pautemo-nos pelo real, pelo construtivo, pelo simpático.
Que eu e cada um de nós empenhemo-nos por sermos conservados nas boas recordações dos que nos sobreviverem.
Que eu e cada um de nós mereçamos pertencer à Humanidade, conjunto eticamente constituído por quantos,
cada qual a seu modo e ao seu tempo, contribuíram para com o melhoramento da condição de vida alheia.
Que eu e cada um de nós nos integremos às nossas famílias, à nossa pátria, à humanidade.
Que eu e cada um de nós cumpramos alegremente com os nossos deveres,
pratiquemos o certo, procuremos o Bom, o Justo, o Belo e o Verdadeiro.
Que eu e cada um de nós sejamos sinceros, serenos, ponderados, bondosos e diligentes.
Que eu e cada um de nós sejamos os fautores das nossas realidades e do melhoramento da nossa sociedade.
Que eu e cada um de nós reconheçamos o valor imenso da herança imensa que recebemos das gerações anteriores à nossa.
Que onde houver egoísmo, eu inspire a bondade.
Que onde houver ofensa, eu promova o perdão.
Que onde houver discórdia, eu colabore com o apaziguamento.
Que onde houver ignorância, eu leve o conhecimento.
Que onde houver erro, eu exponha o certo.
Que onde houver inquietação, eu incuta a serenidade.
Que onde houver tristeza, eu console.

"[...] But should you want to learn wisdom
- to make mankind more clever, better, free and happy -
then be thrice welcomed by us."

(dem Illuminaten-Orden, 1776)

Re: Práticas Religiosas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Oração? Eu fico imaginando isso pra a realidade de um índio, de um aborígene. Esse negócio de orar na verdade é pra quem já está imbuído da fé que promove esses tipos de expedientes.

Re: Práticas Religiosas

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5167
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Válido como princípios a serem seguidos, mas não cabe aqui a palavra "oração".
Fica parecendo coisa de crente.

Re: Práticas Religiosas

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Eis uma prece extraida de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" - ela é "enorme" e sugerida para pessoas que "ACHAM QUE VÃO MORRER NAS PRÓXIMAS HORAS OU SEGUNDOS ..." :? (Cortei algumas partes pois é grande mesmo, não sei se um doente terminal conseguiria ler até o final...) Quando fiquei internado por pneumonia não a conhecia mas confesso que talvez não conseguiria lê-la num leito...

MAS SE NOTA CLARAMENTE QUE PARA O ESPIRITISMO ESTAMOS AQUI PARA "PAGAR PECADOS DO PASSADO" , QUE AQUI É PRISÃO , QUE O CORPO É PRISÃO ETC. ETC.

Prevendo próxima a morte

Meu Deus, creio em ti e na tua bondade infinita e, por isso mesmo, não posso crer hajas dado ao homem a inteligência, que lhe
faculta conhecer-te, e a aspiração pelo futuro, para o mergulhares no nada. Creio que o meu corpo é apenas o envoltório perecível de minha alma
e que, quando eu tenha deixado de viver, acordarei no mundo dos Espíritos.

Deus Todo-Poderoso, sinto se rompem os laços que me prendem a alma ao corpo e que dentro em pouco irei prestar contas do uso que fiz
que ocupei na Terra. (Cap. XVI, item 9.)

Deus de misericórdia, que o meu arrependimento te chegue aos pés! Digna-te de lançar sobre mim o manto da tua indulgência.

Se te aprouver prolongar a minha existência, seja esse prolongamento empregado em reparar, tanto quanto em mim esteja, o mal que eu tenha
praticado. Se soou, sem dilação possível, a minha hora, levo comigo o consolador pensamento de que me será permitido redimir-me, por meio
de novas provas, a fim de merecer um dia a felicidade dos eleitos.


Se não me for dado gozar imediatamente dessa felicidade sem mescla, partilha tão só do justo por excelência, sei que me não é defesa para
sempre a esperança e que, pelo trabalho, alcançarei o fim, mais tarde ou mais cedo, conforme os meus esforços.

Sei que próximos de mim, para me receberem, estão Espíritos bons e o meu anjo de guarda, aos quais dentro em pouco verei, como eles me
veem. Sei que, se o tiver merecido, encontrarei de novo aqueles a quem amei na Terra e que aqueles que aqui deixo irão juntar-se a mim, que um dia
estaremos todos reunidos para sempre e que, enquanto esse dia não chegar, poderei vir visitá-los.

Sei também que vou encontrar aqueles a quem ofendi. Possam eles perdoar-me o que tenham a reprochar-me: o meu orgulho, a minha dureza, minhas injustiças, a fim de que a presença deles não me acabrunhe de vergonha!

Perdoo aos que me tenham feito ou querido fazer mal; nenhum rancor contra eles alimento e peço-te, meu Deus, que lhes perdoes.

Vou experimentar as consequências do bem e do mal que pratiquei. Lá não haverá ilusões, nem subterfúgios possíveis. Diante de mim
vai desenrolar-se todo o meu passado e serei julgado segundo as minhas obras.

(...)

Apenas levarei comigo o que pertence à alma, isto é, as boas e as más qualidades, para serem pesadas na balança da mais rigorosa justiça. E tanto
maior severidade haverá no meu julgamento, quanto maior número de ocasiões para fazer o bem, que não fiz, me tenha proporcionado a posição
que ocupei na Terra.

Senhor, dá-me forças para deixar sem pena os prazeres grosseiros
deste mundo,
que nada são em confronto com as alegrias sãs e puras do
mundo em que vou penetrar e onde, para o justo, não há mais tormentos,
nem sofrimentos, nem misérias, onde somente o culpado sofre, mas tendo
a confortá-lo a esperança. "

NESSE ÚLTIMO PARAGRAFO: O MUNDO AQUI É DE PRAZERES GROSSEIROS. MAS, E A FAMILIA? e a convivência com amigos? e os estudos? o cinema , o lazer, o trabalho ? nada disso tem valor para esses espíritos sábios de Kardec???

Re: Práticas Religiosas

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Sáb, 30 Abril 2022 - 12:06 pm
o cinema
1864: teatro... Boulevard du Temple... :roll:

Re: Práticas Religiosas

O organoléptico
Mensagens: 806
Registrado em: Seg, 22 Novembro 2021 - 19:31 pm

Mensagem por O organoléptico »

Isso dee "pagar pelos pecados do passado" do espiritismo funciona tão bem no sentido conotativo quanto é absurdo no denotativo.

Re: Práticas Religiosas

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gorducho escreveu:
Sáb, 30 Abril 2022 - 14:12 pm
AndarilhoTerrestre escreveu:
Sáb, 30 Abril 2022 - 12:06 pm
o cinema
1864: teatro... Boulevard du Temple... :roll:
Sim
Mas os espiritos de Kardec são considerados superiores - será que nenhuma das milhares de reencarnações não curtiram um cineminha?

Re: Práticas Religiosas

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Consultando o antigo exemplar cá de casa (capa dura preta): eu não me lembrava que tinham sido todas ditadas :oops:
A coletânea de preces, que este capítulo encerra, representa uma escolha feita entre muitas que os Espíritos ditaram em várias circunstâncias.

Re: Práticas Religiosas

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gorducho escreveu:
Sáb, 30 Abril 2022 - 19:10 pm
Consultando o antigo exemplar cá de casa (capa dura preta): eu não me lembrava que tinham sido todas ditadas :oops:
A coletânea de preces, que este capítulo encerra, representa uma escolha feita entre muitas que os Espíritos ditaram em várias circunstâncias.
Off_topic:
Parece-me que não foram totalmente ditadas, Kardec deve ter dado uma retocada nelas com seu estilo.
Os espíritos daquela época eram mais "catolicos" que os do Chico Xavier : ditavam sobre pecados, Jesus Salvador, Deus comandando tudo etc.
Responder