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Nesse episódio do podcast mano a mano -- para quem tiver paciência de assistir, vale a pena -- Mano Brown recebe o pastor Henrique Vieira. Durante o debate ocorrem análises críticas da bíblia e do cristianismo, inserindo elementos sociais e antropológicos nas reflexões teológicas. Após ouvir esse episódio e unir com o conhecimento que eu tenho de antemão, gostaria de refletir com vocês as consequências das distorções do cristianismo nos dias de hoje. O que defendem aqueles cristãos conservadores que dizem "Deus acima de tudo, Brasil acima de todos", se na realidade não sabem o que fundamenta a própria crença. Seria uma dupla alienação?
Re: Cristianismo crítico
Enviado: Sáb, 25 Setembro 2021 - 22:22 pm
por Gigaview
Essa perspectiva bíblica que assume o lado dos oprimidos é contraditória visto o claro papel do Deus bíblico como opressor e vingativo. Mais contraditório ainda é usar isso como argumento e justificativa para uma nova igreja. Também é estranho que o Deus como "Impronunciável" não seja identificado no mundo dos negócios que é o âmbito da prosperidade perseguida por essas igrejas que banalizaram o nome de Deus na busca de interesses pessoais e comunitários.
A idéia que considera os egípcios como africanos de raça negra, e consequentemente imprimir aspectos raciais na formação do povo na região da Palestina à época de Jesus também é discutível. Zahi Hawass, um dos estudiosos dessa questão, afirma que os egípcios eram geograficamente africanos, de pele escura, mas não eram negros e sim uma mistura de povos da África e da Mesopotâmia. Isso afasta a possibilidade do duvidoso Jesus histórico ter sido negro.
Re: Cristianismo crítico
Enviado: Dom, 26 Setembro 2021 - 08:58 am
por f0rest
No antigo testamento a 'persona' de Deus era autoritária: faça isso para mim, que vos libertarei da escravidão egípcia. Isso ocorre claramente no Êxodo. Mas deixa latente a ideia de libertação dos oprimidos e da desmoralização da arrogância e domínio imperialista dos poderosos. Do antigo testamento para o novo testamento existe uma mudança drástica nas narrativas, como o próprio pastor diz, a bíblia é formada por diversos tipos de texto. No cristianismo primitivo os sacerdotes acolhiam diante do império romano, depois o próprio império se apropriou do cristianismo. Mas de maneira hermenêutica não podemos saber com exatidão a validade dos textos que chegaram até nós, de incontáveis traduções e edições dos textos, e discutimos a partir desses. O que eu vejo nesse debate é justamente uma reciclagem do cristianismo com as demandas contemporâneas, uma atualização da fé, mas ainda com base na fé do messias Jesus e na onipotência divina, aceitando a diversidade. Evidentemente muitas igrejas fazem uso do cristianismo para fins comerciais, mas teologicamente não é esse o propósito dessa corrente teológica. Fazem uso da psicologia das massas e dos gatilhos mentais para adquirir adeptos, tal como um vendedor de um varejo, uma contradição nos próprios termos. Referente a aspectos raciais de Jesus, segundo as informações que temos seria de tom de pele pardo?!
Re: Cristianismo crítico
Enviado: Ter, 12 Abril 2022 - 16:07 pm
por Fernando Silva
Deus pune os pecadores entregando suas mulheres a outros como se elas fossem simples propriedade e sua opinião não contasse:
"Portanto darei suas mulheres a outros, e os seus campos a novos possuidores; porque desde o menor até ao maior, cada um deles se dá à avareza; desde o profeta até ao sacerdote, cada um deles usa de falsidade." (Jeremias 8:8-10)
O mesmo acontece quando Deus pune David prostituindo suas mulheres (e matando seu filho).
Re: Cristianismo crítico
Enviado: Qui, 08 Fevereiro 2024 - 14:41 pm
por Fernando Silva
Lucas 6:29 Se alguém bater em você numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém tirar de você a capa, não o impeça de tirar a túnica.
Ensine a seu filho que, se o valentão da escola bater nele, ele deve pedir para bater mais ainda.
Se o bandido roubar seu celular, avise a ele que você acabou de sacar dinheiro do banco.
Nota: Jesus não disse isso. Estas frases vêm da filosofia grega dos cínicos e estóicos.
Lucas 6:29 Se alguém bater em você numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém tirar de você a capa, não o impeça de tirar a túnica.
Ensine a seu filho que, se o valentão da escola bater nele, ele deve pedir para bater mais ainda.
Se o bandido roubar seu celular, avise a ele que você acabou de sacar dinheiro do banco.
Nota: Jesus não disse isso. Estas frases vêm da filosofia grega dos cínicos e estóicos.
Eu aproveito essa passagem para questionar outra, também interessante.
É comum ver os religiosos, principalmente, os católicos afirmarem com enorme convicção coisas assim, ao se referir a algum criminoso:
Se ele não for punido aqui na Terra, pela Lei dos Homens, não escapará da punição divina.
Aí eu pergunto a Fernando, profundo conhecedor da Bíblia: existe alguma passagem que dá a garantia dessa afirmação?
Algum trecho da Bíblia fala que os criminosos que não sofrerem o peso da Lei dos Homens aqui na Terra terá que enfrentar a Lei de Deus depois de morrer?
Eu vejo isso quase como uma apelação ao wishful thinking: eu quero que ele sofra, que seja punido. Então, na minha imaginação, se não for punido em vida, será depois de morrer. Mesmo que não exista NENHUMA prova disso.
Aí eu pergunto a Fernando, profundo conhecedor da Bíblia: existe alguma passagem que dá a garantia dessa afirmação?
Algum trecho da Bíblia fala que os criminosos que não sofrerem o peso da Lei dos Homens aqui na Terra terá que enfrentar a Lei de Deus depois de morrer?
No Antigo Testamento, pelo menos até a volta do exílio na Babilônia, morreu, acabou.
Os mortos, ou suas almas, ficavam dormindo na Geena, justos e pecadores misturados.
O castigo ou a recompensa vinha neste mundo, não em outra vida, e não era necessariamente uma coisa pessoal e sim afetava os descendentes e o povo judeu em geral.
Ou seja, você tinha que ser bom e justo para que seu filhos não sofressem as consequências.
Foi a partir do contacto com o zoroastrismo persa que surgiu a crença em céu e inferno (os fariseus a adotaram, os saduceus, não), que foi se desenvolvendo e se definindo aos poucos.
Também surgiu o conceito de um lugar provisório, denominado Seio de Abraão, onde os justos esperavam pelo Juízo Final.
Jesus, na parábola do lázaro e do rico, menciona um castigo após a morte. E também fala do lugar onde "o fogo queima e nunca se apaga e o verme que rói nunca morre".
Aí eu pergunto a Fernando, profundo conhecedor da Bíblia: existe alguma passagem que dá a garantia dessa afirmação?
Algum trecho da Bíblia fala que os criminosos que não sofrerem o peso da Lei dos Homens aqui na Terra terá que enfrentar a Lei de Deus depois de morrer?
No Antigo Testamento, pelo menos até a volta do exílio na Babilônia, morreu, acabou.
Os mortos, ou suas almas, ficavam dormindo na Geena, justos e pecadores misturados.
O castigo ou a recompensa vinha neste mundo, não em outra vida, e não era necessariamente uma coisa pessoal e sim afetava os descendentes e o povo judeu em geral.
Ou seja, você tinha que ser bom e justo para que seu filhos não sofressem as consequências.
Foi a partir do contacto com o zoroastrismo persa que surgiu a crença em céu e inferno (os fariseus a adotaram, os saduceus, não), que foi se desenvolvendo e se definindo aos poucos.
Também surgiu o conceito de um lugar provisório, denominado Seio de Abraão, onde os justos esperavam pelo Juízo Final.
Jesus, na parábola do lázaro e do rico, menciona um castigo após a morte. E também fala do lugar onde "o fogo queima e nunca se apaga e o verme que rói nunca morre".
Mas a questão não é bem sobre Céu e Inferno. É sobre essa tal de Lei dos Homens e Lei de Deus.
Acho que não tem nem no Novo Testamento e nem no Antigo algo que se refira a pagar pelo tal crime depois, ou seja, pela Lei de Deus.
Repetindo o que se ouve por aí: se escapar da Lei dos Homens, não escapará da de Deus.
Essa expressão é tão comum que se esperaria que fosse uma citação da Bíblia. Mas parece que NÃO é.
Confere?
Se sim, então tudo não passa de uma expressão da vontade.
O traficante, o bandido, o malfeitor que se dá bem nessa vida e morre em paz e cercado de conforto (Fidel Castro, por exemplo), escapou da Lei dos Homens.
E aquele que sempre quer que a Justiça seja feita apela, às pressas, para isso: - Ah, mas ele não escapa da Lei de Deus.
Re: Cristianismo crítico
Enviado: Sáb, 10 Fevereiro 2024 - 09:24 am
por Fernando Silva
Ao falar no castigo após a morte, entendo que a Bíblia fala em pagar pelos crimes, mesmo que, que eu saiba, não haja uma afirmação explícita.
E, sim, quem não acredita em um deus e uma outra vida, aceita que criminosos podem morrer sem punição.
Re: Cristianismo crítico
Enviado: Ter, 13 Fevereiro 2024 - 09:00 am
por Fernando Silva
Mais um plágio descarado. Antes que algum crente reclame: não é uma profecia sobre Jesus.
Isaías 66 22 Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
23 E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.
24 E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne.
Marcos 09 43 E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
44 Onde o verme que rói não morre, e o fogo nunca se apaga.