Espiritismo -Temas genéricos

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

BRIENNE OF FKING TARTH escreveu:Texto bastante claro e preciso em sua avaliação do "fenômeno" da psicografia.

"No que considero o episódio mais obscuro deste blog , passamos a assistir uma série de artigos sobre o espiritismo. Para perplexidade de muitos, devido aos comentários demolidores estes foram proibidos de serem vinculados aos artigos . O espiritismo é uma pratica que cada vez mais se aproxima do charlatanismo e tem consequências nefastas ao se afirmar como ciência. Segue um artigo do site “o questionador” que espero que tenha o mesmo destaque dos artigos espíritas.

Por que não devemos compactuar com a Psicografia?

A psicografia é uma técnica de escrita usada por alguns “médiuns” para tentar convencer outras pessoas da existência de espíritos e da possibilidade de comunicação com os mortos. Historicamente, a psicografia foi utilizada por Allan Kardec, na França, para elaborar sua teoria espiritual e fundar o espiritismo. Após ver mesas levitando e girando sozinhas, Kardec jurou que os espíritos poderiam mover objetos e, até mesmo, sua própria mão. Assim, Kardec fez mais de mil perguntas para os espíritos e obteve todas as respostas, escrevendo-as por si mesmo. Mas, aqui no Brasil, a consagração da psicografia se deu com Chico Xavier, que ficou reconhecido popularmente por suas cartas de amor e compaixão, assinadas em nome de pessoas mortas. Chico recusou dinheiro e optou por uma vida bem humilde, mas alcançou o estrelato de comunicador do mundo espiritual às custas da propagação da doutrina espírita herarquizadora e pré-destinadora de Allan Kardec. Entretanto, o que algumas pessoas não sabem é que, há tempos, Chico Xavier foi desmascarado por Waldo Vieira (amigo pessoal de Chico), que revelou como funcionavam os truques de escrita usados para obter as informações específicas sobre os mortos e convencer as pessoas com as cartas psicografadas endereçadas aos seus parentes. Com isso, a psicografia passou a ser mais questionada, tanto pela sua metodologia prática altamente artificial, quanto pela sua utilização tendenciosa e manipuladora.

Sobre Chico, o que Waldo Vieira revelou foi que Chico não atuava sozinho, e muitas informações específicas como nome do morto, data de falecimento, apelidos e outras informações mais pessoais eram repassadas para Chico através de terceiros. Waldo Vieira dizia que outras pessoas, que estavam ao lado dos “médiuns”, circulavam pelas salas de espera, coletavam algumas informações com as mães desesperadas e as transmitiam para o “médium” diretamente ao pé do ouvido, ou as registrava em cartas enviadas para o “médium”. Um simples exemplo disso seria: “Olha, Chico, uma senhora de nome Maria de Fátima, de 59 anos, irá lhe procurar no próximo domingo para receber informação de seu filho João Pereira Neto, que morreu num terrível acidente de carro aos 35 anos de idade. As pessoas chamavam ele de Neto, e ele deixou duas filhas Beatriz e Isabel de 10 e 11 anos.” Somente com essas informações precisas à mão, qualquer pessoa que saiba redigir um texto poderia escrever uma carta imaginativa para esta mesma mãe aflita, usando cada informação estrategicamente com mensagens de carinho, convencendo essa mãe sobre a autoria da mensagem ser de seu próprio filho. (Inclusive este é um dos tipos de treinamento utilizado no ensino de redação para aprimorar e treinar a argumentação no estilo narrativo). E o que sabemos sobre Chico Xavier é que ele, além de ter sido um grande leitor, também era um excelente escritor, e por isso não seria de se estranhar que ele tivesse tanta habilidade em demonstrar o seu talento nas cartas psicografadas.

Waldo vieira também relatou que, até mesmo, alguns parentes ou próprios amigos dessas mães “ajudavam” os médiuns na coleta de informações, auxiliando o repasse de informações com a intenção de “facilitar” que o espírito do morto pudesse se comunicar. Inclusive, algumas pessoas levavam a carteira de identidade da pessoa falecida, permitindo que a letra de sua assinatura fosse visualizada e copiada durante a elaboração da carta. E mesmo não conseguindo as mínimas informações, Chico também elaborava cartas generalistas, que só contavam com alguns termos e expressões padronizadas, servindo para que qualquer mãe eventualmente se identificasse diante seu desespero, como por exemplo: “minha querida mamãe”, “seu filho do coração”, “aos meus irmãos queridos”, “meu amado pai”. Da mesma forma, é curioso notar que a estratégia do convencimento também acontecia pelo reconhecimento da forma como se deu a morte da pessoa. Assim, as mães que procuravam respostas de filhos que cometeram suicídio eram padronizadas com o contexto do arrependimento e com mensagens de perdão. Já nas mortes que aconteciam por acidentes inesperados, as mensagens tranquilizavam as mães com a ideia de que o acidente já estava programado para acontecer, e de que o filho já estaria acolhido espiritualmente, confortando a mãe com frases de amor, que não foram ditas antes por ele enquanto vivo.

Também é interessante observar o fato de que algumas mães se convencerem, até mesmo, por apenas uma palavra ou apelido pessoal identificados na carta psicografada, e que somente ela acreditava que sabia. Ainda assim, há uma explicação para essas auto-identificações sentimentais: diante uma exposição grupal (por exemplo, como a sala de espera num centro espírita), e somado a eventos emocionais de perda ou trauma (a morte de um filho), alguns estudos em neurociência do comportamento humano demonstram que nossa memória é reeditada inconscientemente pelo nosso cérebro, e uma nova informação, mesmo sendo falsa, pode ser considerada real por mecanismos instintivos próprios, dependendo do nível emocional e social embutido naquele evento e naquela situação. Isso explica porque muitas mães se impressionavam tanto com alguns detalhes, mesmo quando eles não pareciam assim tão bem verdadeiros. Não é à toa Chico ter feito muito mais sucesso com as mães de filhos mortos, em comparação com outros familiares ansiosos por mensagens de um parente já falecido, tal a forte intensidade da identificação gerada pelo sentimento de perda de um filho com o conforto consolador de uma mensagem final.

Não é de se estranhar, portanto, o fato dessas cartas psicografadas serem elaboradas apenas dentro de centros espíritas e confinadas em salas com pessoas e contatos influentes, característica tão comum no movimento espírita (para quem já a conhece), pois é sempre algum amigo ou conhecido dentro do espiritismo que oferece uma ajuda ou fornece o convite para receber uma carta de um parente falecido. Na verdade, sempre haverá uma pequena ou mínima comunicação entre o “médium” e a família do morto, por mais distante e inexplicável que seja a relação entre eles. Até mesmo as pessoas de outros Estados viajavam até Minas Gerais, buscando ajuda de Chico. E, nesses casos, durante a recepção, ou até mesmo antes, muitas informações já eram repassadas boca-a-boca pelos próprios familiares e,por isso, sempre alguma informação chegava até o médium. O que diferencia nos vários casos dessas cartas é como as informações foram repassadas, em qual quantidade e intensidade elas são detalhadas para o “médium” e, principalmente, qual seria o grau de competência do “médium”. No caso de Chico, seu sucesso não estava ligado apenas à sua inteligência e astúcia na escrita. Ele fez um grande sucesso porque, aos poucos, ele foi cercado por um verdadeiro esquema que reunia médiuns e outros amigos que, além de saberem como transmitir algumas informações sem que as pessoas descobrissem ou desconfiassem, também construíram uma verdadeira cúpula imaginária e simbólica em torno da figura de Chico, idolatrando-o como o Deus da comunicação espiritual.

Mas o que há de comum entre esses “médiuns” que fazem cartas psicografadas é que todos eles são especialistas na identificação de padrões. O poder de convencimento está justamente ligado ao fato de saberem ponderar cautelosamente como transmitir uma ideia sobrenatural (no caso, a crença em espíritos), aliando a ela fatos verdadeiros sobre vida de uma pessoa. E em se tratando de manipuladores com alto grau de sabedoria, isso fica muito fácil de se fazer, quando o que está por trás é a dependência da identificação gerado por um sentimento de perda (a morte de um parente querido). É evidente que a fé é usada na manipulação dos sentimentos em favor de uma verdade convencionada pela troca de conforto. Pois se é a carência, e o fato de não saber lidar com a morte, que faz as pessoas buscarem a psicografia como forma de lamentarem suas dores, é preciso que as nossas emoções sejam melhor reconhecidas e treinadas por nós mesmos antes de nos apegarmos a qualquer tipo de crença e de buscar explicações místicas para algo que pode ser compreendido logicamente. E uma boa forma de impedir que nossa fé domine nosso pensamento é educar-se emocionalmente, ou seja, dominando nosso ego e permitindo que os nossos sentimentos sejam reconhecidos e superados com o equilíbrio da razão. Assim, nosso relacionamento com o mundo pode ser conquistado sem cair nas armadilhas mentais do ego e das religiões exploradoras da fé.

Por outro lado, as pessoas que compactuam com a psicografia (os espíritas e os simpatizantes do espiritismo) devem entender que não se provará a existência de vida após a morte apenas com depoimentos de mães esperançosas, ou simplesmente escrevendo algumas informações precisas em nome de algum morto. Tanto porque, conhecer informações específicas sobre alguém que já morreu não significa deter o poder de se comunicar com o mesmo. Falsas-evidências e generalizações não podem ser tomadas por verdades absolutas, principalmente quando sabemos que, nesses momentos de exaltação da fé, a nossa emoção é capaz de alterar a verdade e encobrir a razão. Por isso, é preciso entender que a hipótese sobre a comunicação espiritual só poderá ser confirmada quando houver evidências claras para isto, ou seja, estudos científicos com controle real e rigoroso dos dados e das informações. E é certo que naquela época de Chico, e no ambiente dos centros espíritas, isso não acontecia, já que não havia controle sobre as pessoas que organizavam as atividades espirituais e que se comunicavam diariamente e com certa liberdade entre o médium e o público.

Na verdade, para que se fosse possível testar a hipótese da comunicação espiritual pela psicografia, seria preciso que se montasse um experimento controlado, que seguisse uma metodologia rigorosa. Por exemplo, poderíamos criar um experimento convidando pessoas que tiveram familiares falecidos há pouco tempo, selecionado o público numa sala de espera, e criando um grupo controle de pessoas previamente identificadas com informações falsas sobre seus parentes mortos. Em seguida, seriam convocados médiuns voluntários (que atualmente fazem psicografia), para participarem de uma sessão mediúnica com estes mesmos participantes, num local de escolha dos próprios médiuns. Nesse cenário de recepção e acolhimento, os “médiuns” teriam contato com o público mas não saberiam identificar quais as pessoas estariam assumindo as identidades falsas. Dessa maneira, poderiam ser observados os resultados das psicografias, comparando-se de que forma os “médiuns” iriam psicografar cartas com as informações verdadeiras, e de que forma as psicografias seriam direcionadas para cada pessoa. Essa seria uma forma bem simples para se chegar a alguma conclusão sobre a comunicação espiritual.

Entretanto seria muito difícil de se encontrar, hoje, algum “médium” que aceite participar de experimentos controlados, e todos eles criarão inúmeras desculpas para não participarem de um evento como esse. Inclusive, isso já foi proposto por James Randi, nos EUA, que ofereceu 1 milhão de dólares para que qualquer pessoa demonstrasse qualquer manifestação ou efeito sobrenatural, que não pudesse ser explicada cientificamente. Em todas as tentativas, James Randi desmascarou muitos “médiuns”, que se consideravam paranormais, e outros charlatões ao vivo num programa de televisão. Mas, o fato é que a grana oferecida por Randi não atraiu esses “médiuns” espíritas, já que sua prática espiritual não é movida pelo dinheiro, mas sim pelo ego. E, em se tratando de ego, nenhum deles estariam dispostos a “por em cheque” suas atividades espirituais, já que a maioria não saberia lidar com o vergonhoso fato de poderem ser desmascarados e invalidados quanto aos seus falsos poderes comunicativos.

E a explicação dos espíritas para esta técnica é tão surreal que são, no mínimo, três exigências (absurdos) que estamos aceitando sem questionar: primeiro, crer que espíritos existam; segundo, crer que o espírito possa se comunicar; e terceiro, crer que o médium possa entendê-las e transmiti-las. A teoria kardecista explica muito superficialmente como essas possíveis manifestações espirituais aconteceriam, usando conceitos fantasiosos e termos como “ectoplasma” e “materialização”, elaborados unicamente pela fé e impossíveis de serem testados a luz da razão. Por isso, não há formas de crer metodologicamente em uma doutrina que valoriza o artificialismo e comunga com o claramente irracional. O espiritismo de Kardec ultrapassa sua prepotência em querer explicar o mundo, e o que a religião espírita faz com a psicografia não é esclarecer com a verdade, mas sim oferecer um mecanismo para iludir as pessoas. E a ilusão é capaz de levar conforto para a dor da perda! Nesse sentido, é preciso que as pessoas reconheçam a atividade desses “médiuns” espirituais como uma conveniência comungada pela própria religião, e não como uma prática dotada de verdade absoluta.

Comparativamente, é da mesma forma que agem os mágicos ilusionistas, que tentam convencer o público de seus poderes sobrenaturais com seus incríveis truques visuais. Na verdade, os “médiuns” fazem na escrita, o que os mágicos fazem no palco. Entretanto, enquanto os mágicos atuam promovendo o entretenimento e a diversão, esses “médiuns” atuam explorando um sentimento de dor em troca da fé. O convencimento deixa de ser um entretenimento e passa a ser fonte de consagração de falsos-ídolos e de exploração da fé, através da valorização de um poder que não existe, mas que é conveniado para confortar as pessoas que não sabem lidar com a morte de seus parentes queridos. Mas ainda é possível ter uma fé sadia e racional, convivendo com religiões que admitem a imortalidade da alma, desde de que para isso não se utilizem de práticas artificiais ou que, principalmente, não abusem da identidade das pessoas mortas. Há muitas religiões mais humildes e menos prepotentes que o espiritismo, como por exemplo o budismo, que enfatizam a crença espiritual e que não realizam práticas artificiais.

Mas o grande problema, e o mais grave, dessa técnica é que escrever algo em nome de alguém, sem a devida autorização, é uma atitude que está ligada ao abuso de identidade. Por mais carinhosas ou caridosas que sejam as palavras no conteúdo das cartas endereçadas, e por mais que a intenção seja confortar a dor dessas mães, há muita covardia em se escrever algo no nome de alguém que não pode corrigir ou contradizer as afirmações que são ditas em seu nome. Imaginem como deva ser extremamente desconfortante viver uma vida com suas próprias escolhas e legítimas decisões, e diante sua morte, alguém ter a ousadia de usar seu nome para dizer as coisas das quais você se arrependeu ou não, as pessoas que amou ou não, as crenças que você realmente acreditou ou não e, até mesmo, a religião que decidiu seguir ou não. E o que esta prática tão tendenciosa permite, é reeditar a história de quem já viveu e recriá-la a partir da ótica espírita. Por exemplo, pessoas que são ateus e que não seguem doutrinas religiosas podem ser desmentidas, após sua morte, por “médiuns” que, em nome do morto, se arrependem de sua descrença escolhida autenticamente durante sua vida. Eles usam a psicografia e confessam, pelo morto, a sua nova crença em Deus e no próprio espiritismo, valorizando a própria religião e conquistando, dessa maneira, mais um seguidor.

Analisando friamente a atitude desses “médiuns”, não está muito longe dos crimes de falsidade ideológica. Nesses crimes, pessoas especializadas na capacidade de falsificação de documentos alteram o conteúdo dos mesmos para favorecimento de si próprio ou de terceiros. Comparando-se isto à psicografia, o favorecimento relativo ao primeiro caso seria se auto-consagrar com o poder sobrenatural; no segundo, valorizar a própria religião e atrair o público espírita. É claro que há uma grande diferença entre falsificadores de documentos (que agem de má-fé) e os “médiuns” psicográficos (que exploram a fé-cega), muito embora exista sim uma relação bem sutil entre eles. Mesmo assim, devemos compartilhar a ideia de que a inexistência (a morte) não deve permitir a falsificação da identidade. E, por mais que a crença dos espíritas em mediunidade, e em outras vidas, seja essencial para eles viverem consolados e iludidos com a promessa de vidas futuras, todos eles precisam entender que não devemos crer em fé que abusa da identidade das pessoas

Este é o perigoso e covarde poder da manipulação que a estratégia espírita da psicografia utilizada para atrair muitos fiéis. Ao contrário do que ocorreu em outros países, como Portugal e na França, a difusão do espiritismo, aqui no Brasil, com as cartas de Chico Xavier, deu muito certo graças à ignorância e ao baixo nível educacional da maioria do povo deste país, que sempre tornou as pessoas alvos fáceis para a doutrinação religiosa em massa. Mas, atualmente, é muito fácil ter acesso à informação sobre as pessoas, inclusive as que já morreram, o que tem dificultado enormemente, hoje em dia, se envolver com o misticismo das técnicas psicográficas, sem que se desconfie ou se descubra como o médium conseguiu aquela informação específica. Por isso que, após a morte de Chico Xavier e a posterior revelação das técnicas e truques por Waldo Vieira, as cartas endereçadas foram deixadas relativamente de lado, e a psicografia passou a ser um método eficiente de escrita que os autores espíritas encontraram para divulgar o espiritismo com seus livros pessoais assinados em nome de espíritos. Assim, os novos “médiuns” divulgadores do espiritismo elaboram histórias fantasiosas de reencarnação e lições de moral com conceitos da doutrina kardecista e as publicam em formato de livro. Neste tipo de atuação, a psicografia se torna uma prática limitada à uma atividade pessoal, altamente introspectiva, pois é dotada do sentido literário, ou seja da criação imaginária como uma forma de expressão através da escrita.

Mas no geral, o que fazemos quando estamos compactuando com a psicografia das cartas endereçadas é, além de permitir que esses “médiuns” sustentem o falso-poder sobrenatural de comunicação com mortos e se auto intitulem promulgadores da profetização espiritual, também estamos permitindo que estes escritores se tornem capazes de abusar da identidade de alguém que não pode mais se defender. Tanto porque, até hoje, nenhum fato, evento, efeito ou manifestação sobre a existência espiritual foram realmente constatados ou comprovados por evidências claras. E isso já seria muito mais do que suficiente para entender que há muito charlatanismo e manipulação por trás de qualquer atividade que se afirme sobrenatural, mesmo aquelas que não cobram dinheiro por isto. Por isso, é preciso questionar e se entender realmente qual a verdadeira utilidade de se praticar esse tipo de escrita: um ritual simbólico para comungar o artificialismo de uma religião, ou um ato movido pelo ego do escritor para explorar a fé das pessoas?

Desmistificar a psicografia não significa enxergar a maldade na postura dos “médiuns”, pois muitos usam desse artificialismo pra promover o perdão e o amor, e não para o mal. Mas não é preciso abusar da identidade de uma pessoa morta para se promover a compaixão ou para confortar e convencer alguém sobre algo. É preciso que as pessoas reconheçam melhor o limite racional de atuação do ser humano, incluindo aí o respeito à identidade das pessoas que já morreram. Crer em vidas futuras e imortalidade da alma é uma coisa, agora abusar da identidade de pessoas mortas e sustentar falso-poder comunicativo para se tentar comprovar as crenças espirituais e convencer outras pessoas disso é uma atitude irracional, condizente com a exploração gratuita da fé. Não podemos endeusar falsos-ídolos pela mistificação de suas atitudes. Não vivemos no mundo dos “X-MENS” onde uns desenvolvem capacidades sobrenaturais superiores aos outros. É tempo de nos reconhecermos pela simplicidade da vida e da humildade do nosso campo de ação. Os misticismos do passado devem ser deixados de lado para que possamos evoluir como sociedade. As religiões que consagram o visivelmente irracional jamais evoluirão. E, como buscam a evolução, os espíritas só irão realmente evoluir quando abandonarem definitivamente a psicografia como método de comprovação da comunicação “espiritual”, e passarem a reconhecê-la apenas como uma obra de ficção, dotada de conteúdo literário, de valor simbólico e uso exclusivamente religioso.

Ainda assim, acredito que o movimento espírita possa repensar a doutrina kardecista hierarquizadora e seus métodos artificiais e irracionais. Mas, muitos “médiuns” não gostariam da ideia de perder o tão suado posto de endeusamento espiritual alcançado por eles na referência da psicografia dentre o público espírita. Por isso, é preciso que os espíritas (as pessoas de coração puro e de boas intenções) perdoem todos esses “médiuns” por terem se esforçado além do racional para confortar as pessoas, e que se satisfaçam com outros meios para confortarem sua dor e inconformidade com a morte, sem que para isso consagrem falsos-profetas, sustentem poderes sobrenaturais inexistentes ou abusem da identidade de pessoas mortas. Caso contrário, não haverá maneiras de permitir que o espiritismo evolua como uma religião digna de credibilidade ou de cientificidade, já que é evidente a forma egóica, artificial, tendenciosa e manipuladora como a metodologia kardecista da psicografia é comungada pela comunidade espírita."
https://jornalggn.com.br/noticia/a-fars ... piritismo/

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Atualmente os médiuns recorrem ao Facebook para captar mensagens dos "espíritos".

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Poxa, ninguém para refutar o texto que eu postei? Magoei... :cry:
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Calma Brienne,

Os espíritas ainda não reencarnaram neste fórum. Vamos aguardar.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Allan Kardec, Obras Póstumas

"Dessas observações judiciosas, resulta que a forma dos corpos se modificam num sentido determinado, e segundo uma lei, à medida que o ser moral se desenvolve; que a forma exterior está em relação constante com o instinto e os apetites do ser moral; que quanto mais os seus instintos se aproximam da animalidade, mais a forma, igualmente, dela se aproxima; enfim, que à medida que os instintos materiais se depuram e dão lugar aos sentimentos morais, o envoltório exterior, que não está mais destinado à satisfação das necessidades grosseiras, reveste formas cada vez menos pesadas, mais delicadas, em harmonia com a elevação e a delicadeza dos pensamentos. A perfeição da forma é, assim, a
conseqüência da perfeição do Espírito: de onde se pode concluir que o ideal da forma deve ser aquela que reveste os Espíritos no estado de pureza, a que reveste os poetas e os verdadeiros artistas, porque eles penetram, pelo pensamento, nos mundos superiores.
Há muito tempo se diz que o rosto é o espelho da alma. Esta verdade, tornada axiomática, explica esse fato vulgar, que certas fealdades desaparecem sob o reflexo das qualidades morais do Espírito, e que, muito frequentemente, prefere-se uma pessoa feia dotada de eminentes qualidades, àquela que não tem senão a beleza plástica. É que essa fealdade não consiste senão nas irregularidades da forma, mas não exclui a finura dos traços necessários à expressão dos sentimentos
delicados.
Do que precede se pode concluir que a beleza real consiste na forma que mais se distancia da animalidade, e reflete melhor a superioridade intelectual e moral do Espírito, que é o ser principal. O moral influindo sobre o físico, que apropria às suas necessidades físicas e morais, segue-se: 1º que o tipo da beleza consiste na forma mais própria à expressão das mais altas qualidades morais e intelectuais; 2º que, à medida que o homem se eleva moralmente, seu envoltório se aproxima do ideal da beleza, que é a beleza angélica.

O negro pode ser belo para o negro, como um gato é belo para um gato; mas não é belo no sentido absoluto, porque os seus traços grosseiros, seus lábios espessos acusam a materialidade dos instintos; podem bem exprimir as paixões violentas, mas não saberiam se prestar às nuanças delicadas dos sentimentos e às modulações de um espírito fino.

Eis porque podemos, sem fatuidade, eu creio, nos dizer mais belos do que os negros e os Hotentotes; mas talvez também seremos, para as gerações futuras, o que os Hotentotes são em relação a nós; e quem sabe se, quando encontrarem os nossos fósseis, não os tomarão pelos de alguma variedade de animais"
Parece-me que isto é o fino do racismo.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Racismo "da pesada".... :shock:

Valeu pela lembrança do texto...vou adicionar esse trecho lá no tópico sobre "espiritismo e racismo".

viewtopic.php?p=219#p219

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gorducho escreveu:[O Livro dos Espíritos]
PANTEÍSMO
14. Deus é um ser distinto, ou será, como opinam alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?
“Se fosse assim, Deus não existiria, porquanto seria efeito e não causa. Ele não pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa.
[...]
Gorducho escreveu:[O Livro dos Espíritos]

PANTEÍSMO
14. Deus é um ser distinto, ou será, como opinam alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?
“Se fosse assim, Deus não existiria, porquanto seria efeito e não causa. Ele não pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa.
[...]

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

PANTEÍSMO
14. Deus é um ser distinto, ou será, como opinam alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?
“Se fosse assim, Deus não existiria, porquanto seria efeito e não causa. Ele não pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa.
[...]

Considerando todo o besteirol proferido por esses "espíritos superiores" fica difícil ler qualquer coisa vinda do além sem perguntar se o que está escrito é outra bobagem, mesmo que aparentemente possa fazer algum sentido.

E para que serve mesmo essa opinião espírita sobre o panteísmo se o espiritismo como filosofia nunca foi e nunca será levado a sério?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Gigaview escreveu:

Considerando todo o besteirol proferido por esses "espíritos superiores" fica difícil ler qualquer coisa vinda do além sem perguntar se o que está escrito é outra bobagem, mesmo que aparentemente possa fazer algum sentido.

E para que serve mesmo essa opinião espírita sobre o panteísmo se o espiritismo como filosofia nunca foi e nunca será levado a sério?
Mesmo que o espiritismo fosse verdade, o que os espíritos dissessem não seria totalmente confiável.
Afinal, eles são apenas pessoas como nós, ainda que desencarnados.
Claro que têm acesso a mais informações que nós, mas não são oniscientes.
Sem falar em que muitos deles são mal intencionados e tentam nos enganar.
Gorducho escreveu:
Sr. Gigaview escreveu:
Deus fica = universo.
[espírito]

porquanto seria efeito e não causa.
Seria efeito E causa, no caso...
Deus pode ser efeito❓
🤔
Metatron escreveu:
Gorducho escreveu:

Deus pode ser efeito❓
🤔
Näo pode, sendo Deus a causa primária de todas as coisas.

A Mente Divina está inserida em toda a Criaçäo, no ser humano inclusive. Daí o Panteísmo.

"Sois deuses" - já dizia Jesus Nazareno.
Eliphas escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Gigaview escreveu:

Considerando todo o besteirol proferido por esses "espíritos superiores" fica difícil ler qualquer coisa vinda do além sem perguntar se o que está escrito é outra bobagem, mesmo que aparentemente possa fazer algum sentido.

E para que serve mesmo essa opinião espírita sobre o panteísmo se o espiritismo como filosofia nunca foi e nunca será levado a sério?
Mesmo que o espiritismo fosse verdade, o que os espíritos dissessem não seria totalmente confiável.
Afinal, eles são apenas pessoas como nós, ainda que desencarnados.
Claro que têm acesso a mais informações que nós, mas não são oniscientes.
Sem falar em que muitos deles são mal intencionados e tentam nos enganar.
Fernando Silva, achei muito interessante esse seu comentário. Quase um "meta-ceticismo", teria uma palavra melhor? Muitas vezes as discussões do antigo fórum ficavam naquele nível superficial, se o invisível existe ou não, se deus existe ou não etc. Mas é muito interessante pensar nessas possibilidades, que fazem com que, ainda que admitamos Deus e Espíritos como reais, isso não somente não soluciona os problemas essenciais como traz muito mais complexidade e problemas. E se espíritos existem, mas estão eles mesmos enganados? E se Deus existe, mas for um demiurgo, o "gênio mau" de Descartes? Por aí vai... Vamos saindo assim do óbvio e vendo que as supostas "explicações", no fundo, não explicam nada.

Eu tenho um viés esotérico, mas tenho bastante senso crítico e detesto dar os assuntos por encerrados.
Fernando Silva escreveu:
Eliphas escreveu:

E se Deus existe, mas for um demiurgo, o "gênio mau" de Descartes? Por aí vai... Vamos saindo assim do óbvio e vendo que as supostas "explicações", no fundo, não explicam nada.
Talvez Deus seja bom e justo ... segundo critérios de bondade e justiça que nunca poderemos compreender e que sempre nos parecerão inaceitáveis.

Talvez Deus exista, mas não haja vida após a morte.

Talvez haja vida após a morte, mas, assim como no Hades grego, não seja o paraíso nem o inferno, apenas um depósito onde justos e pecadores viverão amontoados pela eternidade, sem distinção.

Talvez a vida após a morte seja horrível, com sofrimento constante, mas teremos que aceitar porque Deus quis assim.

Os calvinistas e presbiterianos acham que vamos todos para o inferno com exceção de uns poucos que Deus predestina, arbitrariamente, ao céu. É assim e pronto.
Cinzu escreveu:Considerando que bom, mau e justiça não passam de conceitos atribuídos por humanos, é bem possível que para Deus tais critérios não se aplicam.
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:

Ao ler Kardec, e o complemento trazido por Chico Xavier, todas estas questöes já foram respondidas, e muito bem respondidas.
Kardec e CX inventaram respostas consoladoras para questões incômodas.

Partiram da premissa não comprovada de que Deus é bom e justo segundo nossos critérios de bondade e justiça e que, portanto, deve haver uma explicação para ele permitir aquilo que nos parece ser o mal.

O fato de serem respostas consoladoras não as torna verdade. A verdade talvez seja cruel.
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Kardec e CX inventaram respostas consoladoras para questões incômodas.
Por que "inventaram"?
Fernando Silva escreveu:
Partiram da premissa não comprovada de que Deus é bom e justo segundo nossos critérios de bondade e justiça e que, portanto, deve haver uma explicação para ele permitir aquilo que nos parece ser o mal.
Amar, perdoar, auxiliar, tolerar, resgatar, näo lhe parecem atitudes boas e universais? E o inverso, ou seja, odiar, condenar, ignorar, maltratar, ferir, näo lhe parecem atitudes más e universais? "Dar a cada um segundo as suas obras" e "pela espada que ferir será ferido" näo lhe parece bastante justo?

A melhor justificativa para a existência do Mal é podermos provar dele para sentirmos o quanto ele é amargamente prejudicial, e assim evitar cometê-lo contra os outros e contra nós mesmos...
Fernando Silva escreveu:
O fato de serem respostas consoladoras não as torna verdade. A verdade talvez seja cruel.
Podem näo ser A verdade, mas com certeza estäo bem próximas a ela.
Cinzu escreveu:Teoricamente o "bem" necessita do "mal" para poder existir, em seu sentido estrito. Pelo contrário, não faria sentido o antagonismo bem-mal que atribuímos. Exatamente como outras diferenciações dadas pelas percepções humanas: quente-frio, rápido-devagar, baixo-alto, claro-escuro, e por aí vai.

Tendo isso em mente, para que o mal supostamente não existisse em nosso mundo, Deus teria que fazer os humanos incapazes de diferenciar boas e más ações. Uma vez que já temos tais conceitos, soa contraditório imaginar a ausência deles.
Metatron escreveu:Se näo houvesse o Mal, seríamos naturalmente bondosos.

O verdadeiro Mal é o Egoísmo, é o Orgulho, é a Vaidade. O resto é tudo fruto deles.
Cinzu escreveu:E como saberíamos que somos bondosos sem saber o que é o mal?
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Kardec e CX inventaram respostas consoladoras para questões incômodas.
Por que "inventaram"?
De onde eles tiraram essas respostas? Não adianta dizer que receberam dos espíritos porque seria necessário provar esta afirmação.
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Partiram da premissa não comprovada de que Deus é bom e justo segundo nossos critérios de bondade e justiça e que, portanto, deve haver uma explicação para ele permitir aquilo que nos parece ser o mal.
Amar, perdoar, auxiliar, tolerar, resgatar, näo lhe parecem atitudes boas e universais? E o inverso, ou seja, odiar, condenar, ignorar, maltratar, ferir, näo lhe parecem atitudes más e universais? "Dar a cada um segundo as suas obras" e "pela espada que ferir será ferido" näo lhe parece bastante justo?
Tudo lindo e maravilhoso. Segundo nossos critérios.
Quem garante que são os critérios de um possível deus?
Como criaturas infinitamente pequenas e limitadas podem pretender conhecer os propósitos e princípios de um deus infinitamente grande e poderoso?
Metatron escreveu:
A melhor justificativa para a existência do Mal é podermos provar dele para sentirmos o quanto ele é amargamente prejudicial, e assim evitar cometê-lo contra os outros e contra nós mesmos...
Sim. Considero este o princípio moral básico, do qual todos os outros derivam, mas esta é uma moral humana.
Não sabemos o que um possível deus pretende a nosso respeito.
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
O fato de serem respostas consoladoras não as torna verdade. A verdade talvez seja cruel.
Podem näo ser A verdade, mas com certeza estäo bem próximas a ela.
Em que se baseia esta certeza?

Concordo que tais respostas parecem consoladoras e convenientes, mas ... quem nos garante que um hipotético deus pensaria como nós?
Quem nos garante que ele esteja preocupado com nossa conveniência e felicidade?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Eliphas escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Gigaview escreveu: Considerando todo o besteirol proferido por esses "espíritos superiores" fica difícil ler qualquer coisa vinda do além sem perguntar se o que está escrito é outra bobagem, mesmo que aparentemente possa fazer algum sentido.

E para que serve mesmo essa opinião espírita sobre o panteísmo se o espiritismo como filosofia nunca foi e nunca será levado a sério?
Mesmo que o espiritismo fosse verdade, o que os espíritos dissessem não seria totalmente confiável.
Afinal, eles são apenas pessoas como nós, ainda que desencarnados.
Claro que têm acesso a mais informações que nós, mas não são oniscientes.
Sem falar em que muitos deles são mal intencionados e tentam nos enganar.
Fernando Silva, achei muito interessante esse seu comentário. Quase um "meta-ceticismo", teria uma palavra melhor? Muitas vezes as discussões do antigo fórum ficavam naquele nível superficial, se o invisível existe ou não, se deus existe ou não etc. Mas é muito interessante pensar nessas possibilidades, que fazem com que, ainda que admitamos Deus e Espíritos como reais, isso não somente não soluciona os problemas essenciais como traz muito mais complexidade e problemas. E se espíritos existem, mas estão eles mesmos enganados? E se Deus existe, mas for um demiurgo, o "gênio mau" de Descartes? Por aí vai... Vamos saindo assim do óbvio e vendo que as supostas "explicações", no fundo, não explicam nada.

Eu tenho um viés esotérico, mas tenho bastante senso crítico e detesto dar os assuntos por encerrados.
Recomendo que você leia "Fronteiras do Universo" (His Dark Materials) de Phillip Pullman. É fantasia com inspiração em alguns conceitos mágicos/ocultistas/espiritualistas que vão fazer você pensar em possibilidades "meta-céticas".
The trilogy takes place across a multiverse, moving between many parallel worlds. In Northern Lights, the story takes place in a world with some similarities to our own; dress-style resembles that of the UK's Edwardian era, and technology has not evolved to include automobiles or fixed-wing aircraft, while zeppelins feature as a notable mode of transport.

The dominant religion has parallels with Christianity,[6] and is at certain points in the series (especially in the later books) explicitly named so; while Adam and Eve are referenced in the text (particularly in The Subtle Knife, in which Dust tells Mary Malone that Lyra Belacqua is a new Eve to whom she is to be the serpent), Jesus is not.[7] The Church (called the "Magisterium", the same name as the authority of the Catholic Church) exerts a strong control over society and has some of the appearance and organisation of the Catholic Church, but one in which the centre of power had moved from Rome to Geneva, moved there by Pullman's fictional "Pope John Calvin" (Geneva was the home of the historical John Calvin).[8]

In The Subtle Knife, the story moves between the world of the first novel, our own world, and in another world, the city of Cittàgazze. In The Amber Spyglass the story crosses through an array of diverse worlds.
Wiki.

*
JungF escreveu:
Gigaview escreveu:
Gorducho escreveu:
[O Livro dos Espíritos]


PANTEÍSMO
14. Deus é um ser distinto, ou será, como opinam alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?
“Se fosse assim, Deus não existiria, porquanto seria efeito e não causa. Ele não pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa.
[...]
Considerando todo o besteirol proferido por esses "espíritos superiores" fica difícil ler qualquer coisa vinda do além sem perguntar se o que está escrito é outra bobagem, mesmo que aparentemente possa fazer algum sentido.

E para que serve mesmo essa opinião espírita sobre o panteísmo se o espiritismo como filosofia nunca foi e nunca será levado a sério?
Você não muda mesmo, né! Aproveite que estamos de casa nova e argumente, contra ou a favor, mas argumente. Chega de fazer afirmativas vazias, tipo, O Espiritismo jamais var se levado a sério... Espíritos Superiores... é besteirol. Apresente alguma argumento, ... justifique.
JungF escreveu:Ou simplesmente acrescente aos seus ditos "essa é minha opinião"..Todos acatarão e compreenderão, pois é direito seu ter sua opinião sobre qualquer assunto.
Fernando Silva escreveu:
Gigaview escreveu:

Recomendo que você leia "Fronteiras do Universo" (His Dark Materials) de Phillip Pullman. É fantasia com inspiração em alguns conceitos mágicos/ocultistas/espiritualistas que vão fazer você pensar em possibilidades "meta-céticas".
Eu li os 5 livros: os três da primeira trilogia e os dois já publicados da segunda.

Nessa história, a matéria escura é inteligente e foi ela que criou "Deus" e os anjos e, mais tarde, deu inteligência aos humanos e outras espécies existentes nos vários universos paralelos.

E é ela que faz funcionar o I-Ching e as tábuas ouija. Já as religiões são demonizadas pelo autor.

HFC escreveu:
JungF escreveu:


Apresente alguma argumento, ... justifique.
Gostaria de entender por que espíritos deveriam existir e desde quando existiriam... Você pode explicar e argumentar ?
Metatron escreveu:
Cinzu escreveu:
E como saberíamos que somos bondosos sem saber o que é o mal?
E por que teríamos que saber, se o que importa é praticar o Bem? Sendo naturalmente bondosos, näo precisamos saber o que é o Mal, nem sequer praticá-lo.
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
De onde eles tiraram essas respostas? Não adianta dizer que receberam dos espíritos porque seria necessário provar esta afirmação.
Eu näo tenho dúvidas quanto à existência dos Espíritos, principalmente depois das 10.000 cartas psicografadas por CX. Até réu já foi absolvido através de uma destas cartas...
Fernando Silva escreveu:
Tudo lindo e maravilhoso. Segundo nossos critérios.
Quem garante que são os critérios de um possível deus?
Como criaturas infinitamente pequenas e limitadas podem pretender conhecer os propósitos e princípios de um deus infinitamente grande e poderoso?
Continuo insistindo na obra de Kardec+CX.

Lá você encontra esta e muitas outras respostas...
Fernando Silva escreveu:
Sim. Considero este o princípio moral básico, do qual todos os outros derivam, mas esta é uma moral humana.
Não sabemos o que um possível deus pretende a nosso respeito.
Fomos criados simples e ignorantes, nosso principal objetivo é aprender e evoluir até o mais alto patamar da Criaçäo. Quanto mais evoluímos espiritualmente, mais amorosos e pacíficos nos tornamos. Assim sendo, quando chegarmos lá, seremos só amor e bondade...
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:

Podem näo ser A verdade, mas com certeza estäo bem próximas a ela.
Em que se baseia esta certeza?
Na Razäo e no Bom Senso. É tudo muito lógico, muito sábio, faz muito sentido.
Fernando Silva escreveu:
Concordo que tais respostas parecem consoladoras e convenientes, mas ... quem nos garante que um hipotético deus pensaria como nós?
Quem nos garante que ele esteja preocupado com nossa conveniência e felicidade?
Näo é Deus quem pensa como nós, somos nós que estamos começando a compreender o Seu pensamento.

Deus näo está preocupado, essa é uma qualidade humana. Ele sabe que chegaremos lá, uns antes, outros - mais atrasados - chegaräo depois, mas todos chegaräo.

Metatron escreveu:
HFC escreveu:
JungF escreveu:


Apresente alguma argumento, ... justifique.
Gostaria de entender por que espíritos deveriam existir e desde quando existiriam... Você pode explicar e argumentar ?
Está tudo em Kardec, e em Chico Xavier.

Em O Livro dos Espíritos pode-se ler:

76. Como podemos definir os Espíritos?
“Pode-se dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da Criação.
Povoam o Universo além do mundo material.”
78. Os Espíritos tiveram um princípio, ou como Deus, existem de
toda a eternidade?
“Se os Espíritos não tivessem tido um princípio, seriam iguais a Deus.
No entanto, são suas criações, submetidos à Sua vontade. Deus existe de
toda a eternidade, isto é incontestável, mas não sabemos quando e como
Ele criou. Pode-se dizer que não tivemos princípio, se com isso se entender
que Deus, sendo eterno, tem criado sem cessar; mas quando e como cada
um de nós foi criado, eu lhe digo, mais uma vez, ninguém o sabe: isso é
mistério.”

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Gigaview escreveu: Recomendo que você leia "Fronteiras do Universo" (His Dark Materials) de Phillip Pullman. É fantasia com inspiração em alguns conceitos mágicos/ocultistas/espiritualistas que vão fazer você pensar em possibilidades "meta-céticas".
Eu li os 5 livros: os três da primeira trilogia e os dois já publicados da segunda.

Nessa história, a matéria escura é inteligente e foi ela que criou "Deus" e os anjos e, mais tarde, deu inteligência aos humanos e outras espécies existentes nos vários universos paralelos.

E é ela que faz funcionar o I-Ching e as tábuas ouija. Já as religiões são demonizadas pelo autor.
Não poderia ser diferente. Philip Pullman é ateu. O Vaticano não gostou nem um pouco da estória.

Lí a trilogia. Vou pegar agora os dois livros mais recentes. Na HBO tem a 1a. temporada da série que aborda o primeiro livro e o início do 2o.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Gigaview escreveu:
Gorducho escreveu:[O Livro dos Espíritos]



PANTEÍSMO
14. Deus é um ser distinto, ou será, como opinam alguns, a resultante de todas as forças e de todas as inteligências do Universo reunidas?
“Se fosse assim, Deus não existiria, porquanto seria efeito e não causa. Ele não pode ser ao mesmo tempo uma e outra coisa.
[...]
Considerando todo o besteirol proferido por esses "espíritos superiores" fica difícil ler qualquer coisa vinda do além sem perguntar se o que está escrito é outra bobagem, mesmo que aparentemente possa fazer algum sentido.

E para que serve mesmo essa opinião espírita sobre o panteísmo se o espiritismo como filosofia nunca foi e nunca será levado a sério?
Você não muda mesmo, né! Aproveite que estamos de casa nova e argumente, contra ou a favor, mas argumente. Chega de fazer afirmativas vazias, tipo, O Espiritismo jamais var se levado a sério... Espíritos Superiores... é besteirol. Apresente alguma argumento, ... justifique.
Contra fatos, só farofa. O fato é que o espiritismo nunca foi levado a sério nem como filosofia nem como ciência.

Nem consta do cabedal aceito do pensamento filosófico e isso você pode verificar por si mesmo. As únicas menções são históricas, senão exemplos de bizarrices.

São os espíritos que fazem as afirmativas vazias que você não cansa de repetir como religioso dedicado.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metatron escreveu:Gigaview escreveu: O fato é que o espir ... si mesmo.

O Espiritismo é o Consolador Prometido, näo tem como objetivo e finalidade se tornar matéria acadêmica. Sua funçäo é esclarecer e consolar. Näo busca as pessoas pois näo busca reconhecimento. Ao contrário, säo os aflitos que o procuram. Säo as mäes que perderam filhos, säo os filhos que perderam os pais que o buscam. Säo também os que buscam a Verdade, cansados das mentiras religiosas que só lhes querem escravizar...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metatron escreveu:
Gigaview escreveu: O fato é que o espiritismo nunca foi levado a sério nem como filosofia nem como ciência.

Nem consta do cabedal aceito do pensamento filosófico e isso você pode verificar por si mesmo.
O Espiritismo é o Consolador Prometido, näo tem como objetivo e finalidade se tornar matéria acadêmica. Sua funçäo é esclarecer e consolar. Näo busca as pessoas pois näo busca reconhecimento. Ao contrário, säo os aflitos que o procuram. Säo as mäes que perderam filhos, säo os filhos que perderam os pais que o buscam. Säo também os que buscam a Verdade, cansados das mentiras religiosas que só lhes querem escravizar...
É exatamente por isso que o espiritismo não vale nada e não serve para nada porque nada de útil acrescenta à Filosofia ou à Ciência; colocado dessa maneira é apenas expressão de sentimentalismo barato, piegas e cafona. Isso explica porque ele é rejeitado e nunca vai ser levado a sério.

Não foram Kardec e seus espíritos amestrados que disseram que é Filosofia, Religião e Ciência e que conversa é essa agora de sair pela tangente com esse papinho de consolador?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:Dar atenção a Gigaview, neste assunto, é como conversar com uma porta. Very Happy Very Happy Very Happy
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:

O Espiritismo é o Consolador Prometido, näo tem como objetivo e finalidade se tornar matéria acadêmica. Sua funçäo é esclarecer e consolar. Näo busca as pessoas pois näo busca reconhecimento. Ao contrário, säo os aflitos que o procuram. Säo as mäes que perderam filhos, säo os filhos que perderam os pais que o buscam. Säo também os que buscam a Verdade, cansados das mentiras religiosas que só lhes querem escravizar...
Entendo que as pessoas procurem consolo em momentos de desespero.
Isto não significa que esse consolo seja verdade.
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:

Está tudo em Kardec, e em Chico Xavier.

Em O Livro dos Espíritos pode-se ler:

76. Como podemos definir os Espíritos?
“Pode-se dizer que os Espíritos são os seres inteligentes da Criação.
Povoam o Universo além do mundo material.”
78. Os Espíritos tiveram um princípio, ou como Deus, existem de
toda a eternidade?
“Se os Espíritos não tivessem tido um princípio, seriam iguais a Deus.
No entanto, são suas criações, submetidos à Sua vontade. Deus existe de
toda a eternidade, isto é incontestável, mas não sabemos quando e como
Ele criou. Pode-se dizer que não tivemos princípio, se com isso se entender
que Deus, sendo eterno, tem criado sem cessar; mas quando e como cada
um de nós foi criado, eu lhe digo, mais uma vez, ninguém o sabe: isso é
mistério.”
O papel aceita tudo;
Fernando Silva escreveu:Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
De onde eles tiraram essas respostas? Não adianta dizer que receberam dos espíritos porque seria necessário provar esta afirmação.
Eu näo tenho dúvidas quanto à existência dos Espíritos, principalmente depois das 10.000 cartas psicografadas por CX. Até réu já foi absolvido através de uma destas cartas...
É um absurdo que um réu seja absolvido com base em algo que um espírito teria ditado. Ou seja, com base na crendice do juiz.

Tão absurdo quanto qualquer religião que queira prevalecer sobre a Lei Maior.

O nome disto é teocracia e esta aberração deixou um rastro de mortes, perseguições e sofrimento ao longo da história.
JungF escreveu:
HFC escreveu:
JungF escreveu:


Apresente alguma argumento, ... justifique.
Gostaria de entender por que espíritos deveriam existir e desde quando existiriam... Você pode explicar e argumentar ?
Podemos entender os espíritos como uma vertente da evolução, desde sua essência mais primária, como sendo a Mônada de Leibniz, que, grosso modo, assemelharíamos a uma semente que guarda todo o potencial da árvore e do fruto.
Sua evolução acrescenta complexidade a cada estágio nos muitos reinos da Natureza.
Desde os Vírus e Bactérias primitivas até os mamíferos de grande porte alcançando os antropoides e daí as variadas famílias de Homo (habilis, erectus, etc), até alcançar os Sapiens. Em cada uma destas formas é ela, aquela semente que a molda, que é seu protótipo se assim pudermos nos expressar.
Mas é denominado apenas Princípio Inteligente ou princípio espiritual, e somente se torna Espírito quando a consciência de si mesmo e a responsabilidade, passam a direcionar suas escolhas e decisões. Consequentemente, aqui, surge a Lei de Causa e Efeito.
Qualquer dúvida voltemos a falar.
Fernando Silva escreveu:
Do jornal "O Globo" de 10-05-2007
Sogra mata nora e é absolvida porque "Deus aprova matar pecadores"

Mulher acusada do assassinato da ex-nora já está em liberdade
Advogado de defesa afirma que a morte foi um ato divino

Marcelo Gomes e Carlos Brito

A absolvição, na segunda-feira, de Solange Reinaldo Viana, de 52 anos, acusada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público estadual de ser a mandante do assassinato da ex-nora, a professora Lia Gomes da Silva, de 26, no dia 1o de agosto do ano passado, está causando polêmica. Ela deixou ontem de manhã o Presídio Nelson Hungria, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Como o alvará de soltura de Solange chegou ao Fórum de Bangu depois das 18h de terça-feira, ela só pôde ser libertada um dia depois.
[...]
Nenhum parente de Solange a aguardava do lado de fora do presídio, nem mesmo seu filho, Emerson Reinaldo Viana, ex-marido de Lia.

Família: advogado recorreu a citações bíblicas

Para o advogado Natã da Silva Rozeira, não há dúvidas: a morte de Lia foi um ato divino executado diretamente pelas mãos de Deus. Segundo ele — cuja performance no Fórum de Queimados garantiu a absolvição de Solange — a morte da professora seria um castigo por ela se relacionar com homens casados.

— Se Deus não desse um basta, quantos outros lares não seriam destruídos por ela? Se olharmos a Bíblia, veremos que ela tinha uma conduta que não era correta, que se relacionou com homens casados.

E, para esse tipo de situação, Deus permite até a morte — disse o advogado.

Segundo a família da professora e o assistente da Promotoria Jorge Luiz Souza, durante todo o tempo que teve de defesa, o advogado usou argumentos baseados em preceitos cristãos — inclusive fazendo citações bíblicas — para sensibilizar os jurados e fazer com que eles decidissem em favor de sua cliente.

‘A minha filha estava sendo assassinada outra vez’ A estratégia teria funcionado porque, de acordo com o inspetor Joel Nobre — chefe do Núcleo de Homicídios da 64aDP (Vilar dos Teles), responsável pela investigação do crime — cinco dos sete jurados seriam evangélicos. Natã Rozeira rebateu as afirmações.

— Eu não conhecia os jurados.
Não tive acesso a nenhum deles. Logo, não havia como ter idéia de qual era a religião de cada um — disse o advogado.

Ele disse que o uso de argumentos cristãos durante o julgamento foi baseado em convicções pessoais. Natã Rozeira afirmou ter sido batizado na Igreja Batista: — Eu tenho intimidade com Deus e pedi para que ele me desse a honra dessa vitória.

Para a família de Lia, o que aconteceu no tribunal do júri representou mais um capítulo de sofrimento na história que começou no dia 1o de agosto do ano passado, quando a professora foi encontrada morta, com dois tiros na cabeça, em Queimados.

— Durante aquele julgamento, tive apenas uma sensação: a de que a minha filha estava sendo assassinada outra vez.

O advogado de defesa denegriu toda a moral da Lia. Ele passou para o júri a imagem de uma pessoa que ela nunca foi — disse a mãe de Lia, Eunice Gomes da Silva.
Fernando Silva escreveu:Trecho de "A perfectibilidade da raça negra", onde Kardec "demonstra" que negros são inferiores e não têm como se tornar iguais aos europeus, mas que, no futuro, quando seus espíritos evoluírem o suficiente, reencarnarão nos corpos dos brancos evoluídos e inteligentes até que um dia não haja mais negros.
Assim, como organização física, os negros serão sempre os mesmos. Como Espíritos, são inquestionavelmente uma raça inferior, isto é, primitiva. São verdadeiras crianças às quais muito pouco se pode ensinar. Mas, por meio de cuidados inteligentes é sempre possível modificar certos hábitos, certas tendências, o que já representa um progresso que levarão para outra existência, e que lhes permitirá, mais tarde, tomar um envoltório de melhores condições. Trabalhando por sua melhoria, trabalha-se menos pelo seu presente que por seu futuro e, por pouco que se consiga, para eles é sempre uma aquisição. Cada progresso é um passo à frente que facilita novos progressos.

No mesmo envoltório, isto é, com os mesmos instrumentos de manifestação do pensamento, as raças só em estreitos limites são perfectíveis, pelas razões que acabamos de desenvolver. Por isso a raça negra, enquanto raça negra, corporalmente falando, jamais atingirá os níveis das raças caucásicas, mas como Espíritos é outra coisa: pode tornar-se e tornar-se-á aquilo que somos. Apenas necessitará de tempo e de melhores instrumentos. Eis por que as raças selvagens, mesmo em contato com as raças civilizadas, ficam sempre selvagens. Entretanto, à medida que as raças civilizadas se desenvolvem, as selvagens diminuem, até o desaparecimento completo, como desapareceram as raças dos caraíbas, dos guanches e outras. Os corpos desapareceram, mas em que se transformaram os Espíritos? Alguns talvez se achem entre nós.
https://kardecpedia.com/roteiro-de-estu ... e-espirita
Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:

É exatamente por isso que o espiritismo não vale nada e não serve para nada porque nada de útil acrescenta à Filosofia ou à Ciência; colocado dessa maneira é apenas expressão de sentimentalismo barato, piegas e cafona.
Para mim, e para milhöes de pessoas ao redor do mundo, o Espiritismo tem uma importância muito grande, muito maior do que a mais alta Filosofia ou a mais avançada das Ciências.
Gigaview escreveu:
Isso explica porque ele é rejeitado e nunca vai ser levado a sério.
Giga, sendo sincero: você já perdeu algum ente querido? Alguém muito próximo e que você amava muito? Você só vai entender a importância do Espiritismo quando isso acontecer...
Gigaview escreveu:
Não foram Kardec e seus espíritos amestrados que disseram que é Filosofia, Religião e Ciência e que conversa é essa agora de sair pela tangente com esse papinho de consolador?
O Consolador Prometido é Doutrina, e para tanto necessita dessas três facetas.

Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Entendo que as pessoas procurem consolo em momentos de desespero.
Isto não significa que esse consolo seja verdade.
Qualquer uma das dez mil (10.000) cartas psicografadas por CX comprova a veracidade do consolo, pois continham detalhes que somente o consulente e o "morto" sabiam.
Fernando Silva escreveu:

O papel aceita tudo.
Sim, aceita! Nesta hora temos que lembrar de Sidarta, o Buda:

“Não creia em coisa alguma com base na autoridade de mestres e sacerdotes; não creia em coisa alguma pelo fato de lhe mostrarem o testemunho escrito de algum sábio antigo. Aquilo, porém, que se enquadrar na sua Razão e depois de minucioso estudo for aceito pela sua Inteligência, conduzindo ao seu próprio bem e ao de todas as outras coisas vivas, a isso aceite como verdade e por isso paute sua conduta.”
Fernando Silva escreveu:

É um absurdo que um réu seja absolvido com base em algo que um espírito teria ditado. Ou seja, com base na crendice do juiz.

Tão absurdo quanto qualquer religião que queira prevalecer sobre a Lei Maior.
Para você ver a autoridade moral de CX. É óbvio que tudo fora feito para atestar a veracidade da carta psicografada que inocentou o réu. Até grafologia foi utilizada. Agora cabe bem o dito popular: O pior cego é o que näo quer enxergar...
Fernando Silva escreveu:
O nome disto é teocracia e esta aberração deixou um rastro de mortes, perseguições e sofrimento ao longo da história.
Näo, muito diferente de qualquer "cracia", esta é a açäo do Consolador Prometido...
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:Do jornal "O Globo" de 10-05-2007
Sogra mata nora e é absolvida porque "Deus aprova matar pecadores"

Mulher acusada do assassinato da ex-nora já está em liberdade
Advogado de defesa afirma que a morte foi um ato divino
O que isso tem a ver com o Espiritismo?
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Trecho de "A perfectibilidade da raça negra", onde Kardec "demonstra" que negros são inferiores e não têm como se tornar iguais aos europeus, mas que, no futuro, quando seus espíritos evoluírem o suficiente, reencarnarão nos corpos dos brancos evoluídos e inteligentes até que um dia não haja mais negros.
Kardec deixa claro que se refere apenas ao corpo carnal dos negros africanos, e que seus Espíritos tendem a evoluir - uma vez que se encontravam em estágio selvagem. Se hoje os povos africanos, em sua maioria, säo dos mais atrasados do planeta, como näo deveriam ser séculos atrás?
Imagino o que näo diria se conhecesse os nossos índios...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metatron escreveu:
Gigaview escreveu: É exatamente por isso que o espiritismo não vale nada e não serve para nada porque nada de útil acrescenta à Filosofia ou à Ciência; colocado dessa maneira é apenas expressão de sentimentalismo barato, piegas e cafona.
Para mim, e para milhöes de pessoas ao redor do mundo, o Espiritismo tem uma importância muito grande, muito maior do que a mais alta Filosofia ou a mais avançada das Ciências.

*
Gigaview escreveu:Isso explica porque ele é rejeitado e nunca vai ser levado a sério.
Giga, sendo sincero: você já perdeu algum ente querido? Alguém muito próximo e que você amava muito? Você só vai entender a importância do Espiritismo quando isso acontecer...
Sim...já perdi vários entes queridos e vivi o luto dessas perdas com muita tristeza mas sem ter pensamentos desejosos baseados em crendices bobinhas.

*
Gigaview escreveu:
Não foram Kardec e seus espíritos amestrados que disseram que é Filosofia, Religião e Ciência e que conversa é essa agora de sair pela tangente com esse papinho de consolador?
O Consolador Prometido é Doutrina, e para tanto necessita dessas três facetas.
A única faceta existente é a religiosa mas apesar disso os espíritas insistem em nega-la ou ignora-la. O resto é farofa.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:Trecho de "A perfectibilidade da raça negra", onde Kardec "demonstra" que negros são inferiores e não têm como se tornar iguais aos europeus, mas que, no futuro, quando seus espíritos evoluírem o suficiente, reencarnarão nos corpos dos brancos evoluídos e inteligentes até que um dia não haja mais negros.
Kardec deixa claro que se refere apenas ao corpo carnal dos negros africanos, e que seus Espíritos tendem a evoluir - uma vez que se encontravam em estágio selvagem. Se hoje os povos africanos, em sua maioria, säo dos mais atrasados do planeta, como näo deveriam ser séculos atrás?
Imagino o que näo diria se conhecesse os nossos índios...
Você está escrevendo bobagens. Pior ainda, bobagens racistas.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:Do jornal "O Globo" de 10-05-2007
Sogra mata nora e é absolvida porque "Deus aprova matar pecadores"

Mulher acusada do assassinato da ex-nora já está em liberdade
Advogado de defesa afirma que a morte foi um ato divino
O que isso tem a ver com o Espiritismo?
Apenas ilustra como a crendice é capaz de influenciar uma decisão judicial, nada diferente do poder de cartas psicografadas que sensibilizam juízes que acreditam em qualquer bobagem.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:

Apenas ilustra como a crendice é capaz de influenciar uma decisão judicial, nada diferente do poder de cartas psicografadas que sensibilizam juízes que acreditam em qualquer bobagem.
Nada a ver. Já disse que testes foram feitos para se verificar a autenticidade da mensagem psicografada. No entanto, também é certo que a autoridade moral de CX influenciou o resultado. Isso näo é para qualquer um...
Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:
Sim...já perdi vários entes queridos e vivi o luto dessas perdas com muita tristeza mas sem ter pensamentos desejosos baseados em crendices bobinhas.
Eu pedi sinceridade...
Gigaview escreveu:
A única faceta existente é a religiosa mas apesar disso os espíritas insistem em nega-la ou ignora-la. O resto é farofa.
O que os espíritas MAIS se apegam é exatamente a faceta religiosa. Viu como vc só fala abobrinha? Leia Kardec, vai - nos poupe...
Gigaview escreveu:
Você está escrevendo bobagens. Pior ainda, bobagens racistas.
Ao contrário, a sua visäo estreita é que só enxerga pelo em ovos...

:P
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:

Para mim, e para milhöes de pessoas ao redor do mundo, o Espiritismo tem uma importância muito grande, muito maior do que a mais alta Filosofia ou a mais avançada das Ciências.
"Para mim e para milhões de pessoas ao redor do mundo o < nome da crendice aqui > tem uma importância muito grande, muito maior do que a mais alta Filosofia ou a mais avançada das Ciências".
Metatron escreveu:

Giga, sendo sincero: você já perdeu algum ente querido? Alguém muito próximo e que você amava muito? Você só vai entender a importância do Espiritismo quando isso acontecer...
Apelo à Emoção é uma falácia.
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Trecho de "A perfectibilidade da raça negra", onde Kardec "demonstra" que negros são inferiores e não têm como se tornar iguais aos europeus, mas que, no futuro, quando seus espíritos evoluírem o suficiente, reencarnarão nos corpos dos brancos evoluídos e inteligentes até que um dia não haja mais negros.
Kardec deixa claro que se refere apenas ao corpo carnal dos negros africanos, e que seus Espíritos tendem a evoluir - uma vez que se encontravam em estágio selvagem. Se hoje os povos africanos, em sua maioria, säo dos mais atrasados do planeta, como näo deveriam ser séculos atrás?
Imagino o que näo diria se conhecesse os nossos índios...
Em resumo: você concorda com Kardec sobre os negros serem física e mentalmente inferiores aos europeus.
E, além de inferiores, incapazes de aprender.
Tipo jogar pérolas aos porcos.

Talvez fosse aceitável na época, mas hoje é racismo. E racismo é crime.
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:

Apenas ilustra como a crendice é capaz de influenciar uma decisão judicial, nada diferente do poder de cartas psicografadas que sensibilizam juízes que acreditam em qualquer bobagem.
Nada a ver. Já disse que testes foram feitos para se verificar a autenticidade da mensagem psicografada. No entanto, também é certo que a autoridade moral de CX influenciou o resultado. Isso näo é para qualquer um...
No único caso de que ouvi falar de mensagem psicografada usada num tribunal, a informação contida no tal documento foi investigada para ver se levava a novos indícios, mas a tal mensagem foi tratada apenas como um documento qualquer, independente de sua origem.

Seria tão errado descartá-la por, supostamente, ser psicografada como ser levada a sério devido a sua alegada origem.
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Entendo que as pessoas procurem consolo em momentos de desespero.
Isto não significa que esse consolo seja verdade.
Qualquer uma das dez mil (10.000) cartas psicografadas por CX comprova a veracidade do consolo, pois continham detalhes que somente o consulente e o "morto" sabiam.
Já ouvi falar em fraude? Em "leitura a frio"?

Pode apresentar comprovações aceitas pela comunidade científica e obtidas segundo o método científico?

Ou será que há uma conspiração mundial dos cientistas para abafar a realidade de que espíritos existem?
Metatron escreveu:

Para você ver a autoridade moral de CX. É óbvio que tudo fora feito para atestar a veracidade da carta psicografada que inocentou o réu. Até grafologia foi utilizada. Agora cabe bem o dito popular: O pior cego é o que näo quer enxergar...
É óbvio? Ou há provas que sejam aceitas fora da comunidade espírita?
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
O nome disto é teocracia e esta aberração deixou um rastro de mortes, perseguições e sofrimento ao longo da história.
Näo, muito diferente de qualquer "cracia", esta é a açäo do Consolador Prometido...
"Näo, muito diferente de qualquer "cracia", esta é a açäo do < Nome do messias aqui > Prometido..."

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metraton escreveu:O que os espíritas MAIS se apegam é exatamente a faceta religiosa. Viu como vc só fala abobrinha? Leia Kardec, vai - nos poupe...
Meta, não passe vergonha defendendo algo que você não conhece muito bem.

Em geral os espíritas não gostam de chamar a crendice deles de religião.

E isso vem desde o início.
https://espirito.org.br/artigos/o-espiritismo-e-religiao-6/ escreveu:
Allan Kardec, conforme relatos de Imbassahy, realmente nunca chamou a doutrina espírita de Religião, propriamente dita. Ele procurava evitar que o Espiritismo se transformasse numa religião com os defeitos, erros e os vícios que tanto tem contribuído para afugentar da alma humana de preceitos morais, o sentimento divino, o nome do Criador.
Oscar Ferreira da Rocha Presidente da Federação Espírita Paraense escreveu:Espiritismo é religião ou seita?
No nosso pequeno entendimento, Espiritismo não é nem uma coisa nem outra.
https://espirito.org.br/artigos/o-espir ... eligiao-6/

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:Sim...já perdi vários entes queridos e vivi o luto dessas perdas com muita tristeza mas sem ter pensamentos desejosos baseados em crendices bobinhas.
Eu pedi sinceridade...
Meta, essa sua tentativa de adicionar sentimentalismo barato na discussão não vai funcionar e só desmerece a sua capacidade de argumentar.[/quote]

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cinzu escreveu:
Gigaview escreveu:

É exatamente por isso que o espiritismo não vale nada e não serve para nada porque nada de útil acrescenta à Filosofia ou à Ciência; colocado dessa maneira é apenas expressão de sentimentalismo barato, piegas e cafona.
Poderíamos fazer uma lista de trocentas atividades humanas que em nada de útil acrescentam à Filosofia ou à Ciência. Considerá-las como "não valendo nada e nem servindo para nada" baseado no fato de não contribuírem para filosofia ou ciência não é justificativa, visto que nem filosofia e nem ciência são objetivos-fim para a humanidade, e mesmo que fosse, não poderíamos afirmar que são os únicos.

Qual contribuição estou fazendo à Ciência ao acordar pela manhã, ler uma revista de meu agrado, enquanto ingiro algo que satisfaz meu paladar, seguido de uma atividade física enquanto ouço música no parque?

É o exemplo de uma rotina que pode satisfazer o bem-estar pessoal de um indivíduo, não tendo nenhuma relação, portanto, com produções à humanidade.

Práticas humanas no geral, como espiritismo, meditação, religiões, artes, são atividades que satisfazem desejos e bem-estar de indivíduos. Logo, considerá-los sem importância baseado na contribuição científica de tal atos, seria o equivalente a dizer que toda produção artística, cinematográfica, musical, ou qualquer tipo de entretenimento, "não vale nada e não serve para nada".
Gorducho escreveu:Se considerarmos a Escolástica como uma parte da Filosofia, então não deixa de haver uma "filosofia religiosa" (so to say) dentro da DE.
Réflexion raisonnée de por que Deus (Existe = postulado[0]) sendo justo ("é justo" = postulado[1]; "justiça" = conceito primitivo cá) deve fazer a reencarnação dentro do modelo kardecista (cá então seria uma dedução filosófica e não 1 dogma como o próprio Kardec admitiu ser... – contradição ??? ) não deixa de ser uma especulação de caráter "escolástico", PENSO 🤔

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cinzu, você está certo. O contexto da minha resposta, que é o contexto da discussão, em que digo que não vale nada, é sobre a importância do espiritismo na filosofia (e na Ciência, já que se diz ciência). Fora desse contexto estamos de acordo.

A minha birra com o espiritismo é a sua pretensão de ser reconhecido como filosofia e ciência. A parte religiosa, que envolve todas essas particularidades decorrentes da fé, deve ser aceita e respeitada como direito de liberdade de pensamento. Todo mundo tem o direito de acreditar naquilo que quiser. Por outro lado, se algum religioso decide discutir seus pontos de vista num forum cético por livre e espontânea vontade, que esteja municiado de fatos e argumentos para não ser denunciado por proselitismo.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Cinzu escreveu:Na ciência, de fato não há como negar que tanto espiritismo, quanto qualquer tipo de religião é totalmente irrelevante.

Na filosofia, não posso afirmar com toda a certeza, já que filosofia pode englobar qualquer tipo de abstração humana, desde científicas, a metafísicas.
JungF escreveu:
Gigaview escreveu:
Cinzu, você está certo. O contexto da minha resposta, que é o contexto da discussão, em que digo que não vale nada, é sobre a importância do espiritismo na filosofia (e na Ciência, já que se diz ciência). Fora desse contexto estamos de acordo.
A minha birra com o espiritismo é a sua pretensão de ser reconhecido como filosofia e ciência. A parte religiosa, que envolve todas essas particularidades decorrentes da fé, deve ser aceita e respeitada como direito de liberdade de pensamento. Todo mundo tem o direito de acreditar naquilo que quiser. Por outro lado, se algum religioso decide discutir seus pontos de vista num forum cético por livre e espontânea vontade, que esteja municiado de fatos e argumentos para não ser denunciado por proselitismo.
Aqui cabe alguns pingos nos i(s): Giga, com sua eterna ameaça aos seus contendores, neste tipo de debate, apelando para a denúncia por proselitismo, não vê que tal ameaça é inconsistente pois o fórum não é ambiente de "vulneráveis"... crianças influenciáveis, retardados, etc.
Pelo contrário, as argumentações dos crentes são sempre rebatidas com argumentos ajuizados e objetivos.
Então esqueça essa de proselitismo.

Mas há no movimento moderno do Espiritismo uma mudança, digamos, de foco, ou público alvo.
Não se busca convencer ou fazer adeptos, mas sua literatura e estudos presenciais ocorrem dentro das próprias instituições espiritistas ou através de seus veículos de informação. Hoje existem canais de tv exclusivos, também emissoras de rádio, jornais, revistas; todos voltados para esclarecimento e o consumo de seu público específico, os espíritas.

Então cabe a pergunta: se assim é qual a razão de espíritas em fóruns voltados ao ceticismo?

A resposta não é muito simples mas conto com o discernimento de todos: no forum há um ambiente de curiosidade intelectual e pode haver um debate sobre pontos da Doutrina que são pouco compreendidos ou injustamente julgados.
Isto exatamente por pessoas às quais o Espiritismo sempre voltou seu arsenal lógico e racional... São pessoas esclarecidas dedicadas ao culto da razão, ao tempo em que a aversão aos dogmas religiosos os afasta de um questionamento mais profundo.

Mesmo com todos os esclarecimentos que a DE apresenta, se seu arcabouço filosófico ou religioso proviesse de uma mente humana, por melhor dotada que fosse essa mente, o despeito, a vaidade humana e o preconceito relegariam à indiferença tudo o que de melhor e verdadeiro ali estivessem contidos.
Somente as forças do invisível, revelando naquela ocasião, o que era ainda revolucionário, chamaria a atenção da classe culta e intelectualizada.
A consolação e a esperança, para os simples e desafortunados, também estão contidas nas obras de cunho evangélico. Nestas, os ensinamentos do Cristo, de mais difícil compreensão, tornam-se atraentes pelas explicações simples que afastam as complexidades teológicas e dogmáticas.
BRIENNE OF FKING TARTH escreveu:Eu tenho uma pergunta: segundo eu li, há vários tipos de Panteísmo, sendo os principais o Cósmico, no qual se parte da visão da existência perecível, transitória, permeada pela presença de Deus; o Acósmico, contrário a este, que principia sua compreensão percebendo a dimensão divina, concluindo que ela constitui todo o real; o Hilozoísta, para o qual a divindade é a principal característica do mundo, movendo sua existência; Imanentista, que prega a integração imanente de Deus ao Cosmos; o Monista Absolutista, segundo o qual a divindade é ao mesmo tempo superior ao mundo e semelhante a ele; Monista Relativista, de acordo com o qual o Universo é concreto e se modifica, enquanto a divindade se mantém inalterável.

De qual deles estamos falando? Do Cósmico???
Cinzu escreveu:
JungF escreveu:

Mas há no movimento moderno do Espiritismo uma mudança, digamos, de foco, ou público alvo.
Não se busca convencer ou fazer adeptos, mas sua literatura e estudos presenciais ocorrem dentro das próprias instituições espiritistas ou através de seus veículos de informação. Hoje existem canais de tv exclusivos, também emissoras de rádio, jornais, revistas; todos voltados para esclarecimento e o consumo de seu público específico, os espíritas.

Então cabe a pergunta: se assim é qual a razão de espíritas em fóruns voltados ao ceticismo?

A resposta não é muito simples mas conto com o discernimento de todos: no forum há um ambiente de curiosidade intelectual e pode haver um debate sobre pontos da Doutrina que são pouco compreendidos ou injustamente julgados.
Isto exatamente por pessoas às quais o Espiritismo sempre voltou seu arsenal lógico e racional... São pessoas esclarecidas dedicadas ao culto da razão, ao tempo em que a aversão aos dogmas religiosos os afasta de um questionamento mais profundo.

Mesmo com todos os esclarecimentos que a DE apresenta, se seu arcabouço filosófico ou religioso proviesse de uma mente humana, por melhor dotada que fosse essa mente, o despeito, a vaidade humana e o preconceito relegariam à indiferença tudo o que de melhor e verdadeiro ali estivessem contidos.
Somente as forças do invisível, revelando naquela ocasião, o que era ainda revolucionário, chamaria a atenção da classe culta e intelectualizada.
A consolação e a esperança, para os simples e desafortunados, também estão contidas nas obras de cunho evangélico. Nestas, os ensinamentos do Cristo, de mais difícil compreensão, tornam-se atraentes pelas explicações simples que afastam as complexidades teológicas e dogmáticas.
A influência do espiritismo no Brasil foi tamanha que é hoje o país com maior número de espíritas no mundo, e embora não tenha encontrado dados a respeito da porcentagem, arrisco dizer que é um dos, senão o maior, país com espíritas, em termos proporcionais.

Porém há muita confusão dentre os brasileiros sobre o que seja o espiritismo. É comum pessoas que se declaram cristãs, acreditam em Deus, e ao mesmo tempo acreditam em espíritos, sem se autodenominarem espíritas.
BRIENNE OF FKING TARTH escreveu:
Eu tenho uma pergunta: segundo eu li, há vários tipos de Panteísmo [...]
De qual deles estamos falando? Do Cósmico???
Após a criação do tópico, pude perceber ao longo do debate que meu conhecimento acerca do Panteísmo era ainda raso e superficial. Então pode-se dizer que foi falha de minha parte a generalidade da pergunta.

Seja como for, poderia esclarecer quais dos tipos de panteísmo se encaixariam ou não na pergunta, e por quê.

Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:

"Para mim e para milhões de pessoas ao redor do mundo o < nome da crendice aqui > tem uma importância muito grande, muito maior do que a mais alta Filosofia ou a mais avançada das Ciências".
Sim, porém, cada qual com o seu próprio entendimento. Ou, para cada entendimento, a doutrina que merece.
Fernando Silva escreveu:
Apelo à Emoção é uma falácia.
Falácia ou näo, é uma realidade. Quem procura beber das águas do Espiritismo normalmente näo encontrou em outras doutrinas a consolaçäo para a perda de um ente querido.
Fernando Silva escreveu:
Em resumo: você concorda com Kardec sobre os negros serem física e mentalmente inferiores aos europeus.
E, além de inferiores, incapazes de aprender.
Tipo jogar pérolas aos porcos.

Talvez fosse aceitável na época, mas hoje é racismo. E racismo é crime.
Se fosse escrito hoje, com certeza Kardec näo usaria destes termos.

Eu concordo com ele quando se refere aos selvagens africanos, que poderia muito bem ser dito sobre os aborígenes australianos ou os indígenas americanos - do seu tempo.
Fernando Silva escreveu:
Já ouvi falar em fraude? Em "leitura a frio"?

Pode apresentar comprovações aceitas pela comunidade científica e obtidas segundo o método científico?

Ou será que há uma conspiração mundial dos cientistas para abafar a realidade de que espíritos existem?
Fraude, leitura a frio - nada a ver. Alguém que doou toda a sua fortuna para auxiliar o próximo (direitos autorais de mais de 400 livros impressos em várias línguas ao redor do globo), iria usar de tais subterfúgios para quê? Ficar famoso? Famoso pobre, o que adiantaria?

Diferentemente de um Edir Maiscedo, de um Silas Malafalsa, de um R.R. $oares que extorquem fieis diariamente...
Fernando Silva escreveu:
É óbvio? Ou há provas que sejam aceitas fora da comunidade espírita?
Isso é de menos importância, como citei antes, o Espiritismo näo corre atrás de fieis e näo se importa em ser aceito de forma acadêmica.

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados (Mateus 5:4)

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. (Mateus 7:7,Cool

Esse é o Consolador Prometido, esse é o Espiritismo.
Fernando Silva escreveu:
"Näo, muito diferente de qualquer "cracia", esta é a açäo do < Nome do messias aqui > Prometido..."
A cada um segundo o seu entendimento.


Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:
Meta, não passe vergonha defendendo algo que você não conhece muito bem.

Em geral os espíritas não gostam de chamar a crendice deles de religião.

E isso vem desde o início.
Näo conheço muito bem? Cinco anos de cursos na Federaçäo Espírita de SP e dois terços da minha vida dedicados a leituras e práticas espíritas näo me däo aval para entender a DE? Quantas reencarnaçöes preciso mais para começar a entendê-lo?

Em geral, geralzäo mesmo, o espíritas tratam a doutrina como religiäo. Chega a ser irritante. "Qual sua religiäo?" - "Sou espírita!" - aff...
Gigaview escreveu:
https://espirito.org.br/artigos/o-espir ... eligiao-6/ escreveu:
Allan Kardec, conforme relatos de Imbassahy, realmente nunca chamou a doutrina espírita de Religião, propriamente dita. Ele procurava evitar que o Espiritismo se transformasse numa religião com os defeitos, erros e os vícios que tanto tem contribuído para afugentar da alma humana de preceitos morais, o sentimento divino, o nome do Criador.

Oscar Ferreira da Rocha Presidente da Federação Espírita Paraense escreveu:
Espiritismo é religião ou seita?
No nosso pequeno entendimento, Espiritismo não é nem uma coisa nem outra.
https://espirito.org.br/artigos/o-espir ... eligiao-6/
É exatamente o que estou querendo dizer: Espiritismo näo é religiäo, é doutrina...
Gigaview escreveu:
Meta, essa sua tentativa de adicionar sentimentalismo barato na discussão não vai funcionar e só desmerece a sua capacidade de argumentar.
Näo é sentimentalismo barato, quero ilustrar a importância que tem o Espiritismo como o Consolador Prometido que é.

Mas só vai entender quem de fato precisa ou precisou de consolo.

Säo os doentes que precisam de médicos...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Gigaview escreveu:Cinzu, você está certo. O contexto da minha resposta, que é o contexto da discussão, em que digo que não vale nada, é sobre a importância do espiritismo na filosofia (e na Ciência, já que se diz ciência). Fora desse contexto estamos de acordo.

A minha birra com o espiritismo é a sua pretensão de ser reconhecido como filosofia e ciência. A parte religiosa, que envolve todas essas particularidades decorrentes da fé, deve ser aceita e respeitada como direito de liberdade de pensamento. Todo mundo tem o direito de acreditar naquilo que quiser. Por outro lado, se algum religioso decide discutir seus pontos de vista num forum cético por livre e espontânea vontade, que esteja municiado de fatos e argumentos para não ser denunciado por proselitismo.
Aqui cabe alguns pingos nos i(s): Giga, com sua eterna ameaça aos seus contendores, neste tipo de debate, apelando para a denúncia por proselitismo, ...
Ameaça??? Denúncia por proselitismo???
... não vê que tal ameaça é inconsistente pois o fórum não é ambiente de "vulneráveis"... crianças influenciáveis, retardados, etc.
??? Exagerou.
Pelo contrário, as argumentações dos crentes são sempre rebatidas com argumentos ajuizados e objetivos.
Então esqueça essa de proselitismo.
A minha referência ao proselitismo foi genérica mas vou ficar atento aos argumentos ajuizados e objetivos dos crentes.
Mas há no movimento moderno do Espiritismo uma mudança, digamos, de foco, ou público alvo.
Não se busca convencer ou fazer adeptos, mas sua literatura e estudos presenciais ocorrem dentro das próprias instituições espiritistas ou através de seus veículos de informação. Hoje existem canais de tv exclusivos, também emissoras de rádio, jornais, revistas; todos voltados para esclarecimento e o consumo de seu público específico, os espíritas.
Fazem de tudo, inventam mil coisas mas só não conseguem provar que os espíritos existem.
Então cabe a pergunta: se assim é qual a razão de espíritas em fóruns voltados ao ceticismo?

A resposta não é muito simples mas conto com o discernimento de todos: no forum há um ambiente de curiosidade intelectual e pode haver um debate sobre pontos da Doutrina que são pouco compreendidos ou injustamente julgados.
Isto exatamente por pessoas às quais o Espiritismo sempre voltou seu arsenal lógico e racional... São pessoas esclarecidas dedicadas ao culto da razão, ao tempo em que a aversão aos dogmas religiosos os afasta de um questionamento mais profundo.
Arsenal lógico e racional? Está de brincadeira, né? Existe tanta bobagem e nonsense no espiritismo para todo espírita  sentir vergonha se tivesse um pingo de razão crítica.
Mesmo com todos os esclarecimentos que a DE apresenta, se seu arcabouço filosófico ou religioso proviesse de uma mente humana,...
:geek:
...por melhor dotada que fosse essa mente, o despeito, a vaidade humana e o preconceito relegariam à indiferença tudo o que de melhor e verdadeiro ali estivessem contidos.
:geek:
Somente as forças do invisível, revelando naquela ocasião, o que era ainda revolucionário, chamaria a atenção da classe culta e intelectualizada.
A consolação e a esperança, para os simples e desafortunados, também estão contidas nas obras de cunho evangélico. Nestas, os ensinamentos do Cristo, de mais difícil compreensão, tornam-se atraentes pelas explicações simples que afastam as complexidades teológicas e dogmáticas.
O mesmo papo furado de sempre.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:

"Para mim e para milhões de pessoas ao redor do mundo o < nome da crendice aqui > tem uma importância muito grande, muito maior do que a mais alta Filosofia ou a mais avançada das Ciências".
Sim, porém, cada qual com o seu próprio entendimento. Ou, para cada entendimento, a doutrina que merece.
E cada um convencido de que está certo e os outros estão errados.

Diante desta situação, o mais sensato é duvidar de toda e qualquer crendice.
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Apelo à Emoção é uma falácia.
Falácia ou näo, é uma realidade. Quem procura beber das águas do Espiritismo normalmente näo encontrou em outras doutrinas a consolaçäo para a perda de um ente querido.
O que não comprova a veracidade do espiritismo, apenas sua eficiência em consolar algumas pessoas.
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Em resumo: você concorda com Kardec sobre os negros serem física e mentalmente inferiores aos europeus.
E, além de inferiores, incapazes de aprender.
Tipo jogar pérolas aos porcos.
Talvez fosse aceitável na época, mas hoje é racismo. E racismo é crime.
Se fosse escrito hoje, com certeza Kardec näo usaria destes termos.

Eu concordo com ele quando se refere aos selvagens africanos, que poderia muito bem ser dito sobre os aborígenes australianos ou os indígenas americanos - do seu tempo.
Não usaria estes termos porque poderia ser preso. A questão é: não usaria estes termos ou não pensaria assim?

Se ele pensava assim, estava errado. E quem tenta relativizar o que ele disse, admite que ele errou. Nisto e, muito provavelmente, em outras coisas.
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Já ouvi falar em fraude? Em "leitura a frio"?
Pode apresentar comprovações aceitas pela comunidade científica e obtidas segundo o método científico?

Ou será que há uma conspiração mundial dos cientistas para abafar a realidade de que espíritos existem?
Fraude, leitura a frio - nada a ver. Alguém que doou toda a sua fortuna para auxiliar o próximo (direitos autorais de mais de 400 livros impressos em várias línguas ao redor do globo), iria usar de tais subterfúgios para quê? Ficar famoso? Famoso pobre, o que adiantaria?
A fama e o reconhecimento já bastam como recompensa para muita gente.
E a questão permanece: há comprovação aceita pela comunidade científica?
Metatron escreveu:
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados (Mateus 5:4)

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. (Mateus 7:7,Cool

Esse é o Consolador Prometido, esse é o Espiritismo.
Isto não é argumento. Serve apenas como explicação para o termo "Consolador Prometido".
Apenas uma curiosidade.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:Meta, essa sua tentativa de adicionar sentimentalismo barato na discussão não vai funcionar e só desmerece a sua capacidade de argumentar.
Näo é sentimentalismo barato, quero ilustrar a importância que tem o Espiritismo como o Consolador Prometido que é.

Mas só vai entender quem de fato precisa ou precisou de consolo.

Säo os doentes que precisam de médicos...
Só comprova a eficiência do espiritismo em entorpecer pessoas desesperadas.

A pessoa apela para crendices consoladoras quando não está raciocinando direito devido à dor e não porque analisou cuidadosamente todas as opções e escolheu a que lhe pareceu ser verdadeira.

Outras resolvem o problema com álcool, Rivotril etc.

Reconheço que uma crença entorpecedora não tem os efeitos colaterais dos medicamentos conhecidos, mas ... e no dia em que surgir um medicamento sem contraindicações?
E mesmo no terreno das "drogas" consoladoras o espiritismo tem fortes concorrentes com propostas variadas. Praticamente todas as religiões, crenças e mitos consolam de alguma forma e como nenhuma consegue se provar como verdade, todas dependem exclusivamente da fé e da preferência pessoal dos crentes. Não existe melhor ou pior, só existe a vontade de acreditar para ser feliz para continuar tocando a vida.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
E cada um convencido de que está certo e os outros estão errados. Diante desta situação, o mais sensato é duvidar de toda e qualquer crendice.
Aí entra o que Buda disse sobre estar de acordo com o próprio senso e a própria razäo, näo vou repetir...
Fernando Silva escreveu:
Se ele pensava assim, estava errado. E quem tenta relativizar o que ele disse, admite que ele errou. Nisto e, muito provavelmente, em outras coisas.
Nem Kardec, nem a DE säo infalíveis. Infalível, só Deus...
Fernando Silva escreveu:
A fama e o reconhecimento já bastam como recompensa para muita gente.
E a questão permanece: há comprovação aceita pela comunidade científica?
Será que a comunidade científica ao menos se importou em comprová-lo? Se uma carta inocentou um réu é porque houve concurso da ciência forense, näo?
Fernando Silva escreveu:
Esse é o Consolador Prometido, esse é o Espiritismo.
Isto não é argumento. Serve apenas como explicação para o termo "Consolador Prometido".
Apenas uma curiosidade.
Se você diz...
Fernando Silva escreveu:
Só comprova a eficiência do espiritismo em entorpecer pessoas desesperadas.

A pessoa apela para crendices consoladoras quando não está raciocinando direito devido à dor e não porque analisou cuidadosamente todas as opções e escolheu a que lhe pareceu ser verdadeira.

Outras resolvem o problema com álcool, Rivotril etc.
A DE näo é só consoladora, ela explica os mecanismos do além-túmulo, as relaçöes entre vivos e mortos, a vida após a morte. De todas as doutrinas metafísicas, é a única que foi validada pela obra de Chico Xavier.

Álcool, drogas e etc. näo säo consolaçäo, säo vícios, säo fraquezas.
Fernando Silva escreveu:
Reconheço que uma crença entorpecedora não tem os efeitos colaterais dos medicamentos conhecidos, mas ... e no dia em que surgir um medicamento sem contraindicações?
Vai vender horrores, hehe...
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
A fama e o reconhecimento já bastam como recompensa para muita gente.
E a questão permanece: há comprovação aceita pela comunidade científica?
Será que a comunidade científica ao menos se importou em comprová-lo? Se uma carta inocentou um réu é porque houve concurso da ciência forense, näo?
A comunidade científica vem, há mais de um século, "detonando" as crendices espiritualistas. E os espiritualistas continuam acreditando no querem acreditar.

"Ciência forense" é um termo vago. Por isto citei o caso da sogra que matou a nora adúltera e foi absolvida porque o advogado convenceu os jurados de que "neste caso, a Bíblia permite matar".

Se os jurados são espíritas, por exemplo, até que ponto seu veredicto é isento neste caso?

E, repetindo, se for o caso em que estou pensando, a tal carta foi anexada ao processo devido à possibilidade de conter indícios, mas não foi considerada como depoimento confiável de um falecido, portanto não se pode dizer que "inocentou um réu".
Por outro lado, se tivesse acontecido, seria uma aberração.
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Esse é o Consolador Prometido, esse é o Espiritismo.
Isto não é argumento. Serve apenas como explicação para o termo "Consolador Prometido".
Apenas uma curiosidade.
Se você diz...
Se você cita a Bíblia para validar o espiritismo, talvez não tenha reparado no nome do fórum.
Metatron escreveu:

A DE näo é só consoladora, ela explica os mecanismos do além-túmulo, as relaçöes entre vivos e mortos, a vida após a morte. De todas as doutrinas metafísicas, é a única que foi validada pela obra de Chico Xavier.
A obra de CX não valida nada. E nem todas as seitas espíritas consideram seus livros como respeitáveis.
Metatron escreveu:

Álcool, drogas e etc. näo säo consolaçäo, säo vícios, säo fraquezas.
Abdicar da razão e adotar uma ilusão consoladora pode até ser compreensível, mas é uma fraqueza.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metatron escreveu:Será que a comunidade científica ao menos se importou em comprová-lo? Se uma carta inocentou um réu é porque houve concurso da ciência forense, näo?
Não.

A ciência forense poderia levar em consideração a opinião da Ciência sobre a questão da vida após a morte e especificamente sobre a comunicação com os mortos. Como não há opinião, não há nada que justifique o uso oficial dessas cartas psicografadas como prova. Ainda assim, um juiz pode decidir se elas possuem a validade baseado em evidências anedóticas.

Não é a Ciência que se recusa a comprovar o fenômeno, é que não existe fenômeno para ser comprovado. Isso parece estranho porque essas cartas são "psicografadas" com frequência em quase todos os centros espíritas.

A Ciência não se interessa por elas porque é impossível investigar cientificamente uma a uma e não há nada que pode indicar, nenhuma similaridade com algum fenômeno conhecido, que vale a pena perder tempo com isso. Como poderia estudar um meio de comunicação com os mortos se não há prova alguma que os mortos existem e são capazes de se comunicar?

Em relação a essa questão mais abrangente da vida após a morte, vários fenômenos foram estudados pela Cíência, quase todos eram fraudes e o que sobrou eram fenômenos naturais que podiam ser explicados sem recorrer ao paranormal ou ao espiritual.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Você pode perguntar por que a Ciência não escolhe um caso "inquestionável"  para estudar e resolver de vez essa conversa de psicografia? Por que não estudam o caso Chico Xavier, por exemplo, que é considerado a figura máxima da mediunidade?




A resposta é simples. Chico Xavier também é uma fraude.
https://guiame.com.br/colunistas/bruno-dos-santos/a-fraude-da-psicografia-de-chico-xavier.html escreveu: São inúmeras fraudes atribuídas ao princípio da psicografia de Chico. Se examinarmos corretamente a literatura psicográfica veremos que os textos ali citados são caricaturas pobres dos reais autores históricos. O pensamento das psicografias (de Chico Xavier) é absolutamente indigno ao pensamento dos autores a quem são imputados, e a forma em geral e a técnica poética, ainda piores. Sem contar os inúmeros casos de parodia e repetição de temas, frases inteiras, versos, além obviamente, de plágios.

O crítico literário Osório Borba, a pedido do ''Diário de Minas'' (10-VIII-58) resume assim sua perícia crítica, apoiado também no II Congresso Brasileiro de Escritores (1947): ''Levo anos e anos pesquisando. Catei números defeitos de várias espécies, essenciais ou de forma. A conclusão de minha perícia é totalmente negativa. Aqueles escritos mediúnicos, por quem quer que conheça alguma coisa de poesia ou literatura, não podem ser tidos como de autoria dos grandes poetas e escritores a quem são atribuídos. Autores de linguagem impecável em vida, aparecem assinando coisas imperfeitíssimas como linguagem e técnica poética. Os poetas 'desencarnados' se repetem e se parodiam, a todo momento, nos trabalhos que lhes atribuem 'mediunicamente'. Por exemplo Antero de Quental plagiando (!) em idéia e até em detalhes, literalmente um soneto de Augusto dos Santos.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:
Você pode perguntar por que a Ciência não escolhe um caso "inquestionável" para estudar e resolver de vez essa conversa de psicografia? Por que não estudam o caso Chico Xavier, por exemplo, que é considerado a figura máxima da mediunidade?

A resposta é simples. Chico Xavier também é uma fraude.
É mesmo?

Que tal esse artigo aqui:

jus.com.br

Quanto aos escritores e poetas que CX psicografou, uma frase do próprio Chico:

Näo seriam eles em vida, também bons médiuns?

:D
Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:
Metatron escreveu:
Será que a comunidade científica ao menos se importou em comprová-lo? Se uma carta inocentou um réu é porque houve concurso da ciência forense, näo?
Não.

A ciência forense poderia levar em consideração a opinião da Ciência sobre a questão da vida após a morte e especificamente sobre a comunicação com os mortos. Como não há opinião, não há nada que justifique o uso oficial dessas cartas psicografadas como prova. Ainda assim, um juiz pode decidir se elas possuem a validade baseado em evidências anedóticas.

Não é a Ciência que se recusa a comprovar o fenômeno, é que não existe fenômeno para ser comprovado. Isso parece estranho porque essas cartas são "psicografadas" com frequência em quase todos os centros espíritas.

A Ciência não se interessa por elas porque é impossível investigar cientificamente uma a uma e não há nada que pode indicar, nenhuma similaridade com algum fenômeno conhecido, que vale a pena perder tempo com isso. Como poderia estudar um meio de comunicação com os mortos se não há prova alguma que os mortos existem e são capazes de se comunicar?
Evidências anedóticas? Não existe fenômeno para ser comprovado? Que falta de informaçäo:
Bastos escreveu:
As cartas psicografadas pelo médium aos familiares sempre impressionavam por conter riqueza de particularidades sobre a vida da pessoa, detalhes íntimos só conhecidos pelos mais chegados, inclusive nomes de parentes da vítima que esta nem chegou a saber da existência em vida, pois haviam desencarnado há décadas e que até parentes próximos ainda vivos também desconheciam e, ao consultar os mais antigos da família, descobriam sobre a relação de parentesco.

Em vários relatos de advogados e juízes que acompanharam os julgados, eles afirmam que se deslumbraram com a abundância de detalhes das cartas psicografadas que leram, pois continham informações que só o morto poderia informar, como revelações em pormenores recriando o momento da morte, sempre coincidindo com o depoimento dado pelo réu e com os pareceres da perícia (BASTOS, 2010).
Gigaview escreveu:
Em relação a essa questão mais abrangente da vida após a morte, vários fenômenos foram estudados pela Ciência, quase todos eram fraudes e o que sobrou eram fenômenos naturais que podiam ser explicados sem recorrer ao paranormal ou ao espiritual.
E as EQMs, eram fraudes também?

Leia Ian Stevenson
wikipedia escreveu:
Ian Pretyman Stevenson (Montreal, 31 de Outubro de 1918 — Charlottesville, 8 de Fevereiro de 2007), M.D., foi um cientista e professor de psiquiatria da Universidade da Virginia; um dos mais importantes pesquisadores na temática das experiências espirituais. A sua pesquisa incluía principalmente o tema da reencarnação, a problemática do relacionamento entre mente e cérebro e a continuidade da personalidade após a morte. O astrofísico e divulgador da Ciência Carl Sagan expressou que o trabalho deste psiquiatra era um dos poucos estudos sobre um fenômeno paranormal que merecia ser analisado.

Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
A comunidade científica vem, há mais de um século, "detonando" as crendices espiritualistas. E os espiritualistas continuam acreditando no querem acreditar.
As Ciências näo detonaram a mediunidade de CX, deveria antes, render-se ao fenômeno:
jus.com.br escreveu:
Embora o espiritismo tenha sido a única religião a explorar o tema, estudar e aprofundar o assunto, a psicografia sempre ocorreu ao longo dos tempos na humanidade, entre várias culturas, povos e independente de crenças, não sendo, portanto, fenômeno exclusivo da doutrina espírita. A mediunidade é um fenômeno intrínseco ao homem há milênios, não constitui privilégio e nem invenção de nenhuma religião ou crença. É um tema de grande interesse científico, principalmente para a física quântica.
Fernando Silva escreveu:
"Ciência forense" é um termo vago. Por isto citei o caso da sogra que matou a nora adúltera e foi absolvida porque o advogado convenceu os jurados de que "neste caso, a Bíblia permite matar".

Se os jurados são espíritas, por exemplo, até que ponto seu veredicto é isento neste caso?
Näo sei se seria permitido um jurado somente de espíritas, ou somente de evangélicos, etc. Seria tendencioso demais.
Fernando Silva escreveu:
E, repetindo, se for o caso em que estou pensando, a tal carta foi anexada ao processo devido à possibilidade de conter indícios, mas não foi considerada como depoimento confiável de um falecido, portanto não se pode dizer que "inocentou um réu".
Por outro lado, se tivesse acontecido, seria uma aberração.
Aconteceu sim, mais de uma vez.
jus.com.br escreveu:
Sintetizando, a seguir serão apontados os principais argumentos pró-admissibilidade das cartas psicografadas, a saber:

Não existe vedação expressa no nosso ordenamento jurídico;
A doutrina espírita é também uma ciência, tendo explicações racionais;
Dizer que o Estado é laico significa dizer que ele não tem religião oficial, e não que ele não aceita a religião;
A carta psicografada pode ser considerada um documento, nos termos do art. 408 do CPP, podendo trazer à tona novos fatos e novas provas;
O conteúdo da psicografia deve ser confrontado com outras provas. É uma prova como outra qualquer, devendo ter sua autenticidade analisada;
A autoria do documento pode ser comprovada cientificamente pelo exame grafotécnico;
Permite o cumprimento do princípio da ampla defesa, nos termos da Constituição Federal;
É garantida a busca pela verdade real;
É assegurado ao juiz a livre apreciação das provas, devendo sua decisão ser motivada.
Fernando Silva escreveu:

Se você cita a Bíblia para validar o espiritismo, talvez não tenha reparado no nome do fórum.
A DE tem uma faceta religiosa baseada nos evangelhos, daí as citaçöes.
Fernando Silva escreveu:
A obra de CX não valida nada. E nem todas as seitas espíritas consideram seus livros como respeitáveis.
"Seitas espíritas"? Isso é novidade para mim...
Fernando Silva escreveu:
Abdicar da razão e adotar uma ilusão consoladora pode até ser compreensível, mas é uma fraqueza.
Oras, Fernando, näo estamos falando de evangelismo nem de catolicismo. O Espiritismo de Kardec é fortemente racional e científico; as dez mil cartas psicografadas por CX säo provas absolutas da vida após a morte - só näo vê quem näo quer...
Eliphas escreveu:
Metatron escreveu:
Oras, Fernando, näo estamos falando de evangelismo nem de catolicismo. O Espiritismo de Kardec é fortemente racional e científico; as dez mil cartas psicografadas por CX säo provas absolutas da vida após a morte - só näo vê quem näo quer...
Pior que não... sob um olhar superficial, o debate fica naquele nível né...
"OU Chico Xavier é legítimo, e o espiritismo inteiro está validado, e é tudo verdadeiro, OU é tudo falso, bullshit, não existe nada além do palpável" etc.
Mas o Invisível é muito mais misterioso que nossas projeções estereotipadas.
Entre infinitas possibilidades:
- Todos os mortos fazerem parte de uma só "matriz", de onde "informações" podem ser captadas
- Médiuns serem afetados pela mente das próprias pessoas que os procuram, neles projetando uma "simulação" do falecido
- Psicografar seja uma faculdade desconhecida da própria mente
- Haver um "campo informacional" de que todas as consciências vivas ou não participam
- entre muitas outras...
O que aprendi foi a passar longe dessas duas posições igualmente prepotentes:
1-fulano que acredita cega e devotamente que as coisas sejam da maneira que uma religião/guru/doutrina expõe
2-sicrano que simplesmente nega por bullshit aquilo cuja natureza desconhece
Divergentes na superfície, porém muito semelhantes em sua pretensão.
Vejo muitas "verdades" e pouca reflexão, indagação...
JungF escreveu:Só uma pequena observação para @Gigaview que disse:
"A minha referência ao proselitismo foi genérica mas vou ficar atento aos argumentos ajuizados e objetivos dos crentes".
Eu dizia que a resposta aos crentes eram argumentos ajuizados e objetivos.

JungF escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Cinzu escreveu:

Pela explicação do Eliphas, para o Panteísmo, a natureza é apenas o que podemos perceber de Deus, estando este além de nossa limitação física e intelectual.
Fernando Silva escreveu:
Significa que religiões são uma idiotice, já que uma entidade infinita em todos os sentidos seria infinitamente incompreensível para criaturas infinitamente pequenas e limitadas como nós.

Afirmações como "Deus é bom e justo" ou "Deus vai nos dar a felicidade / castigo na outra vida" são apenas criações nossas, baseados em nossos conceitos.

Não temos como saber se são verdade.
Fernando eu não diria "Significa que religiões são uma idiotice," mas que são uma tentativa de aproximação à uma verdade que está muito além da sua compreensão, e neste esforço a maioria delas descamba para o insólito e outras para uma agressiva irracionalidade.
Mas não são farinhas do mesmo saco.
O Panteísmo é, como diria o Gorducho, uma abordagem de natureza Escolástica, ao conceito de Deus.
Mas no frigir dos ovos é, sim, Ateísta. Porque retira o principal atributo deste Deus das religiões monoteístas: ou seja, ser o Criador Universal cuja vontade define um propósito para sua criação.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Metatron escreveu:
Eliphas escreveu:
Vejo muitas "verdades" e pouca reflexão, indagação...
Eliphas, sobre reflexäo e indagaçäo, é o que mais tenho feito no meio espiritualista.

Gosto muito da DE, da seriedade com que Kardec a formulou, da profundidade filosófica com que os Espíritos se comunicaram a ele e aos demais ícones da doutrina, mas näo fiquei "estacionado" nela - sempre busquei mais informaçöes, desde que coerentes, em outras fontes. Meu livro de cabeceira - antes dele sumir - era baseado em conhecimentos hinduístas (A Viagem de uma Alma - Peter Richelieu). Para entender melhor Jesus, li os três livros de Helger Kersten (Jesus Viveu na Índia, A Conspiraçäo Jesus e O Buda Jesus), e ainda vou ler mais alguns sobre ele. Ou seja, haja indagaçäo, haja reflexäo...
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:

Em vários relatos de advogados e juízes que acompanharam os julgados, eles afirmam que se deslumbraram com a abundância de detalhes das cartas psicografadas que leram, pois continham informações que só o morto poderia informar, como revelações em pormenores recriando o momento da morte, sempre coincidindo com o depoimento dado pelo réu e com os pareceres da perícia (BASTOS, 2010).
Isto não é uma prova, apenas um fato que, enquanto não se encontrar uma evidência de fraude (que são frequentes), ficará sem explicação.
E "falta de explicação" não implica em "então foi tal coisa". Nestes casos, a gente diz "não sabemos" e encerra o assunto.

Assim como não são provas aquelas fotos toscas de gente com algodão saindo do nariz e vultos cobertos com lençol apresentados como evidência do ectoplasma.

Ou aquelas luvas de parafina muito mal feitas, com emendas visíveis nos dedos. Meu professor do ginásio mostrou como fazer uma dessas luvas - sem emendas.
Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:
Em relação a essa questão mais abrangente da vida após a morte, vários fenômenos foram estudados pela Ciência, quase todos eram fraudes e o que sobrou eram fenômenos naturais que podiam ser explicados sem recorrer ao paranormal ou ao espiritual.
E as EQMs, eram fraudes também?

Leia Ian Stevenson
wikipedia escreveu:
Ian Pretyman Stevenson (Montreal, 31 de Outubro de 1918 — Charlottesville, 8 de Fevereiro de 2007), M.D., foi um cientista e professor de psiquiatria da Universidade da Virginia; um dos mais importantes pesquisadores na temática das experiências espirituais. A sua pesquisa incluía principalmente o tema da reencarnação, a problemática do relacionamento entre mente e cérebro e a continuidade da personalidade após a morte. O astrofísico e divulgador da Ciência Carl Sagan expressou que o trabalho deste psiquiatra era um dos poucos estudos sobre um fenômeno paranormal que merecia ser analisado.
O fato de um cientista ter uma crença e estudar a fundo um assunto não torna verdadeira sua crença. Cientistas também se enganam, também têm fé em entidades invisíveis.

É justamente por isso que existe o método científico. A validade de uma afirmação não depende da fama e da respeitabilidade de um cientista. Para uma hipótese ser aceita, é preciso que a comunidade científica como um todo seja capaz de reproduzir os fenômenos.

Eu perguntei a um espírita por que nada acontece nos centros espíritas quando céticos estão presentes e ele me respondeu que "espíritos não são nossos empregados e só se manifestam quando querem".

Tá bom ...

Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
A comunidade científica vem, há mais de um século, "detonando" as crendices espiritualistas. E os espiritualistas continuam acreditando no querem acreditar.
As Ciências näo detonaram a mediunidade de CX, deveria antes, render-se ao fenômeno:
jus.com.br escreveu:
Embora o espiritismo tenha sido a única religião a explorar o tema, estudar e aprofundar o assunto, a psicografia sempre ocorreu ao longo dos tempos na humanidade, entre várias culturas, povos e independente de crenças, não sendo, portanto, fenômeno exclusivo da doutrina espírita. A mediunidade é um fenômeno intrínseco ao homem há milênios, não constitui privilégio e nem invenção de nenhuma religião ou crença. É um tema de grande interesse científico, principalmente para a física quântica.
Como já foi dito, a ciência investigou o assunto há mais de um século. Não encontrou nenhuma evidência e desmascarou um monte de charlatães.
Por que diabos os cientistas e céticos continuariam a examinar cada carta supostamente psicografada ou fenômeno mediúnico?
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
E, repetindo, se for o caso em que estou pensando, a tal carta foi anexada ao processo devido à possibilidade de conter indícios, mas não foi considerada como depoimento confiável de um falecido, portanto não se pode dizer que "inocentou um réu".
Por outro lado, se tivesse acontecido, seria uma aberração.
Aconteceu sim, mais de uma vez.
jus.com.br escreveu:
Sintetizando, a seguir serão apontados os principais argumentos pró-admissibilidade das cartas psicografadas, a saber:

Não existe vedação expressa no nosso ordenamento jurídico;
A doutrina espírita é também uma ciência, tendo explicações racionais;
Dizer que o Estado é laico significa dizer que ele não tem religião oficial, e não que ele não aceita a religião;
A carta psicografada pode ser considerada um documento, nos termos do art. 408 do CPP, podendo trazer à tona novos fatos e novas provas;
O conteúdo da psicografia deve ser confrontado com outras provas. É uma prova como outra qualquer, devendo ter sua autenticidade analisada;
A autoria do documento pode ser comprovada cientificamente pelo exame grafotécnico;
Permite o cumprimento do princípio da ampla defesa, nos termos da Constituição Federal;
É garantida a busca pela verdade real;
É assegurado ao juiz a livre apreciação das provas, devendo sua decisão ser motivada.
Isto só confirma o que eu disse: nenhum documento pode ser ignorado, ainda que supostamente seja psicografado.
Seu conteúdo deve ser considerado um indício a ser investigado e julgado pelos seus próprios méritos, não pela alegada origem.
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Se você cita a Bíblia para validar o espiritismo, talvez não tenha reparado no nome do fórum.
A DE tem uma faceta religiosa baseada nos evangelhos, daí as citaçöes.
Certo, mas você não pode dizer coisas como "Esta afirmação da DE é verdadeira porque é confirmada pela Bíblia".
Primeiro comprove a autenticidade da Bíblia.
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
A obra de CX não valida nada. E nem todas as seitas espíritas consideram seus livros como respeitáveis.
"Seitas espíritas"? Isso é novidade para mim...
Jean-Baptiste Roustaing era católico. Ao tornar-se espírita, deu a Jesus uma importância muito maior que a seita principal. Sua seita é o Roustainguismo.
Rustenistas são os espíritas que, além de discípulos de Allan Kardec, são seguidores de Jean-Baptiste Roustaing, coordenador da obra Os Quatro Evangelhos, a qual consideram como integrante da revelação espírita, junto à Codificação Kardequiana.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3% ... tainguismo

A cada vez que um grupo rejeita uma parte da DE ou lhe acrescenta alguma coisa, surge uma nova seita.

Mais detalhes:
KARDECISTA - Conhecido também como alto espiritismo.

Este grupo compreende:

Kardecista Puro: segue as doutrinas de Allan Kardec.

Ruteirista e Ubaldista: seguem as doutrinas de João Batista Roustang e de Pietro Ubaldi, respectivamente.

Emmanuelista: é influenciado pelos "ensinamentos" de Emmanuel, o espírito guia de Chico Xavier.

Ramanista e Paganizante: seguem os ensinamentos do "espírito guia" Ramatis e a tendência espírita liderada por Carlos Embassahy, respectivamente.
https://blogespiritismo.blogs.sapo.pt/91351.html

Veja também o item 8 de:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritis ... C3%AAncias
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Abdicar da razão e adotar uma ilusão consoladora pode até ser compreensível, mas é uma fraqueza.
Oras, Fernando, näo estamos falando de evangelismo nem de catolicismo. O Espiritismo de Kardec é fortemente racional e científico; as dez mil cartas psicografadas por CX säo provas absolutas da vida após a morte - só näo vê quem näo quer...
Não se pode falar em "provas absolutas" quando se trata de comunicação com supostos espíritos.
Não se pode falar em "racional e científico" se as premissas não foram comprovadas.

Fernando Silva escreveu:
Isto não é uma prova, apenas um fato que, enquanto não se encontrar uma evidência de fraude (que são frequentes), ficará sem explicação.
E "falta de explicação" não implica em "então foi tal coisa". Nestes casos, a gente diz "não sabemos" e encerra o assunto.
Se no próprio meio judicial foi aceita como tal, quem sou eu para discordar? Pode näo ser uma prova cabal, mas que é uma forte evidência, é inegável.
Fernando Silva escreveu:
Assim como não são provas aquelas fotos toscas de gente com algodão saindo do nariz e vultos cobertos com lençol apresentados como evidência do ectoplasma.

Ou aquelas luvas de parafina muito mal feitas, com emendas visíveis nos dedos. Meu professor do ginásio mostrou como fazer uma dessas luvas - sem emendas.
Aí eu já näo entro no mérito da questäo...
Fernando Silva escreveu:

O fato de um cientista ter uma crença e estudar a fundo um assunto não torna verdadeira sua crença. Cientistas também se enganam, também têm fé em entidades invisíveis.

É justamente por isso que existe o método científico. A validade de uma afirmação não depende da fama e da respeitabilidade de um cientista. Para uma hipótese ser aceita, é preciso que a comunidade científica como um todo seja capaz de reproduzir os fenômenos.

Eu perguntei a um espírita por que nada acontece nos centros espíritas quando céticos estão presentes e ele me respondeu que "espíritos não são nossos empregados e só se manifestam quando querem".

Tá bom ...
Se o próprio Carl Sagan, ícone do cientificismo mundial, deu o seu aval para o trabalho científico de Stevensen, quem sou eu para desacreditá-lo?

Säo poucos os médiuns que possuem a verdadeira mediunidade, CX era um deles. Recomendo a leitura da biografia de CX escrita por um cético, ou melhor, um ex-cético.
Fernando Silva escreveu:
Como já foi dito, a ciência investigou o assunto há mais de um século. Não encontrou nenhuma evidência e desmascarou um monte de charlatães.
Por que diabos os cientistas e céticos continuariam a examinar cada carta supostamente psicografada ou fenômeno mediúnico?
Como disse acima, säo poucos os verdadeiros médiuns. Os cientistas deveriam ter investigado CX com mais rigor e frequência.
Fernando Silva escreveu:
Isto só confirma o que eu disse: nenhum documento pode ser ignorado, ainda que supostamente seja psicografado.
Seu conteúdo deve ser considerado um indício a ser investigado e julgado pelos seus próprios méritos, não pela alegada origem.
Concordo! Fizeram atá um estudo grafotécnico para validar a carta psicografada. E deu resultado positivo...
Fernando Silva escreveu:
Certo, mas você não pode dizer coisas como "Esta afirmação da DE é verdadeira porque é confirmada pela Bíblia".
Primeiro comprove a autenticidade da Bíblia.
Se é difícil para alguém que crê nos evangelhos, como católicos e evangélicos, aceitar a DE como o Consolador Prometido, imagina para um cético descrente...
Fernando Silva escreveu:
Metatron escreveu:
"Seitas espíritas"? Isso é novidade para mim...
Jean-Baptiste Roustaing era católico. Ao tornar-se espírita, deu a Jesus uma importância muito maior que a seita principal. Sua seita é o Roustainguismo.
Rustenistas são os espíritas que, além de discípulos de Allan Kardec, são seguidores de Jean-Baptiste Roustaing, coordenador da obra Os Quatro Evangelhos, a qual consideram como integrante da revelação espírita, junto à Codificação Kardequiana.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3% ... tainguismo

A cada vez que um grupo rejeita uma parte da DE ou lhe acrescenta alguma coisa, surge uma nova seita.

Mais detalhes:
KARDECISTA - Conhecido também como alto espiritismo.

Este grupo compreende:

Kardecista Puro: segue as doutrinas de Allan Kardec.

Ruteirista e Ubaldista: seguem as doutrinas de João Batista Roustang e de Pietro Ubaldi, respectivamente.

Emmanuelista: é influenciado pelos "ensinamentos" de Emmanuel, o espírito guia de Chico Xavier.

Ramanista e Paganizante: seguem os ensinamentos do "espírito guia" Ramatis e a tendência espírita liderada por Carlos Embassahy, respectivamente.
https://blogespiritismo.blogs.sapo.pt/91351.html

Veja também o item 8 de:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espiritis ... C3%AAncias
Interessante, näo sabia disso. Eu mesmo nunca gostei de Ramatis - muita fantasia... e nunca o considerei espírita, mas sim espiritualista. Assim como o Gasparetto.
Fernando Silva escreveu:
Não se pode falar em "provas absolutas" quando se trata de comunicação com supostos espíritos.
Não se pode falar em "racional e científico" se as premissas não foram comprovadas.
Tá certo. Volto à ideia de que a DE näo precisa de comprovaçäo científica. Nem tudo as ciências podem comprovar, provar ou entender.

Säo os doentes que precisam de médicos.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JunfF escreveu:
Fernando Silva escreveu:


Como já foi dito, a ciência investigou o assunto há mais de um século. Não encontrou nenhuma evidência e desmascarou um monte de charlatães.
Por que diabos os cientistas e céticos continuariam a examinar cada carta supostamente psicografada ou fenômeno mediúnico?
Já vi que vc desconhece o caso de WCrookes. Contrariando o pensamento da Real Academia e sob determinação da corte, incomodada com os inumeros relatos sobre fenômenos incumbiram-no de pesquisar o assunto. Serviu-se da melhor médium do momento, em ambiente rigidamente controlado, com testemunhas idôneas, até mesmo alguns cientistas da época e depois de comprovado o que até mesmo ele achava impossível, relatou à Acadamia.
O que fizeram com o relatório foi desconhecê-lo.
Mas o Gigaview coletando sites da Internet, claramente sintonizados com seu modo de pensar, trouxe um monte de "provas" de que tinha havido fraude ali.
Naturalmente, obras foram escritas atestando a realidade dos testes, mas, contestam-nas dizendo tratar-se de sites espíritas, e por isso não servem.

No meu entendimento acho providencial que este debate se prolongue, sem conclusão de qualquer parte pois penso que não cabe à ciência se envolver em questões que não lhe dizem respeito e estão fora de sua capacidade de comprovação.
Depois, são estes debates, por desagradáveis que sejam, que realmente apontam para uma verdade que ainda não está ao alcance de todos. E aqui faço questão de deixar claro, não se tratam das qualidades morais o que define a escolha ou a recusa da pessoa. Talvez um certo cansaço, tédio, exaustão sobre tanta incerteza, e que a DE claramente expõe em suas obras.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Crookes "usou"  os médiuns D. D. Home e Florence Cook nas suas pesquisas principais, considerados como você disse os melhores do momento. Mas nem tanto.

Os espíritas não cansam de dizer que D.D.Home nunca foi surpreendido em fraude mas não é bem assim.
Wikipedia escreveu:Gordon Stein has noted that "While the statement that Home was never caught in fraud has been made many times, it simply is not true... It is simply that Home was never publicly exposed in fraud. Privately, he was caught in fraud several times. In addition, there are natural explanations both possible and likely for each of his phenomena."
Também é bom lembrar que D.D.Home  psicografou a famosa carta de Allan Kardec em que ele se arrepende de ter criado o espiritismo mostrando que os médiuns fazem qualquer coisa por fama ou por uns trocados.

O segundo melhor médium, Florence Cook, era uma vigarista que foi inúmeras surpreendida em fraude e existe farta e irrefutáveis evidências em relação a isso.

Quanto a Crookes, coitado, o espiritualismo quase arruinou a sua carreira com tolices e médiuns picaretas. Era sempre vítima da sua incapacidade de perceber fraudes.

Portanto, a conclusão é óbvia: não é possível desvencilhar historicamente o espiritismo da picaretagem.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:
JungF escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Como já foi dito, a ciência investigou o assunto há mais de um século. Não encontrou nenhuma evidência e desmascarou um monte de charlatães.
Por que diabos os cientistas e céticos continuariam a examinar cada carta supostamente psicografada ou fenômeno mediúnico?
Já vi que vc desconhece o caso de WCrookes. Contrariando o pensamento da Real Academia e sob determinação da corte, incomodada com os inumeros relatos sobre fenômenos incumbiram-no de pesquisar o assunto. Serviu-se da melhor médium do momento, em ambiente rigidamente controlado, com testemunhas idôneas, até mesmo alguns cientistas da época e depois de comprovado o que até mesmo ele achava impossível, relatou à Acadamia.
O que fizeram com o relatório foi desconhecê-lo.
Conheço. Não é de hoje que discuto com espíritas.
O que acho curioso é que, há pouco mais de um século, havia tantos fenômenos e agora que a ciência está mais bem equipada para investigar, eles tenham sumido.
JungF escreveu:

No meu entendimento acho providencial que este debate se prolongue, sem conclusão de qualquer parte pois penso que não cabe à ciência se envolver em questões que não lhe dizem respeito e estão fora de sua capacidade de comprovação.
Portanto você reconhece que os alegados fenômenos não são comprováveis segundo o método científico.
O que, no meu entender, significa que eles dependem de fé.

Pergunto: por que há fenômenos que não dizem respeito à ciência?
JungF escreveu:

Depois, são estes debates, por desagradáveis que sejam, que realmente apontam para uma verdade que ainda não está ao alcance de todos.
Meio arrogante isto, não?
JungF escreveu:

E aqui faço questão de deixar claro, não se tratam das qualidades morais o que define a escolha ou a recusa da pessoa. Talvez um certo cansaço, tédio, exaustão sobre tanta incerteza, e que a DE claramente expõe em suas obras.
Não basta ser claro. Eu posso inventar uma religião maravilhosa e que explique os absurdos e injustiças do universo muito melhor que o espiritismo, mas ela também não será verdade se suas alegações não forem comprováveis pelo método científico.


Fernando Silva escreveu:Dá para levar estas "evidências" a sério?
Imagem

O que o "moralmente inatacável" CX está fazendo no meio desta fraude?
Imagem
JungF escreveu:Estas fotos que vc sempre traz são, por sua vez, manipuladas pelos adversários do Espiritismo tornando-as tão ridículas que ninguém as aceitaria como provas.
Para mim sempre foi motivo de curiosa preocupação a energia envolvida pelos inimigos do Espiritismo para combatê-lo.
Obviamente poder, dinheiro, influência, vaidade são forças que alimentam almas mesquinhas. Mas antes fosse somente isso. Nos desvãos profundos da alma razões existem que a própria razão desconhece. (sic)
Outro ponto que Gigaview deveria refletir sobre, e isto envolve moralidade e ética, seria: estamos diante de uma nova proposição para uma realidade espiritual a qual preenche as angústias filosóficas de quantos procuram ao longo dos séculos respostas fundamentais sobre a razão da existência, e que não virão da ciência e nem dos dogmatismos carcomidos das religiões organizadas. Somente uma doutrina destituída de interesses comezinhos próprios ao homem vulgar, mas plena de racionalidade e consolação, e com o selo das grandes verdades traz no seu bojo certa conexão com o admirável e misterioso e o concreto, o real... os Espíritos.
Pois, como falarmos com autoridade sobre Deus, vida além da vida, regiões do espaço infinito povoadas por seres ditosos, mas igualmente mencionando, ao revés, o trágico e medonho país das almas cruéis, enlouquecidas, onde o horror e as dores são inimagináveis, sem esta conexão, pedra de toque.

Os Espíritos. - Conceito tão próximo e dedutível quanto se afirmar que ossos, nervos e sangue não produzem o pensamento, a inteligência, o amor... ou o ódio.
A partir de todo o esforço das inteligências admiráveis para se negar esta evidência passa-se a compreender porque é tão difícil aceitar que nós somos, em essência, espíritos dentro de um arcabouço grosseiro de carne.
Deixemos de lado nossa tendência obscurantista de queimar as bruxas, levar às piras da inquisição dos tempos idos e saudemos o novo, inovador, um século do progresso inaudito, preâmbulo de uma paz e felicidade perenes.
JungF escreveu:Eu não tenho esse poder de autoilusão ...
Gorducho escreveu:Sr. JungF escreveu:
estamos diante de uma nova proposição
Perfeito ! Proposição :-BD
e que não virão da ciência
Se não vem das ciências, es decir, sem ter feedbacks desde a realidade empírica externa a idealizações feitas na base de razão & lógica pelo(s) proponente(s), fica só nisso: meras proposições.
Veja que isso se aplica acredito que a qq. PROPOSIÇÃO, genericamente falando (haverá exceções ??? ).
manipuladas pelos adversários do Espiritismo
Entende o Sr. que várias ou muitas fotos de materializações que circulam pela INTERNET tenham sido retocadas e/ou editadas e/ou modificadas por "adversários" (oponentes no caso) do Espiritismo ?
Es decir: os originais das fotos não seriam como os que se conhece?
É/seria isso que quer dizer ?
Fernando Silva escreveu:Sendo que muitos espíritas as postaram como sendo prova "incontestável" porque acreditaram, sinceramente, que essas tosqueiras eram verdadeiras?

Algum site espírita afirma que elas são falsificadas por "adversários"?
Ou, pelo menos, reconhece que há charlatães no meio espírita?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Fernando Silva escreveu:Pois é. Conan Doyle, autor da série "Sherlock Holmes", acreditou piamente numa foto de fadas num jardim.
Se um cara tão inteligente acreditava em fadas, é porque elas existem, certo?
BRIENNE OF FKING TARTH escreveu:
Cinzu escreveu:
Seja como for, poderia esclarecer quais dos tipos de panteísmo se encaixariam ou não na pergunta, e por quê.

Pelo que eu li até agora, o entendimento sobre Panteísmo varia de pessoa para pessoa; eu já estudei um pouco sobre o assunto e para mim o Panteísmo no qual se encaixam minhas elucubrações é o Imanentista, que prega a integração imanente de Deus ao Cosmos, ou seja, ele (deus) não existe, ele (Deus) é, e sendo assim, não há o que ver, apenas sentir. E é daí que vêm as crenças baseadas apenas em fé, e fé demais não cheira bem, há que se ter algum ceticismo, ou, no mínimo, dúvidas.

E respondendo à pergunta do tópico, não vejo o Panteísmo como um tipo de Ateísmo, até pela etimologia das palavras: um enxerga "deuses" em tudo, o outro não enxerga "deuses" em nada.
JungF escreveu:
Gorducho escreveu:
Sr. JungF escreveu:
estamos diante de uma nova proposição
Perfeito ! Proposição :-BD
e que não virão da ciência
Se não vem das ciências, es decir, sem ter feedbacks desde a realidade empírica externa a idealizações feitas na base de razão & lógica pelo(s) proponente(s), fica só nisso: meras proposições.
Veja que isso se aplica acredito que a qq. PROPOSIÇÃO, genericamente falando (haverá exceções ??? ).
manipuladas pelos adversários do Espiritismo
Entende o Sr. que várias ou muitas fotos de materializações que circulam pela INTERNET tenham sido retocadas e/ou editadas e/ou modificadas por "adversários" (oponentes no caso) do Espiritismo ?
Es decir: os originais das fotos não seriam como os que se conhece ?
É/seria isso que quer dizer ?
Não, mesmo.
Fotos criadas com a finalidade do ridículo, embora nem todas.
Espíritas sérios, no passado fizeram coisas dessa natureza e se deram mal pois a claque não perdoa, e foi bom porque aprenderam que DE não é show de rua.
Procure autores renomados da literatura espírita, por exemplo Leon Denis, Herculano Pires, Hermínio Andrade, Alexandre Aksakof e tantos outros, e não encontrará fotos e nem destaques a acontecimentos extraordinários. Isto não importa.
Na época dos grandes médiuns, em que por infelicidade a imprensa tanto destacava o bem feito como o mal feito, os fatos demonstravam que o caminho do Espiritismo não seria o convencimento através dos fenômenos.
Mas nem todos perceberam desta forma. Ainda assim, com tropeços próprios que a mente humana engendra vai trilhando honrosamente as vias tortuosas da descrença, lançando luz ou pelo menos a discussão.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Belo exemplo de distorção da realidade para não admitir o óbvio.

Fernando Silva escreveu:
JungF escreveu:Na época dos grandes médiuns, em que por infelicidade a imprensa tanto destacava o bem feito como o mal feito, os fatos demonstravam que o caminho do Espiritismo não seria o convencimento através dos fenômenos.
Entendo isto como "Não peça provas, não procure por fatos, apenas acredite".

Nota: se bem entendi, a imprensa só deveria ter destacado as coisas boas e acobertado as ruins?
O JungF está por fora. Não sabe nada de história.
https://www.publicbooks.org/how-spiritualism-spread/ escreveu:The promise of spiritualism, what made it the right religious movement for its age, lay not only in its democratic nature—anyone, it turned out, could become a medium—but in its claims to be a “scientific religion.” In this age of reason and scientific discovery, spiritualism seemed to offer verifiable proof of the existence of a spirit world by providing direct contact with that world through ritualistic séances conducted by mediums in private homes, public halls, and theaters. “The spiritualist séance,” writes media theorist John Durham Peters, “offered a variety of religious experience that was potentially subject to empirical investigation.”1 And as the exhibition of spirit manifestations often mirrored the scientific lectures and demonstrations that were also popular at the time, those who bore witness to spirit communications could imagine themselves as participants in the rational evaluation of a natural phenomenon.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Gigaview escreveu:


Oferecer uma prova da existência da vida após a morte e da comunicação com os mortos sempre foram preocupações centrais do espiritismo e epicentro de todas as fraudes e vigarices detectadas.
Outrora vigorava entre os mais afoitos o entendimento de que esta seria uma maneira de atingir as grandes massas afeitas ao sobrenatural. Mas visto que as fraudes, tanto dos que se opunham ao Espiritismo quando dos charlatães de plantão minavam os esforços mais sinceros quanto às propostas filosóficas, escassearam e praticamente desapareceram.
Muitos, fingindo certa ingenuidade, gostam de afirmar que nos tempos de hoje, com melhores tecnicas de verificação, não se arrisca mais ao vexame destas comprovações. Besteira, pois as técnicas beneficiam um lado e outro. As Fake News estão aí para provar.
Como a DE não veio apenas para os intelectos sequiosos das grandes verdades ainda existem os que buscam o sobrenatural. Mas entre os entusiasmados também existem os imoderados que pretendem, através dos fenômenos, fortalecer convicções vacilantes.
As fraudes sempre andarão de braços com os fraudulentos.

É preciso dizer: aqueles que realmente gostariam de ver uma humanidade próspera e honesta, com convicções espirituais baseadas na razão, anseiam por algo que possa resgatar o homem e sua pequenez espiritual e moral, tendo todo um manancial de recursos à sua perquirição... os preconceituosos talvez ainda aguardarão algumas encarnações, em meio às dúvidas e quid pro quo's

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

O que atingiu as grandes massas foi um passatempo que se transformou num modismo. Em quase todos os lugares as mesas giravam a noite aproximadamente na mesma hora e com a mesma finalidade das nossas  atuais novelas das seis. Isso acontecia em quase toda a Europa e em alguns lugares dos EUA. Era uma moda sem proposta filosófica, mesmo muito tempo depois de Kardec se tornar conhecido na França e em alguns círculos da intelectualidade no exterior. Pense numa época sem internet, com alto índice de analfabetismo, com poucos e caros livros em circulação que eram lidos à luz de velas ou lamparinas a gás. Nem rádio havia.

Portanto esse cenário criado pelos espiritas apontando uma intenção dirigida à humanidade é uma construção fantasiosa. Cenário semelhante foi criados pela Teosofia (que até envolveu a preparação de Krishnamurti como "World Teacher"), depois pela Antroposofia de Steiner e até ensaiada sem sucesso por Gurdjieff em Prieuré des Basses Loges em Avon.

Procure ler sobre o ambiente místico da época, construa uma visão panorâmica do que acontecia e você vai perceber que o espiritismo é apenas um elemento de um fenômeno cultural, longe de ter sido o mais importante.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Geotecton escreveu:
Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:

Apenas ilustra como a crendice é capaz de influenciar uma decisão judicial, nada diferente do poder de cartas psicografadas que sensibilizam juízes que acreditam em qualquer bobagem.
Nada a ver. Já disse que testes foram feitos para se verificar a autenticidade da mensagem psicografada. No entanto, também é certo que a autoridade moral de CX influenciou o resultado. Isso näo é para qualquer um...
Quais foram os testes?

Quem os fez?

Onde foram publicados os resultados?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Geotecton escreveu:
Metatron escreveu:
Gigaview escreveu:

Apenas ilustra como a crendice é capaz de influenciar uma decisão judicial, nada diferente do poder de cartas psicografadas que sensibilizam juízes que acreditam em qualquer bobagem.
Nada a ver. Já disse que testes foram feitos para se verificar a autenticidade da mensagem psicografada. No entanto, também é certo que a autoridade moral de CX influenciou o resultado. Isso näo é para qualquer um...
Quais foram os testes?

Quem os fez?

Onde foram publicados os resultados?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Montalvão escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Se Deus é tudo, está em toda parte e não há nada exterior a Deus, então o universo é parte de Deus.

Resta saber se Deus seria infinitamente maior que essa parte que contém o universo ou se Deus = universo.
Não me parece que seja assim. O panteísmo concebe que o universo está em Deus e Deus é o universo. Todas as coisas, vistas ou não, conhecidas ou não, são parcelas do todo, que é Deus.

A ideia de que o universo seja parte de Deus, pressupondo-o maior que o universo é chamada panenteísmo. Nesta idealização, Deus abarca todo o universo, mas o universo não abarca Deus...
Montalvão escreveu:
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Talvez Deus seja bom e justo ... segundo critérios de bondade e justiça que nunca poderemos compreender e que sempre nos parecerão inaceitáveis.

Talvez Deus exista, mas não haja vida após a morte.

Talvez haja vida após a morte, mas, assim como no Hades grego, não seja o paraíso nem o inferno, apenas um depósito onde justos e pecadores viverão amontoados pela eternidade, sem distinção.

Talvez a vida após a morte seja horrível, com sofrimento constante, mas teremos que aceitar porque Deus quis assim.

Os calvinistas e presbiterianos acham que vamos todos para o inferno com exceção de uns poucos que Deus predestina, arbitrariamente, ao céu. É assim e pronto.
Ao ler Kardec, e o complemento trazido por Chico Xavier, todas estas questöes já foram respondidas, e muito bem respondidas.
As boas respostas de Kardec e os complementos de Chico foram ditados por espíritos, os dois apenas transcreveram. É isso o que dizem...

Entretanto, não dispomos de evidências de que espíritos, mesmo que existam como entidades vivas, interajam com encarnados, o que, aliás, é muito estranho, pois os espíritos deveriam prover a demonstração cabal e inequívoca de que estão presentes e atuantes na natureza.

Sabendo que espíritos, caso existam, seriam seres inteligentes, pois desencarnados de humanos inteligentes, ao menos alguns, eles de pronto perceberiam a necessidade de se manifestarem de maneira que não sobejasse dúvida e saberiam que a palavra de um médium garantindo que sim não teria valor probante. Consequentemente, tratariam de produzir a prova necessária e toda a humanidade desfrutaria feliz das benesses comunicativas...

Enfim, a ausência das provas reais leva-nos à conclusão inevitável: mortos, mesmo que vivos, não comunicam... pronto, falei...
Montalvão escreveu:
Metatron escreveu:


Eu näo tenho dúvidas quanto à existência dos Espíritos, principalmente depois das 10.000 cartas psicografadas por CX. Até réu já foi absolvido através de uma destas cartas...
Como 10.000 cartas provam a comunicação entre mortos e vivos? Em algumas delas a prova veio embutida? E que prova seria essa?

Réu algum jamais seria absolvido por psicografia, isso ocasionaria a anulação do julgamento. Nenhum juiz de juízo, por mais espírita que fosse, decidiria calcado unicamente em psicografias! As provas nos autos são materiais, não espirituais.

Fizeram maior alarde sobre um magistrado ter aceitado psicografia de Chico inocentando acusado de ter matado o amigo. O réu alegava acidente e a carta de Chico confirmava, nesta a alma do morto dizia que realmente fora fatalidade o tiro...

Se não houvesse outras provas amparando a decisão do juiz qualquer das partes poderia requerer a anulação da sentença!

Isso é muito lógico, não tem como a espiritualidade intervir em assuntos terrenos, mesmo que pudesse!

Imagine um espírito inocenta o acusado, aí o MP arruma um católico carismático que fala com a Virgem e esta diz que o sujeito é culpado; então a defesa descola um preto-velho na umbanda que reitera a inocência, o MP contra-ataca trazendo um profeta da Igreja Deus é Amor, que recebeu recado do Espírito Santo, ratificando a culpa... Onde isso iria parar senão no hospício?

Montalvão escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Sim. Considero este o princípio moral básico, do qual todos os outros derivam, mas esta é uma moral humana.
Não sabemos o que um possível deus pretende a nosso respeito.
Metatron escreveu:

Fomos criados simples e ignorantes, nosso principal objetivo é aprender e evoluir até o mais alto patamar da Criaçäo. Quanto mais evoluímos espiritualmente, mais amorosos e pacíficos nos tornamos. Assim sendo, quando chegarmos lá, seremos só amor e bondade...
O mote espírita de sermos criados “simples e ignorantes” é repetido sem maiores críticas, mas o que significa isso? Provavelmente que as almas novas são como crianças, ingênuas e desprovidas de malícia...

Até aí tudo bem, mas ser simples e ignorante não significa que tenderá inapelavelmente para o mal, então, algumas almas, mesmo jovens, buscariam o reto caminho desde seus primórdios. Em consequência, existiria um contingente expressivo de seres da mais elevada moral pastoreando as almas desviadas, ensinando a elas o reto caminho, isso tanto na encarnação quanto na erraticidade.

Com tantas exortações aos bons costumes, exemplos contundentes e direcionamento objetivo, passados tantos séculos de civilização, os marginais já estariam incorporados à senda divina, poucos recalcitrantes sobejariam: viver na Terra seria como morar no Éden!

Mas não é, né?
montalvão escreveu:
Metatron escreveu:
Fernando Silva escreveu: Talvez Deus seja bom e justo ... segundo critérios de bondade e justiça que nunca poderemos compreender e que sempre nos parecerão inaceitáveis.

Talvez Deus exista, mas não haja vida após a morte.

Talvez haja vida após a morte, mas, assim como no Hades grego, não seja o paraíso nem o inferno, apenas um depósito onde justos e pecadores viverão amontoados pela eternidade, sem distinção.

Talvez a vida após a morte seja horrível, com sofrimento constante, mas teremos que aceitar porque Deus quis assim.

Os calvinistas e presbiterianos acham que vamos todos para o inferno com exceção de uns poucos que Deus predestina, arbitrariamente, ao céu. É assim e pronto.
Ao ler Kardec, e o complemento trazido por Chico Xavier, todas estas questöes já foram respondidas, e muito bem respondidas.
As boas respostas de Kardec e os complementos de Chico foram ditados por espíritos, os dois apenas transcreveram. É isso o que dizem...

Entretanto,  não dispomos de evidências de que espíritos, mesmo que existam como entidades vivas, interajam com encarnados, o que, aliás, é muito estranho, pois os espíritos deveriam prover a demonstração cabal e inequívoca de que estão presentes e atuantes na natureza.

Sabendo que espíritos, caso existam, seriam seres inteligentes, pois desencarnados de humanos inteligentes, ao menos alguns, eles de pronto perceberiam a necessidade de se manifestarem de maneira que não sobejasse dúvida e saberiam que a palavra de um médium garantindo que sim não teria valor probante. Consequentemente, tratariam de produzir a prova necessária e toda a humanidade desfrutaria feliz das benesses comunicativas...

Enfim, a ausência das provas reais leva-nos à conclusão inevitável: mortos, mesmo que vivos, não comunicam... pronto, falei...
montalvão escreveu:
Fernando Silva escreveu:Tudo lindo e maravilhoso. Segundo nossos critérios.
Quem garante que são os critérios de um possível deus?
Como criaturas infinitamente pequenas e limitadas podem pretender conhecer os propósitos e princípios de um deus infinitamente grande e poderoso?
Metatron escreveu: Continuo insistindo na obra de Kardec+CX.
Lá você encontra esta e muitas outras respostas...
Para facilitar o exame e a crítica, seria interessante que citasse as partes de Kardec e Xavier que dão as respostas as questões apresentadas. Do jeito que faz seria como dizer: leia a Bíblia, ela lhe dará o retorno buscado...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Quando se consegue ler estas postagens onde, claramente, a ignorância e a parcialidade fazem do cético um crente; sim, um crente. Sua vontade de acreditar em qualquer coisa que possa denegrir o Espiritismo é tão concreta... tem cheiro, cor e sabor.
Cria-se fakes, acredita-se em teoria da conspiração, mas sobretudo, rebaixa-se a ponto de ver em homens honestos e simples, estes que se esforçam para auxiliar os que sofrem, como se uma inteligência para o mal e uma sagacidade gananciosa direcionassem seus atos e palavras.
É de lamentar-se que pessoas com boa cultura e razoável inteligência se prestem às inúteis tentativas de destruir algo que está acima de seu nível de compreensão. Enfim...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 13:09 pm
Quando se consegue ler estas postagens onde, claramente, a ignorância e a parcialidade fazem do cético um crente; sim, um crente.
??? Qual foi a crença que você identificou?
Sua vontade de acreditar em qualquer coisa que possa denegrir o Espiritismo é tão concreta... tem cheiro, cor e sabor.
Não é "qualquer coisa" são fatos...."espíritas". É o que vocês tentam empurrar como provas fajutas e fraudulentas que denigre o espiritismo.
Cria-se fakes, acredita-se em teoria da conspiração, mas sobretudo, rebaixa-se a ponto de ver em homens honestos e simples, estes que se esforçam para auxiliar os que sofrem, como se uma inteligência para o mal e uma sagacidade gananciosa direcionassem seus atos e palavras.
Aí você misturou tudo...uma coisa não tem nada a ver com a outra.
É de lamentar-se que pessoas com boa cultura e razoável inteligência se prestem às inúteis tentativas de destruir algo que está acima de seu nível de compreensão. Enfim...
O espiritismo se auto destrói porque é vítima da sua própria insustentabilidade.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 13:09 pm
Quando se consegue ler estas postagens onde, claramente, a ignorância e a parcialidade fazem do cético um crente; sim, um crente. Sua vontade de acreditar em qualquer coisa que possa denegrir o Espiritismo é tão concreta... tem cheiro, cor e sabor.
Citamos que Kardec considerava a raça negra como inferior física e mentalmente. Isto é fato, não importa como os espíritas tentem justificar.
JungF escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 13:09 pm
Cria-se fakes, acredita-se em teoria da conspiração, mas sobretudo, rebaixa-se a ponto de ver em homens honestos e simples, estes que se esforçam para auxiliar os que sofrem, como se uma inteligência para o mal e uma sagacidade gananciosa direcionassem seus atos e palavras.
O fato de haver espíritas honestos e bem intencionados, que só querem ajudar os que sofrem, não torna o espiritismo nem um pouco mais verdadeiro.
JungF escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 13:09 pm
É de lamentar-se que pessoas com boa cultura e razoável inteligência se prestem às inúteis tentativas de destruir algo que está acima de seu nível de compreensão. Enfim...
Sempre que uma religião é inventada, seu criadores afirmam que ela não pode ser questionada porque está acima de nossa compreensão.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
aronax
Mensagens: 212
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 18:31 pm
Localização: Passo Fundo-RS

Mensagem por aronax »

Giga, sendo sincero: você já perdeu algum ente querido? Alguém muito próximo e que você amava muito? Você só vai entender a importância do Espiritismo quando isso acontecer...
Todos nós perdemos entes queridos. Quando meu pai morreu, desejei muito estar errado, e ter um paraíso onde eu um dia o reencontraria. Mas não devemos confundir desejo com realidade. É como uma ficção. Eu gostaria demais por exemplo a Terra Média do Tolkien existisse e pudesse visita-la, mas isto é só um devaneio. Devemos separar estes "sonhos" daquilo que pode ser real.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

É muito difícil para os espíritas discutirem o espiritismo sem recorrerem ao sentimentalismo, em geral relacionado à emoção pessoal da perda de seus próprios entes queridos ou ilustrarem seus pontos de vista com situações anedóticas envolvendo "provas" pessoais e "irrefutáveis" sobre a existência de espíritos.

A morte de entes queridos é dolorosa para a maioria dos seres humanos e é comum que a dor cause um estado temporário de tristeza, confusão mental e até de depressão. O juízo crítico pode ficar suspenso deixando as pessoas psicologicamente mais vulneráveis a sugestões irracionais. E é aí que as propostas espíritas conquistam as pessoas fragilizadas oferecendo uma "garantia" para a continuidade da vida após a morte de forma "lógica", "científica" e confortante.

Para muitos espíritas, o espiritismo só pode ser compreendido pelos céticos diante da dor da perda e na súplica pelo "remédio" espiritual. Não percebem que, apesar da dor e do sofrimento, os céticos não são vulneráveis a esse tipo de fantasia.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Hipatia
Mensagens: 277
Registrado em: Qua, 04 Março 2020 - 15:27 pm
Localização: 3ª PEDRA ORBITANDO A ESTRELA AMARELA

Mensagem por Hipatia »

Acho que muitos se tornam ateus depois de verificar friamente as religiões e chegar à conclusão que TODAS são fábulas para confortar humanos...
AVE ENTROPIA MORITURI TE SALUTANT

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Fernando Silva escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 15:46 pm
Citamos que Kardec considerava a raça negra como inferior física e mentalmente. Isto é fato, não importa como os espíritas tentem justificar.
não importa como tentam justificar Fugindo da explicação?? :D :D
Na verdade não se tenta justificar Kardec, embora personalidade valiosa para a DE ele era apenas um elo na cadeia de um projeto muito maior.
Há alguns anos se impetrou na Justiça uma proposição para que se recolhesse essa Obras Póstumas, das prateleiras das livrarias.
Vejamos:
Pedro Valentim Benedito entrou com a ação, com pedido de antecipação de tutela, sob o argumento da obra ser lesiva ao patrimônio histórico e cultural e por veicular conteúdo racista. Ele baseou o pedido, dentre outros documentos, na Convenção Internacional Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, tratado internacional cujo cumprimento, em território nacional, foi objeto do Decreto nº 65.810/69.

O juiz Marcelo Zandavali destacou trecho da convenção sobre discriminação racial. “Entende-se discriminação racial qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência fundadas na raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por fim ou efeito anular ou comprometer o reconhecimento, o gozo ou o exercício, em igualdade de condições, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais nos domínios político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública”.

De acordo com o juiz, o Instituto não teve a intenção específica de anular ou comprometer o reconhecimento, o gozo ou o exercício dos direitos humanos e liberdades fundamentais dos negros. Ao contrário, em “nota explicativa”, ao final do livro, expressa o “mais absoluto respeito à diversidade humana, sem preconceito de nenhuma espécie”. Ele ressaltou, ainda, que a obra traz a opinião de uma pessoa que viveu no século XIX, época em que era comum este tipo de pensamento com relação aos negros, tanto que em boa parte dos países ainda havia a escravidão.
Fernando Silva escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 15:46 pm
JungF escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 13:09 pm

Cria-se fakes, acredita-se em teoria da conspiração, mas sobretudo, rebaixa-se a ponto de ver em homens honestos e simples, estes que se esforçam para auxiliar os que sofrem, como se uma inteligência para o mal e uma sagacidade gananciosa direcionassem seus atos e palavras.
Fernando Silva escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 15:46 pm
O fato de haver espíritas honestos e bem intencionados, que só querem ajudar os que sofrem, não torna o espiritismo nem um pouco mais verdadeiro.
Usamos o mesmo argumento quando nos referimos aos pastores evangélicos...
Com uma diferença; está-se atacando nomes respeitáveis e reconhecidos, ou seja, a base doutrinária, indiretamente, objetivando o descrédito geral.
Anotada a impropriedade da acusação também outras acusações de igual teor estarão sob suspeitas.
Fernando Silva escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 15:46 pm
JungF escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 13:09 pm
É de lamentar-se que pessoas com boa cultura e razoável inteligência se prestem às inúteis tentativas de destruir algo que está acima de seu nível de compreensão. Enfim...
Fernando Silva escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 15:46 pm
Sempre que uma religião é inventada, seu criadores afirmam que ela não pode ser questionada porque está acima de nossa compreensão.
Sempre? Não é uma religião inventada mas sim um corpo filosófico consistente com profundas consequências religiosas.
Então, talvez um pouco de preconceito, um pouco de má vontade, um pouco de
antipatia pessoal sejam simplesmente uma viseira que impede essa compreensão.

________________
Nota:
Corrigi os muitos erros de citação que havia na postagem original.
Gabarito

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5117
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Seg, 16 Março 2020 - 23:02 pm
De acordo com o juiz, o Instituto não teve a intenção específica de anular ou comprometer o reconhecimento, o gozo ou o exercício dos direitos humanos e liberdades fundamentais dos negros. Ao contrário, em “nota explicativa”, ao final do livro, expressa o “mais absoluto respeito à diversidade humana, sem preconceito de nenhuma espécie”. Ele ressaltou, ainda, que a obra traz a opinião de uma pessoa que viveu no século XIX, época em que era comum este tipo de pensamento com relação aos negros, tanto que em boa parte dos países ainda havia a escravidão.
E de onde veio esse "pensamento da época" ?
Os espíritos da época, que inspiraram esses textos, eram racistas e agora não são mais?

O que dizer deste comentário acima do Metatron?
Kardec deixa claro que se refere apenas ao corpo carnal dos negros africanos, e que seus Espíritos tendem a evoluir - uma vez que se encontravam em estágio selvagem. Se hoje os povos africanos, em sua maioria, säo dos mais atrasados do planeta, como näo deveriam ser séculos atrás?
Imagino o que näo diria se conhecesse os nossos índios...
JungF escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 13:09 pm
Fernando Silva escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 15:46 pm
O fato de haver espíritas honestos e bem intencionados, que só querem ajudar os que sofrem, não torna o espiritismo nem um pouco mais verdadeiro.
Usamos o mesmo argumento quando nos referimos aos pastores evangélicos...
Com uma diferença; está-se atacando nomes respeitáveis e reconhecidos, ou seja, a base doutrinária, indiretamente, objetivando o descrédito geral.
Respeitáveis e reconhecidos pelos espíritas. Ou por uma parte deles, já que estão divididos em seitas.
Para os demais, não passam de charlatães ou de gente bem intencionada, mas iludida por crendices.

Sim, está-se atacando também a crendice que esses "nomes respeitáveis" defendem.
JungF escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 13:09 pm
Fernando Silva escreveu:
Dom, 15 Março 2020 - 15:46 pm
Sempre que uma religião é inventada, seu criadores afirmam que ela não pode ser questionada porque está acima de nossa compreensão.

Sempre? Não é uma religião inventada mas sim um corpo filosófico consistente com profundas consequências religiosas.
Até prova em contrário, é uma religião inventada. Se deriva de um "corpo filosófico" ou não, não faz diferença.
A realidade não depende de opinião.
Responder