Espiritismo -Temas genéricos

Área destinada a discussões sobre Religiões, Seitas, Crenças e Mitos em geral

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Dominique Albert Courmes, que esteve envolvido no escândalo das fotografias relatado acima, escreveu na Revue de março de 1897:
Eu fui um estudante de Allan Kardec em minha juventude, e eu ouvi essa grande inteligência a dizer antes de sua morte física, em 1868 (sic), que os espíritas poderiam acolher os muitos desenvolvimentos que ainda comportam os elementos do conhecimento, àqueles que ele havia contribuído para importar. Estas são as palavras que alguns anos mais tarde quando da véspera da chegada da Teosofia, em 1875, esta acabaria trazendo esses tais desenvolvimentos, permitindo-lhes agora considerar vê-las como uma extensão natural do Espiritismo (...).
Com esse antigo ponto de vista, desmedido, de Courmes — o de que a Teosofia tornou-se uma extensão natural do Espiritismo —, começaram a pulular outros comentários tendenciosos no sentido de que le Spiritisme est un degré d'acheminement vers la Théosophie (...), ou seja, que o Espiritismo é um degrau para se chegar à Teosofia.
Em nome de Kardec - Adriano Calsone, pg 31

Re: Espiritismo -Temas genéricos

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

Gigaview escreveu:
Qui, 25 Fevereiro 2021 - 13:56 pm
...

O Brasil está mais avançado nesse assunto. Tenho conhecimento de uma tese de mestrado defendida e aprovada na UFRJ em que o aluno agradece ao espírito de Kepler pela ajuda na solução de equações. Quem me contou participou da banca que também aproveitou para me falar um pouco sobre a vida em Io, um dos satélites de Jupiter, e descrever as características de seus habitantes.
Esses habitantes de Io fediam a enxofre?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

fenrir escreveu:
Seg, 01 Março 2021 - 22:41 pm
Gigaview escreveu:
Qui, 25 Fevereiro 2021 - 13:56 pm
...

O Brasil está mais avançado nesse assunto. Tenho conhecimento de uma tese de mestrado defendida e aprovada na UFRJ em que o aluno agradece ao espírito de Kepler pela ajuda na solução de equações. Quem me contou participou da banca que também aproveitou para me falar um pouco sobre a vida em Io, um dos satélites de Jupiter, e descrever as características de seus habitantes.
Esses habitantes de Io fediam a enxofre?
Não disse isso mas relatou que tinham baixa estatura e eram cinzentos.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Gigaview escreveu:
Seg, 01 Março 2021 - 22:30 pm
Dominique Albert Courmes, que esteve envolvido no escândalo das fotografias relatado acima, escreveu na Revue de março de 1897:
Eu fui um estudante de Allan Kardec em minha juventude, e eu ouvi essa grande inteligência a dizer antes de sua morte física, em 1868 (sic), que os espíritas poderiam acolher os muitos desenvolvimentos que ainda comportam os elementos do conhecimento, àqueles que ele havia contribuído para importar. Estas são as palavras que alguns anos mais tarde quando da véspera da chegada da Teosofia, em 1875, esta acabaria trazendo esses tais desenvolvimentos, permitindo-lhes agora considerar vê-las como uma extensão natural do Espiritismo (...).
Com esse antigo ponto de vista, desmedido, de Courmes — o de que a Teosofia tornou-se uma extensão natural do Espiritismo —, começaram a pulular outros comentários tendenciosos no sentido de que le Spiritisme est un degré d'acheminement vers la Théosophie (...), ou seja, que o Espiritismo é um degrau para se chegar à Teosofia.
Em nome de Kardec - Adriano Calsone, pg 31
Ainda da mesma fonte, pg 45
Embora Blavatsky, do outro lado do Atlântico, se concentrasse nos seus estudos e nas experimentações ocultistas, inicialmente egípcias; se debruçasse nos mistérios da natureza humana; nos fenômenos paranormais à luz da sabedoria antiga e Oriental do esoterismo, ela fornecerá aos escritórios do Boletim da Sociedade Científica de Estudos Psicológicos outras explicações para os mesmos elementos — místicos; outros pontos de vista do mesmo conhecimento — esotérico; estudos antigos com novas abordagens da mesma causa — teosófica. Mas esse editorial teosófico circulando bem debaixo do nariz dos kardecistas não funcionaria tão bem assim ao passar dos anos. Os pontos de vistas de alguns autores espiritistas franceses quase sempre vinham na contramão das conclusões dos teosofistas americanos...

Um bom exemplo dessas polaridades ideológicas: à distância, Helena discordava das ideias do filosofo roustainguiano Charles Fauvety e também dos pensamentos espiritualistas de d'A. Froment... Por sua vez, Leymarie e o amigo Courmes, teosofistas e kardecistas, concordavam com Blavatsky, com Fauvety e com Froment...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

A Teosofia também influenciou a AMORC a tal ponto que os graus mais elevados de Templo, particularmente no último - o "Illuminati", se verifica claramente essa influência. Diria que essa linha de rosacrucianismo é predominantemente teosófica.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. fenrir escreveu:
Seg, 01 Março 2021 - 21:34 pm
me intrometendo..
& = etc
Off_topic:
Sabe que me bateu dúvida e fui conferir a forma usada pelo Codificador. E ele usa já a forma atual "etc.".
Claro, impresso; não sei como escreveriam em manuscrito :think:
E.g.:
(1824) Curso Prático e Teórico de Aritmética escreveu:une théorie des logarithmes, etc. , etc.
(1857) LE 1ª ed. pg. 20 escreveu:Qui donc peut nous assurer que ceux qui disent avoir été, par exemple, Socrate, Jules César, Charlemagne, Fénelon, Napoléon, Washington, etc., ayent réellement animé ces personages ?
(1868) A Gênese ítem 40 escreveu:des guérisons instantanées, des obsessions et possessions, etc.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Seg, 01 Março 2021 - 19:34 pm
Kardec veio depois, mas os espíritos já estavam perambulando por ai desde sempre.

A única complicação é os espíritos nunca dizerem nada do alem-tumulo, pelo menos nada na linha
do que o Kardec disse, acho eu.
No Antigo Testamento, o rei Saul procura uma pitonisa para fazer contacto com o falecido profeta Samuel (1 Samuel 28).

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Seg, 01 Março 2021 - 23:03 pm
A Teosofia também influenciou a AMORC a tal ponto que os graus mais elevados de Templo, particularmente no último - o "Illuminati", se verifica claramente essa influência. Diria que essa linha de rosacrucianismo é predominantemente teosófica.
A teosofia é uma daquelas babaquices inventadas por charlatães e malucos que ninguém levou a sério enquanto estavam vivos, mas, com o tempo e o esquecimento de quem foram tais pessoas, virou "sabedoria dos antigos".

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

O Espiritismo prega uma ética de comportamento que não se baseia em textos bíblicos, evangélicos, esotéricos etc. Simplesmente numa moral que a própria sociedade civilizada apregoa.
Isto, a par de uma filosofia que dirime graves questões dos dias de hoje, é combatido com entranhada virulência enquanto as outras crenças, sabidamente tendenciosas ou radicalmente equivocadas em suas pregações passam despercebidas por estes bravos guerreiros internautas.
Existem sites dedicados a tal missão, e com tal empenho e despropósito que seria preciso investigar a causa por trás de tudo isto.
Os céticos e ateus seguem e pregam uma filosofia coerente com seus princípios e um viés analítico que interpreta o objetivo e o subjetivo com base na Ciência; não há qualquer erro nisto.
Mas aquelas pessoas que investem dinheiro, tempo, e a dignidade, naquela cruzada, devem estar a serviço de alguém ou qualquer obscuro propósito.
Quando a causa do ceticismo seja o fato de a DE se apoiar em ensinamentos de espíritos e não se esteja convencidos da existência destes, cabe debates buscando esclarecimentos ou então se ignora tal crença... vida que segue.

Mas criar sites que acusam, simplesmente, sem a oportunidade da defesa como ocorre nos fóruns de discussão, é suspeito e depõe contra seus autores. Infelizmente estes tem grande número de seguidores que disseminam aqueles pontos de vista sem uma análise criteriosa.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Sáb, 06 Março 2021 - 12:20 pm
O Espiritismo prega uma ética de comportamento que não se baseia em textos bíblicos, evangélicos, esotéricos etc. Simplesmente numa moral que a própria sociedade civilizada apregoa.
...mas convive com a mentira, falsidade e a enganação. Vide os inúmeros casos de polícia envolvendo "médiuns" ao longo dos últimos 150 anos.

Isto, a par de uma filosofia que dirime graves questões dos dias de hoje, é combatido com entranhada virulência enquanto as outras crenças, sabidamente tendenciosas ou radicalmente equivocadas em suas pregações passam despercebidas por estes bravos guerreiros internautas.
O que é combatido é justamente a mentira, a falsidade e a enganação. O resto fica por conta de uma discussão permanente em torno de suas explicações estapafúrdias e levianas, misturadas com pseudociência.
Existem sites dedicados a tal missão, e com tal empenho e despropósito que seria preciso investigar a causa por trás de tudo isto.
Verdade. Infelizmente existem fanáticos religiosos dedicados a isso usando sites que nem oferecem a possiblidade de se expor o contraditório.
Os céticos e ateus seguem e pregam uma filosofia coerente com seus princípios e um viés analítico que interpreta o objetivo e o subjetivo com base na Ciência; não há qualquer erro nisto.
O erro é dos crentes, de não reconhecerem o que é refutado e insistirem acreditando em besteiras contrariando princípios lógicos.

Mas aquelas pessoas que investem dinheiro, tempo, e a dignidade, naquela cruzada, devem estar a serviço de alguém ou qualquer obscuro propósito.
Teoria da conspiração?
Quando a causa do ceticismo seja o fato de a DE se apoiar em ensinamentos de espíritos e não se esteja convencidos da existência destes, cabe debates buscando esclarecimentos ou então se ignora tal crença... vida que segue.
Acreditar em "coisas" que não se consegue provar é uma disfunção do raciocínio crítico.
Mas criar sites que acusam, simplesmente, sem a oportunidade da defesa como ocorre nos fóruns de discussão, é suspeito e depõe contra seus autores. Infelizmente estes tem grande número de seguidores que disseminam aqueles pontos de vista sem uma análise criteriosa.
Os fóruns de discussão são de adesão voluntária, oferecem e garantem anonimato e oportunidade de defesa dos pontos de vista confrontados e colocados em discussão pela vontade dos participantes. Quando isso não acontece, os participantes estão livres para se desligarem.

Os pontos de vista expostos e considerados sem análise criteriosa ficam abertos ao debate para que os participantes exponham a falta de critérios e aprofundem a análise colocando-as em discussão. É para isso que os fóruns existem.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

JungF escreveu:
Sáb, 06 Março 2021 - 12:20 pm
...
Mas aquelas pessoas que investem dinheiro, tempo, e a dignidade, naquela cruzada, devem estar a serviço de alguém ou qualquer obscuro propósito.
...
Que pessoas? Céticos?
Oh, sim. Eu, por exemplo, estou a serviço do capiroto.

Ele esta na minha mente o tempo todo dizendo que nem o Palpatine: isso, deixe o ceticismo fluir.
Ceticismo leva a dúvida, dúvida leva ao caos e o caos ao sofrimento, ao choro e o ranger de dentes.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:
JungF escreveu: O Espiritismo prega uma ética de comportamento que não se baseia em textos bíblicos, evangélicos, esotéricos etc. Simplesmente numa moral que a própria sociedade civilizada apregoa.
...mas convive com a mentira, falsidade e a enganação. Vide os inúmeros casos de polícia envolvendo "médiuns" ao longo dos últimos 150 anos.

Isto, a par de uma filosofia que dirime graves questões dos dias de hoje, é combatido com entranhada virulência enquanto as outras crenças, sabidamente tendenciosas ou radicalmente equivocadas em suas pregações passam despercebidas por estes bravos guerreiros internautas.
O que é combatido é justamente a mentira, a falsidade e a enganação. O resto fica por conta de uma discussão permanente em torno de suas explicações estapafúrdias e levianas, misturadas com pseudociência.
Existem sites dedicados a tal missão, e com tal empenho e despropósito que seria preciso investigar a causa por trás de tudo isto.
Verdade. Infelizmente existem fanáticos religiosos dedicados a isso usando sites que nem oferecem a possiblidade de se expor o contraditório.
Os céticos e ateus seguem e pregam uma filosofia coerente com seus princípios e um viés analítico que interpreta o objetivo e o subjetivo com base na Ciência; não há qualquer erro nisto.
O erro é dos crentes, de não reconhecerem o que é refutado e insistirem acreditando em besteiras contrariando princípios lógicos.

Mas aquelas pessoas que investem dinheiro, tempo, e a dignidade, naquela cruzada, devem estar a serviço de alguém ou qualquer obscuro propósito.
Teoria da conspiração?
Quando a causa do ceticismo seja o fato de a DE se apoiar em ensinamentos de espíritos e não se esteja convencidos da existência destes, cabe debates buscando esclarecimentos ou então se ignora tal crença... vida que segue.
Acreditar em "coisas" que não se consegue provar é uma disfunção do raciocínio crítico.
Mas criar sites que acusam, simplesmente, sem a oportunidade da defesa como ocorre nos fóruns de discussão, é suspeito e depõe contra seus autores. Infelizmente estes tem grande número de seguidores que disseminam aqueles pontos de vista sem uma análise criteriosa.
Os fóruns de discussão são de adesão voluntária, oferecem e garantem anonimato e oportunidade de defesa dos pontos de vista confrontados e colocados em discussão pela vontade dos participantes. Quando isso não acontece, os participantes estão livres para se desligarem.

Os pontos de vista expostos e considerados sem análise criteriosa ficam abertos ao debate para que os participantes exponham a falta de critérios e aprofundem a análise colocando-as em discussão. É para isso que os fóruns existem.
Você não entendeu o que eu disse sobre os fóruns. Que pelo menos neles se pode debater e defender seu ponto de vista enquanto naqueles sites isto não ocorre.
No resto do seu texto sobram as palavras: mentira, besteira, fraude... mais do mesmo.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

fenrir escreveu:
JungF escreveu: ...
Mas aquelas pessoas que investem dinheiro, tempo, e a dignidade, naquela cruzada, devem estar a serviço de alguém ou qualquer obscuro propósito.
...
Que pessoas? Céticos?
Oh, sim. Eu, por exemplo, estou a serviço do capiroto.

Ele esta na minha mente o tempo todo dizendo que nem o Palpatine: isso, deixe o ceticismo fluir.
Ceticismo leva a dúvida, dúvida leva ao caos e o caos ao sofrimento, ao choro e o ranger de dentes.
Fenrir... não entendeu o que eu disse sobre os céticos? Releia com atenção e voltemos a falar.
Por sugestão do Gigaview visando colocar num só espaço os temas genéricos da DE, eu traria alguns desses que possam despertar a curiosidade, eu sei que são vários, e dar ensejo à troca de ideias.
Por isso eu exprobava os sites pagos e caluniosos, pois, contrariamente ao que ocorre nos fóruns de discussão, neles (nos sites) não há como refutar ou denunciar equívocos e aleivosias.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

fenrir
Mensagens: 735
Registrado em: Qui, 19 Março 2020 - 21:59 pm

Mensagem por fenrir »

JungF escreveu:
Dom, 07 Março 2021 - 06:32 am
fenrir escreveu:
JungF escreveu: ...
Mas aquelas pessoas que investem dinheiro, tempo, e a dignidade, naquela cruzada, devem estar a serviço de alguém ou qualquer obscuro propósito.
...
Que pessoas? Céticos?
Oh, sim. Eu, por exemplo, estou a serviço do capiroto.

Ele esta na minha mente o tempo todo dizendo que nem o Palpatine: isso, deixe o ceticismo fluir.
Ceticismo leva a dúvida, dúvida leva ao caos e o caos ao sofrimento, ao choro e o ranger de dentes.
Fenrir... não entendeu o que eu disse sobre os céticos? Releia com atenção e voltemos a falar.
Por sugestão do Gigaview visando colocar num só espaço os temas genéricos da DE, eu traria alguns desses que possam despertar a curiosidade, eu sei que são vários, e dar ensejo à troca de ideias.
Por isso eu exprobava os sites pagos e caluniosos, pois, contrariamente ao que ocorre nos fóruns de discussão, neles (nos sites) não há como refutar ou denunciar equívocos e aleivosias.
Do jeito que escreveu ficou estranho. Parece ter sugerido que havia alguma conspiração cética ou coisa parecida:
Mas aquelas pessoas que investem dinheiro, tempo, e a dignidade, naquela cruzada, devem estar a serviço de alguém ou qualquer obscuro propósito.
E não foi somente eu que entendi desse jeito porque o Giga tambem fez chacota.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

fenrir escreveu:
Sáb, 06 Março 2021 - 16:26 pm
JungF escreveu:
Sáb, 06 Março 2021 - 12:20 pm
...
Mas aquelas pessoas que investem dinheiro, tempo, e a dignidade, naquela cruzada, devem estar a serviço de alguém ou qualquer obscuro propósito.
...
Que pessoas? Céticos?
Oh, sim. Eu, por exemplo, estou a serviço do capiroto.

Ele esta na minha mente o tempo todo dizendo que nem o Palpatine: isso, deixe o ceticismo fluir.
Ceticismo leva a dúvida, dúvida leva ao caos e o caos ao sofrimento, ao choro e o ranger de dentes.
Já dizia o Encosto (RéV):
"Onde houver fé, levarei a dúvida".

Já diziam os antigos:
"Onde há dúvida, há liberdade".

Re: "Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:
Quanto mais os espíritas tentam explicar, mais se enrolam ...
E vão se enrolando...se enganando e fazendo malabarismos de sempre para fugirem da incômoda realidade da falta de provas da existência dos "espíritos" e continuarem acreditando em bobagens.
Andei pensando longamente sobre isto. De início, também achei que o Criador deveria tornar mais fácil a comunicação com os espíritos... a existência dos espíritos seria coisa óbvia.
Também pensei, um criador bom, justo e sábio não deveria impor obstáculos para a aquisição da fé, elemento moralizador e organizador das sociedades humanas.
Mas não demorou e em vigoroso insight surgiu a explicação.

Consideremos, aliás, como a DE ensina, que a dimensão espiritual guarde semelhança absoluta com os planos carnais. Se temos lá, as esferas sublimadas dos espíritos perfeitos, temos também os abismos trevosos onde há choro e ranger de dentes.
Espíritos devassos, criminosos, ególatras, hedonistas ... e por ai vai.

Então, conosco palrando, trocando ideias, fofocando, influenciando, e até mesmo direcionando os grupamentos humanos afins, ou seja, todos no mesmo nível de moralidade e conhecimento, o que aconteceria?

Dado que o bem, a moral ilibada, e todas as virtudes são frutos de longas e profundas imersões na carne sob intenso esforço de aprendizagem e em geral, sob o guante das aflições, com a influência nefasta dos planos trevosos isto jamais seria alcançado, e aqui sim, Hieronymus bosch encontraria real inspiração para descrever as loucuras dos infernos.

A solução foi vedar tais comunicações entre os dois planos mas permitindo que o esforço próprio, secundado pelas numerosas encarnações, gradualmente mostrasse ao homem que a mediunidade, tão antiga quanto o próprio homem, é o instrumento libertador do progresso espiritual.
Quanto maior o número das reencarnações, e menor o grau de recalcitrância na revolta e no orgulho (puro livre arbítrio), mais facilidade encontram os guias e protetores a nos mostrarem aspectos da verdade que desconhecemos.

Resta o consolo de saber que por essa mesma razão a ignorância não será punida com as chamas do inferno, mas também, que os planos paradisíacos são sempre ambientes de trabalho, extraordinários estudos com vastos conhecimentos, a par de belezas inimagináveis.
Spoiler:
Uma última palavra sob a influência de um diabinho aqui, ao meu lado: esses ateuzinhos que se esforçam por mostrar coragem e audácia, através de insultos e palavreado grosseiro dirigidos ao Criador Altíssimo, não estarão condenados a viver eternamente com Vlad, o empalador.
Não, infelizmente. Apenas viveriam com o rabo entre as pernas morrendo de vergonha perante amigos e familiares, pela jactanciosa burrice exposta; uma vida desperdiçada.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: "Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Ter, 06 Abril 2021 - 12:43 pm
Gigaview escreveu:
Quanto mais os espíritas tentam explicar, mais se enrolam ...
E vão se enrolando...se enganando e fazendo malabarismos de sempre para fugirem da incômoda realidade da falta de provas da existência dos "espíritos" e continuarem acreditando em bobagens.
Andei pensando longamente sobre isto. De início, também achei que o Criador deveria tornar mais fácil a comunicação com os espíritos... a existência dos espíritos seria coisa óbvia.
Criador? Mesmo supondo a sua existência dele e de "espíritos" é tosco demais pensar que ele pudesse ter uma preocupação tão infantil.
Também pensei, um criador bom, justo e sábio não deveria impor obstáculos para a aquisição da fé, elemento moralizador e organizador das sociedades humanas.
Só faltou dizer que ele está sentado num trono fazendo pose de inteligente.
Mas não demorou e em vigoroso insight surgiu a explicação.
Here we go... :lol:
Consideremos, aliás, como a DE ensina,...
Começou mal. A DE não ensina coisa alguma, nada que não seja dito com outras palavras por outras religiões ou inventado sem provas.
...que a dimensão espiritual guarde semelhança absoluta com os planos carnais. Se temos lá, as esferas sublimadas dos espíritos perfeitos, temos também os abismos trevosos onde há choro e ranger de dentes.
Espíritos devassos, criminosos, ególatras, hedonistas ... e por ai vai.
Delirou...
Então, conosco palrando, trocando ideias, fofocando, influenciando, e até mesmo direcionando os grupamentos humanos afins, ou seja, todos no mesmo nível de moralidade e conhecimento, o que aconteceria?

Dado que o bem, a moral ilibada, e todas as virtudes são frutos de longas e profundas imersões na carne sob intenso esforço de aprendizagem e em geral, sob o guante das aflições, com a influência nefasta dos planos trevosos isto jamais seria alcançado, e aqui sim, Hieronymus bosch encontraria real inspiração para descrever as loucuras dos infernos.
Você não tem como provar que isso jamais seria alcançado aqui.
A solução foi vedar tais comunicações entre os dois planos mas permitindo que o esforço próprio, secundado pelas numerosas encarnações, gradualmente mostrasse ao homem que a mediunidade, tão antiga quanto o próprio homem, é o instrumento libertador do progresso espiritual.
Bullshit. Isso só existe no conto de fadas espiritóide. Não temos evidências sobre a existência dos "espíritos" logo não há comunicação e portanto não há "mediunidade" e tampouco essa xaropada de "progresso espiritual".

Não concorda? Comece provando que os espíritos existem.
Quanto maior o número das reencarnações, e menor o grau de recalcitrância na revolta e no orgulho (puro livre arbítrio), mais facilidade encontram os guias e protetores a nos mostrarem aspectos da verdade que desconhecemos.
Se você e mais ninguém provou ainda que existem espíritos, é ridículo pensar em reencarnação. Uma coisa depende da outra.
Resta o consolo de saber que por essa mesma razão a ignorância não será punida com as chamas do inferno, mas também, que os planos paradisíacos são sempre ambientes de trabalho, extraordinários estudos com vastos conhecimentos, a par de belezas inimagináveis.
Bullshit. Delirou de novo.
Spoiler:
Uma última palavra sob a influência de um diabinho aqui, ao meu lado: esses ateuzinhos que se esforçam por mostrar coragem e audácia, através de insultos e palavreado grosseiro dirigidos ao Criador Altíssimo, não estarão condenados a viver eternamente com Vlad, o empalador.
Não, infelizmente. Apenas viveriam com o rabo entre as pernas morrendo de vergonha perante amigos e familiares, pela jactanciosa burrice exposta; uma vida desperdiçada.
Os espíritas passam vergonha há mais de 150 anos dizendo bobagens sobre bobagens expondo burrices monumentais e a algumas delas já discutidas aqui no fórum. A "ficha" de muitos só cai quando viram ateuzinhos corajosos e audaciosos para pensar livremente e questionar, muitas vezes mal interpretados pelos crentes fanáticos.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: "Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

No local que eu ia não davam nomes aos espíritos que davam recados.
As frases começam com:
-Nossos amigos espirituais
-os benfeitores amigos
-os mentores de luz

O único que davam o nome e quando o médium é "famoso" é o Dr.Bezerra de Menezes.

Aliás espírito Dr.Bezerra só irá para esferas maiores quando não houver mais lágrimas na Terra ou sofrimentos certo, JungF ? Deve lembrar da recusa dele de alçar voo. Gorducho conhece a história.

O dr. Bezerra não concordou com o espiritismo nessa parte... de ir pra outros planetas melhores, já que foi classificado como espírito superior quase puro. Já ouvi alguns dizendo ele se tornou puro.

Re: "Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

AndarilhoTerrestre escreveu: No local que eu ia não davam nomes aos espíritos que davam recados.
As frases começam com:
-Nossos amigos espirituais
-os benfeitores amigos
-os mentores de luz

O único que davam o nome e quando o médium é "famoso" é o Dr.Bezerra de Menezes.

Aliás espírito Dr.Bezerra só irá para esferas maiores quando não houver mais lágrimas na Terra ou sofrimentos certo, JungF ? Deve lembrar da recusa dele de alçar voo. Gorducho conhece a história.

O dr. Bezerra não concordou com o espiritismo nessa parte... de ir pra outros planetas melhores, já que foi classificado como espírito superior quase puro. Já ouvi alguns dizendo ele se tornou puro.
Andarilho, você tem razão.
Mas a minha opinião a respeito é, quando se estuda a DE com propósitos elevados os personagens, ou seja, aqueles nomes mais ou menos famosos perdem importância. Afinal ainda fazem parte da nossa humanidade. Se são espíritos puros ou não, quem pode afirmar, ou quem tem autoridade para isso? Médiuns são criaturas muito complicadas. Guardam luz e sombra em si mesmos.
E o quê dizer dos espíritos que se comunicam com tais médiuns?
O próprio Chico Xavier, independente da orientação segura de Emmanuel, dava suas escorregadelas.
E de onde provém isso?

A nossa mente guarda registros anímicos mais fortes que a nossa razão.
Médiuns valiosos, no passado, mencionavam nomes dos que viviam em Júpiter, ou Saturno...

Desejo atávico de que um dia a humanidade seria socorrida por seres iluminados provindo das estrelas.

Estes seres estão conosco, diuturnamente, mas são invisíveis e falam-nos com amizade. Só que estão sempre contrariando os nossos "desejos" e por isso preferimos não os ouvir.

Re: "Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Qui, 08 Abril 2021 - 11:28 am
Fernando Silva escreveu:
JungF escreveu: Dado que o bem, a moral ilibada, e todas as virtudes são frutos de longas e profundas imersões na carne sob intenso esforço de aprendizagem e em geral, sob o guante das aflições, com a influência nefasta dos planos trevosos isto jamais seria alcançado, e aqui sim, Hieronymus bosch encontraria real inspiração para descrever as loucuras dos infernos.
Bastaria impedir que os tais "planos trevosos" pudessem nos influenciar.
A sintonia mental é a chave para nossa compreensão sobre os processos obsessivos. Se você deseja algo, intensamente, os espíritos com igual propósito ou preferência sintonizam com seu pensamento(*) e o reforçam com sugestões e imagens.
Essa "sintonia mental" é uma bobagem inventada para justificar outra bobagem. Poderia ser mais criativo citando uma bobagem mais elaborada como o "entrelaçamento quântico" entre a alma "modulada" pelo cérebro com o "tecido ontológico dos espíritos". :lol:
Mais uma vez entra em jogo a liberdade de escolhas ou, o livre arbítrio.
De igual modo as boas intenções recebem amparo e orientação.
Claro... :roll:
O cenário a nossa volta é uma indicativa da influenciação espiritual, para o bem e para o mal.
Se encontramos pessoas devotadas ao bem e do mesmo modo aquelas que habitualmente praticam o mal, de onde viriam tais escolhas? De si mesmas, óbvio, mas qual a causa de tais impulsos, em sua origem?
Voltaríamos a questão: como e quando, surge o bem ou o mal.
Pessoas voltadas para aquilo que é considerado bem ou mal numa época sobre circunstâncias que envolvem variáveis complexas. Ou existe uma moralidade universal imutável que coincide com essa que na opinião dos crentes domina o mundo da fantasia espiritual?
O livre arbítrio somente julgará, absolvendo ou condenando nossas ações, após a instauração ampla daquela consciência esclarecida pela razão e pelas experiências.
Antes disso seríamos como o leão, condenado por atacar seu domador.
O que absolve ou condena é a justiça humana, não há outra, ou você consegue provar que há?
(*)quando pensamos ou desejamos algo, intensamente, criamos uma tela mental com a imagem que reflete nosso propósito, facilmente visível às nossas companhias espirituais.
Tipo Big Brother espiritual. Isso é ridículo até como metáfora.

Re: "Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Qui, 08 Abril 2021 - 11:53 am
AndarilhoTerrestre escreveu: No local que eu ia não davam nomes aos espíritos que davam recados.
As frases começam com:
-Nossos amigos espirituais
-os benfeitores amigos
-os mentores de luz

O único que davam o nome e quando o médium é "famoso" é o Dr.Bezerra de Menezes.

Aliás espírito Dr.Bezerra só irá para esferas maiores quando não houver mais lágrimas na Terra ou sofrimentos certo, JungF ? Deve lembrar da recusa dele de alçar voo. Gorducho conhece a história.

O dr. Bezerra não concordou com o espiritismo nessa parte... de ir pra outros planetas melhores, já que foi classificado como espírito superior quase puro. Já ouvi alguns dizendo ele se tornou puro.
Andarilho, você tem razão.
Mas a minha opinião a respeito é, quando se estuda a DE com propósitos elevados os personagens, ou seja, aqueles nomes mais ou menos famosos perdem importância. Afinal ainda fazem parte da nossa humanidade. Se são espíritos puros ou não, quem pode afirmar, ou quem tem autoridade para isso? Médiuns são criaturas muito complicadas. Guardam luz e sombra em si mesmos.
Os crentes também são criaturas complicadas. Afirmam "coisas" como verdades supostamente verificáveis que não conseguem provar.
E o quê dizer dos espíritos que se comunicam com tais médiuns?
E o que dizer inexistência de provas que confirmam a existência de "espíritos" que se comunicam com médiuns complicados? Faz sentido acreditar nessa "comunicação"?
O próprio Chico Xavier, independente da orientação segura de Emmanuel, dava suas escorregadelas.
E de onde provém isso?
Chico Xavier, como todo médium, também era complicado e seu fantasma de estimação (Emmanuel) só poderia ser uma invenção complicada. Ambos, criador e criatura, se escorregavam.
A nossa mente guarda registros anímicos mais fortes que a nossa razão.
Médiuns valiosos, no passado, mencionavam nomes dos que viviam em Júpiter, ou Saturno...
"Médiuns" valiosos avaliados segundo a qualidade dos seus delírios? Alguma coisa sobra para ser levado a sério diante da ausência total de provas da existência de "espíritos"?

Você consegue provar que a nossa mente guarda esses tipos de registros alinhados aos delírios dos "médiuns"?
Desejo atávico de que um dia a humanidade seria socorrida por seres iluminados provindo das estrelas.
Tipo...socorridos pela frota interestelar de Ashatar Sheran? Muitos já pegaram carona na cauda do cometa Hale-Bopp. Lembra?
In late March 1997, Applewhite and 38 followers drank a lethal cocktail of Phenobarbital and vodka and lay down to die, convinced that they would leave their physical bodies, enter the alien spacecraft they believed was behind Hale-Bopp, and pass through Heaven's Gate into a higher existence. The bodies of 21 women and 18 men were found lying in bunk beds in a mansion in suburban San Diego, Calif. They wore matching clothes and new sneakers.
https://www.space.com/19931-hale-bopp.html
Estes seres estão conosco, diuturnamente, mas são invisíveis e falam-nos com amizade. Só que estão sempre contrariando os nossos "desejos" e por isso preferimos não os ouvir.
Claro que estão... :roll:

Re: "Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:E o que dizer inexistência de provas que confirmam a existência de "espíritos" que se comunicam com médiuns complicados? Faz sentido acreditar nessa "comunicação"?

Chico Xavier, como todo médium, também era complicado e seu fantasma de estimação (Emmanuel) só poderia ser uma invenção complicada. Ambos, criador e criatura, se escorregavam.
É como eu digo a você; provas existem mas vc sistematicamente recusa vê-las.
Uma pessoa que escreve mais de 400 livros, sobre os mais diversos assuntos, alguns de grande complexidade, como se estes fizessem parte de sua conversação diária...

Quando da publicação de "Parnaso de Além Túmulo" escritores de renome e críticos literários opinaram e alguns desconfiaram da origem dos textos, mas a outra parte ficou positivamente impressionada.

Aqui, ressalte-se o testemunho negativo de Agripino Grieco e que posteriormente, em circunstâncias extraordinárias muda a opinião.

Vamos a alguns nomes:
Menotti del Picchia, Monteiro Lobato, Mário Donato, Zeferino Brasil, Raimundo Magalhães Júnior, João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes, Alexandre Caroli Rocha que defendeu sua tese de mestrado, "A poesia transcendente de Parnaso de Além-Túmulo", no Instituto de Estudos de Linguagem, na Unicamp (Campinas, SP).

Como opinião contrária destacou-se a de Agripino Grieco;

Agripino Grieco escreveu para Diário da Noite: "Os livros póstumos, ou pretensamente póstumos, nada acrescentam à glória de Humberto de Campos, sendo mesmo bastante inferiores aos escritos em vida. Interessante: de todos os livros que conheço como sendo psicografados, escritos por intermédio de um médium, nenhum se equipara aos produzidos pelo escritor em vida."

Contudo, estranhamente, no "Diário da Tarde" de 31 de julho de 1939, Agripino Grieco dizia:

"O “médium” Francisco Xavier escreveu, isto ao meu lado, celeremente, em papel rubricado por mim. A atenção que lhe dei e a leitura que fiz em voz alta dos trabalhos por ele apresentados, com as assinaturas de Augusto dos Anjos e Humberto de Campos, não importam em nenhuma espécie de adesão ao credo espírita, como fiz questão de esclarecer naquele momento. Sempre fui movido por sentimentos de catolicidade, graças à educação recebida na infância, mesmo sem ir a extremos de clericalismo radical. O meu livro “São Francisco de Assis e a Poesia Cristã” aí está a testemunhar quanto me merecem os grandes autores da Igreja. Mas o certo é que, como crítico literário, não pude deixar de impressionar-me com o que realmente existe do pensamento e da forma daqueles dois autores patrícios, nos versos de um, e na prosa de outro. Se é mistificação, parece-me muito bem conduzida. Tendo lido as paródias de Alberto Sorel, Paul Reboux e Charles Muller, julgo ser difícil (isso o digo com a maior lealdade) levar tão longe a técnica do “pastiche”. De qualquer modo, o assunto exige estudos mais detalhados, a que não me posso dar agora, nesta visita um tanto apressada à formosa terra de Minas". "Quem negar Chico como médium, está elogiando-o como pastichador".

Re: "Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Qui, 08 Abril 2021 - 15:23 pm
Gigaview escreveu:E o que dizer inexistência de provas que confirmam a existência de "espíritos" que se comunicam com médiuns complicados? Faz sentido acreditar nessa "comunicação"?

Chico Xavier, como todo médium, também era complicado e seu fantasma de estimação (Emmanuel) só poderia ser uma invenção complicada. Ambos, criador e criatura, se escorregavam.
É como eu digo a você; provas existem mas vc sistematicamente recusa vê-las.
Uma pessoa que escreve mais de 400 livros, sobre os mais diversos assuntos, alguns de grande complexidade, como se estes fizessem parte de sua conversação diária...
L. Ron Hubbard, criador da cientologia, escreveu 1.084 livros entre 1934 e 2006. Isaak Asimov escreveu mais de 500 livros. Kathleen Mary Lindsay escreveu 904 livros sobre espiritualidade usando 11 pseudominos diferentes. Jozef Ignacy Kraszewski (Kleofas Fakund Pasternak) publicou 600 livros. A novelista inglesa Ursula Bloom escreveu mais de 500 livros. O brasileiro Ryoki Inoue escreveu 1.075 livros veja aqui: http://www.ryoki.com.br/index_en.htm

Portanto o argumento que atribuir ao CX um talento espiritual de escrever livros em quantidade é uma enorme bobagem.
Quando da publicação de "Parnaso de Além Túmulo" escritores de renome e críticos literários opinaram e alguns desconfiaram da origem dos textos, mas a outra parte ficou positivamente impressionada.
Já é consenso que essa obra é uma fraude.
A título de comparação, podemos citar o caso do poeta parnasiano Olavo Bilac (1865-1918), em dois poemas, um publicado em vida, outro supostamente atribuído à sua autoria espiritual, levando em conta o duro comentário feito pelo historiador, poeta e contista João Dornas Filho. Disse ele, a respeito do suposto poema de Bilac em Parnaso de Além-Túmulo, com visível indignação:
"Esse homem que em vida nunca assinou um verso imperfeito, depois de morto teria ditado ao Sr. Xavier sonetos interinos abaixo de medíocres, cheios de versos mal medidos, mal rimados e, sobretudo, numa língua que Bilac absolutamente não escrevia!"
O comentário é corroborado por Osório Borba, jornalista e escritor:
"A conclusão de minha perícia é totalmente negativa. Aqueles escritos 'mediúnicos', por quem quer que conheça alguma coisa de poesia ou literatura, não podem ser tidos como de autoria dos grandes poetas e escritores a quem são atribuídos. Autores de linguagem impecável em vida aparecem 'assinando' coisas imperfeitíssimas como linguagem e técnica poética. Os poetas 'desencarnados' se repetem e se parodiam, a todo o momento, nos trabalhos que lhes atribuem 'mediunicamente'".
Mais aqui: https://data-limite-2019.blogspot.com/2 ... rovou.html

Uma pena que o acervo do ObrasPsicografadas não está mais disponível. Ele continha todas as evidências de fraude reunidas e documentadas.
Aqui, ressalte-se o testemunho negativo de Agripino Grieco e que posteriormente, em circunstâncias extraordinárias muda a opinião.
Sei... :roll:
Vamos a alguns nomes:
Menotti del Picchia, Monteiro Lobato, Mário Donato, Zeferino Brasil, Raimundo Magalhães Júnior, João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes, Alexandre Caroli Rocha que defendeu sua tese de mestrado, "A poesia transcendente de Parnaso de Além-Túmulo", no Instituto de Estudos de Linguagem, na Unicamp (Campinas, SP).

Como opinião contrária destacou-se a de Agripino Grieco;

Agripino Grieco escreveu para Diário da Noite: "Os livros póstumos, ou pretensamente póstumos, nada acrescentam à glória de Humberto de Campos, sendo mesmo bastante inferiores aos escritos em vida. Interessante: de todos os livros que conheço como sendo psicografados, escritos por intermédio de um médium, nenhum se equipara aos produzidos pelo escritor em vida."
Ainda que se encontre algum valor na obra, nada justifica a atribuição dela à "espíritos" que não se consegue provar a existência. A hipótese mais econômica é o talento humano de Chico Xavier manifestado numa enorme criatividade e íncrivel facilidade para copiar estilos, tudo isso alimentado por uma grande voracidade de leitura conforme testemunharam pessoas próximas a ele.
Contudo, estranhamente, no "Diário da Tarde" de 31 de julho de 1939, Agripino Grieco dizia:

"O “médium” Francisco Xavier escreveu, isto ao meu lado, celeremente, em papel rubricado por mim. A atenção que lhe dei e a leitura que fiz em voz alta dos trabalhos por ele apresentados, com as assinaturas de Augusto dos Anjos e Humberto de Campos, não importam em nenhuma espécie de adesão ao credo espírita, como fiz questão de esclarecer naquele momento. Sempre fui movido por sentimentos de catolicidade, graças à educação recebida na infância, mesmo sem ir a extremos de clericalismo radical. O meu livro “São Francisco de Assis e a Poesia Cristã” aí está a testemunhar quanto me merecem os grandes autores da Igreja. Mas o certo é que, como crítico literário, não pude deixar de impressionar-me com o que realmente existe do pensamento e da forma daqueles dois autores patrícios, nos versos de um, e na prosa de outro. Se é mistificação, parece-me muito bem conduzida. Tendo lido as paródias de Alberto Sorel, Paul Reboux e Charles Muller, julgo ser difícil (isso o digo com a maior lealdade) levar tão longe a técnica do “pastiche”. De qualquer modo, o assunto exige estudos mais detalhados, a que não me posso dar agora, nesta visita um tanto apressada à formosa terra de Minas". "Quem negar Chico como médium, está elogiando-o como pastichador".
Prevalece a hipótese mais econômica que apontei acima. Os "espíritos" são desnecessários para justificar esse talento, que mesmo com hipotética existência comprovada dos "espíritos" ainda assim existiria dúvida na legitimidade de atribuir a eles a autoria dos versos em concorrência com a hipótese mais econômica.

Re: "Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:É como eu digo a você; provas existem mas vc sistematicamente recusa vê-las.
Nenhuma prova foi apresentada como resultado de um experimento que tivesse como objetivo validar a hipótese da existência de "espíritos". Provas válidas e aceitáveis só podem ser obtidas sob o rigor da metodologia científica.

Os espíritas insistem em apresentar evidências "sobrenaturais" ou inexplicadas como provas. Por exemplo, um verso psicografado numa sessão espírita não é uma prova, é uma evidência anedótica de alguma coisa que os crentes atribuem a "espíritos". Da mesma forma, se ninguém consegue explicar, por exemplo, uma cura, ela pode se tornar para o crente uma evidência anedótica de um fenômeno de natureza espiritual. Todas as evidências anedóticas são caraterizadas por algum grau de informalidade e sempre carecem de dados, informações precisas, metodologias, etc.

O problema é que as pessoas colecionam evidências anedóticas para acreditarem que o conjunto delas constitui uma tese ou pior ainda uma prova. Bibliotecas "psicografadas" não provam que os espíritos existem porque a "psicografia" é usada como método de produção anedótica de livros.

Portanto, é preciso distinguir prova de evidência. Os cientistas no início do séc XX tiveram essa preocupação. Experimentos foram cuidadosamente elaborados com os controles necessários e todos falharam na constituição de provas que validassem a hipótese da existência de "espíritos". O próprio Crookes caiu nessa armadilha de confusão quando se deixa impressionar pelo aspecto espetacular do "fenômeno" e passeia de braços dados com o "espírito materializado" de Kate King no escuro da sala de sua casa em diversas sessões diante de convidados. Isso nunca foi uma prova, mas apenas uma evidência anedótica exibicionista produzida por um cientista que via sua credibilidade ruir na Academia por confundir ciência com pseudociência.

Re: "Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Qui, 08 Abril 2021 - 20:24 pm

Uma pena que o acervo do ObrasPsicografadas não está mais disponível. Ele continha todas as evidências de fraude reunidas e documentadas.
Está de volta e com artigos novos!

Faz pouco tempo.

https://obraspsicografadas.org/

Re: "Visão Espírita do Bem, do Mal e da Moralidade"

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

AndarilhoTerrestre escreveu:
Sex, 09 Abril 2021 - 00:49 am
Gigaview escreveu:
Qui, 08 Abril 2021 - 20:24 pm

Uma pena que o acervo do ObrasPsicografadas não está mais disponível. Ele continha todas as evidências de fraude reunidas e documentadas.
Está de volta e com artigos novos!

Faz pouco tempo.

https://obraspsicografadas.org/
:clap: :dance:

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Sabe aquela história de que se entre 10 fraudes, uma só for verdadeira desconfie dos acusadores....
Você citou autores que escreveram muitos livros (autores prolíficos nem sempre prezam a qualidade ou a utilidade), na sua especialidade e estilo, já o médium abordou ou escreveu sobre variados temas.

Pois é, o Chico em frente de um renomado autor, descrente, grafa rapidamente três autores notáveis deixando o interlocutor sem palavras... Qual a explicação para isto?

Entre as críticas negativas, embora outras tantas favoráveis, muitas vezes se pode encontrar a inveja, a vaidade e o despeito, e também a influência da crença religiosa como o próprio Agripino Grieco confessou.
Você vai dizer, como de outras vezes, que habilidades não provam a existência de espírito... sei.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Sex, 09 Abril 2021 - 15:01 pm
Sabe aquela história de que se entre 10 fraudes, uma só for verdadeira desconfie dos acusadores....
Você citou autores que escreveram muitos livros (autores prolíficos nem sempre prezam a qualidade ou a utilidade), na sua especialidade e estilo, já o médium abordou ou escreveu sobre variados temas.

Pois é, o Chico em frente de um renomado autor, descrente, grafa rapidamente três autores notáveis deixando o interlocutor sem palavras... Qual a explicação para isto?

Entre as críticas negativas, embora outras tantas favoráveis, muitas vezes se pode encontrar a inveja, a vaidade e o despeito, e também a influência da crença religiosa como o próprio Agripino Grieco confessou.
Você vai dizer, como de outras vezes, que habilidades não provam a existência de espírito... sei.
Para o crente fanático a explicação é sempre óbvia.

Esse modo de pensar decorre do que chamo de "síndrome de Conan Doyle". Diante de truques incríveis e inexplicáveis realizados por mágicos muitas pessoas acreditam que o efeito só é possível devido a poderes sobrenaturais dos próprios mágicos ou até resultado de colaboração com demônios. Existem grupos na internet de pessoas que pensam desse modo. Para elas o sobrenatural é a explicação mais óbvia porque não conseguem admitir a possibilidade de serem enganados com truques que são na realidade infantis.

Com CX é a mesma coisa. Para os crentes é muito difícil admitir uma habilidade humana (até para fraudar).

Se escrevem com o mesmo estilo de um escritor morto, só pode ter sido o espírito do escritor. Se a criança se comporta como um Mozart diante de um piano, só pode ser o espírito de um pianista reencarnado. Se alguém escuta vozes é um dom mediúnico. Se sonha e acontece é uma profecia. Se a idéia é brilhante é porque é de origem astral.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:Qual a explicação para isto?
O vídeo abaixo serve para ilustrar o que foi dito acima. O mágico engana dois mágicos profissionais com mais de 40 anos de experiência e ganha um prêmio.

O primeiro pensamento é que é um truque de câmera, mas não é um truque de câmera. É pura habilidade humana. Um tipo de habilidade diferente das habilidades "mediúnicas" que são igualmente humanas. E os efeitos podem nos enganar, nos confundir e direcionar credibilidade na direção de "coisas" imaginárias que forneçam respostas que pareçam óbvias. Se alguém acredita que o mágico tem poderes ou tem algum pacto com demônios isso pode parecer óbvio para essa pessoa. Normalmente somos enganados pelas nossas próprias crenças.

Tente ver o vídeo como uma metáfora que serve para ilustrar o quanto o ser humano é tolo. A síndrome de Conan Doyle não deixa certas pessoas admitir isso.

Bom divertimento!



youtu.be/kjURsDCIJws

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

Gigaview escreveu:
Sex, 09 Abril 2021 - 17:36 pm
Para o crente fanático a explicação é sempre óbvia.

Esse modo de pensar decorre do que chamo de "síndrome de Conan Doyle". Diante de truques incríveis e inexplicáveis realizados por mágicos muitas pessoas acreditam que o efeito só é possível devido a poderes sobrenaturais dos próprios mágicos ou até resultado de colaboração com demônios. Existem grupos na internet de pessoas que pensam desse modo. Para elas o sobrenatural é a explicação mais óbvia porque não conseguem admitir a possibilidade de serem enganados com truques que são na realidade infantis.

Com CX é a mesma coisa. Para os crentes é muito difícil admitir uma habilidade humana (até para fraudar).
A pessoa faz o truque de mágica, engana todo mundo, mas, no fim, revela que era apenas um truque.

Acontece que muita gente continua acreditando que essa pessoa tem poderes reais.

No caso dos espíritas, insistem em que "você precisa desenvolver sua mediunidade!"

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Meu caro Gigaview; observe que seus argumentos recusando as provas da existência dos espíritos nunca é com base em lógica ou razão. É quase sempre alegando fraudes ou o mau caráter de pessoas e médiuns.
É compreensível. Isto decorre do fato de que a sólida racionalidade da Doutrina dos Espíritos, num viés contrário ao das demais religiões, teve no seu passado que ser apresentada com abundância de fenômenos, e muitos charlatães ganharam dinheiro e popularidade com isto.

Claro que a ingenuidade desvaloriza o debate, mas a visão negativa do mundo pontua seus pontos de vista. Aquilo que não esteja conforme você quer ou imagina certamente decorre da maldade ou atos fraudulentos.

Sei, você vai dizer, como de outras vezes, que o Gigaview não está em discussão, oras, como se eu estivesse debatendo com paredes, elas sem qualquer etos pessoal.

Gostaria de vê-lo argumentar apresentando argumentos racionais. Sei que você é capaz disto.
Confronte a Doutrina, não as pessoas.
.............................................................................

Curiosamente eu estava pensando: as religiões são desacreditadas, desde suas origens, por falta de certa lógica e da autoridade moral de seus pregadores, claro, há exceções.

O catolicismo, excluindo seu tenebroso passado, seria uma boa religião se abandonasse seus dogmas quase infantis, pois sua doutrina se assenta nos evangelhos, de belíssima transcendência e moralidade.

Já as religiões evangélicas, messiânicas, pentecostais, apesar de se dizerem evangélicas recorrem em sua pregação ao Velho Testamento pois este lhes permite todo o tipo de desatino, e principalmente ganhos financeiros.
As religiões orientais são quase isentas dessas mazelas mas apesar da bela filosofia se achegam ao fantástico e ao fabuloso com grande naturalidade. A cultura ocidental é avessa àqueles rituais embora admire, de longe.

De um modo geral, penso eu, existindo um Deus teria ele buscado organizar e frear os instintos humanos, necessariamente selvagens em sua origem, dada a hostilidade e as agruras do ambiente.
Para isto se serviu das religiões, grotescas no início e manipuladoras, mais tarde.
Essas religiões de certo modo entronizaram a imagem de um ser divino, poderoso, mas punitivo.
Isso foi necessário, e o Velho Testamento se empenhou em caracterizá-lo deste modo.

Mas, em todas elas havia algo em comum:
Seus pregadores se aproveitavam de seu carisma e autoridade e sempre tiravam grande proveito disto. Mesmo contrariando o que pregavam.

Mas tudo na natureza tende ao progresso, com percalços, claro, mas inderrogável, e as religiões não seriam exceção.

E as características de uma religião que falasse de um Criador Universal, sem agredir a ciência e a lógica, traria em suas proposições em primeiro lugar, o consolo ante o sofrimento - (veja o Sermão do Monte, Mt cap V) - e o esclarecimento sobre o que até então era tido como misterioso, ou inexplicável. Eis o papel do Espiritismo.

Infelizmente o Altíssimo não tinha como realizar tal propósito sem a participação do homem.
E este sempre foi o entrave, amarrando ou deturpando qualquer verdade.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Sáb, 10 Abril 2021 - 09:45 am
Meu caro Gigaview; observe que seus argumentos recusando as provas da existência dos espíritos nunca é com base em lógica ou razão.
Os céticos questionam as provas apresentadas que não possuem base lógica ou razão. Estamos com a Ciência, e vocês?
É quase sempre alegando fraudes ou o mau caráter de pessoas e médiuns.
As fraudes e o mau caráter de pessoas e médiuns são fatos muito bem documentados e inquestionáveis, não são alegações levianas.
É compreensível. Isto decorre do fato de que a sólida racionalidade da Doutrina dos Espíritos, num viés contrário ao das demais religiões, teve no seu passado que ser apresentada com abundância de fenômenos, e muitos charlatães ganharam dinheiro e popularidade com isto.
(1) Não existe sólida racionalidade na Doutrina dos Espíritos. Já discutimos aqui textos racistas que implicam em contradições evidentes, afirmações sem nenhuma lógica científica e devaneios que beiram à loucura.

(2) O espiritismo se promoveu (e se continua se promovendo) com o marketing dos "fenômenos" até que eles sejam revelados como fraudes para depois mudar o discurso e expurgar-se dos charlatães.

(3) Não estamos discutindo a religião espírita, que deve ser respeitada como todas as demais religiões. O foco da nossa discussão são as provas da existência e da comunicação com os "espíritos", que é o fundamento da suposta racionalidade da doutrina.
Claro que a ingenuidade desvaloriza o debate, mas a visão negativa do mundo pontua seus pontos de vista. Aquilo que não esteja conforme você quer ou imagina certamente decorre da maldade ou atos fraudulentos.
Não existe essa visão negativa, ela é simplesmente crítica e se atém à realidade dos fatos e os fatos mostram irracionalidade, fraudes e charlatanismo generalizado ao longo dos últimos 150 anos.

Não faz sentido dizer que os céticos são pessimistas, negacionistas ou que estejam torcendo para um lado ou outro com pensamento desejoso. O ceticismo científico segue a lógica da Ciência que é fria e imparcial. Os céticos são avessos a papo furado e isso sempre é desconfortável para os crentes.
Sei, você vai dizer, como de outras vezes, que o Gigaview não está em discussão, oras, como se eu estivesse debatendo com paredes, elas sem qualquer etos pessoal.
O etos pessoal não interessa. A discussão é sobre idéias, fatos e evidências.
Gostaria de vê-lo argumentar apresentando argumentos racionais. Sei que você é capaz disto.
Que tal você começar apontando a irracionalidade dos argumentos apresentados com fatos, evidências e sem papo furado? Você é capaz de provar que eles são irracionais?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:Curiosamente eu estava pensando: as religiões são desacreditadas, desde suas origens, por falta de certa lógica e da autoridade moral de seus pregadores, claro, há exceções.

Geralmente a excessão é a religião de quem pensa assim.

O catolicismo, excluindo seu tenebroso passado, seria uma boa religião se abandonasse seus dogmas quase infantis, pois sua doutrina se assenta nos evangelhos, de belíssima transcendência e moralidade.

Já as religiões evangélicas, messiânicas, pentecostais, apesar de se dizerem evangélicas recorrem em sua pregação ao Velho Testamento pois este lhes permite todo o tipo de desatino, e principalmente ganhos financeiros.

As religiões orientais são quase isentas dessas mazelas mas apesar da bela filosofia se achegam ao fantástico e ao fabuloso com grande naturalidade. A cultura ocidental é avessa àqueles rituais embora admire, de longe.

De um modo geral, penso eu, existindo um Deus teria ele buscado organizar e frear os instintos humanos, necessariamente selvagens em sua origem, dada a hostilidade e as agruras do ambiente.
Para isto se serviu das religiões, grotescas no início e manipuladoras, mais tarde.
Essas religiões de certo modo entronizaram a imagem de um ser divino, poderoso, mas punitivo.
Isso foi necessário, e o Velho Testamento se empenhou em caracterizá-lo deste modo.

Mas, em todas elas havia algo em comum:
Seus pregadores se aproveitavam de seu carisma e autoridade e sempre tiravam grande proveito disto. Mesmo contrariando o que pregavam.

Mas tudo na natureza tende ao progresso, com percalços, claro, mas inderrogável, e as religiões não seriam exceção.

E as características de uma religião que falasse de um Criador Universal, sem agredir a ciência e a lógica, traria em suas proposições em primeiro lugar, o consolo ante o sofrimento - (veja o Sermão do Monte, Mt cap V) - e o esclarecimento sobre o que até então era tido como misterioso, ou inexplicável. Eis o papel do Espiritismo.

Infelizmente o Altíssimo não tinha como realizar tal propósito sem a participação do homem.
E este sempre foi o entrave, amarrando ou deturpando qualquer verdade.

Imagem

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Sáb, 10 Abril 2021 - 09:45 am
Gostaria de vê-lo argumentar apresentando argumentos racionais. Sei que você é capaz disto.
Confronte a Doutrina, não as pessoas.
Não importa se a DE é linda e maravilhosa e descreve um universo mais justo.
Sem evidências objetivas, ela é apenas ficção.
Se os fenômenos não são reproduzíveis e testáveis, se eles só ocorrem em sessões fechadas e sem a presença de céticos e pesquisadores confiáveis, então esqueça. Catar, no meio de um mar de fraudes, alguns poucos "fatos documentados" que teriam (repetindo, teriam) ocorrido há 100 anos e não ocorrem mais não convence.
JungF escreveu:
Sáb, 10 Abril 2021 - 09:45 am
O catolicismo, excluindo seu tenebroso passado, seria uma boa religião se abandonasse seus dogmas quase infantis, pois sua doutrina se assenta nos evangelhos, de belíssima transcendência e moralidade.
Tipo isto?
E disse aos que estavam ali: ‘Tomem dele a sua mina e dêem-na ao que tem dez’.
" ‘Senhor’, disseram, ‘ele já tem dez! ’
"Ele respondeu: ‘Eu lhes digo que a quem tem, mais será dado, mas a quem não tem, até o que tiver lhe será tirado.
E aqueles inimigos meus, que não queriam que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui e matem-nos na minha frente! ’ "
Lucas 19:27

Ou isto?
"Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era.
O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal.
Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.
Mateus 13:40-43
JungF escreveu:
Sáb, 10 Abril 2021 - 09:45 am
De um modo geral, penso eu, existindo um Deus teria ele buscado organizar e frear os instintos humanos, necessariamente selvagens em sua origem, dada a hostilidade e as agruras do ambiente.
Quem criou o ambiente hostil e os instintos humanos?
JungF escreveu:
Sáb, 10 Abril 2021 - 09:45 am
Para isto se serviu das religiões, grotescas no início e manipuladoras, mais tarde.
Quando poderia, desde o início, ter apresentado uma religião melhor.
JungF escreveu:
Sáb, 10 Abril 2021 - 09:45 am
Infelizmente o Altíssimo não tinha como realizar tal propósito sem a participação do homem.
E este sempre foi o entrave, amarrando ou deturpando qualquer verdade.
Por que não?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Fernando Silva escreveu: Não importa se a DE é linda e maravilhosa e descreve um universo mais justo.
Sem evidências objetivas, ela é apenas ficção.
Se os fenômenos não são reproduzíveis e testáveis, se eles só ocorrem em sessões fechadas e sem a presença de céticos e pesquisadores confiáveis, então esqueça. Catar, no meio de um mar de fraudes, alguns poucos "fatos documentados" que teriam (repetindo, teriam) ocorrido há 100 anos e não ocorrem mais não convence.
Um mar de fraudes é inverter os fatos. Os fenômenos testemunhados são inúmeros e a história, neste particular, é farta de citações. Já as fraudes, muito menos frequentes; e estas foram com sensacionalismo, repetidamente apontadas e repaginadas na internet. Vejo isso a mais de dez anos.
Quanto ao fato das sessões fechadas, embora muitas vezes explicado, talvez o questionador devesse mudar a ótica. Se milhões de pessoas, comprovadamente racionais, não fanáticas, se convenceram pelo próprio esforço na observação e na pesquisa, sem qualquer sessão fechada - este o meu caso - por que tem que ser diferente para mim?
Não! Limito-me a esperar que alguém me convença... como se isso fosse possível.
Toda verdade traz em si a força do convencimento, apenas aguarda que a negação obstinada ceda a vez à razão.
JungF escreveu:
O catolicismo, excluindo seu tenebroso passado, seria uma boa religião se abandonasse seus dogmas quase infantis, pois sua doutrina se assenta nos evangelhos, de belíssima transcendência e moralidade.
Fernando Silva escreveu: Tipo isto?
E disse aos que estavam ali: ‘Tomem dele a sua mina e dêem-na ao que tem dez’.
" ‘Senhor’, disseram, ‘ele já tem dez! ’
"Ele respondeu: ‘Eu lhes digo que a quem tem, mais será dado, mas a quem não tem, até o que tiver lhe será tirado.
E aqueles inimigos meus, que não queriam que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui e matem-nos na minha frente! ’
Lucas 19:27
Ou isto?
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim desta era.
O Filho do homem enviará os seus anjos, e eles tirarão do seu Reino tudo o que faz tropeçar e todos os que praticam o mal.
Eles os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.
Mateus 13:40-43
São parábolas; guardam para o filólogo a analogia com as fábulas e têm, através das fortes impressões causadas, objetivos didáticos.
JungF escreveu: De um modo geral, penso eu, existindo um Deus teria ele buscado organizar e frear os instintos humanos, necessariamente selvagens em sua origem, dada a hostilidade e as agruras do ambiente.
Fernando Silva escreveu:Quem criou o ambiente hostil e os instintos humanos?
Aqui vc recorre sempre a mesma estratégia: uma pergunta simples, que vc mesmo conhece a resposta, envolvendo toda a dialética das questões teológicas, tipo: por que Deus não criou o homem, já perfeito, se sabia que este iria cometer crimes e maldades?
Minha resposta traria outra pergunta... e mais outra.
JungF escreveu: Para isto se serviu das religiões, grotescas no início e manipuladoras, mais tarde.
Fernando Silva escreveu:Quando poderia, desde o início, ter apresentado uma religião melhor.
Você, por experiência própria sabe que para o homem não existe verdades prontas e acabadas. Isto pode até ser charmoso pois sempre se buscará a diferença e não a perfeição.
JungF escreveu:
Sáb, 10 Abril 2021 - 09:45 am
Infelizmente o Altíssimo não tinha como realizar tal propósito sem a participação do homem.
E este sempre foi o entrave, amarrando ou deturpando qualquer verdade.
Fernando Silva escreveu: Por que não?
Pela mesma razão que não permite diplomar-se o aluno só porque está matriculado na escola. A lei do trabalho, meu caro, é universal.
Se Deus é o Criador, nós somos cocriadores. Por isto, citando Salmos 82;6 Jesus disse: vós sois deuses.
Deus cria a partir de si mesmo, enquanto o homem cria sobre a criação divina.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Conselheiro
Mensagens: 5118
Registrado em: Ter, 11 Fevereiro 2020 - 08:20 am

Mensagem por Fernando Silva »

JungF escreveu:
Dom, 11 Abril 2021 - 11:54 am
Fernando Silva escreveu:Quem criou o ambiente hostil e os instintos humanos?
Aqui vc recorre sempre a mesma estratégia: uma pergunta simples, que vc mesmo conhece a resposta, envolvendo toda a dialética das questões teológicas, tipo: por que Deus não criou o homem, já perfeito, se sabia que este iria cometer crimes e maldades?
Minha resposta traria outra pergunta... e mais outra.
Isto porque sua resposta não seria satisfatória.
JungF escreveu: Para isto se serviu das religiões, grotescas no início e manipuladoras, mais tarde.
Fernando Silva escreveu:Quando poderia, desde o início, ter apresentado uma religião melhor.
Você, por experiência própria sabe que para o homem não existe verdades prontas e acabadas. Isto pode até ser charmoso pois sempre se buscará a diferença e não a perfeição.
As religiões só existem porque os deuses são invisíveis, indetectáveis e mudos.
O resultado são os auto-nomeados profetas se dizendo portadores de alguma "verdade" que eles teriam recebido dos céus.
Se algum deus se revelasse claramente a cada um de nós, as religiões desapareceriam.
JungF escreveu:
Sáb, 10 Abril 2021 - 09:45 am
Infelizmente o Altíssimo não tinha como realizar tal propósito sem a participação do homem.
[...]
Pela mesma razão que não permite diplomar-se o aluno só porque está matriculado na escola. A lei do trabalho, meu caro, é universal.
Se Deus é o Criador, nós somos cocriadores. Por isto, citando Salmos 82;6 Jesus disse: vós sois deuses.
Deus cria a partir de si mesmo, enquanto o homem cria sobre a criação divina.
Mais uma tentativa de justificar a bosta que é este mundo. Culpando a criatura e desculpando o criador.
JungF escreveu:
Dom, 11 Abril 2021 - 11:54 am
São parábolas; guardam para o filólogo a analogia com as fábulas e têm, através das fortes impressões causadas, objetivos didáticos.
Parábolas deveriam trazer mensagens claras e não nos obrigar a decifrar enigmas.

Mas Jesus mesmo disse que falava por parábolas para que "ouvissem e não entendessem, para que não se convertessem nem se salvassem".
"Ele lhes respondeu: a vós outros vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se e haja perdão para eles" (Marcos 4:11-12).

"Por isso lhes falo por parábolas, porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem entendem. De sorte que neles se cumprem as profecias de Isaías: 'Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados" (Mateus 13:13-15)

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:Se milhões de pessoas, comprovadamente racionais, não fanáticas, se convenceram pelo próprio esforço na observação e na pesquisa, sem qualquer sessão fechada - este o meu caso - por que tem que ser diferente para mim?
Nada a ver.

Imagem
Argumentum ad populum (apelo à multidão) é uma expressão latina que define um raciocínio falacioso que consiste em dizer que determinada proposição é válida ou boa simplesmente porque muitas pessoas (ou a maioria delas) a aprovam. Também chamado de apelo à quantidade, o argumento é inválido pois nada garante que algo seja verdadeiro ou correto apenas pela sua popularidade.
wiki

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

Gigaview escreveu:
Dom, 11 Abril 2021 - 20:19 pm
JungF escreveu:Se milhões de pessoas, comprovadamente racionais, não fanáticas, se convenceram pelo próprio esforço na observação e na pesquisa, sem qualquer sessão fechada - este o meu caso - por que tem que ser diferente para mim?
Nada a ver.

Imagem
Argumentum ad populum (apelo à multidão) é uma expressão latina que define um raciocínio falacioso que consiste em dizer que determinada proposição é válida ou boa simplesmente porque muitas pessoas (ou a maioria delas) a aprovam. Também chamado de apelo à quantidade, o argumento é inválido pois nada garante que algo seja verdadeiro ou correto apenas pela sua popularidade.
wiki
Vamos ver o ranking das religiões em 2016 rs.
https://super.abril.com.br/blog/superli ... -do-mundo/
Será mesmo que o Espiritismo tem 13 milhoes no mundo??? Não creio.
Em outros países há Brasileiros, e poucos, que fundaram pequenos grupos.

Pelo dizer de Kardec o espiritismo se tornaria a religião Universal. E ainda chamou que seria ridiculo quem não acreditasse...

798. O Espiritismo se tornará crença comum, ou ficará sendo partilhado, como crença, apenas por algumas pessoas?

“Certamente que se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na natureza e
chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos.
Terá, no entanto, que sustentar grandes lutas, mais contra o interesse, do que contra a convicção, porquanto não há como dissimular a existência de pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio, outras por causas inteiramente materiais. Porém, como virão a ficar insulados, seus contraditores se sentirão forçados a pensar como os demais, sob pena de se tornarem ridículos.” - Isto em 1858...

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gigaview escreveu:
JungF escreveu:Se milhões de pessoas, comprovadamente racionais, não fanáticas, se convenceram pelo próprio esforço na observação e na pesquisa, sem qualquer sessão fechada - este o meu caso - por que tem que ser diferente para mim?
Nada a ver.

Argumentum ad populum (apelo à multidão) é uma expressão latina que define um raciocínio falacioso que consiste em dizer que determinada proposição é válida ou boa simplesmente porque muitas pessoas (ou a maioria delas) a aprovam. Também chamado de apelo à quantidade, o argumento é inválido pois nada garante que algo seja verdadeiro ou correto apenas pela sua popularidade. wiki
Também das falácias aceitas genericamente decorrem julgamentos equivocados, o que é grave no curso de um debate.

Numa amostra restrita, um grande número de ocorrências é dado probatório.
Então foi dito que "entre os Espíritas", (amostra restrita) um grande número desprezou os fenômenos para o auto convencimento.
Além disto, o destaque no texto ao grande número de pessoas sensatas, cultas e não fanáticas formam outro grupo de restrição. Lembra dos diagramas de Venn?

Resumindo, o que quis dizer é que, nos dias de hoje, os fenômenos deixaram de ser fator importante para o convencimento.

Curiosamente as religiões, cristãs por exemplo, não se servem dos fenômenos em seu proselitismo. A adesão se dá mediante dogmas, ameaças e promessas: o inferno e o paraíso.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

JungF escreveu:
Ter, 13 Abril 2021 - 10:52 am
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:Se milhões de pessoas, comprovadamente racionais, não fanáticas, se convenceram pelo próprio esforço na observação e na pesquisa, sem qualquer sessão fechada - este o meu caso - por que tem que ser diferente para mim?
Nada a ver.

Argumentum ad populum (apelo à multidão) é uma expressão latina que define um raciocínio falacioso que consiste em dizer que determinada proposição é válida ou boa simplesmente porque muitas pessoas (ou a maioria delas) a aprovam. Também chamado de apelo à quantidade, o argumento é inválido pois nada garante que algo seja verdadeiro ou correto apenas pela sua popularidade. wiki
Também das falácias aceitas genericamente decorrem julgamentos equivocados, o que é grave no curso de um debate.

Numa amostra restrita, um grande número de ocorrências é dado probatório.
Então foi dito que "entre os Espíritas", (amostra restrita) um grande número desprezou os fenômenos para o auto convencimento.
Além disto, o destaque no texto ao grande número de pessoas sensatas, cultas e não fanáticas formam outro grupo de restrição. Lembra dos diagramas de Venn?

Resumindo, o que quis dizer é que, nos dias de hoje, os fenômenos deixaram de ser fator importante para o convencimento.

Curiosamente as religiões, cristãs por exemplo, não se servem dos fenômenos em seu proselitismo. A adesão se dá mediante dogmas, ameaças e promessas: o inferno e o paraíso.
Nem sempre, Nem sempre Jung por causa dos dogmas e ameaças...
segundo amigos e parentes cristãos (alguns ex-espíritas)

- acreditam que estão de fato "adorando" a Deus rezando, cantando músicas, enfim, se comunicando com Deus;

- sentem mais alegria nas missas que nas reuniões espiritas (muito sérias, cheio de conversas que podem ouvir nas disciplinas corretas e conforme a ocasião: aulas de faculdade de física, quimica, palestras on line - SEM ENVOLVER RELIGIÃO);

- não são tratados como "sempre em tratamento" - lá frequentam a missa, cultos, fazem seus estudos biblicos ;

- nao pensam só em "trabalhar, trabalhar, estudar" (na FEESP há pessoas que não ficam quase com a familia, só trabalhando lá, 5 dias , várias horas etc.);

- e , mesmo que eventualmente tragam a ciência lá, não ficam dizendo que é uma ciência,QUE TODOS DEVEM ACEITAR, que ESTÁ NA LEI DA NATUREZA".

- Acham alguns centros extremamente "frios" , "burocratas" e vários com semblante irritado...

- e preferem as músicas alegres cristãs que as clássicas e óperas que tocam nas palestras de alguns centros.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Ter, 13 Abril 2021 - 10:52 am
Gigaview escreveu:
JungF escreveu:Se milhões de pessoas, comprovadamente racionais, não fanáticas, se convenceram pelo próprio esforço na observação e na pesquisa, sem qualquer sessão fechada - este o meu caso - por que tem que ser diferente para mim?
Nada a ver.

Argumentum ad populum (apelo à multidão) é uma expressão latina que define um raciocínio falacioso que consiste em dizer que determinada proposição é válida ou boa simplesmente porque muitas pessoas (ou a maioria delas) a aprovam. Também chamado de apelo à quantidade, o argumento é inválido pois nada garante que algo seja verdadeiro ou correto apenas pela sua popularidade. wiki
Também das falácias aceitas genericamente decorrem julgamentos equivocados, o que é grave no curso de um debate.
O mais grave é argumentar falaciosamente baseado em erros primários de lógica. Falácias listadas como populares evidenciam a popularidade desses erros bobinhos.
Numa amostra restrita, um grande número de ocorrências é dado probatório.
Errado. Para ser probatória a amostra deve ser representativa da população considerada, com tamanho compatível com a certeza estatística desejada.
Então foi dito que "entre os Espíritas", (amostra restrita) um grande número desprezou os fenômenos para o auto convencimento.
Além disto, o destaque no texto ao grande número de pessoas sensatas, cultas e não fanáticas formam outro grupo de restrição. Lembra dos diagramas de Venn?
Misturou tudo. Nota zero em estatística e em Teoria dos Conjuntos.

Você disse: "Se milhões de pessoas, comprovadamente racionais, não fanáticas, se convenceram pelo próprio esforço na observação e na pesquisa, sem qualquer sessão fechada - este o meu caso - por que tem que ser diferente para mim?"

De onde você tirou que são milhões de pessoas comprovadamente racionais e não fanáticas? Como foi comprovado? Se são espíritas, qual é o critério usado para dizer que não são fanáticas? Se convenceram? Como?

Ainda assim, pessoas supostamente racionais e não fanáticas podem ser enganadas. Os mágicos enganam esse tipo de gente o tempo todo.
Resumindo, o que quis dizer é que, nos dias de hoje, os fenômenos deixaram de ser fator importante para o convencimento.
E você caiu nessa? :lol:

A comunicação com "espíritos" é um "fenômeno" que acontece o tempo todo em sessões espíritas. Você quer dizer que aquelas cartinhas piegas "recebidas" através de "médiuns" deixaram de ser um fator importante para a credibilidade das próprias cartinhas?

Os fenômenos considerados extraordinários pararam de acontecer abertamente porque os controles ficaram mais rígidos e não compensa mais investir em fraudes. Porém ainda assim eles acontecem diante de grupos reservados de pessoas sem "potencial de influência negativa" nos resultados, onde obviamente não estão incluídos os céticos.
Curiosamente as religiões, cristãs por exemplo, não se servem dos fenômenos em seu proselitismo. A adesão se dá mediante dogmas, ameaças e promessas: o inferno e o paraíso.
:naughty: Disse outra bobagem. E as curas que acontecem diariamente nos templos? "Curar" um câncer com uma bênção de Jesuis não é um fenômeno extraordinário? Basta uma visita ao santuário de Aparecida, Lourdes ou de Fátima para constatar os fatos extraodinários atribuídos às virgem Maria.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. JungF escreveu:
Ter, 13 Abril 2021 - 10:52 am
Curiosamente as religiões, cristãs por exemplo, não se servem dos fenômenos em seu proselitismo. A adesão se dá mediante dogmas, ameaças e promessas: o inferno e o paraíso.
:o A possibilidade de produzirem-se dogmas se fundamenta essencialmente nos milagres do passado. Releia e.g. AG XV :roll:
E, como foi sublinhado acima: sim, tem curas; desobsessão... :-BD

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

JungF escreveu:
Fernando Silva escreveu:Quem criou o ambiente hostil e os instintos humanos?
Aqui vc recorre sempre a mesma estratégia: uma pergunta simples, que vc mesmo conhece a resposta, envolvendo toda a dialética das questões teológicas, tipo: por que Deus não criou o homem, já perfeito, se sabia que este iria cometer crimes e maldades?
Minha resposta traria outra pergunta... e mais outra.
Fernando Silva escreveu:Isto porque sua resposta não seria satisfatória.
Talvez, apenas para seu nível de exigência.
JungF escreveu: Para isto se serviu das religiões, grotescas no início e manipuladoras, mais tarde.
Fernando Silva escreveu:Quando poderia, desde o início, ter apresentado uma religião melhor.
Você, por experiência própria sabe que para o homem não existe verdades prontas e acabadas. Isto pode até ser charmoso pois sempre se buscará a diferença e não a perfeição.
Fernando Silva escreveu:As religiões só existem porque os deuses são invisíveis, indetectáveis e mudos.
O resultado são os auto-nomeados profetas se dizendo portadores de alguma "verdade" que eles teriam recebido dos céus.
Se algum deus se revelasse claramente a cada um de nós, as religiões desapareceriam.
Mas aí ele deixaria de ser Deus e como um ser carnal não gozaria de confiança, não é mesmo?
JungF escreveu:
Sáb, 10 Abril 2021 - 09:45 am
Infelizmente o Altíssimo não tinha como realizar tal propósito sem a participação do homem.
[...]
Pela mesma razão que não permite diplomar-se o aluno só porque está matriculado na escola. A lei do trabalho, meu caro, é universal.
Se Deus é o Criador, nós somos cocriadores. Por isto, citando Salmos 82;6 Jesus disse: vós sois deuses.
Deus cria a partir de si mesmo, enquanto o homem cria sobre a criação divina.


JungF escreveu:
Dom, 11 Abril 2021 - 11:54 am
São parábolas; guardam para o filólogo a analogia com as fábulas e têm, através das fortes impressões causadas, objetivos didáticos.
Fernando Silva escreveu:Parábolas deveriam trazer mensagens claras e não nos obrigar a decifrar enigmas.
Mas Jesus mesmo disse que falava por parábolas para que "ouvissem e não entendessem, para que não se convertessem nem se salvassem".
"Ele lhes respondeu: a vós outros vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, para que vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se e haja perdão para eles" (Marcos 4:11-12).
"Por isso lhes falo por parábolas, porque, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem entendem. De sorte que neles se cumprem as profecias de Isaías: 'Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados" (Mateus 13:13-15)
Deus endureceu o coração do faraó: e a resistência do Faraó suscitou as pragas do Egito, e cada uma delas joga por terra cada um daqueles deuses. O Sol (Rha) se apaga e surgem as trevas O Rio Nilo(Fertilidade) se cobre de sangue, ... e assim por diante.

Jesus citava Isaias, este que apontava o endurecimento do coração do povo e por causa disto teria o orgulho abatido, quando dominado por outras nações, e arrependidos se curvariam ante o poder de Jeova.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Gorducho escreveu:
Sr. JungF escreveu: Curiosamente as religiões, cristãs por exemplo, não se servem dos fenômenos em seu proselitismo. A adesão se dá mediante dogmas, ameaças e promessas: o inferno e o paraíso.
:o A possibilidade de produzirem-se dogmas se fundamenta essencialmente nos milagres do passado. Releia e.g. AG XV :roll:
E, como foi sublinhado acima: sim, tem curas; desobsessão... :-BD
Na idade média, quando o catolicismo fincou raíses definitivas na Europa, o Santo Oficio matava e torturava... sem milagres ou desobsessão.
Mesmo assim, nestes não está a sua fundamentação. É como um chamariz para a fé, nos dias de hoje.
Sabemos por exemplo que no caso do Cristianismo, para a sua divulgação a pregação de Paulo aos gentios foi essencial, e com repercussão maior que propriamente em Jerusalém.

Quanto ao Espiritismo, fenômenos intramuros já ocorre entre seus adeptos, não funcionam como atrativos.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
Gorducho
Mensagens: 584
Registrado em: Sex, 20 Março 2020 - 08:55 am

Mensagem por Gorducho »

Sr. JungF escreveu:
Ter, 13 Abril 2021 - 13:32 pm
Mesmo assim, nestes não está a sua fundamentação.
Está onde então :?:
Note que a fundamentação básica pro cristianismo decorre essencialmente dos milagres relatados.
Na idade média, quando o catolicismo fincou raíses definitivas na Europa, o Santo Oficio matava e torturava... sem milagres ou desobsessão.
Na IM, à força. Sua proposição está em tempo presente:
Sr. JungF escreveu: Curiosamente as religiões, cristãs por exemplo, não se servem dos fenômenos em seu proselitismo.
Nenhum cristão atual se sente obrigado à Fé por causa da antiga Inquisição ou outras formas de imposição Estatal atuais. Claro, pode haver pressões familiares e/ou do grupo social onde convivem. Mas essencialmente nos países com predominância cristã a Fé não é mais imposta :naughty:
a pregação de Paulo aos gentios foi essencial
E na pregação dele acaso não tem o milagre quando ele tava indo pra Damasco :?:
Não se lembra mais do Paulo e Estevão :?:
Enquanto os companheiros cercavam o jovem genuflexo, sem nada ouvirem nem verem, não obstante haverem percebido, a princípio, uma grande luz no alto, Saulo interrogava em voz trêmula e receosa:
— Quem sois vós, Senhor?
Aureolado de uma luz balsâmica e num tom de inconcebível doçura, o Senhor respondeu:
— Eu sou Jesus!...
Sr. JungF escreveu:Quanto ao Espiritismo, fenômenos intramuros já ocorre entre seus adeptos, não funcionam como atrativos.
Mas são divulgados extra muros. No caso a possibilidade de haver pessoas obsidiadas e posteriormente se livrarem de semelhantes desconfortos via desobsessão, claro.
E quanto às cartas nem se fala. Evidentemente que sempre tiveram e têm ENORME repercussão extra muros.
Editado pela última vez por Gorducho em Ter, 13 Abril 2021 - 14:34 pm, em um total de 1 vez.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

JungF escreveu:
Ter, 13 Abril 2021 - 13:32 pm
Gorducho escreveu:
Sr. JungF escreveu: Curiosamente as religiões, cristãs por exemplo, não se servem dos fenômenos em seu proselitismo. A adesão se dá mediante dogmas, ameaças e promessas: o inferno e o paraíso.
:o A possibilidade de produzirem-se dogmas se fundamenta essencialmente nos milagres do passado. Releia e.g. AG XV :roll:
E, como foi sublinhado acima: sim, tem curas; desobsessão... :-BD
Na idade média, quando o catolicismo fincou raíses definitivas na Europa, o Santo Oficio matava e torturava... sem milagres ou desobsessão.
Mesmo assim, nestes não está a sua fundamentação. É como um chamariz para a fé, nos dias de hoje.
Sabemos por exemplo que no caso do Cristianismo, para a sua divulgação a pregação de Paulo aos gentios foi essencial, e com repercussão maior que propriamente em Jerusalém.

Quanto ao Espiritismo, fenômenos intramuros já ocorre entre seus adeptos, não funcionam como atrativos.
Sugiro que você faça uma consulta prévia no Google antes de postar para não passar vergonha e depois culpar os céticos.
There were tens of thousands of miracles recorded in the Middle Ages. A study of St.Bernardino of Siena found that at least 2447 miracles were attributed to him alone! These miracles could be to heal various ailments, protect a person from danger, punish a wrong-doer, provide a vision, or even help someone escape a prison.

The reason we know of so many miracles is that church officials needed to record them when deciding if someone was to deemed a saint – you needed to have performed some miracles, during or after your lifetime. Some popular saints would see pilgrims flocking to their shrines, hoping for a cure, and the churches were very happy to promote the healing abilities of their saints.

Imagem
https://www.medievalists.net/2014/05/to ... ddle-ages/

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Quanto ao Espiritismo, fenômenos intramuros já ocorre entre seus adeptos, não funcionam como atrativos.
O atrativo no caso não é o fenômeno mas a consequência do fenômeno. Se os médiuns apenas levitassem sustentados por espíritos o espiritismo seria ainda pior. Foi preciso "canalizar" cartinhas piegas e sentimentalóides através da "psicografia", realizar "curas" suspeitas com bisturis "ectoplamasmáticos", registrar imagens de falecidos conhecidos em fotografias fajutas, distribuir "água fluidificada" por mãos energizadas, etc.

As pessoas não procuram o espiritismo para assistir um show de psicografia, elas procuram contato com pessoas mortas e o espiritismo explora isso perversamente.

Re: Espiritismo -Temas genéricos

AndarilhoTerrestre
Mensagens: 413
Registrado em: Seg, 06 Abril 2020 - 16:13 pm

Mensagem por AndarilhoTerrestre »

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/ ... rafia.html

" O Cacau, o cachorro da Aracélis, morreu há dois meses de um câncer no fígado.

O Fantástico acompanhou a psicografia, o momento em que os donos dos animais ficam aguardando notícias dos bichinhos que morreram.

A Sandra e outras duas médiuns dizem receber mensagens dos animais que já se foram. As notícias seriam ditadas pelos espíritos que cuidam desses bichinhos no plano espiritual. Depois são passadas aos donos.

“Acalma seu coração que ele está bem. Ele foi tão bem amparado, ele foi tão bem assistido. Ele está bem e vocês estão se encontrando”, diz uma médium à Aracélis.

Fantástico: Essa mensagem te deu algum conforto?
Aracélis Espigado: Eu fiquei muito feliz de saber que ele está amparado, porque essa é a maior preocupação que a gente tem."

"Nós já recebemos primatas, nós já recebemos cobras, nós já recebemos tartarugas e ratos”, afirma Sandra Denise Calado, presidente do centro espírita.

Primeiro, donos e bichinhos precisam assistir a uma palestra.

“Eu peço a todos que mantenham os animaizinhos próximos de vocês para que não ocorra nenhum desentendimento entre um focinho e outro”, explica uma médium."

Site:
https://asseama.org.br/psicografia-grupo-asseama/

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Avatar do usuário
JungF
Mensagens: 560
Registrado em: Sáb, 07 Março 2020 - 19:58 pm

Mensagem por JungF »

Off_topic:
De fato não sou muito de consultar Google nas postagens, embora o faça vez ou outra. Acho meio cansativo.
Mas prometo que doravante deixarei de lado minhas opiniões, conceitos, ideias e vou acatar o Google. Fica um tanto impessoal, não acham?

Re: Espiritismo -Temas genéricos

Gigaview
Mensagens: 3013
Registrado em: Seg, 02 Março 2020 - 13:48 pm

Mensagem por Gigaview »

Off_topic:
JungF escreveu:
Ter, 13 Abril 2021 - 16:57 pm
De fato não sou muito de consultar Google nas postagens, embora o faça vez ou outra. Acho meio cansativo.
Mas prometo que doravante deixarei de lado minhas opiniões, conceitos, ideias e vou acatar o Google. Fica um tanto impessoal, não acham?
Talvez ficasse mais pessoal se você usasse o seu nome verdadeiro e foto no lugar de pseudônimo e avatar. Isso faria diferença no conteúdo de suas opiniões, idéias e conceitos?
Responder