Cristianismo crítico

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Cristianismo crítico

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »


youtu.be/O6ttTZgbSRg

Nesse episódio do podcast mano a mano -- para quem tiver paciência de assistir, vale a pena -- Mano Brown recebe o pastor Henrique Vieira. Durante o debate ocorrem análises críticas da bíblia e do cristianismo, inserindo elementos sociais e antropológicos nas reflexões teológicas. Após ouvir esse episódio e unir com o conhecimento que eu tenho de antemão, gostaria de refletir com vocês as consequências das distorções do cristianismo nos dias de hoje. O que defendem aqueles cristãos conservadores que dizem "Deus acima de tudo, Brasil acima de todos", se na realidade não sabem o que fundamenta a própria crença. Seria uma dupla alienação?

Re: Cristianismo crítico

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Essa perspectiva bíblica que assume o lado dos oprimidos é contraditória visto o claro papel do Deus bíblico como opressor e vingativo. Mais contraditório ainda é usar isso como argumento e justificativa para uma nova igreja. Também é estranho que o Deus como "Impronunciável" não seja identificado no mundo dos negócios que é o âmbito da prosperidade perseguida por essas igrejas que banalizaram o nome de Deus na busca de interesses pessoais e comunitários.

A idéia que considera os egípcios como africanos de raça negra, e consequentemente imprimir aspectos raciais na formação do povo na região da Palestina à época de Jesus também é discutível. Zahi Hawass, um dos estudiosos dessa questão, afirma que os egípcios eram geograficamente africanos, de pele escura, mas não eram negros e sim uma mistura de povos da África e da Mesopotâmia. Isso afasta a possibilidade do duvidoso Jesus histórico ter sido negro.

Re: Cristianismo crítico

Avatar do usuário
f0rest
Mensagens: 159
Registrado em: Dom, 19 Setembro 2021 - 17:04 pm

Mensagem por f0rest »

No antigo testamento a 'persona' de Deus era autoritária: faça isso para mim, que vos libertarei da escravidão egípcia. Isso ocorre claramente no Êxodo. Mas deixa latente a ideia de libertação dos oprimidos e da desmoralização da arrogância e domínio imperialista dos poderosos. Do antigo testamento para o novo testamento existe uma mudança drástica nas narrativas, como o próprio pastor diz, a bíblia é formada por diversos tipos de texto. No cristianismo primitivo os sacerdotes acolhiam diante do império romano, depois o próprio império se apropriou do cristianismo. Mas de maneira hermenêutica não podemos saber com exatidão a validade dos textos que chegaram até nós, de incontáveis traduções e edições dos textos, e discutimos a partir desses. O que eu vejo nesse debate é justamente uma reciclagem do cristianismo com as demandas contemporâneas, uma atualização da fé, mas ainda com base na fé do messias Jesus e na onipotência divina, aceitando a diversidade. Evidentemente muitas igrejas fazem uso do cristianismo para fins comerciais, mas teologicamente não é esse o propósito dessa corrente teológica. Fazem uso da psicologia das massas e dos gatilhos mentais para adquirir adeptos, tal como um vendedor de um varejo, uma contradição nos próprios termos. Referente a aspectos raciais de Jesus, segundo as informações que temos seria de tom de pele pardo?!

Re: Cristianismo crítico

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Deus pune os pecadores entregando suas mulheres a outros como se elas fossem simples propriedade e sua opinião não contasse:

"Portanto darei suas mulheres a outros, e os seus campos a novos possuidores; porque desde o menor até ao maior, cada um deles se dá à avareza; desde o profeta até ao sacerdote, cada um deles usa de falsidade." (Jeremias 8:8-10)

O mesmo acontece quando Deus pune David prostituindo suas mulheres (e matando seu filho).

Re: Cristianismo crítico

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Lucas 6:29
Se alguém bater em você numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém tirar de você a capa, não o impeça de tirar a túnica.

Ensine a seu filho que, se o valentão da escola bater nele, ele deve pedir para bater mais ainda.

Se o bandido roubar seu celular, avise a ele que você acabou de sacar dinheiro do banco.

Nota: Jesus não disse isso. Estas frases vêm da filosofia grega dos cínicos e estóicos.

Re: Cristianismo crítico

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Qui, 08 Fevereiro 2024 - 14:41 pm
Lucas 6:29
Se alguém bater em você numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém tirar de você a capa, não o impeça de tirar a túnica.

Ensine a seu filho que, se o valentão da escola bater nele, ele deve pedir para bater mais ainda.

Se o bandido roubar seu celular, avise a ele que você acabou de sacar dinheiro do banco.

Nota: Jesus não disse isso. Estas frases vêm da filosofia grega dos cínicos e estóicos.

Eu aproveito essa passagem para questionar outra, também interessante.

É comum ver os religiosos, principalmente, os católicos afirmarem com enorme convicção coisas assim, ao se referir a algum criminoso:

Se ele não for punido aqui na Terra, pela Lei dos Homens, não escapará da punição divina.

Aí eu pergunto a Fernando, profundo conhecedor da Bíblia: existe alguma passagem que dá a garantia dessa afirmação?
Algum trecho da Bíblia fala que os criminosos que não sofrerem o peso da Lei dos Homens aqui na Terra terá que enfrentar a Lei de Deus depois de morrer?



Eu vejo isso quase como uma apelação ao wishful thinking: eu quero que ele sofra, que seja punido. Então, na minha imaginação, se não for punido em vida, será depois de morrer. Mesmo que não exista NENHUMA prova disso.

Re: Cristianismo crítico

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gabarito escreveu:
Sex, 09 Fevereiro 2024 - 08:50 am
Aí eu pergunto a Fernando, profundo conhecedor da Bíblia: existe alguma passagem que dá a garantia dessa afirmação?
Algum trecho da Bíblia fala que os criminosos que não sofrerem o peso da Lei dos Homens aqui na Terra terá que enfrentar a Lei de Deus depois de morrer?
No Antigo Testamento, pelo menos até a volta do exílio na Babilônia, morreu, acabou.
Os mortos, ou suas almas, ficavam dormindo na Geena, justos e pecadores misturados.
O castigo ou a recompensa vinha neste mundo, não em outra vida, e não era necessariamente uma coisa pessoal e sim afetava os descendentes e o povo judeu em geral.
Ou seja, você tinha que ser bom e justo para que seu filhos não sofressem as consequências.

Foi a partir do contacto com o zoroastrismo persa que surgiu a crença em céu e inferno (os fariseus a adotaram, os saduceus, não), que foi se desenvolvendo e se definindo aos poucos.
Também surgiu o conceito de um lugar provisório, denominado Seio de Abraão, onde os justos esperavam pelo Juízo Final.

Jesus, na parábola do lázaro e do rico, menciona um castigo após a morte. E também fala do lugar onde "o fogo queima e nunca se apaga e o verme que rói nunca morre".

Pessoalmente, acho que um castigo eterno não faz sentido:
https://fernandosilvamultiply.blogspot. ... xiste.html

Re: Cristianismo crítico

Avatar do usuário
Gabarito
Site Admin
Mensagens: 1751
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 06:49 am

Mensagem por Gabarito »

Fernando Silva escreveu:
Sex, 09 Fevereiro 2024 - 09:51 am
Gabarito escreveu:
Sex, 09 Fevereiro 2024 - 08:50 am
Aí eu pergunto a Fernando, profundo conhecedor da Bíblia: existe alguma passagem que dá a garantia dessa afirmação?
Algum trecho da Bíblia fala que os criminosos que não sofrerem o peso da Lei dos Homens aqui na Terra terá que enfrentar a Lei de Deus depois de morrer?
No Antigo Testamento, pelo menos até a volta do exílio na Babilônia, morreu, acabou.
Os mortos, ou suas almas, ficavam dormindo na Geena, justos e pecadores misturados.
O castigo ou a recompensa vinha neste mundo, não em outra vida, e não era necessariamente uma coisa pessoal e sim afetava os descendentes e o povo judeu em geral.
Ou seja, você tinha que ser bom e justo para que seu filhos não sofressem as consequências.

Foi a partir do contacto com o zoroastrismo persa que surgiu a crença em céu e inferno (os fariseus a adotaram, os saduceus, não), que foi se desenvolvendo e se definindo aos poucos.
Também surgiu o conceito de um lugar provisório, denominado Seio de Abraão, onde os justos esperavam pelo Juízo Final.

Jesus, na parábola do lázaro e do rico, menciona um castigo após a morte. E também fala do lugar onde "o fogo queima e nunca se apaga e o verme que rói nunca morre".

Pessoalmente, acho que um castigo eterno não faz sentido:
https://fernandosilvamultiply.blogspot. ... xiste.html

100% explicado.
Até melhor do que eu esperava.



Mas a questão não é bem sobre Céu e Inferno. É sobre essa tal de Lei dos Homens e Lei de Deus.

Acho que não tem nem no Novo Testamento e nem no Antigo algo que se refira a pagar pelo tal crime depois, ou seja, pela Lei de Deus.

Repetindo o que se ouve por aí: se escapar da Lei dos Homens, não escapará da de Deus.
Essa expressão é tão comum que se esperaria que fosse uma citação da Bíblia. Mas parece que NÃO é.
Confere?

Se sim, então tudo não passa de uma expressão da vontade.
O traficante, o bandido, o malfeitor que se dá bem nessa vida e morre em paz e cercado de conforto (Fidel Castro, por exemplo), escapou da Lei dos Homens.
E aquele que sempre quer que a Justiça seja feita apela, às pressas, para isso: - Ah, mas ele não escapa da Lei de Deus.

Re: Cristianismo crítico

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Ao falar no castigo após a morte, entendo que a Bíblia fala em pagar pelos crimes, mesmo que, que eu saiba, não haja uma afirmação explícita.
E, sim, quem não acredita em um deus e uma outra vida, aceita que criminosos podem morrer sem punição.

Re: Cristianismo crítico

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Mais um plágio descarado. Antes que algum crente reclame: não é uma profecia sobre Jesus.

Isaías 66
22 Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
23 E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.
24 E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne.


Marcos 09
43 E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
44 Onde o verme que rói não morre, e o fogo nunca se apaga.
Responder